Sunteți pe pagina 1din 13

Andreia Azevedo Moreira a DAR PALAVRAS na Rua desde Maro de 2013

Cada homem o que quer


(Semana 33 e - 4 a 13 de Novembro de 2013 )

Tenho frieiras, no pinto. O sangue nota-se na tela. O leo fende-se como as mos. Tomo banho, agora. O necessrio: sabonete, champ, roupa limpa. Importante no descuidar o asseio. Quando deixa de ser relevante porque estou perdido. Quando no posso pintar, o tempo empastela. As horas esticam, o sol demora a pr-se. Respirar. Dormir. Comer. Dias h em que o dinheiro curto e no compro material, nem Pancas. Os pincis apropriados e as tintas certas roubam-me boca. Alterno entre o alimento de que o corpo precisa e o outro, que nutre o esprito. Equilbrio precrio. As vontades colidem; j ro cabos aos pincis e provei diluente. Magoa que no me olhem para os quadros. Passam acelerados, desprezando as cores. H dias, inventei uma. Nunca a vi antes e conheo bem os matizes. Dei-lhe um nome: Ver. Entre o verde e o vermelho, todavia, nem um nem outro, to-pouco outra cor qualquer. O meu legado. Divertido pensar que a deixo ao mundo, quando o mundo me despreza. Dava-me jeito vender alguns quadros. Viver da arte. O que me convm, pouco interessa aos demais. Maldito frio. O sangue mais espesso nas veias, cada articulao di ao mexer. O que me apaixona retratar a minha Rua. Monocromtica. Derramou-se o balde divino de tinta cinzenta. Todos os dias encontro novo detalhe. Acrescento cores. H diferenas entre o que as coisas so e como as percepciono. Acho que ningum sabe o que a verdade. O que nos chega no o que foi emitido. Interferncias minsculas, inevitveis. O que me encanta na Rua? Prdios com andares sobejando; veculos mal estacionados; calada portuguesa coberta de dejectos de co; escarros humanos; transeuntes que no me encaram e a Rua mais bonita que conheo. Cheira a tubos de escape, a pltanos, a velocidade. A minha tosse deve ser alrgica. Desconheo se aos plenes, ao monxido de carbono, ou humidade. Pintei o Alergia. Ningum o comprou. Como ningum me compra os restantes em filas que so expectativa. um nariz com muco de pulmes infectados. Nojento, admito. Ficou para a minha coleco particular que se compe de tudo o que j criei. Quando se demoram, observam pelo canto do olho para que no os interpele. O que me permite sobreviver no me d gozo. Sou especialista em inutilidades. Quem me contrata no necessitaria de mim, fossem outras as circunstncias.

1-13

Andreia Azevedo Moreira a DAR PALAVRAS na Rua desde Maro de 2013

A primeira vez que o vi, estava debruado sobre um muro baixo. No identifiquei o que fazia, apenas as costas curvadas e o corrupio dos movimentos. O autocarro avanou revelando-me pincis, tubos de tinta, telas, paletas e sacos de onde retirava mais objectos. Interrompia-se para olhar o cu. Ajustava a posio do corpo de acordo com o ngulo em que a luz incidia no plano. A paleta era uma misturada horrorosa. Afigurava-se impossvel sair dali tom que prestasse. Encantou-me o despudor. Quando trabalho, envergonho-me dos olhares de terceiros. O Pedro era generoso na forma como se expunha. Constrangia-me v-lo nu, no meio da Rua. A pintura no me arrebata. Os quadros pendurados nas paredes de nossa casa foram impulsos da Madalena em exposies. Habituei-me a que me espreitassem das paredes, mas a relao nunca deixou de ser estranheza. Os dele falam comigo e como se, se pintassem a cada passagem. Flor que de vspera no achei. Mancha no piso que se fez ao cair da noite; candeeiro apagado que se acendeu. Pensava muito nele e um dia interpelei-o. Fez pouco caso da minha presena. Nessa hora de desconsiderao observei-o minuciosa. Muito mais do que aos quadros, os quais encarei com a ignorncia habitual. Homem de porte altivo, cabelo pelos ombros, risco ao lado. Os olhos castanhos pareciam desfocados. Barba mal aparada, o nariz grande. As roupas eram adequadas altura do ano, embora parecessem sadas de um ba de roupa dos anos sessenta. A voz maravilhosa, qual locutor de rdio. Seria ouvinte a vida toda daquele timbre. Misturava tintas para usar no quadro com carrinhos coloridos que subiam uma rua de cidade, embora parecessem carros de Frmula-um. Alguma coisa o distinguia. Perdi-me naquelas peas de lata fictcias, como a personagem da Travers. A senhora o que deseja? Arrancou-me criana de outros tempos. Estou a ver. o que todos dizem. Retorquiu. Passou-me um quadro de moldura dourada, com uma flor. Senti-lhe o peso, avaliei os relevos e devolvi-lho. Questionei-o sobre o preo. 35. Continuou as pinceladas, como se no lhe tivesse falado. Estava incrdula. Pagara dez vezes mais, por um de uma finalista de Belas Artes. Como se considerava to mal? Havia mestria no trabalho. No tenho dinheiro comigo. A Senhora passe quando quiser. Intui-lhe o descrdito. Peguei no sobretudo branco que ia deixar lavandaria com a convico, que ele no tinha, de regressar.

