Sunteți pe pagina 1din 10

Esta pgina foi realizada no incio do ano lectivo 2000/2001, no mbito do estgio pedoggico do 5 ano do curso de Matemtica da Faculdade

de Cincias da Universidade do Porto, sob orientao cientfica do Professor Doutor Arala Chaves.

Esta pgina pretende ser mais um apoio a alunos de Matemtica, e a outros, no estudo de sucesses. Como pr-requisito, recomenda-se o conhecimento do conceito de sucesso. Com esta pgina pretende-se ajudar a clarificar o conceito de limite de uma sucesso, partindo com o exemplo da sucesso an= 1 / n , chegando at definio formal de Limite de uma Sucesso. Nesta exposio so apresentados vrios exemplos que contm links para sketchs manipulveis, permitindo, assim, uma melhor compreenso do assunto estudado.

................................................ O Limite de uma Sucesso


A sucesso cujo n-simo termo an= 1 / n , 1 , 1/2 , 1/3 , 1/4 , ... , 1/n , ... , tem limite 0 quando n tende para innito: lim 1/n = 0 quando n!1, (ou, equivalentemente, que an converge para 0 ).

Vamos ver o que que isto signica:

medida que a ordem dos termos da sucesso aumenta, os termos desta cam cada vez mais pequenos. Por exemplo: a partir do 100 termo, todos os termos so menores que a100= 1 / 100 a partir do 1000 termo todos os termos so menores que 1 / 1000 ; e assim sucessivamente.

Nenhum termo exactamente 0, mas se avanarmos para uma ordem sucientemente grande da sequncia, vamos ter termos to prximos de 0 quanto ns queirmos.
Para ter uma ideia clara da noo de convergncia desta sucesso temos que denir o que que entendemos por: uma ordem "sucientemente grande", "to prximo ... quanto quiermos". Uma interpretao geomtrica ajuda-nos a claricar a situao. Tendo em conta que uma sucesso uma funo cujo domnio N, observemos a representao grca da sucesso:

Click na imagem para um link de um sketch, onde pode manipular e observar melhor o grco da sucesso.
(S possvel ver e manipular esse sketch se possuir o programa "THE GEOMETER'S SKETCHPAD" ou o "JAVASKETCHPAD". Caso no possua nenhum deles, click em "JAVASKETCHPAD" para fazer um download do respectivo programa.)

Consideremos um qualquer intervalo I no eixo das ordenadas, de comprimento 2e e com centro em 0, de tal forma que cada lado do ponto 0 tenha de comprimento e. Se e =10 claro que todos os termos an= 1 / n da sequncia vo estar dentro do intervalo I, (pois a1=1, a2=1/2, ..., so todos menores do
que 10 ).

Se e =1/10, ento os primeiros termos da sequncia vo estar fora de I, mas todos os termos a partir do a10 1 / 11, 1 / 12, 1 / 13, 1 / 14, ..., vo estar dentro de I, como se pode ver na gura anterior. Se tivssemos escolhido e =1/1000 , apenas os primeiros 1000 termos da sucesso estariam fora de I, enquanto que o termo a1001 e toda a innidade de termos seguintes a1002, a1003, a1004, a1005, ..., estariam dentro do intervalo I. Obviamente, este argumento vale para qualquer valor positivo de e :

Para qualquer valor positivo que se escolha para e, mesmo que seja muito pequeno, ns podemos encontrar um natural N de forma a que 1 / N < e , (como se viu atrs nos casos de e =10 , e =1/10 e e =1/1000 ). Desta forma todos os termos an da sequncia para os quais n > N vo estar dentro do intervalo I, e apenas um nmero nito de termos a1, a2, a3, a4, ..., aN-1, esto fora.

CONCLUSO: 1- dado um valor para e, que determina o


comprimento do intervalo I, que 2e. 2- encontra-se um valor natural N apropriado, de forma a que anI para todo n>N. Este processo de escolher primeiro um nmero e, e depois encontrar o inteiro N apropriado, pode ser aplicado para qualquer valor de e, mesmo que seja um valor muito pequeno; procedendo assim, temos uma forma precisa que estabelece que todos os termos da sucesso vo distar de 0 tanto quanto ns queirmos, desde que tomemos uma ordem N apropriada, sucientemente grande de forma a que todos os termos an da sucesso para os quais n > N estejam dentro

do intervalo I. No caso deste exemplo dizemos que: lim 1/n = 0 quando n!1, ou simplesmente, 1/n! 0 quando n!1, (l-se: 1/n tende para 0, ou converge para 0 ).

