Sunteți pe pagina 1din 14

Reforma, Teologia e tica Social

Jlio Paulo Tavares Zabatiero

INTRODUO
Os trs termos que compem o ttulo desta apresentao formam um conglomerado indissolvel um no se concreti!a sem o outro" a reforma protestante foi um movimento s#cio$%ist#rico que con&ugou a renovao da f'( a renovao da teologia e a renovao da 'tica social) * renovao da f' se caracteri!ou pelo car+ter no mediado e pessoal da relao da pessoa com ,eus( que condu! a um compromisso integral e integrador) * renovao da teologia se caracteri!ou pela desvinculao da %ierarquia e doutrina eclesi+sticas e apro-imao com os saberes no$teol#gicos) * renovao da 'tica social se caracteri!ou por sua vinculao . teologia e sua noo da separao entre governo espiritual e governo temporal) * condio de movimento de renovao ' essencial . reforma( e est+ e-plicitada tanto no famoso lema /ecclesia reformata et semper reformanda0( quanto no no menos famoso /princpio protestante01( de Paul Tillic%) 2ntretanto( a %ist#ria do protestantismo tem mostrado que( como no caso do matrim3nio( a indissolubilidade pode se liq4efa!er no div#rcio) 5+rias denominaes protestantes se esclerosaram em suas formas institucionais e doutrin+rias( abandonaram o seu car+ter de movimento renovador( e se tornaram por demais parecidas com o modelo de instituio eclesi+stica contra o qual os reformadores se insurgiram) Por outro lado( o dese&o de renovao no se e-tinguiu no protestantismo( permanecendo bem vivo at' nossos dias( como o atestam os movimentos de santidade( os avivalismos( o pentecostalismo e os novos modelos de igre&a nas denominaes %ist#ricas) 2ssa ambig4idade no nos deveria surpreender( pois as comunidades crists so formadas por pessoas /salvas( mas ainda assim( totalmente depravadas0 $ conforme uma descrio calvinista6 ou por pessoas /simultaneamente &ustas e
1 O princpio protestante pode aparecer de diversas formas. A mais simples esta: 'os meios pelos quais o sagrado aparece no podem ser identificados com o sagrado'. Esta formulao negaria quaisquer reivindica es de identidade com o divino feitas por qualquer religio! credo religioso! doutrina ou rito! "em como por qualquer movimento #ist$rico ou poltico ou por destacadas personalidades religiosas.% &O'()E*! +o#n. ,u"st-ncia cat$lica e princpio protestante%. .n: Correlatio n. 1! a"ril de /00/. #ttp:11222.metodista."r1ppc1correlatio1correlatio011su"stancia3catolica3e3principio3protestante3tillic#3e3o3 dialogo3inter3religioso1. Acessado em 11.10./004.

pecadoras0 $ conforme uma descrio luterana) Por isso( as igre&as protestantes sempre necessitam de reforma( devendo e-ercer a permanente auto$crtica derivada do princpio protestante) 2m nossos dias( no 7rasil( considero que a reforma permanente do protestantismo precisa passar( prioritariamente( pela renovao da unidade entre renovao( teologia e 'tica) Passo( conseq4entemente( a refletir sobre os principais motivos do div#rcio entre esses trs termos e( em seguida( sobre possveis camin%os para a sua reunio)

1) Protestantismo e 8odernidade9" uma relao de amor$#dio


:omo um movimento de renovao cultural( contempor;neo da renascena( o protestantismo foi um dos fatores fundantes da 8odernidade e sua relao com ela sempre foi ambgua) Por um lado( abraou$a calorosamente( por sua afinidade com o car+ter libert+rio da modernidade nascente) Por outro lado( afastou$a de seus braos( assustado com o apetite vora! da ra!o moderna nascente) 2ssa relao de amor$#dio com a modernidade( a meu ver( nos a&uda a entender o rompimento da unidade entre renovao da f'( da teologia e da 'tica) ,estacarei trs aspectos negativos dessa relao neste primeiro t#pico)

1.1. F individualista
,e v+rias maneiras( o protestantismo se transportou da valori!ao da individualidade para a adoo do individualismo) * indispens+vel adoo de uma forma no$mediada de relao pessoal com ,eus foi( mediante diferentes processos s#cio$%ist#ricos( sendo superada por uma forma individualista de f' em ,eus) :om o crescimento do individualismo( a unidade entre f'( teologia e 'tica se fragmenta e dilui progressivamente) * relao pessoal com ,eus( no$mediada pela instituio eclesi+stica( no significava( para as primeiras geraes da reforma( uma relao individualista) * igre&a( enquanto comunidade que se rene ao redor da Palavra e dos <acramentos( permaneceu fator fundamental da renovao da f') <em a comunidade( a f' do indivduo permanece nos est+gios iniciais( no c%ega . maturidade e passa a ser dominada pelo dese&o ou( em linguagem bblica( pela concupiscncia)
/ 'so os termos protestantismo% e modernidade%no singular! por economia de e5presso. 6 importante! porm! lem"rar que no podemos reificar esses termos! ou consider73los como e5presso de realidades uniformes e estanques. 87 protestantismos e modernidades.

