Sunteți pe pagina 1din 16

56

Odilanei Morais dos Santos Jos Augusto Veiga da Costa Marques Paula Danyelle Almeida da Silva

O CUSTO DE ABANDONO NAS EMPRESAS PETROLFERAS*


THE COST OF ABANDONMENT IN OIL INDUSTRIES
ODILANEI MORAIS DOS SANTOS Mestrando em Cincias Contbeis da Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro RJ E-mail: odilaneisantos@terra.com.br JOS AUGUSTO VEIGA DA COSTA MARQUES Professor Doutor da Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro RJ E-mail: joselaura@uol.com.br PAULA DANYELLE ALMEIDA DA SILVA Mestranda em Cincias Contbeis da Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro RJ E-mail: pauladanyelle@terra.com.br

RESUMO
As atividades petrolferas so tipicamente de alto risco e, conseqentemente, de altos prmios, quando do sucesso do esforo exploratrio. Nesse contexto, o custo de abandono um componente fundamental em qualquer anlise de viabilidade econmica de projetos de explorao e produo de leo e gs. Tais custos so extremamente elevados e chegam a exceder, em alguns casos, aos investimentos incorridos para a construo da infraestrutura e instalao dos equipamentos necessrios produo. O objetivo deste estudo investigar o arcabouo terico e normativo do reconhecimento contbil do custo de abandono na contabilidade das empresas petrolferas, contribuindo para o entendimento adequado das informaes contbeis dessas empresas. Para tanto, desenvolveu-se um estudo exploratrio-descritivo das normas contbeis aplicveis ao custo de abandono nas empresas petrolferas. As estimativas do custo de abandono devem ser consideradas como parte dos custos capitalizados do ativo (poos, equipamentos e instalaes), tendo como contrapartida no passivo, o valor correspondente s obrigaes futuras do desmantelamento, remoo e restaurao dos campos petrolferos. Tal prtica foi implementada pelo SFAS 143 para dar uniformidade s informaes divulgadas pelas empresas do setor, ante a diversidade de prticas anteriormente existentes. Palavras-chave: Custo de Abandono; E&P; Contabilidade de leo e Gs; SFAS 143.

ABSTRACT
Oil industry activities are typically hazardous. When exploratory investments succeed, great rewards are achieved. Therefore, abandonment cost is an essential component that must be contemplated in any economic feasibility analysis of oil and gas exploration and production projects. Such costs are extremely high and in some cases they can exceed the investments to build infrastructure and install equipments necessary for production. The main goal of this study is to investigate both the theoretical framework and the existing standards used by oil companies to recognize abandonment costs in their books in order to give a proper understanding on the accounting information produced by these companies. Abandonment costs valuation must be taken into consideration as part of the capitalized cost of assets (oil wells, equipments and facilities) giving rise to a liability account conveying the amount related to future obligations of dismantlement, removal and restoration of oil elds. Such practice has been implemented by SFAS 143 in order to provide uniformity to information released by oil industry companies. Keywords: Abandonment Cost; E&P; Oil and Gas Accounting; SFAS 143.

Recebido em 6.12.2005 Aceito em 18.05.2006 2 verso aceita em 3.07.2006


* Artigo originalmente apresentado no IX Congresso Internacional de Custos, Santa Catarina, novembro/2005.

R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 41, p. 56 71, Maio/Ago. 2006

O CUSTO DE ABANDONO NAS EMPRESAS PETROLFERAS

57

1 INTRODUO
O registro da participao do petrleo na vida humana remonta a tempos bblicos: na antiga Babilnia, os tijolos eram assentados com asfalto e o betume era largamente utilizado pelos fencios na calafetao de embarcaes. Ao longo do tempo, o petrleo foi se impondo como fonte de energia, principalmente depois do advento da petroqumica, nas quais centenas de novos compostos, tais como: o plstico, as borrachas sintticas, as tintas, os corantes, os adesivos, os solventes, os detergentes, os explosivos, os produtos farmacuticos, os cosmticos etc., foram desenvolvidos (THOMAS, 2001). Hoje, o petrleo representa a principal fonte de energia primria consumida no mundo e movimenta bilhes de dlares diariamente em atividades industriais gigantescas, passando a ser imprescindvel s facilidades e comodidades da vida moderna. A indstria do petrleo caracterizada por ser tipicamente de capital intensivo, com altos riscos nas atividades de explorao, altos investimentos em desenvolvimento da produo, e longos prazos de maturao do investimento e, conseqentemente, de altos prmios, quando do sucesso do esforo exploratrio. Na cadeia produtiva das atividades de Explorao e Produo (E&P), o custo de abandono faz parte dos seus macro processos bsicos. Portanto, na anlise da viabilidade tcnica de um projeto de explorao e produo de leo e gs, deve-se levar em conta desde os investimentos necessrios para obteno dos dados necessrios ao estudo da rea a ser explorada, at os custos de abandono quando do nal da vida econmica do campo produtor de leo e gs. Os custos de abandono (desmantelamento, remoo e restaurao do local) so, portanto, componentes fundamentais em qualquer anlise de viabilidade econmica, uma vez que, em alguns casos, eles so extremamente elevados e chegam a exceder os investimentos incorridos para a construo da infra-estrutura e instalao dos equipamentos necessrios a produo (JENNING, FEITEN e BROCK, 2000). Nesse contexto, este trabalho se justica pela representatividade do custo de abandono no custo total de produo de leo e gs e contribui para compreenso desses custos nas atividades petrolferas. O objetivo, assim, investigar o arcabouo terico e normativo do reconhecimento contbil do custo de abandono na contabilidade das empresas petrolferas, contribuindo para o adequado entendimento das informaes contbeis dessas empresas.

2 METODOLOGIA
Conforme Gil (1996, p. 45), a pesquisa exploratria tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torn-lo mais explcito, construir hipteses ou aprimorar idias. Como no Brasil ainda no existe um conjunto de teorias e conhecimentos desenvolvidos e sistematizados sobre a contabilidade no setor petrolfero, especicamente para as atividades de explorao e produo (E&P), este estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratria. Como o objetivo do estudo investigar as bases tericas e normativas que fundamentam a prtica contbil dos principais aspectos relacionados ao tema, que so o reconhecimento, a mensurao e a evidenciao dos custos de abandono, o delineamento da pesquisa caracteriza-se como bibliogrca, na qual so descritas e comparadas as principais normas e prticas de contabilidade aplicadas s atividades de explorao e produo de leo e gs. Espera-se com este estudo estimular futuras pesquisas na rea de oil and gas accounting, bem como fornecer fundamentao terica para a aplicao emprica em empresas do setor petrolfero. O arcabouo terico e normativo da contabilidade do setor petrolfero refere-se, neste estudo, s normas e prticas de contabilidade e evidenciao norte-americanas, pois, conforme Godoy (2004), as prticas contbeis desenvolvidas por aquele pas at hoje no foram superadas, tendo em vista a larga utilizao pelas companhias de atuao em nvel mundial, em funo da necessidade de captao de recursos e da atuao no mercado norte-americano. As limitaes do estudo residem no fato de que alguns conceitos e abordagens integrantes da contabilidade das empresas petrolferas no foram apresentados e/ou discutidos, uma vez que se restringiu aos assuntos intimamente ligados ao custo de abandono.

