Sunteți pe pagina 1din 21

DIVERSIDADE CULTURAL E CONSELHOS DE CULTURA: UMA APROXIMAO CONCEITUAL E EMPRICA Giselle Lucena1 Jos Marcio Barros 2 INTRODUO O atual

debate acerca da existncia e funcionamento de Conselhos na sociedade brasileira e, em especial, os Conselhos de Cultura, revela a grande importncia que os modelos e as prticas de representao, participao e deliberao poltica assumem nas sociedades democrticas. Revela tambm, a necessidade de compreenso dos significados efetivos que possuem e dos efeitos que causam na relao entre o Estado e a Sociedade Civil, entendidos, ambos, como estruturas no homogneas e dinmicas. Dentre alguns aspectos, podem ser destacados: a complexa relao entre representao, participao e legitimidade; os diferentes graus de institucionalidade e sua influncia na efetividade das deliberaes junto ao Estado e a sociedade; a relao entre o mecanismo e a experincia poltica democrtica; o reconhecimento da insuficincia e/ou a superao das instncias representativas, bem como o acoplamento ou expanso das instncias participativas. Neste artigo buscamos problematizar como a estrutura, as atribuies, a composio e o modus operandi dos Conselhos de Cultura se relacionam com a diversidade cultural, no apenas como objeto de suas deliberaes, mas como contexto e modelo de funcionamento. Ou, melhor: trata-se de se pensar como a diversidade cultural apresenta desafios para os Conselhos de Cultura, tanto como modelo de representao e participao, quanto como objeto de deliberaes polticas. Para tanto, na primeira parte, ser feita uma problematizao conceitual sobre a relao entre representao, participao e diversidade, para, em seguida, examinar a experincia do Sistema Municipal de Cultura da cidade de Rio Branco, capital do Acre, evidenciando desafios concretos vividos naquele contexto.

Jornalista e pesquisadora do Observatrio da Diversidade Cultural. Trabalhou na Fundao Garibaldi Brasil em Rio Branco Acre quando da construo do Sistema Municipal de Cultura da cidade. 2 Professor da PUC Minas e UEMG, Coordenador do Observatrio da Diversidade Cultural.

REPRESENTAO, PARTICIPAO E O DESAFIO DA DIVERSIDADE Relacionar a questo da diversidade cultural aos conselhos de cultura nos remete a uma dupla dimenso reflexiva: a compreenso da primeira como objeto de polticas pblicas e, por consequncia, da ao dos conselhos; e, tambm, a forma como tais conselhos expressam em sua estrutura, atribuies, composio e modus operandi tal diversidade. Como mostra a pesquisadora Lia Calabre (2008), desde a Constituio de 1934 previa-se a criao de conselhos tcnicos com a funo de assessoramento ao Estado brasileiro. Data, entretanto, do final dos anos 1970, com o fim da ditadura militar e incio da redemocratizao, o processo de transformaes polticas, jurdicas e institucionais que engendraram novos modelos de relacionamento entre a sociedade civil e o Poder Publico. Entretanto, a partir dos anos 1990 que tal processo se intensifica e adquire expresso local:
O Brasil dos anos 90 marcado por um conjunto de formas ampliadas de participao poltica, entre as quais poderamos destacar as diferentes formas de oramento participativo, os conselhos, alm de um conjunto de formas consultivas e deliberativas de participao da populao no processo de tomada de deciso acerca da distribuio de bens pblicos, das polticas pblicas e da deliberao sobre prioridades oramentrias. (AVRITZER; PEREIRA, 2005, p. 17)

Vale ressaltar que nos primeiros 10 anos ps-regime militar, a participao poltica da sociedade se d, especialmente, pelo aumento significativo nas formas de organizao dos movimentos sociais, especialmente na criao e atuao de associaes civis. Aqui, a luta pelos direitos e a superao de carncias marcam a atuao de associaes de carter comunitrio e temtico, que so criadas em quantidade e velocidade expressivas, e com discurso e dinmica anti-institucional marcantes. Com o processo constituinte no final dos anos 80, so inaugurados novos debates e um modelo de participao que, segundo os autores aqui comentados, consolida uma perspectiva de participao ampliada em um conjunto de instituies (JACOBI 2000; RAICHELLIS, 1999 apud AVRITZER;PEREIRA, 2005). A Constituio Federal de 1988 consolida um momento histrico marcado por outra configurao no relacionamento entre o Estado e a sociedade civil. Para alm dos movimentos sociais, emerge ancorado no texto constitucional, a presena mediadora de instncias institucionalizadas de representao e participao direta, tais como conselhos e conferncias.

