Sunteți pe pagina 1din 37

Breve histria da evoluo do clarinete

(pgina parcialmente em construo)

SOPRANO em Sib

SOPRANO EM

REQUIN

SOPRANO SOPRANO

SOPRANO EM Do

SOPRANO EM Do

SOPRANO EM Sib

SOPR

Do

TA em Mib

em La

EM Sib

ANO EM Sib comeo sc. XX comeo sc. XX ano 1945-48 dcad a de '40 sistem a hler Rudolf Uebel Alema nha

ano 1815
sistema de 9 chaves Thomas Key London / Inglaterra

meados do sc. XIX sistema de 12 chaves annimo Alemanha

ano final anos 18501875-77 do sc. XIX 1860 sistema Mller Gautot Ain Paris / Frana sistema Albert Ferdinand Roth Milano / Itlia sistema Bohem Buffet Crampon Paris / Frana

sistema Albert Egid Glassl Komotau / Bohemia

sistema full-Albert V. Kohlert Sohne Checoslovquia

sistema full-Bohem Amati / Kraslice Checoslovquia

O clarinete surgiu a partir de uma peculiar flauta doce cujo som emitido por uma palheta de cana fixada a um acessrio chamado BOQUILHA, que vibra ao receber o fluxo do ar impelido pelo assoprar do msico. Este clarinete primordial era chamado CHALUMEAU. Era tocado exclusivamente no registro natural (o que at hoje chamado no clarinete, registro de chalumeau) pois o invento da chave de registro se deu somente no comeo do sculo XVIII. Johann Cristoph Denner (1655-1707) ao introduzir a chave de registro definiu o novo instrumento, agora chamado definitivamente CLARINETE. A chave de registroampliou as capacidades sonoras do chalumeau estendendo a escala que pode ser tocada. Ao fazer isto porm, tornou-se evidente uma peculiaridade deste instrumento: tocar uma qualquer nota nos dois registros produz sons distantes no de uma oitava, como acontece na flauta doce, mas de uma oitava mais uma quinta(12 tons, escala duodecima). Esta caracterstica do clarinete faz com que mude a relao tom/semitom de cada orifcio ao mudar do registro, assim como a escala natural que o instrumento toca ao mudar de registro. O problema do posicionamento e dimetro da furao, e a necessidade de se introduzir um coerente nmero e posicionamento de chaves para a execuo de notas afinadas em vrias escalas foi um problema tcnico impossvel de ser resolvido pelos construtores de instrumentos do sculo XVIII, e por um sculo o projeto acstico do clarinete se manteve quase inalterado (de Denner

at a inveno do novo sistema de chaves de Ivan Mller, em 1810). O clarinete ancestral, com estes problemas de projetao em aberto, dificultava muito a interpretao musical pois a compensao da altura das notas obtida pela embocadura do interprete e/ou com compensaes no dedilhado, era extremamente complexa. Apesar disto, mas no sem muito esforo, msicos excelentes conseguiram interpretaes corretas das composies que comearam a ser dedicadas a este instrumento, fazendo com que sua popularidade se expandisse. O sucesso do clarinete ancestral, no obstante seus problemas, si deve a algumas caractersticas que o fazem radicalmente diferente da flauta doce: (1) a variao da intensidade sonora grande, e controlvel pelo interprete; (2) possvel variar a altura das notas no mais somente com a passagem do dedo pelos orifcios, mas tambm controlando a presso do lbio na palheta. So possveis com o clarinete, ento, as variaes de altura e intensidade que proporcionam as nuances interpretativas e ornamentais (portamentos, vibratos, etc.)necessrias execuo da msica romntica e expresso plena da emoo do interprete.

clarinete soprano em Sib - sistema de 9 chaves


AUTOR: Thomas Key - London
/ CHARING CROSS / smbolo do unicrnio (marcado na campana e nos corpos superior e inferior)

POCA: 1815 (margem de erro de 1-2 anos no mximo) MATERIAIS: corpo em boxwood; anis em marfim (presas de
elefante); chaves e molas em lato (liga de cobre e zinco)

OBSERVAES: instrumento tem um peculiar sistema de


afinao entre o corpo superior e o barrilete, composto por um tubo de madeira com rosca que se encaixa na rosca interna do corpo superior. O orifcio de registro comunica com o externo atravs de um orifcio no tubo de afinao.

