Sunteți pe pagina 1din 3

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

7 Concurso Responde e Ganhas


Teste n 5 Figueira da Foz 11 de Novembro de 2013

Para cada questo, escolha uma (e s uma) resposta. Perguntas com mais do que uma resposta sero consideradas nulas e recebero O pontos. Cotaes das perguntas: Resposta certa: 5 pontos; ausncia de resposta: 0 pontos; resposta errada: -2 pontos.

1 Para que serve a linha de meio campo?


a) Serve para definir a colocao dos jogadores por ocasio de um pontap de sada e tambm para definir a posio de fora-de-jogo. b) Serve para dividir o terreno de jogo a meio. c) Serve para separar qual o terreno de jogo de uma e outra equipa.

2 Podem ser colocadas bolas suplementares em redor do terreno de jogo para uso durante o mesmo?
a) Podem ser colocadas bolas suplementares junto da linha lateral para serem utilizadas no decorrer do jogo, desde que satisfaam as exigncias estipuladas na Lei 2. b) No podem ser colocadas bolas suplementares em redor do terreno de jogo. c) Podem ser colocadas bolas suplementares em redor do terreno para serem utilizadas no decorrer do jogo, desde que satisfaam as exigncias estipuladas na Lei 2.

3 Quais so os direitos dos capites?


a) Dar instrues aos seus jogadores, solicitar do rbitro respeitosamente, qualquer esclarecimento sobre ocorrncias do jogo e participar do sorteio feito pelo rbitro. b) Solicitar do rbitro respeitosamente, qualquer esclarecimento sobre ocorrncias do jogo e participar do sorteio feito pelo rbitro. c) Dar instrues aos seus jogadores e participar do sorteio feito pelo rbitro.

4 Com o jogo a decorrer, um jogador est a calar a bota que lhe havia sado do p. No mesmo instante a bola passa ao seu alcance, este atira a bota ao cho e correu para a jogar. O que deve fazer o rbitro?
a) O rbitro deve interromper o jogo, advertir o jogador e recomear o jogo com um lanamento de bola ao solo, executado no local da infrao. O infrator no pode calar a bota em terreno de jogo. b) O rbitro deve interromper o jogo, advertir o jogador e punir a sua equipa com um pontap livre indireto, executado no local da infrao. O infrator pode calar a bota em terreno de jogo. c) O rbitro deve interromper o jogo, advertir o jogador e punir a sua equipa com um pontap livre direto, executado no local da infrao. O infrator pode calar a bota em terreno de jogo.

5 Numa substituio, o jogador que vai sair, recusa-se a faz-lo. Como deve proceder o rbitro?
a) Deve recorrer ao capito de equipa e depois ao delegado para que esse jogador abandone o terreno de jogo, terminando o mesmo, se ambas as situaes sarem frustradas e menciona os factos no relatrio. b) No deve fazer nada e continuar o jogo. c) No recorre a ningum deve terminar o jogo e mencionar os factos no relatrio de jogo.

6 Em caso de ingerncia ou comportamento incorreto do rbitro assistente o que deve fazer o rbitro?
a) O rbitro demiti-lo- das suas funes e far um relatrio s autoridades competentes a relatar os factos, no deve solicitar a interveno do comandante da fora. b) O rbitro no tem poderes para fazer nada a no ser comunicar o facto no relatrio e enviar s autoridades competentes. c) O rbitro demiti-lo- das suas funes e far um relatrio s autoridades competentes a relatar os factos, se necessrio deve solicitar a interveno do comandante da fora.

7 Num pontap de incio de jogo o jogador encarregado de o efetuar atira a bola para trs, atitude que repete, e que leva o rbitro a mostrar-lhe o carto amarelo. Ser correto o rbitro mencionar no relatrio que o jogador foi advertido por infringir com persistncia as leis do jogo?
a) Sim. A advertncia insere-se no infringir com persistncia as leis do jogo. b) No. A advertncia insere-se no retardar o recomeo do jogo. c) No. A advertncia insere-se no comportamento antidesportivo.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz 7 Concurso Responde & Ganhas Futebol

8 Se por qualquer motivo o rbitro decidir dar o jogo por terminado, em que condio pode dar ordem para ele recomear?
a) Apenas se verificar que se enganou na contagem do tempo, os rbitros assistentes confirmem esse erro de contagem e os jogadores aceitem o recomeo. b) Apenas se verificar que se enganou na contagem do tempo e os jogadores ainda permaneam no terreno de jogo. c) Apenas se verificar que se enganou na contagem do tempo e os jogadores que j no permaneam no terreno de jogo, quiserem voltar.

