Sunteți pe pagina 1din 16

08/04/2013

Processos Administrativos Prof Msc. Mnica Satolani

O que estudar?
O conceito das organizaes. As principais caractersticas organizacionais. Como se estabelecem os alinhamentos nas empresas.

As empresas

08/04/2013

Introduo
O gradativo desenvolvimento e complexidade das organizaes, surge a necessidade de administr-las adequadamente. Inmeras teorias que deram nfase a determinadas situaes

Introduo
As tarefas realizadas pelos colaboradores, A estrutura organizacional e pelo perfil do trabalhador. A tecnologia passou a fazer parte do cotidiano empresarial, O ambiente interno As competncias e a competitividade entre as empresas modernas.

Para que servem as organizaes?


Produzir bens, servios, para proporcionar educao, sade e segurana e para proporcionar valor s pessoas.

08/04/2013

Algumas questes
Qual o negcio da empresa, Qual o cliente que pretende atingir, Qual tecnologia, utilizando especificamente Qual produto ou servio Quais as competncia necessria para atingir seus objetivos

Alguns aspectos
A importncia da organizao para a sociedade, O conceito de sistemas e sua relao com o ambiente.

Tipos de organizaes
As organizaes podem dedicar-se tanto produo de bens e produtos (como a maioria das empresas industriais), Servios especializados muito diversificados (hospitais, universidades, escolas, clinicas mdicas, partidos polticos, clubes, associaes, lojas, supermercados, bancos, financeiras, seguradoras, igrejas, empresas de transportes, empresas de comunicao e de informao, divertimento e lazer, organizaes no governamentais).

08/04/2013

Tipos de organizaes
As empresas so orientadas para o lucro, Atende uma necessidade do mercado com a produo de bens e servios, Obtm retorno financeiro que exceda o volume de insumos. Assumir riscos outra caracterstica que envolve tempo, dinheiro, recursos e esforos.

Tipos de organizaes
O risco ocorre quando a empresa detm algum conhecimento a respeito das consequncias de seus negcios, conhecimento este que pode ser usado para prognosticar o que pode ocorrer. O risco das operaes empresariais aceito como um ingrediente inerente aos negcios e pode at incluir a possibilidade de perda completa dos investimentos feitos.

Tipos de organizaes
Os valores so as crenas e atitudes bsicas de uma empresa que ajudam a definir o comportamento individual. Variam entre as pessoas e as empresas. Muitas organizaes procuram manter elevados padres ticos nas suas atividades cotidianas com a introduo de cdigos formais de tica, cursos internos sobre tica profissional, desenvolvimento de uma cultura tica e apoio total da alta direo.

08/04/2013

Tipos de organizaes
O cdigo de tica um documento escrito que estabelece os valores e padres ticos para servir de guia para o comportamento dos funcionrios.

Misso e Viso das empresas So norteadores imprescindveis para o crescimento e desenvolvimento de uma organizao.

Misso e Viso das empresas A misso organizacional no esttica, e sim ativa e dinmica. Na misso, a organizao desenvolve seus smbolos bsicos e sagrados e preserva a sua identidade. A organizao indica e esclarece sua misso para orientar e estimular a iniciativa pessoal de cada um de seus membros.

08/04/2013

Misso e Viso das empresas A viso serve para deslumbrar o futuro que deseja alcanar. a imagem definida pela organizao a respeito de seu futuro, ou seja, o que ela pretende vir a ser. Muitas organizaes colocam a viso com o projeto de futuro do que elas gostariam de ser em um determinado perodo de tempo

Misso e Viso das empresas A viso organizacional indica quais so os objetivos a serem alcanados nos prximos cinco anos para orientar os seus membros quanto ao futuro que a organizao pretende transformar em realidade. O conceito de viso remete necessariamente ao conceito de objetivos organizacionais.

Misso e Viso das empresas Quanto mais o administrador ou empreendedor divulga a viso de futuro do seu negcio, tanto mais seus parceiros e colaboradores entendero exatamente o que devem fazer para chegar l e ajudar a empresa a alcanar o sucesso. O empreendedor precisa transmitir o que tem em mente para o seu negcio e a viso constitui a imagem mais apropriada para isso.

08/04/2013

O Administrador

O que estudar?
Os principais objetivos do Administrador, bem com suas competncias e Habilidades. A funo e o papel do administrador. A complexidade e a importncia de se gerenciar uma organizao, seja de pequeno, mdio ou grande porte.

Algumas competncias
Conhecimento, Habilidades, Julgamento Atitude Habilidades Tcnicas, Humanas e Conceituais

08/04/2013

Habilidades
A tcnica a habilidade em fazer coisas concretas e prticas, com base em seus conhecimentos e na sua experincia profissional.

Habilidades
A habilidade humana consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas e, por meio delas, saber comunicar, compreender suas atitudes e motivaes e desenvolver uma liderana eficaz.

Habilidades
A habilidade conceitual faz com que o administrador desenvolva filosofias, valores e princpios da ao. Proporciona ideias globais e conceitos, valores e princpios que permitem saber aonde chegar, a fim de definir o comportamento e as aes futuras necessrias, alm da capacidade de diagnstico e de viso futura antecipatria.

08/04/2013

O papel do Administrador
Viso macro do negcio, para assim, atingir as metas e objetivos estabelecidos. O administrador pode ser um estrategista. Ele deve saber compreender e desenvolver conceitos e estratgias empresariais ou tticas departamentais.