=ma f' individualista tem a aparncia do fervor protestante( mas no a sua consistncia) :rentes individualistas( como os de nossos dias( por e-emplo( continuam indo aos cultos( consomem msicas e demais bens religiosos( oram e celebram a sua f'( possuem um estilo de vida religioso e se orgul%am de serem /evang'licos0) =sando motivos bblicos para descrever a f' individualista( seus praticantes" oram( mas no sabem orar como conv'm e sua pr#pria f' alimenta a diviso e a pecaminosidade >Tg ?(1$?@ 6 tm !elo religioso( defendem ardorosamente sua igre&a e doutrina( mas l%es falta con%ecimento de ,eus e discernimento do 2sprito >Am 1B(9@6 levantam as mos alegremente nos cultos( mas mos manc%adas pelo sangue da indiferena e do egosmo >Cs 1(1D@6 enfim( so mais seguidores de 8amom do que de Jesus :risto >8t E(9?6 C Tm E(F$1B@)

1.2. Retorno cristandade


* reforma concreti!ou um afastamento do modelo eclesi+stico de :ristandade a unio entre Cgre&a e 2stado) 2mbora as primeiras igre&as reformadas ten%am mantido relaes ambguas com os 2stados em pases onde se tornaram numericamente significativas( ou mesmo ma&orit+rias( afirmavam veementemente a distino entre governo espiritual e governo temporal( em formas teol#gicas at' um tanto quanto e-ageradas em seu dualismo potencialG) *o longo da %ist#ria do Ocidente( entretanto( v+rias igre&as protestantes desenvolveram formas peculiares de :ristandade) Hos 2stados =nidos da *m'rica( por e-emplo( a cristandade protestante assumiu a forma da /religio civil0 mediante a qual( embora a separao igre&a$estado se&a parte da constituio e da estrutura estatal( na pr+tica os interesses de um segmento especfico do protestantismo lutam constantemente para se impor a toda a nao) Ho 7rasil( a forma protestante de cristandade adotou o padro do clientelismo tpico de nossas instituies e relaes polticas)
4 9or fim! a aceitao da idia moderna de Estado pressup e que se recon#ea que a sociedade poltica e5ista unicamente para fins polticos. ,eria impossvel aceitar essa perspectiva seculari:ada enquanto se sup;s que todos os governantes temporais tivessem o dever de :elar por um governo leal a &eus e pacfico. Os reformadores do sculo <=. concordavam plenamente com seus advers7rios cat$licos nesse aspecto: todos insistiram em que um dos principais o">etivos do governo deveria ser o de preservar a 'verdadeira religio' e a .gre>a de ?risto. ?omo vimos! isso significa! por sua ve:! que as convuls es religiosas da (eforma deram uma contri"uio parado5al! e no entanto vital! para cristali:ar3se o conceito moderno e seculari:ado de Estado. .sso porque! assim que os defensores de credos religiosos rivais se mostraram dispostos a travar entre si um com"ate de morte! comeou a evidenciar3se! aos ol#os de diversos te$ricos da lin#a politique! que! para se ter alguma perspectiva de o"ter a pa: cvica! os poderes do Estado teriam de ser desvinculados do dever de defender uma determinada f. @uando Aodin afirmou! nos Seis livros da repblica ! que para todo prncipe deveria ser $"vio que 'as guerras travadas por quest es religiosas' na verdade no eram 'fundamentadas em assuntos diretamente concernentes ao Estado'! ouvimos pela primeira ve: a vo: genuna do moderno te$rico do Estado Bp. C4CD cf. Ec(ae! 1FG/! p. A1HI.% ,Jinner! @uentim. As fundaes do pensamento poltico moderno. ,o 9aulo. ?ia. das )etras: /000! p. G/0.

2m qualquer das suas formas( por'm( o modelo protestante de cristandade se afasta do ideal reformado da igre&a como promotora do bem$comum( e procura fa!er do 2stado e da nao instrumentos para o seu pr#prio benefcio) <er+ que preciso nos lembrar do e-emplo da c%amada /bancada evang'lica0 no congresso nacional quando da votao do perodo do mandato presidencial nos tempos de <arneIJ Ou deveria nos fa!er refletir sobre o crime mais sutil de /levar vantagem0 na mediao de pro&etos de assistncia social patrocinados pelo estadoJ Ou( ainda( deveramos pensar sobre a sub&ugao da Palavra de ,eus aos imperativos da mdiaJ :omo no caso do individualismo( tamb'm o comportamento de cristandade aliena a f' da teologia e da 'tica) * separao entre igre&a e estado se transforma em separao entre reino de ,eus e vivncia pessoal e institucional da f') O car+ter crtico e contestat#rio de Am 1G(1$K por e-emplo( se transforma em motivo de conformismo poltico e conservadorismo partid+rio) O princpio protestante se transforma em princpio conformista( e a vocao prof'tica da igre&a ' anulada pelos conluios polticos e institucionais)

1)G) *liana com o racionalismo


O terceiro fator fragmentador da reforma protestante foi a aliana com o racionalismo) <e ol%armos para as igre&as protestantes europ'ias( por e-emplo( veremos os frutos dessa aliana na seculari!ao radical da vida) =ma f' redu!ida ao racionalismo no se sustenta diante de ,eus e do mundo contrapondo$se ao !elo sem con%ecimento( o con%ecimento sem amor apenas inc%a( no edifica >C :o L(1@) * sub&ugao ao racionalismo pode ser vista tanto na vivncia litrgica e pessoal da f'( como na articulao teol#gica dessa vivncia) ,esde cedo( movimentos de renovao dentro do protestantismo lutaram contra o racionalismo) ,entre os mais antigos( encontramos( por e-emplo( o puritanismo do s'culo M5C >cu&o e-poente mais famoso ' Jo%n 7unIan@( que visava reformar a reforma anglicana( parcial em sua nature!a( ainda mantendo a unio entre igre&a e estado) Outro( foi o pietismo do s'c) M5CC >cu&o e-poente mais con%ecido ' P%ilipp <pener@( que se esforou por reunificar f'( teologia e 'tica( atrav's dos grupos de comun%o( estudo e misso c%amados ento de /collegia pietatis0 $ lutando contra a c%amada /ortodo-ia protestante0no luteranismo) *o longo do tempo( por'm( os movimentos de renovao tamb'm foram se fragmentando( afetados pelos mesmos fatores contra os quais lutavam) 8ovimentos mais recentes de renovao dentro do protestantismo( por H

