Sunteți pe pagina 1din 21

INFORME TCNICO N. 54/2013 TEOR DE SDIO NOS ALIMENTOS PROCESSADOS 1.

Introduo Em 13 de dezembro de 2011 o Ministrio da Sade e a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) assinaram termo de compromisso com a Associao Brasileira das Indstrias de Alimentao (ABIA), a Associao Brasileira das Indstrias de Massas Alimentcias (ABIMA), a Associao Brasileira da Indstria de trigo (ABITRIGO) e a Associao Brasileira da Indstria de Panificao e Confeitaria (ABIP) com a finalidade de estabelecer o monitoramento da reduo do teor de sdio em alimentos processados no Brasil utilizando a Rede de Laboratrios Centrais (LACENs), por meio da coleta de amostras e anlises laboratoriais, bem como prover informaes complementares ao monitoramento anual da reduo do teor de sdio em alimentos processados(1). Dando sequncia a divulgao dos dados sobre o teor de sdio nos alimentos pelos informes tcnicos disponibilizados no site da Anvisa divulgamos o atual informe com o objetivo de dar publicidade aos resultados das anlises do nutriente sdio realizadas em alguns produtos que foram colhidos no comrcio pelas vigilncias sanitrias estaduais no ano de 2012. 2.Metodologia As amostras fiscais e de monitoramento foram colhidas pelas vigilncias sanitrias em 10 (dez) estados: CE, GO, ES, MG, PE, PR, RJ, RN, SC e SP e as anlises de sdio foram realizadas nos Laboratrios de Sade Pblica (LACENS) dos Estados. Todas as anlises foram efetuadas no ano de 2012 em 24 alimentos perfazendo o total de 323 laudos analticos. Considerando que utilizamos dados provenientes de vrios LACENS de diferentes unidades federadas foi necessrio definir um critrio prvio para identificar produtos iguais que so aqueles que apresentavam a mesma designao (nome do produto) e a mesma marca e, neste caso, foi efetuada a mdia dos resultados analticos.
1

Os resultados das quantidades de sdio dos alimentos analisados foram apresentados em mg/100g, mg/100ml e no caso das Frmulas Infantis para Lactentes e Frmulas Infantis para Seguimento em mg/100Kcal. Os mtodos analticos utilizados para identificao do sdio nos alimentos foram a Espectrometria de Emisso ptica por Plasma de Argnio Indutivamente Acoplado e Espectrometria de Absoro Atmica com Chama. 3. Resultados e comentrios 3.1 Teor de sdio em batata palha A Resoluo n 273, de 2005, sobre misturas para o preparo de alimentos e alimentos prontos para o consumo, determina que alimentos semi-prontos ou prontos para o consumo so os alimentos preparados ou pr-cozidos ou cozidos e que para o seu consumo no necessitam da adio de outros ingredientes. Podem requerer aquecimento ou cozimento complementar. Devem ser designados por denominao consagrada pelo uso. A designao pode ser acrescida de expresses relativas aos ingredientes que caracterizam o produto, processo de obteno, forma de apresentao ou caracterstica especfica(2). Os resultados das anlises de sdio em batata palha contemplam 31 produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 205 mg/100g com resultados variando entre 30 mg at 430 mg. A diferena entre os produtos com maior e menor valor de 14,3 vezes. Esse o produto que apresentou a maior diferena entre os valores extremos.

3.2 Teor de sdio em biscoito maisena A Resoluo n 263, de 2005, para produtos de cereais, amidos, farinhas e farelos, determina que os produtos possam ser designados por denominaes consagradas pelo uso, podendo ser acrescida de expresses relativas ao ingrediente que caracteriza o produto, processo de obteno, forma de apresentao, finalidade de uso e ou caracterstica especfica. Essa legislao define que biscoitos ou bolachas so os produtos obtidos pela mistura de farinhas, amidos e ou fculas com outros ingredientes, submetidos a processos de amassamento e coco, fermentados ou no e que podem apresentar cobertura, recheio, formato e textura diversos (3). Os resultados das anlises de sdio em biscoito maisena contemplam cinco produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 455 mg/100g com resultados variando entre 364 mg at 624 mg. A diferena entre os produtos com maior e menor valor de 1,7 vezes.