3 OS CUSTOS DAS ATIVIDADES DE E&P


Basicamente, as atividades da indstria petrolfera esto divididas em dois segmentos: o de upstream, responsvel pelas atividades de explorao e produo (E&P), que tem por objetivo a obteno do petrleo e gs natural e o segmento downstream, responsvel pelas atividades de reno, transporte, comercializao e estocagem. As empresas que atuam nos dois segmentos so conhecidas como verticalmente integradas e as que atuam em apenas um dos segmentos, independentes.
R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 41, p. 56 71, Maio/Ago. 2006

58

Odilanei Morais dos Santos Jos Augusto Veiga da Costa Marques Paula Danyelle Almeida da Silva

Considerando, apenas, a cadeia produtiva das atividades de uma empresa que atua no segmento de E&P (gura 1), os custos incorridos nas atividades de explorao e produo de petrleo e gs so agrupados dentro de quatro categorias bsicas:
ATIVIDADES DE EXPLORAO Levantamento e Process. dados Exploratrios

custos de aquisio, explorao, desenvolvimento e produo. Essa classicao est de acordo com o Regulation S-X, rule 4-10 da Securities and Exchange Commission (SEC) e com o SFAS n 19, do Financial Accounting Standard Board (FASB).
ATIVIDADES DE PRODUO Desenvolvimento da Produo

Interpretao dos dados

Sondagem Exploratria

Delimitao da Jazida

Estudo do Reservatrio

Produo

Abandono

Fonte: Elaborada pelos autores.

Figura 1 Cadeia Produtiva de uma Empresa de E&P Os custos de aquisio incluem os gastos incorridos para adquirir, alugar ou usar ou qualquer outra forma de aquisio dos direitos de uso de determinada rea e ainda abrange bnus, taxas de agenciamento/intermediao, taxas de registro, custos legais e outros. Os custos de explorao envolvem os gastos incorridos na identicao de reas potenciais e nos exames especcos de reas com potencial de reserva de leo e gs natural, incluindo perfurao de poos exploratrios e de testes estratigrcos1, bem como gastos com estudos topogrcos, geolgicos e geofsicos. Os gastos de explorao podem ocorrer tanto antes como depois da aquisio da rea ou mesmo incorridos sem que a rea nunca seja adquirida. Os custos de desenvolvimento so aqueles incorridos para obter acesso s reservas provadas e para prover instalaes para extrao, tratamento, recolhimento e estocagem do leo e do gs natural e ainda os custos das instalaes de produo, tais como: linhas de escoamento, separadores, tratadores, aquecedores, tanques de estocagem, sistemas de recuperao e instalaes de processamento de gs natural. Uma observao importante que ao contrrio do que ocorre com os gastos de explorao, que esto relacionados s reservas no provadas, os gastos de desenvolvimento esto associados s reservas provadas de leo e gs, portanto, que se conhecem por estimativas os benefcios futuros (GODOY, 2004, p. 95). Quanto aos custos de produo, so todos aqueles gastos incorridos em atividades para extrair ou elevar o leo e gs natural para a superfcie, bem como os gastos relacionados com a acumulao, tratamento, processamento e estocagem, no campo, do leo e gs natural obtido. Conforme Silva (2004, p. 41), so os custos incorridos para operar e manter poos, equipamentos e instalaes, incluindo a depreciao dos mesmos. Incluem tambm a mo-de-obra para operar os poos e instalaes, gastos de reparo e manuteno, materiais e suprimentos consumidos, impostos de produo e outros tributos. A ltima atividade da cadeia produtiva petrolfera de E&P diz respeito ao abandono da rea produtora de leo e gs. A caracterizao dos diversos custos incorridos nessa etapa descrita a seguir.

4 O CUSTO DE ABANDONO NO SETOR PETROLFERO


Nos projetos de produo de reservas de petrleo e gs natural importante que seja levado em considerao, alm dos investimentos iniciais com perfurao de poos, compra e instalao de equipamentos, construo de estao de coletas de petrleo, dentre outros, os custos inerentes ao desmantelamento, remoo e restaurao das reas produtoras de leo e gs. Alm do mais, a importncia do custo de abandono para as estratgias da empresa, quando analisado sob o enfoque do ciclo de vida do produto, de importncia fundamental. De acordo com Peres Jr., Oliveira e Costa (1999) e Cogan (2002), na anlise do ciclo de vida preciso levar em considerao todos os custos que incorrem no perodo til de um produto/projeto, mesmos aqueles que incorrem bem antes da fase inicial dos processos produtivos (design de um produto, estudos de viabilidade, projetos de engenharia etc.) at aqueles referentes

1 Testes Estratigrcos: so os poos perfurados somente para se obterem informaes geolgicas do subsolo.

R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 41, p. 56 71, Maio/Ago. 2006

O CUSTO DE ABANDONO NAS EMPRESAS PETROLFERAS

59

ao abandono denitivo de sua produo e comercializao, descarte nal de quaisquer resduos ou mesmo at quando as obrigaes inerentes perdurarem. Horngren, Datar e Foster (2004, p. 400) explicam que nos produtos/projetos com ciclos de vida longos (como o caso de um projeto de explorao e produo de petrleo), as decises de projeto afetam os custos por vrios anos, por isso importante levar em considerao todos os custos que incorrem durante a vida til. Exemplicam utilizando o caso de empresas que so obrigadas a restaurar o meio ambiente ou dar um destino seguro a seus produtos ao nal da vida til: fabricantes de computadores laptop por exemplo, Compaq e Apple introduziram onerosos programas de reciclagem para se certicar de que as baterias de nquel-cdmio, que podem causar danos ao solo, sejam eliminadas de maneira ambientalmente segura. Nesse contexto, de acordo com Epstein (1996), as empresas devem levar em conta os custos de descarte, abandono e reciclagem nos custos dos produtos e investimentos de capital. Para tanto, necessitam saber e rastrear os custos ambientais atuais e futuros. Assim, Kaplan e Cooper (1998, p. 273) armam que, para minimizar esses custos futuros, as empresas devem primeiro entender a magnitude desses custos e os produtos e processos que contribuem para eles. A falha no reconhecimento dos custos futuros de descarte, reciclagem e restaurao poder ocasionar a subestimao dos custos totais de produo dos produtos de hoje. Nessa mesma linha, Atkinson (1990) argumenta que os custos no estgio de abandono podem ser elevados e o seu no reconhecimento durante a vida do produto/projeto pode levar a tomadas de decises equivocadas. Logicamente, este estudo no pretende analisar todo o ciclo de vida do petrleo, o que seria um trabalho hercleo, mas apenas evidenciar a importncia do custo de abandono no ciclo das atividades de explorao e produo de petrleo, mostrando sua particularidade. Em se tratando desse segmento de atividade, medida que o tempo vai passando, a produo de petrleo e gs vai decrescendo at o momento em que as receitas provenientes das vendas da produo so insucientes para cobrir as despesas de manuteno da operao. Essa a condio para o abandono do projeto (THOMAS, 2001, p. 196-197).

Quando o poo alcana o seu limite econmico, o mesmo deve ser retirado de operao e tamponado, de modo a isolar os udos das formaes entre si e da superfcie, visando minimizar os riscos de acidentes e danos ao meio ambiente. Todas as instalaes e equipamentos montados no poo devem ser removidos. Alm disso, a rea deve ser recuperada para as condies existentes no perodo anterior interveno produtiva, de modo que o impacto no meio ambiente seja o mnimo possvel. Tratam-se, portanto, de custos inevitveis que na indstria petrolfera incluem o desmantelamento, demolio ou desmontagem e a remoo de instalaes e equipamentos utilizados na produo e, ainda, a restaurao e recuperao da rea para as condies ecologicamente similares s existentes antes do incio da extrao de petrleo e gs natural. Conforme Jenning, Feiten e Brock (2000, p. 481), os custos de abandono, comumente referidos como dismantlement, restoration, and abandonment costs ou DR&A costs, so usualmente obrigaes exigidas por meio de regulamentaes governamentais, ou decorrem de obrigaes contratuais. No Brasil, por exemplo, a Agncia Nacional do Petrleo (ANP), por meio da Portaria ANP n 25, de 6 de maro de 2002, entende que o custo de abandono aquele necessrio para assegurar o perfeito isolamento das zonas de petrleo e/ou gs e tambm dos aqferos2 existentes, prevenindo: I a migrao dos uidos entre as formaes, quer pelo poo, quer pelo espao anular3 entre o poo e o revestimento; e II a migrao de uidos at a superfcie do terreno ou o fundo do mar. Por meio da Portaria ANP n 114, de 25 de julho de 2001, a ANP deniu custo de abandono como o processo constitudo do abandono de poos e da desativao das instalaes na rea de concesso e que desativao das instalaes o ato de tirar de servio ou de atividade, reverter, alienar ou remover, qualquer instalao construda em uma rea de concesso, que teve como propsito original servir explorao de petrleo ou gs natural, bem como recuperar as reas ocupadas por esta instalao. Os maiores custos de abandono ocorrem quando as reas a serem abandonadas esto situadas no mar (offshore), na qual existe a necessidade de desmontagem dos equipamentos e outras estruturas dos poos (normalmente em ambientes hostis) e a recuperao da superfcie ocenica. Os custos do abandono offshore so extremamente elevados e em alguns casos excedem

