Sunteți pe pagina 1din 3

Algarismos significativos e operaes O que so os algarismos significativos?

Vamos supor que estejamos realizando uma medio qualquer, como por exemplo, a determinao do comprimento de uma barra metlica, utilizando uma rgua graduada (com preciso) em centmetros, isto , a menor diviso da rgua de 1 cm, conforme mostra a Figura 2.

Ao tentarmos expressar o resultado desta medio, isto , a medida, percebemos que ela deve estar compreendida entre 13 cm e 14 cm. Como a menor diviso da escala da rgua de 1 cm (preciso), fica difcil ou impossvel a determinao exata do nmero de milmetros que excedem a 13 cm no comprimento da barra. Podemos, no entanto, realizar uma estimativa afirmando que o comprimento da barra de, aproximadamente, 13,6 cm. Convm notar que no teria sentido algum tentar obter mais um algarismo (milsimo de milmetro) para esta medida, pois j no temos certeza alguma deste 6 (dcimos de milmetro) que foi estimado (avaliado). Nesta medida, o primeiro e o segundo algarismos (o 1 e o 3) so os algarismos corretos da medida e o terceiro (o 6) o avaliado, chamado duvidoso. O conjunto desses algarismos, os corretos mais o duvidoso, so os algarismos significativos desta medida.

Quais so os algarismos significativos de uma medida? Nem todos os algarismos que compem uma medida so significativos, como veremos a seguir. Por isso, convm notar e ressaltar o que segue. 1. algarismo duvidoso que aparece na indicao do resultado de uma medio tambm, como j foi dito, significativo.

ATENO!
Os algarismos significativos de uma medida so todos os algarismos corretos (exatos) desta medida juntamente com o primeiro algarismo duvidoso (avaliado).

2. Os zeros entre dois algarismos significativos so significativos. Ex.: 190,07 kg medida com cinco algarismos significativos. 3. Os zeros esquerda de um algarismo significativo no so significativos. Ex.: 0,017 s medida com dois algarismos significativos (o 1 e o 7). 4. Os zeros direita de um algarismo significativo so significativos. Ex.: 340,0 cm medida com quatro algarismos significativos. Operaes com algarismos significativos Nas operaes matemticas (adio, subtrao, multiplicao e diviso) envolvendo algarismos significativos, convm saber o que segue. 1) Na adio e na subtrao de algarismos significativos, o resultado deve conter o mesmo nmero de casas decimais que a parcela com o menor nmero de casas decimais (parcela mais pobre). Para isto, procede-se a adio ou subtrao das parcelas, arredondando-se o resultado para conter o mesmo nmero de decimais que a parcela mais pobre de casas decimais.

na multiplicao e na diviso de algarismos significativos, o resultado da multiplicao (o produto) ou o resultado da diviso (o quociente) no pode conter um nmero maior de algarismos significativos do que a parcela que tiver o menor nmero de algarismos significativos. Exemplos:

2)

Obs.: Nos dois exemplos apresentados, o menor nmero de algarismos significativos das parcelas igual a 3, logo, respectivamente o produto ou o quociente das expresses devem conter tambm trs algarismos significativos. 3) Na multiplicao e na diviso por um nmero exato, o resultado dever conter tantos algarismos significativos quanto a medida envolvida. Exemplos:

Exerccios

S-ar putea să vă placă și