Sunteți pe pagina 1din 94

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educao

Estratgia de Matrculas 2013


PARA REDE PBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
Portaria n. 132 de 29 de agosto de 2012

Agnelo Queiroz
Governador do Distrito Federal

Denlson Bento da Costa


Secretrio de Estado de Educao do Distrito Federal

Francisco Jos da Silva


Subsecretrio de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao

Raphaella Rosinha Cantarino


Coordenadora de Acompanhamento da Oferta Educacional

APRESENTAO

Eu atravesso as coisas e no meio da travessia no vejo! s estava era entretido na idia dos lugares de sada e de chegada. Assaz o senhor sabe: a gente quer passar um rio a nado, e passa; mas vai dar na outra banda num ponto mais embaixo, bem diverso do que em primeiro se pensou (...) o real no est na sada nem na chegada: ele se dispe para a gente no meio da travessia... (Joo Guimares Rosa, 1986: 26-52).

A Estratgia de Matrculas 2013 que apresentamos a toda comunidade escolar resultado do planejamento coletivo da Secretaria de Estado de Educao do Distrito Federal. Tem como objetivo nortear as polticas e aes que garantam a organizao do espao escolar em suas etapas e modalidades de ensino ofertadas na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal. Reflete a nossa concepo de educao compromissada com a formao integral do educando, a sustentabilidade humana como princpio das polticas pblicas que se prope efetivar, enfim, nossas opes de ao pedaggica e poltica frente aos desafios que devem ser transpostos na busca de uma educao com qualidade social para a populao do Distrito Federal (PPP Carlos Mota). Assim como a vida, a Educao percorre caminhos nem sempre conhecidos. Construir novos caminhos, conhecer novos rumos o grande desafio de quem faz a Educao. Queremos contar com todas e todos que acreditam nessa construo no processo a aceitar esse desafio. DENILSON BENTO DA COSTA Secretrio de Estado de Educao do Distrito Federal

1. DIRETRIZES GERAIS
1.1. FUNDAMENTAO
1.1.1. A Estratgia de Matrcula normatiza o processo de matrcula na Rede Pblica de Ensino
do Distrito Federal para o ano letivo subsequente, em cumprimento ao disposto na legislao vigente.

1.2. COMPETNCIAS
1.2.1. SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAO SUPLAV
a) Cabe Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV), anualmente, em consonncia com a Subsecretaria de Educao Bsica (SUBEB), submeter ao Secretrio de Estado de Educao do Distrito Federal o plano de elaborao participativa da Estratgia de Matrcula e do Calendrio Escolar, em cumprimento ao art. 93, inciso XV, do Regimento Interno da Secretaria de Estado de Educao do Distrito Federal.

1.2.2. COORDENAO DE ACOMPANHAMENTO DA OFERTA EDUCACIONAL CACOED


a) Cabe Coordenao de Acompanhamento da Oferta Educacional (CACOED) coordenar a elaborao das normas para o procedimento de acesso Rede Pblica de Ensino, bem como orientar e controlar a sua execuo, conforme o art. 115, inciso III, do Regimento Interno da Secretaria de Estado de Educao do Distrito Federal. b) Cabe, ainda, propor e elaborar a Estratgia de Matrcula anual para Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, nos termos do art. 118, inciso I, do Regimento Interno da Secretaria de Estado de Educao do Distrito Federal, por meio da Gerncia de Organizao do Sistema de Ensino (GORGSE).

1.2.3. COORDENAES REGIONAIS DE ENSINO E INSTITUIES EDUCACIONAIS


a) Cabe s Coordenaes Regionais de Ensino (CRE) e s Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal cumprir TODOS os itens previstos neste documento. A inobservncia e o descumprimento de qualquer item ensejar abertura de processo administrativo para apurao de responsabilidades.

b) Esta Estratgia de Matrcula da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, ano letivo de 2013, dever ser amplamente divulgada pelas Coordenaes Regionais de Ensino (CRE) e Instituies Educacionais vinculadas em toda a comunidade escolar.

1.3. ETAPAS DO PROCESSO DE MATRCULA


1.3.1. RENOVAO DE MATRCULA: Procedimento interno de confirmao do interesse do
pai ou responsvel legal, quando o estudante for menor de idade, ou do prprio estudante, quando maior de idade, regularmente matriculado na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal no corrente ano, em permanecer na Rede Pblica de Ensino, no ano letivo de 2013, conforme critrios pr-estabelecidos (itens 2.1.1 e 2.1.2).

1.3.2. REMANEJAMENTO ESCOLAR: Procedimento interno que permite ao estudante


regularmente matriculado na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, no ano letivo de 2012, mudar para outra Instituio Educacional da Rede Pblica de Ensino mais prxima da residncia, do trabalho, ou aquela de preferncia do estudante ou dos pais/responsveis legais no ano letivo de 2013, conforme critrios pr-estabelecidos (item 2.2).

1.3.3. MATRCULA NOVA: Procedimento externo de acesso Rede Pblica de Ensino do


Distrito Federal para estudantes NO matriculados no ano letivo de 2012, e que nela queiram ingressar no ano letivo de 2013. As inscries para ingresso nas Etapas (Educao Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Mdio) e nas modalidades da Educao Bsica (EJA e Educao Especial) sero realizadas por meio do Sistema Informatizado de Matrcula Telematrcula/156 (SIM-TM/156), conforme Cronograma das Etapas de Matrcula (item 5.1).

1.3.4. EFETIVAO DE MATRCULA: Procedimento geral para conrmao da matrcula


para TODOS os estudantes contemplados com uma vaga nas etapas de Remanejamento Escolar e de Matrcula Nova, conforme critrios pr-estabelecidos (itens 2.2 e 2.4).
OBSERVAO: OS PROCEDIMENTOS RELATIVOS RENOVAO EXTERNA, AO REMANEJAMENTO ESCOLAR E TRANSFERNCIA VOLUNTRIA DEVEM SER REALIZADOS CONSIDERANDO A MATRCULA NICA NA REDE PBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL, GERADA PELO SISTEMA DE GESTO ESCOLAR (SGE), NO PODENDO SER ALTERADA, DE MODO A PERMANECER A MESMA DO REGISTRO INICIAL.

1.4. GARANTIA DE ATENDIMENTO


1.4.1. O atendimento nas diferentes etapas e modalidades da Educao Bsica gratuito,
conforme preconiza o art. 208, inciso I, da Constituio Federal 1, cabendo Secretaria de Estado de Educao do Distrito Federal promover a CHAMADA ESCOLAR OBRIGATRIA, utilizando como instrumento o Sistema Informatizado de Matrcula Telematrcula/156 (SIMTM/156) em todas as suas formas de publicidade. Ressalvada as especificidades dos casos de crianas e de adolescentes em situao de medidas protetivas e/ou populao em situao de rua, conforme item 1.8.4.1.

1.4.2. O atendimento do Ensino Fundamental na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal


obrigatrio, conforme disposto na legislao vigente.

1.4.3. A extenso do atendimento nas etapas da Educao Infantil e do Ensino Mdio


gradativa e est assegurada de acordo com a disponibilidade de vaga.

1.4.4. Os turnos de funcionamento das Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do


Distrito Federal so matutino, vespertino, noturno e nico (integral).

1.4.5. A carga horria diria de, no mnimo, cinco horas/relgio para o turno diurno, de quatro
horas/relgio para o turno noturno, e de no mnimo de dez horas/relgio para o turno nico (integral) obedecendo legislao vigente, notadamente a Resoluo n 1/2009CEDF2, o Regimento Escolar das Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal e o Parecer n 325/2008CEDF. O atendimento integral da Educao Infantil nos CAICs e C EI 01 de Braslia de 10 horas/relgio.

1.4.6. As Instituies Educacionais devero comunicar ao Conselho Tutelar e ao Ministrio


Pblico do Distrito Federal e Territrios (MPDFT) a relao dos estudantes contendo os dados atuais, bem como a quantidade de faltas acima de 50% (cinquenta por cento) do percentual permitido em lei, depois de esgotadas as aes definidas na Proposta Pedaggica da Instituio
1

Constituio Federal

Art. 208. O dever do Estado com a educao ser efetivada mediante a garantia de: I Educao Bsica obrigatria e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela no tiveram acesso na idade prpria.
2

Resoluo n 1/2009-CEDF

Art. 121. O ano letivo regular, independentemente do ano civil, tem, no mnimo, duzentos dias e o semestre cem dias de efetivo

Educacional, conforme determina art. 12, inciso VII, da LDB (Lei n 9.394/96)3, tendo em vista o

retorno do estudante Instituio trabalho escolar, excludos os dias reservados Educacional. recuperao e exames finais.
1. No Ensino Fundamental e no Ensino Mdio, a carga horria mnima anual de oitocentas horas de sessenta minutos e de quatrocentas horas quando se tratar de organizao semestral. 2. A durao do mdulo-aula definida pela Instituio Educacional, de forma que garanta o mnimo de horas anuais ou semestrais estabelecidas. 3. No Ensino Fundamental e Mdio, somente ser considerado dia letivo se cumpridas quatro horas dirias de efetivo trabalho pedaggico, excludo o tempo destinado ao intervalo.
3

Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB (Lei n 9.394/96)

Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, tero a incumbncia de: [...] VII informar os pais e responsveis sobre a freqncia e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execuo de sua proposta pedaggica.

1.4.7. Caso o estudante infrequente no seja encontrado aps o 31 (trigsimo primeiro) dia
letivo, a Instituio Educacional fica autorizada a matricular novos estudantes em tantas quantas forem as vagas decorrentes de infrequncia dos estudantes por turma. Caso o estudante infrequente retorne e no haja disponibilidade de vaga na Instituio Educacional em que est matriculado, a Coordenao Regional de Ensino (CRE) dever encaminh-lo para outra Instituio Educacional onde exista vaga.

1.4.8. Em nenhuma hiptese ser negada matrcula nas etapas da Educao Bsica em funo
de documentao incompleta, devendo, neste caso, ser observado o disposto na legislao vigente.

1.4.9. VEDADO o pagamento de taxas, sob qualquer pretexto, conforme disposto no art. 226
do Regimento Escolar das Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal.

1.5. CAPACIDADE DE ATENDIMENTO


1.5.1. A oferta de vagas na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal ocorre em Instituies
Educacionais com tipologia adequada para cada etapa e modalidade de ensino. A oferta em desacordo com a tipologia s poder ocorrer mediante autorizao da Subsecretaria de Planejamento Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV)/Coordenao de Acompanhamento da Oferta Educacional (CACOED), conforme art. 3, pargrafo nico, do Regimento Escolar das Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal 4.

1.5.2. A oferta de vagas nas diferentes etapas e modalidades de ensino, bem como a
constituio de turmas, obedecidos os limites mximo e mnimo contidos na modulao, ocorre em funo da capacidade de atendimento da Instituio Educacional, sendo considerados critrios pedaggicos (modulao mnima e mxima) e fsicos (capacidade fsica), conforme estabelece a Lei Distrital n 1.426/19975.
4

Regimento Escolar das Instituies da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal

Art. 3. As Instituies Educacionais, de acordo com as caractersticas organizacionais de oferta e de atendimento, classificam-se em: [...] Pargrafo nico. Qualquer Instituio Educacional pode oferecer modalidades fora de sua tipologia, em carter provisrio quando autorizada por ato prprio da Secretaria de Estado de Educao.
5

Decreto n 27.217, regulamenta a Lei n 1.426/1997

Que dispe sobre o limite mximo de alunos por sala de aula e d outras providncias. Art. 1. O limite mximo de alunos, por sala de aula, nas escolas pblicas do Distrito Federal, fica fixado em: I Creches: vinte crianas; II Pr-escola e Bloco Inicial de Alfabetizao/Etapa I: trinta alunos; III Ensinos Fundamental e Mdio: quarenta e cinco alunos, inclusive na Educao de Jovens e Adultos. 1. O limite de alunos, por sala de aula nas escolas de Ensino Especial, Escolas Inclusivas, Escolas Rurais e Centros Interescolares de lngua, ser definido pela Secretaria de Estado de Educao do Distrito Federal, de acordo com as especificidades. 2. Qualquer alterao, nos quantitativos estabelecidos no caput desse artigo dever respeitar a proporo mnima de um metro e vinte centmetros quadrados por aluno.

1.5.3. Considerando a obrigatoriedade do atendimento no Ensino Fundamental, conforme


disciplina a Lei n 9.394/96, art.4, inciso I, nos casos necessrios, ser aplicado o limite mximo de estudantes por sala de aula, de acordo com a Lei Distrital n 1.426/1997.

1.5.4. As salas de aula em construo com previso de concluso para o incio do ano letivo de
2013 sero consideradas para efeito de constituio de turmas.

1.5.5. As turmas podero funcionar, excepcionalmente, em dependncias no construdas


originalmente como salas de aula, desde que tenham as dimenses e as condies ambientais adequadas. As dependncias originalmente construdas como salas de aula que no sejam utilizadas para esse fim devem retornar destinao original at o dia 14 de dezembro de 2012, devendo ser realizada, concomitantemente, a atualizao da capacidade fsica no Sistema de Gesto Escolar (SGE) Mdulo Escola.

1.5.6. A modulao mxima, estabelecida por etapa e por modalidade de ensino, ser alterada,
em caso emergencial, aps avaliao tcnica e aprovao da Subsecretaria de Planejamento Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV)/Coordenao de Acompanhamento da Oferta Educacional (CACOED).

1.5.7. A Gerncia Regional de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional


(GREPAV) dever, ao final do primeiro semestre letivo de 2013, efetuar a reorganizao das turmas por juno, respeitando, para tanto, o turno de funcionamento. Nas Instituies Educacionais em que o nmero de estudantes em turma for inferior modulao mnima estabelecida por etapa e modalidade de ensino, dever, ainda, determinar a devoluo dos professores excedentes em cada Instituio Educacional e informar as aes adotadas Subsecretaria de Planejamento Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV) antes do incio do segundo semestre letivo de 2013. 1.5.8. A abertura de novas turmas, e a abertura de Sala de Recursos, esto condicionadas autorizao da Subsecretaria de Planejamento Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV)/

Coordenao de Acompanhamento da Oferta Educacional (CACOED) e Subsecretaria de Gesto dos Profissionais da Educao (SUGEPE).

1.6. ETAPAS DA EDUCAO BSICA


1.6.1. EDUCAO INFANTIL

a) CRECHE: ofertada em Instituies Educacionais Pblicas e Conveniadas da Rede Pblica


de Ensino do Distrito Federal para atendimento a crianas de quatro meses a trs anos completos ou a completar at 31/3/2013, condicionada existncia de vaga: a.1) As Coordenaes Regionais de Ensino (CRE)/Gerncia Regional de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional (GREPAV), em consonncia com a Gerncia Regional de Educao Bsica (GREB), sero responsveis pela triagem e seleo das crianas de quatro meses a trs anos completos ou a completar at 31/3/2013 que sero atendidas nos Centros de Ateno Integral Criana e ao Adolescente (CAIC) e CEI 01 de Braslia, devendo ser observados os critrios scio-econmicos estabelecidos pela SEDF. a.2) As Coordenaes Regionais de Ensino (CRE)/Gerncia Regional de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional (GREPAV), em consonncia com a Gerncia Regional de Educao Bsica (GREB), sero responsveis pela triagem e seleo das crianas de quatro meses a trs anos completos ou a completar at 31/3/2013 que sero atendidas nas Instituies Conveniadas, devendo ser observados os critrios scio-econmicos estabelecidos pela SEDF. a.2.1) As Coordenaes Regionais de Ensino (CRE)/Gerncia Regional de

Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional (GREPAV), em consonncia com a Gerncia Regional de Educao Bsica (GREB), tambm sero responsveis pelo encaminhamento da relao nominal dos alunos selecionados para situaes previstas nos itens a.1 e a.2.

b) PR-ESCOLA: ofertada em Instituies Educacionais Pblicas e Conveniadas da Rede


Pblica de Ensino do Distrito Federal para atendimento a crianas de cinco e quatro anos completos ou a completar at 31/3/2013 (2 e 1 perodos, respectivamente), condicionada existncia de vaga. b.1) No caso dos CEIs que ofertam jornada em tempo integral, aplicam-se os critrios de seleo das Instituies Conveniadas e dos CAICs.

b.2) A expanso do atendimento para as crianas com cinco e quatro anos completos ou a
completar at 31/3/2013, obrigatoriamente, nesta ordem etria, est condicionada existncia de vaga e disponibilidade de recursos humanos na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal.

b.3) As Coordenaes Regionais de Ensino (CRE)/Gerncia Regional de Planejamento,


Acompanhamento e Avaliao Educacional (GREPAV), em consonncia com a Gerncia Regional de Educao Bsica (GREB), sero responsveis pela triagem e seleo das crianas de quatro e 5 anos completos ou a completar at 31/3/2013 que sero atendidas nas Instituies Conveniadas, devendo ser observados os critrios scio-econmicos estabelecidos pela Secretaria de Educao do Distrito Federal (SEDF). b.3.1) As Coordenaes Regionais de Ensino (CRE)/Gerncia Regional de

Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional (GREPAV), em consonncia com a Gerncia Regional de Educao Bsica (GREB), tambm sero responsveis pelo encaminhamento da relao nominal dos alunos selecionados s Instituies Conveniadas.

c) CONVNIOS: Objetivando ampliar a oferta de vagas s crianas da Educao Infantil


(creche/pr-escola), a Secretaria de Educao do Distrito Federal manter convnios com Instituies Comunitrias, Confessionais ou Filantrpicas sem fins lucrativos. c.1) As Instituies Educacionais Conveniadas com a Secretaria de Estado de Educao do Distrito Federal, bem como todas as Instituies Pblicas e as Instituies com Termos de Cooperao, obedecero ao Calendrio Escolar. c.2) Alunos egressos das Instituies Conveniadas sero automaticamente matriculados em escolas da Rede Pblica de Ensino, no necessitando de inscrio pelo 156. c.3) Os responsveis pelas Instituies Pblicas e Conveniadas devero entrar em contato com as famlias das crianas que estejam infrequentes a perodo superior a cinco dias, bem como comunicar o caso ao Conselho Tutelar da Regio Administrativa qual se vincula, antes de proceder o desligamento da criana no 31 primeiro dia de faltas consecutivas. Ressalte-se a necessidade de registro das providncias tomadas.

1.6.2 ENSINO FUNDAMENTAL


a) O Ensino Fundamental direito de todos, com atendimento obrigatrio a partir de seis anos completos ou a completar at o dia 31/3/2013, em todas as Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, inclusive para aqueles que no tiveram acesso na idade prpria, conforme a legislao em vigor (Resoluo n 1/2009-CEDF6, alterada pela Resoluo n 1/2010-CEDF).

b) A Secretaria de Estado de Educao do Distrito Federal optou por seguir as recomendaes do Ministrio da Educao quanto nomenclatura de organizao dessa etapa de ensino, conforme quadro a seguir:

ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO e NOVE ANOS


SRIES/ANOS INICIAIS
Bloco Inicial de Alfabetizao (BIA)
1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano

SRIES/ANOS FINAIS
5 Ano 6 Ano 6 Srie/ 7 Ano 7 Srie/ 8 Ano 8 Srie/ 9 Ano

c) O Ensino Fundamental no Distrito Federal possui duas organizaes concomitantes: uma em sries, para o Ensino Fundamental com oito anos, com extino gradativa; outra em anos, com implantao progressiva do Ensino Fundamental com nove anos, em atendimento LDB (Lei n 9.394/1996)7. d) O atendimento do Ensino Fundamental no turno diurno ser priorizado aos estudantes com idade a partir de seis anos completos ou a completar at 31/3/2013 at aqueles com quinze anos a completar at 31/3/2013. e) A transferncia para o turno noturno de estudante do Ensino Fundamental menor de quinze anos somente ser efetivada mediante autorizao do pai ou responsvel legal. Os estudantes com dezesseis anos completos ou a completar at o dia 31/03/2013 podero ser atendidos no Ensino Fundamental Sries/Anos Finais no turno diurno, mediante existncia de vaga.
6

Resoluo n 1/2009-CEDF:

Art. 126. As Instituies Educacionais e as famlias devem garantir o atendimento do direito pblico subjetivo das crianas com seis anos de idade, matriculando-as no Ensino Fundamental. 1. Para o ingresso no primeiro ano do Ensino Fundamental, a criana deve ter seis anos de idade completos, at o dia 31 de maro do ano em que ocorrer a matrcula. (Includo pela Resoluo n 1/2012-CEDF). 2. As crianas que completarem seis anos de idade, aps o dia 31 de maro, devem ser matriculadas na pr-escola. (Includo pela Resoluo n 1/2010-CEDF). 3. Fica assegurado o direito de prosseguirem em seu percurso educacional, na Pr-escola e no Ensino Fundamental, s crianas matriculadas, at o incio do ano letivo de 2010, independentemente do ms de aniversrio. (Includo pela Resoluo n 1/2010-CEDF).
7

Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB (Lei N 9.394/96)

Art. 4. O DEVER DO Estado com educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de:

No caso do estudante seja menor o seu atendimento If) Ensino Fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusiveaprendiz, para os que a ele permitido no tiveram acesso na idade prpria. [...] conforme o disposto na legislao vigente.

no Ensino

Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, tero a incumbncia de : Fundamental Sries/Anos Finais, perodo noturno, desde que tenha quatorze anos completos, [...] VII informar os pais e responsveis sobre a frequncia e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execuo de sua proposta pedaggica. Art. 24. A Educao Bsica, nos nveis Fundamental e Mdio, ser organizada de acordo com as seguintes regras comuns: [...] VI o controle de frequncia fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequncia mnima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovao [...] Art. 226. No permitido Instituio Educacional, sob qualquer pretexto, condicionar matrcula e pagamento de taxas ou de contribuies.

1.6.3. ENSINO MDIO a) O atendimento no Ensino Mdio para aqueles que queiram ingressar na Rede Pblica de
Ensino do Distrito Federal, no ano letivo de 2013, est assegurado de acordo com a disponibilidade de vagas em uma das Instituies Educacionais vinculadas.

b) A Instituio Educacional onde o estudante concluiu o Ensino Fundamental no ano letivo de


2012 dever, obrigatoriamente, encaminh-lo, por meio de Renovao Externa, para uma Instituio Educacional de Ensino Mdio sequencial, garantindo-lhe a vaga para prosseguimento de seus estudos.

c) Os estudantes que concluram o Ensino Fundamental na Rede Pblica de Ensino do DF no


ano letivo de 2012 tero matrcula assegurada no Ensino Mdio no ano letivo de 2013. Estudantes com at 17 anos, sero matriculados, prioritariamente no diurno. Estudantes com 18 anos completos ou a completar at 31/03/2013 , sero matriculados no turno noturno, no sendo vedada a sua matrcula no diurno, casa haja vaga remanescente nesse turno.

d) Os estudantes concluintes da Educao de Jovens e Adultos (2 Segmento), no final do 1


semestre de 2013, podero ingressar nas escolas de Ensino Mdio noturno, cuja a proposta de organizao curricular a semestralidade.

e) A opo pelo Ensino Mdio Integrado Educao Profissional Tcnica ou pela Educao de
Jovens e Adultos (EJA) fica a critrio do estudante, em conformidade com a legislao vigente (Resoluo n 1/2010 CEDF)9.

f) Os estudantes que optarem por cursar o Ensino Mdio Integrado Educao Profissional
tero sua matrcula efetivada, de acordo com os critrios estabelecidos por edital especfico, publicado no Dirio Oficial do Distrito Federal, mediante prvia aprovao da Subsecretaria de Educao Bsica (SUBEB)/Coordenao Regional de Ensino do Gama (CRE Gama)/ Coordenao de Educao Profissional (CEPROF)/Coordenao do Ensino Mdio (COEMED).