Estes dispositivos legais e arranjos institucionais criam outras dinmicas e prticas de participao e deliberao trazendo ao primeiro plano da cena poltica, novos atores polticos e, consequentemente desafios inditos para o exerccio do poder e da gesto pblica. Essa conjuntura , entretanto, marcada por diferentes modelos de conselhos e instncias de representao, que variam e/ou integram atribuies consultivas - julgar assuntos que lhe so propostos, normativas - criar e interpretar normas vigentes, ou deliberativas - tomar decises em sua rea de competncia. A essa tipologia tradicional, no perodo ps-constituio, passaram a existir conselhos obrigatrios, com atribuies de gerir polticas pblicas e fundos especficos. (TEIXEIRA, 2005) Emergem nos anos 1990, conselhos que passam a ocupar papel central no modelo mais participativo de decises. As reas mais mobilizadas por este modelo de participao foram a sade, a assistncia social, o meio ambiente e as polticas urbanas. No que se refere rea da cultura, ao nvel federal, foi criado em 1938 o Conselho Nacional de Cultura, transformado em 1966 em Conselho Federal de Cultura e novamente alterado, e neste caso, ampliada sua funo, estrutura e composio, para Conselho Nacional de Polticas Culturais em 2005, mas implantado somente em 2007. Ao nvel estadual, como mostra Calabre (2008), a criao do Conselho Federal de Cultura impulsionou a criao de Secretarias e Conselhos Estaduais no contexto da discusso do projeto para uma Poltica Nacional de Cultura. Ao nvel municipal, dois marcos foram importantes. O final dos anos 1980, quando do processo de descentralizao da gesto inaugurado pela nova Constituio e, especialmente meados da primeira dcada dos anos 2000, quando do incio da discusso e implantao do Sistema Nacional de Cultura. Entre 2004 e 2005 o nmero de Conselhos Municipais de Cultura cresceu de 41 para 166. Pesquisa de Informaes Bsicas Municipais do IBGE aponta para o dado de quase 25% dos municpios brasileiros terem seus Conselhos Municipais de Cultura, com as seguintes caractersticas:
Considerando as caractersticas dos Conselhos Municipais de Cultura, 20,8% dos municpios possuem conselho paritrio em 2009, onde a representao de segmentos da sociedade civil equipara-se a do governo. Em 19,1% dos municpios os conselhos tm carter consultivo, em 18,1% deliberativo, em 10,3% normativo, e em 13,5% poder fiscalizador. Em 18,3% dos municpios os conselhos realizaram reunies pelo menos uma vez nos ltimos 12 meses. Verifica-se um avano na instalao e

funcionamento dos Conselhos Municipais de Cultura entre 2006 e 2009, sendo ainda grande o seu potencial de crescimento. (IBGE, 2010, p. 61)

Mas como estabelecer a relao entre conselhos de cultura e a questo da diversidade cultural? Em primeiro lugar, necessrio precisar o que estamos aqui chamando de diversidade cultural. O termo composto, conforme chama a ateno Franois de Bernard (2008), comporta duas acepes que, a despeito de parecerem convergentes so, na verdade, complementares e potencialmente contraditrias. Diversidade cultural na acepo latina de diversus tanto nos remete variedade e multiplicidade de formas de expresso cultural, quanto aos opostos, divergentes e contraditrios que tais diferenas inauguram. Ou seja, a diversidade cultural tanto expressa o direito diferena, o direito condio de EU, quanto, e por consequncia disso, desafia a construo do coletivo, dimenso do NS. Da a pertinente percepo de Barbalho (2009, p.4) referente ao componente tico nesta discusso:
Isto porque a tica no pode viver de princpios universalistas. Ela tem que ser traduzida em especificidades histricas, nas diversidades das vidas humanas em sociedades e em comunidades. Este seu grande desafio: lidar com a igualdade e com as singularidades. A igualdade baseada na premissa de que todos ns somos seres humanos e no coisa. Esse o seu imperativo categrico, universal. Mas tal igualdade se expressa em distintas, e muitas vezes conflituosas, formas. Este seu imperativo histrico: o direito diversidade, diferena. Da porque os elementos ticos tm que ser continuamente renovados.

Em decorrncia, a questo da diversidade cultural nos remeteria, sempre e obrigatoriamente, para mais alm da constatao de nossas diferenas antropolgicas nossos diferentes modos de pensar, sentir e agir tomados como patrimnio cultural para a compreenso das dimenses poltica e interacional que lhe empresta sentidos mais ativos. (BARROS, 2009). Pensada desta forma, a diversidade cultural no se reduz a uma caracterstica inata das formas de vida e das manifestaes culturais, configurando-se como uma dinmica de interao com a alteridade. Da porque, mesmo como elemento estruturante de identidades referenciais, a diversidade cultural nos convoca sempre ao dilogo, troca e ao respeito mtuo.

Portanto, no se conjuga a Diversidade Cultural na primeira pessoa do singular, mas na interseco dos encontros e das trocas entre os sujeitos, conforme o diagrama abaixo sugere:

Nesta linha de raciocnio, o desafio de articular a diversidade cultural com modelos de representao e participao no mbito dos Conselhos de Cultura, refere-se sua presena como contexto, como princpio, como prtica e como objeto de deliberaes. Assim fazendo, poderamos analisar de forma cruzada e comparativa, a estrutura, atribuies, composio e o modus operandi dos Conselhos de Cultura luz da trplice dimenso da diversidade cultural antropolgica, interacional e poltica:

Permitiria tambm, analisar como conselhos de cultura, tanto em seus processos, quanto nos resultados de suas aes, reafirmam, ou no, os processos dialgicos que a diversidade cultural demanda para se efetivar. O dilogo multicultural fruto de uma reafirmao de si, permite a interpretao de uma cultura pela outra; o dilogo intercultural, fruto do contato e das trocas permite a fertilizao de uma cultura pela outra; e o dilogo transcultural, resultado da percepo da universalidade, assegura a traduo de uma cultura para vrias outras culturas, decifrando o significado que as une, embora tambm as ultrapasse. (CORRA, 2005, p. 11) Nesta perspectiva, pensar os conselhos de cultura sob a tica da diversidade cultural significa buscar compreender como em seu duplo papel de instncia de representao e participao direta, que integram e interagem sociedade civil e Estado, as demandas e perspectivas multiculturais, as possibilidades da experincia intercultural, e a emergncia de um modelo transcultural e pluralista se evidenciam. Para tanto, alguns variveis poderiam ser construdas de modo a se perceber, nas quatro dimenses aqui ressaltadas - estrutura, atribuies, composio e o modus operandi; e na dimenso dos resultados de suas deliberaes, como de fato a diversidade cultural se apresenta. A estrutura aqui entendida como o conjunto de meios materiais que facilitam a realizao dos fins de um conselho. Poderiam ser destacadas a existncia, a disponibilidade, a acessibilidade, a qualidade de servios e a infraestrutura para o funcionamento de suas atividades. Considerando as diferenas como dado na composio de tais conselhos, a infraestrutura e os servios deveriam contribuir para a minimizao dos efeitos hierarquizadores das diferentes competncias fsicas, cognitivas e comunicacionais de seus integrantes. Portanto, desde a acessibilidade fsica, passando pela organizao espacial, at chegar existncia e atuao assessorias tcnicas, de servios de pesquisa etc. Quanto s atribuies, dada a dimenso sempre poltica da diversidade cultural, as variveis poderiam revelar a diversificao e efetividade das funes do conselho, sejam elas consultivas, normativas, deliberativas, propositivas, polticas e de gesto. Como nos diversos modelos de conselho de cultura, os aspectos formais e legais respondem de forma ampla ou restrita s suas funes de mediao entre o Estado e a sociedade civil e encontram no grau de institucionalidade uma importante varivel.

No que se refere composio, as variveis poderiam revelar o grau efetivo de representao dos diversos setores da sociedade civil, considerando no s as diferenas simblicas e estticas, mas a heterogeneidade dos setores representados, as diferenas de estgios organizativos, e a diversidade de sua representao em termos de gnero, etnia, territorialidade, etc. Alm disso, as diferentes competncias, a capacitao para a atuao conjunta em suas diferenas, poderiam compor este indicador. O modus operandi revelaria, atravs de informaes referentes regularidade de funcionamento, ritos de participao e modelos decisrios como, do ponto de vista de seu funcionamento, os conselhos de cultura, efetivamente configuram espaos de negociao e dilogo entre as diferenas. Em que medida se supera a exclusiva representao corporativa e setorial, ou a produo de falsos consensos, na construo negociada e democrtica das diferenas colocadas em tenso? Por fim, no plano dos resultados, as resolues emanadas dos conselhos, mostrariam a capacidade de interferncia na realidade, o grau de abertura, capilaridade, representao da diversidade cultural. Ou seja, a sua efetiva capacidade de tanto proteger quanto promover a diversidade cultural como espao plural. A anlise da estrutura e da composio dos conselhos poderia ser considerado uma espcie de indicador do grau de acessibilidade e incluso das diferenas no exerccio poltico de participao. J as atribuies, modus operandi e resultados, poderiam indicar a capacidade interacional, dialgica e a efetividade da participao na construo de polticas culturais. Passemos agora a examinar uma realidade concreta. A experincia de Rio Branco, capital do Estado do Acre. O CONSELHO MUNICIPAL DE POLTICAS CULTURAIS DE RIO BRANCO (ACRE) Um conselho sem presidente, dividido em quatro instncias de participao, onde todo cidado pode ser conselheiro de cultura e, portanto, co-gestor das polticas pblicas culturais. Esta a experincia em curso na cidade de Rio Branco. Municpio de 300 mil habitantes, capital do Acre o ltimo estado a ser anexado ao Brasil, na fronteira com Bolvia e Peru. A cidade cresceu e se desenvolveu a partir de seringais s margens do rio, esse o motivo de suas ruas serem to sinuosas: j foram estradas de seringa, longos varadouros que foram

ocupados e transformados por indgenas, negros, europeus, africanos, rabes, nordestinos e outros... H 20 anos, a Fundao Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) responsvel por gerenciar as polticas pblicas municipais nas reas de Arte, Esporte e Patrimnio Cultural, onde se inclui tambm o Turismo. Em 1994 foi criada a Lei Municipal de Incentivo Cultura e ao Desporto (Lei n. 1.324/99), que, at 2007, junto lei que criou a prpria FGB, constitua os nicos instrumentos jurdicos na rea da gesto cultural de Rio Branco. Em 2007, a FGB implantou o Sistema Municipal de Cultura (SMC), por meio das Leis n. 1.676/2007 e n. 1.677/2007, resultado do processo de mobilizao e participao da sociedade civil, iniciado em 2005, com a realizao de inmeras reunies e encontros. Segundo Marcos Vinicius Neves, diretor-presidente da instituio, o processo significou, especialmente, a oportunidade de conhecimento e autoconhecimento das manifestaes culturais da cidade e de seus sujeitos, entendido como pr-requisito para a construo do sistema.
preciso que elas [as manifestaes culturais] se reconheam como tal, assim, poderemos tambm reconhec-las. Valorizar a diversidade cultural na prtica, muitas vezes, significa apenas conseguir v-la. (NEVES, 2008, p. 117)

Quatro mecanismos de gesto da cultura foram criados: Cadastro Cultural, Conselho Municipal de Polticas Culturais, Fundo Municipal de Cultura e Lei do Patrimnio Cultural. No Sistema Municipal de Cultura, os mecanismos esto integrados e se complementam, tendo como objetivo garantir a participao da sociedade civil junto ao poder pblico, permitindo uma experincia de gesto participativa.