e-emplo( identificaram a teologia com o racionalismo e( embora e-tremamente valiosos na recuperao de aspectos fundamentais da vida crist( no foram capa!es de reunificar o que foi divorciado nos protestantismos) Ha atualidade brasileira( por e-emplo( perpassa v+rios movimentos de renovao eclesi+stica o despre!o pelo estudo bblico disciplinado e pela teologia) * reao contra o racionalismo teol#gico acabou por /&ogar o nen com a +gua su&a da ban%eira0) :riou$se um a-ioma perigoso $ /quanto mais intelectual( tanto mais carnal0( ou( em forma ainda mais perigosa $ /quanto mais irracional( tanto mais espiritual0) ,esvinculando a f' da teologia( tamb'm se desvincula a f' da 'tica pois no ethos protestante f'( teologia e 'tica deveriam ser uma unidade) Ho ' menos verdade que uma teologia racionalista aliena a f' e a 'tica( redu!indo$as a mera e-perimentao est'tica da religio) Aeforar tal diviso( por'm( no resolve o problema( apenas o metamorfoseia) Ho ' . toa que( pelo menos nestes primeiros anos do s'culo MMC( tamb'm se v um esforo de revalori!ar a teologia e o estudo disciplinado da 7blia em nossas igre&as e faculdades de teologia) 8as( permitam$me abandonar este primeiro t#pico) Ofereci apenas indicativos do problema) 8uito mais importante ' refletir sobre a soluo) :omo( ento( podemos participar mais efetivamente do processo de permanente reforma do protestantismo brasileiroJ Nocarei o pr#-imo t#pico na questo teol#gica( no porque ela se&a a mais importante( mas porque ' a dimenso do trin3mio reformado com a qual meu trabal%o mais se identifica6 e( em segundo lugar( porque as questes 'ticas sero tratadas nas min%as pr#-imas falas)

9) Protestantismo e Aeforma" renovando a teologia


=ma das vias necess+rias para que o protestantismo brasileiro reafirme a sua fidelidade . Aeforma ' a renovao da teologia) :onforme sugeri %+ pouco( a relao das igre&as protestantes com a teologia( no 7rasil atual( ' marcada pela ambig4idade) O ainda %egem3nica a atitude anti$teol#gica( aquela que identifica teologia com %eresia( racionalismo e falta de f') Aeao que vem tanto das comunidades( mais por ra!es pr+ticas( quanto de setores da educao teol#gica que vm o trabal%o teol#gico como mera reproduo de uma /verdade0 imut+vel) *s reaes a essa atitude( por'm( ainda no conseguiram oferecer respostas convincentes principalmente aquelas que acentuam por demais o componente

racional$acadmico da refle-o teol#gica em suas diversas sub$especiali!aes) ,uas C

reaes( em particular( considero radicalmente insuficientes) * primeira delas ' a reao /desencantada0?( para aproveitar uma noo PeberianaD) =ma teologia desencantada valori!a prioritariamente o car+ter cientfico$acadmico da teologia( e subestima suas outras fontes( dimenses e ambientes) * segunda( em contraste( ' a /super$naturalista0E que( nas suas diversas formas( declara a supremacia da 2scritura( mas pratica uma interpretao to racionalista da mesma quanto o /liberalismo0 a que &ura combater) 2ssas duas formas radicais so igualmente incapa!es de reunificar f'( teologia e 'tica) Ho pretendo apresentar a resposta( mas( a partir do di+logo com propostas provenientes de semin+rios( faculdades de teologia( editoras e movimentos como NTQ e similares( delinear as principais caractersticas que uma teologia /reformata et semper reformanda0 deve ser capa! de concreti!ar)