Regimento Escolar das Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal (2009):

Art. 129. Ser considerada, para fins de promoo do aluno, a frequncia mnima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas estabelecido para o ano ou semestre letivo, computados os exerccios amparados por Lei.
9

g) Art. 55. A Educao Profissional Tcnica de nvel mdio pode ser articulada com o Ensino Mdio das seguintes formas.
I integrada h) oferecida simultaneamente com o Ensino Mdio, sendo o curso planejado de modo a conduzir o estudante habilitao profissional tcnica de nvel mdio e a sua formao geral, na mesma Instituio Educacional, efetuando-se matrcula nica;. II concomitante oferecida somente a quem esteja cursando o Ensino Mdio e com matrculas distintas para cada curso, podendo ocorrer: na mesma Instituio Educacional; em Instituies Educacionais distintas, mediante convnios de intercomplementariedade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projetos pedaggicos unificados; III subsequente oferecida somente a quem j tenha concludo o Ensino Mdio. Pargrafo nico. Na oferta da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio de forma integrada, deve ser observada a ampliao da carga horria total do curso, a fim de assegurar, simultaneamente, o cumprimento das finalidades estabelecidas para a formao geral do estudante e as condies de preparao para o exerccio de profisses tcnicas.

Resoluo n 1/2009-CEDF

1.7. MODALIDADES DE EDUCAO 1.7.1. EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)10


a) O atendimento na Educao de Jovens e Adultos (EJA) destinado aos jovens e adultos que no tiveram acesso ou no puderam dar continuidade ao processo de escolarizao. a.1) A idade mnima para ingresso nos 1 e 2 segmentos da Educao de Jovens e Adultos de 15 (quinze) anos completos. A idade mnima para ingresso no 3 segmento da Educao de Jovens e Adultos de 18 (dezoito) anos completos. Resoluo MEC/CNE/CEB n 03 de 15/06/10. a.2) O ingresso dos estudantes, no 3 Segmento, na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, est assegurado de acordo com a disponibilidade de vagas. b) A Educao de Jovens e Adultos oferecida por meio de cursos e exames. Os cursos de EJA so organizados em segmentos e etapas semestrais: - 1 segmento: equivale alfabetizao e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Est dividido em quatro (1, 2, 3 e 4) etapas. - 2 segmento: equivale aos anos finais do Ensino Fundamental. Est dividido em quatro (5, 6, 7 e 8) etapas. - 3 segmento: Ensino Mdio. Est organizado em trs (1, 2 e 3) etapas. c) A oferta da Educao Bsica na modalidade de EJA obrigatria pelo Estado, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. d) O 1 Segmento ser ofertado em regime presencial. e) O 2 Segmento e o 3 Segmento sero ofertados em cursos presencial ou a distncia. f) A matrcula para o 1 Segmento, 2 Segmento e 3 Segmento em regime presencial ser semestral e por componente curricular. g) A matrcula da Educao de Jovens e Adultos (EJA) em cursos a distncia ser de acordo com a disponibilidade de vagas e calendrios especficos a ser emitido pelo Centro de Educao
10

Lei Orgnica do Distrito Federal

Art. 225. O Poder Pblico prover atendimento a jovens e adultos, principalmente trabalhadores, em ensino noturno de nvel Fundamental e Mdio, mediante oferta de cursos regulares e supletivos, de modo a compatibilizar a educao e trabalho. Pargrafo nico: Cabe ao Poder Pblico implantar programa permanente de alfabetizao de adultos articulando com os demais programas dirigidos a este segmento, observada a obrigatoriedade de ao das unidades escolares em sua rea de influncia, em operao com os movimentos sociais organizados. Disposies transitrias Art. 45. Para a erradicao do analfabetismo, em cumprimento ao que dispem o art. 60 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias e Art. 352 desta Lei Orgnica, o Poder Pblico do Distrito Federal: [...] V assegurar que, durante o perodo estipulado para erradicao do analfabetismo no Distrito Federal, os meios de comunicao social pertencentes ao Distrito Federal veiculem anncios, mensagens e avisos dirios de apoio alfabetizao de jovens e adultos, bem como destinem trinta minutos por semana para emisso de programas com o mesmo fim.

de Jovens e Adultos da Asa Sul (CESAS), para os 2 e 3 segmentos e pelo Centro de Educao Profissional da Ceilndia (CEP/Ceilndia), por meio de edital especfico semestral, para o 3 segmento integrado Educao Profissional (PROEJA). h) A oferta da Educao de Jovens e Adultos (EJA) ocorrer, obrigatoriamente, nos Centros de Ensino Fundamental, nos Centros Educacionais e nos Centros de Ensino Mdio. Essa oferta em Instituio Educacional com tipologia de Escola Classe est condicionada autorizao da Subsecretaria de Planejamento Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV)/Coordenao de Acompanhamento da Oferta Educacional (CACOED). i) A emisso dos documentos de certificao e de declarao parcial de desempenho dos aprovados, tanto no ENCCEJA quanto no ENEM, sero feitas pelas unidades escolares listadas em portaria especfica.

1.7.2. EDUCAO PROFISSIONAL


a) As Unidades Escolares que compem a modalidade de Educao Profissional so: Centro de Educao Profissional de Ceilndia (CEP-Ceilndia), Centro de Educao Profissional Escola de Msica de Braslia (CEP-EMB), Centro de Educao Profissional Escola Tcnica de Braslia (CEP-ETB), Centro de Educao Profissional de Sade de Planaltina (CEP-Sade) e Centro de Ensino Mdio Integrado Educao Profissional do Gama (CEMI-Gama). b) A Educao Profissional, desenvolvida nos diferentes nveis e modalidades de ensino, abrange os seguintes cursos: b.1) Cursos de Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio: desenvolvidos de forma concomitante ao Ensino Mdio (voltados aos estudantes que esto cursando o Ensino Mdio) ou subsequente (voltados aos estudantes egressos, ou seja, concluintes do Ensino Mdio). b.2) Cursos de Educao Profissional Tcnica Integrada ao Ensino Mdio na modalidade regular: Mdio Integrado; e na modalidade de Educao de Jovens e Adultos: PROEJA. b.2.1) Em nvel central e intermedirio, a Coordenao Pedaggica central de oferta da Educao Profissional na forma integrada ao Ensino Mdio na modalidade regular e na modalidade de Educao de Jovens e Adultos (EJA) ocorre da seguinte forma: sob a coordenao conjunta da Coordenao de Educao Profissional (CEPROF), Coordenao de Ensino Mdio (COEMED), Coordenao Regional de

Ensino (CRE), nos casos de Educao Profissional Integrada ao Ensino Mdio na modalidade regular. sob a coordenao conjunta da Coordenao de Educao Profissional (CEPROF) e da Coordenao de Educao de Jovens e Adultos (CEJAd) e, da Coordenao Regional de Ensino (CRE), ao se tratar de Educao Profissional Integrada ao Ensino Mdio na modalidade de Educao de Jovens e

Adultos/PROEJA. b.3) Cursos de Formao Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificao Profissional: b.3.1) Os cursos de Formao Inicial e Continuada (FIC), ou de Qualificao Profissional, por ser considerados de livre oferta, no requerem autorizao formal do Conselho de Educao do Distrito Federal (CEDF). Entretanto, cabe Unidade Escolar proponente, no semestre precedente oferta do curso, encaminhar, Coordenao de Educao Profissional (CEPROF), solicitao de abertura de turma por curso FIC, no perodo correspondente ao envio das minutas de edital para ingresso de estudantes nos Cursos de Educao Profissional. b.3.2) A carga horria mnima dos cursos FICs deve corresponder a, em mdia, 20% da carga horria do curso tcnico de vinculao. b.3.3) A abertura de turmas para a oferta de cursos de Formao Inicial e Continuada (FIC) ou de Qualificao Profissional fica condicionada aprovao da Subsecretaria de Educao Bsica (SUBEB)/Coordenao de Educao Profissional (CEPROF), Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional (SUPLAV) e da Subsecretaria de Gesto dos Profissionais da Educao (SUGEPE)/Coordenao de Provimento, Movimentao e Modulao (CPMOM). c) Forma de Ingresso de Estudantes: ocorre de acordo com critrios definidos em editais especficos publicados no Dirio Oficial do Distrito Federal, semestralmente, para os CEPs e, anualmente, para o CEMI-Gama. c.1) Os Centros de Educao Profissional devero enviar Subsecretaria de Educao Bsica (SUBEB)/Coordenao de Educao Profissional (CEPROF), de acordo com o cronograma estabelecido pela CEPROF, Minutas de Edital para Ingresso de Estudantes nos Cursos de Educao Profissional referentes ao 1 e 2 Semestres letivos de 2013, respectivamente;

c.2) As Minutas dos editais sero submetidas aprovao da Subsecretaria de Educao Bsica (SUBEB)/Coordenao de Educao Profissional (CEPROF)/Subsecretaria de

Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional (SUPLAV) e da Subsecretaria de Gesto dos Profissionais da Educao (SUGEPE)/Coordenao de Provimento, Movimentao e Modulao (CPMOM) para posterior publicao no Dirio Oficial do Distrito Federal. c.3) O CEMI-Gama dever enviar Minuta de Edital para Ingresso de Estudantes no Curso de Educao Profissional Integrada ao Ensino Mdio Coordenao Regional de Ensino (CRE) do Gama/Subsecretaria de Educao Bsica (SUBEB)/Coordenao de Educao Profissional e Coordenao de Ensino Mdio (COEMED), de acordo com o cronograma estabelecido pela Subsecretaria de Educao Bsica. c.4) Os Editais para Ingresso de Estudantes nos Cursos de Educao Profissional, bem como a programao referente aos cursos de Formao Inicial e Continuada, devero ser encaminhados a TODAS as Coordenaes Regionais de Ensino (CREs) pela Subsecretaria de Educao Bsica (SUBEB)/Coordenao de Educao Profissional (CEPROF), para ampla divulgao no mbito da comunidade.

1.7.3. EDUCAO ESPECIAL11


a) Todas as Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do DF so inclusivas. b) A Educao Especial, modalidade de ensino ofertada nas Instituies Educacionais, em articulao com os Centros de Ensino Especial, garantida aos estudantes com Transtorno Global do Desenvolvimento TGD (Autismo, Transtorno de Rett, Transtorno de Asperger e Transtorno Desintegrativo da Infncia, e Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificao) com altas habilidades/superdotao, com deficincia fsica, sensorial (visual, auditiva, surdocegueira), intelectual e mltipla. c) A matrcula na primeira etapa da Educao Bsica Educao Infantil garantida tambm s crianas inseridas no Programa de Educao Precoce, atendimento da Educao Especial. Que o atendimento na Educao Precoce seja realizado preferencialmente nos Centros de Ensino Especial (CEE), considerando-se a infra-estrutura e os recursos materiais. c.1) A Educao Especial garantida aos estudantes do Ensino Fundamental da faixa etria de seis anos completos ou a completar at 31/3/2013 a dezesseis anos, devidamente diagnosticados por meio de laudo/relatrio conclusivo expedido por profissional habilitado, sendo

obrigatria sua identificao no Sistema de Gesto Escolar Mdulo Escola. A flexibilidade na temporalidade possibilitada ao estudante da Educao Especial para garantir o cumprimento da etapa conforme suas Necessidades Educacionais Especiais. d) Para estudantes da Educao de Jovens e Adultos (EJA) no h modulao diferenciada para atendimento, com exceo para aqueles que apresentam deficincia auditiva, ficando obrigatria a insero, pelo secretrio escolar, desses estudantes no Sistema de Gesto Escolar (SGE) Mdulo Escola. d.1) No entanto, todos os ANEE matriculados na EJA devero ser inseridos no SGE para garantir a dupla matrcula e o financiamento no mbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao Bsica (FUNDEB), de acordo com o Decreto n 7.611/2011. d.2) O registro dever ser de uso exclusivo da secretaria para preservar o sigilo dessas informaes. e) Cabe Coordenao Regional de Ensino (CRE), por meio da Gerncia de Educao Bsica (GREB), observar, rigorosamente, a realizao de qualquer alterao na organizao do atendimento educacional especializado ofertado por Instituies Educacionais vinculadas, sendo imprescindvel a observncia da real necessidade educacional do estudante para quaisquer mudanas. Para tanto, elas devero ser justificadas mediante avaliao realizada pela Equipe Especializada de Apoio Aprendizagem (EEAA), apreciada a pertinncia pela Coordenao Regional de Ensino (CRE)/Gerncia de Educao Bsica (GREB) e, por fim, submetida autorizao da Subsecretaria de Educao Bsica (SUBEB), com parecer da Coordenao de Educao Inclusiva (COEDIN). f) A constituio de novas turmas ao longo do ano, em qualquer rea do Atendimento Educacional Especializado, apenas poder ocorrer mediante autorizao da Subsecretaria de

Planejamento Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV)/Coordenao de Acompanhamento da Oferta Educacional (CACOED), com parecer da Coordenao de Educao Inclusiva

(COEDIN), somente quando as turmas existentes atingirem o quantitativo mximo de estudantes previsto na Estratgia de Matrcula. 1.7.4. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA INSTITUIO EDUCACIONAL REGULAR

a) Nas Instituies Educacionais que oferecem as etapas/modalidades da Educao Bsica, os estudantes com deficincia, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e altas

habilidades/superdotao sero atendidos em seis tipos de turmas e em conformidade com as Diretrizes Nacionais para Educao Especial na Educao Bsica para o desenvolvimento do Currculo da Base Nacional Comum, com as devidas adequaes curriculares, visando a atender as necessidades dos estudantes. a.1) CLASSE COMUM: Constituda por estudantes com ou sem deficincias, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotao, conforme modulao para cada etapa de ensino. a.2) INTEGRAO INVERSA: O aluno poder permanecer em turma de integrao inversa pelo perodo em que dela necessitar, conforme previsto no Estudo de Caso/Adequao Curricular, visto no se tratar de necessidade transitria. a.2.1) Os estudantes com deficincia visual cegos ou surdocegos, encaminhados pelo Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV) sero atendidos em turmas de Integrao Inversa, com modulao especfica. Devero ser considerados tambm os laudos mdicos de viso monocular, onde h a perda progressiva de viso do outro olho funcional. a.3) CLASSE ESPECIAL: Classe constituda exclusivamente por estudantes com Deficincia Intelectual (DI) ou Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), com modulao especfica. a.4) TURMA DE EJA INTERVENTIVO: Classe constituda exclusivamente por estudantes com deficincias intelectual e mltipla e com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), a partir de quinze anos de idade, com modulao especfica. a.5) UNIDADE ESPECIAL: Classe formada somente por estudantes com deficincia auditiva (DA) e surdocegueira. a.5.1) As unidades especiais na Educao Infantil ou no Bloco Inicial de Alfabetizao BIA destinam-se aos estudantes surdos. Esse encaminhamento visa favorecer o processo de alfabetizao e de aquisio de LIBRAS, Lngua Portuguesa. a.5.2.) Os estudantes podem permanecer em unidade especial desenvolvendo o currculo do 4 e do 5 anos do Ensino Fundamental quando suas condies de linguagem no indicarem incluso em classe comum.

a.5.3) Nos anos finais do Ensino Fundamental sero desenvolvidos em unidade especial, um ou mais componentes curriculares. Nessas situaes, alguns componentes so desenvolvidos, exclusivamente, por professores especializados no atendimento aos estudantes surdos, enquanto outros so desenvolvidos em classe bilngue. a.6) CLASSE DE EDUCAO BILNGUE: Classe constituda por estudantes ouvintes e estudantes com deficincia auditiva/surdos, com modulao diferenciada. a.6.1) Na Educao Infantil e no Ensino Fundamental com nove anos, do 1 ao 3 ano (Alfabetizao), a classe de educao bilngue destinada aos estudantes com deficincia sensorial (deficincia auditiva ou surdocegueira) que possuam resduo auditivo. a.6.2) A partir do 4 ano do Ensino Fundamental de nove anos, a classe de educao bilngue destina-se aos estudantes com deficincia auditiva/surdos e/ou surdocegos e ouvintes. b) Os Centros de Ensino Especial (CEE) substituiro as Instituies Educacionais regulares da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, ofertando atendimento educacional especializado aos estudantes que necessitam do Currculo Funcional. c) A oferta de atendimento educacional especializado preferencialmente ser garantida aos estudantes com deficincia e/ou Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotao inseridos no Sistema de Gesto Escolar (SGE) Mdulo Escola, at a data de 11 de outubro de 2012. d) Aos estudantes da Educao Especial includos em Instituies Educacionais da Rede Pblica sero oferecidas atividades de atendimento educacional especializado complementar em Sala de Recursos e em Centros de Ensino Especial (CEE). e) No Centro de Capacitao de Profissionais da Educao e de Atendimento s Pessoas com Surdez (CAS) e no Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV) sero oferecidas atividades de atendimento educacional especializado aos estudantes matriculados na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, bem como comunidade em geral. f) As Coordenaes Regionais de Ensino (CRE), por meio do Gerncia Regional de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional (GREPAV), devero indicar Coordenao de Acompanhamento da Oferta Educacional (CACOED)/Subsecretaria de Educao Bsica (SUBEB) a disponibilidade de espao fsico para ofertar o atendimento

educacional especializado em Sala de Recursos, conforme a demanda de estudantes com deficincias, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades/Superdotao.

Em casos excepcionais, no havendo espao fsico, as Coordenaes Regionais de Ensino (CRE) podero solicitar a lotao do professor especializado em Instituies Educacionais onde houver demanda desse atendimento. Observaes: a) Deficincia Mltipla (DMU) Se a turma de atendimento dirio - 1 a 3 alunos, for formada com trs estudantes, dever haver a bidocncia com o objetivo de proporcionar um atendimento de qualidade e com maior segurana aos estudantes como rege a Constituio Federal. Jamais permitindo que uma turma seja composta por 3 alunos cadeirantes. b) Previso com relao a flexibilizao de encaixes de alunos com pares que possuem habilidade e compatibilidade, porm, encontram-se em etapas diferentes. Agrupar respeitando a diferena de trs anos entre pares (em virtude do desenvolvimento da sexualidade), como determinado na Orientao Pedaggica da Educao Especial, mesmo que pertenam a etapas diferentes. A escola necessita de autonomia para identificar e encaminhar o que for melhor para o aluno, onde as idades determinadas por cada etapa serviro como um ponto de partida para agrupar alunos pertencentes ao mesmo nvel, mas que este no seja um critrio rgido, inflexvel que venha a atrapalhar o desenvolvimento do aluno. c) Deficincia Intelectual (DI) Dever ser acrescentado a Etapa 4 Idade entre 18 e 21 anos, com atendimento dirio de oito a doze alunos e, atendimento alternado de dez a quinze alunos. De acordo com o artigo 59, inc. I da LDB e o Decreto Legislativo Federal n. 186/08. Sendo assim, alm das alteraes propostas acima, so necessrias garantias de atendimento com o nmero mnimo estipulado para a modalidade em casos especiais como os omissos e outros que tenham associado ao diagnstico de DI, Transtornos de Comportamento. necessrio que a escola tenha autonomia no momento em que monta as turmas, considerando quantitativo de estudantes e idade, bem como os estudos de caso realizados e resultados de Conselho de Classe, conforme estabelecido na Orientao Pedaggica da Educao Especial Deficincia Mental. Considerar os aspectos do Currculo Funcional e acrescentar as habilidades bsicas, habilidades especficas e habilidades de gesto como qualidade de vida e a preparao para a insero no mercado de trabalho.

d) Programa de Atendimento Interdisciplinar Educao Fsica O nmero de alunos a ser atendido na estratgia de matrcula (mximo/mnimo) deve ser adequado de acordo com a deficincia e o grau de funcionalidade do(s) aluno(s), visando tambm o nmero de atendimentos semanais e a especialidade do atendimento (solo/aqutico), conforme estabelecido na Orientao Pedaggica da Educao Especial Educao Fsica Especial. e) Atendimento Educacional Especializado Complementar o regente deve trabalhar em jornada de 20/20 horas.

1.8. ATENDIMENTO COMPLEMENTAR/INTERCOMPLEMENTAR


1.8.1. ESCOLAS PARQUE: So Instituies Educacionais que ofertam atendimento

complementar e especializado em Artes Visuais, teatro, msica e Educao Fsica, integrando o currculo de, no mnimo, cinco Instituies Educacionais, conforme Disposto no Regimento Escolar das Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino. As Escolas Parque tero asseguradas a sua autonomia para organizar oficinas dentro das reas de arte e Educao Fsica, de acordo com a necessidade e interesse dos alunos, respeitando-se para tal a modulao de profissionais e o nmero de alunos por turma/oficina. a) A escolha de Instituies Educacionais tributrias dever ser feita em encontros envolvendo a Gerncia de Escolas de Natureza Especial (GNESP), as Escolas Parque, as Escolas Tributrias e a Coordenao Regional de Ensino do Plano Piloto/Cruzeiro at o dia 15 de outubro de 2012, e o relatrio final de atendimento para o ano de 2013 dever ser enviado GNESP e a CACOED, impreterivelmente, at o dia 31 de outubro de 2012. b) O estudante da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal de Instituio Educacional tributria, uma vez transferido para Instituio Educacional no tributria, ter sua vaga automaticamente cancelada na Escola Parque. c) O secretrio escolar da Instituio tributria dever encaminhar Escola Parque a listagem de alunos a serem atendidos pela Escola Parque, alm de solicitar aos pais/responsveis do aluno tributrio a procurar a Escola Parque para efetivar a matrcula. A partir do ano letivo de 2013, as Escolas Parque podero acessar as informaes da Escola Tributria por meio do acesso ao SGE coorporativo.

d)

As Escolas Parque tero garantidas o prazo de uma semana para entrega de notas,

avaliao e participao Escola Tributria.