Fonte: Fundao Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (2008).

O Cadastro Cultural a porta de entrada do SMC. Toda e qualquer pessoa fsica residente em Rio Branco e pessoas jurdicas atuantes no municpio podem se cadastrar pelo site da prefeitura (http://www.riobranco.ac.gov.br/v4/), e compor o Cadastro Cultural. O Cadastro est organizado de forma a contemplar diversos segmentos que compem a cultura e as diferentes reas de atuao3 da FGB: I Arte: a) artes visuais; b) msica; c) artesanato e artes aplicadas4; d) artes cnicas;
A rea de Esporte foi inicialmente inserida no Sistema Municipal de Cultura. Durante a II Conferncia Municipal de Cultura realizada em 2009, foi aprovada a criao de um sistema prprio. O Sistema Municipal de Esporte e Lazer foi discutido em conferncia prpria e est em processo de avaliao e votao na Cmara de Vereadores. Para este trabalho, vamos nos focar apenas nass reas de Arte e Patrimnio Cultural. 4 Inclui artesos que trabalham com sementes, material reciclado, couro vegetal, madeira, cascas, fibra, cermica, luteria, maquetes, bem como profissionais do artesanato txtil.
3

e) literatura; f) culturas urbanas; g) audiovisual; h) artes digitais; i) arte educao; j) agente cultural; k) produtor cultural; l) cidados. II Patrimnio Cultural: a) comunidades tradicionais5; b) tradies populares6; c) culturas ayahuasqueiras7; d) culturas afro-brasileiras em suas diversas manifestaes; e) culturas populares8; f) g) arquivos, museus, salas de memria, centros de culturais outros e colees do particulares; historiografia acreana, incluindo produes campos conhecimento: hemerografia, antropologia, geografia, sociologia etc.; h) patrimnio material; i) patrimnio imaterial; j) turismo; k) jornalismo; l) movimentos sociais; m) cidados.

Segundo os documentos da FGB, as Comunidades Tradicionais so aquelas comunidades consideradas referncias originais da formao da sociedade acreana. Essas comunidades esto localizadas na floresta e no meio rural, como os indgenas, seringueiros e os ribeirinhos. 6 Aqui, a FGB rene pessoas ligadas ao saber e tcnica construdos a partir das experincias populares: tarrafeiros, tacacazeiras, canoeiros, catraieiros, parteiras etc. 7 Referente s culturas que fazem uso do ch da ayahuasca. 8 Aqui, a FGB se refere s expresses, grupos e movimentos que traduzem artisticamente as caractersticas e elementos da vida cotidiana das pessoas comuns, como o carnaval, quadrilhas, marujada etc.

O SMC de Rio Branco possui uma caracterstica singular: alm de artistas e grupos culturais inclui outras categorias como jornalismo, cidado, pesquisador, o que lhe confere perspectiva de cidadania cultural ampliada. Essa caracterstica aponta para uma concepo de poltica cultural direcionada a toda sociedade, incluindo no s os segmentos tradicionalmente reconhecidos pelas polticas culturais, artistas, produtores e agentes culturais, como tambm fruidores, educadores, movimentos sociais e mediadores. O Cadastro organiza e disponibiliza informaes sobre os fazeres culturais, seus agentes, diretos e indiretos, bem como sobre os espaos, reunindo dados que auxiliam no planejamento e a avaliao da execuo de todas as atividades, programas e projetos da instituio e aqueles da sociedade civil, viabilizados com recursos pblicos. Outra caracterstica fundamental do Cadastro servir de mecanismo que assegura a participao direta de pessoas fsicas e jurdicas no Conselho. Todos com direito a voz e voto, a no ser na Conferncia, onde cidados e usurios do sistema somente tm direito voz. Este direito assegurado a partir da terceira presena consecutiva nas reunies. Ao se cadastrar, o cidado se habilita a inscrever projetos para concorrer ao financiamento do Fundo Municipal de Cultura e Lei Municipal de Incentivo Cultura da cidade, mas especialmente, passa a ter voz e voto nas reunies do Conselho Municipal de Polticas Culturais (CMPC). Suas atribuies esto assim definidas:
Art. 12 - So atribuies e competncias do CMPC: I Representar a sociedade civil de Rio Branco, junto ao Poder Pblico Municipal, no mbito da Fundao Municipal de Cultura Garibaldi Brasil FGB, em todos os assuntos que digam respeito gesto cultural; II Estabelecer diretrizes e propor normas para as polticas culturais do municpio; III Apresentar, discutir e dar parecer sobre projetos que digam respeito: produo, ao acesso aos bens culturais e difuso das manifestaes culturais da cidade de Rio Branco; IV Estimular a democratizao e a descentralizao das atividades de produo, formao e difuso culturais no municpio, visando garantir a cidadania cultural como direito de acesso e fruio dos bens culturais, de produo cultural e de preservao das memrias histrica, social, poltica, artstica, paisagstica e ambiental; V Estabelecer condies que garantam a continuidade dos projetos culturais e que fortaleam as identidades locais; VI Responder a consultas sobre questes normativas relacionadas s polticas culturais do municpio; VII Fiscalizar as aes relativas ao cumprimento das polticas culturais do municpio, pelos rgos pblicos de natureza cultural, na forma de seu Regimento. (RIO BRANCO, 2007)