As pessoas que caminham inspiram-me. Se as no retrato por vingana. H os que vo de cara fechada vendo sempre, nos outros, dvida irrecupervel; os que sorriem de auscultadores postos; alguns envergam culos escuros que cortam lgrimas. O brilho a descer denuncia-os; h crianas a ocultarem
2-13

Andreia Azevedo Moreira a DAR PALAVRAS na Rua desde Maro de 2013

o que as assola, com gargalhadas que se sobrepem; velhos passeiam cespessoa que lhes fazem companhia; carteiristas contam dinheiro alheio em esgares que so malcia e ingenuidade; vejo pares de mos dadas que me irritam, de to colados levam os lbios; h quem fale consigo, maxilar fundido, longe de mim e do mundo; hoje falei com uma mulher de casaco pendurado nos braos desistentes. Fingiu estar interessada no meu trabalho. Capto-lhes o nimo e verto-o nos automveis, nas ervas, nas rvores, nos candeeiros. Instantes da Rua. Cores para o pavimento, para o cu, o beto e as folhas. As janelas abrem-se, ou fecham, consoante o que lhes pressinto. No honesta a pilhagem. Sento-me durante horas. Contemplo. Estudo as naturezas dspares. Passou uma mulher, corria aflita. Batiam-lhe os sacos nas pernas. Ela tropeava e abrandava a marcha, mas no a interrompia. Eram pernas longas e bonitas, as quais desejaria seguir e outro verbo que rima com este. Nessa tarde esbocei o primeiro carro. Rascunho a grafite. As tintas vm depois. Imaginei pneu largo, borracha grosseira, cmara-de-ar possante para aguentar velocidades. Nasceram jantes luzentes, como imagino que devem ser as dos bons carros. estrutura qui-la robusta, aspecto de rasgar o ar. No me furtei ao banal: pintei-o de vermelho, desenhei-lhe o nmero quatro na porta. O primeiro de dez que criei. Todos trepando para o cu, a desdenharem do asfalto rotineiro, por no gostarem de estradas. Renegam caminhos projectados por terceiros. Pops. Pom! Pom! Entre o quarto e o quinto, descobri a minha cor. Acaso feliz. No dormi nessa noite com dores no corpo. Ouvia o barulho nocturno do trnsito; dos semforos que vo do verde ao vermelho; dos bbados que riem alto e cantam mal. Poderia acabar e legava recordao aos que no tenho. Tive uma mulher-paixo que me esqueceu. Se me esqueceu no existo. No existo no sou e amante no palavra. dor. Agulha de crochet na aorta. Pedregulho que emerge em todos os quadros que pinto. Repare-se: dez viaturas, o cu e o calhau no canto inferior esquerda. Sinto-lhe a falta. Mesmo do verdete de pedra escorregadia e das arestas em que abri os lanhos que trago na alma. No quadro da flor era cascalho em fundo. Pequenitas pedras pretas a suport-la. No do pltano carregado de pardais que falam no se v, de to enterrado entre razes. H rochedos nos olhos do co gigante que tombou. A dureza est no que fao. Nos sonhos, at, que deviam ser de algodo. Ligo-lhe. Atende e fico a ouvi-la respirar. Assente: inspira, expira. Um Tou que no descuido. Dois minutos, o suficiente. O tilintar. Depois o silncio. Uma porta em fole chia atrs de mim.