1.8.2. CENTRO INTERESCOLAR DE LNGUAS (CIL)


a) Os Centros Interescolares de Lnguas (CIL), Instituies Educacionais que integram a estrutura da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, so vinculados administrativamente s respectivas Coordenaes Regionais de Ensino (CRE), subsidiadas pela Subsecretaria de Educao Bsica (SUBEB). A organizao e o funcionamento do CIL devero prover a oferta das seguintes lnguas: Espanhol, Francs e Ingls, podendo ser ofertadas outras lnguas de interesse da comunidade escolar aps anlise da SUBEB/SUPLAV. 1.8.2.1. ATENDIMENTO a) Os Centros Interescolares de Lnguas (CIL) atendero a estudantes da Educao Bsica da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, devidamente matriculados no Ensino Fundamental (Sries/Anos Finais), no Ensino Mdio e na Educao de Jovens e Adultos (2 e 3 Segmentos). b) Os estudantes que ingressarem no Centros Interescolares de Lnguas (CIL) e estiverem cursando o 6 ano do Ensino Fundamental com nove anos. c) O curso especfico ser oferecido aos estudantes do Ensino Mdio e do 3 segmento da Educao de Jovens e Adultos, de acordo com a disponibilidade de cada CIL, em atendimento a seis nveis, com currculo especfico, voltado para a insero do estudante no mercado de trabalho e para a formao para o exerccio da cidadania. d) Em se tratando de grupos de estudantes com Deficincia e/ou Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), a metodologia dever adequar-se s especificidades de cada grupo, com acompanhamento da Sala de Recursos dos Centros Interescolares de Lnguas (CIL) e orientao intermediria da Coordenao Regional de Ensino (CRE). e) O nivelamento ser realizado mediante testes oral e escrito, em data preestabelecida no Calendrio Escolar aprovado para os Centros Interescolares de Lnguas (CIL), devendo ser registrado em ata prpria e na ficha individual do estudante.

1.8.3 ATENDIMENTO DE EDUCAO INTEGRAL

1.8.3.1 OBJETIVOS: a) Ofertar Educao Integral nas Instituies Educacionais Pblicas de Educao Bsica visando promover uma Educao que compreenda a ampliao de tempos, espaos e oportunidades educacionais, por meio do enriquecimento curricular a fim de favorecer a aprendizagem, com vistas formao integral do educando. b) Ampliar o tempo escolar, os espaos e as oportunidades educativas, por meio de atividades complementares diversificadas nos Campos de Conhecimento de acompanhamento pedaggico e alfabetizao, educao ambiental, esporte e lazer, direitos humanos, educao em diversidade, cultura e artes, letramento digital, promoo da sade, comunicao e uso de mdias, investigao cientfica, educao econmica, tecnologia da alfabetizao, filosofia e convivncia escolar. b.1) O atendimento semanal dever ser, obrigatoriamente, de, no mnimo, quatro vezes por semana, exceto nas escolas plo de Educao Integral, cujo atendimento dever ser de cinco vezes por semana. b.2) O atendimento aos estudantes, no que se refere o item b.1, NO poder ser alternado, isto , a totalidade dos estudantes selecionados pela Instituio Educacional no poder ser fracionada. b.3) Nos casos do atendimento em jornada integral na Educao Infantil, a ampliao de tempo perfaz: b.3.1) 10 (dez) horas dirias nos CAICs e no CEI 01 de Braslia que ofertem atendimento de creche e nas Instituies Conveniadas; b.3.2) a partir de 7 (sete) horas dirias nas Instituies Pblicas que aderirem ao Projeto CEI Integral; b.4) Os espaos fsicos disponveis na Instituio Educacional, quando possvel, devero ser reservados prioritariamente s atividades de Educao Integral, e conforme estratgia de matrcula, item b.6 (atendimento a no mnimo sessenta alunos, em escolas localizadas nas reas urbanas). b.5) O currculo a ser desenvolvido dever seguir as orientaes pedaggicas citadas na Portaria n 1/2009. o

b.6) O tempo de permanncia do estudante na Instituio Educacional, em turno nico, no poder ser inferior a sete horas dirias, incluindo o almoo e o descanso. b.7) O nmero de estudantes atendidos no poder ser inferior a cinquenta e seis, salvo as Instituies Educacionais localizadas em rea rural e inferior a sessenta nas Instituies Educacionais cadastradas no Programa Mais Educao. c) A proposta, aps analisada pela Coordenao Regional de Ensino (CRE)/Coordenador Intermedirio para Educao Integral, dever ser encaminhada a Gerncia Regional de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional (GREPAV) para que seja feito o mapeamento da Instituio Educacional no que se refere ao espao fsico para o referido atendimento. d) Aps aprovada a proposta no mbito da Coordenao Regional de Ensino (CRE), a Instituio Educacional dever elaborar o Plano de Ao das atividades para a Educao Integral, que, aps concludo, dever ser entregue ao Coordenador Intermedirio da Educao Integral e posterior envio Subsecretaria para Educao Bsica, (SUBEB) Coordenao de Educao Integral (CEINT). 1.8.3.2. PUBLICO-ALVO: a) Participam do atendimento em Educao Integral, os estudantes matriculados na Educao Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Mdio. b) Considera-se pblico alvo do atendimento de Educao Integral, prioritariamente: 1) estudantes que apresentam defasagem idade/ano; 2) estudantes beneficirios de programas sociais; 3) estudantes do 2 perodo de Educao Infantil e 1 ano do Ensino Fundamental (transio entre etapas), do 5 e 6 ano do Ensino Fundamental (transio entre fases), do 9 ano do Ensino Fundamental e do 1 ano do Ensino Mdio (transio entre etapas). 4) estudantes indicados pelo Conselho Escolar. 1.8.3.3. ATENDIMENTO a) A proposta de atendimento para 2013 de cada Instituio Educacional optante pela poltica de Educao Integral dever ser encaminhada SUBEB/Coordenao de Educao Integral (CEINT) no perodo de 5 a 9 de novembro de 2012.

b) O atendimento ao estudante optante pela Educao Integral no poder ser alternado, de modo que no haja escala de atendimento dos estudantes dentre os dias da semana. c) O nmero de estudantes atendidos em cada Instituio Educacional no poder ser inferior a sessenta, salvo as Instituies Educacionais com nmero de matrculas inferior a esta quantidade de estudantes. c.1) A constituio de turmas para as atividades de Educao Integral dever respeitar a capacidade fsica dos espaos educativos, conforme o quadro para formao de turmas em jornada de tempo integral. c.2) O atendimento de estudantes com deficincia, Transtorno Global do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotao e com Transtornos Funcionais dever obedecer os critrios da estratgia de matrcula para a formao de turmas. c.3) Cada Instituio Educacional optante pela poltica de Educao Integral dever ter no mnimo uma sala de aula reservada para atendimento em tempo integral. d) As atividades de Educao Integral podero acontecer tanto nas dependncias da escola quanto em espaos comunitrios como quadras esportivas, praas, igrejas, clubes, entre outros, para o alcance de uma viso ampliada de educao que se estenda para o bairro e a cidade. e) O estudante de Educao Integral dever permanecer no processo at o final do ano letivo, salvo se for transferido de Instituio Educacional. f) As atividade de Educao Integral, sero acompanhadas por professores (Coordenador Local de Educao Integral) sendo dado suporte s atividades por monitores voluntrios ou bolsistas. g) A Educao Integral do Distrito Federal ser desenvolvida a partir das Diretrizes para a Educao Integral no Distrito Federal e Orientaes Pedaggicas para Educao Integral.

1.8.3.3.1. Na Educao Infantil a) Para as crianas de zero a trs anos matriculadas em Creche, o atendimento ser necessariamente em jornada de tempo integral. b) Os Centros de Educao Infantil/Jardins de Infncia, que atendem a Pr-escola, podero aderir jornada de tempo integral. c) A carga horria DIRIA de atendimento de Educao Integral ser de sete a dez horas, incluindo os tempos de refeio e repouso. d) O atendimento semanal individual dever ser de cinco dias.

1.8.3.3.2. No Ensino Fundamental: a) A carga horria DIRIA de atendimento de Educao Integral ser de oito a dez horas, incluindo os tempos de refeio e repouso. b) O atendimento semanal individual dever ser de no mnimo quatro dias, de modo que cada aluno permanea no mnimo trinta e cinco horas semanais na Instituio Educacional. c) Em cada Coordenao Regional de Ensino, dever existir um polo de atendimento de Distoro Idade Srie (Anos Iniciais e Anos Finais) atendida em tempo Integral de oito horas dirias. 1.8.3.3.3. No Ensino Mdio a) O atendimento da poltica de Educao Integral para o Ensino Mdio, dar-se- por meio do Programa Ensino Mdio Inovador. 1.8.3.3.4 Escolas Polos de Educao Integral a) Entende-se por escola polo de Educao Integral aquelas que ofertam atendimento a todos os estudantes matriculados na Instituio Educacional. b) A carga horria DIRIA de atendimento de Educao Integral ser de sete a dez horas, incluindo os tempos de refeio e repouso. c) O atendimento semanal individual dever ser de cinco dias.

1.8.3.4. REGISTRO A freqncia dos estudantes atendidos e o registro das atividades desenvolvidas em tempo integral, devero ser registrados no Dirio de Classe de Atividades Diversificadas de Educao Integral. OBSERVAES: a) A proposta de atendimento e o Plano de ao de cada Instituio Educacional devero constar e estar em consonncia com o Projeto Poltico Pedaggico da escola.

b) responsabilidade de toda a equipe gestora, bem como do corpo docente de cada Instituio Educacional, incentivar o aluno a aderir e permanecer nas atividades de Educao Integral. b.1) No caso da exceo citada na alnea b, o responsvel pela Instituio Educacional dever manter contato com o setor responsvel da Coordenao Regional de Ensino (CRE) para os ajustes necessrios, que devero ser realizados em conjunto com a Subsecretaria de Educao Bsica (SUBEB) Coordenao de Educao Integral (CEINT) para deliberaes finais. c) As Instituies Educacionais que ofertam Educao Integral em 2012 devero permanecer com o atendimento em 2013, sendo os espaos fsicos necessrios continuidade das atividades de Educao Integral garantidos, na Estratgia de Matrcula. d) As Instituies Educacionais atendidas pelo Programa Mais Educao estaro diretamente submetidas s regras estipuladas pelo Ministrio da Educao (MEC), acompanhados pela Gerncia de Programas Especiais da Coordenao de Educao Integral SUBEB para deliberaes finais. e) Os casos omissos ou conflitantes no seu entendimento devem ser, obrigatoriamente, submetidos deliberao da Subsecretaria de Educao Bsica (SUBEB)/Coordenao de Educao Integral e Subsecretaria de Educao de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV)/ Coordenao de Acompanhamento da Oferta Educacional (CACOED). 1.8.4. ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM SITUAO DE RUA, DE MEDIDA(S) PROTETIVA(S) E OU MEDIDA SOCIOEDUCATIVA OU NO SISTEMA PRISIONAL I A criana ou o adolescente em situao de medida(s) protetiva(s) e a populao em situao de rua devem ser matriculadas, em qualquer poca do ano, em Instituio Educacional Pblica e gratuita, prxima da localidade onde reside, pela famlia ou, no caso de ausncia ou omisso desta, pelo Conselho Tutelar; Secretaria de Estado da Criana SECriana; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferncia de Renda SEDEST ou Instituio de Acolhimento. II A populao em situao de rua deve ter prioridade no acesso em todas as etapas e modalidades de ensino. O encaminhamento desta populao ser realizado mediante a apresentao de documento especfico para este fim.

III Em casos de dificuldades de matrcula, deve-se recorrer a Coordenao de Acompanhamento da Oferta Educacional (CACOED)/Subsecretaria de Planejamento,

Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV), que buscar encontrar uma vaga prxima a localidade onde o estudante reside. IV Os tcnicos intersetoriais das outras instncias da Rede de Proteo Social, quando necessrio, recorrero Coordenao de Acompanhamento da Oferta Educacional/

CACOED/Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV), para averiguao da real situao de matrcula dos estudantes na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal. V No que se refere Escola Meninos e Meninas do Parque EMMP ser destinada escolarizao de estudantes em situao de rua, com vistas reinsero social e preparao para o ingresso nas Unidades Escolares de natureza regular, respeitados os tempos e necessidades de cada sujeito. VI Os critrios para a efetivao da matrcula so: a) estar em situao de risco e/ou vulnerabilidade pessoal e/ou social e/ou de rua; b) ter idade mnima de seis anos de idade; c) possuir autorizao do responsvel legal, quando for criana ou adolescente, ou do Conselho de Direito da Circunscrio; d) se possuir DEPROV/Histrico Escolar, os candidatos passaro por uma entrevista com os profissionais do Ncleo de Integrao, sendo a seguir matriculados. Estudantes cuja documentao no foi localizada sero submetidos a um teste de nivelamento. IX A EMMP funcionar em perodo integral e dever ter um projeto pedaggico que atenda s especificidades de sua clientela. X A Escola do Parque da Cidade PROEM destinada ao atendimento de estudantes com defasagem de srie em relao idade, em situao de vulnerabilidade pessoal e/ou social, com o intuito de fornecer condies para insero nas escolas de natureza regular, respeitados os tempos e necessidades do estudante. XI Os critrios para a efetivao da matrcula no PROEM so: a) estar em situao de risco e/ou vulnerabilidade pessoal e social a ponto de no conseguir acompanhar e se integrar nas Instituies Educacionais de natureza regular, necessitando

de um atendimento especializado at que tenha condies de se inserir nas Instituies Educacionais de natureza regular; b) c) d) estar na faixa etria entre 11 (onze) e 18 (dezoito) anos; possuir autorizao do responsvel legal; passar por entrevista sociofamiliar, realizada juntamente com seu responsvel legal.

XII O PROEM funcionar em perodo integral e dever ter um projeto pedaggico que atenda s especificidades de sua clientela. EDUCAO NO SISTEMA PRISIONAL I A Secretaria de Estado de Educao do Distrito Federal (SEEDF) atender demanda de escolarizao de estudantes que cumprem medida judicial de restrio de liberdade de acordo de acordo com a disponibilidade das Unidades Prisionais, conforme metas estabelecidas no Plano Distrital de Educao nas Prises. I.I A oferta de escolarizao para estudantes que cumprem medida judicial de restrio de liberdade ser realizada nas Unidades Prisionais pela modalidade da Educao de Jovens e Adultos (EJA). a) A matrcula ser efetivada em Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino que ofeream Educao de Jovens e Adultos (EJA), at que seja criada escola especfica para este fim. b) O atendimento aos estudantes que queiram ingressar na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, no ano letivo de 2013, no 1, 2 ou 3 Segmento, que correspondem ao Educao Bsica ser assegurado de acordo com a disponibilidade de vagas. c) Aplicam-se, para efetivao das matrculas dos sujeitos internados em cumprimento de pena de restrio de liberdade, as determinaes especficas da Educao de Jovens e Adultos (EJA), respeitadas as especificidades de uma penitenciaria, MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS I - A SEEDF atender demanda de escolarizao de estudantes em cumprimento de medidas socioeducativas, de acordo com a disponibilidade das Unidades de Internao Socioeducativa. I.I - INTERNAO (Estrita ou Cautelar):

a) A matrcula ser efetivada em Instituio Educacional da Rede (Escolas Polo), na regio em que se encontra a Unidade de Internao, observando-se a etapa/modalidade da Educao Bsica adequada, de acordo com a escolaridade e idade de cada estudante, a saber: Ensino Fundamental; Ensino Mdio e Educao de Jovens e Adultos (EJA). b) A matrcula na Educao de Jovens e Adultos (EJA) atender determinao legal, referente idade prpria para cada segmento (15 anos completos para Ensino Fundamental e 18 anos completos para Ensino Mdio) c) Garante-se ao estudante, quando de sua liberao da condio de internao, vaga na Instituio Educacional mais prxima de sua residncia ou que melhor atenda s suas necessidades, ouvidos setores tcnicos, o prprio estudante e sua famlia. A comunicao para esse fim ser feita pela famlia, o Ncleo de Ensino e a Coordenao de Acompanhamento da Oferta Educacional (CACOED)/Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV). d) Enquanto em cumprimento de Medidas Socioeducativas em Unidade de Internao ou em Internao Cautelar, os estudantes sero escolarizados nos Ncleos de Ensino (Anexos) ali situados, sendo-lhes ofertadas atividades pedaggicas na etapa/modalidade da Educao Bsica (Ensino Fundamental, Ensino Mdio e Educao de Jovens e Adultos EJA), em que esto matriculados. SEMILIBERDADE E LIBERDADE ASSISTIDA: a) A matrcula dever, aps parecer tcnico desta Secretaria, ser efetivada na Instituio Educacional da Rede Pblica de Ensino que melhor atenda s necessidades do adolescente inserido em situao de medida socioeducativa de Semiliberdade ou de Liberdade Assistida, observando-se a etapa/modalidade da Educao Bsica adequada, de acordo com a escolaridade e idade de cada estudante, a saber: Ensino Fundamental, Ensino Mdio e Educao de Jovens e Adultos (EJA). c) Confirmada a existncia de vaga em determinada Instituio Educacional e, com parecer tcnico pedaggico favorvel, faz-se obrigatria a efetivao da matrcula, de acordo com as determinaes e legais. d) Em casos de dificuldades de matrcula, deve-se recorrer a Coordenao de Acompanhamento da Oferta Educacional (CACOED)/Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e

Avaliao (SUPLAV), que buscar encontrar uma vaga que atenda as necessidades do estudantes. e) O encaminhamento de adolescentes para matrcula ser realizado em qualquer poca do ano pela Coordenao de Acompanhamento da Oferta Educacional (CACOED)/Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV), pela famlia do estudante, pela Unidade de Semiliberdade ou pela Unidade de Atendimento em Meio Aberto. 2. ETAPAS DA MATRCULA 2.1. RENOVAO

2.1.1. Procedimento interno de confirmao da inteno de permanncia do estudante matriculado na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal do ano letivo de 2012 para o ano letivo de 2013. a) RENOVAO INTERNA: Confirmao da matrcula e continuidade dos estudos do estudante na mesma Instituio Educacional onde esteve matriculado no ano letivo de 2012. b) RENOVAO EXTERNA: Confirmao de matrcula pela movimentao dos estudantes de uma Instituio Educacional para outra, de acordo com a Unidade de Vizinhana Escolar (UVE), que permita o atendimento de forma sequencial, com o objetivo de assegurar o prosseguimento de estudos do estudante matriculado no ano letivo de 2013, caso a Instituio Educacional em que o estudante est matriculado (Instituio Educacional de origem) no oferea a srie/ano ou o segmento seguinte no ano letivo de 2013. c) UNIDADE DE VIZINHANA ESCOLAR (UVE): o conjunto de Instituies Educacionais com oferta de ensino que permitam o atendimento sequencial. OBSERVAES: I. no caso do estudante frequente: O secretrio escolar dever encaminhar comunicado formal, com confirmao de recebimento, para o pai ou responsvel legal, quando o estudante for menor de idade, ou para o prprio estudante, quando maior de idade, informando sobre a Renovao de Matrcula para o ano letivo de 2013.

II. no caso do estudante infrequente: O secretrio escolar dever encaminhar comunicado formal, com confirmao de recebimento, para o pai ou responsvel legal, quando o estudante for menor de idade, ou para o prprio estudante, quando maior de idade, solicitando o comparecimento Instituio Educacional para efetivar a Renovao de Matrcula para o ano letivo de 2012, conforme Cronograma das Etapas de Matrcula (item 5.1). Caso o pai ou responsvel legal, quando o estudante for menor de idade, ou o prprio estudante, quando maior de idade, no comparea aps o recebimento da comunicao formal para proceder Renovao de Matrcula, o estudante perder a vaga na Instituio Educacional em que esteve matriculado no ano letivo de 2012 e ficar sujeito aos critrios e perodos de Vagas Remanescentes (item 2.5). III. no momento de renovao de matrcula , o responsvel pelo estudante poder optar pelo atendimento em tempo integral, mediante assinatura do Termo de Adeso, conforme disponibilidade de formao de turmas de Educao Integral na Instituio Educacional. 2.1.2. RENOVAO INTERNA a) O secretrio escolar dever fazer a confirmao da matrcula do estudante frequente para o ano letivo de 2013, garantindo uma vaga na srie/ano/segmento subsequente, na mesma Instituio Educacional onde esteve matriculado no ano letivo de 2012, quando aprovado, ou na srie/ano/segmento atual de matrcula, quando reprovado. b) A direo da Instituio Educacional, por meio do secretrio escolar, fica obrigada a encaminhar ao pai ou responsvel legal, quando o estudante for menor de idade, ou ao prprio estudante, quando maior de idade, documento informando que, para o ano letivo de 2013, est assegurado o prosseguimento dos estudos na Instituio Educacional onde ele esteve matriculado no ano letivo de 2012. c) A direo dos Centros de Educao Profissional (CEPs), por meio do secretrio escolar, fica obrigada a encaminhar formulrio especfico de Renovao Interna de Matrcula ao pai ou responsvel legal, quando o estudante for menor de idade, ou ao prprio estudante, quando maior de idade, com vistas a assegurar, no semestre subsequente, o prosseguimento dos estudos na Instituio Educacional onde ele est matriculado.