2 Aqfero: intervalo permevel contendo gua de qualquer natureza, passvel de ser destinada ao uso pblico ou industrial, ou quando esta for responsvel ou potencialmente responsvel pelo mecanismo de produo de um reservatrio ou jazida de petrleo e/ou gs natural. 3 Espao Anular: espao compreendido entre o revestimento do poo e a parede da escavao.

R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 41, p. 56 71, Maio/Ago. 2006

60

Odilanei Morais dos Santos Jos Augusto Veiga da Costa Marques Paula Danyelle Almeida da Silva

aos gastos para construir e preparar as instalaes, alm de incorrerem por vrios perodos futuros. Nas operaes em terra (onshore), entretanto, muitas companhias assumem que o valor residual deve ser igual soma dos custos de desmantelamento das instalaes e dos custos necessrios s atividades de limpeza e restaurao da rea, sendo que o custo lquido do desmantelamento freqentemente ignorado (JENNING, FEITEN e BROCK, 2000, p. 483). Segundo Kaiser, Pulsipher e Byrd (2003, p. 39), os componentes de custos que devem ser levados em conta na estimativa dos custos de abandono de reas produtoras de leo e gs offshore so basicamente os seguintes: tamponamento e abandono dos poos; preparao para remoo da plataforma/ instalaes, incluindo a lavagem e limpeza dos componentes, visando eliminao de resduos de hidrocarbonetos e outros, de modo a garantir a segurana no proces-

so de corte e iamento das estruturas. O produto da lavagem deve ser descartado em local apropriado; esvaziamento e limpeza dos dutos, coluna por coluna, e desconexo dos dutos da estrutura. Alguns dutos so abandonados no local e enterrados no fundo do mar; separao e remoo dos mdulos, tais como sonda de perfurao, guindaste e alojamento (topsides) do convs (deck) da plataforma se for necessrio (em alguns casos, os mdulos so removidos junto com o convs); corte e remoo dos condutores e convs; corte e remoo das jaquetas4 (jackets) e das estacas5; transporte dos equipamentos/instalaes removidos para terra; liberao, limpeza e vericao da rea aps a remoo das estruturas.

Guindaste Topsides

Sondas de perfurao Heliporto

Condutores Jackets e Estacas

Fonte: Manago e Williamson, 1997.

Figura 2 Plataforma Fixa Offshore

Os custos inerentes a essas atividades referem-se, basicamente, a plataformas xas (Figura 2) e a plataformas de concreto. Para as unidades de produo martima utuantes, os custos de abandono sero basicamente os gastos de retirada das
4 Jaquetas (jacket): estrutura tubular de suporte da plataforma.

ncoras/amarras e aqueles decorrentes da movimentao da unidade para terra, alm dos gastos com tamponamento e abandono dos poos. Em relao ao abandono de instalaes e equipamentos offshore, a cadeia de deciso leva em

5 Estacas: tubos especiais para xao da plataforma no fundo do mar. Penetram a centenas de metro abaixo do fundo do mar.

R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 41, p. 56 71, Maio/Ago. 2006

O CUSTO DE ABANDONO NAS EMPRESAS PETROLFERAS

61

conta a melhor opo, considerando fatores como o tipo de construo, o peso, a distncia para a terra, condies do tempo, caractersticas das estruturas

e complexidade da remoo. As decises quanto ao abandono das instalaes offshore podem ser observadas na Figura 3 a seguir.

Reforma e Reuso Dutos e Equipamentos de Processamento de leo e Gs Enviar para terra firme Remoo e Instalao em novo local Venda para ferro velho Descarte em local apropriado

Abandono de Instalaes Offshore

Reciclagem do ao Raspagem Estruturas do Deck e dos Jacket Descarte em local apropriado Descarte em guas profundas Converter em recifes artificiais

Remoo parcial Deixar no local Deslocar para locais legalizados

Fonte: Minerals Management Service MMS, 2000

Figura 3 Opes de Abandono

No resta dvida que o custo de abandono para a indstria petrolfera um item fundamental nas estratgias das empresas. Segundo Pittard (1997, p. 84), estimava-se que em 1997, das 6.500 plataformas ento existentes no mundo, 97% delas deveriam ser removidas completamente, sendo que os custos estimados para essas operaes girariam entre US$ 29 e US$ 40 bilhes. Dessa forma, como os valores envolvidos com as operaes de desmantelamento, remoo, recuperao e abandono de poos so expressivos, importante descrever como o custo de abandono contabilizado pelas companhias petrolferas, contribuindo, assim, para que os diversos usurios das informaes contbeis possam compreender, adequadamente, as informaes divulgadas por essas companhias.

5 NORMAS CONTBEIS RELACIONADAS AO CUSTO DE ABANDONO


A tradio norte-americana de estudos avanados de normas e prticas de contabilidade levou aquele pas a desenvolver um arcabouo terico e normativo de proeminncia no cenrio contbil mundial e, at mesmo, a inuenciar outros pases

quanto a padres de reconhecimento, mensurao e evidenciao dos elementos patrimoniais. (NIYAMA, 2005). Em relao s obrigaes de abandono de ativos de longa durao, no diferente. Por isso, este estudo se baseia no pronunciamento do FASB, SFAS n 143 Accounting for Asset Retirement Obligations. Adicionalmente, sero apontadas as principais orientaes normativas contidas no arcabouo do International Accounting Standards Board (IASB), bem como da Comisso de Valores Mobilirios, sobre a temtica. At junho de 2002, as companhias petrolferas (aquelas que seguem as normas norte-americanas), contabilizavam os custos de abandono da forma que lhes fosse mais prtica e, mais especicamente, no consideravam os gastos com o desmantelamento, remoo, restaurao e abandono como parte do custo do ativo (poo, equipamentos e instalaes). Mesmo seguindo as orientaes do SFAS n 19, 37 e do Regulation S-X, rule 4-10, os quais determinam que as estimativas dos custos de desmantelamento e abandono, lquidos dos valores residuais estimados, deveriam ser considerados custos amortizveis, ou seja, levados em conta na determinao das despesas de amortizao, as empresas apresentavam prticas diversas.
R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 41, p. 56 71, Maio/Ago. 2006

62

Odilanei Morais dos Santos Jos Augusto Veiga da Costa Marques Paula Danyelle Almeida da Silva

De acordo com Godoy (2004) e Jenning, Feiten e Brock (2000), as empresas ou faziam uma proviso contra o lanamento como despesas do exerccio dos custos de abandono futuro ou reconheciam o passivo em contrapartida a uma despesa de amortizao proporcional ao nvel de produo ou registravam o passivo e capitalizavam

os custos de abandono de acordo com o nvel de produo. Para exemplicar, considere os dados a seguir e que a empresa reconhece a proviso para abandono no passivo na proporo relativa produo da reserva de leo e gs, em contrapartida a uma despesa de amortizao no resultado do perodo.