Quantos vendeu?
3-13

Andreia Azevedo Moreira a DAR PALAVRAS na Rua desde Maro de 2013

Nenhum. Nenhum? Isso. Fico-lhe com um. Lembra-se no outro dia, disse-lhe que voltava? Quando regressei, no o vi. Devo ter ido tomar banho. Sabe como As tintas Os cheiros Estou contente por reencontr-lo. Quero levar um quadro. Porqu? Agrada-me que se transformem. J no me parecem os mesmos do outro dia. E mesmo ento, enquanto os observava, animados! So os mesmos. Esto aqui os que pintei nos ltimos meses. Tinha mais. Roubaram-mos. Voltou a pegar no quadro da flor tosca e passou-mo, como se no houvesse opes. O dos carros, por exemplo. Poderia oferec-lo ao meu sobrinho. No foi assunto passvel de debate. Fosse a flor, o objectivo no era decorar paredes. So 35. Porque leva to pouco? Quer pagar mais? Seria justo. Paguei muito mais, por um de inferior qualidade. Disse-lhe o preo que me parece justo. O que pede mal d para cobrir as despesas com os materiais... Respondeu que no era da minha conta, que pagasse e lhe concedesse a calma necessria. No foi rude. Comprei-lhe o primeiro quadro. A minha relao tinha comeado a morrer e achei curioso que a flor tivesse murchado, depois de pendurada no escritrio. Passvamos horas em silncio. Se havia conversao era sobre logstica e quotidiano. Nada sobre o nosso moribundo caso de amor. O sexo era despeito. No final cada uma seguia dormindo, como se o interregno no passasse de fome, ou vontade de urinar. Era devastadora a existncia sem beijos de lngua. Conseguia quantificar o frio de que o Pedro me falara, ramos j bons amigos: o frio no meteorolgico., dizia-me no seu modo de conversar radiofnico.

4-13

Andreia Azevedo Moreira a DAR PALAVRAS na Rua desde Maro de 2013

Algum me levou um dos sacos. Distra-me quando comprava uma tosta de queijo e um sumo de pra, aqui no caf ao lado. Tempo bastante para este prejuzo... Se apanho o responsvel... Que deslealdade. Desconfio quem possa ter sido. No vou acus-lo, sem certezas. No fao telas que se assemelhem. Trata-se, portanto, de ausncia definitiva. Se apanho o ladro, desfao-o.

Ah ah ah ah. Luzes no h e fecham-se as portas. Ningum me acode. A merda do tinni d-me cabo da cabea! Porra. J no consigo ouvir o caralho das sirenes. Azul. Branco. Azul. Branco. Os pincis? To macios. Hi hi hi. Amarelos. Ah ah ah ah. Ests a olhar? Queres que te mostre os pincis menina? Vem c dar festinhas. Vem Ai, esticadinhas. As minhas preferidas. Arfa cadela. Arfa! Vais a toda lavadinha e eu sou um monte de merda, no ? Porque que atendes Ana? H? Atendes porqu, minha puta? Que que foi? Seus idiotas. Idiotas, ouvem? Esto olhar para onde, caralho? Ai a minha vidinha to importante com estes saquinhos vou para lado nenhum, cheio de pressa, mas to vazio. Vo ver! Ver? Ah ah ah. No sabem. Vo mas todos para um stio que eu c sei. Eh eh eh eh. Cala-te Pedro Isso s teu. Ningum descobre. S tu que sabes como que se faz. Como que misturas as cenas. Chiu Hlder vou-te tromba. Ficas sem o dentinho. Vais ver Ah ah ah. Descansa a velho. Os sacos? O preto, o de pano, o de supermercado. Sete, oito, treze, vinte, nove e o nmero suplementar o catorze