Um dos primeiros problemas a serem resolvidos pelos construtores deste instrumento foi reduzir a complexidade na execuo dos semitons na escala cromtica - diatnica. Os dedos humanos so somente dez, portanto insuficientes para tampar tantos orifcios quantos necessrios para uma escala de 12 notas e seus semitons. evidente que mostrou-se necessria a introduo de algum recurso mecnico, e este foi a CHAVE. A Chave composta por um pedao de metal fixado a uma protuberncia do tubo antigamente feita da mesma madeira do tubo - atravs de um eixo de metal (FOTO AO LADO, letra B) A chave formada de um lado do eixo por uma chapa (FOTO AO LADO, letra A) sob a qual ser fixado um material macio (geralmente couro) que vedar o orifcio do tubo, e do outro lado a alavanca que permitir ao dedo do msico de aciona-la (FOTO AO LADO, letra C). A chave est pressionada sobre o buraco, fechando-o, porqu sofre a ao de uma mola fixada nela (FOTO AO LADO, letra D). As chaves so naturalmente em posio FECHADA para vedar o buraco em espera que a partitura diga ao interprete de executar um Bemol ou Sustenido (na escala natural do instrumento), momento no qual esta chave ser aberta.

Descobriu-se em seguida que uma chave pode tambm estar em posio natural ABERTA, aguardando que o interprete a feche podendo aumentar assim a extenso do instrumento nos tons graves (FOTO AO LADO) A evoluo do clarinete comea ento com o aumento do nmero de chaves para facilitar cada vez mais as passagens de semitons. Nascem assim os clarinetes de 5, 6, 8, at 9 chaves(raros so clarinetes pr-Mller com 12 chaves). Este princpio bsico, se levado ao extremo, vem a se deparar com outro problema: mais orifcios so abertos no tubo, mais fcil para o ar escapar por eles provocando vazamentos ao ponto de deixar facilmente o instrumento inutilizvel. Para resolver este problema se tentou por algum tempo colocar anis metlicos na borda interna dos buracos para proporcionar maior vedao (FOTO AO LADO, letra O). O problema porm continuava, porqu aps certo uso, logo os vazamentos voltavam a aparecer. A soluo era aquela do interprete apertar cada vez mais a chave para alcanar a vedao desejada, o que porm provocava menor agilidade na execuo. Este problema tinha de ser resolvido.

Outro grande problema a ser resolvido era a entonao: os orifcios abertos no tubo no esto em sua posio acusticamente ideal para a execuo de uma escala com perfeita entonao e intensidade constante, mas em posio compatvel com a forma da mo humana cujos dedos iro tamp-los. Um exemplo em particular: o dedo mindinho da mo direita mais curto e fino que os outros dedos, enquanto o esquema acstico do instrumento exigiria um orifcio mais distante e mais largo dos outros. Na FOTO AO LADO vemos como a soluo tecnicamente possvel naquela poca foi simplesmente deixar a boca do orifcio mais prximo do dedo engrossando o dimetro local do tubo de madeira. Este problema, em definitiva, irresolvvel se no com algum recurso tcnico que faa em modo de adaptar artificialmente a forma da mo posio natural dos orifcios do instrumento, como a prolongar ou encurtar o tamanho dos dedos compativelmente ao projeto acstico do instrumento.

clarinete soprano em D - sistema de 12 chaves


AUTOR: annimo
/ Alemanha

POCA: meados do sculo XIX

MATERIAIS: corpo de bano; anis, chaves e molas em alpaca

Este belo exemplar mostra a evoluo das solues tecnolgicas acessrias em um clarinete cujo conceito acstico permanece o mesmo de todos aqueles anteriores s inovaes de Mller. Na FOTO AO LADO vemos os orifcios principais: evidente o dimetro quase igual de todos eles, e a distncia quase regular entre eles. As razes deste projeto acstico so ditadas simplesmente pela forma da mo do interprete, e no por questes

acsticas. Toquei pessoalmente este clarinete. Manter a afinao simplesmente impossvel se tocado como qualquer clarinete moderno: por vezes a nota emitida desafinada por baixo, outras vezes por cima da frequncia exata. necessria uma compensao no dedilhado (como por exemplo acontece na emisso do F nas flautas doces barrocas) alm de uma compensao na presso da palheta. Cada nota exige do interprete uma "asset" nico que ele ter de memorizar, entre dedilhado e presso do lbio. Somente longos anos de treinamento prepararo o interprete para tocar este clarinete sem desafinar. Note-se tambm na FOTO AO LADO o orifcio do dedo mindinho da mo direita, ainda obtido com uma "chamin" de madeira (como no clarinete acima apresentado) para aproxim-lo ao dedo do interprete. INOVAES: 1) na FOTO AO LADO, as chaves feitas de alpaca (liga de metal mais rgido e indeformvel que o lato) ainda os eixo so de feitos por uma barra do mesmo metal ainda as molas - do mesmo material que as chaves - so parafusadas s prprias chaves. 2) na FOTO AO LADO, as colunetas so de metal parafusadas no corpo, no mais de madeira.