9 Indique cinco situaes em que o rbitro pode suspender o jogo no se tratando de faltas.
a) Devido a invaso de campo pela assistncia; Quando a bola se esvazia ou rebenta; Quando um jogador se magoa; Devido ao bom tempo e entrada no campo de qualquer elemento estranho ao jogo (Assistente, animal, etc.). b) Devido a invaso de campo pela assistncia; Quando a bola se esvazia ou rebenta; Quando um jogador sai do terreno de jogo; Devido ao mau tempo e entrada no campo de qualquer elemento estranho ao jogo (Assistente, animal, etc.). c) Devido a invaso de campo pela assistncia; Quando a bola se esvazia ou rebenta; Quando um jogador se magoa gravemente; Devido ao mau tempo e entrada no campo de qualquer elemento estranho ao jogo.

10 possvel um jogador marcar trs golos sem que outro jogador colega ou adversrio toque na bola?
a) Sim. 1. Golo na prpria baliza. 2. Golo no pontap de baliza. 3. Novo golo no pontap de sada aps o intervalo. b) Sim. 1. Golo na prpria baliza. 2. Golo no pontap de sada, intervalo. 3. Novo golo no pontap de sada aps o intervalo. c) No. O mximo de golos que um jogador pode marcar sem que outro jogador colega ou adversrio toque na bola so dois.

11 Devido velocidade que levava, um atacante vai cair dentro das redes da baliza e ao mesmo tempo um seu colega chuta a bola baliza e obtm golo. Como deve atuar o rbitro se o comportamento do jogador perturbar a ao dos adversrios?
a) O rbitro no valida o golo e adverte o jogador por comportamento antidesportivo, visto que a infrao foi cometida fora do terreno de jogo. O jogo deve recomear com um lanamento de bola ao solo no local onde a bola se encontrava no momento da interrupo. b) O rbitro no valida o golo e adverte o jogador por comportamento antidesportivo. O jogo deve recomear com um pontap livre indireto no local onde a bola se encontrava no momento da interrupo. c) O rbitro no valida o golo e adverte o jogador por perturbar o adversrio. O jogo deve recomear com um pontap livre indireto em cima da linha de baliza, no local mais prximo onde se encontrava o jogador.

12 Um jogador defensor desloca-se para fora da sua prpria linha de baliza de forma a colocar um seu adversrio em posio de fora de jogo, o rbitro verificou a situao. Nestas circunstncias, qual deve ser a interveno a tomar pelo rbitro e qual o fundamento em que se baseia para tal interveno?
a) Perante a situao constatada pelo rbitro, deve permitir que a jogada continue e o defensor ser advertido na prxima interrupo de jogo por abandonar deliberadamente o terreno de jogo sem a sua autorizao. b) O rbitro deve interromper o jogo, advertir por comportamento antidesportivo o jogador infrator e recomear o jogo com um pontap livre indireto no local onde a bola se encontrava no momento da interrupo. c) O rbitro deve deixar prosseguir o jogo e na prxima interrupo adverte o jogador defensor por comportamento antidesportivo.

13 Um jogador solicita autorizao para trocar de botas na sua rea tcnica. Aps a troca, reentra em campo sem autorizao do rbitro, no momento em que se verifica um ataque perigoso da equipa adversria, que ele anula, agarrando a bola com as mos. O rbitro interrompe de imediato o jogo, e aplica tcnica e disciplinarmente as sanes que se impunham. Esclarea ento, o modo de atuao do rbitro.
a) O rbitro deve expulsar o jogador exibindo-lhe o carto vermelho e recomear o jogo com um pontap livre direto no local da infrao. b) O rbitro deve advertir o jogador apenas por cortar o ataque prometedor e recomear o jogo com um pontap livre direto no local da infrao. c) O rbitro deve expulsar o jogador infrator por receber duas advertncias e recomear o jogo com um pontap livre direto no local da infrao.