Quando passava perto da Rua espreitava, com esperana de o encontrar a trabalhar. Nunca me esquecia daquele lugar e procurei-o, durante as trs semanas em que tardou rev-lo. A flor era hmus. Desaparecera. O que me atormentava porque a relacionava comigo e com o presente sem vontades. Porque que me escolheu o da flor? Desculpe? Conheo-a? Est a brincar? Comprei-lhe um quadro, h um ms. A sua primeira venda, segundo me disse. J o esqueceu? Ah. Sim. Perdoe-me. Claro que me lembro de si. No me recordo dos dias a seguir Pode dizer-me? O qu?

5-13

Andreia Azevedo Moreira a DAR PALAVRAS na Rua desde Maro de 2013

Porqu aquele? Sabe que entretanto desapareceu? Est tudo preto em baixo e avermelhado, onde havia ptalas. No sei o que lhe dizer. Peguei nesse por gentileza, por ser a primeira a dispor-se a pagar pela minha arte e por ser uma senhora. Como explica a alterao na tela? Na minha memria o quadro permanece como lho entreguei. No me lixe. Vai dizer-me que no sabe que as suas pinturas se alteram? Essa Os carros j no parecem na mesma posio. O do nmero na porta estava mais abaixo, na sequncia. Garanto-lhe que uso os melhores materiais. impresso sua. Tem medido a tenso? Anda a tomar alguma coisa que lhe altere os sentidos? Era o que mais faltava. No sei qual o truque, mas est a pr-me maluca. Acalme-se. O que que tenho a ver com o que me conta? A senhora armouse em boazinha apreciadora de pintura e comprou-me um quadro, tendo aceitado, sem argumentar, aquele que lhe passei. Teve inteno de me transmitir alguma coisa. Ser gentil. Uma flor para uma flor. O lugar-comum, no conhece? No me chateie. Tenho muito que fazer. Vai mudar o tempo e sero horas, se no mesmo dias, sem poder criar. Desaparea. Desculpe. Ando enervada. Deixe-me voltar outro dia, por favor, para conversarmos. Sou pouco amigo de conversas. Toda a gente gosta de conversar. Quem que se julga para falar por toda a gente? Eu no aprecio. Aviso-a que no volte para isso, a no ser que queira comprar. Volto outro dia, para conversarmos. O Pedro bufou e no respondeu. Deitou-se sobre o cotovelo direito, enquanto a outra mo se concentrava na paisagem urbana.

O estmago no se compadece. Grita-me que v comer. No penso noutro assunto. Carrego os sacos enquanto vagueio. Posso querer dar um retoque, ou alterar algum pormenor. Como no lhes dou tempo, nem espao suficientes para secarem, alguns colam-se ao da frente e o resultado tanto me pode arrebatar, como ser desastroso. Inconcebvel deix-los para trs.
6-13