3) na FOTO AO LADO, a disposio, agora definitiva, desta dupla de chaves. Todos os clarinetes a partir de agora tero esta dupla assim posicionada, mesmo que em seguida tenham sido "automatizadas" (opo que permite com um nico movimento abrir as duas chaves ao mesmo tempo atravs do cruzamento das hastes - falarei sobre isto no clarinete seguinte).

4) na FOTO AO LADO, chave de registro invertida (evita a obturao do orifcio por causa do acmulo de gua no fundo do interior do tubo. O orifcio aberto na parte superior do tubo, e no mais na parte inferior, aonde ha o escorrimento por gravidade da gua. a gua se cria no interior do tubo pela condensao do ar impedido no interior do instrumento pelo assoprar do msico)

5) na FOTO AO LADO, a inveno mais importante: a SAPATILHA. Com este recurso foi possvel solucionar o problema do vazamento de ar pelos orifcios, e produzir assim um clarinete com 12 chaves. Falarei em detalhes desta genial inveno na apresentao do seguinte clarinete.

clarinete requinta em Mib - sistema Mller / 13 chaves


AUTOR: Gautrot Ain - Brevet / Paris / smbolo do fabricante com
ncora e letras 'G' e 'A' inseridos em moldura oval (marcado na campana)

POCA: 1875-1877 MATERIAIS: corpo de bano; anis e chaves em alpaca (liga de


cobre, prata, zinco, nquel, entre outros); molas de ao

BOQUILHA: original de bano

Em 1809-10 nasce o clarinete de 13 chaves, obra revolucionria de Iwan Mller (1786-1854), o maior salto evolutivo deste instrumento e base propelente de toda evoluo sucessiva. Mller teve no uma, mas duas idias geniais: A primeira comeou a solucionar o problema da relao fsica conflitual entre a mo do interprete e o projeto acstico do clarinete. A segunda foi o invento de uma tipo de conjunto chave/sapatilha que resolvesse o problema dos vazamentos em clarinetes com muitas chaves. A soluo do primeiro problema possibilitou colocar os orifcios em posio mais natural, proporcionando uma entonao mais precisa em mais de um registro. Isto facilitou em uma s vez o dedilhado - no precisando mais esticar exageradamente os dedos das mos - e a embocadura - no precisando mais compensar exageradamente os erros de entonao do instrumento. Na FOTO AO LADO podemos observar como o dedo mindinho da mo direita foi "prolongado" alguns centmetros atravs de um novo tipo de chave, em posio natural ABERTA como o era o orifcio da nota grave dos instrumentos anteriores. Mller deve ter simplesmente se perguntado: porqu tinha de ser mesmo um dedo a fechar um orifcio, e no algo diferente, por exemplo uma chave? Este dilema de soluo aparentemente simples, demorou quase um sculo para ser resolvido... Este recurso foi tambm aplicado em outros instrumentos. O sistema Siccama (FOTO

ABAIXO),

inventado em

1842, conseguiu pela primeira vez afinar uma flauta em todos os registros, utilizando este particular tipo de chave que permitiu colocar os orifcios em posio acusticamente perfeita.

O segundo problema, a vedao perfeita dos orifcios para aumentar o nmero de chaves sem prejudicar a coluna de ar do instrumento, exigiu uma soluo um pouco mais complexa: Mller inventou a Sapatilha. A sapatilha trabalha com o conceito do COLCHO DE AR: ao apertar uma bexiga, como o ar interno no tem para onde ir pressiona as paredes internas da bexiga na tentativa de encontrar um novo equilbrio com a consequente modificao da forma da bexiga. A sapatilha de Mller, ao ser pressionada pela chave contra os aros do orifcio, preenche o espao em sua volta moldando-se forma do aro, vedando-o com perfeio. Para construir esta sapatilha pegou um material impermevel muito fino e macio(primeiramente couro, depois intestinos de animal), o encheu de feltro de l bem macio, e amarrou a extremidade formando uma "bolinha", como uma pequena bexiga. Para que a chave pudesse conter esta bolinha, Mller modificou-a moldando a extremidade que ir apertar a sapatilha na forma de meia-esfera. Nasce assim o COPINHO moderno das chaves. Esta forma arredondada primordial chamada de saltspoon keyhead (cabea de chave "colher de sal"), sucessivamente modificando-se levemente, diminuindo sua curvatura em consequncia da menor espessura das sapatilhas modernas at assumir a forma atual, ligeiramente arredondada ou ligeiramente cnica.