2.1.3. RENOVAO EXTERNA a) A direo da Instituio Educacional, por meio do secretrio escolar, dever informar ao pai ou responsvel legal, quando o estudante for menor de idade, ou ao prprio estudante, quando maior de idade, sobre a Renovao Externa, bem como a Instituio Educacional onde est previsto o atendimento sequencial, conforme o estabelecido no Manual da Secretaria Escolar. b) O pai ou responsvel legal dever dar cincia, quando o estudante for menor de idade, ou o prprio estudante, quando maior de idade, no perodo de Renovao de Matrcula, na Instituio Educacional de origem (Instituio Educacional onde o estudante estudou no ano letivo de 2012), na Ficha de Renovao de Matrcula (REMAT), na qual constar a Instituio Educacional onde o estudante prosseguir os estudos (Instituio Educacional sequencial), conforme Cronograma das Etapas de Matrcula (item 5.1) c) Caso o pai ou responsvel legal, quando o estudante for menor de idade, ou o prprio estudante, quando maior de idade, no queira a vaga na Instituio Educacional sequencial indicada, ele DEVER fazer inscrio no Remanejamento Escolar, observando o item 2.2. d) O estudante que se inscrever no Remanejamento Escolar e no for contemplado com uma vaga ter garantida a vaga na Instituio Educacional sequencial da Instituio Educacional de origem. e) O secretrio escolar da Instituio Educacional de origem, mediante preenchimento da Ficha de Renovao de Matrcula (REMAT), dever informar ao pai ou responsvel legal, quando o estudante for menor de idade, ou o prprio estudante, quando maior de idade, a respeito dos procedimentos para confirmao da matrcula na Instituio Educacional sequencial, bem como informar o perodo para a Efetivao de Matrcula e a documentao que deve ser apresentada. f) O pai ou responsvel legal, quando o estudante for menor de idade, ou o prprio estudante, quando maior de idade, dever comparecer Instituio Educacional de destino (Instituio Educacional onde o estudante estudar no ano letivo de 2013) no perodo estipulado para Efetivao de Matrcula, conforme Cronograma das Etapas de Matrcula (item 5.1). g) O secretrio escolar da Instituio Educacional de origem dever enviar para a Instituio Educacional de destino (Instituio Educacional sequencial) a relao nominal, com dados emitidos pelo Sistema de Gesto Escolar (SGE) Mdulo Escola, dos estudantes que prosseguiro seus estudos, com seu respectivo nmero de matrcula, acompanhada da Ficha de Renovao de Matrcula (REMAT), no prazo de sete dias teis, aps o trmino do perodo de

Renovao de Matrcula (itens 2.1 e 5.1), para que o secretrio escolar da Instituio Educacional de destino (sequencial) faa a previso de turmas para o ano letivo de 2013. h) O secretrio escolar da Instituio Educacional de origem dever enviar para a Instituio Educacional de destino (Instituio Educacional sequencial) a declarao provisria para matrcula, aps o trmino do ano letivo, no prazo de trs dias, e, em at trinta dias, o histrico escolar dos estudantes encaminhados que efetivaram a matrcula, juntamente com a relao nominal em duas vias, para fins de obteno do recibo da Instituio Educacional de destino. i) O secretrio escolar dever encaminhar os estudantes regularmente matriculados na Educao de Jovens e Adultos (EJA), 1 e 2 Segmentos, que conclurem o segmento ao final do primeiro semestre do ano letivo de 2011 e que realizaram a Renovao Externa, de acordo com o Cronograma das Etapas de Matrcula (item 5.1), para a Instituio Educacional sequencial, a fim de dar continuidade aos estudos. queles que optarem pelo Ensino Regular, ficar garantida a sua matrcula no ano letivo de 2013 em uma Instituio Educacional sequencial. ORIENTAES GERAIS a) A Coordenao Regional de Ensino (CRE), por meio da Gerncia Regional de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional (GREPAV), dever definir, at o dia 5 de outubro de 2012, a Instituio Educacional sequencial (de destino) de cada Instituio Educacional de origem, estabelecendo, prioritariamente, apenas uma Instituio sequencial. b) Para efeito de renovao de matrcula, ser considerado estudante infrequente aquele que, at o trmino do terceiro bimestre letivo, tenha atingido 25% (vinte e cinco por cento) de faltas do total de dias letivos do ano letivo de 2012. c) O estudante infrequente que perder o prazo de Renovao de Matrcula perder o direito vaga que ocupou no ano letivo de 2012 na Instituio Educacional na qual esteve matriculado, mas ter o direito a uma outra vaga em Instituio Educacional da Rede Pblica de Ensino no perodo de matrcula reservado para Vagas Remanescentes, conforme Cronograma das Etapas de Matrcula (item 5.1) d) O estudante infrequente que perder o prazo de Renovao de Matrcula, NO PODER concorrer a uma vaga no Sistema Informatizado de Matrcula Telematrcula/156 (SIM-TM/156), ficando sujeito s normas estipuladas para matrcula nas Vagas Remanescentes (item 2.5).

e) A Subsecretaria de Educao Bsica (SUBEB) em consonncia com a Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV)/Coordenao de Oferta Educacional (CACOED) devero realizar ampla divulgao do Edital especfico, que contm prazo referente Renovao Interna de Matrcula. A Renovao Interna de Matrcula dos estudantes da Educao de Jovens e Adultos (EJA) e dos Centros Interescolares de Lnguas (CIL) ocorrer semestralmente, respectivamente). f) A Renovao Interna de Matrcula dos estudantes dos Centros de Educao Profissional ocorrer semestralmente. g) O pai ou responsvel legal, quando o estudante for menor de idade, ou o prprio estudante, quando maior de idade, dever comparecer ao Centro Interescolar de Lnguas (CIL) para realizar, semestralmente, Renovao Interna de Matrcula dos estudantes provenientes ou no de Instituio Educacional em regime de extino do atendimento tributrio. Para o primeiro semestre do ano letivo de 2012, a renovao acontecer conforme Cronograma das Etapas de Matrcula (item 5.1). h) Os estudantes dos Centros Interescolares de Lnguas (CIL) reprovados ou com frequncia inferior a 75% (setenta e cinco por cento) por dois semestres consecutivos, no tero direito Renovao de Matrcula, estando o retorno condicionado existncia de vaga e obedecidas as exigncias para Matrcula Nova. 2.2. REMANEJAMENTO ESCOLAR 2.2.1. Procedimento interno que permite ao estudante regularmente matriculado na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, no ano letivo de 2012, mudar para outra Instituio Educacional da Rede Pblica de Ensino mais prxima da residncia, do trabalho ou aquela de preferncia do estudante ou dos pais/responsveis legais, no ano letivo de 2012, no perodo de 5/11/2012 a 14/11/2012, havendo disponibilidade de vaga, conforme Cronograma das Etapas de Matrcula (item 5.1) e critrios pr-estabelecidos (item 2.2.2). a) Podem se inscrever estudante das Etapas da Educao Bsica, devidamente matriculado na Rede Pblica de Ensino, no ano letivo de 2012, com matrcula renovada para o ano letivo de 2013, e que atenda aos critrios estipulados nesta Estratgia de Matrcula. conforme Cronograma das Etapas de Matrcula (itens 5.1 e 5.2,

b) Para realizar a inscrio necessrio preencher formulrio prprio na secretaria da Instituio Educacional onde o estudante est matriculado no ano letivo de 2012 e, no ato da inscrio, fazer opo por uma NICA Instituio Educacional. c) Documentos necessrios e obrigatrios no ato da inscrio: c.1) Quando a opo for pela proximidade da residncia: apresentar comprovante de residncia (cpia de um dos seguintes documentos: conta de luz, gua, telefone, contrato de aluguel ou declarao do proprietrio do imvel); c.2) Quando a opo for pela proximidade do trabalho: apresentar documento que comprove o vnculo empregatcio do estudante, ou de seu responsvel legal, que ateste o endereo do trabalho (cpia de um dos seguintes documentos: carteira de trabalho, ltimo contracheque ou declarao atualizada do empregador); c.3) Quando a opo for pela Instituio Educacional de preferncia: apresentar justificativa formal explicitando o motivo da escolha. OBSERVAO: NO CASO DE INSCRIO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL (SRIES/ANOS FINAIS) E DO ENSINO MDIO, DEVER, AINDA, ANEXAR O BOLETIM ESCOLAR FICHA DE INSCRIO DO REMANEJAMENTO ESCOLAR.

2.2.2. CRITRIOS PARA INSCRIO a) PARA ESTUDANTES DA EDUCAO INFANTIL a.1) Estar devidamente matriculado na Rede Pblica de Ensino no ano letivo de 2012, com matrcula renovada para o ano letivo de 2013. b) PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL (SRIES/ANOS INICIAIS) b.1) Estar devidamente matriculado na Rede Pblica de Ensino no ano letivo de 2012. b.2) No estar matriculado em Classe de Correo da Distoro Idade/Srie Sries/Anos Iniciais. b.3) At a data de incio da inscrio do Remanejamento Escolar, ter frequncia mnima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de dias letivos. b.4) Ter a srie/ano pretendida na Instituio Educacional indicada pelo responsvel, quando o estudante for menor de idade, ou pelo prprio estudante, quando maior de idade, aps orientao do Supervisor Pedaggico da Instituio Educacional onde o estudante esteve matriculado no ano letivo de 2012.

b.5) Para o estudante que, at a data de incio da inscrio do Remanejamento Escolar, tenha alcanado 25% (vinte e cinco por cento) ou mais de faltas, ser admitida inscrio apenas para a srie/ano em que est matriculado no ano letivo de 2012, tendo em vista os critrios de promoo estipulados no Regimento Escolar das Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal.

c) PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL (SRIES/ANOS FINAIS) c.1) Estar devidamente matriculado na Rede Pblica de Ensino do DF no ano de 2012. c.2) No estar matriculado em Classe de Correo da Distoro Idade/Srie - Sries/Anos Finais. c.3) At a data incio da inscrio do Remanejamento Escolar, ter frequncia mnima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de dias letivos. c.4) Ao final do 3 bimestre letivo, o estudante matriculado no 5 srie/6 ano, 6 srie/7 ano ou 7 srie/8 ano deve ter alcanado dezenove pontos em seis ou mais componentes curriculares, como garantia de aprovao no ano letivo de 2012. c.5) Ao final do 3 bimestre letivo, o estudante matriculado do 6 ano, 6 srie/7 ano ou 7 srie/8 ano do Ensino Fundamental, que no alcanar mdia mnima para aprovao em pelo menos quatro componentes curriculares, ou seja, estiver reprovado, poder inscrever-se no Remanejamento Escolar para a srie/ano em que esteve matriculado no ano letivo de 2012. c.6) Ao final do 3 bimestre letivo, o estudante matriculado na 8 srie deve ter alcanado dezenove pontos em todos os componentes curriculares, como garantia de aprovao no ano letivo de 2012. c.7) Ter a srie/ano pretendido na Instituio Educacional indicada pelo responsvel, quando o estudante for menor de idade, ou pelo prprio estudante, quando maior de idade, aps orientao do Supervisor Pedaggico da Instituio Educacional onde o estudante esteve matriculado no ano letivo de 2012. c.8) Para o estudante que, at a data de incio da inscrio do Remanejamento Escolar, tenha alcanado 25% (vinte e cinco por cento) ou mais de faltas, ser admitida inscrio apenas para a srie/ano em que est matriculado no ano letivo de 2012, tendo em vista os critrios de promoo estipulados no Regimento Escolar das Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal.

d) PARA ESTUDANTES DO ENSINO MDIO d.1) Estar devidamente matriculado na Rede Pblica de Ensino do DF no ano de 2012. d.2) No estar matriculado em Classe de Distoro Idade/Srie. d.3) At a data de incio da inscrio do Remanejamento Escolar, dever ter frequncia mnima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de dias letivos. d.4) Ao final do 3 bimestre letivo, imprescindvel que o estudante matriculado na 1 e na 2 sries tenha alcanado dezenove pontos em dez ou mais componentes curriculares, como garantia de aprovao no ano letivo de 2012. d.5) Ao final do 3 bimestre letivo, o estudante de 1 a 3 sries que no alcanar mdia mnima para aprovao em pelo menos quatro componentes curriculares, ou seja, estiver reprovado, poder se inscrever no Remanejamento Escolar para a srie/ano em que esteve matriculado no ano letivo de 2012. d.6) Ter a srie/ano pretendido na Instituio Educacional indicada pelo responsvel, quando o estudante for menor de idade, ou pelo prprio estudante, quando maior de idade, aps orientao do Supervisor Pedaggico da Instituio Educacional onde o estudante esteve matriculado no ano letivo de 2012. d.7) Para o estudante que, at a data de incio da inscrio do Remanejamento Escolar, tenha alcanado 25% (vinte e cinco por cento) ou mais de faltas, ser admitida inscrio apenas para a srie em que esteve matriculado no ano letivo de 2012, tendo em vista os critrios de promoo estipulados no Regimento Escolar das Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal. e) PARA ESTUDANTES COM DEFICINCIA E/OU TRANSTORNO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO (TGD) e.1) O remanejamento de estudantes com Deficincia e/ou Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) matriculados em Classes Comuns, Especiais, Turmas de Integrao Inversa, Classe Bilngue e Unidades Especiais est condicionado existncia de vaga no ano/srie indicada no ato da inscrio, bem como existncia de servio especializado na Instituio Educacional pretendida, devendo estar identificado no Sistema de Gesto Escolar (SGE) Mdulo Escola at o dia 11/10/2012. e.2) Ter a srie/ano pretendida pelo responsvel, aps orientao do Supervisor Pedaggico, onde esteve matriculado no ano letivo de 2012.

e.3) O Remanejamento Escolar ser realizado no perodo de 16/10/2012 a 26/10/2012, em ficha especfica, encaminhada pela Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV)/Coordenao de Oferta Educacional (CACOED)/Coordenao de

Educao Inclusiva (COEDIN). e.4) Realizar procedimento de inscrio no Remanejamento Escolar de estudantes com Deficincia e/ou Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD), devidamente identificados no Sistema de Gesto Escolar (SGE), em ficha especfica, aps orientao do Supervisor Pedaggico e encaminh-la Gerncia Regional de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional (GREPAV).

2.2.3. PROCESSAMENTO DAS INSCRIES a) Cabe ao secretrio escolar efetuar o lanamento dos dados referentes ao Remanejamento Escolar no Sistema Informatizado de Matrcula SIM Mdulo Remanejamento Escolar, para que ocorra o processamento das inscries. b) Para estudantes na modalidade de Educao Especial, na qual os pais ou responsvel legal realizaram inscrio para o Remanejamento Escolar, o secretrio escolar da Instituio Educacional onde o estudante est matriculado no ano letivo de 2012 dever encaminhar ficha (especfica), devidamente preenchida, Coordenao Regional de Ensino (CRE) para que o Gerncia Regional de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional (GREPAV), juntamente com o Gerncia Regional de Educao Bsica (GREB), identifique a oferta de vaga e a existncia ou no do servio especializado na Instituio Educacional pretendida, para fins de processamento da inscrio no remanejamento escolar. c) O processamento do Remanejamento Escolar de estudante inscrito est condicionado existncia de vaga na Instituio Educacional pretendida. d) O critrio de desempate para preenchimento de vaga ser sempre a menor idade do estudante. ORIENTAES GERAIS: a) A direo da Instituio Educacional da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal dever dar conhecimento formal, por escrito, com confirmao de recebimento, ao pai ou responsvel legal, quando o estudante for menor de idade, ou ao prprio estudante, quando maior de idade, dos critrios, dos prazos e dos procedimentos para inscrio no Remanejamento Escolar e para

confirmao da matrcula na Instituio Educacional de destino, bem como das implicaes da sua no confirmao. b) Cabe ao Supervisor Pedaggico acompanhar o processo de inscrio no Remanejamento Escolar, orientando quanto indicao da srie/ano a ser cursada no ano letivo de 2013, tendo em vista o rendimento escolar do estudante no ano letivo de 2012. c) Com o intuito de atender aos estudantes da EJA na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, o Remanejamento Escolar dever ser ofertado na primeira quinzena anterior ao incio do semestre letivo, respeitando a disponibilidade de vagas. d) NO haver inscrio no Remanejamento Escolar para os estudantes matriculados na Educao de Jovens e Adultos (EJA). e) O resultado do processamento escolar para os estudantes contemplados com uma vaga ser disponibilizado na internet, no endereo eletrnico www.se.df.gov.br, nas Coordenaes

Regionais de Ensino (CRE) e na secretaria da Instituio Educacional de origem, conforme Cronograma das Etapas de Matrcula (item 5.1), onde ser informado a Instituio Educacional para onde foi remanejado, a documentao necessria, bem como o perodo em que dever efetivar a matrcula. f) O secretrio escolar da Instituio Educacional dever afixar, em local visvel e de fcil acesso, a lista com os nomes dos estudantes contemplados no Remanejamento Escolar. g) O estudante contemplado no Remanejamento Escolar ter uma vaga reservada na Instituio Educacional na srie/ano indicada no ato da inscrio. h) O estudante contemplado no Remanejamento Escolar ter sua vaga cancelada

automaticamente na Instituio Educacional onde esteve matriculado em 2012 (Instituio Educacional de origem). i) O pai ou responsvel legal, quando o estudante for menor de idade, ou o prprio estudante, quando maior de idade, que NO confirmar a matrcula no perodo estabelecido no Cronograma das Etapas de Matrcula (item 5.1), na Instituio Educacional onde foi contemplado por meio do Remanejamento Escolar, PERDER a vaga nessa Instituio Educacional e dever concorrer s Vagas Remanescentes (item 2.5).

2.3 MATRCULAS NOVAS a) Procedimento externo destinado aos estudantes NO matriculados na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal no ano letivo de 2012 e que nela queiram ingressar no ano de 2013. b) As informaes prestadas no ato da inscrio do estudante no Sistema Informatizado de Matrcula Telematrcula/156 (SIM-TM/156) so de inteira responsabilidade do identificado no ato da referida inscrio. c) Os estudantes que pretendem efetivar Matrcula Nova para ingresso em Instituio Educacional localizada em rea rural, NO participaro do Sistema Informatizado de Matrcula Telematrcula/156 (SIM TM/156) e devero matricular-se diretamente na Instituio Educacional pretendida, observando o disposto no item 3.3. d) Os estudantes que pretendem efetivar Matrcula Nova para ingresso nos Centros de Educao Profissional (CEPs) e no Centro de Ensino Mdio Integrado Educao Profissional (CEMI Gama), NO participaro do Sistema Informatizado de Matrcula Telematrcula/156 (SIM TM/156) e devero matricular-se diretamente na Instituio Educacional pretendida, observando o disposto no item 3.1- alnea e. 2.3.1. PROCEDIMENTO PARA INSCRIO DE MATRCULAS NOVAS a) As inscries para ingresso nas Etapas da Educao Bsica: Educao Infantil Pr-Escola, Ensino Fundamental Sries/Anos Iniciais e Sries/Anos Finais e Ensino Mdio sero realizadas por meio do Sistema Informatizado de Matrcula Telematrcula/156 (SIM-TM/156) e via WEB, no perodo de 13/10/2012 a 09/11/2012 , conforme Cronograma das Etapas de Matrcula (item 5.1). b) As inscries para ingresso nas modalidades da Educao de Jovens e Adultos (1, 2 e 3 Segmentos), devero ser realizadas, exclusivamente, por meio do Sistema Informatizado de Matrcula Telematrcula/156 (SIM-TM/156). c) O ingresso na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, na Educao Infantil Creche (CAICs e CEI 01 DE Braslia), nos CEIs que aderiram ao Projeto CEI Integral e nas Instituies conveniadas e na Educao Profissional NO ser realizado pelo Sistema Informatizado de Matrcula Telematrcula/156 (SIM-TM/156), haja vista a especificidade do atendimento ofertado, sendo disponibilizadas outras formas de acesso constantes nesta Estratgia de Matrcula nos itens 1.6.1, alnea a, e 1.7.2, alnea b, respectivamente.

d) A inscrio para Matrculas Novas, tendo em vista o ingresso no Centro Interescolar de Lnguas (CIL) no 1 semestre do ano letivo 2013, ser ofertada, exclusivamente, aos estudantes regularmente matriculados na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, conforme critrios estabelecidos no item 1.8.2.1. e) Os estudantes oriundos de Matrculas Novas no ano letivo de 2013 com interesse em ingressar no Centro Interescolar de Lnguas (CIL) devero inscrever-se para o 2 semestre do ano letivo de 2013. f) O Cronograma de Matrculas Novas para os estudantes que desejam ingressar na Educao de Jovens e Adultos (EJA) e no Centro Interescolar de Lnguas (CIL), Ensino Mdio Noturno com semestralidade no 2 semestre de 2013 ser definido pela Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV)/Coordenao de Oferta Educacional (CACOED), at o dia 3/5/2013.

2.3.1.1. EDUCAO ESPECIAL a) As inscries para Matrcula Nova na modalidade da Educao Especial, para atendimento no ano letivo de 2013, sero realizadas no perodo de 16/10/2012 a 31/10/2012, com o objetivo de possibilitar a realizao das adequaes, tendo em vista as peculiaridades que o atendimento requer, sendo realizadas, EXCLUSIVAMENTE, conforme Cronograma das Etapas de Matrcula (item 5.1). b) A vaga para Matrcula Nova de estudante com Deficincia e/ou Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) ser pleiteada por meio de inscrio do estudante devendo o pai ou responsvel, posteriormente, apresentar diagnstico conclusivo, validado por profissional habilitado, conforme o caso, para ser submetido triagem que ser realizada pela Coordenao Regional de Ensino (CRE)/Gerncia Regional de Educao Bsica (GREB) da Regio Administrativa onde est pleiteando a vaga. c) A inscrio de Matrcula Nova para estudante com Deficincia e/ou Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) realizada aps o perodo de 16/10/2012 a 31/10/2012, conforme Cronograma de Etapas de Matrcula ou no decorrer do ano letivo, NO implicar alterao imediata da modulao inicial da turma que o receber. Nesse caso, o estudante dever permanecer na turma onde est matriculado e aguardar o encerramento do ano letivo, para que sejam efetivadas as adequaes necessrias.

