Sunteți pe pagina 1din 2

Canibalizao Em marketing, Canibalizao o resultado da introduo de um novo produto que tomar parte do mercado de um produto j existente do mesmo fabricante/marca.

. uitos discordam da estratgia alegando que desvia o foco dos objetivos, outros acreditam que se bem planejada pode alongar o ciclo de vida para muitas marcas. ! duas ra"#es que levam a prtica da canibali"ao$ manter%se a frente da concorr&ncia lanando novos produtos/servios e impedir a queda nas vendas. 'itando um mau exemplo de percepo de mercado, temos a (odak que levou tempo para entrar no mercado de c)meras digitais abrindo forte mercado para a concorr&ncia. *uantas marcas no surgiram nesta poca+ *uais foram os preju,"os para a (odak+ !oje, qual a marca da sua c)mera digital+ E o que isso tem a ver com e-commerce? -o.nes e ui, ensinam$ Construa um e-business que roube clientes de seu negcio atual pra conquistar fidelidade marca, alcanar novos mercados ou obter massa crtica. /ma atitude bem comum no mundo offline, que no impede de vir a ser presente no mundo online daqui a alguns anos. 0 idia que se voc& no tirar proveito da internet agora, seu neg1cio sofrer depois. 2 conceito de canibali"ao buscar novas vendas e novas opera#es afastando um antigo modelo de neg1cio que no seja capa" de competir com o mercado em constante mudanas. -e acordo com este conceito, identificando este momento de inovao, boa parte das grandes e pequenas empresas j migraram e esto migrando suas lojas f,sicas para o comrcio eletr3nico. as qual ser o custo desta migrao para os pontos de venda+ 0credita%se que parte dos lucros do mundo off partir para o mundo virtual, mas vale salientar que muitos consumidores utili"am o site para se atuali"ar das novidades e preos, podendo decidir comprar atravs da internet ou ir at uma loja. 4 existem cross de mtricas que fa"em uma relao entre o n5mero de visitas ao site versus o n5mero de produtos vendidos em lojas f,sicas. 6egundo '7ris 0nderson, alguns clientes querem ir s lojas. utros preferem comprar online. !inda outros gostam de fa"er pesquisas online, e depois comprar nas lojas. # tamb$m %& os que percorrem as lojas e depois compram online. 'ns s(o apressados, outros podem esperar .

'ertamente, o surgimento da loja virtual gerou e ainda gera uma competio muito 8sutil9 entre lojas f,sicas :vrias; e loja virtual :5nica;. 2 fato que a loja virtual no veio para competir com a loja f,sica, embora algumas lojas virtuais j ocupem a <= posio no ranking das lojas dos grandes varejos, ultrapassando grandes centros, como o caso do aga"ine >ui"a que tem como n5mero um a sua loja virtual. E como no competir com um canal totalmente interativo, c7eio de promo#es, em vasto crescimento, com baixos custos e repleto de 8truques9+ 6er que o e%commerce vai canibali"ar o tradicional ponto de venda+ Em alguns anos teremos a resposta.

S-ar putea să vă placă și