Na FOTO AO LADO vemos nosso belo clarinete com sua bela chave com saltspoon keyheadcontendo a mais bela ainda sapatilha feita sob o primeiro design de Iwan Mller. Em baixo na foto, a parte posterior da sapatilha retirada de sua chave (note-se o barbante amarrando o revestimento), e a sapatilha aberta para mostrar sua parte interna.

Na FOTO AO LADO vm-se tambm outras inovaes deste clarinete: uma guia de metal (a seta a indica) fixada ao corpo do clarinete para guiar a chave na posio exata em cima do orifcio, para evitar que ao ser acionada pelo dedo, nem sempre com fora perpendicular excurso natural da chave, se force o eixo de fixao da chave criando com o passar do tempo, um jogo. Outra melhoria o eixo com rosca (a seta a indica), permite uma fixao mais precisa da chave coluneta. Este porm pode oxidar, e eu pessoalmente ainda acho a barrinha de alpaca ou lato, o melhor sistema para fixar as chaves s colunetas. As molas das chaves j so feitas com material diferente, o ao, mais apropriado para esta funo (a seta a indica).

Outra importante inovao foi o sistema automtico de chaves mostrado na FOTO AO LADO. As chaves deste clarinete no usam ainda as molas tipo agulha presas s colunetas, invento de L. A. Buffet em 1837, mas sim ainda as mesmas molas fixadas s chaves usadas no inteiro instrumento. Este recurso ser usado em seguida em TODOS os clarinetes, independentemente do sistema ser Albert, Bohem ou hler.

clarinete soprano em La - sistema Albert / 12 chaves, 2 aneis


AUTOR: Ferdinand Roth - Milano
/ simbolo da lira em cima / smbolo da estrela em baixo (marcado na campna, no barrilete e nos corpos superior e inferior) - Ferdinand Roth nasceu em 1815 em Adorf, na Alemanha, e morreu em 1898 em Milo, na Itlia. Fundou a PREMIATA FABBRICA em Milo. Ente vrios de seus feitos em campo musical, fabricou os trompetes para a opera Aida sob as instrues pessoais de Verdi.

POCA: final do sculo XIX MATERIAIS: corpo de bano; anis e chaves em alpaca (liga de
cobre, prata, zinco, nquel, entre outros) banhadas em nquel; molas de ao em sua maioria fixadas s chaves, em outros casos fixadas nas colunetas.

(texto em breve)

clarinete soprano em Sib - sistema Bohem / 17 chaves, 6 aneis


AUTOR: Buffet Crampone Cie. - A Paris
/ Brevet SGDG

DESCRIO: obra rarssima - um dos primeiros clarinetes sistema


Bohem da histria. Este exemplar foi produzido entre a dcada de '50 e '60 do sculo XIX.

BOQUILHA: original de madeira (perfeito estado), com braadeira


em metal

CARACTERSTICAS: Copinhos das chaves estilo "saltspoon".


As molas so parcialmente fixadas s colunetas, e parcialmente s chaves. Os anis foram substitudo. Provavelmente passou por um antigo restauro, no qual foram colocados trs anis de metal em trs chamins.

(texto em breve)

clarinete soprano em D - sistema Albert / 12 chaves, 2 aneis


AUTOR: Egid Glassl - Komotau / BOHMEN (Bohemia) POCA: Raro exemplar produzido no comeo do sculo XX, cuja
peculiaridade um projeto de chaves que mistura recursos de diferentes pocas.

BOQUILHA: original de madeira (bano ou palissander), com


braadeira e cobreboquilha de metal

MATERIAIS: corpo de madeira (bano ou palissander) ; anis


e chaves em alpaca (liga de cobre, prata, zinco, nquel, entre outros); molas de ao.