9)1) Teologia como discernimento


Teologia ' uma atividade /espiritual0K( ou se&a( fa! parte da vocao divina ao seu povo e( dentro do povo( a algumas pessoas em especial( dotadas pelo 2sprito do minist'rio >servio@ da refle-o teol#gica) O uma atividade eminentemente te#rica( no sentido de ser primordialmente refle-iva( seu trabal%o ' elaborar conceitos e no substituir as atividades pr+ticas da igre&a >tais como evangeli!ar( dirigir culto( etc)@) Rue so /conceitos0 enquanto tarefa da teologiaJ Ho podemos entend$los como /correspondncia da id'ia com o ob&eto0) Precisamos entender o conceito como uma atividade criativa( dial#gica( ininterrupta) Aecorro a ,eleu!e e Suattari para descrever o conceito" :om efeito( todo conceito( tendo um nmero finito de componentes(
H 9refiro este termo ao >7 desgastado termo teologia li"eral%! mas a esse li"eralismo%! grosso modo! que me refiro com a e5presso teologia desencantada. C O termo desencantamento! acompan#ado ou desacompan#ado de seu complemento Kdo mundoL! tem dois significados na o"ra de Me"er: desencantamento do mundo pela religio Bsentido a%I e desencantamento do mundo pela cincia Bsentido "%I. ,o essas as duas Nnicas acep es do termo! os dois Nnicos registros de seu uso como conceito! suas duas Nnicas conceituaes . E se quisermos ser fiis O mais atual cronologia de seus escritos! temos de convir que as duas no so sucessivas ao longo da o"ra! ocorrendo concomitantemente ou de forma intercalada no decorrer de seus derradeiros oito anos de vida! a comear do ensaio metodol$gico escrito em 1F1/314 at Os Nltimas inser es por ele feitas na segunda verso dL A tica protestante em 1F/0! poucos meses antes de morrer.% B9.E('??.! Ant;nio P. O desencantamento do mundo. Qodos os passos do conceito em Ea5 Me"er. ,o 9aulo. Editora 4H: /004! p. /1F.I G 9refiro este termo ao tam"m desgastado! mas ainda atual! fundamentalismo%! mas a esse fundamentalismo%! grosso modo! que me refiro com a e5presso teologia supernaturalista. R A tarefa da teologia apresentar a convocao do ser #umano pela 9alavra de &eus. Ela deve descrever B1I o evento da convocao enquanto tal e sua significao para o ser #umano! isto ! B/I sua convocao como criatura de &eus! B4I sua convocao como pecador perdoado! e BHI sua convocao como #erdeiro do (eino de &eus.% BAA(Q8! Sarl. Ethics. Te2 *orJ: ,ea"urU 9ress! 1FV1! p. HC.I

bifurcar+ sobre outros conceitos( compostos de outra maneira( mas que constituem outras regies no mesmo plano( que respondem a problemas conect+veis( participam de uma co$criao) =m conceito no e-ige somente um problema sob o qual remane&a ou substitui conceitos precedentes( mas uma encru!il%ada de problemas que se alia a outros conceitos coe-istentes) T)))U =m fil#sofo no p+ra de remane&ar seus conceitos( e mesmo de mud+$los6 basta .s ve!es um ponto de detal%e que se avoluma( e produ! uma nova condensao( acrescenta ou retira componentes TcomoU Qeibni!" /eu acreditava entrar no porto( mas))) fui &ogado novamente ao mar0)L 2nquanto atividade conceitual( do pensamento( a teologia tem como instrumento principal de trabal%o a racionalidade( ou se&a( a capacidade %umana de argumentar e( a partir do debate argumentativo( elaborar conceitos que e-pliquem as aes %umanas e a realidade em que vivemos( e nos a&udem a resolver os problemas concretos que surgem no cotidiano) 2nquanto atividade conceitual( a teologia se constitui mediante o permanente trabal%o sobre si mesma( sobre sua %ist#ria( sobre seus conceitos) 2nquanto atividade racional$argumentativa( a teologia dialoga com todo e qualquer parceiro que( racionalmente( possa a&udar os te#logos e te#logas a elaborar bons conceitosF) Ocorre que o especfico da racionalidade teol#gica '( em termos bblico$ teol#gicos( o discernimento10) Os conceitos teol#gicos so conceitos em e para o discernimento) 2m que ele consisteJ /2ntendemos por discernimento cristo a busca concreta da vontade de ,eus( no somente para ser captada( mas tamb'm para ser reali!ada) 2ntendemos o discernimento( portanto( no s# pontualmente( mas tamb'm como um processo no qual a vontade de ,eus reali!ada verifica tamb'm a vontade de ,eus pensada)011 * fonte principal do discernimento cristo ' a palavra de ,eus( e ' o 2sprito <anto que nos abre . palavra( a fim de a ouvirmos enquanto palavra divina que nos convoca e provoca a agir19) 2nquanto discernimento( a teologia ' atividade te#rica eminentemente pr+tica( refle-o que no pode se desligar da realidade concreta da vida e misso crists na criao de ,eus) 2 uma
V &E)E'WE! Xilles Y X'AQQA(.! Peli5. O que a filosofiaZ. ,o 9aulo: Editora 4H! 1FF1! p. 40! 4H. F [,e recon#ecermos o Esprito de &eus como a Nnica fonte da verdade! no lutaremos contra a verdade onde quer que ela apareaD caso contr7rio! estaremos ofendendo o Esprito de &eus. 9orque no se pode falar mal dos dons do Esprito sem lanar despre:o e opr$"rio so"re ele.[ B?A)=.TO! +oo. As Institutas da Religio Crist: edio especial com notas para estudo e pesquisa. ,o 9aulo: ?ultura ?rist! /00G! vol. 1! p. 10C.I 10 Apresento de forma um pouco mais detal#ada esta afirmao em WAAAQ.E(O! +Nlio 9. Q. Fundamentos da Teologia Pr tica. ,o 9aulo: Eundo ?risto! /00G! p. 443HR. 11 ,OA(.TO! +. O seguimento de +esus como discernimento cristo%. .n: !esus na Am"rica #atina. ,eu significado para a f e a cristologia. ,o 9aulo: )oUola Y =o:es! 1FVC! p. 1F4. 1/ Os reformadores do sc. <=.! na pol\mica contra o dogmatismo eclesi7stico! propuseram o princpio da sola Scriptura! no como negao do valor da tradio ou da ra:o! mas como afirmao da prioridade da A"lia como testemun#o da revelao de &eus e fonte insu"stituvel da teologia.