Andreia Azevedo Moreira a DAR PALAVRAS na Rua desde Maro de 2013

Inclusive aos que no prestam. No sei como comeou. No encontrava rumo, debrucei-me para carris em inmeras gares, at que uma tela que me custou 1,5 numa loja de bagatelas, adquirida sem motivo aparente, me devolveu determinao ao acordar. No dia seguinte tinha um objectivo: arranjar os restantes materiais. No sabia o que usar na tela. A primeira papelaria que encontrei tinha uma caixa de madeira na montra, revelandome uns Van Gogh coloridos. Para os pincis solicitei a ajuda do empregado que, no tendo sido simptico, soube ser profissional. Deu-me as dicas essenciais. Recomendou-me bibliografia que nunca adquiri. Quando tinha tudo o que precisava para pintar, deparei-me com novas dificuldades: como e o que pintar? O como era aterrador. Iria desperdiar material e saber-me incapaz para criar algo que prestasse. Passei a primeira manh imvel, com o material espalhado minha frente, encandeado de medo. Olhava para as mos desconhecendo a qual recorrer. Avaliei os pincis, acariciei-os, inspirei o leo de linho Como estaria aquela paleta intocada horas mais tarde? Ensaiei pinceladas. Nada demovia o pavor. A noite caiu e no produzi um risco. Deitei-me frustrado, enraivecido com a cobardia. Haveria de conseguir passar as ideias que tinha para aquelas superfcies, que me aguardavam intocadas. Havia que correr riscos. Para chegar a qualquer resultado tinha de me aventurar a fazer asneiras, mesmo que significasse no poder alimentarme, no tomar banho, nem arranjar Pancas. Estava disposto a passar por essas dificuldades. A pintura desviara-me da queda. Conservei a primeira tela. Acompanhar-me- como trofu da evoluo. Era grosseiro, inexperiente, ingnuo. Ridculo. Amlgama de cores sem sentido. No me envergonha. Quando somos pequenos no sabemos ler, nem escrever. Ensinam-nos as vogais, as consoantes e a junt-las. Orientam-nos pelos sons, pelos significados e eis que um dia h um mundo novo que se nos oferece pelas palavras. Foi o que vivi com a pintura, Universo ao qual aprendi sozinho a juntar cor, smbolos, movimento. Lugares em que me perco. Quando trabalho, evado-me. Gosto de lhe chamar liberdade.

Ol. Como est? Tem pintado?

No obtive resposta. Tentei a conversa mas no me deu sada. Sentei-me perto dele a observ-lo. Estava a ser intrusiva. Fosse comigo e j teria ripostado, ou virado costas, mas o tratamento que ele me aplicava era pior. Agia como se eu no estivesse ali. Era a sua nica cliente, como se dava ao luxo de me destratar? Assim estivemos mais de um par de horas. Dedicava7-13

Andreia Azevedo Moreira a DAR PALAVRAS na Rua desde Maro de 2013

se a um desenho indefinido. No arredei p. Estava encantada. No tinha vontade de voltar para casa e tambm por isso me demorava, como podia. Muito infeliz. O Pedro juntava tinta, escurecia o que me pareciam pedras, enquanto eu chorava, lamentando o que no dizia Madalena. Partilhava com aquele estranho o que no confidenciava aos meus amigos mais queridos. Dei por mim, um fim de tarde, com vontade de o agarrar. H anos que no estava com um homem. medida que desabafava, maior a vontade de lhe tirar a roupa, encost-lo porta daquele prdio e us-lo. Antes da Mada mudava de namorado todos os meses. Desacerto que no estava relacionado com a maneira de ser deles, ou de me amarem. Ao conhec-la melhor entendi, que at ento me escapara o Amor. O presente era outro, sentia desnorte inenarrvel e aquela pessoa tinha vindo reavivar todas as dvidas que me atormentavam nos ltimos meses. Maldita flor. Ao entrar em casa vi que a Madalena estava a ler. No ergueu a cabea. Uns tempos antes no s se teria levantado, como me teria enchido de beijos. Foi uma sorte o esforo com que ergueu o sobrolho e disse: Ento?

Ento. Ao que chegmos.

Contei-lhe a origem do quadro apesar do desinteresse, que me agrediu. Falei-lhe do artista e da vontade que tive, depois de passar tanto tempo com ele. Limitou-se a encolher os ombros e a esclarecer que ramos livres. No estava preocupada. Ou porque me achasse incapaz do desvario, ou porque se tratava de assunto que j no queria seu. A angstia alimentava-se-me da garganta. A almofada no me serenava. A situao tornava-se incomportvel. No conseguia agir. Parecia-me injusto que ela no o fizesse j que partira dela o afastamento. Dia 13 de Fevereiro, Sexta-feira, chegou a casa diferente. No me deu explicaes, no mentiu, recusou-se a dizer-me o que se passava apesar das splicas que multipliquei pelos dias e permanecemos estranhas, enquanto o permiti. Era doloroso. Menos, no entanto, que um afastamento fsico definitivo. Talvez se lhe desse espao e tempo voltasse a si. A ns. No aconteceu. A minha autoestima envenenava-se de questes, cime e temores. A voz nunca firme. Interpelava-a com medo, como se qualquer atitude pudesse despoletar a sua partida, a qual me julgava incapaz para suportar. Qual das duas pior? Ela e o seu silncio egosta, ou eu vitimizandome inerte. Fiz nada, para tentar esclarecer a questo. A maioria busca o motivo. Revista bolsos, l mensagens, fareja essncias. No fui maioria. Propunha-me sobreviver crueza daquela indiferena, esperando que o
8-13

