Sunteți pe pagina 1din 8

REAES QUMICAS EXPERIMENTO 2 A matria encontra-se em transformao permanente na Natureza.

. Sob a ao de agentes, a matria pode sofrer alteraes em seu estado fsico ou qumico. Uma transformao fsica no altera a identidade da substncia ou matria, a exemplo das mudanas de estado. gua gelada ou congelada, mesmo que slida, ainda gua. Um pedao de ferro pode ser triturado e ainda fundido, mas continua sendo ferro. Uma transformao qumica mais fundamental, pois nela a substncia ou matria destruda e outra ou outras novas so formadas. Em nosso dia-a-dia comum misturarmos diferentes substncias. Ao cozinhar, por exemplo, estamos misturando diferentes ingredientes para obter um resultado final diferente do inicial e irreversvel, ou seja, mudamos a natureza ntima dos ingredientes para formar outras substncias. Na qumica ocorre o mesmo com as molculas. Quando no h mudana na natureza ntima da matria, no h reao qumica. No caso de no serem reaes qumicas, os compostos formados por diferentes molculas que no reagem so apenas misturas, que a reunio de vrias substncias sem que haja reao, ou seja, elas interagem mas no se transformam. Quando o aglomerado de molculas forma apenas uma mistura no h indcios de reao qumica. fcil reconhecer uma reao qumica graas a estes indcios, que so a liberao de calor, mudana de cor, mudana na consistncia, formao de precipitado, aquecimento ou resfriamento, odor, luz, entre outros. Para haver uma reao qumica, as molculas dos compostos tem que ter afinidade e manter contato, reagindo. Para reagirem, as molculas precisam colidir, mas no qualquer coliso, preciso ter um choque especfico chamado choque efetivo, que o choque que faz com a reao ocorra, pois quebra as ligaes antigas e forma novas ligaes qumicas. O choque efetivo um choque bem orientado com bastante energia; com bastante energia porque preciso bastante energia para quebrar as ligaes antigas e formar ligaes novas; bem orientado porque as molculas se encaixam bem aps o choque. As molculas quando colidem formam o complexo ativado, ento os reagentes passam pelo complexo ativado e formam o produto.Quando representamos um fenmeno qumico por frmulas e smbolos teremos uma equao qumica. As equaes qumicas possuem coeficientes para mostrar os aspectos qualitativo e quantitativo da equao. Podemos classificar as reaes de acordo com diferentes critrios, so eles: Quanto relao entre o nmero de reagentes e o nmero de produtos: Reao de sntese, composio ou adio: Neste tipo de reao um nico composto obtido a partir de dois compostos. Frmula geral: A+B AB

Reao de anlise ou decomposio: Neste tipo de reao, duas ou mais substncias produzem apenas um produto. Frmula geral: AB A+B Em funo do agente que provoca a decomposio as reaes so classificadas em:

Eletrlise: Decomposio provocada pela corrente eltrica.

Pirlise: Decomposio provocada pelo calor.

Hidrlise: Decomposio provocada pela gua.

Fotlise: Decomposio provocada pela luz.

Reao de deslocamento ou simples troca: So reaes em que um elemento qumico de uma substncia simples substitui outro elemento de um composto, libertando-o, como substncia simples. Frmula geral: A + BC AC + B

Condies de ocorrncia de reaes de deslocamento: As reaes de deslocamento ocorrem quando o elemento que substitui outro, da substncia simples, mais reativo. A + BC B + AC

B mais reativo que A.

Reaes de dupla troca ou duplo deslocamento: Esta reao ocorre quando duas substncias compostas trocam entre si partes de suas estruturas, formando duas novas substncias compostas. Frmula geral: AB + CD AD + CB Caractersticas de reaes de dupla troca:

Formao de precipitado Formao de uma substncia voltil Formao de uma substncia mais fraca.

Quanto velocidade da reao: A cintica qumica responsvel por medir a rapidez dos fenmenos que ocorrem na qumica. So vrios os fatores determinantes da velocidade de uma reao qumica, dentre eles destacam-se a temperatura, concentrao, catalisador e superfcie (rea de contato). Reaes rpidas: so aquelas que, como o prprio nome diz, ocorrem de maneira bastante rpida, em segundos ou em alguns casos em poucos minutos, quanto mais rapidamente s molculas se chocam, mais rapidamente elas reagem.

Reaes lentas: so aquelas que, como o prprio nome diz, ocorrem de forma mais demorada, por fatores de determinantes da baixa velocidade da reao (a barreira que desacelera o processo a energia de ativao).

Quanto ao estado fsico dos reagentes e produtos:

Reaes homogneas: Aquele onde o reagente e produtos esto no mesmo estado fsico.

Reaes heterogneas: Aquelas onde pelo menos um dos reagentes ou um dos produtos esta em estado fsico diferente dos demais.

Quanto perda ou ganha de eltrons:

As reaes que apresentam elementos qumicos sofrendo oxidao ou reduo so denominadas reaes de oxi-reduo. Algumas reaes de sntese, algumas de anlise, todas de simples troca e nenhuma de dupla troca so reaes de oxi-reduo

Oxidao: a perda de eltrons por uma espcie qumica.