das +reas em que se fa! urgentssimo recuperar o valor e a presena da teologia( ' a da espiritualidade) Ho mais nos podemos dar ao lu-o de praticar espiritualidades emocionalistas( irrefletidas) Precisamos de uma teologia que a&ude a nutrir as pr+ticas espirituais cotidianas do povo de ,eus)1G 5ivemos em uma 'poca que subestima a racionalidade e o debate argumentativo na vida e misso crists) Qderes cristos se submetem por demais facilmente aos imperativos do sucesso f+cil e r+pido) Aedu!imos os crit'rios de avaliao da igre&a ao aspecto num'rico mais membros( mais arrecadao) =samos muito o termo /pr+tico0 para combater a teologia como algo intil( mas( na verdade( o termo /pr+tico0 significa /imediatista0 $ queremos solues r+pidas e no$ trabal%osas para os problemas da vida eclesial e social ( e confort+vel ' mais f+cil copiar modelos de minist'rio e igre&a do que criar novas possibilidades de estruturao e articulao da vida comunit+ria) <olues desse tipo( por'm( geram muito mais problemas do que imaginamos) Ho se trata( ' claro( de contrapor teologia e ao( conceitos e trabal%o) Trata$se( sim( de reafirmar a ligao indissolvel entre teologia e misso( teologia e espiritualidade( teologia e 'tica( teologia e minist'rio) Trata$se de reafirmar que a teologia '( essencialmente( teologia pr+tica) :oncluo este t#pico citando o ap#stolo Paulo( que nos orienta a conceber a teologia como atividade da espiritualidade crist( atividade da pessoa dirigida pelo 2sprito de ,eus" /Porque( embora andando na carne( no militamos segundo a carne( pois as armas da nossa milcia no so carnais( mas poderosas em ,eus( para demolio de fortale!as6 derribando raciocnios e todo baluarte que se ergue contra o con%ecimento de ,eus( e levando cativo todo pensamento . obedincia a :risto0 >CC :o 1B(G$D@1?)
14 Tormalmente no pensamos em livros de teologia como o"ras que possam nos orientar no tocante O espiritualidade. Tote! porm! a seguinte avaliao das Institutas de ?alvino: mas o que esta o"ra tem a ver com o corao! com as necessidades das almasD com aquele sagrado servio que consiste do tato e solicitude necess7rios para a direo espiritualZ Entretanto! as Institutas so um livro religioso! em um certo sentido! um livro so"re piedade! talve: at mais do que um tratado dogm7tico. Ela nutriu a vida espiritual de muitas gera es! cu>o gosto no foi entorpecido pelo sentimentalismo e que no temiam o alimento s$lido.% +ean3 &aniel Aenoit! apud 8E,,E).TS! .. +o#n. ?alvin's t#eologU%. .n: EcS.E! &onald S. Bed.I The Cam$ridge Companion to !ohn Cal%in. ?am"ridge: ?am"ridge 'niversitU 9ress! /00H! p. RR. 1H As teologias dos reformadores do testemun#o desse modo de pensar. A seguinte avaliao da o"ra de ?alvino igualmente v7lida para a de outros reformadores. Onde >a:em o apelo e a influ\ncia permanentes da teologia de ?alvinoZ =7rias respostas podem ser dadas: a >uno de intelecto e piedade! sua preocupao com a utilidade da doutrina crist e seu despre:o pela especulao va:ia e frgida! seu alvo de "revidade e simplicidade! seu con#ecimento da Escritura e dos pais da igre>a! a catolicidade de seu pensamento! e sua pai5o pela gl$ria de &eus. Qodas estas respostas com"inam para produ:ir uma sntese! mais do que um sistema! que e5presso em latim e franc\s eloq]entes e lNcidos.%8E,,E).TS! .. +o#n. ?alvin's t#eologU%. .n: EcS.E! &onald S. Bed.I The Cam$ridge Companion to !ohn Cal%in. ?am"ridge: ?am"ridge 'niversitU 9ress! /00H! p. VF.

9)9) Teologia como dialogicidade


*rticular a teologia ao redor do ei-o do discernimento( enquanto teologia pr+tica( nos convida a refletir sobre o su&eito e o m'todo da refle-o teol#gica) Ha tradio moderna1D( o su&eito da teologia ' o su&eito cartesiano indivduo centrado( refle-ivo( inquiridor( que busca o fundamento ltimo da verdade e( por isso( duvida metodologicamente) * imagem de te#logo que brota dessa concepo ' a do intelectual em seu escrit#rio >ou na biblioteca@( rodeado de livros( que( na solitude de sua busca( constr#i o edifcio sistem+tico da verdade crist) * teologia( assim( se concebeu essencialmente como trabal%o acadmico seu lugar privilegiado dei-ou de ser a igre&a( e passou a ser a faculdade6 seu ob&etivo prim+rio dei-ou de ser a misso da igre&a( e passou a ser sua pr#pria arquitet3nica6 seu su&eito dei-ou de ser o membro da igre&a em ao( e passou a ser o doutor em refle-o) V+( por certo( uma dose de caricaturi!ao nessa imagem mas( em grande medida( ela ' acurada) V+ e-cees importantes ao longo da modernidade( sendo a mais famosa delas o te#logo suo Warl 7art%) Todavia( o padro permanece( no s# como padro do trabal%o de indivduos( mas( principalmente( como padro do processo de formao teol#gica em semin+rios e faculdades de teologia) Processo esse profundamente marcado pela ambig4idade" os candidatos comumente querem se preparar para o minist'rio pastoral >ou equivalentes@( mas recebem treinamento para se tornarem intelectuais) 7uscam formao pr+tica e encontram educao te#rica) Has salas de aula e seu entorno se reprodu! o padro do su&eito cartesiano o estudo ' individual( a nota ' individual( a colao de grau ' individual) * esse su&eito cartesiano corresponde o m'todo racionalista da teologia moderna) * teologia se distancia da linguagem litrgica e testemun%al( e se configura como linguagem racional) * ra!o monol#gica ' o instrumento da elaborao da teologia) Aa!o esta que se concebe como totali!ante e indisput+vel( conforme uma descrio oferecida por Vabermas" /o movimento totali!ante da ra!o >que( enquanto Xcapacidade das id'iasX( transcende tanto o condicionado como o incondicionado6 T)))U ra!o como Xcapacidade dos princpiosX >que adota o papel de Xtribunal supremo de todos os direitos e reivindicaesX@)01E 2sse modelo de teologia transcende as correntes teol#gicas especficas( no respeitando sequer as fronteiras doutra forma rgidas entre /liberalismo0 e /fundamentalismo0) Precisamos( em contraste com esse modelo( de uma teologia dial#gica( que
1C (efiro3me! com este termo! ao tra"al#o teol$gico posterior Os duas primeiras gera es de cristos das (eformas. 1G 8AAE(EA,! +]rgen. Acci$n comunicativa U ra:$n sin trascendencia%. .n: Entre naturalismo & religi'n. Aarcelona: 9aid$s! /00G! p. 4C34G.