Andreia Azevedo Moreira a DAR PALAVRAS na Rua desde Maro de 2013

pesadelo acabasse por si. Saa para o emprego, ao fim do dia procurava o Pedro, adiando o regresso para cada vez mais tarde. Impunha limite ao masoquismo, enquanto tentava curar o desamor em que voluntariamente me enterrara. Inmeros solilquios depois, j perdida a esperana no retorno, o Pedro interveio.

No sou exemplo. Tambm vivo das migalhas da ateno alheia. Mas ouvindo-a percebo que isso que vive solido maior do que a minha. Porque no vira costas?

No consigo. Amo-a. No concebo estar longe.

No sente falta de ar? A angstia mata. Um momento apenas e esse n na garganta passa-lhe para o corao, depois para as mos, ou para os ps e quando der por si est a bater com um cano frio no cu-da-boca, ou a atravessar fora da passadeira numa rua movimentada. Ningum lhe merece isso. Embora no seja exemplo, tenho descoberto mais em mim, s, que nos anos todos em que me alimentei dos outros. Eis o que faz. Pe nos ombros da sua companheira a responsabilidade pelo seu bem-estar. No h fardo maior, ou injustia, para algum que afirmamos amar. Ela j no lhe pode dar amor. O que pretende? Piedade? Conseguir viver disso? No desista do sentimento maior. Tenha juzo. Pegue nos seus haveres e faa-se vida.

A sua entoao desobscureceu-me as iluses e o facto de estar a apagar dias do calendrio. Quis comprar-lhe outra obra, em jeito de agradecimento. No consentiu.

Volte noutro dia. Hoje no vendo. Fique-se com o que lhe disse se lhe servir, ou livre-se das minhas palavras, se conseguir. Noutro dia traga 35. No alterarei o valor.

Nessa noite no aguardei que levantasse os olhos do que estava a fazer, pois no era importante que participasse do meu acto. Ela que se envergonhasse da hipocrisia que lhe servia de pele. Para mim chegara ao fim o domnio. O amor no pode saber a grades, nem a pnico. H muito que o que sentia por
9-13

Andreia Azevedo Moreira a DAR PALAVRAS na Rua desde Maro de 2013

ela, era de ndole diferente. A segurana com que me atacava, h meses, deu lugar a desconcertante pranto. Outrora seria a reaco desejada. Naquela hora constrangia-me a falta de carcter. Destratara-me; irritava-a a carncia com que a abordava; o meu odor nauseava-a; o sexo comigo dava-lhe sono e data:

Meu amor para aqui. No nos precipitemos para ali. Tens outra pessoa?

Vontade de rir.

No estpida. Tu que tens. Quis dizer.

Percebi que no relevante que no gostes de mim, desde que eu goste.

Ela:

No te contei para no te magoar. Quis evitar precipitaes.

Agradeci-lhe irnica o altrusmo e os dias estupendos passados sob a sua clemncia.

Vai-te foder. Acabamos aqui.

Arrumei o pouco que tinha levado para aquela casa e no prprio dia parti.

Vais para onde? No leves tudo. Acalma-te.

No estava nervosa.

O cheiro nas mos massacra. Todas as noites me limpo, como consigo, da criao do dia. Seria difcil a algum privar comigo. Aquela mulher no se
10-13

Andreia Azevedo Moreira a DAR PALAVRAS na Rua desde Maro de 2013

importa. A cada encontro se afoita mais. Incomoda-me tanta proximidade. H uns dias tocou-me no cabelo. Gesto desagradvel. Repeli-a com brusquido e no o repetiu.