3.3 Teor de sdio em biscoito de polvilho Os resultados das anlises de sdio em biscoito de polvilho contemplam oito produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 1.517 mg/100 g com resultados variando entre 977 mg at 1.988 mg. A diferena entre os produtos com maior e menor valor de 2 vezes.

3.4 Teor de sdio em biscoito de polvilho doce Os resultados das anlises de sdio em biscoito de polvilho doce contemplam quatro produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 474 mg/100 g com resultados variando entre 244 mg at 910 mg. A diferena entre os produtos com maior e menor valor de 3,7 vezes.

3.5 Teor de sdio em biscoito salgado Os resultados das anlises de sdio em biscoito salgado contemplam sete produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 1.051 mg/100 g com resultados variando entre 589 mg at 1.968 mg. A diferena entre os produtos com maior e menor valor de 3,3 vezes.
4

A diferena entre o menor e o maior valor entre os biscoitos analisados, maisena, polvilho, polvilho doce e salgado variou de 1,7 (maisena) a 3,7 (polvilho doce) vezes e o biscoito salgado apresentou o maior valor absoluto de sdio entre os biscoitos (1.968 mg/100g). 3.6 Teor de sdio em frmulas infantis Os resultados das anlises de sdio em frmulas infantis contemplam 12 produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 37 mg/100Kcal com resultados variando entre 22 mg/100Kcal at 46 mg/Kcal. A diferena entre os produtos com maior e menor valor de 2 vezes. As frmulas infantis foram os nicos alimentos analisados que apresentam resultados na unidade de medida de valor energtico ao invs de gramas, isso porque a RDC n 43, de 19 de setembro de 2011(4), sobre o regulamento tcnico para frmulas infantis para lactentes e a RDC n 44(5), da mesma data, sobre as frmulas infantis de seguimento para lactentes e crianas de primeira infncia estabelecem que em 100 ml do produto pronto para consumo de acordo com as instrues do fabricante deve conter no mnimo 60 kcal e no mximo 70 kcal de valor energtico e que a quantidade de sdio derivada de todos os ingredientes adicionados deve ficar dentro do limite estabelecido para sdio, com o contedo de sdio no mnimo 20 mg/100 kcal e no mximo 60 mg/100 kcal. Todas as frmulas infantis analisadas esto com valores de sdio dentro da faixa permitida pelas legislaes.

3.7 Teor de sdio em leite pasteurizado integral Os resultados das anlises de sdio em leite pasteurizado integral contemplam 23 produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 55 mg/100ml com resultados variando entre 44 mg/100ml at 72 mg/10ml. A diferena entre os produtos com maior e menor valor de 1,6 vezes.

3.8 Teor de sdio em macarro instantneo A Resoluo n 263, de 2005, referente aos produtos de cereais, amidos, farinhas e farelos, especifica que a massa alimentcia, quando obtida, exclusivamente, de farinha de trigo (gnero Triticum) pode ser designada de Macarro(3). Os resultados das anlises de sdio em macarro instantneo contemplam 11 produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 1.881 mg/100 g com resultados variando entre 1.582 mg at 2.385 mg. A diferena entre os produtos com maior e menor valor de 1,5 vezes. As amostras de macarro instantneo (macarro mais tempero) foram homogeneizadas retirando o contedo do produto como ele est disposto para comercializao e a partir do p homogeneizado tomaram-se as alquotas em duplicata para anlise laboratorial. O macarro instantneo foi o produto analisado que apresentou o segundo maior valor absoluto de sdio (2.385 mg/100g).

3.9 Teor de sdio em massa alimentcia A Resoluo n 263, de 2005, para produtos de cereais, amidos, farinhas e farelos, determina que os produtos possam ser designados por denominaes consagradas pelo uso, podendo ser acrescida de expresses relativas ao ingrediente que caracteriza o produto, processo de obteno, forma de apresentao, finalidade de uso e ou caracterstica especfica. Essa legislao especifica que quando a massa alimentcia for obtida a partir da substituio parcial da farinha de trigo, ela deve ser acrescentada designao a expresso "mista"(3). Os resultados das anlises de sdio em massa alimentcia contemplam quatro produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 1.752 mg/100 g com resultados variando entre 1.671 mg at 1.852 mg. A diferena entre os produtos com maior e o menor valor de 1,1 vezes.