Como se pode perceber, as atribuies so amplas e complexas e conferem carter normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador ao Conselho que se organiza em quatro instncias de participao: Cmaras Temticas, Fruns Setoriais, Comisso Executiva e Conferncia Municipal de Cultura. Esta ltima a instncia mxima. Em seu artigo 18, a lei de criao estabelece que o Conselho no ter presidente. Trata-se, portanto, de um modelo de participao direta e horizontal. O CMPC atua diretamente na gesto do Fundo Municipal de Cultura e da Lei de Incentivo Cultura, mas tambm define projetos e aes propostas no interior das Cmaras Temticas e delibera sobre criao e execuo de todos os projetos e aes da FGB9. Cada segmento do cadastro forma uma Cmara Temtica do Conselho. As cmaras so a instncia base e primordial de participao. A rea de Arte possui 12 Cmaras Temticas e a de Patrimnio Cultural possui 13. As cmaras so espaos de dilogo, de pactuao e formulao das polticas pblicas para cada segmento, e se renem pelo menos uma vez por ms sugerindo aes e acompanhando sua execuo pelo governo.10 As Cmaras Temticas tm autonomia para deliberar sobre seu calendrio de reunies e metodologias. Essa autonomia inaugura um modelo hbrido e dinmico de participao:
As diferentes maneiras como cada Cmara Temtica desenvolve sua experincia coletiva, algumas elegendo o clssico representante, outras elegendo vrios representantes simultneos, outras ainda no elegendo ningum pra nada e fazendo tudo junto e assim por diante. Mas, ainda mais importante, a diversidade, a pluralidade, a multiplicidade em movimento e o melhor: em permanente contato e inter-relao. (NEVES, 2008, p. 125-126)

As deliberaes das Cmaras Temticas so enviadas para a instncia seguinte: os Fruns Setoriais, que representam um espao de articulao dos segmentos para definio de prioridades para as polticas pblicas. Os fruns so compostos por um Colegiado, formado por um representante de cada cmara temtica. Na reunio do colegiado, so apresentadas as

Como exemplo, podemos citar o programa Pintura As Cores da Cidade que uma realizao da FGB em parceria com a Cmara Temtica de Artes Plsticas. Da mesma forma, o Show Cantos da Cidade uma atividade conjunta entre a instituio e a Cmara Temtica de Msica. O Batelo Cultural um projeto que vem sendo construdo pela FGB com a colaborao de todo o Conselho. Alm disso, as cmaras tambm elaboram atividades especficas prprias, como ser comentado em outra parte deste texto. 10 A estrutura do conselho flexvel e busca acompanhar a dinmica social. Os Fruns Setoriais podem propor e deliberar pela excluso, alterao ou criao de novas Cmaras Temticas.

prioridades de cada segmento, que so organizadas e levadas para votao em Plenria. Na reunio da Plenria, encontram-se todos os participantes daquela rea. aqui onde os diferentes segmentos da mesma rea se encontram. No Frum Setorial de Arte, por exemplo, devem se reunir os msicos, os poetas, os arte educadores etc., que antes, nas Cmaras Temticas, se reuniam apenas entre si. Aqui, definem-se as linhas de financiamento de cada rea, de acordo com as diretrizes, prioridades e estratgias de suas respectivas Cmaras Temticas, atravs, por exemplo, do foco e o formato dos Editais do Fundo Municipal de Cultura. Este modelo, ao permitir que a participao seja direta e no vinculada a representaes institucionais e/ou por segmentos, torna possvel a emergncia de novos sujeitos no cenrio das decises sobre a poltica cultural, a ampliao da participao de setores dos movimentos sociais que at ento, consideravam a cultura assunto exclusivo dos artistas, alm de permitir o enquadramento cultural de segmentos que sofrem com o preconceito e discriminao, como os daimistas, que assim, ampliam suas esferas de interlocuo. (NEVES, 2008) Assim, o Conselho de Rio Branco, procura superar disputas setoriais auto-referentes, se transformando em experincia poltica que favorece uma prtica de participao baseada num capital social coletivo11. O Conselho permite que categorias de sujeitos ligados a manifestaes tradicionais e contemporneas que antes sequer se conheciam atuem juntos na construo simultnea de alternativas voltadas aos seus segmentos especficos, mas tambm para o coletivo. No quadro a seguir, temos um quantitativo da participao nas diferentes instncias entre 2008 e 200912: Instncia do CMPC Cmaras Temticas (Arte, Esporte e Patrimnio Cultural) Fruns Setoriais (Arte, Esporte e Patrimnio Cultural) Colegiados (Arte, Esporte e Patrimnio Cultural)
11

N de Participantes 236 156 28

Por capital social entende-se um conjunto de valores ticos, polticos e culturais, que permitem a emergncia de atitudes colaborativas, fruto de uma confiana construda. 12 Outros nveis de avaliao, como faixa etria e questes de gnero e tnica seriam importantes, no entanto, ainda no esto disponibilizados.

Comisso Executiva Conferncia Total de Participantes


Fonte: Fundao Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (2008).