2.3.1.2. EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E CENTRO INTERESCOLAR DE LNGUAS (CIL) a) As inscries para matrculas novas na modalidade Educao de Jovens e Adultos em Instituio Educacional da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, no ano letivo de 2013, sero realizadas pelo Sistema Informatizado de Matrcula Telematrcula/156 (SIM-TM/156) e secretarias das escolas da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal no perodo de 10/11/12 a 16/11/12. b) As inscries para matrculas novas nos Centros de Lnguas, no ano letivo de 2013, sero realizadas pela WEB no perodo de 10/11/12 a 16/11/12. c) As Matrculas Novas para ingresso nos Centros Interescolares de Lnguas (CIL) e na Educao de Jovens e Adultos (EJA) sero realizadas semestralmente, bem como os perodos para captao de vagas, processamento das inscries e divulgao dos resultados, visando ao atendimento dos estudantes que se inscreverem para o 2 semestre do ano letivo de 2013. 2.3.2. CRITRIOS PARA ATENDIMENTO DE MATRCULA NOVA a) Para a definio da Instituio Educacional para a qual o estudante contemplado ser encaminhado nas etapas da Educao Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Mdio, ser utilizado o critrio da Unidade de Vizinhana da Residncia e Trabalho (UVIRT), que tem como parmetro endereos associados a uma Instituio Educacional, determinando prioridade de atendimento em funo da vizinhana e da proximidade da residncia ou trabalho do estudante, do pai ou responsvel legal. b) Unidade de Vizinhana da Residncia e Trabalho (UVIRT): endereos associados a uma Instituio Educacional para que a populao, que neles residem e/ou trabalhem, tenha prioridade de atendimento, em funo da vizinhana da residncia ou trabalho do estudante, ou pai ou responsvel legal. 2.3.2.1. CRITRIOS PARA ATENDIMENTO DE CADA ETAPA/MODALIDADE DE ENSINO a) EDUCAO INFANTIL: Existncia de vaga em Instituio Educacional da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, preferencialmente na Unidade de Vizinhana da Residncia e Trabalho (UVIRT).

b) ENSINO FUNDAMENTAL: Atendimento obrigatrio na Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, preferencialmente, na Unidade de Vizinhana da Residncia e Trabalho (UVIRT). c) ENSINO MDIO: Existncia de vaga em Instituio Educacional da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, tendo prioridade o estudante inscrito na Unidade de Vizinhana da Residncia e Trabalho (UVIRT). d) EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): Existncia de vaga em Instituio Educacional da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, conforme indicao de at duas Instituies Educacionais de interesse do estudante informadas no ato da inscrio. e) EDUCAO ESPECIAL: Atendimento obrigatrio em Instituio Educacional da Rede Pblica de ensino do Distrito Federal ofertada mediante apresentao de laudo mdico conclusivo, expedido por profissional habilitado, que comprove o Transtorno Global do Desenvolvimento TGD (Autismo, Transtorno de Rett, Transtorno de Asperger e Transtorno Desintegrativo da Infncia e Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificao), Altas Habilidades/Superdotao e/ou Deficincia Surdocegueira), Intelectual e Mltipla. f) CENTRO INTERESCOLAR DE LNGUAS (CIL): Existncia de vaga nos nveis iniciais. Para Matrcula Nova nos diversos nveis dos cursos oferecidos, quais sejam: Ingls, Francs e Espanhol, o interessado dever inscrever-se nos nveis iniciais e, posteriormente, realizar prova de nivelamento, sendo a sua matrcula condicionada existncia de vaga no nvel indicado. ORIENTAES GERAIS a) O resultado do processamento das inscries para Matrculas Novas ser disponibilizado por meio do Sistema Informatizado de Matrcula SIM, via internet, no endereo eletrnico www.se.df.gov.br, nas Coordenaes Regionais de Ensino (CRE), e nas Instituies Educacionais vinculadas, no dia 12/12/2012, conforme Cronograma das Etapas de Matrcula, onde ser informado o nome da Instituio Educacional, a documentao necessria e o perodo em que dever efetivar a matrcula. b) Na impossibilidade de atendimento ao estudante em sua Unidade de Vizinhana da Residncia e Trabalho (UVIRT) ou nas Instituies Educacionais indicadas no ato da inscrio, o estudante ser encaminhado para a Instituio Educacional mais prxima, onde exista vaga. Fsica, Sensorial (Visual, Auditiva e

2.4. EFETIVAO DE MATRCULA NOVA a) Procedimento OBRIGATRIO, no qual os pais ou responsvel legal, quando o estudante for menor de idade, ou o prprio estudante, quando maior de idade, contemplado com uma vaga, por meio do Sistema Informatizado de Matrcula SIM, devero comparecer secretaria da Instituio Educacional, portando os documentos especficos para cada etapa/modalidade de ensino, e preencher ficha de Solicitao de Matrcula Escolar, no perodo de 17/12/2013 a 4/1/2013, conforme Cronograma das Etapas de Matrcula Efetivao de Matrcula Nova.

2.4.1. DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA EFETIVAO DE MATRCULA a) Educao Infantil Original e cpia da Certido de Nascimento, duas fotos 3X4,

comprovante de residncia, cpia do Carto de Vacina do estudante atualizado, tipagem sangunea e fator RH, Registro Nacional de Estrangeiros, quando for o caso, e Relatrio Avaliativo Bimestral, quando a matrcula for efetivada no decorrer do ano letivo. Os pais ou responsvel legal devero apresentar, no ato da matrcula do estudante, os seguintes documentos pessoais: Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Fsica (CPF). b) Ensino Fundamental Original e cpia da Certido de Nascimento, Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Fsica (CPF), duas fotos 3X4, comprovante de residncia, tipagem sangunea e fator RH, Registro Nacional de Estrangeiros, quando for o caso,Titulo de Eleitor, quando for o caso, Declarao Provisria de Matrcula (DEPROV) ou Histrico Escolar e Relatrio Avaliativo Bimestral (srie/anos iniciais) do estudante, no caso de a matrcula ser efetivada no decorrer do ano letivo, ou Ficha Individual do Estudante (sries/anos finais). Os pais ou responsvel legal devero apresentar, no ato da matrcula do estudante menor de idade, os seguintes documentos pessoais: Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Fsica (CPF). c) Ensino Mdio Original e cpia do Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Fsica (CPF), duas fotos 3X4, comprovante de residncia, tipagem sangunea e fator RH, Registro Nacional de Estrangeiros, quando for o caso, Ttulo de Eleitor, quando for o caso, Declarao Provisria de Matrcula (DEPROV) ou Histrico Escolar e Ficha Individual do Estudante, no caso de a matrcula ser efetivada no decorrer do ano letivo. Os pais ou responsvel legal devero apresentar, no ato da matrcula do estudante menor de idade, os seguintes documentos pessoais: Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Fsica (CPF).

d) Educao de Jovens e Adultos Original e cpia do Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Fsica (CPF), duas fotos 3X4, comprovante de residncia, tipagem sangunea e fator RH, Registro Nacional de Estrangeiros, quando for o caso, Ttulo de Eleitor, quando for o caso, Declarao Provisria de Matrcula ou Histrico Escolar do estudante. Os pais ou responsvel legal devero apresentar, no ato da matrcula do estudante menor de idade, os seguintes documentos pessoais: Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Fsica (CPF). e) Educao Especial Original e cpia da Certido de Nascimento, Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Fsica (CPF), duas fotos 3X4, comprovante de residncia, tipagem sangunea e fator RH, Registro Nacional de Estrangeiros, quando for o caso, Ttulo de Eleitor, quando for o caso, Declarao Provisria de Matrcula (DEPROV) ou Histrico Escolar e Relatrio Avaliativo Bimestral (srie/anos iniciais) do estudante, no caso de a matrcula ser efetivada no decorrer do ano letivo ou Ficha Individual do Estudante (sries/anos finais), sendo compulsrio anexar a documentao pertinente a cada Etapa/Modalidade da Educao, laudo conclusivo, expedido por profissional habilitado, identificando a Deficincia e/ou Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) do estudante. Os pais ou responsvel legal devero apresentar, no ato da matrcula do estudante, os seguintes documentos pessoais: Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Fsica (CPF). f) Educao Profissional Ser definida em Edital especfico. g) Centro Interescolar de Lnguas Original e cpia da Certido de Nascimento, duas fotos 3X4, comprovante de residncia, tipagem sangunea e fator RH, Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Fsica (CPF), quando for o caso. Os pais ou responsvel legal devero apresentar, no ato da matrcula do estudante menor de idade, os seguintes documentos pessoais: Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Fsica (CPF).

ORIENTAES GERAIS a) A efetivao de matrcula dos estudantes contemplados com vaga est condicionada a confirmao na listagem geral encaminhada a cada Instituio Educacional e nos outros meios de divulgao dos resultados. b) A Gerncia Regional de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional (GREPAV), dever supervisionar a realizao, a movimentao e a atualizao do cadastro de dados do

estudante durante a etapa da Efetivao de Matrculas, no Sistema de Gesto Escolar (SGE) Mdulo Escola, que ser realizada pelo secretrio escolar diariamente. c) A NO efetivao da matrcula no prazo de 17/12/2013 a 4/1/2013, em conformidade com o estabelecido no Cronograma das Etapas de Matrcula, implicar na perda automtica da vaga na Instituio Educacional na qual o estudante foi contemplado, em quaisquer das etapas, quais sejam: Remanejamento Escolar ou Matrcula Nova.

2.5. VAGAS REMANESCENTES

a) So vagas disponibilizadas pelas Instituies Educacionais, oriundas da no efetivao de matrcula de estudantes contemplados no Remanejamento Escolar e/ou de Matrculas Novas, os estudantes que NO realizaram inscrio no Sistema Informatizado de Matrcula Telematrcula/156 (SIM-TM/156), dos estudantes infrequentes que no renovaram matrcula no prazo estipulado no Cronograma das Etapas de Matrcula, e, ainda, aquelas decorrentes de transferncias ocorridas entre os meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013. b) Os procedimentos para as vagas remanescentes sero divulgados posteriormente. 3. CONSTITUIO DE TURMAS 3.1. ASPECTOS CONSIDERADOS PARA FORMAO DE TURMAS a) Nmero de estudantes aprovados e reprovados no ano letivo de 2012, quantitativo de estudantes com Deficincia e/ou Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD), devidamente diagnosticados, com laudo conclusivo, expedido por profissional habilitado, bem como o nmero de estudantes em defasagem de srie/ano em relao idade, na hiptese de formao de Turmas de Correo da Distoro Idade/Srie. b) Na formao de turma no podero ser agrupados estudantes com Transtornos Funcionais Especficos: Distrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC), Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade (TDAH), dislexia, distografia, disgrafia e discalculia; devidamente

diagnosticados, com laudo conclusivo, expedido por profissional da rea mdica/sade devidamente habilitado. c) As vagas, para completar turmas, devem ser disponibilizadas, primeira e obrigatoriamente, para o Remanejamento Escolar e, em seguida, para as Matrculas Novas.

d) A constituio de turmas obedece a limites mximos e mnimos de estudantes por turma (modulao mnima e mxima), fixados por etapas e modalidades de ensino, a partir de critrios pedaggicos, respeitada a capacidade fsica de sala de aula. d.1 - Programas e projetos especiais da Educao Infantil tero indicao prpria de enturmao (conforme estrutura fsica e de pessoal) sob orientao da COEDIN, CEINF, GREPAV e GREB. d.2 - Excepcionalmente, caso haja vaga em turma de 1 perodo, poder ser matriculada criana de 5 anos; e em turma de 2 perodo, poder ser matriculada criana de 4 anos. Dever ser consultada a lista de espera da Gerncia Regional de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional (GREPAV) (Telematrcula) e indicada para a vaga a criana mais velha. e) Nos Centros de Educao Profissional e no Centro de Ensino Mdio Integrado Educao Profissional do Gama, as turmas sero constitudas de acordo com o nmero de vagas previstas em edital especfico a ser publicado semestralmente para os CEPs e anualmente para o CEMIGama. 3.2. FORMAO DE TURMAS DE ESTUDANTES COM DEFICINCIA E/OU TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (TGD)

a) A Coordenao Regional de Ensino (CRE)/Gerncia Regional de Educao Bsica (GREB) dever realizar a previso do atendimento, para o ano letivo de 2013, aos estudantes com Deficincia e/ou Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) matriculados nas Instituies Educacionais e constantes no Sistema de Gesto Escolar (SGE) Mdulo Escola, no perodo de 17/10/2012 a 28/10/2012. b) A Coordenao Regional de Ensino (CRE)/Gerncia Regional de Planejamento,

Acompanhamento e Avaliao Educacional (GREPAV) dever otimizar o agrupamento para a incluso dos estudantes com deficincia (com exceo de DA) e/ou TGD e proceder, prioritariamente, distribuio do 1 estudante em cada turma da Instituio Educacional, posteriormente, distribuir o 2 estudante e, por fim, o 3 estudante, evitando a enturmao indiscriminada em uma s turma. No caso de Deficincia Auditiva, o agrupamento ser realizado otimizando o profissional intrprete, concentrando os estudantes na mesma turma.

c) Para formao de turmas de integrao inversa, dever ser observado o quantitativo existente no ano letivo de 2012. Quando verificada a previso de aumento desse quantitativo, as Coordenaes Regionais de Ensino (CRE) devero solicitar autorizao Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV)/Coordenao de Acompanhamento da Oferta Educacional (CACOED). d) A permanncia do estudante com Deficincia e/ou Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) em turma de integrao inversa nas sries/anos iniciais do Ensino Fundamental no poder exceder a trs anos letivos, consecutivos ou no, ou de acordo com os critrios pedaggicos definidos em estudos de caso. e) Nos Centros de Educao Profissional e no Centro de Ensino Mdio Integrado Educao Profissional do Gama, as turmas sero constitudas de acordo com o nmero de vagas previstas em edital especfico a ser publicado semestralmente para os CEPs e anualmente para o CEMIGama. f) Para agrupamento de estudantes em classe especial, dever ser observada a diferena mxima de quatro anos de idade entre eles. g) As Coordenaes Regionais de Ensino (CRE) que no disponham de Centro de Ensino Especial (CEE) devero ofertar classe especial, com utilizao do currculo funcional em Centros de Educao Infantil/Jardim de Infncia, para estudantes com idade entre quatro e cinco anos, ou em Escolas Classes, para estudantes com idade entre seis e quatorze anos. h) As Coordenaes Regionais de Ensino (CRE)/Gerncia Regional de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional (GREPAV) devero ofertar classe especial com utilizao do currculo funcional em Centros de Ensino Fundamental, Centros Educacionais ou Centro de Ensino Especial (CEE), a fim de atender s necessidades educacionais dos estudantes com idade de quinze anos completos ou a completar at 31/3/2013. i) Os estudantes com (quinze) anos completos ou a completar at 31/3/2013 matriculados em Classe Especial sediada em Escola Classe, com utilizao do currculo adaptado, devero ser transferidos para turmas de EJA Interventivo em Centros de Ensino Fundamental ou Centros Educacionais, preferencialmente em Instituies Educacionais que ofertam a Educao de Jovens e Adultos (EJA). j) A abertura de Classe Especial para estudantes com Deficincia Intelectual somente ser permitida, em casos excepcionais, nas Coordenaes Regionais de Ensino (CRE) que no

possuam Centro de Ensino Especial (CEE). Nessas classes, dever ser desenvolvido o currculo funcional com modulao prevista nas Etapas do atendimento do Centro de Ensino Especial. k) Estudantes com deficincias mltiplas encaminhados para Classe Especial sero enturmados em classe especial de deficincia intelectual. Entretanto, evitar-se- mais de um estudante com deficincia mltipla por turma. l) A formao de Classe Especial para estudantes com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), com nmero de estudantes inferior a dois por professor, apenas poder ser constituda aps solicitao da Coordenao Regional de Ensino (CRE) e autorizao da Subsecretaria de Educao Bsica (SUBEB)/Coordenao de Educao Especial e Subsecretaria de

Planejamento, Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV)/Coordenao de Oferta Educacional (CACOED). m) Os estudantes com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) matriculados em Classe Especial NO podero ser agrupados com os estudantes que apresentem quadros psicticos diagnosticados ou outros transtornos mentais. n) As turmas de Classe Especial de Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) podero ser agrupadas em um mesmo espao fsico, desde que observada a modulao de dois estudantes por professor. o) A Classe Especial na rea de deficincia visual, em extino gradativa, atender somente a estudantes cegos ou surdocegos encaminhados pelo Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV). p) Para o CEEDV a matrcula dever ser feita diretamente no Centro durante todo o ano letivo. O aluno DV precisa ter laudo mdico oftalmolgico atualizado e ser avaliado previamente pela coordenao da Educao Precoce de 0 a 3 anos e 11 meses ou pela Equipe Especializada de Apoio Aprendizagem do prprio Centro. q) Os estudantes de unidades especiais e classes de educao bilngue devero receber atendimento educacional especializado em salas de recursos polos. r) Os estudantes dos trs anos iniciais do Ensino Fundamental que fizeram opo pela filosofia oralista Centro Educacional da Audio e da Linguagem (CEAL) devero ser matriculados em classe de educao bilngue.

s) Os estudantes surdocegos podero ser inseridos em turma de atendimento aos estudantes com deficincia auditiva ou deficincia visual, desde que acompanhados do profissional guia intrprete. t) O Centro de Capacitao de Profissionais da Educao e Atendimento s Pessoas com Surdez (CAS) atender a estudantes com deficincia auditiva e tambm aos professores desses atendimentos para orientao e formao continuada. Atender articuladamente com as Equipes Especializadas de Apoio Aprendizagem (EEAA) a estudantes com transtorno funcional de audiocomunicao (Distrbio do Processamento Auditivo Central DPAC), por meio de triagem e atendimento em contraturno e tambm orientao aos profissionais desse

atendimento. A formao continuada ser ofertada de forma articulada com a Escola de Aperfeioamento dos Profissionais de Educao EAPE e outras parcerias firmadas pelo CAS. u) Os atendimentos aos estudantes do Programa de Educao Precoce apenas sero oferecidos mediante encaminhamento mdico (diagnstico clnico e/ou hiptese diagnstica). v) Estudantes do Programa de Educao Precoce com idade inferior a seis meses podero ser atendidos nas reas de Atividades e Educao Fsica, mediante liberao mdica e indicao do coordenador do referido Programa. Nesse caso, dever ser seguida a proposta pedaggica da turma de atendimento a estudantes com o acompanhamento dos pais. w) O encaminhamento para atendimento em Centros de Ensino Especial somente ocorrer aps criterioso estudo de caso realizado pela Coordenao Regional de Ensino (CRE)/Gerncia Regional de Educao Bsica (GREB), em conjunto com a Equipe Especializada de Apoio Aprendizagem (EEAA), o profissional do Atendimento Educacional Especializado (Sala de Recurso), Orientador Educacional, professor regente e representante da equipe gestora da Instituio de Ensino de origem do estudante, exceto nos casos de estudantes do Programa de Educao Precoce. x) Aos estudantes com graves comprometimentos mentais e/ou mltiplos, atestados por laudo de profissional habilitado na rea especfica, poder ser ofertado atendimento em dias e horrios alternados nos Centros de Ensino Especial, com currculo funcional, conforme Matriz Curricular da Educao Especial. y) facultado ao estudante incluso frequentar mais de uma das atividades ofertadas no Atendimento Educacional Especializado Complementar nos Centros de Ensino Especial, desde

que tenha indicao pedaggica para tanto, podendo ser realizado, o atendimento, uma vez por semana, preferencialmente em grupo. z) A indicao de Tcnico em Gesto Educacional (Especialidade Monitor), ser exclusiva para os estudantes com deficincia e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), estudo de caso com os profissionais que acompanham o aluno da necessidade de apoio para o seu desempenho funcional em relao s habilidades adaptativas (locomoo, higiene e alimentao). z.1) A indicao de Tcnico em Gesto Educacional (Especialidade Monitor), para Classes Especiais, somente poder ocorrer quando a turma possuir um estudante com deficincia mltipla, aps estudo de caso com os profissionais que acompanham o aluno da necessidade de apoio para o seu desempenho funcional. z.2) Para o encaminhamento do Tcnico em Gesto Educacional (Especialidade Monitor), os estudantes com Deficincia Fsica e Aluno com Necessidade Especial (ANE) devero ter prioridade, aps estudo de caso com os profissionais que acompanham o aluno da necessidade de apoio para o seu desempenho funcional. 3.3 FORMAO DE TURMAS EM REA RURAL

a) Em casos excepcionais, onde no for possvel a constituio de turma com o quantitativo de estudantes definidos nos quadros de formao de turmas da etapa da Educao Infantil PrEscola e Ensino Fundamental com oito/nove anos (sries/anos iniciais), ser permitida a formao de turmas multisseriadas ou multietrias (no caso da Educao Infantil), desde que solicitada pela Instituio Educacional e previamente autorizada pela Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV)/Coordenao de Oferta Educacional (CACOED), verificando os seguintes critrios: a.1) enturmao de estudantes da Educao Infantil do 1 e 2 perodos; a.2) enturmao de estudantes do 1, 2 e 3 anos do Ensino Fundamental com nove anos; a.3) enturmao de estudantes do 4 ano e 5 ano do Ensino Fundamental com nove anos. b) Ser permitida a formao de turmas multisseriadas na modalidade de Educao de Jovens e Adultos 1 Segmento Ensino Fundamental (Etapas Iniciais).

c) Na formao de turmas multisseriadas, o secretrio escolar dever informar Gerencia Regional de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional (GREPAV) o quantitativo de estudantes matriculados nas referidas turmas, identificando-os por perodo/srie/ano/etapa, com o objetivo de subsidiar levantamentos realizados pela Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao (SUPLAV)/Coordenao de Acompanhamento da Oferta Educacional (CACOED). ORIENTAES GERAIS: a) Por NO participar do Sistema Informatizado de Matrcula Telematrcula/156 (SIM-TM/156), faz-se necessrio que cada Gerencia Regional de Planejamento, Acompanhamento e Avaliao Educacional (GREPAV) que possui Instituio Educacional localizada em rea rural apresente at o dia 1 de dezembro de 2012: a.1) relao preliminar de estudantes que tenham inteno de ingressar em cada Instituio Educacional da Rede Pblica de Ensino sob sua jurisdio (estudo de demanda), no ano letivo de 2013. a.2) quadro de movimentao de estudantes matriculados no ano letivo de 2012, indicando o nmero de estudantes aprovados e reprovados e o nmero de turmas a serem formadas para o ano letivo de 2013. 3.4 TURMAS DE CORREO DA DISTORO IDADE/SRIE 3.4.1 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAS a) Os estudantes do Ensino Fundamental Sries/Anos Iniciais que tenham dois anos ou mais de defasagem de idade em relao srie/ano podero ser atendidos em Turmas de Correo da Distoro Idade/Srie. b) Nas turmas de Correo da Distoro idade/srie do Ensino Fundamental das sries/anos inicias sero atendidos, apenas, os estudantes do 1, 2, 3, 4 e 5 anos do Ensino Fundamental de nove anos, exceto alunos do 5 ano alfabetizados. c) Os estudantes do 4 srie/5 ano alfabetizados no participaro das turmas de Correo da Distoro Idade/Srie e devero ser atendidos por meio de projetos interventivos. Os alunos da 4 srie/5 ano em processo de alfabetizao podero participar das turmas da Correo da Distoro Idade/Srie.

c) Os estudantes do 5 ano alfabetizados no participaro das turmas de correo da distoro Idade/Srie e devero ser atendidos por meio de projetos interventivos. Os estudantes do 5 ano em processo de alfabetizao (no alfabetizados) podero participar das turmas da correo idade/srie (para alunos em processo de alfabetizao). d) O estudante que participou das turmas de Correo da Distoro Idade/Srie no ano letivo de 2012 e no alcanou os objetivos propostos ser avaliado pelo Conselho de Classe e poder cursar novamente a Correo da Distoro Idade/Srie se assim for definido, considerando aspectos como empenho, participao e desenvolvimento. e) Com o objetivo de garantir ao estudante a participao nas turmas da Correo da Distoro Idade/Srie ser permitida a matrcula e o remanejamento de estudante at o final da quarta semana de aula de acordo com o calendrio escolar. f) Aps o incio das aulas nas turmas da Correo da Distoro Idade/Srie s podero ser includos estudantes que venham transferidos das mesmas turmas oriundas do Distrito Federal. g) de carter obrigatrio a formao de turmas de Correo da Distoro Idade/Srie para as Instituies Educacionais que atendem o Ensino Fundamental Anos/Iniciais, e que possuem quantitativo mnimo de estudantes em defasagem idade/srie, de acordo com os seguintes critrios: g.1) Realizao de diagnstico para identificao e enturmao nas respectivas turmas: Alfabetizados e Em processo de Alfabetizao. g.2) Avaliao e autorizao da Coordenao de Oferta Educacional. g.3) Autorizao dos responsveis pelo estudante em defasagem idade/srie. h) As Instituies Educacionais, que no apresentarem quantitativo suficiente para formao de turmas, podero encaminhar seus estudantes para as unidades mais prximas, com a anuncia dos responsveis, respeitando as especificidades sociais e geogrficas. 3.4.2 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS a) Os estudantes do Ensino Fundamental Sries/Anos Iniciais que tenham dois anos ou mais de defasagem de idade em relao srie/ano podero ser atendidos em Turmas de Correo da Distoro Idade/Srie, considerando o disposto nos itens b e c. b) Os estudantes do Ensino Fundamental sries/anos finais, a partir de treze anos completos ou a completar at 31/3/2013, sero atendidos em turmas de Correo da Distoro Idade/Srie.