Reduo: o ganho de eltrons por uma espcie qumica.

Quanto ao calor envolvido:

Reaes endotrmicas: So reaes que ocorrem absorvendo calor. Experimentalmente, o recipiente onde a reao ocorrer ficar frio.

Reaes exotrmicas: So reaes que ocorrem liberando Experimentalmente, o recipiente onde a reao ocorrer ficar quente.

calor.

Quanto reversibilidade:

Reaes Reversveis:

So reaes ou processos que reagentes e produtos so consumidos e produzidos ao mesmo tempo. Os reagentes e produtos destas reaes so separados por uma dupla seta. Ex.: 2

Reaes Irreversveis: So reaes que ocorrem em um nico sentido. A reao que ocorre da esquerda para direita chama-se REAO DIRETA. A reao que ocorre da direita para a esquerda chama-se REAO INVERSA.

OBJETIVO: O objetivo desta experincia diferenciar uma mistura de uma reao qumica, ou seja, verificar os indcios de reao qumica, identificar porque ocorreram determinados fenmenos (liberao de gs, por exemplo) e relacion-los com os diferentes tipos de reao qumica. Identificar as diferenas entre os tipos de reaes qumicas. Representar reaes atravs de uma equao qumica e balance-la de modo correto.

TUBO 1: Colocar 2 mL de soluo de BaCl2 e 2 mL de soluo de Na2SO4. Formao de um precipitado branco de sulfato de brio (BaSO4), que um composto muito insolvel em gua. TUBO 2: Colocar 2 mL de soluo de Pb(NO3)2 e 2 mL de soluo de KI. Formao de um precipitado amarelo, o PbI2 (Iodeto de Chumbo II) e o outro produto resultante foi o K NO3(Nitrato de potssio) que fica em soluo, ocorrendo ento uma reao qumica. Segue abaixo a equao da reao: . TUBO 3: Colocar 2 mL de soluo NaCl de e 2 mL de soluo de AgNO3. Quando os dois sais reagem, forma-se um sal insolvel, o AgCl. A mistura apresentar uma aparncia de gua turva devido formao de sal insolvel, o AgCl (branco). Os cristais de AgCl ficam em suspenso na gua. Forma se um precipitado branco. TUBO 4: Colocar 2 mL de soluo de FeCl3 e 2 mL de soluo de KSCN. Produz uma colorao vermelha devido a formao do produto ferriticionato frrico.

TUBO 5: Colocar 2 mL de soluo de FeCl3 e 2 mL de soluo de K4[Fe(CN)6]. FeCl3(aq) = amarelo; FeCl3(aq) + K4[Fe(CN)6] -> Fe4[Fe(CN)6]3(aq) + KCl(aq) Fe4[Fe(CN)6]3 = cor azul (tambm conhecido como azul da prssia) KCl = incolor.

TUBO 6: Colocar 2 mL de soluo de Na2CO3 e cerca de 6 gotas de HCl. 2HCl + Na2CO3 = H2CO3 + 2NaCl = CO2(gasoso) + H2O + NaCl.

Temos aqui uma reao acido base, o acido cloridrico [HCl], reagindo com a base corbonato de sodio [Na2CO3]. forma-se como produto o acido carbonico, [ H2CO3], pelo fato desse acido ser muito instavel ele se decompoe naturalmente em reaoes quimicas, viranso CO2 + H2O. TUBO 7: Colocar alguns grnulos de cobre metlico e 2 mL de soluo de Hg2Cl2. Cu + HgCl2 CuCl2 + Hg (produtos formados: cloreto de cobre II e mercrio metlico) Reao na forma inica: Cu + Hg+ Cu+ + Hg (com essa equao, podemos dizer que qualquer sal que contenha Hg+ ir depositar o metal mercrio se entrar em contato com o cobre metlico) Do ponto de vista qumico: houve uma reao de oxirreduo, onde o cobre se oxidou e o mercrio II se reduziu. Podemos concluir que o Ered do par Hg+/Hg maior que o do par Cu+/Cu.

TUBO 8: Colocar um pedao de palha de ferro e 2 mL de soluo de HNO3. O Fe passou de 0 para +3 (oxidou). O N passou de +5 para -3 (NH4+) reduziu TUBO 9: Colocar 2 mL de soluo de CuSO4 e adicionar gota a gota NH4OH. Essa mistura cria Sulfato de amnia (NH4)2SO4 e Hidrxido de cobre **(OH)2 que uma substncia azul e quando se coloca mais NH4OH forma mais sulfato de cobre e por isso o azul fica mais forte. TUBO 10: Colocar um pedao de palha de ferro e 2 mL de soluo de CuSO4. A l de ao que inicialmente de colorao cinza tornou-se ferrugem. Como o ferro mais reativo que o cobre ele consegue deslocar o cobre. A reao foi de simples troca ou deslocamento e houve a oxidao do ferro, sob equao qumica a seguir: CuSO4 (aq) + Fe (s) FeSO4 (aq) + Cu(s)

S-ar putea să vă placă și