Sunteți pe pagina 1din 5

Vitaminas lipossolveis

So as vitaminas solveis em lipdios e no-solveis em gua. Para serem absorvidas, necessria a presena de lipdios, alm de bile e suco pancretico. Aps a absoro no intestino, elas so transportadas atravs do sistema linftico at aos tecidos onde sero armazenadas. As vitaminas lipossolveis so as vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K. As vitaminas A e D so armazenadas principalmente no fgado e a E nos tecidos gordurosos e, em menor escala, nos rgos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K.

Vitamina A ou Retinol

A vitamina A um pigmento relacionado com a viso e tem funo antioxidante. Participa da defesa imunolgica, constituio da pele, ossos, cabelo e unhas, promove o processo de diferenciao celular e participa do desenvolvimento embrionrio. encontrada em maior quantidade em alimentos de origem animal, principalmente no fgado e no leo de peixe. Vegetais possuem beta caroteno que precursor da vitamina A E encontrado principalmente nos vegetais alaranjados como a cenoura, abbora, manga, batata doce, etc. e tambm verde-escuro como o espinafre. Muitas pessoas em todo o mundo, principalmente crianas, possuem carncia de vitamina A, e pode levar morte. A falta desta vitamina causa xeroftalmia, tambm chamada de cegueira noturna. A vitamina A em excesso txica para o organismo. Pode causar ressecamento e descamao da pele, dores abdominais e nas articulaes, crescimento interrompido, danos hepticos, dores nos ossos, aumento do fgado e do bao, dores de cabea e malformao de fetos. Alguns medicamentos para combater a acne so base de cido retinico.

Vitamina D

D2(calciferol)

D3(colecalciferol)

A vitamina D produzida pelo prprio organismo, com o auxilio da luz solar e interage com hormnios que regulam a quantidade de clcio no organismo. Ela trabalha como um hormnio e tambm estimula a maturao das clulas. produzida a partir do colesterol, porm pode ser encontrada em alimentos como fgado, gema de ovos e leos de peixe. Quando uma pessoa se expe ao sol, os raios ultravioletas so absorvidos e atuam com o colesterol, transformando-o num precursor da vitamina D. Horas depois o fgado e os rins convertem esse precursor em vitamina D. Os ossos so os principais afetados pela deficincia de vitamina D, causando raquitismo, tanto em crianas como em adultos. A vitamina D em excesso a mais txica para o organismo, causando nuseas, vmitos, perda de apetite e depsito de clcio em tecidos moles. O excesso de clcio no sangue chama-se hipercalcemia e o depsito de clcio nos vasos chama-se arterosclerose.

Vitamina E

A vitamina E um poderoso antioxidante, protegendo as clulas e os compostos da oxidao. O composto que a forma o tocoferol. Estudos mostram que alm do poder antioxidante, ela tambm pode proteger o organismo contra um cncer, doenas cardiovasculares e aumenta a resposta imunolgica do organismo. encontrada em vrios tipos de alimento e armazenada em grandes quantidades no tecido adiposo, por isso dificilmente algum possui deficincia desta vitamina. Caso isso ocorra, em recm nascidos causa anemia e em adultos pode causar problemas neurolgicos. Tambm est associada com a m absoro de gordura e causando prejuzos p/ o fgado, vescula biliar e pncreas. O excesso de vitamina E no txico para o organismo. Existem casos muito isolados de intoxicao por esta vitamina.

Vitamina K

Esta vitamina encontrada em vegetais, principalmente os verde-escuros, e em alimentos de origem animal. Suas diferentes formas so: Dihidrofiloquinona (dK): formada no processo de hidrogenao de leos vegetais; Filoquinona (vitamina K1): forma predominante encontrada nos vegetais, sendo as principais fontes, os leos vegetais e as hortalias; Menaquinona (vitamina K2): esta sintetizada por bactrias e pode variar de MK1 a MK13 e est presente em produtos de origem animal e fermentados; Menadinona (vitamina K3): um composto sinttico que, no intestino, convertido em K2. Esta vitamina atua no processo de coagulao sangunea, produzindo protrombina. A deficincia desta vitamina causa sangramento, dificuldade ou falta de coagulao sangunea. A vitamina K tambm atua na constituio dos ossos, prevenindo a osteoporose. A vitamina K pode ser obtida atravs da ingesto de vegetais folhosos verdes, fgado, leite, carnes, ovos e frutas. Algumas bactrias quem vivem no intestino sintetizam esta vitamina. O excesso dela txico para o organismo, provocando leses no fgado, anemia, ictercia, pois quebra as molculas de hemoglobina.

Referncia; http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_lipossol%C3%BAvel http://www.infoescola.com/biologia/vitaminas/ http://saude.ig.com.br/vitaminas/ Imagens;


nutriway.blogspot.com www.hotmart.net.br nutricaoolistica.blogspot.com academiacorpus.com.br

S-ar putea să vă placă și