Este clarinete bastante peculiar a demonstrao viva que a evoluo do clarinete nunca foi linear e absolutamente coerente. Todo sistema de chaves tem suas vantagens e desvantagens, e alguns fabricantes optaram por incluir em seus instrumentos recursos de diversas origens e pocas, considerando vantajosa uma nova relao de equilbrio entre vantagem/desvantagem de cada artifcio tcnico. O exemplo mais famoso disto um clarinete produzido dela famosa fabricante Buffet Crampon em 1895, em que o corpo superior havia um chaveamento sistema Albert puro, e o corpo inferior um chaveamento Bohem com aneis sistema Albert. Hoje em dia este resultado seria considerado um instrumento Frankenstein, mas o clarinete usado atualmente no nada mais que o resultado de uma evoluo cheia de experimentaes, tentatvas e erros, idias boas e inovadoras, e muito, mas muito trabalho. Precisamos lembrar tambm que nem sempre os clarinetes modernos so melhores que os clarinetes antigos, acreditando no MITO POSITIVISTA que o novo suplanta o antigo por EVOLUO LINEAR provocado pelo forte (= "melhor") que suplanta o fraco (= "pior"): ha muitos compromissos entre custo e benefcio na indstria moderna (assim como no mercado global), que muitas vezes chega a ser verdade o contrrio, ou seja, muitos dos recursos do passado que resultaram no pice da perfeio, hoje em dia no so mais usados por causa do custo de produo o da matria prima, ou da dificuldade tcnica na reproduo em srie deste recurso. Ha sob este aspecto tambm outras questes relativas por exemplo QUALIDADE EQUANTIDADE DAS MATERIAS PRIMAS DISPONVEIS, ao conceito de OBSOLESCNCIA PROGRAMADA, STANDARTIZAO E HOMOLOGAO DA PRODUO, CONCORRNCIA DAS CORPORATIONS EM MERCADOS ABERTOS em sistema deCMBIO MANIPULADO E DIREITOS TRABALHISTAS E

NORMAS AMBIENTAIS DESIGUAIS, CONCORRNCIA DESLEAL DA RENDA FINANCEIRA EM RELAO PRODUO INDUSTRIAL, entre outras, que influem fortemente na qualidade da produo de instrumentos musicais na poca postindustrial do post-capitalismo globalizado, mas creio que no seja apropriado me delongar sobre estes aspectos neste texto. Entremos nos detalhes deste clarinete. (texto em breve)

clarinete de soprano em Sib - sistema full-Albert


AUTOR: V. Kohlert Sohne (filho de Vicenta Kohlert)
Graslitz (cidade da fbrica) Czecho-Slovakia (pas de fabricao: Checoslovquia) C (afinao em Do) 251430 (nmero de srie)

BOQUILHA: ORIGINAL, da mesma madeira do corpo (bano) POCA: comeo do sculo XX MATERIAIS: corpo de bano; anis e chaves em alpaca (liga de
cobre, prata, zinco, nquel, entre outros) banhadas em nquel; molas de ao azul tipo agulha.

RECURSOS: sistema Albert completo, proporcionando diversas


digitaes alternativas, e compensaes de afinao ao variar dos registros. Uma verdadeira obra de arte. Dois parafusos para a sincronizao das chaves. 4 roletes. Chave de registro invertida ("wraparound").

(texto em breve)

clarinete soprano em Sib - sistema full-Bohem


AUTOR: Amati - Kraslice / Chekoslovquia - nmero de srie 16352 POCA: produzido entre 1945 e 1948 BOQUILHA: original de madeira (bano ou palissander), com
braadeira e cobreboquilha de metal

MATERIAIS: corpo de madeira (bano); campana e barrilete de hardrubber; anis e chaves em alpaca (liga de cobre, prata, zinco, nquel, entre outros) banhadas em nquel; molas de ao azul.

(texto em breve)

clarinete soprano em Sib - sistema hler


AUTOR: "original G. Rudolf Uebel" / made in Germany - nmero de
srie 5034 Gerhard Rudolf Uebel (1915-1991) era membro da lendria famlia de lhutiers em atividade desde 1878. Arthur Uebel foi um dos nicos trs discpulos de Oskar hler (1858-1936), o pai deste inovador sistema de chaves.

POCA: produzido na dcada de '40 do sculo XX BOQUILHA: original de madeira (bano) - no acompanha braadeira
j que na Alemanha ainda usa-se o barbante para segurar a palheta.

MATERIAIS: corpo de madeira (bano); anis e chaves em


alpaca banhadas em prata; molas de ao azul.