c) Os estudantes da 8 srie/9 ano no participaro das turmas de Correo da Distoro Idade/Srie e devero serem atendidos por meio de projetos interventivos.) d) O estudante que participou das turmas de Correo da Distoro Idade/Srie no ano letivo de 2012 e no alcanou os objetivos propostos ser avaliado pelo Conselho de Classe e poder cursar novamente a Correo da Distoro Idade/Srie se assim for definido, considerando aspectos como empenho, participao e desenvolvimento. e) Com o objetivo de garantir ao estudante a participao nas turmas da Correo da Distoro Idade/Srie, ser permitida a matrcula e o remanejamento de estudante at o final da quarta semana de aula de acordo com o calendrio escolar. f) Aps o incio das aulas nas turmas da Correo da Distoro Idade/Srie s podero ser includos estudantes que venham transferidos das mesmas turmas oriundas do Distrito Federal. g) As Instituies Educacionais que possurem quantitativo de estudantes devero formar trs (3) turmas de Correo da Distoro Idade/Srie por turno, no podendo exceder o quantitativo de seis (6) turmas por Instituio Educacional, considerando os seguintes critrios (Memo n 93/2012-COENF, REG 024650/2012.) g.1) Estrutura de formao das turmas dos Anos Finais: Estudantes oriundos da 5 srie/6 ano sero enturmados no Bloco 1; Estudantes oriundos da 6 srie/7 ano sero enturmados no Bloco 2; Estudantes oriundos da 7 srie/8 ano sero enturmados no Bloco 3. g.2) Os blocos para as turmas de Correo da Distoro Idade/Srie se referem correo de at duas sries, conforme o desempenho do aluno, estando assim relacionados: Bloco 1: contedos e habilidades referentes a 5 srie/6 ano e 6 srie/7 ano; Bloco 2: contedos e habilidades referentes a 6 srie/7 ano e 7 srie/8 ano; Bloco 3: contedos e habilidades referentes a 7 srie/8 ano e 8 srie/9 ano. g.3) Autorizao dos responsveis pelo estudante em defasagem idade/srie. g.4) Avaliao e autorizao da Coordenao de Oferta Educacional (CACOED). g.5) As Instituies Educacionais devero ser selecionadas de acordo com sua localizao na Coordenao Regional de Ensino (CRE), com o objetivo de atender a maioria dos estudantes e suas especificidades sociais.

h) As Instituies Educacionais de Sries/Anos Finais que apresentarem o quantitativo mnimo de estudantes em defasagem idade/srie devero, obrigatoriamente, formar turmas de Correo da Distoro Idade/Srie, conforme item g. i) As Instituies Educacionais, que no apresentarem quantitativo suficiente para formao de turmas, podero encaminhar seus estudantes para as unidades mais prximas, com a anuncia dos responsveis, respeitando as especificidades sociais e geogrficas. 3.4.3 ENSINO MDIO a) Estrutura de formao das turmas no Ensino Mdio: Estudantes oriundos da 1a srie sero enturmados no Bloco 1; Estudantes oriundos da 2a srie sero enturmados no Bloco 2.

b) Os blocos para as turmas de Correo da Distoro Idade/Srie do Ensino Mdio se referem correo de at duas sries, conforme o desempenho do aluno, estando assim relacionados: Bloco 1: correo da 1 e 2 sries; Bloco 2: correo da 2 e 3 sries. c) Os alunos da 3 srie no participaro das turmas de Correo da Distoro Idade/Srie. d) As Instituies Educacionais que apresentarem em suas Coordenaes Regionais de Ensino (CRE) o maior nmero de alunos em defasagem idade/srie podero constituir um polo de Correo da Distoro Idade/Srie. e) As Coordenaes Regionais de Ensino (CRE) constituiro os polos considerando a localizao da Instituio Educacional e o quantitativo de estudantes, com o objetivo de atender a comunidade. f) Os polos do Ensino Mdio, sero formados, no mnimos por cinco turmas, ou mltiplo de cinco, por turno (matutino e/ou vespertino) . d) As Instituies que no apresentarem quantitativo de estudantes para formao de turmas podero encaminh-los para os polos mais prximos com a anuncia dos pais ou responsveis. h) Os estudantes do Ensino Mdio com dois anos ou mais de defasagem de idade em relao srie/ano e que tenham entre 15 e 17 anos de idade, podero ser atendidos em Turmas de Correo da Distoro Idade/Srie.

3.5 QUADRO PARA FORMAO DE TURMAS 3.5.1 EDUCAO INFANTIL ATENDIMENTO EM JORNADA DE TEMPO INTEGRAL:
NMERO DE CRIANAS POR TURMA
REA URBANA MNIMO 16 MXIMO
21

ETAPA
CRECHE
Berrio I

FAIXA ETRIA
FAIXA ETRIA/ATENDIMENTO PRIORITRIO
De quatro meses completos ou a completar at 31/3/2013 a onze meses completos ou a completar at 31/3/2013 De doze meses completos ou a completar at 31/3/2013 a vinte e trs meses completos ou a completar at 31/3/2013 Dois anos completos ou a completar at 31/3/2013

REA RURAL

Berrio II

16

21

Maternal I

16

21

Maternal II

Trs anos completos ou a completar at 31/3/2013

16

21

PR-ESCOLA (Projeto CEI Integral)


1 Perodo

FAIXA ETRIA/ATENDIMENTO PRIORITRIO


Quatro anos completos ou a completar at 31/3/2013

MNIMO

MXIMO

No h atendimento

16

24

2 Perodo

Cinco anos completos ou a completar at 31/3/2013

16

24

Data de referncia para clculo das idades: 31 de maro de 2013 (conforme Resoluo 01/2009 alterada pela resoluo 01/2010 - CEB / SEDF).

3.5.2 EDUCAO INFANTIL ATENDIMENTO EM JORNADA DE CINCO HORAS

NMERO DE ESTUDANTES POR TURMA


ETAPA FAIXA ETRIA/ATENDIMENTO PRIORITRIO CRECHE Maternal II PR-ESCOLA 1 Perodo 2 Perodo Trs anos completos ou a completar at 31/3/2013 FAIXA ETRIA/ATENDIMENTO PRIORITRIO Quatro anos completos ou a completar at 31/3/2013 Cinco anos completos ou a completar at 31/3/2013 REA URBANA

REA RURAL

MNIMO MXIMO MNIMO MXIMO 12 15 8 12

MNIMO MXIMO MNIMO MXIMO 16 16 24 281 12 20

Data de referncia para clculo das idades: 31 de maro de 2013 (conforme Resoluo 01/2009 alterada pela resoluo 01/2010 CEB/SEDF).

Obs.: A Coordenao Regional de Ensino, juntamente com a Unidade de Ensino, devero avaliar a possibilidade de formao de turmas com o mximo de 24 alunos no 2 perodo (de acordo com o nmero de vagas e a demanda reprimida).

3.5.3 ENSINO FUNDAMENTAL COM OITO ANOS REGULAR


NMERO DE ESTUDANTES POR TURMA FAIXA ETRIA/ATENDIMENTO PRIORITRIO REA URBANA REA RURAL N de estudantes TC por turma

CLASSES COMUM INCLUSIVAS TC N total de estudantes por turma TDA/H ou DPAC N de estudantes TDA/H ou DPAC por turma N total de estudantes por turma

TURNO/ SRIE
ETAPA

DIURNO

Mnimo

Mximo

Mnimo

Mximo

1 5 Srie Sries Finais Estudantes com onze anos completos ou a completar at 31/3/2013 a estudantes com quinze anos completos ou a completar at 31/3/2013. 26 32 21 30 1 24 2 28 28 30
FAIXA ETRIA/ATENDIMENTO PRIORITRIO

24 22 30 30 34
N total de estudantes por turma

6 Srie 7 Srie 8 Srie

34 35 35

26 26 26

34 35 35

1 1 1
N de estudantes TC por turma

30 32 32
N total de estudantes por turma

1a2 1a2 1a2


N de estudantes TDA/H ou DPAC por turma

Etapa

NOTURNO

Mnimo

Mximo

Mnimo

Mximo

5 Srie Sries Finais 6 Srie 7 Srie 8 Srie

Estudantes a partir de dezesseis anos completos ou a completar at 31/3/2013.

28 30 30 34

35 38 38 40

24 30 30 30

35 38

30

1a2 1a2

30 35 35 38

1 38 40 1

35 1a2 38 1a2

Nos casos necessrios, ser aplicado o limite mximo de estudantes por sala de aula, de acordo com a Lei Distrital n 1.426/1997.

3.5.4. ENSINO FUNDAMENTAL COM NOVE ANOS REGULAR


NMERO DE ESTUDANTES POR TURMA

CLASSES COMUM INCLUSIVAS

ETAPA

FAIXA ETRIA/ATENDIMENTO PRIORITRIO

REA URBANA

REA RURAL

TC N de estudantes TC por turma N total de estudantes por turma

TDA/H ou DPAC N de estudantes TDA/H ou DPAC por turma N total de estudantes por turma

Mnimo Mximo Mnimo

Mximo

1 ANO 2 ANO 3 ANOS ANO INICIAIS 4 ANO 5 ANO 6 ANO ANOS FINAIS 7 ANO
Estudantes com seis anos completos ou a completar at 31/3/2013 a estudantes com dez anos completos ou a completar at 31/3/2013.

20 22 24 26 26

25 25 29 32 32

18 18 21 21 21

25 25 29 30 1 30 24 1 2 1 2 1 1 24 2 22 30 32 32 24 22 24 22 24 1 21 1a2 22

8 28 35 26 35 1 32 1a2 ANO 9 30 35 26 35 1 32 1a2 ANO Nos casos necessrios, ser aplicado o limite mximo de estudantes por sala de aula, de acordo com a Lei Distrital n 1.426/1997.

Estudantes com onze anos completos ou a completar at 31/3/2013 a 14 anos completos ou a completar at 31/3/2013.

26

32

21

30

28

34

26

34

30

1a2

3.5.5. ENSINO FUNDAMENTAL COM NOVE ANOS JORNADA DE TEMPO INTEGRAL


NMERO DE ESTUDANTES POR TURMA REA URBANA ETAPA FAIXA ETRIA/ ATENDIMENTO PRIORITRIO Mnimo Mximo Mnimo Mximo REA RURAL CLASSES COMUNS INCLUSIVAS TC
N de estudantes TC por turma N total de estudantes por turma

TDA/H ou DPAC
N de estudantes TDA/H ou DPAC por turma N total de estudantes por turma

1 Ano 2 Ano 3 Ano ANOS INICIAIS 4 Ano 5 Ano Estudantes com seis anos completos ou a completar at 31/3/2012 a estudantes com dez anos completos ou a completar at 31/3/2012

12 13 15 18

20 20

10 10

20 20

20

1a2

20

1 20 10 20 1 20 2 1 2 30 20 30 1 20 1 2 1a2

15 15 15 15 15 15 15

18

6 Ano ANOS FINAIS 7 Ano 8 Ano 9 Ano

Estudantes com onze anos completos ou a completar at 31/3/2011 a quatorze anos completos ou a completar at 31/3/2011

22

22

30

20

30

20

Nos casos necessrios, ser aplicado o limite mximo de estudantes por sala de aula, de acordo com a Lei Distrital n 1.426/1997.

3.5.6. TURMA EM DEFASAGEM IDADE/SRIE IDADE/ANO (a serem formadas nos polos de atendimento)

ESTUDANTES COM DISTORO IDADE / ANO OU SRIE


REA URBANA REA RURAL MNIMO MXIMO

PROGRAMAS

PBLICO ALVO
MNIMO MXIMO

ENSINO FUNDAMENTAL SRIES / ANOS INICIAIS


Turmas em Defasagem Idade/Srie Anos Iniciais Estudante que tenha dois anos ou mais de defasagem idade/srie idade/ano, entre nove e quatorze anos, completos ou a completar at a data de 31/3/13. 15 20 15 20

ENSINO FUNDAMENTAL SRIES / ANOS FINAIS


Turmas em Defasagem Idade/Srie Anos Finais Estudante que tenha dois anos ou mais de defasagem idade/srie idade/ano, matriculado na 5 srie/ 6 srie, 6 ano/7 ano; 6 srie/7 srie, 7 ano/8 ano e 7 srie/8 srie, 8 srie/9 ano do Ensino Fundamental, com treze anos completos ou a completar at 31/3/2013.

23

30

20

30

ENSINO MDIO
Turmas em Defasagem Idade/Srie Ensino Mdio Estudante que tenha dois anos ou mais de defasagem de idade/srie matriculado na 1 ou 2 Srie do Ensino Mdio regular: com dezessete anos completos ou a completar at 31/3/2013, para estudantes da 1 Srie; e com dezoito anos completos ou a completar at 31/3/2013, para estudantes da 2 Srie.

25

33

24

32

Nos casos necessrios, ser aplicado o limite mximo de estudantes por sala de aula, de acordo com a Lei Distrital n 1.426/1997.

3.5.7. ENSINO MDIO REGULAR

NMERO DE ESTUDANTES POR TURMA

CLASSES COMUNS INCLUSIVAS TC N de estudantes TC por turma N de estudantes por turma

TURNO

SRIE

NMERO DE ESTUDANTES POR TURMA Estudantes com quinze anos completos ou a completar at 31/3/2012 a estudantes com dezoito anos completos ou a completar at 31/3/2013. Estudantes com dezesseis anos completos ou a completar at 31/3/2012 a estudantes com dezenove anos completos ou a completar at 31/3/2013. Estudantes com dezessete anos completos ou a completar at 31/3/2012 a estudantes com vinte anos completos ou a completar at 31/3/2013.

rea Urbana
MNIMO MXIMO

rea Rural
MNIMO MXIMO

1 Srie

Diurno

2 Srie

32

40

28

38

36

3 Srie

1 Srie Estudantes com dezesseis anos 2 Noturno 1 36 completos ou a completar at 32 40 28 40 Srie 31/3/2013. 3 Srie Nos casos necessrios, ser aplicado o limite mximo de estudantes por sala de aula, de acordo com a Lei Distrital n 1.426/1997.

3.5.8. ENSINO MDIO INTEGRADO EDUCAO PROFISSIONAL TCNICA

Nmero de estudantes por turma TURNO/SRIE FAIXA ETRIA/ATENDIMENTO PRIORITRIO DIURNO Estudantes com quinze anos completos ou a completar at 31/3/2013 a estudantes com dezoito anos completos ou a completar at 31/3/2013. Estudantes com dezesseis anos completos ou a completar at 31/3/2013 a estudantes com dezenove anos completos ou a completar at 31/3/2013. Estudantes com dezessete anos completos ou a completar at 31/3/2013 a estudantes com vinte anos completos ou a completar at 31/3/2013. rea urbana/rea rural MNIMO
MXIMO

CLASSES COMUNS INCLUSIVAS TC N de estudantes TC por turma N de estudantes por turma

1 Srie

38

40

36

2 Srie

36

42

36

3 Srie

36

42

36

Nos casos necessrios, ser aplicado o limite mximo de estudantes por sala de aula, de acordo com a Lei Distrital n 1.426/1997.

3.5.9. EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS


NMERO DE ESTUDANTES POR TURMA

REGIME PRESENCIAL 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Etapa 6 Etapa 7 Etapa 8 Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa

FAIXA ETRIA/ATENDIMENTO PRIORITRIO

REA URBANA MNIMO 20 22 24 26 35 35 35 35 36 36 36 MXIMO 35 35 35 40 40 40 40 40 45 45 45

REA RURAL MNIMO 20 20 20 20 25 25 25 25 30 30 30 MXIMO 30 30 30 30 30 30 30 40 45 45 45

1 Segmento

A partir de quinze anos completos para matrcula e concluso do curso

2 Segmento

A partir de quinze anos completos para matrcula e concluso do curso

3 Segmento

A partir de dezoito anos completos para matrcula e concluso do curso


FAIXA ETRIA/ATENDIMENTO PRIORITRIO

REGIME A DISTNCIA 2 Segmento 3 Segmento EXAMES ENCCEJA Ensino Fundamental Ensino Mdio

NMERO DE ESTUDANTES POR TUTOR

NMERO DE ESTUDANTES POR TUTOR

A partir de quinze anos completos para matrcula e concluso do curso A partir de dezoito anos completos para matrcula e concluso do curso
FAIXA ETRIA/ATENDIMENTO PRIORITRIO

120 estudantes 120 estudantes MNIMO MXIMO

120 estudantes 120 estudantes MNIMO MXIMO

A partir de quinze anos completos ou a completar at a data da primeira prova A partir de dezoito anos completos ou a completar at a data da primeira prova

No h constituio de turma

3.5.10. ESCOLA PARQUE

ATENDIMENTO COMPLEMENTAR ESPECIALIZADO

NMERO DE ESTUDANTES POR TURMA

ARTES (Visuais, Teatro e Msica)

15 estudantes

Educao Fsica

20 estudantes

Observar a reduo legal em caso de estudantes portadores de necessidades especiais/transtornos/sndromes de acordo com os procedimentos adotados nas Escolas Tributrias.

3.5.11. EDUCAO INCLUSIVA

3.5.11.1 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSOS a) SALA DE RECURSOS GENERALISTA: Espao pedaggico conduzido por professor especializado, cuja finalidade oferecer suporte educacional aos estudantes nas reas de deficincia intelectual, fsica, mltipla e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) em Instituies Educacionais que atendam a estudantes das etapas da Educao Bsica: Educao Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Mdio, Educao de Jovens e Adultos Profissional. b) SALA DE RECURSOS ESPECFICA: Espao pedaggico conduzido por professor especializado, cuja finalidade oferecer suporte educacional aos estudantes nas reas de deficincia sensorial (auditiva, visual e surdocegueira) ou altas habilidades/superdotao em Instituies Educacionais polos definidas pela Subsecretaria de Educao Bsica e Educao

(SUBEB)/Coordenao de Educao Inclusiva (COEDIN), atendendo a estudantes das etapas da Educao Bsica: Educao Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Mdio, Educao de Jovens e Adultos e Educao Profissional. c) SALA DE APOIO APRENDIZAGEM PARA O ATENDIMENTO A TRANSTORNOS

FUNCIONAIS ESPECFICOS: espao pedaggico conduzido por professor especializado, cuja finalidade oferecer suporte educacional aos estudantes com transtornos funcionais especficos - dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de dficit de ateno e hiperatividade (TDAH), transtorno de conduta e distrbio do processamento auditivo central (DPAC) em Instituies Educacionais polos definidas pela Subsecretaria de Educao Bsica (SUBEB)/ Coordenao da Educao Inclusiva (COEDIN), atendendo a estudantes das etapas de Educao Bsica, Educao Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Mdio, Educao de Jovens e Adultos e Educao Profissional. ORIENTAES GERAIS: a) O quantitativo definido para a modulao das Salas de Recursos de Altas

Habilidades/Superdotao dever ser distribudo nos dois turnos, igualmente, sendo que a abertura de novas salas s dever ocorrer mediante apreciao da Coordenao de Educao Inclusiva (COEDIN), comprovao de demanda e depois de verificado o quantitativo mximo nas salas existentes. b) O atendimento aos estudantes da Educao Infantil nas reas de Altas

Habilidades/Superdotao e Deficincia Visual dever ocorrer somente nas Salas de Recursos destinadas aos estudantes do Ensino Fundamental, no sendo necessria, portanto, a abertura de salas exclusivas para o atendimento a essa etapa da Educao Bsica.

c) Na modalidade da Educao de Jovens e Adultos (EJA), 2 e 3 Segmentos, caso ocorra o atendimento no turno noturno, o atendimento em Sala de Recursos poder ser realizado por professor especializado de 20 horas. d) O atendimento realizado pelo profissional intrprete nas classes de educao bilngue, a partir do 6 ano, dever ser feito, preferencialmente, de acordo com a rea de formao do professor. Cabe ressaltar que tal estratgia dever ser observada pela gesto da escola inclusiva de alunos surdos, que dever organizar o atendimento a esses alunos com a participao de itinerante da rea de surdez e professores interpretes da escola. Nesse sentido, a necessidade de mudana de horrio de oferta de turmas e sries dever ser considerada para que a interpretao acontea, de fato, por rea de conhecimento. d.1 - Programas e projetos especiais tero indicao prpria de enturmao (conforme estrutura fsica e de recursos humanos). e) O atendimento de Sala de Recursos em Escola Parque e CIL acontecem no turno de matrcula, pois o estudante j conta com o atendimento da Sala de Recursos da sua escola de origem. f) O atendimento em Sala de Recursos nos Centros de Educao Profissional acontece no turno de matrcula do estudante. g) O atendimento proposto nas Salas de Apoio Aprendizagem para o aluno com Transtornos Funcionais Especficos ser orientado pelas Equipes Especializadas de Apoio Aprendizagem, conforme Portaria n 39/2012. h) Os alunos com Transtornos Funcionais Especficos (TFE), com laudo mdico, avaliao e indicao pelo Servio Especializado de Apoio Aprendizagem sero matriculados em turmas reduzidas conforme quadro de Estratgia de Matrcula Anual. i) Os alunos identificados no SGE com Transtornos Funcionais Especficos (TFE), at o ano de 2012 concorrero a vagas para atendimento em turno contrrio ao de sua matrcula na escola escolhida como polo na Sala de Apoio Aprendizagem destinada ao atendimento dos Transtornos Funcionais Especficos. j) O aluno com diagnstico de Transtorno Funcional Especfico ser encaminhado pela Equipe Especializada de Apoio Aprendizagem (EEAA) ao polo de atendimento definido em cada CRE, Sala de Apoio Aprendizagem, a fim de desenvolver atividades sistematizadas, e, dois encontros semanais, com uma hora de durao cada. As atividades ocorrero em agrupamentos, sendo destinados ao professor seis grupos de alunos, com no mnimo quatro e mximo de seis. Totalizando por turno de vinte e quatro a trinta e seis alunos atendidos. O aluno permanecer nesse atendimento, conforme previsto no Relatrio de Avaliao e Interveno Educacional, considerando a natureza do transtorno apresentado.