no se&a racionalista( mas racional6 que no se&a academicista( mas conceitual6 que no se&a espiritualista( mas eclesial) =ma teologia que transcenda os limites( tanto da academia( quanto da instituio eclesi+stica uma teologia transconfessional)1K Para essa teologia( o su&eito deve ser a comunidade de f' em ao no mundo( da qual os te#logos especialistas seriam representantes nos ambientes da academia e da sociedade) 2nquanto teologia discernidora( seu su&eito no pode ser o indivduo isolado( mas a pessoa em suas relaes interpessoais como membro de uma comunidade mission+ria) O lugar primeiro da teologia dever+ ser a igre&a em misso( no s# como destinat+ria da obra teol#gica( mas como su&eito da teologia enquanto age( com discernimento( no mundo) O no di+logo que se produ! um con%ecimento que transcende os limites do racionalismo e se configura como integralmente racional entendida a ra!o como uma atividade argumentativa( que coloca em debate as pretenses de validade dos participantes do di+logo( nas suas dimenses ob&etiva >o que di!emos acerca do mundo ' verdadeiroJ@( normativa >o que acreditamos ser nosso dever( ' legtimoJ@( e-pressiva >participamos %onestamente do di+logoJ@( e discernidora >as aes que propomos so v+lidas . lu! da revelao de ,eus em :ristoJ@) O no di+logo que pr+tica e teoria permanecem ligadas( e aquela recebe a devida prima!ia( na medida em que as discusses visam a soluo de problemas concretos da vida) O no di+logo que a teologia pode ser elaborada de diferentes formas( no se redu!indo apenas ao formato de /compndios0 acadmicos) * partir desse di+logo( ' que a teologia /profissional0 encontra a sua legitimidade) * revoluo epistemol#gica provocada pela teologia da libertao se resume na frase lapidar de Sustavo Suti'rre!" /a teologia ' ato segundo0 $ em primeiro lugar vem a espiritualidade) Os te#logos vocacionados no podero se desligar das suas comunidades eclesiais e se identificarem as comunidades acadmica ou pblica) Ho podem assumir o papel de analistas da vida eclesial1L
1R ... os germes de verdade e de "ondade disseminados nas outras tradi es religiosas podem ser a e5presso do Esprito de ?risto! sempre operando na #ist$ria e no corao dos #omens.% BXEPP(6! ?laude. [9ara uma nova teologia das religi es[. .n: X.AE).T.! (osino Bed.I Perspecti%as teol'gicas para o s"culo ((I. Aparecida: Editora ,antu7rio! /00C! p. 44/.I 1V =ale! analogicamente! neste caso! a crtica de 8a"ermas ao modo de &avidson construir sua filosofia: &avidson o">etiva o fen;meno a e5plicar! a sa"er! o que significa entender uma e5presso linguageira. ?om uma deciso metodol$gica que ter7 amplas conseq]\ncias! transforma o papel do analista da linguagem! na medida em que o desvincula do papel de um leitor ou de um ouvinte que intenciona entender o te5to de um autor ou as e5press es de um falante. Em seu lugar! coloca o intrprete no papel de um te$rico que procede empiricamente! que efetua o"serva es do comportamento de uma cultura al#eia e que ^ em contraste com o Mittgenstein etn$logo ^ "usca uma e5plicao nomol$gica para o incompreensvel comportamento ling]stico dos 'nativos'.% 8AAE(EA,! +]rgen. Acci$n comunicativa U ra:$n sin trascendencia%. .n: Entre naturalismo & religi'n. Aarcelona: 9aid$s! /00G! p. G4.