RECURSOS: 5 parafusos de regulagem da sincronia das chaves;


roletes nas chaves acionadas pelos dedos mindinhos; chave na campana.

(texto em breve)
O sistema hler permite a execuo da escala cromtica em degraus de QUARTOS DE TOM, e mantm a afinao perfeita em todos os registros graas a immeros sistemas automticos de compensao (17 chaves e 6 aneis somente sincronizam 28 orifcios). Trata-se de um dos melhores e mais completos sistemas de chaves j inventados.

CLARINETE ALTO

Sapatilhamento para Clarinetes de Madeira Sapatilhamento para clarinetes de madeira (bano, grenadilla, rosewood, etc) Esta na hora de um completo recondicionamento de seu clarinete? Se assim for, oferecemos o servio de reviso adequado para voc. Luthier especializado em clarinetes de madeira.

Para ns , revisar um clarinete mais do que simplesmente substituir todos as sapatilhas. Ns acreditamos que as revises so como uma chance para o msico em obter o melhor desempenho absoluto de seu clarinete. Isso inclui corrigir imperfeies de fbrica, desgastes, remontagem do mecanismo com regulagens personalizadas e uso apenas de materiais selecionados de qualidade superior para obter o desempenho mximo de seu clarinete! Traga seu clarinete para uma avaliao. Diagnstico completo do estado do instrumento Usamos materiais importados dos EUA e da Europa Cortias naturais portuguesas Sapatilhas originais padro Buffet Crampon, Selmer Paris, Yamaha, etc Sapatilhas de pele dupla de Baudruche importadas servios que sero executados: Desmontagem completa e inspeo de seu instrumento. Substituio de todos as sapatilhas Substituio das cortias e calos e feltros das chaves se necessrios . Limpeza dos orifcios de tom Limpeza dos eixos Alinhamento das chaves e copos. Limpeza das junoes e lubrificao da madeira (clarinetes de madeira). Polimento das chaves e corpo. Limpeza, polimento e tratamento com produtos anti ferrugem em todos os parafusos, pivs e molas. Remontagem, adaptao e testes para garantir que seu instrumento funciona como deveria. Lubrificao de todo mecanismo com leos importados Higienizao do estojo
Nosso atelier est localizado na cidade de Campinas-SPLocal de fcil acesso, ao lado da Rod Anhanguera SERVIOS ESPECIAIS DIFERENCIADOS: Instalamos sapatilhas personalizadas de pele tripla de Baudruche, GoreTex, de couro, de pelica, de couro de canguru, de cortia, Straubinger, Valentino, etc)Consulte custos adicionais.

Depsito bancrio Mercado Pago Combinar SEDEX com seguro Como posso ter um oramento? Resposta: Envie uma descrio detalhada de seu instrumento (marca, modelo, ano fabricao, nr srie, etc) e fotos para uma avaliao preliminar e previso de custos. Como envio meu instrumento para realizar os servios? Resposta: Opo A) Voc pode trazer pessoalmente seu instrumento at o ATELIER DO CLARINETE que est localizado em Campinas-SP. Opo B) Temos disponibilidade de retirar e entregar na Regio Metropolitana de Campinas, Limeira e Piracicaba, e podemos ocasionalmente retirar e entregar para clientes residentes nas regies de Poos de Caldas-MG e Baixada Santista. Opo C) Envio e retorno pelos Correios por SEDEX ou PAC que dever ser pago pelo cliente. Qual o prazo para os reparos em meu instrumento? Resposta: Depende dos servios necessrios. Normalmente o sapatilhamento completo feito em 4 a 7 dias ou menos pois depende de outros fatores, tais como hidratao da madeira por exemplo que pode demorar caso no tenha sido feita anteriormente com regularidade. Notas sobre as perguntas Frequentes: Se houver alguma dvida entre em contato conosco e teremos imenso prazer em auxiliar. Prazo de Garantia: 01 ano para sapatilhamentos completos (caso sejam observados os cuidados necessrios de manuteno diria) Destaque das Condies: Caso apresente algum problema mesmo fora do perodo de garantia entre em contato e procuraremos uma forma de solucionar, nossos clientes no ficaro desamparados por meros detalhes de datas. Tambm sou msico clarinetista a 30 anos e sei que das dificuldades para conseguir reparos urgentes.

Localizao
Campinas, SP Nova Aparecida

S-ar putea să vă placă și