Custo de construo da plataforma Valor residual da plataforma Reservas provadas estimadas Produo no perodo X1 Produo no perodo X2 Produo no perodo X3 Custos de abandono estimados

$ 100.000.000 $ 2.500.000 5.625.000 barris 56.250 barris 85.920 barris 62.530 barris $ 2.875.000

Fonte: Adaptado de Jenning, Feiten e Brock, 2000 e Godoy, 2004.

Quadro 1 Dados para Contabilizao dos Custos de Abandono 1) Constituio do Ativo (X0):
D poos e equip. e instal. de poos.............................................. $100.000.000 C caixa/bancos/nanciamentos .................................................... $100.000.000

2) Reconhecimento do Passivo (X1): 2.1 Clculo da depreciao dos custos capitalizados (mtodo das unidades produzidas): $100.000.000 $2.500.000 56.250 barris= $ 975.000 5.625.000 barris 2.2 Clculo do reconhecimento proporcional do passivo: $2.875.000 56.250 barris= $ 28.750 5.625.000 barris 2.3 Contabilizaes: D despesas de depreciao ...........................................$ 1.003.750 C depreciao acumulada.................................................$ 975.000 C passivo (proviso para abandono) ...................................$ 28.750 3) Reconhecimento do Passivo (X2 e X3): 3.1 Clculos:
X2 $ 96.520.000 85.920 b = $ 1.489.280 (depreciao) 5.568.750 b $ 2.846.250 85.920 b = $ 43.915 (proviso) 5.568.750 b Total: $ 1.533.195 X3 $ 95.035.720 62.530 b = $ 1.083.853 (depreciao) 5.482.830 b $ 2.802.335 62.530 b = $ 31.960 (proviso) 5.482.830 b Total: $ 1.115.813

3.2 Contabilizaes: D despesas de depreciao C depreciao acumulada C passivo (proviso para abandono)

X2 $ 1.533.195 $ 1.489.280 $ 43.915

X3 $ 1.115.813 $ 1.083.853 $ 31.960

R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 41, p. 56 71, Maio/Ago. 2006

O CUSTO DE ABANDONO NAS EMPRESAS PETROLFERAS

63

Pela determinao do SFAS n 19, as despesas de amortizao relacionadas aos custos de abandono acabavam sendo confrontadas com as receitas, em funo de a amortizao ser proporcional produo da reserva. Com isso, no nal da vida til do poo, quando a produo menor, o valor a ser levado a resultado (despesa de amortizao) tambm ser menor. Alm do mais, o grande problema em relao ao custo de abandono diz respeito diculdade em se estimarem, adequadamente, os gastos com o desmantelamento, remoo e restaurao. Conforme Gallun, Stevenson e Nichols (1993, p. 179) apud Godoy (2004, p. 102), na prtica, muitas empresas no contabilizavam os custos de abandono como passivos ou no levavam em considerao no clculo do valor amortizado. Os motivos do no reconhecimento desses custos referem-se diculdade de serem estimados os custos que podero incorrer durante muitos anos no futuro e a difcil estimao de por quanto tempo eles duraro. Dada a diversidade de prticas contbeis que vinham dicultando a comparabilidade da posio nanceira e do resultado das operaes e o no reconhecimento de obrigaes que atendiam denio de passivo, alm da sua no quanticao ou apresentao de forma consistente, o FASB justicou a emisso do SFAS n 143 Accounting for Asset Retirement Obligations em 2001 e deniu as prticas contbeis aplicveis a empresas petrolferas (mas no somente a elas) quanto ao tratamento que deveria ser empregado em relao ao custo de abandono. O SFAS 143 aplica-se a todas as entidades que possuem obrigaes legais associadas baixa de ativos de longo prazo resultantes da aquisio, construo, expanso e/ou da operao normal do ativo. Conforme Chewning Jr. e Mckie (2002, p. 56), so exemplos de obrigaes dentro do escopo do SFAS 143: descomissionamento de instalaes de gerao de energia nuclear; desmantelamento e remoo de instalaes de produo de leo e gs martima; custos de fechamento, de recuperao e de remoo associados a atividades de minerao e fundio e custos de fechamento e ps-fechamento de aterro sanitrio, instalaes de descarte de lixo perigoso e instalaes de estocagem de combustvel. Contudo, as obrigaes de baixa de ativo no podem ser confundidas com obrigaes que surgem de operaes imprprias ou de acidentes, como, por exemplo: obrigaes resultantes de um desastre ambiental, do incndio da fbrica etc. (op. cit., 2002, p. 56). A norma passou a vigorar para as demonstra-

es contbeis emitidas no exerccio social iniciado aps 15 de junho de 2002. A determinao bsica do SFAS 143 a de que os custos associados baixa futura dos ativos so capitalizados como parte do valor contbil dos ativos de longo prazo relacionados obrigao de baixa (poos e equipamentos e instalaes dos poos, por exemplo) e a de o valor justo de um passivo por obrigao de baixa de ativo seja reconhecido no perodo em que for incorrido, se uma estimativa razovel do valor justo possa ser feita. Com isso, o SFAS 143 introduziu a discusso sobre qual seria o valor justo para o reconhecimento de um passivo pela obrigao de baixa de ativo. Conforme o 7, o valor justo o valor pelo qual aquele passivo poderia ser quitado em uma transao normal entre as partes (sem ser forada), representando o valor de mercado dos ativos e passivos, ou pelo menos uma estimativa mais prxima dos benefcios e custos futuros esperados destes. Segundo o FASB, o preo de mercado a melhor opo do valor justo e sero usados como base para a quanticao do passivo relacionado obrigao da desativao dos ativos. Caso o preo de mercado no esteja disponvel (por falta de um mercado ativo, por exemplo), a estimativa do valor justo ser baseada na melhor informao disponvel, incluindo os valores de passivos similares e os resultados das tcnicas de valor presente. Em relao s tcnicas de valor presente, o SFAS 143 aponta que tanto a tcnica do uxo de caixa tradicional, como a do uxo de caixa esperado, pode, teoricamente, ser utilizada para a quanticao do valor justo. Contudo, a tcnica do uxo de caixa esperado a mais adequada para uma obrigao por baixa de ativo, tendo em vista, que nessa abordagem, utiliza-se das incertezas em torno dos valores e dos prazos do uxo de caixa futuros, com a utilizao de mltiplos cenrios de uxos de caixa, que reitam a faixa de resultados possveis, alm de uma taxa de desconto adequada captao (taxa de juros livre de risco, ajustada ao nvel de crdito da empresa) para descontar o uxo a valores presentes. Em junho de 2004, o FASB colocou em discusso pblica uma minuta de interpretao da contabilizao das obrigaes por baixa de ativo exigida pelo SFAS 143, em funo de que algumas questes ainda eram passveis de dvida por parte dos usurios e mereciam ser mais bem denidas ou claricadas. Como resultado, foi emitido, em maro de 2005, o FASB Interpretation 47 Accounting for Conditional Asset Retirement Obligations (FIN 47), visando sanar os questionamentos que surgiram em
R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 41, p. 56 71, Maio/Ago. 2006