3.10 Teor de sdio em mistura para o preparo de bolo A Resoluo n 273, de 2005, sobre misturas para o preparo de alimentos e alimentos prontos para o consumo, determina que as Misturas para o Preparo de Alimento devem ser designadas de "Mistura..." ou "P..." ou expresso equivalente seguido do nome do alimento a ser obtido aps o preparo. Pode ser acrescida de designaes consagradas pelo uso e ou expresses relativas ao processo de obteno, finalidade de uso, caracterstica especfica ou ingrediente que caracteriza o alimento a ser preparado. Essa legislao define Misturas para o Preparo de Alimentos como os produtos obtidos pela mistura de ingredientes, destinados ao preparo de alimentos pelo consumidor com a adio de outros ingredientes. Podem requerer aquecimento ou cozimento. O produto resultante aps o preparo, de acordo com as instrues do fabricante, deve ser aquele mencionado na designao da Mistura, como, por exemplo, mistura para o preparo de bolo(2). Os resultados das anlises de sdio em mistura para preparo de bolo contemplam 15 produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 473 mg/100g com resultados variando entre 334 mg at 659 mg. A diferena entre os produtos com maior e menor valor de 2 vezes.

3.11 Teor de sdio em mistura para o preparo de sopa A Resoluo n 273, de 2005, sobre misturas para o preparo de alimentos e alimentos prontos para o consumo, determina que as Misturas para o Preparo de Alimento devem ser designadas de "Mistura..." ou "P..." ou expresso equivalente seguido do nome do alimento a ser obtido aps o preparo. Pode ser acrescida de designaes consagradas pelo uso e ou expresses relativas ao processo de obteno, finalidade de uso, caracterstica especfica ou ingrediente que caracteriza o alimento a ser preparado. Essa legislao define Misturas para o Preparo de Alimentos como os produtos obtidos pela mistura de ingredientes, destinados ao preparo de alimentos pelo consumidor com a adio de outros ingredientes. Podem requerer aquecimento ou cozimento. O produto resultante aps o preparo, de acordo com as instrues do fabricante, deve ser aquele mencionado na designao da Mistura, como, por exemplo, mistura para o preparo de sopa(2). Os resultados das anlises de sdio em mistura para o preparo de sopa contemplam 06 produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 3.861 mg/100g com resultados variando entre 3.204 mg at 4.240 mg. A diferena entre os produtos com maior e menor valor de 1,3 vezes.

3.12 Teor de sdio em nctar Os resultados das anlises de sdio em Nctar contemplam cinco produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 1,72 mg/100 g com resultados variando entre 0,54 mg at 3,03 mg. A diferena entre os produtos com maior e menor valor de 5,6 vezes. Apesar da Anvisa efetuar o monitoramento dos alimentos no comrcio a regulamentao e a inspeo nas indstrias do nctar de competncia do Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento- MAPA.

3.13 Teor de sdio em pes A Resoluo n 263, de 2005, para produtos de cereais, amidos, farinhas e farelos, determina que os produtos possam ser designados por denominaes
10

consagradas pelo uso, podendo ser acrescida de expresses relativas ao ingrediente que caracteriza o produto, processo de obteno, forma de apresentao, finalidade de uso e ou caracterstica especfica. Essa legislao define que pes so os produtos obtidos da farinha de trigo e ou outras farinhas, adicionados de lquido, resultantes do processo de fermentao ou no e coco, podendo conter outros ingredientes, desde que no descaracterizem os produtos. Podem apresentar cobertura, recheio, formato e textura diversos (3). Os resultados das anlises de sdio em pes contemplam nove produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 368 mg/100 g com resultados variando entre 226 mg at 532 mg. A diferena entre os produtos com maior e menor valor de 2,3 vezes.