3.5.11.2 ATENDIMENTO EM SALA DE RECURSOS a) SALA DE RECURSOS GENERALISTA


ETAPAS DA EDUCAO BSICA/MODALIDADE N DE ESTUDANTES

PERODOS

N DE PROFESSORES

1 perodo Educao Infantil Pr-Escola 2 perodo 1 ano Sries/Anos Iniciais Ensino Fundamental 2 ano 5 a 15 3 ano 4 ano e 5 ano Sries/Anos Finais 5 srie/ 6 ano 6 srie/7 ano e 8 srie/9 ano 1 Srie Ensino Mdio Sries 2 Srie 3 Srie 1 Segmento Educao de Jovens e Adultos Segmentos 2 Segmento 3 Segmento 8 a 24 8 a 24 8 a 24 2 especializados de 40 horas, em regime de 20/20 horas, sendo 1 da rea de Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias e 1 da rea de Cincias Humanas e suas Tecnologias ou Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias 2 especializados de 40 horas, em regime de 20/20 horas, sendo 1 da rea de Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias e 1 da rea de Cincias Humanas e suas Tecnologias ou Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias 1 especializado de 40 horas, em regime de 20/20 horas, diurno 2 especializados de 40 horas, em regime de 20/20 horas, sendo 1 da rea de Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias e 1 da rea de Cincias Humanas e suas Tecnologias ou Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias 1 especializado de 40 horas, em regime de 20/20 horas 5 a 15 1 especializado de 40 horas, em regime de 20/20 horas

b) SALA DE RECURSOS ESPECFICA


ETAPAS DA EDUCAO BSICA Educao Infantil DEFICINCIA SENSORIAL PERODOS Deficiente Auditivo N de N de estudantes professores No h atendimento 1 especializado de 40 horas, em regime de 20/20 horas 2 especializados de 40 horas, em regime de 20/20 horas, sendo 1 da rea de Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias e 1 da rea de Cincias Humanas e suas Tecnologias, ou Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Deficiente Visual N de N de estudantes professores No h Sala de Recursos exclusiva 1 especializado em DV (Braille), de 40 horas, em regime de 20/20 horas ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAO rea Acadmica N de N de estudantes professores No h Sala de Recursos exclusiva 1 especializado de 40 horas, em regime de 20/20 horas rea de Talento Artstico N de N de estudantes professores No h Sala de Recursos exclusiva

PrEscola Sries/ Anos Iniciais

1 Perodo 2 Perodo

1 ao 5 Ano

6 a 10

6a8

32 a 40

Ensino Fundamental Sries/ Anos Finais

5 srie/6 ano 6 Srie/7 Ano e 8 Srie/9 ano

6 a 10

6a8

2 especializados em DV (Braille), de 40 horas, em regime de 20/20 horas, sendo 1 da rea de Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias, e 1 da rea de Cincias Humanas e suas Tecnologias, ou Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

35 a 42

1 especializado de 40 horas, em regime de 20/20 horas, de uma das reas do Conhecimento ou Pedagogo

32 a 40

1 especializado de 40 horas, da rea de Arte, em regime de 20/20 horas

SALA DE RECURSOS ESPECFICA (continuao)


DEFICINCIA SENSORIAL ETAPAS DA EDUCAO BSICA PERODOS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAO

Deficiente Auditivo N de estudantes N de professores


2 especializados de 40 horas, em regime de 20/20 horas, sendo 1 da rea de Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias e 1 da rea de Cincias Humanas e suas Tecnologias, ou Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Deficiente Visual N de estudantes N de professores


2 especializados em DV (Braille), de 40 horas, em regime de 20/20 horas, sendo 1 da rea de Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias, e 1 da rea de Cincias Humanas e suas Tecnologias, ou Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

rea Acadmica N de estudantes N de professores

rea de Talento Artstico N de N de estudantes professores

1 Srie

Ensino Mdio

Sries

2 Srie

5 a 10

6a8

35 a 48

1 especializado de 40 horas, em regime de 20/20 horas, de uma das reas do Conhecimento ou Pedagogo

32 a 40

1 especializado de 40 horas, em regime de 20/20 horas, da rea de Arte

3 Srie

CONTINUAO: SALA DE RECURSOS ESPECFICA


DEFICINCIA SENSORIAL ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAO

MODALIDADE

PERODOS

Deficiente Auditivo N de estudantes N de professores


1 especializado de 40 horas, em regime de 20/20 horas
2 especializados de 40 horas, em regime de 20/20 horas, sendo 1 da rea de Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias e 1 da rea de Cincias Humanas e suas Tecnologias, ou Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Deficiente Visual N de estudantes N de professores


1 especializado em DV (Braille), de 40 horas, em regime de 20/20 horas
2 especializados em DV (Braille), de 40 horas, em regime de 20/20 horas, sendo 1 da rea de Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias, e 1 da rea de Cincias Humanas e suas Tecnologias, ou Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

rea Acadmica N de estudantes N de professores

rea de Talento Artstico N de N de estudantes professores

1 Segmento

Educao de Jovens e Adultos

2 Segmento

5 a 10

6a8

Estudantes com altas habilidades/superdotao identificados nessa Modalidade podero ser atendidos, no turno diurno, em salas de recursos existentes na Coordenao Regional de Ensino (CRE) de origem

3 Segmento

d)

SALA DE APOIO APRENDIZAGEM PARA ATENDIMENTO DOS TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECFICOS N DE ESTUDANTES 0 2 perodo 1 ano Sries/Anos Iniciais Ensino Fundamental 2 ano 24 a 36 3 ano 4 ano e 5 ano Sries/Anos Finais 5 srie/6 ano 6 srie/7 ano e 8 srie/9 ano 1 Srie Ensino Mdio Sries 2 Srie 3 Srie 1 Segmento 1 professor de Educao Bsica Classe A, com formao em Pedagogia ou Psicologia 24 a 36 2 Segmento 3 Segmento 1 professor de Educao Bsica Classe A, com formao em Pedagogia ou Psicologia 24 a 36 24 a 36 1 professor de Educao Bsica Classe A, com formao em Pedagogia ou Psicologia 1 professor de Educao Bsica Classe A, com formao em Pedagogia ou Psicologia

ETAPAS DA EDUCAO BSICA/MODALIDADE

PERODOS 1 perodo

N DE PROFESSORES

Educao Infantil

Pr-Escola

No h atendimento

1 professor de Educao Bsica Classe A, com formao em Pedagogia ou Psicologia

Educao de Jovens e Adultos

Segmentos

3.5.11.3 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AO ESTUDANTE COM DEFICINCIA SENSORIAL

DEFICINCIA AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA ATENDIMENTO ATENDIMENTO CURRICULAR ESPECFICO (ofertado, prioritariamente, do 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental) Lngua portuguesa (Portugus como segunda lngua) Lngua portuguesa oral Lngua brasileira de sinais (LIBRAS) Estimulao sensorial, auditiva e rtmica N DE ESTUDANTES Em grupo (mximo de 6 estudantes) Individualmente ou em grupo (mximo de 6 estudantes) Em grupo (mximo de 6 estudantes) Em grupo (mximo de 6 estudantes) ou individual N DE PROFESSORES

1 especializado 40 horas, em regime de 20/20 horas para cada atendimento

Anotaes: Regulamenta a Lei No. 10.436, de 24 de abril de 2002. Captulo IV Do uso e da difuso da LIBRAS e da Lngua Portuguesa para o acesso das pessoas surdas educao. II ofertar, obrigatoriamente, desde a Educao Infantil, o ensino de LIBRAS e tambm da Lngua Portuguesa, como segunda lngua para alunos surdos; III prover as escolas com: c) professor para o ensino da Lngua Portuguesa como segunda lngua para pessoas surdas; Art. 15 Para complementar o currculo da base nacional comum, o ensino de LIBRAS e o ensino da modalidade escrita da Lngua Portuguesa, como segunda lngua para alunos surdos devem ser ministrados em uma perspectiva dialgica, funcional e instrumental, como: I atividades ou complementao curricular especfica na Educao Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; e II reas de conhecimento, como disciplinas curriculares, nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Mdio e na Educao Superior.

3.5.11.4. QUADRO DE FORMAO DE TURMAS COM BASE NA NECESSIDADE EDUCACIONAL DO ESTUDANTE A) DEFICINCIA INTELECTUAL (DI): Estudantes com limitaes significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, sendo expressa nas habilidades sociais, conceituais e prticas, originadas antes dos dezoito anos de idade.
CLASSES COMUNS INCLUSIVAS
ETAPAS E MODALIDADES

INTEGRAO INVERSA N de estudantes includos N total de estudantes

CLASSES ESPECIAIS N de estudantes N de professores

PERODOS, SRIES E SEGMENTOS

N de estudantes DI por turma trs crianas DI

Total de estudantes matriculados por turma 12 13 14 21 22 23 21 22 23 18 19 20 21 22 23 21 22 23

Creche

Turmas de 3 anos

duas crianas DI uma criana DI

No h classe

No h classe

Educao Infantil Jornada Parcial PrEscola 2 Perodo 1 Perodo

trs crianas DI duas crianas DI uma criana DI trs crianas DI duas crianas DI uma criana DI trs crianas DI Creche Turmas de 3 anos duas crianas DI uma criana DI trs crianas DI 1 Perodo PrEscola 2 Perodo duas crianas DI uma criana DI trs crianas DI duas crianas DI uma criana DI

1a3

15

No h classe

1a3

15

No h classe

No h classe

No h classe

Educao Infantil Jornada Integral

1a3

12

No h classe

1a3

12

No h classe

1 Ano 2 Ano Ensino Fundamental Anos Iniciais 3 Ano 4 Ano 5 Ano 5 Srie/ 6 Ano 6 Srie/ 7 Ano 7 Srie/ 8 Ano 8 Srie/ 9 ano 1 Srie Ensino Mdio Sries 2 Srie 3 Srie 1 Segmento Educao de Jovens e Adultos Segmentos 2 Segmento 3 Segmento PROJETO INTERVENTIVO DA EJA 1 segmento 1a3 1a3 1a3 1a3 1a3 1a3 1a3

24 24 26 26 No h classe 26 30 30 No h classe 30 34 No h classe No h classe 1a3 18 10 a 15 estudantes 1 especializado de 40 horas

Ensino Fundamental

Anos Finais

38

No h classe

No h classe

28 No h classe No h classe

1a3 1a3

32 38

N. de estudantes por turma 10 a 15

N DE PROFESSORES 1 especializado de 40 horas

OBS: Nos casos de alunos com DI em turmas de 0 a 2 anos completos, o quantitativo de alunos da turma ser definido por um colegiado formado pelos Coordenadores Intermedirios de Educao Infantil e Inclusiva da CRE e pela Direo da Escola. Casos especficos devero ser analisados e discutidos juntamente com os Coordenadores Intermedirios e Equipe da COEDIN.

B) DEFICINCIA FSICA (DF): Estudantes com alterao fsica que acarrete disfuno motora, com ou sem comprometimento da funo cognitiva.
CLASSES COMUNS INCLUSIVAS ETAPAS E MODALIDADES PERODOS, SRIES E SEGMENTOS N de estudantes DF por turma Total de estudantes matriculados por turma 13 21 22 19 INTEGRAO INVERSA N de estudantes includos N total de estudantes

Creche Educao Infantil Jornada de cinco horas

Turmas de 3 anos 1 Perodo 2 Perodo Turmas de 3 anos

1 ANE ou 2 MNE ou 3 BNE 1 ANE ou 2 MNE ou 3 BNE 1 ANE ou 2 MNE ou 3 BNE 1 ANE ou 2 MNE ou 3 BNE

No h classe

PrEscola

1 com ANE ou 2 a 3 com MNE e/ou BNE

15

Creche Educao Infantil Jornada Integral

No h classe

PrEscola

1 Perodo 2 Perodo 1 Ano 2 Ano

1 ANE ou 2 MNE ou 3 BNE 1 ANE ou 2 MNE ou 3 BNE

21 No h classe 22 24 24

Anos Iniciais

3 Ano 4 Ano 5 Ano 5 Srie/6 Ano

1 com ANE ou 2 a 3 com MNE e/ou BNE

26 26 26 30

1 com ANE ou 2 a 3 com MNE e/ou BNE

15

Ensino Fundamental Anos Finais

6 Srie/7 Ano 7 Srie/8 Ano 8 Srie/9 Ano

1 com ANE ou 2 a 3 com MNE e/ou BNE

30 No h classe 30 34

CONTINUAO: DEFICINCIA FSICA (DF)

CLASSES COMUNS INCLUSIVAS ETAPAS E MODALIDADES PERODOS, SRIES E SEGMENTOS

INTEGRAO INVERSA

N de estudantes DF por turma 1 Srie Ensino Mdio Sries 2 Srie 3 Srie 1 Segmento Educao de Jovens e Adultos Segmentos 2 Segmento 3 Segmento 1 com ANE ou 2 a 3 com MNE e/ou BNE 1 com ANE ou 2 a 3 com MNE e/ou BNE 1 com ANE ou 2 a 3 com MNE e/ou BNE 1 com ANE ou 2 a 3 com MNE e/ou BNE

Total de estudantes matriculados por turma

N de estudantes includos

N Total de estudantes

38

No h classe

28 32 38 No h classe

LEGENDA:
1)

Altas Necessidades Educacionais Especiais (ANE): grau de dependncia dos estudantes deficientes fsicos expressa pela necessidade de auxlio

nas Atividades de Vida Autnoma e Social (AVAS) na escrita, na comunicao e na locomoo.


2)

Mdias Necessidades Educacionais Especiais (MNE): grau de dependncia dos estudantes deficientes fsicos expressa pela necessidade de auxlio

na escrita e na superviso na locomoo.


3)

Baixas Necessidades Educacionais Especiais (BNE): grau de dependncia dos estudantes deficientes fsicos, cuja locomoo independente, mas

que necessitam de auxlio na escrita.

C) TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (TGD): Estudantes que apresentam transtorno caracterizado por alteraes qualitativas nas interaes sociais recprocas e na comunicao, apresentando repertrio de interesse e atividades restritas, estereotipadas e repetitivas. Incluem-se nesse grupo os estudantes com Autismo, Transtorno de RETT, Transtorno de ASPERGER, Transtorno Desintegrativo da Infncia e Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificao.

CLASSES COMUNS INCLUSIVAS ETAPAS DA EDUCAO BSICA PERODOS N de estudantes TGD por turma 2 1 2 1 Perodo Pr-Escola 2 Perodo 1 Educao Infantil Jornada Integral 1 Perodo Pr-Escola 2 Perodo 1 ano Ensino Fundamental Sries/ Anos Iniciais 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 Ano 2 1 2 1 1 1a2 1a2 1a2 1a2 18 15 18 15 18 23 24 26 26 26 1 2 18 15 Total de estudantes matriculados por turma 8 10 15

INTEGRAO INVERSA

CLASSE ESPECIAL

N de estudantes TGD por turma

N Total de estudantes

N total de estudantes

N de professores

Creche Educao Infantil Jornada Parcial

Turmas 3 anos

No h classe

No h classe

1a3

15

1 especializado de 40horas

No h classe

No h classe

1a3

15 2 1 especializado de 40horas

No h classe

CONTINUAO: TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (TGD)

CLASSES COMUNS INCLUSIVAS ETAPAS DA EDUCAO BSICA PERODOS N de estudantes TGD por turma Total de estudantes matriculados por turma 30 30

INTEGRAO INVERSA N de estudantes TGD N de estudantes TGD por turma

CLASSE ESPECIAL

N total de estudantes

N de professores

5 Srie/ 6 Ano Ensino Fundamental Anos Finais 6 Srie/ 7 Ano 7 Srie/ 8 Ano 8 Srie/ 9 ano 1 Srie Ensino Mdio Sries 2 Srie 3 Srie 1 Segmento Educao de Jovens e Adultos Segmento 2 Segmento 3 Segmento

1a2 1a2 1a2 1a2

No h classe 30 34

1 especializado de 40 horas

1a2

38

No h classe

1 especializado de 40 horas

1a2 1a2 1a2

28 32 38 No h classe

D) DEFICINCIA SENSORIAL: Deficincia Auditiva (DA), para estudantes com perda auditiva ou diminuio da capacidade de percepo normal dos sons.
CLASSES COMUNS INCLUSIVAS N de Total de estudantes estudantes DA por matriculados turma por turma 1a3 1a3 1a3 1a3 1a3 1a3 11 UNIDADE ESPECIAL N de Estudantes DA CLASSE DE EDUCAO BILNGUE N de estudantes DA N de professores

ETAPAS DA EDUCAO BSICA

PERODOS

N de professores

N Total de estudantes

Educao Infantil Jornada Parcial

Creche

Turmas de 3 anos 1 Perodo 2 Perodo Turmas de 3 anos 1 Perodo

No h classe 4a8 4a8 1 especializado em LIBRAS de 40horas 3a6 3a6

No h classe 12 12 1 especializado em DA de 40horas

PrEscola

21 22 17 21 22 24 24

Creche Educao Infantil Jornada Integral PrEscola

No h classe

No h classe

2 Perodo 1 Ano 2 Ano

12 1 especializado em LIBRAS de 40 horas 16 3a6 16 26 26 1 especializado em LIBRAS de 40 horas e 1 professor regente de 40 horas 1 especializado em LIBRAS de 40 horas e 1 professor regente de 40 horas 1 especializado em DA de 40 horas

Sries Anos Iniciais Ensino Fundamental Sries Anos Finais

3 Ano 4 Ano 5 Ano 5 Srie/ 6 Ano 6 Srie/ 7 Ano

1a3

26 26 26 30 30

4a8

1a3 7 Srie/ 8 Ano 8 Srie/ 9 ano 30 34

4 a 20

1 especializado em LIBRAS de 40 horas

3a6

34

DEFICINCIA SENSORIAL (continuao)


CLASSES COMUNS INCLUSIVAS ETAPAS E MODALIDADES PERODOS N de estudantes DA por turma Total de estudantes matriculados por turma 30 30 1a3 30 34 8 a 12 1 especializado em LIBRAS de 40 horas 34 UNIDADE ESPECIAL CLASSE DE EDUCAO BILNGUE

N de estudantes DA

N de professores

N de estudantes DA

N Total de estudantes

N de professores

5 Srie/ 6 Ano Ensino Fundamental Sries/Anos Finais Noturno 6 Srie/ 7 Ano 7 Srie/ 8 Ano 8 Srie/ 9 ano

3a6

1 especializado em LIBRAS de 40 horas e um professor regente de 40 horas

Ensino Mdio

Diurno Noturno

1 a 3 Srie

1a3

38

8 a 12

1 especializado em LIBRAS de 40 horas

3a6

38

1 professor especializado em LIBRAS de 40 horas,

1 Segmento Educao de Jovens e Adultos Diurno Noturno

1a3

28

4a8

1 especializado em LIBRAS de 40 horas

2 Segmento 3 Segmento

1a3 1a3

32 6 a 20 38

1 especializado em LIBRAS de 40 horas

No h classe

DEFICINCIA VISUAL (DV)


ETAPAS E MODALIDADES CLASSES COMUNS I NCLUSIVAS PERODOS N DE ESTUDANTES DV POR TURMA 3 2 1 3 2 1 3 2 1 3 2 1 T OTAL DE ESTUDANTES MATRICULADOS POR TURMA 11 12 13 20 21 22 17 18 19 20 21 22 23 23 1a3 24 24 27 27 1a3 30 30 34 30 1a3 34 1a3 38 NO H CLASSE NO H CLASSE NO H CLASSE NO H CLASSE 1a5 N DE ESTUDANTES DV POR TURMA INTEGRAO INVERSA T OTAL DE ESTUDANTES MATRICULADOS POR TURMA NO H CLASSE N DE PROFESSORES

T URMAS DE 3
ANOS

Educao Infantil Jornada Parcial

1 e 2 Perodos

NO H CLASSE

T URMAS DE 3
ANOS

NO H CLASSE

Educao Infantil Jornada Integral

1 e 2. Perodos 1 ANO

NO H CLASSE 1 professor especializado em DV - 40 horas

Anos Iniciais Diurno

2 ANO 3 ANO 4 ANO 5 ANO 6 ANO

12

Ensino Fundamental

Anos Finais Diurno

6 SRIE/7 ANO 7 SRIE/8 ANO 8 SRIE/ 9 ANO 6 ANO

Anos Finais Noturno

6 SRIE/7 ANO 7 SRIE/ 8 ANO 8 SRIE/ 9 ANO

Ensino Mdio

1 A 3 SRIE

Educao de Jovens e Adultos

1 SEGMENTO
Segmento

1a3 1a3 1a3

28 32 36 NO H CLASSE

2 SEGMENTO 3 SEGMENTO

Observaes

a) O Programa de Educao Precoce deve ser assegurado, para os alunos deficientes visuais preferencialmente no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais. b) O CEEDV continuar ofertando atendimento educacional especializado aos estudantes deficientes visuais em fase de alfabetizao, com modulao de 6 a 8 alunos para cada etapa do BIA. c) Alterar para 12 meses a idade dos alunos do Programa de Educao Precoce no atendimento de estudantes com acompanhamento dos pais (modificao sugerida no Quadro de Modulao em anexo) d) Reduo da modulao nos atendimentos de Atividades da Vida Autnoma e Social (AVAS) e Digitao devido a necessidade desses atendimentos ocorrerem duas vezes por semana para cada aluno. Reduo em AVAS para mnimo 15 e mximo 20 alunos. Reduo em Digitao para mnimo de 18 e mximo de 30 alunos.