Pousei-lhe a mo no pescoo. Colocou a sua por cima, agarrou-me o indicador acariciando-o e devolveu-ma cuidadosamente ao colo. Prosseguiu pintando, como que ignorante quanto ao que sucedera. Era-me benfica a sua presena. Perto dele o silncio no era vazio que tivesse de preencher. Dava-me um grande gozo pensar, que as pessoas da minha vida desconheciam a importncia daquele homem em mim. Aluguei uma casa pequena, por mobilar, na cidade. Afastei-me dos arredores e das recordaes. Todos os quinze dias comprava um quadro e rapidamente as paredes brancas deram lugar a mosaico criativo por Pedro H.L. Perodos de tempo houve em que desapareceu. No havia maneira de o localizar. Quando o reencontrava alegava, amide, no se recordar dos dias anteriores e que tinha andado a colorir outras paragens. Falso. A cada desaparecimento a coleco mantinha-se inalterada. Apenas nos tempos em que o seu paradeiro me era conhecido novos quadros se revelavam. No fazia questo que ele percebesse que no acreditava nas suas mentiras. No temos de saber tudo sobre quem gostamos. Aprendera-o com ele.

Porque no usas o dinheiro tambm em roupa?

A que tenho cumpre a funo.

Tens-te alimentado?

Pareo-te magro?

Preocupaes destas iam-me minando o pensamento, no descomprometido quanto antes. No era retribuda na domesticidade.

to

Queres ficar l em casa?

11-13

Andreia Azevedo Moreira a DAR PALAVRAS na Rua desde Maro de 2013

No.

A posse. Quando se d por ela j deu cabo da relao mais slida, quanto mais uma construda de encontros fortuitos no meio da Rua. Nunca embarcou no entusiasmo.

Paraleleppedos. Justos na sua irregularidade. Partculas que brilham. Uma formiga segue entre beatas, com migalhas nas tenazes. Perco-a perto do olho. Passo a mo pelo frio da calada. Encosto mais o ouvido e sinto o tremor que o trnsito causa. A perna esquerda ergue-se para seguir caminho sozinha. No gosta do frio. Do desconsolo. A cara colou-se pedra que a morde. A saliva no minha, extravasa em poa de fuga ao que sou. O flego esparso mas teimoso. No desisti. Impondervel f-lo por mim. Lamento. Havia, ainda,

O que o afastou? Dedicava-me a tentar resolver-lhe a situao profissional. Persegui vrias pessoas para que me concedessem reunies e quando consegui uma exposio com destaque e direito a vendas pelo preo justo, desapareceu. Fez cinco anos. Procuro-o, ainda. O seu talento foi reconhecido, porque o levei aos entendidos, sem o levar de facto. Tivessem-no visto e jamais teriam credibilizado o meu pedido. Entendo-o, no sem revolta. A minha vida melhorou depois dele. Os meus sentimentos ficaram como as paredes alegres l de casa e os olhos, com que me dou ao mundo, vem melhor. Recordo um homem agreste, ressentido, mentiroso, que fedia e me ensinou a ver a beleza, mesmo quando a paisagem negrume. Tenho saudades dele. Lamento nunca ter tido o desprendimento de lhe beijar os olhos desfocados.

- Que cheiro.

- Bora. Estamos atrasados.

- Espera. Est aqui algum.

- So sacos. Depois da hora no nos deixam entrar.


12-13

Andreia Azevedo Moreira a DAR PALAVRAS na Rua desde Maro de 2013

- Cala-te. No ests a ver? Ps. Cabelo. Boa noite. O senhor est bem? Caiu?

- Deixa-o estar, p. Deve estar com a narsa

- Ena Tantos quadros. Repara. Aqueles olhos Isabel

- A pea comea daqui a cinco minutos. Vamos.

- No ser melhor chamarmos a polcia? Se est morto?

- Oh. Pancas, mas . Olha.

- Ok. Vamos mas no corras! Os saltos enfiam-se no passeio.

(Gargalhadas.)

Andreia Azevedo Moreira


(Criado em Abril de 2012. ltima reviso em Novembro de 2013.)

OBRIGADA POR ME LERES.

DAR PALAVRAS - www.facebook.com/andreia.azevedo.moreira


13-13

S-ar putea să vă placă și