3.14 Teor de sdio em po de forma A Resoluo n 263, de 2005, para produtos de cereais, amidos, farinhas e farelos, determina que os produtos possam ser designados por denominaes consagradas pelo uso, podendo ser acrescida de expresses relativas ao ingrediente que caracteriza o produto, processo de obteno, forma de apresentao, finalidade de uso e ou caracterstica especfica. Essa legislao define que pes so os produtos obtidos da farinha de trigo e ou outras farinhas, adicionados de lquido, resultantes do processo de fermentao ou no e coco, podendo conter outros ingredientes, desde que no descaracterizem os produtos. Podem apresentar cobertura, recheio, formato e textura diversos (3).
11

Os resultados das anlises de sdio em po de forma contemplam 12 produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 475 mg/100 g com resultados variando entre 340 mg at 614 mg. A diferena entre os produtos com maior e menor valor de 1,8 vezes.

3.15 Teor de sdio em po de queijo A Resoluo n 273, de 2005, sobre misturas para o preparo de alimentos e alimentos prontos para o consumo, determina que alimentos semi-prontos ou prontos para o consumo so os alimentos preparados ou pr-cozidos ou cozidos e que para o seu consumo no necessitam da adio de outros ingredientes. Podem requerer aquecimento ou cozimento complementar e devem ser designados por denominao consagrada pelo uso. A designao pode ser acrescida de expresses relativas aos ingredientes que caracterizam o produto, processo de obteno, forma de apresentao ou caracterstica especfica(2). Os resultados das anlises de sdio em po de queijo contemplam 23 produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 534 mg/100 g com resultados variando entre 264 mg at 747 mg. A diferena entre o maior menor e o maior valor foi de 1,8 vezes. Apesar da Anvisa efetuar o monitoramento dos alimentos no comrcio a regulamentao e a inspeo nas indstrias dos queijos de competncia do Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento- MAPA.

12

3.16 Teor de sdio em po de queijo congelado A Resoluo n 273, de 2005, sobre misturas para o preparo de alimentos e alimentos prontos para o consumo, determina que alimentos semi-prontos ou prontos para o consumo so os alimentos preparados ou pr-cozidos ou cozidos e que para o seu consumo no necessitam da adio de outros ingredientes. Podem requerer aquecimento ou cozimento complementar e devem ser designados por denominao consagrada pelo uso. A designao pode ser acrescida de expresses relativas aos ingredientes que caracterizam o produto, processo de obteno, forma de apresentao ou caracterstica especfica (2). Os resultados das anlises de sdio em po de queijo congelado contemplam nove produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 560 mg/100 g com resultados variando entre 478 mg at 648 mg. A diferena entre o maior menor e o maior valor foi de 1,3 vezes.

3.17 Teor de sdio em preparado slido para refresco Os resultados das anlises de sdio em preparado slido para refresco contemplam cinco produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 11 mg/100 g com resultados variando entre 8 mg at 15 mg. A diferena entre os produtos com o maior e o menor valor de 1,9 vezes. Apesar da Anvisa efetuar o monitoramento dos alimentos no comrcio a regulamentao e a inspeo nas indstrias do preparado slido para refresco de competncia do Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento- MAPA.
13

3.18 Teor de sdio em queijo minas frescal Os resultados das anlises de sdio em queijo minas frescal contemplam 11 produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 400 mg/100 g com resultados variando entre 264 mg at 533 mg. A diferena entre os produtos com maior e menor valor de 2 vezes. Apesar da Anvisa efetuar o monitoramento dos alimentos no comrcio a regulamentao e a inspeo nas indstrias dos queijos de competncia do Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento- MAPA.

3.19 Teor de sdio em queijo muarela

14

Os resultados das anlises de sdio em queijo muarela contemplam 15 produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 594 mg/100 g com resultados variando entre 250 mg at 1.140 mg. A diferena entre os produtos com maior e menor valor de 4,6 vezes.

3.20 Teor de sdio em queijo parmeso Os resultados das anlises de sdio em ricota fresca contemplam cinco produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 766 mg/100 g com resultados variando entre 533 mg at 1.130 mg. A diferena entre o menor valor e o maior foi de 2,1 vezes.