O papel do Administrador
Saber lidar com os instrumentos de administrao, como saber interpretar um balano contbil, um oramento de despesas, um cronograma ou um fluxograma, um controle de produo ou uma previso de vendas. A outra parte importante o conhecimento da situao na qual dever aplic-lo com proveito.

O papel do Administrador
Aprender continuamente, Toda experincia profissional deve ser convertida em conhecimento, transmitir e compartilhar com seus subordinados o conhecimento adquirido. O conhecimento s ser til se ele for aplicado por meio das habilidades

08/04/2013

O papel do Administrador
Julgar saber analisar cada situao. Obter dados e informao a respeito e ter esprito crtico suficiente para ponderar com equilbrio, definir prioridades e tomar decises a respeito. Define, a partir disso, oque, como, quando e por que fazer algo. Saber fazer acontecer est ligado com sua atitude.

O papel do Administrador
O administrador precisa ter um enfoque empreendedor em tudo aquilo que faz, saindo da zona de conforto e assumindo risco calculados, lutando para atingir seus objetivos e resultados. O administrador pode transformar-se em um agente de mudana dentro de uma organizao. tanto especialista quanto generalista.

O papel do Administrador
Trabalha nas duas frentes. O administrador deve ter simultaneamente uma viso holstica e sistmica, sem deixar de lado a capacidade de anlise das situaes envolvidas. O trabalho administrativo mais arte do que cincia e se baseia, muitas vezes, em processos intuitivos e no explcitos. Sensibilidade, ateno e prontido so aspectos importantes dentro dessa caracterstica.

10

08/04/2013

O papel do Administrador
O administrador interage, por meio de um papel interpessoal, representando, liderando ou fazendo a ligao de uma pessoa ou um grupo de pessoas a outra, ou dirigindo e motivando pessoas.

O papel do Administrador
Do ponto de vista do papel informacional, ele pode fazer o monitoramento, disseminao e atuar como porta-voz, transmitindo informaes, recebendo-as e processando-as.

O papel do Administrador
No papel decisrio, o administrador pode utilizar a informao em suas decises atuando como um empreendedor, solucionando conflitos, avaliando a possibilidade de alocao de recursos e desenvolvendo tcnicas de negociao junto ao seu pblico interno e externo.

11

08/04/2013

- Ambiente das Empresas - A Tecnologia e sua Administrao - Estratgia Empresarial

O que estudar?
O meio ambiente em que as empresas esto inseridas, e como elas o percebem e o interpretam. O conceito de tecnologia e sua influncia nas empresas. As diferentes abordagens ou escolas de estratgia.

Contexto empresarial
Para conhecer uma empresa, preciso compreender tambm o contexto no qual ela est inserida. O ambiente representa todo o universo que envolve a empresa; tudo aquilo situado fora dela. Do ambiente, as empresas obtm recursos e informaes necessrias para sua subsistncia e funcionamento, gerando resultados e mais informaes.

12

08/04/2013

Contexto empresarial
Dentre as caractersticas de uma empresa bemsucedida, est o fato de buscarem, de forma contnua: lucro, longevidade, reduo de conflitos internos, inovao, flexibilidade, ser admirada, ter identidade prpria e trazer retorno aos seus investidores.

Contexto empresarial
O processo tem incio fazendo um mapeamento ambiental, Trazendo tona todas as caractersticas da empresa para uma anlise minuciosa de todos os seus pontos fortes e fracos. Existem algumas maneiras das empresas conhecerem seus ambientes.

Contexto empresarial
Pesquisa de mercado, Contato direto ou indireto com clientes e fornecedores, Informaes estatsticas colhidas em rgos oficiais, Leitura de publicaes em jornais, sites e revistas. Esse avano est ligado diretamente o desenvolvimento tecnolgico atual.

13

08/04/2013

A tecnologia A Revoluo Industrial. Mquina de escrever, Telefone, Navio, O automvel

A tecnologia
A inveno do computador, na segunda metade do sculo XX, Permitiu que as organizaes passassem a apresentar as atuais caractersticas de automatizao de suas atividades, oferecendo a oportunidade de lidarem com grandes nmeros e com grandes e diferentes negcios simultaneamente a um custo mais baixo e com maior rapidez e confiabilidade.

A tecnologia
O uso da tecnologia na Administrao tem sua origem na Ciberntica. A Ciberntica surgiu como uma cincia interdisciplinar para relacionar todas as cincias, Seu foco est na sinergia, e o campo principal de estudos da Ciberntica so os sistemas.

14

08/04/2013

A estratgia
A necessidade da existncia de uma estratgia para a devida aplicabilidade dessa tecnologia, que trabalhar em favor do desenvolvimento da organizao. Uma estratgia de negcio tem diversas caractersticas especficas. O processo de formulao da estratgia no resulta em qualquer ao imediata.

A estratgia
Estabelece as direes gerais nas quais a posio da empresa cresce e se desenvolve. Em resumo, estratgia um conceito fugaz e um tanto abstrato. Sua formulao no produz qualquer ao produtiva concreta imediata na empresa. um processo dispendioso, tanto em termos de dinheiro quanto do tempo da administrao.

A estratgia
As estratgias nem sempre so explicitadas. As vezes so conceitos privados, compartilhados somente pelos mais altos administradores, Apresentam um sentido difuso, compreendido em termos genricos, mas raramente verbalizados, de um fim comum a toda a empresa.

15

08/04/2013

Obrigada!

16

S-ar putea să vă placă și