14 Um jogador executa um pontap livre de forma rpida e a bola entra na baliza. O rbitro no teve oportunidade de indicar que o pontap livre era indireto. Que deciso deve tomar o rbitro?
a) Deve mandar repetir o pontap livre indireto no mesmo local, j que no teve tempo de indicar que o mesmo era indireto. b) Deve validar o golo e relatar os factos no relatrio de jogo. c) Deve validar o golo, o erro do rbitro no deve prejudicar a equipa atacante, e mencionar os factos no relatrio de jogo.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz 7 Concurso Responde & Ganhas Futebol

15 Um pontap livre assinalado e o jogador decide executar rapidamente o pontap. Um adversrio que se encontra junto da bola impede-o de realizar o pontap. Como deve proceder o rbitro?
a) O jogador deve ser advertido por retardar o recomeo de jogo. b) O jogador deve ser advertido por comportamento antidesportivo. c) O rbitro deve deixar prosseguir o jogo, no foi cometida nenhuma infrao.

16 Quando da marcao de um pontap de grande penalidade e aps o rbitro ter dado o sinal para a marcao da mesma, um colega de equipa do executante, de repente avana para a frente e marca ele a grande penalidade, obtendo desta forma golo. Diga como procedia?
a) O rbitro deve interromper o jogo. O jogador deve ser advertido por comportamento antidesportivo e o jogo recomea com um pontap livre indireto na marca de grande penalidade a favor da equipa defensora. b) O rbitro deve interromper o jogo. O jogador deve ser advertido por comportamento antidesportivo e o jogo recomea com um pontap livre indireto, no local onde o jogador faltoso penetrou na rea, a favor da equipa defensora. c) O rbitro deve ordenar a repetio do pontap de grande penalidade.

17 Um jogador executa um pontap livre de forma rpida e a bola entra na baliza. O rbitro no teve oportunidade para indicar que o pontap livre era indireto. Que deciso deve tomar o rbitro?
a) Deve mandar repetir o pontap livre indireto no mesmo local, j que no teve tempo para indicar que o mesmo era indireto. b) Deve mandar repetir o pontap livre indireto no mesmo local, j que no teve tempo para indicar que o mesmo era indireto. O jogador que executou rapidamente o pontap deve ser advertido c) Deve validar o golo

18 No final de um encontro, dois jogadores de uma das equipas abandonaram o terreno de jogo, no regressando para a execuo dos pontaps da marca de grande penalidade para determinar o vencedor. Como deve agir o rbitro?
a) O rbitro no deve iniciar a marcao das grandes penalidades porque todos os jogadores que no estejam lesionados devem participar na marcao das grandes penalidades. b) O rbitro deve iniciar a marcao das grandes penalidades com os jogadores que esto no terreno de jogo. c) A equipa adversria deve excluir dois jogadores de modo a que ambas tenham o mesmo nmero de jogadores habilitados marcao das grandes penalidades.

19 Ao efetuar um lanamento lateral a bola bate no rbitro e sai novamente pela linha lateral. Quem deve fazer o novo lanamento?
a) O novo lanamento deve ser efetuado pela equipa adversria. O facto do rbitro tocar na bola no conta. b) O novo lanamento deve ser efetuado pela mesma equipa. O facto do rbitro tocar na bola no conta. c) Deve ser feito um lanamento de bola ao solo no local em que a bola tocou no rbitro.

20 Um guarda-redes executa um pontap de baliza para fora da rea de grande penalidade, mas devido ao forte vento, a bola regressa rea de grande penalidade sem ter sido tocada entretanto por qualquer outro jogador. O guarda-redes tenta parar a bola tocando-lhe com as mos, mas no evita que ela entre na baliza. Qual deve ser a deciso do rbitro?
a) Interrompe o jogo. O jogo deve ser recomeado com um pontap livre indireto no local da infrao, a favor da equipa atacante. b) Valida o golo, atendendo lei da vantagem. c) Interrompe o jogo. O jogador deve ser advertido e o jogo recomea com um pontap livre indireto no local da infrao, a favor da equipa atacante.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz 7 Concurso Responde & Ganhas Futebol

S-ar putea să vă placă și