64

Odilanei Morais dos Santos Jos Augusto Veiga da Costa Marques Paula Danyelle Almeida da Silva

relao aplicao do SFAS 143. Um dos questionamentos dizia respeito ao processo de clculo das estimativas do custo de abandono. O prprio FASB reconheceu que, em alguns casos, no existem informaes sucientes para estimar o valor justo de uma obrigao por baixa de ativo. Nesse caso, se a empresa dispuser de informaes sucientes para estimar razoavelmente o valor justo da obrigao de baixa de ativo, ela deve registrar o passivo no momento em que o mesmo ocorrer, caso contrrio, o reconhecimento se dar somente no momento em que as informaes se tornarem disponveis para estimar o valor justo da obrigao de baixa. Outra questo dizia respeito a se toda e qualquer obrigao resultante de ativos deve ser reconhecida ou somente aquela que encontra a denio de Passivo, tal como denido no SFAS n 6. De acordo com a deciso do FASB, contida no FIN 47, somente aquelas obrigaes que encontram a denio de Passivo estariam dentro do escopo do SFAS 143, como o prprio FASB j havia previsto em seu pronunciamento. Contabilmente, o SFAS 143 prev as seguintes determinaes: a) reconhecimento no ativo e passivo da obrigao por baixa de ativo No perodo em que forem reconhecidos os ativos originadores da obrigao futura, devero ser contabilizados ao custo histrico desses ativos, os custos por obrigao de baixa relacionada ao ativo. Um passiConstituio do Ativo e Passivo

vo de igual valor, medido pelo valor justo, tambm seria reconhecido em contrapartida (SFAS 143, 11). As provises para o abandono (passivo) so constitudas tendo em vista onerar o resultado de hoje em funo de um desembolso futuro j conhecido ou estimado e que j se sabe que a companhia incorrer nele. Dessa forma, justo e correto que os bens produzidos hoje e as receitas por eles geradas, j sejam diminudos da parte que lhes cabe desse desembolso futuro. Da mesma forma que a amortizao/depreciao oneram o resultado de hoje com parcelas de desembolsos passados, a proviso para abandono onera o resultado de hoje com parcelas do desembolso futuro. No setor petrolfero, portanto, os custos de desmantelamento, remoo e restaurao (custo de abandono) sero reconhecidos no passivo no momento em que os ativos geradores da obrigao (poos, equipamentos e instalaes, por exemplo) tambm o forem. Pelo lado do ativo, ser contabilizado o mesmo montante registrado no passivo, cujo valor passar a fazer parte do custo histrico dos ativos geradores da obrigao, para todos os efeitos. A Figura 4 mostra, gracamente, o reconhecimento da obrigao no Passivo em contrapartida contabilizao no ativo.

Produo da Reserva
Fonte: Elaborada pelos autores.

tempo

Figura 4 Reconhecimento da Obrigao por Baixa de Ativo De acordo com Kieso, Weygandt e Wareld (2005, p. 638), os custos de baixa de ativos devem ser registrados como parte associada ao ativo em funo de esses custos serem considerados como custos operacionais e, ainda, por serem necessrios preparao do ativo para uso futuro. Assim, um ativo especco (por exemplo, mina, plataforma de explorao de petrleo, usina nuclear) deve ser adicionado devido aos benefcios econmicos futuros que emanarem do uso produtivo desse ativo. Portanto, os custos de baixa de ativos capitalizaR. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 41, p. 56 71, Maio/Ago. 2006

dos no devem ser reconhecidos separadamente em conta especca porque no existir no futuro benefcio econmico que possa ser associado com esses custos sozinhos. Em se tratando da valorao do passivo pelo valor justo, tem-se que para a indstria petrolfera, o preo de mercado no o mais apropriado, devido aos custos de desmantelamento, remoo e restaurao serem dspares e dependerem de diversos fatores. Conforme arma Kaiser (2005, p. 45), os custo

O CUSTO DE ABANDONO NAS EMPRESAS PETROLFERAS

65

de abandono do poo, da remoo da infraestrutura da plataforma e da restaurao do local, dependem de fatores como as caractersticas fsicas do poo e estruturas, da localizao, do tipo de contrato, das opes disponveis, da preferncia pelos operadores, das condies de mercado, da ocorrncia e durao de eventos exgenos (eventos climticos) e das estratgias de negociao. Por isso, o valor estabelecido para o passivo ser mais adequado pela abordagem do uxo de caixa esperado, do que pelo preo de mercado, dado que cada abandono envolve custos diferentes. O reconhecimento da obrigao poder ser efetuado em mais de um perodo contbil, se o reconhecimento dos ativos relacionados ao poo de produo de petrleo e gs natural ocorrerem em mais de um perodo contbil. Assim, os passivos subseqentes sero considerados como um nvel adicional do passivo original e cada nvel ser quanticado, inicialmente, pelo seu valor justo. Como exemplicam Jenning, Feiten e Brock (2000, p. 490), a reserva de petrleo no desenvolvida, por denio exigir novos poos ou novos gastos antes de ela ser classicada como reserva provada desenvolvida. Ao longo do desenvolvimento desses novos poos, associados com a transferncia de reserva no desenvolvida para desenvolvida, surgem obrigaes adicionais para baixar desses ativos no futuro. Dessa forma, o passivo ser controlado por nveis de agregao.

b) variaes no passivo decorrentes da passagem de tempo Nos perodos subseqentes quanticao inicial do passivo, as companhias devero reconhecer as variaes peridicas nesse passivo resultante da passagem de tempo. Para tanto, as companhias quanticaro as variaes aplicando o mtodo de alocao de juros ao valor do passivo, no incio de cada perodo. A taxa de juros ser a taxa de juros livre de risco ajustada pelo nvel de crdito da empresa, que foi utilizada na estimativa do uxo de caixa esperado para quanticar a obrigao. O valor dos juros ser considerado como um aumento no valor contbil da obrigao em contrapartida a uma despesa classicada como item operacional (SFAS 143, 13 e 14), ou seja, o valor registrado no passivo ser corrigido, mensalmente, pela simples atualizao temporal do valor presente e s ser reduzido na poca do efetivo abandono de cada poo de produo de petrleo e gs, desmantelamento e remoo dos equipamentos e instalaes e restaurao do local. Gracamente, a atualizao temporal do passivo pode ser observada na Figura 5.

poca do Abandono

Produo da Reserva
Fonte: Elaborada pelos autores.

tempo

Figura 5 Atualizao Temporal do Passivo

Por essa sistemtica, a evidenciao dos eventos inerentes s atividades de desmantelamento, remoo e restaurao apresentar melhor grau de disclosure, ou seja, o passivo estar, na proximidade do abandono, espelhando a melhor estimativa possvel dos custos de abandono, ao contrrio do que ocorria anteriormente, cuja constituio do passivo se dava proporcionalmente produo da reserva. c) depreciao/amortizao do ativo constitudo com base na obrigao de baixa Tendo em vista que o reconhecimento da obrigao de baixa de ativo tem como con-

trapartida no ativo um custo de abandono capitalizado como parte do custo histrico do ativo que originou a obrigao, um efeito subseqente da adoo do SFAS 143 diz respeito s questes relacionadas depreciao/amortizao dos ativos de longa durao da entidade. De acordo com Stickney e Weil (2001), em funo de os ativos representarem benefcios futuros, o seu custo de aquisio, construo ou desenvolvimento deve ser alocado aos diversos perodos em que a empresa se beneciar deles. Esse proR. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 41, p. 56 71, Maio/Ago. 2006