No caso geral, quando se diz que "a sucesso de nmeros reais a1, a2, a3, a4, ..., tem limite a": consideramos um intervalo I
estar fora, no eixo das ordenadas centrado em a (como se pode ver no grco anterior). se o intervalo for pequeno, alguns dos termos an podero

mas para valores de n sucientemente grandes, maiores ou iguais a

algum natural N, todos os valores de an devero estar dentro do intervalo I. para qualquer intervalo I (em que a seja um ponto interior de I), existe um natural N apartir do qual todos os termos an vo estar dentro de I, para n >N.
Ou seja: Fora do intervalo I podero estar apenas os termos a1,a2, a3, a4, ..., aN-1. NOTA: um natural N pode ser bastante grande se o intervalo I for
muito pequeno; mas independentemente do tamanho do intervalo I um tal N tem de existir se a sucesso tem a como limite.

Simbolicamente exprime-se o facto da sucesso an ter limite a, escrevendo: lim an= a quando n!1,

ou simplesmente an! a quando n!1, (l-se: an tende para a, ou, an converge para a ).
A denio de convergncia de uma sucesso pode ser formulada de uma forma mais concisa, como se segue:

A sucesso a1, a2, a3, a4, ..., tem limite a quando n tende para innito se, para cada valor de e, mesmo que seja muito pequeno, possvel encontrar um natural N (dependente de e), tal que ]

|a - an|<e

para todo n > N

ou equivalentemente, se I=]a-e,a+e[, ento

an I para todo n >N

Esta denio sugere um confronto entre duas entidades, A e B. A exige que uma quantidade xada a seja aproximada por an com um grau de exactido melhor que uma margem e = e1 (escolhida). B responde demonstrando que h um certo inteiro N = N1 para a qual todos os an depois do elemento aN1, satisfazem a e1-exigncia. Ento A torna-se mais rigoroso e estabelece uma nova, mais pequena, margem, e = e2 . B satisfaz novamente esta exigncia encontrando um (talvez maior) natural N = N2 . Se B conseguir satisfazer sempre A, independentemente da exiguidade da margem, ento temos a situao expressa por an!a. Assim, dando os nomes simblicos e e N s frases "to prximo ... quanto quiermos" e "uma ordem sucientemente grande", respectivamente, temos uma denio precisa de limite de uma sucesso.

Observemos os alguns exemplos:


I. Consideremos a sucesso 1/2, 2/3, 3/4, 4/5, ..., n / (n+1), ..., cujo termo geral bn= n / (n+1) . Vejamos que lim bn = 1. (Repare que
lim bn= 1 <=> 1 - lim bn= 0, e 1 - bn= 1 - n/(n+1) = (n+1-n)/(n+1) = 1/(n+1)

Se e = 1/10 temos 0 < 1 - bn= 1/(n+1) < 1/10 que verdadeiro para todo n >10. Ento para satisfazer a condio ] basta escolher N =10. Gracamente podemos ver facilmente que, apartir do 10 todos os termos (dos que so possveis ver) esto dentro do intervalo I=]0,9;1,1[

Click na imagem para um link de um sketch, onde pode manipular e observar melhor o grco da sucesso.
(S possvel ver e manipular esse sketch se possuir o programa "THE GEOMETER'S SKETCHPAD" ou o "JAVASKETCHPAD". Caso no possua nenhum deles, click em "JAVASKETCHPAD" para fazer um download do respectivo programa.)

Se tivssemos escolhido e = 1/1000 teramos 0 < 1 - bn= 1/(n+1) < 1/1000 que verdadeiro para todo n >1000. Ento, novamente, para satisfazer a condio ] bastara escolher N =1000. Da mesma forma para qualquer valor positivo de e que se escolha, mesmo que seja muito pequeno, precismos escolher apenas um qualquer inteiro N maior do que 1/e. Assim, medida que a ordem dos termos aumenta esses termos vo cando cada vez mais prximo de 1.