15

3.21 Teor de sdio em queijo prato Os resultados das anlises de sdio em queijo prato contemplam 10 produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 657 mg/100 g com resultados variando entre 430 mg at 1.450 mg. A diferena entre o menor valor e o maior foi de 3,4 vezes. A diferena entre o menor e o maior valor entre os queijos analisados, minas frescal, muarela, parmeso e queijo prato variou de 2 (frescal) a 4,6 (muarela) vezes e o biscoito salgado apresentou o maior valor absoluto de sdio entre os queijos (1.450 mg/100g).

3.22 Teor de sdio em refrigerante Os resultados das anlises de sdio em refrigerante contemplam 04 produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 16 mg/100 g com resultados variando entre 11 mg at 22 mg. A diferena entre o menor valor e o maior foi de 2 vezes. Apesar da Anvisa efetuar o monitoramento dos alimentos no comrcio a regulamentao e a inspeo nas indstrias dos refrigerantes e refrigerantes lights so de competncia do Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento- MAPA

16

3.23 Teor de sdio em refrigerante light Os resultados das anlises de sdio em refrigerante light contemplam 14 produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 10 mg/100g com resultados variando entre 3 mg at 19 mg. A diferena entre o menor valor e o maior foi de 6,3 vezes.

3.24 Teor de sdio em salgadinhos A Resoluo n 273, de 2005, sobre misturas para o preparo de alimentos e alimentos prontos para o consumo, determina que alimentos semi-prontos ou prontos para o consumo so os alimentos preparados ou pr-cozidos ou cozidos e que para o seu consumo no necessitam da adio de outros ingredientes. Podem requerer aquecimento ou cozimento complementar e devem ser designados por denominao consagrada pelo
17

uso. A designao pode ser acrescida de expresses relativas aos ingredientes que caracterizam o produto, processo de obteno, forma de apresentao ou caracterstica especfica (2). Os resultados das anlises de sdio em refrigerante light contemplam 14 produtos diferentes. O teor mdio de sdio encontrado foi de 715 mg/100g com resultados variando entre 372 mg at 1.427 mg. A diferena entre o menor valor e o maior foi de 3,8 vezes. Os resultados encontrados para os salgadinhos so bastante discrepantes. A Resoluo RDC n.359, de 2003(6), no contempla a poro para salgadinhos, cada fabricante estabelece a poro do seu produto com variao de 15 a 100g entre os produtos analisados.

Diferena do teor de sdio entre os alimentos analisados em mg/100g, mg/100ml e mg/100kcal


Alimentos Mdia Maior valor Menor valor Diferena

01 02 03 04 05

Batata palha Biscoito de polvilho Biscoito polvilho doce Biscoito maisena Biscoito salgado

205 1.517 474


455 1.051

430 1.988 910


624 1.968

30 977 244
364 589

14,3 2 3,7 1,7 3,3

18

06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

Frmulas infantis Leite integral Macarro instantneo Massa alimentcia Mistura para bolo Mistura para sopa Nctar Pes Po de forma Po de queijo Po de queijo congelado Preparado slido para refresco Queijo minas frescal Queijo muarela Queijo parmeso Queijo prato Refrigerante Refrigerante light Salgadinhos

37 55 1.881 1.752 473 3.861 1.72 368 475 534 560 11 400 594 766 657 16 10 715

46 72 2.385 1.856 659 4.240 3.03 532 614 747 648 15 533 1.140 1.130 1.450 22 19 1.415

22 44 1.582 1.671 334 3.204 0.54 226 340 264 478 08 264 250 533 430 11 03 372

2,0 1,6 1,5 1,1 2,0 1,3 5,6 2,3 1,8 2,8 1,3 1,9 2,0 4,6 2,1 3,4 2,0 6,3 3,8

4.Concluses As amostras foram colhidas em 10 (dez) Unidades da Federao em 24 (vinte e quatro) alimentos perfazendo o total de 323 (trezentos e trinta e trs) laudos analticos. Os resultados demonstram que os alimentos com maiores variaes de sdio, entre as menores e maiores quantidades foram a batata palha, refrigerante light, nctar, queijo muarela, salgadinhos, biscoito salgado e biscoito de polvilho doce com diferenas entre 3,7 a 14,3 vezes. E os alimentos com menores diferenas observadas
19