66

Odilanei Morais dos Santos Jos Augusto Veiga da Costa Marques Paula Danyelle Almeida da Silva

cesso geral de alocao dos custos denominado de amortizao. Hendriksen e Van Breda (1999) argumentam que a principal nfase do processo de depreciao/amortizao reside no clculo de um dbito peridico a ser vinculado s receitas a serem registradas em cada perodo. Esse dbito ser alocado s despesas como custo do perodo ou como custo de um produto. De acordo com Iudcibus (2000, p. 58), [...] no se pode reconhecer a receita sem que a despesa associada seja delineada, mesmo que apenas como estimativa [...] e o elemento fundamental no reconhecimento da receita e na apropriao das despesas no seu recebimento ou pagamento, mas o ganho da receita e o fato de se ter incorrido a despesa. Dessa forma, o raciocnio que envolve o reconhecimento de uma obrigao futura de acordo com o SFAS 143, o de que, das receitas geradas, hoje, pela empresa, deve ser deduzida a parcela que lhes cabe do desembolso futuro. Com isso, o custo de abandono capitalizado deve ser depreciado/amortizado mensalmente, para ser confrontado com a receita correspondente. A sistemtica imposta pelo SFAS 143 leva ao reconhecimento de duas parcelas de despesas na demonstrao do resultado: (a) as despesas referentes atualizao do valor justo da obrigao pela passagem do tempo, que ser classicada como um item operacional e foi visto anteriormente e (b) a despesa com depreciao/amortizao dos custos de abandono capitalizados no ativo, classicada tambm como item operacional. O SFAS 143, 11, fala de um mtodo sistemtico e racional para alocao da despesa (despesa de depreciao/amortizao) ao resultado. De acordo com Iudcibus (2000, p. 192), a amortizao do custo o racional utilizado, pois no se trata de um processo valorativo, mas meramente alocativo de custos passados para despesa dos perodos futuros, de forma sistemtica e racional. Entretanto, o autor entende que se pode, talvez, assegurar muito mais a sistematicidade do que a racionalidade. Dessa forma, o que variar ser a maneira como os custos sero alocados (amortizados) aos perodos que proporcionam os benefcios futuros. Decorre da a existncia
R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 41, p. 56 71, Maio/Ago. 2006

de diversos mtodos de clculo da depreciao/amortizao, todos de acordo com os princpios contbeis. De acordo com Hendriksen e Van Breda (1999), o mtodo racional e sistemtico mais comum a depreciao linear, por ser o mais simples de se compreender e aplicar. Em se tratando do mtodo das unidades produzidas, Weygandt, Kieso e Kimmel (2005), argumentam que esse mtodo, em vez de expressar a vida til do bem como um intervalo de tempo, a vida til expressa em termos do total de unidades de produo ou da utilizao esperada do ativo. Ele serve perfeitamente para depreciao de mquinas e equipamentos, mas no adequado, por exemplo, para ativos como edicaes ou mobilirio, pois a depreciao desses ativos mais em funo do tempo do que da utilizao. Ainda segundo os autores, quando a produtividade do ativo varia signicativamente de um perodo para outro, o mtodo das unidades produzidas resulta em uma melhor confrontao das despesas com as receitas e, ainda, que esse mtodo geralmente utilizado para calcular a exausto, pois a exausto peridica , em geral, funo das unidades extradas durante o ano, como o caso de um campo de petrleo. Por isso, o mtodo comumente utilizado pela indstria petrolfera o mtodo das unidades produzidas. d) revises no prazo ou no valor da estimativa original As variaes decorrentes das revises no prazo ou no valor da estimativa original da obrigao por baixa de ativo sero reconhecidas no valor do passivo e, conseqentemente, do ativo. Conforme o SFAS 143, 15, essas variaes sero reconhecidas como acrscimos ou decrscimos: (a) no valor contbil do passivo de uma obrigao por baixa de ativo e (b) no respectivo custo por baixa de ativo, capitalizado como parte do valor contbil do ativo que originou a obrigao. e) divulgao das informaes As empresas devero divulgar as seguintes informaes relacionadas s obrigaes por baixa de ativo (SFAS 143, 22): 1) descrio geral das obrigaes por baixa de ativos e dos ativos associados a essas obrigaes; 2) o valor justo dos ativos destinado quitao das obrigaes por baixa

O CUSTO DE ABANDONO NAS EMPRESAS PETROLFERAS

67

f)

de ativo; 3) reconciliao do valor contbil agregado inicialmente e no nal das obrigaes por baixa de ativos, demonstrando separadamente as variaes atribuveis a: (i) passivos incorridos no perodo atual; (ii) passivos quitados no perodo atual; (iii) despesa adicional e (iv) revises nos uxos de caixa estimados; sempre que houver uma variao signicativa em um ou mais dos quatro componentes acima, durante o perodo contbil. ajuste de perodos anteriores Por ocasio da aplicao inicial do SFAS 143, as empresas devero reconhecer os seguintes itens em suas demonstraes nanceiras (SFAS 143, 25): 1) o passivo de qualquer obrigao por baixa de ativos existentes, ajustados por proviso cumulativa at a adoo do SFAS 143; 2) o custo por baixa de ativo capitalizado como acrscimo do valor contbil do ativo originador da obrigao; 3) a depreciao/amortizao acumulada desse custo capitalizado. Os valores resultantes da aplicao inicial sero quanticados utilizando-se as informaes atuais, ou seja, at a data da adoo da norma, as premissas atuais e as

taxas de juros atuais. O valor reconhecido como custo capitalizado ser quanticado na data em que o ativo que originou a obrigao foi adquirido. O passivo acumulado e a depreciao e amortizao acumuladas sero quanticadas pelo perodo de tempo desde a data em que o passivo deveria ter sido reconhecido se a norma estivesse em vigor, at a data de adoo da norma. Com isso, as empresas reconheceriam um ajuste de perodos anteriores provenientes de mudanas de prtica contbil. O valor a ser reportado seria a diferena entre os valores, se houvesse, reconhecidos na demonstrao nanceira anterior e aqueles reconhecidos na demonstrao nanceira sob a gide do SFAS 143. Para exemplicar os procedimentos denidos pelo SFAS 143, considerem-se os mesmos dados do Quadro 1 e que o valor das estimativas dos custos de abandono (valor futuro da obrigao) trazido a valor presente por uma taxa de desconto de 8% a.a. e utilizando-se o mtodo do uxo de caixa descontado para um perodo de 15 anos, de $906.320. As contabilizaes cariam da seguinte forma:

1) Constituio do Ativo (X0): D poos e equip. e instal. de poos ..................................$100.906.320 C caixa/bancos/nanciamentos ........................................$100.000.000 C passivo (proviso para abandono) ........................................$906.320 2) Clculo da depreciao dos custos capitalizados (X1): $100.906.320 $2.500.000 56.250 barris= $984.063 5.625.000 barris D despesas de depreciao ..................................................... $984.063 C depreciao acumulada ........................................................$984.063 3) Atualizao do Passivo pela passagem de tempo (X1): D despesa (item operacional) ..................................................... $72.506 C passivo (proviso para abandono) ..........................................$72.506 4) Registros em X2 e X3: 4.1 Clculos:
X2 $97.422.257 85.920 b = $1.503.124 (depreciao) 5.568.750 b $906.320(1,08)2 $906320 = $150.812 (proviso) X3 $95.919.133 62.530 b = $1.093.928 (depreciao) 5.482.830 b $906.320(1,08)3 $906320 = $235.382 (proviso)

4.2 Contabilizaes: D despesas de depreciao C depreciao acumulada D despesa (item operacional) C passivo (proviso para abandono)

X2 $1.503.124 $1.503.124 $ 150.812 $ 150.812

X3 $1.093.928 $1.093.928 $ 235.382 $ 235.382

R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 41, p. 56 71, Maio/Ago. 2006

68

Odilanei Morais dos Santos Jos Augusto Veiga da Costa Marques Paula Danyelle Almeida da Silva

Dessa forma, contabilmente, o valor total da estimativa do custo de abandono reconhecido de uma nica vez no passivo, no momento em que a obrigao criada, ante ao que era registrado anteriormente com a estimativa do custo de abandono provisionado mensalmente com base numa taxa proporcional ao quociente da produo realizada no ms anterior pela reserva remanescente do campo. Constitudo o passivo, o saldo provisionado ser utilizado para o abandono parcial dos poos e instalaes durante a vida til do campo ou para o abandono total do campo (com o desmantelamento e remoo da plataforma, por exemplo), quando ocorrer a extino das reservas de hidrocarbonetos. Em se tratando do SFAS 143, a sistemtica imposta pela norma, de que a constituio do passivo seja feita de uma s vez, pelo valor total, coerente medida que uma obrigao deve ser reconhecida em funo de seu fato gerador, que nesse caso, o reconhecimento inicial do ativo que criou uma obrigao futura para a empresa. Dessa forma, a empresa evidenciar, desde o incio, que ela possui uma obrigao futura valorada pela melhor estimativa disponvel. Esse entendimento vai ao encontro do que armam Jenning, Feiten e Brock (2000, p. 485), de que as empresas no devem retardar o reconhecimento da obrigao, mesmo baseada numa simples estimativa do valor futuro. J em relao atualizao do passivo, com a sistemtica de atualizao pela passagem de tempo, quando chegar a poca do efetivo abandono do ativo, o passivo e o resultado do perodo estariam espelhando a melhor estimativa possvel dos gastos com o abandono na proximidade desse evento, se comparado com o passado, com a atualizao de acordo com a produo.