12 350 350

As diretrizes, prioridades e estratgias definidas nas Cmaras Temticas, organizadas e pactuadas nos Fruns Setoriais so executadas por uma Comisso Executiva, composta por seis representantes (dois de cada rea) da sociedade civil e trs da FGB. Entre as suas atribuies, est a de executar a Lei Municipal de Incentivo Cultura e ao Desporto; gerenciar o Cadastro Cultural; compor a Comisso de Avaliao e Seleo de projetos culturais apresentados ao Fundo Municipal de Cultura, entre outros. Para que se tenha ideia da importncia desta atividade, entre 2005 e 2010 os recursos destinados ao financiamento da cultura passaram de R$ 452.000,00 destinados Lei de Incentivo, para R$ 1.160.000.00, divididos entre incentivo e Fundo Municipal de Cultura, e relacionados a um quantitativo aproximado de mais de 580 projetos.13 Para agilizar o desempenho de suas atribuies, a Comisso Executiva pode constituir Comisses Externas a fim de realizar pesquisas, estudos, levantamentos de dados e fornecer pareceres, podendo inclusive sugerir a contratao de consultorias especializadas para este fim. (Art.20). A FGB deve garantir toda infraestrutura, suporte tcnico, financeiro e administrativo ao CMPC, de forma a permitir o desempenho de suas atribuies, conforme o estabelecido nos Fruns Setoriais nas normativas administrativa e financeira.14 O CMPC tem assegurado pelo art. 31, o direito de usufruir de espaos oficiais nos meios de comunicao, para publicar e divulgar suas resolues e comunicados.15 Alm disso, a participao de tcnicos da FGB em todas as instncias do CMPC tem prioridade sobre as demais que exercem na instituio.

Aqui importante lembrar que Rio Branco tem uma populao de 300 mil habitantes. O Fundo Municipal de Cultura, institudo em 2007 comeou a funcionar em 2008 com um oramento fixo de R$ 300.000,00. O recurso da Lei Municipal de Incentivo Cultura de 3% sob a arrecadao do municpio de ISS e IPTU, por isso, varia a cada ano. Alm desses valores, a prefeitura repassou para a FGB, entre 2005 e 2010, o recurso que representou uma variao de 0,5% e 1,8% do oramento municipal. 14 A construo de uma sede para o CMPC est em curso. 15 Durante o processo de construo do SMC, e aps sua institucionalizao, a FGB produz publicaes que consolidam a trajetria e os resultados dos processos do CMPC. Alm disso, desenvolveu um blog de acompanhamento e mobilizao que pode ser acessado em www.culturarb.blogspot.com.

13

A instncia mxima de participao e deliberao do CMPC a Conferncia Municipal de Cultura, onde todas as pessoas, fsicas e jurdicas, inscritas no Cadastro Cultural do Municpio de Rio Branco tm direito voz e voto, exceo do cidado usurio que, nesta instncia, possui apenas o direito de voz. De acordo com a Lei, na Conferncia, realizada bienalmente, feita a avaliao da estrutura e do funcionamento das demais instncias do CMPC, bem como dos demais mecanismos e das diretrizes e prioridades das polticas culturais do municpio. Na conferncia, acontece, ainda, o debate e a aprovao de reformulao dos marcos legais da gesto cultural. O quadro a seguir sintetiza o processo at 2009 Instncia do CMPC Cmaras Temticas (Arte, Esporte e Patrimnio Cultural) Fruns Setoriais (Arte, Esporte e Patrimnio Cultural) Colegiados (Arte, Esporte e Patrimnio Cultural) Comisso Executiva Conferncia TOTAL N de reunies realizadas em 2008 e 2009 381 8 20 28 2 439 reunies

Fonte: Fundao Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (2008).

Na atualidade, o CMPC de Rio Branco est discutindo e construindo o Plano Municipal de Cultura, instrumento amplo e estvel de gesto de polticas culturais que definir as prioridades para os prximos dez anos. Esta pauta central das Cmaras Temticas convive e se equaciona com pautas especficas, definidas por cada rea, que deliberam sobre demandas e interesses especficos e imediatos. comum a todas elas, a realizao de encontros, fruns e seminrios para o seu segmento, o que revela uma preocupao com a informao e a capacitao de seus membros. Esta realidade exemplifica o processo de integrao e articulao que acontece dentro dos segmentos e suas cmaras e a atuao mais ampla do Conselho.