10

como di!ia Jo%n 8acYaI" a teologia no pode ser feita na sacada do pr'dio( mas no camin%o) * teologia da comunidade precisa da compan%ia da teologia das pessoas vocacionadas especificamente para o minist'rio teol#gico pessoas que serviro( com a refle-o teol#gica( . igre&a( . academia e . sociedade) 8as precisa dessas pessoas enquanto participantes da vida eclesial( no enquanto /cientistas0 da religio crist) =ma teologia elaborada dialogicamente( como e-presso do discernimento cristo( ser+( enfim( teologia pblica)

9)G) Teologia como refle-o pblica


* teologia crist( discernidora e dial#gica( enquanto refle-o pblica( ' caracteri!ada( primeiramente( por sua contextualidade) 2ste termo no fa!ia parte das discusses dos primeiros te#logos reformados( mas a realidade a que ele se refere era claramente percebida por eles( conforme indica( por e-emplo( esta afirmao de :alvino sobre a sua Institutas da Reli io !rist" /Principalmente( o meu dese&o era servir aos nossos compatriotas franceses( muitos dos quais eu via que tm fome e sede de Jesus :risto e dos quais muito poucos receberam bom con%ecimento)01F * pretenso de universalidade da teologia no pode anular sua insero s#cio$cultural e seu car+ter de atividade %umana na %ist#ria) =ma no se ope . outra podemos formular conceitos capa!es de ser entendidos em diversos mas conte-tos( capa!es de orientar a ao em diferentes momentos e situaes no podemos supor que tais conceitos se&am a$conte-tuais) 2ssa tenso entre conte-to e universalidade no ' e-clusiva da teologia( mas parte integrante da estrutura da linguagem %umana 9B) * universalidade da teologia ' conseq4ncia( tanto de sua estrutura como produtora de conceitos( quanto de seu car+ter dial#gico) Ho ' uma universalidade descolada do conte-to( mas(

1F ?A)=.TO! +oo. ?arta ao rei da Prana%. As Institutas da Religio Crist: edio especial com notas para estudo e pesquisa. ,o 9aulo: ?ultura ?rist! /00G! vol. 1! p. 4C. /0 Ta ao comunicativa n$s nos orientamos na direo de reivindica es de validade que! na pr7tica! s$ podemos levantar no conte5to de nossas linguagens e de nossas formas de vida! ainda que a converti"ilidade _!inl"sbar#eit ` que n$s! implicitamente! co3esta"elecemos! aponte para alm da provincialidade de nossos respectivos lugares #ist$ricos. T$s somos e5postos ao movimento de uma transcend\ncia do interior da linguagem! que est7 to pouco O nossa disposio quanto a concreti:ao da palavra falada nos torna em mestres da estrutura da linguagem Bou do )ogosI. A ra:o constituda anamnesicamente! que Eet: e 9euJert! corretamente! advogam continuamente em oposio a uma ra:o plat;nica comunicativamente redu:ida! insensitiva O dimenso temporal! nos confronta com a questo conscienciosa acerca da li"ertao pelas1das vtimas aniquiladas. &essa forma! nos tornamos conscientes dos limites dessa transcend\ncia do interior! que dirigida para este mundo. Eas isto no nos #a"ilita a afirmar o contramovimento de uma transcend\ncia compensat$ria do e5terior.% B8AAE(EA,! +]rgen. Qranscendence from 2it#in! transcendence in t#is 2orld%. .n: Religion and Rationalit&. EssaUs on (eason! Xod! and EodernitU. ?am"ridge: Q#e E.Q 9ress! /00/!p. V0.I

11

precisamente fruto de sua vinculao forte com o local de sua produo) Por isso( no fa! sentido produ!ir teologias que se&am meras c"pias de outras teologias( por mel%ores que se&am) =ma teologia reformada /brasileira0 poder+ ser( por e-emplo( calvinista( mas no poder+ ser uma reproduo da teologia de :alvino( ou da dos puritanos( ou da dos neo$calvinistas( ou da dos neo$ortodo-os( etc) :omo reproduo( a teologia seria infiel ao princpio protestante da permanente reforma) Por outro lado( sem o di+logo com sua tradio pluri$conte-tual >espacial e temporalmente@( a teologia se tornaria mero bairrismo intelectualista( incapa! de formular conceitos relevantes( criativos e au-iliares do discernimento) * teologia crist( enquanto refle-o pblica( ' caracteri!ada( a seguir( por sua eticidade91) O 'tico da teologia ' idntico . espiritualidade( . misso6 ' o pr#prio pro$ &eto da vida de f' a vida que se pro&eta de dentro de si mesma para o mundo) *li+s( este dado me provoca a repensar o conceito de igre&a >e##lesia@( no mais como a comunidade que se /rene0 ao redor da palavra e sacramentos( mas como a comunidade que se /dispersa0( enviada ao mundo pelo ,eus que se revela na palavra e se celebra no sacramento) * eticidade da teologia abrange os trs pblicos da teologia) * teologia ' e-presso do modo de ser da comunidade crist) Heste aspecto( concordo com a perspectiva bart%iana da teologia( e-pressa no ttulo de sua opus ma na( $o m%tica da I re&a) O segundo pblico da teologia ' o mundo acadmico >teol#gico e universit+rio em geral@) :omo atividade intelectual da f'( a teologia se sente em casa no ambiente da produo de con%ecimento) Ho que ela se&a aceita amistosamente em todos os setores do mundo acadmico( nem que ela este&a presente enquanto /mestra e rain%a do saber0) * teologia( no ambiente acadmico99( se pe como parceira de di+logo( como int'rprete entre diferentes linguagens cientficas e suas propostas de articulao da vida e dos valores) Por fim( o terceiro pblico da teologia ' a sociedade( especialmente a sociedade organi!ada( a cidadania) Aeafirmando a separao igre&a$estado e a re&eio do modelo de cristandade( a teologia encontra seu lugar social na es'era pblica( espao onde se desenvolve a cidadania e a participao crtica do povo na conduo da vida

/1 A tica crist no uma disciplina a"strata! ocupada primariamente com idias. Ao contr7rio! uma forma de refle5o no servio a uma comunidade! e deriva seu car7ter da nature:a das convic es dessa comunidade. Afirma es teol$gicas so fundamentalmente pr7ticas e a tica crist e5atamente a forma da refle5o teol$gica que tenta e5plicar esse car7ter inerentemente pr7tico.% B8A'E(MA,! ,tanleU. The Peace$le )ingdom: A 9rimer in ?#ristian Et#ics. )ondon Y Totre &ame: Totre &ame 'niversitU 9ress! 1FV4! p. CH.I // ,o"re este tema! me ocupei em outro escrito: WAAAQ.E(O! +Nlio 9. Q. &e mestra a intrprete. A teologia no mundo acad\mico.% .n: P(E.QA,! Earia ?armelita de Borg.I. Teologia e *ociedade: relev-ncia e fun es. ,o 9aulo: 9aulinas! /00G! p. 4/R34HR.