foram a massa alimentcia, mistura para o preparo de sopa, po de queijo congelado, macarro instantneo, leite integral, biscoito maisena e po de forma variando entre 1,1 e 1,8 vezes. Em relao ao contedo absoluto de sdio, os teores mdios mais elevados foram verificados nas misturas para o preparo de sopas, macarro instantneo, massa alimentcia, biscoito de polvilho e biscoito salgado. Os valores absolutos de sdio encontrados para as misturas para o preparo de sopas so os mais altos de todos os alimentos analisados. Essas misturas apresentaram o maior valor absoluto (4.240 mg/100g) e tambm a maior mdia (3.861 mg/100g), apesar de terem apresentado uma pequena variao entre o maior e o menor valor (1,3). As misturas para o preparo de sopas merecem prioridade na discusso do governo com os representantes das indstrias para viabilizar a reduo do teor de sdio nesses alimentos. O macarro instantneo apresentou o valor mximo de 2.385 mg/100g e a mdia de 1881 mg/100g de sdio, uma poro desse produto de 80g conforme prev na Resoluo RDC n.359, de 2003(6), contm 1.908 mg e 1505 de sdio, o que representa 79% e 63%, respectivamente, dos valores dirios de referncias de nutrientes estabelecidos para o sdio na Resoluo RDC n. 360, de 2003, que de 2.400 mg para todo o dia(7). Esses valores indicam a necessidade das empresas envidarem esforos para dar seguimento reduo do teor de sdio nesses produtos. O biscoito de polvilho, em 2012, apresentou o maior valor de sdio de 1.988 mg/100g e a mdia de 1.517 mg/100g, a poro de biscoito de 30g conforme prev a Resoluo RDC n.359, de 2003(6), contm 596 mg e 455 de sdio, o que representa 25% e 19%, respectivamente, dos valores dirios de referncias de nutrientes estabelecidos para o sdio na Resoluo RDC n. 360, de 2003, que de 2.400 mg ao dia(7). Esse tambm um alimento que merece considerao nas discusses do governo com os representantes das indstrias para verificar a possibilidade de reduo do teor de sdio. Todas as frmulas infantis analisadas apresentam contedo de sdio no mnimo de 20 mg/100 kcal e mximo de 60 mg/100 kcal, conforme prev as legislaes especficas (4)(5). Esses resultados destacam a importncia das aes que esto sendo desenvolvidas pelo governo em conjunto com as associaes das indstrias para a reduo do teor de sdio nos alimentos processados.

20

Os resultados tambm reforam a importncia para a observao da rotulagem nutricional pelo consumidor, para que ele possa identificar os alimentos com menor teor de sdio dentro de uma mesma categoria ou entre categorias distintas de produtos e assim fazer a opo pela aquisio daqueles com menor teor de sdio. 5.Referncias 1 Dirio Oficial da Unio - Termo de Compromisso entre o MS, ANVISA, ABIA, ABINA, ABITRIGO, ABIP, com a finalidade de estabelecer o monitoramento da reduo do teor de sdio em alimentos processados. DOU, seo 3, pg. 124. 26 dez 2011. 2 Resoluo RDC n. 273, de 22 de setembro de 2005, Regulamento Tcnico para Misturas para o Preparo de Alimentos e Alimentos Prontos Para o Consumo. 3 Resoluo RDC n. 263, de 22 de setembro de 2005, Regulamento Tcnico para Produtos de Cereais, Amidos, Farinhas e Farelos. 4 Resoluo RDC n 43, de 19 de setembro de 2011, Regulamento Tcnico para Frmulas Infantis para Lactentes. 5 Resoluo RDC n 44, de 19 de setembro de 2011, Regulamento Tcnico sobre as Frmulas Infantis de Seguimento para Lactentes e Crianas de Primeira Infncia. 6 Resoluo RDC n.359, de 23 de dezembro de 2003, Regulamento Tcnico de Pores de Alimentos Embalados para fins de Rotulagem Nutricional. 7 Resoluo RDC n. 360, de 23 de dezembro de 2003, Regulamento Tcnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, tornando obrigatria a rotulagem nutricional.

21

S-ar putea să vă placă și