Na avaliao da FGB, este processo vem permitindo que muitos segmentos socioculturais aumentem suas perspectivas e capacidade de reflexo sobre a realidade. Como exemplo, pode ser citado a Cmara Temtica de Culturas Ayahuasqueiras, que realizou o I Seminrio da Ayahuasca em Rio Branco em 2010. A iniciativa se alastrou em outros segmentos, como Msica, que prepara o seu I Frum; o das Comunidades Tradicionais, que est articulando o I Seminrio sobre a questo indgena na cidade. A cmara de Humanidades e Historiografia Acreana est discutindo a produo de uma revista. Entretanto, ao mesmo tempo em que alguns segmentos esto articulados e ensaiam aes mais conjuntas, outros ainda registram poucas reunies e uma forma de participao menos ativa. O segmento de Artes cnicas tem se organizado em grupos de trabalho que discutem processos de formao, criao e manuteno de grupos, processos de organizao social entre outros. J os conselheiros de Artes visuais reivindicam a formao de pblico e espao para exposies. Em Literatura, discute-se programa de formao para criao literria, bem como um programa de criao de editoras populares. Em msica, o grupo se dividiu em temas sobre o mercado de msica no Estado, educao musical e organizao dos profissionais do segmento. A Cmara de Culturas Afro-descendentes registra atuao no sentido de se construir mecanismos de gesto com o objetivo de combater o racismo, a discriminao e a intolerncia religiosa. Na Cmara das culturas ayahuasqueiras, uma das preocupaes com do registro do uso ritualstico e religioso da Ayahuasca como patrimnio cultural do Brasil. A Cmara de Culturas Populares, pouco ativa em sua atuao, padece do auto reconhecimento de sua realidade, dada pela heterogeneidade de sua constituio, o que demanda a realizao de um mapeamento das manifestaes para com o registro estabelecer mecanismos de proteo e promoo. Eurilinda Figueiredo, diretora da FGB, cita como alguns dos parmetros utilizados para definir e classificar a qualidade do funcionamento das Cmaras: o nmero mdio de participantes nas reunies, a autonomia da Cmara no sentido de propor pautas e de assumir a mediao das reunies, o envolvimento dos conselheiros no sentido de agregar mais fazedores, companheiros de trabalho, e de lev-los para as reunies.

Considerando a capacidade de mobilizao e proposio pode-se representar da seguinte forma a situao de cada rea: Na rea das Artes: Segmento Artes Visuais Arte Educao Artes Cnicas Literatura Msica Audiovisual Artesanato Agente, Gestor e Produtor Cultural Culturas Urbanas Na rea de Patrimnio Cultural: Comunidades Culturas Indgenas Culturas Ayahuasqueiras Culturas Afrobrasileiras Espaos de Memria Humanidades e Historiografia Acreana Movimento Social Turismo Culturas Populares Comunicao
Fonte: Relatrio da FGB.

Situao Ativa Ativa Ativa Ativa Ativa Parcialmente ativa Parcialmente ativa Pouco Ativa Pouco ativa

Segmento Tradicionais/

Situao Ativa Ativa Ativa Parcialmente ativa Ativa Ativa Parcialmente ativa Pouco ativa Pouco ativa

De acordo com a diretora da FGB, um dos grandes avanos demonstrados pela experincia na capital acreana, como j apontado, o equilbrio entre o esquema de representao e a prtica de participao direta. Segundo Eurilinda Figueiredo (informao verbal)16 este conselho, no preciso que algum represente, cada um vai s reunies, assume seu discurso e a responsabilidade de suas opinies, falando em seu prprio nome. Alm disso, a estrutura flexvel, buscando acompanhar a dinmica social, uma vez que se pode propor e deliberar nos Fruns Setoriais pela excluso, alterao ou criao de
16

Entrevista concedida aos autores (2010).

novas Cmaras Temticas. Figueiredo destaca ainda, o fato de que o Conselho permite ampla e irrestrita participao pblica, j que, que para ser conselheiro, com direito a voz e voto, basta frequentar as reunies da Cmara Temtica correspondente a rea de atuao do fazedor/ativista cultural. CONSIDERAES FINAIS O funcionamento das Cmaras Temticas primordial para o andamento do Conselho e, logo, do SMC. um desafio avaliar os trabalhos das cmaras dentro da heterogeneidade do conselho, uma vez que cada cmara temtica expressa no apenas uma dimenso da cultura, mas um modelo, um setor e a sua forma de organizao e expresso, assim, expressa de alguma maneira, a singularidade daquele segmento. Diante disso, o uso de variveis tradicionais, como nmero de participantes e de reunies e as pautas discutidas em cada encontro, devem se somar aos indicadores sugeridos de forma a revelar se e como o Conselho espelha, fomenta e delibera sobre a diversidade cultural. A acessibilidade, o carter inclusivo, a prtica dialgica, a horizontalidade dos processos e a efetividade das decises se apresentam como indicadores importantes. Alm de uma modelo que prioriza a participao direta representao, o Conselho permite uma participao diversificada em mais de um segmento simultaneamente. O que transforma o interesse na participao neste ou naquele segmento, no a expresso de uma representao formal e interesses corporativos, mas a articulao por convergncias.17 A experincia do CMPC de Rio Branco aponta para transformaes significativas na gesto das polticas pblicas, especialmente por seu carter de democratizao do processo, na medida em que se configura como conselho deliberativo e, principalmente na priorizao da participao direta. Outra mudana significativa est ligada horizontalizao do acesso ao financiamento que substituiu a prtica de "balco", que direcionava a alguns poucos artistas e grupos os apadrinhados todo o recurso disponvel para financiamento de projetos culturais. Depois de

[cada] eixo muito mais o resultado da convergncia de interesses e caractersticas scio-culturais do que ponto de partida [...]. preciso reconhecer que so reas to diferentes que suas especificidades, mais do que excludentes, so complementares entre si. A arte com sua capacidade crtica, o esporte com sua capacidade de mobilizao e as comunidades tradicionais com sua capacidade de permanecer, tm muito a contribuir umas com as outras. (NEVES, 2008, p. 124)