5.1 Posies do IASB e da CVM


Em relao s normas do International Accounting Standards Board (IABS), o tratamento a ser dispensado no reconhecimento de uma obrigao de baixa de ativos de longa durao est baseada em trs pronunciamentos: o International Accounting Standards n 16 (IAS 16), que trata do ativo imobilizado; o International Accounting Standards n 37 (IAS 37), que trata da proviso de ativos e passivos contingentes; e o International Financial Reporting Interpretations Committee n 1 (IFRIC 1), que trata das mudanas na existncia de descomissionamento, restaurao e obrigaes similares. De acordo com o IAS 37, 14, uma proviso deve ser reconhecida quando: (a) uma entidade tem uma obrigao presente (legal ou construtiva) como conseqncia de um evento passado; (b) provvel
R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 41, p. 56 71, Maio/Ago. 2006

que recursos sejam exigidos para liquidar a obrigao e (c) o montante da obrigao possa ser estimado com suciente segurana. Se qualquer uma dessas condies no for atendida, a proviso no deve ser reconhecida. Uma obrigao legal aquela que deriva de um contrato (por meio de termos explcitos ou implcitos), de uma lei ou de outro instrumento fundamentado em lei e uma obrigao construtiva aquela que surge quando uma entidade, mediante prticas do passado, polticas divulgadas ou declaraes feitas, cria uma expectativa vlida por parte de terceiros e, por conta disso, assume um compromisso. (IAS 37, 10). Dessa forma, caso exista uma obrigao legal ou construtiva que exija de uma entidade, no futuro, a desmontagem, remoo, desmobilizao, desativao e recuperao ambiental envolvendo ativos de longa durao e essa obrigao possa ser estimada, uma proviso deve ser reconhecida pela entidade. O montante a ser reconhecido como proviso deve ser a melhor estimativa do desembolso exigido para liquidar a obrigao presente na data do balano e essa estimativa o montante que uma entidade pagaria para liquidar a obrigao na data do balano ou para transfer-la para terceiros naquela data. (IAS 37, 36). Em relao ao valor presente, quando o efeito do valor do dinheiro no tempo for relevante, o montante de uma proviso deve ser o valor presente dos desembolsos que se espera que sejam exigidos para liquidar a obrigao. Dessa forma, o valor contbil de uma proviso aumentar a cada perodo para reetir a passagem de tempo. (IAS 37, 45). Quanto contrapartida da proviso para abandono, o IAS 37 omisso, a no ser pelo exemplo 3 constante do apndice C da norma. Nesse caso, o IAS 16 disciplina essa situao. O pargrafo 16, letra c, do IAS 16, prev que o custo do ativo imobilizado deve compreender, dentre outros, a estimativa inicial dos custos de desmantelamento e remoo do ativo e, ainda, aqueles referentes recuperao ambiental da rea onde o ativo estava instalado. Esse custo compor, inclusive, a base deprecivel do ativo. Por m, o IFRIC 1 prescreve o tratamento a ser dispensando pelas empresas em relao s mudanas decorrentes nas estimativas iniciais dos custos de descomissionamento e restaurao baseadas em uxo de caixa, mudanas na taxa de desconto em funo das condies de mercado e que a contrapartida da atualizao do passivo deve ser considerada como custo nanceiro na demonstrao de resultados, quando incorridos.

O CUSTO DE ABANDONO NAS EMPRESAS PETROLFERAS

69

A Comisso de Valores Mobilirios, tendo por base a importncia e a necessidade de que as prticas contbeis brasileiras sejam convergentes com as prticas contbeis internacionais, emitiu a Deliberao CVM 489/05, que aprovou o Pronunciamento do IBRACON NPC n 22, que trata da denio dos critrios de reconhecimento e bases de mensurao aplicveis a provises, contingncias passivas e contingncias ativas. A Deliberao da CVM espelha em sua quase totalidade as constantes do IAS 37, apresentadas anteriormente. A ressalva encontrada na norma da CVM a de que o ajuste a valor presente previsto na norma, mais especicamente nos pargrafos 37, 38 e 45, dever ser efetuado apenas se requerido por uma norma especca que se rera proviso, ou quando da edio de norma que d legitimidade aplicao desse conceito nas prticas contbeis adotadas no Brasil. Quanto contrapartida do passivo, da mesma forma como o IAS 37, no existe previso clara, apenas indireta quando apresenta um exemplo constante do Anexo II, item 2c. Recorrendo a outra norma brasileira, na Resoluo do Conselho Federal de Contabilidade n 1.025, de 15 de abril de 2005, que aprovou a Norma Brasileira de Contabilidade NBC T 19.1 Imobilizado, tem-se a seguinte determinao: o custo de um bem do imobilizado compreende: [...] (c) o custo estimado para desmontar e remover o ativo e restaurar o local no qual est localizado, quando existir a obrigao futura para a entidade. (NBC T 19.1, item 19.1.5.1). Assim, apesar de algumas particularidades, o SFAS 143 est alinhado s normas internacionais, da mesma forma que as normas brasileiras.

6 CONSIDERAES FINAIS
A edio do SFAS 143 imps uma extensa mudana em como as companhias devem contabilizar suas obrigaes por baixa de ativo. Particularmente para empresas de capital intensivo, como as companhias petrolferas, as imposies normativas do SFAS 143, exigiram anlises signicativas, mudanas processuais e, dependendo da prtica contbil adotada antes do SFAS 143, alteraes materiais nas demonstraes nanceiras. Outro aspecto decorrente da adoo do SFAS 143 o de que o processo de elaborao da estimativa do custo de abandono sofrer impactos principalmente na etapa de inventrio de poos, equipamentos e instalaes, em funo do nvel de controle requerido pelas variaes nas estimativas que resultaro na quanticao do valor justo do passivo e suas conseqncias nas revises do