E) CENTRO DE CAPACITAO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAO E DE ATENDIMENTO S PESSOAS COM SURDEZ (CAS): Instituio de atendimento educacional especializado aos estudantes com deficincia auditiva e de formao continuada de professores. TIPO DE ATENDIMENTO N DE ESTUDANTES

NCLEOS

REA

N DE PROFESSORES 1 especializado em educao de surdos e audiocomunicao, de 40 horas, em regime de 20/20 horas 1 surdo com proficincia em Libras de 40 horas, em regime de 20/20 horas 1 especializado em educao de surdos e audiocomunicao de 40 horas, em regime de 20/20 horas 1 de Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias especializado no ensino de Portugus para surdos de 40 horas, em regime de 20/20 horas 1 de Arte especializado em educao de surdos de 40 horas, em regime de 20/20 horas 1 de Educao Fsica especializado em educao de surdos de 40 horas, em regime de 20/20 horas

FREQUNCIA

Lngua Portuguesa Modalidade Oral

NCLEO DE APOIO DIDTICO PEDAGGICO

LIBRAS CURRICULAR ESPECFICO Estimulao Sensorial, Auditiva e Rtmica

12 a 20

2 a 3 vezes por semana

Portugus

Arte NCLEO DE CONVIVNCIA ATIVIDADES COMPLEMENTARES Educao Fsica

25 a 50 por turno

2 a 3 vezes por semana

F) CENTRO DE EDUCAO ESPECIAL DE DEFICIENTES VISUAIS (CEEDV): Instituio de atendimento educacional especializado aos estudantes com deficincia visual.
TIPOS DE ATENDIMENTO PBLICO A SER ATENDIDO
Com idade entre 0 e 6 meses Estudantes com acompanhamento dos pais Com idade entre 0 e 3 anos Na rea de Atividades Na rea de Educao Fsica Com idade entre 4 e 5 anos Deficincia visual 1 e 2 Perodo Deficincia Mltipla Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) Com idade entre 6 e 10 anos Deficincia Mltipla Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) Educao Artstica Educao Fsica Reabilitao Educao Visual Sorob Orientao e Mobilidade Pr Mobilidade ATENDIMENTO CURRICULAR ESPECFICO Atividades de Vida Autnoma e Social (AVAS) Digitao Escrita Cursiva Formao Braille e/ou Sorob para as Famlias Braille Atendimento Educacional Especializado ao Surdocego CENTRO DE APOIO PEDAGGICO PARA ATENDIMENTO S PESSOAS COM DEFICINCIA VISUAL (CAP) Digitao Braille Escrita Cursiva

N DE ESTUDANTES
6 a 16

N DE PROFESSORES

EDUCAO PRECOCE

1 especializado de 40 horas 10 a 18 4a6 1a3 1a2 1a3 1a2 20 a 30 6 a 12 12 a 18 15 a 20 8 a 13 10 a 16 15 a 30 20 a 50 15 a 32 12 a 18 12 a 18 6 a 10 9 a 15 1 especializado de 40 horas 5 a 15 1 especializado de 40 horas 1 especializado de 40 horas

1 especializado de 40 horas

PROGRAMA DE ATENDIMENTO PEDAGGICO ESPECIALIZADO

PROGRAMA DE ATENDIMENTO INTERDISCIPLINAR

1 especializado de 40 horas

G) CENTRO DE ENSINO ESPECIAL (CEE): Instituio de atendimento educacional especializado aos estudantes com deficincias e TGD.
PROGRAMAS, PROJETOS E ATENDIMENTOS PROGRAMA DE EDUCAO PRECOCE REA N DE PROFESSORES PBLICO A SER ATENDIDO COM IDADE ENTRE 0 A 6 MESES Estudantes com acompanhamento dos pais COM IDADE ENTRE 0 E 3 ANOS Na rea de Atividades Na rea de Educao Fsica COM IDADE ENTRE 4 e 8 ANOS Etapa 1 1 especializado de 40 horas 1 especializado de 40 horas 1 especializado de 40 horas PROGRAMA DE ATENDIMENTO PEDAGGICO ESPECIALIZADO Estudantes com Deficincia Intelectual Estudantes com Deficincia Mltipla Estudantes com Transtorno Global do Desenvolvimento COM IDADE ENTRE 9 e 14 ANOS Etapa 2 1 especializado de 40 horas 1 especializado de 40 horas 1 especializado de 40 horas Estudantes com Deficincia Intelectual Estudantes com Deficincia Mltipla Estudantes com Transtorno Global do Desenvolvimento COM IDADE ENTRE 15 e 21 ANOS Etapa 3 1 especializado de 40 horas 1 especializado de 40 horas 1 especializado de 40 horas PROGRAMA DE ATENDIMENTO INTERDISCIPLINAR Atividades Interdisciplinares Scioprofissionalizante Servio de Orientao p/ o Trabalho (SOT) Oficina Pedaggica Profissionalizante Estudantes com Deficincia Intelectual Estudantes com Deficincia Mltipla Estudantes com Transtorno Global do Desenvolvimento COM IDADE A PARTIR DE 4 ANOS Estudantes do Programa de Educao Fsica Especial e das reas de Arte, Educao Ambiental e Informtica COM IDADE A PARTIR DE 15 ANOS 1 especializado de 40 horas 1 especializado de 40 horas em regime de 20/20 horas Estudantes com diferentes deficincias atendidos no Currculo Funcional, com perfil para as oficinas scio-profissionalizantes Estudantes das oficinas pedaggicas, do Projeto Interventivo da EJA, e da incluso COM IDADE A PARTIR DE 15 ANOS Estudantes includos em Classe Comum e Projeto Interventivo da EJA, Integrao Inversa, Classe Especial, Classe Bilngue e Unidade Especial com perfil para o mercado de trabalho COM IDADE A PARTIR DE 4 ANOS Estudantes includos de Classe Comum, Projeto Interventivo da EJA, Integrao Inversa, Classe Especial, Classe Bilngue e Unidade Especial, nas reas de Arte, Educao Ambiental, Informtica e Educao Fsica Atendimento Dirio 12 a 16 Atendimento Dirio 4a8 1a3 1a2 Atendimento Dirio 5 a 10 1a3 1a2 Atendimento Dirio 5 a 10 1a3 1a2 N DE ESTUDANTES

1 especializado de 40 horas 1 especializado de 40 horas 1 especializado de 40 horas

6 a 16 10 a 18 Em dias alternados 6 a 12 No h atendimento Em dias alternados 6 a 12 No h atendimento Em dias alternados 6 a 12 No h Atendimento (*) 20 a 30 Em dias alternados 20 a 32

1 especializado de 40 horas

PROGRAMA DE OFICINAS PEDAGGICAS

VARIVEL (devido especificidade da atividade, h rotatividade de estudantes)

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMPLEMENTAR

1 especializado de 40 horas em regime de 20/20 horas

16 a 20

Atividades Complementares

1 especializado de 40 horas em regime de 20/20 horas

30 a 60 por turno

(*) A indicao de atendimento em dias alternados dever ser assegurado com Estudo de Caso Omisso feito pela COEDIN/SUBEB

4. CALENDRIO ESCOLAR
a) Documento no qual esto fixadas as datas que organizam o ano letivo, regime anual, em atendimento legislao vigente. 4.1.CALENDRIO ESCOLAR ANUAL a) Documento no qual esto fixadas as datas que garantem a organizao temporal das atividades curriculares, que devero ser cumpridas pelas Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, bem como pelas Instituies Educacionais Conveniadas. 4.2. CALENDRIO ESCOLAR DOS CENTROS INTERESCOLARES DE LNGUAS a) Documento no qual esto fixadas as datas que garantem a organizao temporal das atividades curriculares ministradas em regime semestral nos Centros Interescolares de Lnguas. 4.3. CALENDRIO ESCOLAR DA EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS a) Documento no qual esto fixadas as datas que garantem a organizao temporal das atividades curriculares ministradas em regime semestral nas Instituies Educacionais que ofertam a modalidade de Educao de Jovens e Adultos. 4.4. CALENDRIO ESCOLAR ESPECFICO a) Documento no qual esto fixadas as datas que garantem a organizao temporal das atividades curriculares, obedecendo s peculiaridades da Instituio Educacional: a.1) Aniversrio da Regio Administrativa. a.2) Atividades previstas na Proposta Pedaggica. b) As datas do Calendrio Escolar Especfico, formalmente aprovado pelo Conselho Escolar, obedecem proposta pedaggica de cada Instituio Educacional e devem ser PREVIAMENTE acordadas com TODOS os professores da Instituio Educacional e registradas em Ata. c) As escolas do campo ou as consideradas urbanas, mas que atendem a um percentual de 40% dos estudantes que residem no campo devero adequar seus calendrios s necessidades da comunidade escolar local e/ou dos estudantes que residem no campo, quais sejam: colheitas, festas tradicionais, tradies culturais, dentre outras. d) O Calendrio Escolar Especfico de cada Instituio Educacional ser submetido Coordenao Regional de Ensino (CRE) ANTES da sua implantao e dever ser, posterior e formalmente, divulgado para TODA a comunidade escolar. ORIENTAES GERAIS: a) O Calendrio Escolar Anual para o ano letivo de 2013 ser disponibilizado para TODAS as Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal e conveniadas at o primeiro dia letivo de 2012.

b) O ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mnimo, duzentos dias e o semestre cem dias de efetivo trabalho escolar, excludos os dias reservados recuperao e exames finais, conforme a legislao vigente. c) As Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal e as conveniadas ficam obrigadas a cumprir o Calendrio Escolar Anual, sendo vedada flexibilizao dos dias letivos. d) Em casos excepcionais, o NO cumprimento das datas fixadas no Calendrio Anual, acarretar a obrigatoriedade da reposio do dia letivo ou da carga horria, devendo ser observado que: d.1) a reposio dever acontecer no mesmo semestre letivo de dficit, objetivando manter o equilbrio dos semestres. d.2) no haver reposio aos domingos e feriados. d.3) as horas e os dias de efetivo trabalho pedaggico sero cumpridos por turmas separadamente. e) obrigatria a incluso da Semana de Educao para a Vida, no Calendrio Comum, conforme dispe a Lei n 11.988/2009.

4.7 DESCRIO DAS ATIVIDADES DO CALENDRIO ANUAL


ASSUNTO Frias coletivas dos professores Apresentao dos professores Semana Pedaggica Incio do Ano Letivo Feriados PERODO 7/1/2013 a 5/2/2013 6/2/2013 6/2/2013 e 15/2/2013 14/2/2013 1/1, 12/2, 29/3, 21/4, 1/5, 30/5, 7/9, 12/10, 15/10, 2/11, 15/11, 30/11 e 25/12/2013 13/5/2013 a 17/5/2013 Dias Letivos Temticos 20/3; 12/6 e 13/11/13 4/6/2013 21/9/2013 Feriados Escolares Recessos Escolares Trmino do 1 Semestre letivo Recesso para estudantes e professores Incio do 2 Semestre letivo Trmino do ano letivo Avaliao Final de 2011 15/10/2013 11/2, 13/2, 28/3, 31/5, 14/10 e 28/10/2013 (Recesso mvel) 10/7/2013 11/7 a 28/7/2013 29/7/2013 19/12/2013 20/12/2013 29/7/2013 (EJA) 20/12/2013 (EJA) 30/7/2013 e 31/7/2013 (2 semestre/EJA) DESCRIO Perodo de frias coletivas, conforme previsto na Lei 4.075/2007 Retorno do corpo docente aps frias coletivas Dias teis no letivos destinados ao planejamento e avaliao das aes educativas em conformidade com a Proposta Pedaggica Incio do semestre e das atividades de efetivo trabalho escolar Feriados Nacionais e Distritais Dias letivos destinados a atividades pedaggicas voltadas para o tema Educao para a Vida Dias letivos destinados realizao da avaliao semestral da Proposta Pedaggica com a participao efetiva de toda a comunidade escolar Dia letivo destinado a realizao da Olimpada de Matemtica - OBMEP Dia letivo destinado a discusses acerca da Luta da Pessoa com Deficincia Dia do Professor, conforme Decreto n 52.682/1963 Perodo de interrupo do trabalho escolar Cumprimento dos 100 (cem) dias letivos previstos para o 1 semestre de 2011 Perodo de descanso para os estudantes e professores, conforme Lei n 4.075/2007 Incio das atividades letivas do 2 semestre de 2011 Cumprimento dos 200 (duzentos) dias letivos previstos para o ano letivo de 2011 Perodo destinado para a Avaliao Final dos estudantes do Ensino Fundamental (Sries/Anos Finais) e Ensino Mdio que no alcanaram mdia suficiente em at 3 (trs) componentes curriculares

5. CRONOGRAMA
5.1. ENSINO REGULAR
jul/12
Dom 1 8 15 22 29 Seg 2 9 16 23 30 Ter 3 10 17 24 31 Qua 4 11 18 25 Qui 5 12 19 26 Sex 6 13 20 27 Sb 7 14 21 28 Dom 5 12 19 26 Seg 6 13 20 27 Ter 7 14 21 28

CRONOGRAMA DE EXECUO DAS ETAPAS DE MATRCULA 2013


ago/12
Qua 1 8 15 22 29 Qui 2 9 16 23 30 Sex 3 10 17 24 31 Sb 4 11 18 25 Dom 2 9 16 23 30 Seg 3 10 17 24 Ter 4 11 18 25

set/12
Qua 5 12 19 26 Qui 6 13 20 27 Sex 7 14 21 28 Sb 1 8 15 22 29

out/12
Dom 7 14 21 28 Seg 1 8 15 22 29 Ter 2 9 16 23 30 Qua 3 10 17 24 31 Qui 4 11 18 25 Sex 5 12 19 26 Sb 6 13 20 27 Dom 4 11 18 25 Seg 5 12 19 26 Ter 6 13 20 27

nov/12
Qua 7 14 21 28 Qui 1 8 15 22 29 Sex 2 9 16 23 30 Sb 3 10 17 24 Dom 2 9 16 23 30 Seg 3 10 17 24 31 Ter 4 11 18 25

dez/12
Qua 5 12 19 26 Qui 6 13 20 27 Sex 7 14 21 28 Sb 1 8 15 22 29

jan/13
Dom 6 13 20 27 Seg 7 14 21 28 Ter 1 8 15 22 29 Qua 2 9 16 23 30 Qui 3 10 17 24 31 Sex 4 11 18 25 Sb 5 12 19 26 Dom 3 10 17 24 Seg 4 11 18 25 Ter 5 12 19 26

fev/13
Qua 6 13 20 27 Qui 7 14 21 28 Sex 1 8 15 22 Sb 2 9 16 23 Dom 3 10 17 24 31 Seg 4 11 18 25 Ter 5 12 19 26

mar/13
Qua 6 13 20 27 Qui 7 14 21 28 Sex 1 8 15 22 29 Sb 2 9 16 23 30

Atualizao da oferta no Sistema Informatizado de Matrcula pelas CRE/GREPAV- 03/09 a 07/09.

Alimentao do mdulo captao de vagas pelas CRE/GREPAVs - 21/11 a 23/11.

Atualizao do cadastro da UVIRT no Sistema Informatizado de Matrcula pelas CRE/GREPAV- 10/09 a 12/10. Inscries e triagem dos alunos com necessidades educacionais especiais pelas GREBs e GREPAVs 16/10 a 31/10. Remanejamento de alunos ANEEs e Renovao de matrcula - 16/10 a 26/10. Inscries do Telematrcula 13/10 a 09/11. Inscries do Remanejamento Escolar - 05/11 a 14/11. Encaminhamento do Quadro de Movimentao de Estudantes com Previso de Aprovados e Retidos pelas Instituies Educacionais - 09/11. Lanamento das inscries no Sistema do Remanejamento Escolar - 19/11 a 20/11.

Captao de Vagas pela SUPLAV/CACOED/GDEENS - 26/11.

Processamento do Remanejamento Escolar - 27/11. Alimentao do mdulo de captao de vagas pelas CRE/GREPAVs, aps processamento do remanejamento escolar - 28/11 a 30/11. Captao de vagas para matrculas novas pela SUPLAV/CACOED/GDEENS 03/12 e 04/12. Processamento de matrculas novas - TELEMATRCULA (SIM -156) 06/12. Divulgao dos resultados - Remanej. Escolar / Matrculas Novas - 12/12. Efetivao das Matrculas - 17/12/12 a 04/01/2013. Incio do ano letivo - 14/02/2013.

5.2. EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E CENTRO INTERESCOLAR DE LNGUAS (CIL)


EXECUO DAS ETAPAS DE MATRCULA 2013 - EJA/CIL
Julho
Dom 1 8 15 22 29 Seg 2 9 16 23 30 Ter 3 10 17 24 31 Qua 4 11 18 25 Qui 5 12 19 26 Sex 6 13 20 27 Sb 7 14 21 28 Dom 5 12 19 26 Seg 6 13 20 27 Ter 7 14 21 28

Agosto
Qua 1 8 15 22 29 Qui 2 9 16 23 30 Sex 3 10 17 24 31 Sb 4 11 18 25 Dom 2 9 16 23 30 Seg 3 10 17 24 Ter 4 11 18 25

Setembro
Qua 5 12 19 26 Qui 6 13 20 27 Sex 7 14 21 28 Sb 1 8 15 22 29

Outubro
Dom 7 14 21 28 Seg 1 8 15 22 29 Ter 2 9 16 23 30 Qua 3 10 17 24 31 Qui 4 11 18 25 Sex 5 12 19 26 Sb 6 13 20 27 Dom 4 11 18 25 Seg 5 12 19 26 Ter 6 13 20 27

Novembro
Qua 7 14 21 28 Qui 1 8 15 22 29 Sex 2 9 16 23 30 Sb 3 10 17 24 Dom 2 9 16 23 30 Seg 3 10 17 24 31 Ter 4 11 18 25

Dezembro
Qua 5 12 19 26 Qui 6 13 20 27 Sex 7 14 21 28 Sb 1 8 15 22 29

Janeiro
Dom 6 13 20 27 Seg 7 14 21 28 Ter 1 8 15 22 29 Qua 2 9 16 23 30 Qui 3 10 17 24 31 Sex 4 11 18 25 Sb 5 12 19 26 Dom 3 10 17 24 Seg 4 11 18 25 Ter 5 12 19 26

Fevereiro
Qua 6 13 20 27 Qui 7 14 21 28 Sex 1 8 15 Sb 2 9 16 23 Dom 3 10 17 24 31 Seg 4 11 18 25 Ter 5 12 19 26

Maro
Qua 6 13 20 27 Qui 7 14 21 28 Sex 1 8 15 22 29 Sb 2 9 16 23 30

6. LEGISLAO
Constituio da Repblica Federativa do Brasil, artigos 206 e 208. Emenda Constitucional n 59, de 11/11/2009 D nova redao aos incisos I e VII do artigo 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangncia dos programas suplementares para todas as etapas da educao bsica. Lei Federal n 9.394/1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei Federal n 8.069/1990 Aprova o Estatuto da Criana e do Adolescente. Lei Federal n 10.287/2001 Altera dispositivo da Lei n 9.394/96, incumbindo as instituies educacionais a comunicarem s autoridades competentes sobre estudantes cujo nmero de faltas superior ao permitido em lei e acresce inciso VIII ao Artigo 12. Lei Federal n 11.114/2005 Dispe sobre o incio do Ensino Fundamental aos 06 anos de idade. Lei Federal n 11.274/2006 Altera redao dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei n 9.394/96 e dispe sobre a durao de nove anos para o Ensino Fundamental, com matrcula obrigatria a partir de seis anos de idade e o prazo para implantao do Ensino Fundamental com durao de nove anos. Lei Federal n 11.988/2009 Cria a Semana de Educao para a Vida nas escolas pblicas de Ensino Fundamental e Ensino Mdio de todo o pas, e d outras providncias. Resoluo n 03/1998 CNE/CEB, de 26/06/1998 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Resoluo n 02/2006 CEDF Regulamenta a ampliao do Ensino Fundamental do Sistema de Ensino do Distrito Federal para nove anos. Resoluo 01/2009 -CEDF Estabelece normas para o Sistema de Ensino do Distrito Federal, em observncia s disposies da Lei n 9.394/1996. Resoluo n 01/2010 CNE/CEB Define Diretrizes Operacionais para a implantao do Ensino Fundamental de nove anos. Resoluo n 02/2010 CNE/CEB Dispe sobre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educao para jovens e adultos em situao de privao de liberdade nos estabelecimentos penais. Resoluo no. 03/2010 Institui Diretrizes Operacionais para a Educao de Jovens e Adultos nos aspectos relativos durao dos cursos e idade mnima para ingresso nos cursos de EJA; idade mnima e certificao nos exames de EJA; e Educao de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educao a Distncia. Lei Orgnica do Distrito Federal/1993 artigos 225 e disposies transitrias no Artigo 45. Lei Distrital n 1.426/1997 Dispe sobre o limite mximo de estudantes por sala de aula, e d outras providncias. Lei Distrital n 2.698/2001 Dispe sobre o atendimento especializado aos estudantes portadores de deficincia, na Educao Bsica, em estabelecimentos pblicos e particulares do Distrito Federal. Lei Distrital n 3.218/2003 Dispe sobre a Educao Especial/Incluso. Lei Distrital n 3.483/2004 Amplia o Ensino Fundamental da rede pblica de ensino do Distrito Federal de oito para nove anos de durao mnima e d outras providncias. Lei Distrital n 4.075/2007 Dispe sobre a Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e d outras providncias Das Frias e Recessos - Art. 22, incisos 4 e 6. Lei Distrital n 4.317/2009 Institui a Poltica Distrital para Integrao da Pessoa com Deficincia, consolida as normas de proteo, e d outras providncias.

Decreto Federal n 7.611/2011 - Dispe sobre a educao especial, o atendimento educacional especializado e d outras providncias. Decreto Federal n 52.682/63 Declara feriado escolar o dia do professor. Decreto Federal 7.611/2011 - Dispe sobre a educao especial, o atendimento educacional especializado e d outras providncias Decreto Distrital n 20.769/1999 Aprova as normas relativas a obras de construo e modificao em instituies educacionais destinadas Educao Infantil, ao Ensino Fundamental e ao Ensino Mdio do Sistema de Ensino do Distrito Federal, e d outras providncias. Decreto Distrital n 22.912/2002 Regulamenta a Lei n 2.698/2001 - Dispe sobre atendimento especializado aos estudantes com Deficincia e TGD, na Educao Bsica, em estabelecimentos pblicos e particulares do Distrito Federal. Decreto Federal n 5.154/2004 Regulamenta o inciso 2 do artigo 36 e os artigos 39 a 41 (Dispe sobre a Modalidade de Educao: Educao Profissional.) da Lei Federal n 9.394/1996 Decreto Distrital n 27.217/2006 Regulamenta a Lei Distrital n 1.426/1997. Decreto n 33.869/2012 Altera a estrutura administrativa da Secretaria de Estado de Educao e d outras providncias. Portaria n 26/2012 SEDF - alterada pela Portaria 102/2012 - Dispe sobre a regulamentao das atividades das Equipes Especializadas de Apoio Aprendizagem no mbito da rede pblica de ensino do Distrito Federal, e d outras providncias. Parecer n 237/2000 CEDF Responde ao Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios sobre o conceito de Dia Letivo. Parecer n 191/2011 CEDF - Aprova o documento Orientaes Pedaggicas para as Turmas em Defasagem idade/srie dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e d outra providncia. Parecer n 325/2008 Aprova as Diretrizes Pedaggicas da Secretaria de Estado de Educao do Distrito Federal e d outras providncias. Diretrizes de Atendimento dos Centros Interescolares de Lnguas (CIL) da rede pblica de ensino do Distrito Federal para 2010. Diretrizes Pedaggicas SEDF 2009/2013. Manual de Secretaria Escolar Sistema de Ensino do Distrito Federal. Normas para o Sistema de Ensino do Distrito Federal - 2009. Orientao Pedaggica Educao Especial. Orientao Pedaggica Servio Especializado de Apoio Aprendizagem. Regimento Escolar das Instituies Educacionais da Rede Pblica do Distrito Federal 2009. Regimento Interno da Secretaria de Educao do Distrito Federal 2009. Educao integral : texto referncia para o debate nacional. - Braslia : MEC, SECAD, 2009 Rede de saberes mais educao : pressupostos para projetos pedaggicos de educao integral: caderno para professores e diretores de escolas. 1. ed. Braslia : Ministrio da Educao, 2009. (Srie Mais Educao)

S-ar putea să vă placă și