1/

democr+tica9G) * teologia crist( enquanto refle-o pblica( ' caracteri!ada( enfim( por sua criticidade.9? 2ticidade e criticidade so dois lados da mesma moeda) =ma teologia pblica cumpre( primordialmente( uma funo crtica assemel%ando$se( assim( . filosofia( conforme uma das descries da ao filos#fica" /a filosofia ' &ustamente o que questiona todos os fen3menos de dominao em qualquer nvel e em qualquer forma com que eles se apresentem poltica( econ3mica( se-ual( institucional0) O mediante a criticidade que( de modo muito especial( se concreti!a o princpio protestante >de Tillic%@ na atividade teol#gica) O mediante a criticidade que a teologia se constitui como servio e no como discurso do poder( seguindo o e-emplo do 8essias( /que no veio para ser servido( mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos0 >8c 1B(?D@) O mediante a criticidade que a teologia se constitui como pr+tica te#rica pastoral( recon%ecendo seu c%amado did+tico como quem pastoreia /o reban%o de ,eus( que est+ entre v#s( no por fora( mas espontaneamente segundo a vontade de ,eus6 nem por torpe gan;ncia( mas de boa vontade6 nem como dominadores sobre os que vos foram confiados( mas servindo de e-emplo ao reban%o0 >C Pe D(9$G@) 2nfim( ' mediante a criticidade que a teologia se reafirma como pr+tica conceitual do discernimento) =ma das palavras gregas para o ato de discernir ' tamb'm usada para significar /&ulgar0( /criticar0) :rtica( enquanto discernimento( no se trata de /apontar os erros0( mas( muito mais( de compreender situaes( aes( valores( instituies( etc) :ompreender e descrever( apontando acertos e erros( ligando o presente ao passado( imaginando futuros possveis) * criticidade da teologia ' permanentemente ut#pica sempre nos encamin%a . construo de um novo e mel%or futuro para a criao de ,eus) O permanentemente e-presso da esperana crist( de que novos c'us e nova terra viro a e-istir e( de fato( &+ esto escatologicamente presentes na ao mission+ria do povo que segue o :risto que voltar+) * criticidade e-perimenta o car+ter transformador da teologia( recon%ecido inclusive por um fil#sofo declaradamente anti$clerical como Aic%ard AortI" 2sta lin%a de pensamento ' bem resumida pela insistncia de WierYegaard de que o que n#s c%amamos Zcon%ecimento ob&etivoZ( se&a de teoremas matem+ticos( ou de fatos fsicos( ou da ocorrncia de eventos %ist#ricos ' con%ecimento meramente ZacidentalZ) Os ti&olos que compem o edifcio do con%ecimento %umano so
/4 9ara uma descrio do lugar da teologia na esfera pN"lica! ver WAAAQ.E(O! +Nlio 9. Q. &o estatuto acad\mico da teologia%! a ser pu"licada em Estudos Teol'gicos! /00R! vol. /! ,o )eopoldo: E,Q. /H PO'?A')Q! Eic#el. A tica do cuidado de si como pr7tica da li"erdade%. .n: EOQQA! Eanoel A. da Borg.I. Foucault+ ,tica- se.ualidade- poltica . &itos Y Escritos =. (io de +aneiro: Porense 'niversit7ria! /00H! p. /VR.

14

irrelevantes para o nico prop#sito que realmente importa) 2sse prop#sito ' transformar o que WierYegaard c%ama Zo e-istir individualZ) ZTodo o con%ecimentoZ( WierYegaard escreve( Zque no se relaciona intimamente com a e-istncia( na refle-o da interioridade( '( essencialmente( con%ecimento acidental6 seu grau e e-tenso so essencialmente indiferentes) T)))U <# o con%ecimento 'tico$religioso tem uma relao essencial com o cognoscenteZ)9D

CONCLUSO
Aeforma( teologia e 'tica social so termos indissoci+veis) <o momentos indissolveis de um mesmo movimento o movimento do 2sprito de ,eus que fa! novas todas as coisas) Ruando separamos esses trs momentos( dificultamos o crescimento integral do povo de ,eus( damos testemun%o insuficiente do reinado de ,eus) 2m tempos como o nosso( em que as comunidades crists se satisfa!em com muito pouco com centel%as de -tase religioso( com a alegria transit#ria do aumento num'rico( com o vo orgul%o de ser /evang'lico0 $ somos convocados a agirmos de modo fiel . nossa %ist#ria como igre&as da reforma) <omos convocados a demonstrar reformanda0) em nossa pr+tica o sentido do /principio protestante0) <omos convocados para ser o que sempre fomos" /ecclesia reformata et semper

/C (O(Q*! (ic#ard. AnalUtic p#ilosop#U and transformative e5perientialism.free2e"space.com1rortU0/.#tm. Acesso em /.10./00R.

p#ilosop#U%.

#ttp:11evans3

1H

S-ar putea să vă placă și