prazo ou no valor da estimativa original. Com isso, controles adicionais sero exigidos para identicao de todos os ativos que produziro obrigaes pela baixa de ativos. Para o FASB, os benefcios provenientes do SFAS 143 justicam e superam os esforos e custos da mudana e ainda fornecem mecanismos que garantam que as demonstraes nanceiras das companhias reitam mais claramente a realidade econmica das obrigaes por baixa de ativo. Com o reconhecimento de uma obrigao futura, mesmo em termos de valores estimados, a situao patrimonial da empresa ser mais bem evidenciada, aumentando o grau de disclosure das informaes. Alm disso, reconhecendo o passivo no momento do fato gerador, ou seja, no momento inicial da ativao do bem, logo de incio ca evidenciado que a empresa interveio no meio ambiente e ter, no futuro, a obrigao de deix-lo nas condies pr-existentes, com a remoo de seus ativos xos e restaurao do meio ambiente. A orientao dada pelo SFAS 143 veio regularizar uma situao em que diversas prticas contbeis eram empregadas e que acabavam prejudicando a comparabilidade das informaes divulgadas. Alm do mais, com o reconhecimento imediato desse custo futuro inevitvel, as anlises estratgicas das empresas petrolferas caro mais apuradas, pois ser possvel distribuir o custo ao longo da vida til do projeto por meio das parcelas de depreciao/amortizao e da atualizao do valor presente da obrigao, atendendo, tambm, o princpio da confrontao das despesas com as receitas. Como sugestes para estudos futuros, uma pesquisa interessante e complementar a este estudo seria vericar, empiricamente, o impacto da adoo do SFAS 143 pelas maiores companhias petrolferas e se elas evidenciaram, adequadamente, essas mudanas em suas demonstraes nanceiras. Outros estudos poderiam ser delineados como: (a) denio da taxa livre de risco, ajustada ao nvel de crdito das empresas, representativa do setor petrolfero; (b) implicaes do teste de impairment na sistemtica de reconhecimento de uma obrigao por baixa de ativo; (c) estudo emprico das atividades de desmantelamento, remoo e restaurao de ativos destinados produo de leo e gs no Brasil, visando estimar um nvel adequado desses custos (custos de abandono). Tal estudo, particularmente, mostra-se relevante medida que hoje, no Brasil, o nmero de empresas que est atuando no segmento de E&P se mostra crescente em funo da quebra do monoplio do petrleo. Assim, estudos com essa abordagem poderiam contribuir para as atividades dos engenheiros, gerentes de projeR. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 41, p. 56 71, Maio/Ago. 2006

70

Odilanei Morais dos Santos Jos Augusto Veiga da Costa Marques Paula Danyelle Almeida da Silva

tos e outros prossionais envolvidos na avaliao da viabilidade econmica de um projeto petrolfero e (d) impactos inerentes adoo do SFAS 143, ante as exigncias do SFAS n 69 Divulgao das Atividades de Produo de leo e Gs.

Com isso, espera-se que este estudo desperte o interesse de pesquisadores sobre os assuntos aqui abordados, bem como outros inerentes contabilidade de empresas petrolferas no Brasil e no mundo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ANP Agncia Nacional do Petrleo. Portaria ANP n 25, de 6 de maro de 2002. ANP Agncia Nacional do Petrleo. Portaria ANP n 114, de 25 de julho de 2001. ATKINSON, Anthony A.. Life-cycle costing. CMA Magazine. v. 64, n. 6, jul./aug. 1990. CFC Conselho Federal de Contabilidade. Resoluo CFC n 1.025, de 15 de abril de 2005. Aprova a NBC T 19.1 Imobilizado. CHEWNING JR., E. G.; MCKIE, A.. Accounting for asset retirement obligations. The CPA Journal. New York; v. 72, n. 5, p. 5658, 2002. COGAN, S.. Custos e preos: formao e anlise. So Paulo: Pioneira, 2002. EPSTEIN, M. J.. Accounting for product take-back. Management Accounting. v. 78, n. 2. Aug., 1996. CVM Comisso de Valores Mobilirios. Deliberao CVM n 489, de 03 de outubro de 2005. FASB Financial Accounting Standards Board. FASB Interpretation 47 Accounting for Conditional Asset Retirement Obligations. USA, 2005. FASB Financial Accounting Standards Board. Statements of Financial Accounting Standards n 143 Accounting for Asset Retirement Obligations. USA, 2001. FASB Financial Accounting Standards Board. Statements of Financial Accounting Standards n 19 Financial Accounting and Reporting by Oil and Gas Producing Companies. USA, 1977. GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 3 ed. So Paulo: Atlas, 1996. GODOY, C. R.. Evidenciao contbil e as avaliaes pelo uxo de caixa descontado e pela teoria de opes: um estudo aplicado indstria petrolfera mundial. 2004. Tese (Doutorado em Contabilidade e Controladoria) Departamento de Contabilidade e Aturia, Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo, So Paulo. HENDRIKSEN, E. S.; VAN BREDA, M. F.. Teoria da contabilidade. So Paulo: Atlas, 1999. HORNGREN, C. T.; DATAR, S. M.; FOSTER, G.. Contabilidade de custos: uma abordagem gerencial. 11 ed., v. 1. So Paulo: Prentice Hall, 2004. R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 41, p. 56 71, Maio/Ago. 2006 IASB International Accounting Standards Board. International Financial Reporting Interpretations Committee n 1 Changes in existing decommissioning, restoration and similar liabilities. 2004. IASB International Accounting Standards Board. International Accounting Standards n 37 Provisions, contingent liabilities and contingent assets. Revisado em 2004. IASB International Accounting Standards Board. International Accounting Standards n 16 Property, plant and equipment. Revisado em 2004. IUDCIBUS, S.. Teoria da Contabilidade. 6 ed., So Paulo: Atlas, 2000. JENNING, D. R.; FEITEN, J. B.; BROCK, H. R.. Petroleum accounting: principles, procedures & issues. 5 ed., Denton, Texas: PricewaterhouseCoopers/Professional Development Institute, 2000. KAISER, M. J.. FASB 143 rules will change decommission liability. Oil & Gas Journal. Tulsa, Oklahoma; v. 103, n. 10, p. 43-49, 2005. KAISER, M. J.; PULSIPHER, A. G.; BYRD, R. C.. Study estimates Gulf of Mexico decommissioning costs. Oil & Gas Journal. Tulsa, Oklahoma; v. 101, n. 38, p. 39-47, 2003. KIESO, D. E.; WEYGANDT, J. J.; WARFIELD, T. D.. Intermediate accounting: 2005 FASB update plus free problem solving guide. 11 ed., New York: J. Wiley, 2005. KAPLAN, R. S.; COOPER, R.. Cost and Effect: using integrated cost systems to drive protability and performance. Boston, Massachusetts: Harvard Business School, 1998. MMS US Minerals Management Service. State of the Art of Removing Large Platforms Located in Deep Water. Twachtman Snyder & Byrd, Inc. Houston, Texas, 2000. MANAGO, F.; WILLIAMSON, B.. Decommissioning and Removal of Oil and Gas Facilities Offshore California: Recent Experiences and Future Deepwater Challenges. MMS OCS Study 98-0023. 269 pp, 1997. NIYAMA, J. K.. Contabilidade internacional. So Paulo: Atlas, 2005. PERES JR. J. H.; OLIVEIRA, L. M. de; COSTA, R. G.. Gesto estratgica de custos. So Paulo: Atlas, 1999. PITTARD, A.. Field abandonment costs vary widely worldwide. Oil & Gas Journal. Tulsa, Oklahoma; v. 95, n. 11, p. 84-91, 1997.

O CUSTO DE ABANDONO NAS EMPRESAS PETROLFERAS

71

SEC Securities and Exchange Commission. Regulation S-X Rule 4-10. USA, 1975. SILVA, C. E. V.. Uma anlise da mudana das prticas contbeis, ocorridas em 1999, relativas s atividades de explorao e produo de petrleo: o caso Petrobras S/A. 2004. Dissertao (Mestrado em Cincias Contbeis). FACC/UFRJ RJ. STICKNEY, C. P.; WEIL, R. L.. Contabilidade nanceira: uma introduo aos conceitos, mtodos e usos. So Paulo: Atlas, 2001.

THOMAS, J. E.. Fundamentos da engenharia de petrleo. Rio de Janeiro: Intercincia/Petrobras, 2001. WEYGANDT, J. J.; KIESO, D. E.; KIMMEL, P. D.. Contabilidade nanceira. 3 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

Endereo dos autores: Universidade Federal do Rio de Janeiro FACC Av. Brigadeiro Trompowski, s/n Cidade Universitria Rio de Janeiro RJ 21.941-590

R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 41, p. 56 71, Maio/Ago. 2006

S-ar putea să vă placă și