17

criado o SMC, o recurso direcionado para a conta do Fundo Municipal de Cultura, cuja gesto feita no mbito do CMPC, num processo que comea nas Cmaras Temticas com a discusso e encaminhamento de propostas, passa pelos Fruns Setoriais (instncia em que os conselheiros deliberam sobre as propostas encaminhadas e decidem quantos Editais, quanto do recurso para cada Edital, qual o limite de recurso por projeto, que tipo de projeto pode ser financiado em cada Edital, quais os critrios de avaliao, alm de definir a composio da Comisso de Avaliao) O processo termina com o acompanhamento dos projetos aprovados, incumbncia da Comisso Executiva, com o suporte de equipe da FGB.18 Rio Branco nos coloca diante de um modelo dinmico, processual e aberto, onde a participao poltica se sobrepe representao e onde a diversidade cultural, mais que objeto de deliberao, parece se constituir como contexto e matria prima de sua existncia. Mesmo considerando os limites que a falta de abordagem direta aos conselheiros nos traz na formulao desta anlise, o acesso aos documentos oficiais, memria de funcionamento do Conselho e as entrevistas com os dirigentes da FGB apontam para um exemplo rico de incorporao no s de princpios de proteo e promoo da diversidade cultural, mas da experincia efetiva de articulao de espaos e dilogos multiculturais, interculturais e transculturais. E isso, parece se configurar na riqueza maior da experincia de Rio Branco. A anlise da estrutura e da composio dos conselhos indicam um grau de acessibilidade e incluso significativo de forma a garantir a presena das diferenas culturais no exerccio poltico de participao. As atribuies, modus operandi e resultados apontam para uma capacidade interacional e dialgica e uma efetiva participao da sociedade civil na construo de polticas culturais para a cidade. E isso garante a construo da diversidade cultural como um complexo e contnuo processo de aprendizagem e superao.

Nesse ponto temos falhas decorrentes da nossa falta de estrutura e de pessoal, um dos desafios a ser enfrentado na reestruturao da FGB, afirma a Diretora de Arte da instituio.

18

REFERNCIAS AVRITZER, Leonardo; PEREIRA, Maria de Lourdes Dolabela. Democracia, participao e instituies hbridas. Revista Teoria & Sociedade, 2005. Edio Especial. Instituies hbridas e participao no Brasil e na Frana. BARBALHO, Alexandre, O que fazer com a diversidade? Algumas reflexes com trilha sonora dos Secos & Molhados. In: SEMINRIO DIVERSIDADE CULTURAL, 2009. Sousa. Anais... Sousa: SID MINC, 2009. BARROS, Jos Marcio. Processos transformativos e a gesto da diversidade cultural. In: CALABRE, Lia. (Org.). Polticas Culturais: reflexes sobre gesto, processos participativos e desenvolvimento. So Paulo: Ita Cultural; Rio de Janeiro: Fundao Casa de Rui Barbosa, 2009. p. 60-70. BARROS, Jos Marcio; ZIVIANI, Paula, Equipamentos, meios e atividades culturais nos municpios brasileiros: indicadores de diferenas, desigualdades e diversidade cultural. In: CALABRE, Lia. (Org). Polticas Culturais: reflexes sobre gesto, processos participativos e desenvolvimento. So Paulo: Ita Cultural; Rio de Janeiro: Fundao Casa de Rui Barbosa, 2009. BERNARD, Franois de. A Conveno sobre a diversidade cultural espera para ser colocada em prtica. In: BARROS, Jos Mrcio (Org.). Diversidade cultural: da proteo promoo. Belo Horizonte: PUC Minas, 2008. CALABRE, Lia. Polticas e conselhos de cultura no Brasil: 1967-1970. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 4., 2008, Salvador. Anais... Salvador, 2008. CORRA, Rosngela Azevedo. Educar para a diferena, Universitas FACE, v. 2, n. 2; v. 3, n. 1, 2005/2006. Disponvel em: <http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index. php/face/article/view/127>. Acesso em: 22 out. 2010. FIGUEIREDO, Eurilinda. Conselho de cultura. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por: <eurilinda@gmail.com>, em19 out. 2010. FUNDAO MUNICIPAL DE CULTURA GARIBALDI BRASIL. Revista Outros Mozaicos da Cidade Nascente NTGRAF. Rio Branco, 2008. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Pesquisa de informaes bsicas municipais: perfil dos municpios brasileiros - 2009. Rio de Janeiro, 2010. RIO BRANCO. Lei n. 1.676, de 20 de dezembro de 2007. Institui o Sistema Municipal de Cultura, estabelece diretrizes para as Polticas Municipais de Cultura, e d outras Providncias. Disponvel em: <http://documentos-fgb.blogspot.com/2008/03/sistemamunicipal-de-cultura-lei-n-1676.html>. Acesso em: 22 out. 2010.

RIO BRANCO. Lei n. 1.677, de 20 de dezembro de 2007. Institui a Lei do Patrimnio Cultural, estabelece diretrizes para a Poltica Municipal de Preservao e Manuteno do Patrimnio Cultural, e d outras Providncias. Disponvel em: < http://documentosfgb.blogspot.com/2008/03/smc-lei-do-patrimnio-cultural-de-rio.html>. Acesso em: 22 out. 2010. TEIXEIRA, Ana Claudia. Formao dos conselhos no Brasil. In: FARIA, Hamilton; MOREIRA, Altair; VERSOLATO, Fernanda. (Org.). Voc quer um bom conselho? Conselhos municipais de cultura e cidadania cultural. So Paulo: Instituto Plis, 2005.

S-ar putea să vă placă și