Para qualquer margem e que se escolha volta de 1 ( ]1-e ;1+e[ ) h sempre uma ordem N ( N maior do que 1/e) para a qual todos os termos de ordem superior a N esto dentro dessa margem, ou seja, para qualquer e, bn]1-e ;1+e[ para todo n> N onde N um inteiro maior que 1/e. e apenas um nmero nito de termos b1,b2,

b3, b4, ..., bN-1, esto fora do intervalo. Se os membros da sequncia b1,b2, b3, b4, ..., estiverem expressos na forma dcimal lim bn = b signica que para qualquer inteiro m, os primeiros m dgitos de bn coincidem com os primeiros m dgitos da expanso dcimal innita de b, se n maior ou igual a um certo N (que depende de m). Esta situao corresponde a escolher e = 10-m.
Exemplo: Se e =1/1000 =10-3 ento N=1000 (como vimos em cima), logo os primeiros 3 dgitos da expanso dcimal innita de bN= b1000= 1000/1001 = 0,99900099..., coincidem com os 3 primeiros dgitos da expanso innita de 1 = 0,99999999... .

II. Consideremos a sucesso -1, 1, -1, 1, -1, 1, ..., (-1)n, ..., cujo termo geral cn= (-1)n. Vejamos que cn no tem limite.

Click na imagem para um link de um sketch, onde pode manipular e observar melhor o grco da sucesso.
(S possvel ver e manipular esse sketch se possuir o programa "THE GEOMETER'S

SKETCHPAD" ou o "JAVASKETCHPAD". Caso no possua nenhum deles, click em "JAVASKETCHPAD" para fazer um download do respectivo programa.)

Repare que a sucesso dos termos pares de cn 1 , ou seja, c2n= 1, logo lim c2n= 1. Por outro lado a sucesso dos termos impares de cn -1 , ou seja, c2n-1= -1, logo lim c2n-1= -1. Vejamos que o lim cnno pode ser 1: Se e = 5 claro que todos os termos de cn estodentro do intervalo I=]-4 ;6 [. Ento para satisfazer a condio ] bastaria escolher N =1. Contudo se tomarmos e = 0,5 vemos que apenas os termos de ordem par pertencem a I=]0,5 ;1,5 [. Assim, temos uma innidade de termos de cn dentro do intervalo I (os termos de ordem par), e uma innidade de termos de cn fora de I (os termos de ordem impar). Assim, tomando e = 0,5 , para todo o natural N existe sempre um n para o qual |1 - cn|>0,5basta tomar um valor n impar maior do que N, contrariando a condio ]. Na anlise da convergncia interessa que a condio ] seja satisfeita para qualquer valor de e (como vimos neste exemplo, a condio era satifeita para e= 5, mas no o era para e= 0,5 ).

OBS: Quando uma sucesso no tem limite, ou no convergente, diz-se que a sucesso divergente, como o
n caso da sucesso cn= (-1) .

III. Consideremos a sucesso 1, 4, 9, 25, ..., n2, ..., cujo termo geral dn= n2.
Repare que se escolhermos um valor K qualquer (eventualmente muito grande), existe sempre um termo dn maior que K. Ora vejmos: se K=200 temos que d5= 52=225 > 200
(basta escolher um valor n tal que n >200 => n>14).
2

se K=9999999 temos que d3163=

3163 =10004569 > 9999999 (basta escolher 2 um valor n tal que n >9999999 => n>3162).

Se uma sucesso xn verica a condio:

para qualquer valor (real positivo) K, existe um natural N tal que xn > K para todo n > N, diz-se que xn tende para mais innito, e escreve-se: lim xn=+1 , ou, xn!+1.
Uma sucesso xn nestas condies diz-se divergente. Logo, dn= n2 tende para innito, e escreve-se: lim n2=1 , ou, n2!1.

Analogamente, diz-se que xn tende para meno innito, e escreve-se: lim xn=-1 , ou, xn!-1, se para qualquer valor (real negativo) K, existe um natural N tal que xn < K para todo n > N.

S-ar putea să vă placă și