Sunteți pe pagina 1din 4

PMOC, o que e sua necessidade na manuteno do ar condicionado

Cada vez mais empresas esto procurando saber o que PMOC e providenciar um em relao aos seus sistemas de ar condicionado. Essa preocupao no a toa: a falta do PMOC, bem como a no limpeza dos ar condicionados e dutos, quando existirem, podem levar s empresas a terem um considervel prejuzo com multas de at R$ 200.000,00, licenas mdicas e processos na justia pelas pessoas que foram contaminadas pela m qualidade do ar. Como existe muita dvida sobre o PMOC o Portal da Refrigerao procura explicar os pontos mais importantes sobre ele aos usurios do site.

O que PMOC?
um Plano de Manuteno Operao e Controle, exigido na portaria 3.523/MS. Nele estipulado quando as verificaes e correes tcnicas devero ser executadas em cada ponto do sistema de refrigerao. especificado tambm, qual o nmero de ocupantes de cada ambiente refrigerado, a carga trmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local.

Na empresa s temos ar condicionado de janela. Mesmo assim devo ter PMOC?


Sim, O PMOC obrigatrio. E tambm necessrio um responsvel tcnico para sistemas de climatizao com capacidade acima de 5 tr (60.000 btu). Mesmo que esta capacidade seja atingida pela soma de pequenos sistemas dentro de um mesmo ambiente. Um exemplo: uma empresa tem 2 splits de 36.000 BTUS que somados chegam a 72.000 BTUS superior as 60.000 BTUS limite mnimo para a existncia de um PMOC.

Qual o risco que corro ao no ter um PMOC?


Ser multado por no cumprimento da portaria 3.523/MS e RE 09. A multa pode chegar a R$ 200.000,00.

No tenho um PMOC, mas estou providenciando. Posso ser multado durante esse perodo?
A realizao do PMOC que em alguns casos, dependendo do nmero de equipamentos de ar condicionado e da extenso dos dutos, pode demorar alguns meses considerado um servio em execuo. Uma fiscalizao, constatando uma situao como essa, dever fazer uma comunicao ao interessado caracterizando a situao e marcando uma ou mais inspees posteriores, dependendo de cada caso, para verificao do atendimento as exigncias elencadas no PMOC.

Qual a qualificao do profissional apto a elaborar um PMOC?


De acordo com a Resoluo CONFEA n 218/73, que discrimina as atividades das diferentes modalidades profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia, ela estabelece em seu Art. 12, item I que: "Compete ao engenheiro mecnico ou ao engenheiro mecnico e de automveis ou ao engenheiro mecnico e de armamento ou ao engenheiro de automveis ou ao engenheiro industrial modalidade mecnica: o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a processos mecnicos, mquinas em geral; instalaes industriais e mecnicas; equipamentos mecnicos e eletro-mecnico; veculos automotores; sistemas de

produo de transmisso e de utilizao do calor; sistemas de refrigerao e de ar condicionado, seus servios afins e correlatos." Nas atividades do art. 1 da Resoluo acima citada est relacionada, dentre outras, a direo de obra ou servio tcnico, a vistoria, percia, avaliao, laudo, parecer tcnico, pesquisa, anlise, experimentao, ensaio, divulgao tcnica, padronizao, mensurao e controle de qualidade, execuo de obra e servio tcnico, conduo de equipe de instalao, montagem, operao, reparo ou manuteno, operao e manuteno de equipamento ou instalao.

Quem faz e como aplicado o PMOC ? O engenheiro ir preencher uma planilha para colher dados do estabelecimento do cliente e informaes em relao falhas, ndice de sujeira e outros fatores sobre o ar condicionado contidos no PMOC. J o tcnico far verificao do estado geral do aparelho, do funcionamento, limpeza de filtros, painis, e far trocas se preciso. Caso seja necessrio levar para oficina, ser feito o recolhimento e devoluo, a manuteno geral, a desmontagem e montagem para limpeza, limpeza geral dos dutos e grelhas de insuflamento, lubrificao do motor do ventilador, retoque de pintura se necessrio, e o diagnstico do funcionamento.
Um split no tem renovao de ar. Dessa forma ele estaria transgredindo a portaria 3.523/MS?
O Ministrio da Sade ao entrar na questo de ambientes climatizados s o fez por reconhecer que a qualidade do ar interfere na ocorrncia de agravos sade dos ocupantes de ambientes climatizados. A questo de renovao de ar foi colocada para permitir o mnimo de trocas de ar que no permitam a saturao do ambiente. O mnimo colocado o mesmo da norma brasileira NBR 6401/ABNT, assim como acompanha padres internacionais (ASHRAE). Os equipamentos para manter a renovao de ar dentro do que determina a norma brasileira NBR 6401/ABNT no so definidos pelo Ministrios da Sade. Ateno ento pois a instalao de equipamentos que interferem somente na carga trmica sem garantir a renovao do ar no atendem aos padres mnimos exigidos e podem acarretar sanes ao seu estabelecimento

Trabalho em um hospital e preciso saber se o ar condicionado est dentro das especificaes bem como o PMOC. Como fazer?
O Ministrio da Sade elaborou o documento "Orientaes de Engenharia para Hospitais de Referncia", contendo todas as informaes necessrias para o dimensionamento de um sistema de ar condicionado para hospitais.

Qual seria a frequncia mnima para limpeza geral dos condicionadores de ar tipo janela?
O critrio recomendado pela Resoluo da Anvisa RE 9/03 o de realizar medidas ambientais a cada 6 meses, porm a Portaria MS n 3.523/98 recomenda que a verificao do estado de manuteno seja feita pelo responsvel tcnico que deve tambm determinar a periodicidade da inspeo e limpeza atravs do PMOC.

Posso colocar ar condicionados de janela e splits em UTIS e salas de cirurgia

Salas de cirurgia e UTIs so consideradas reas crticas e como tal requerem sistemas de climatizao sofisticados. Equipamentos de janela ou mesmo split, no atendem aos requisitos exigidos pelas normas (RDC n 50/2002 e NBR 7256) A norma que regulamenta o planejamento fsico de todos os estabelecimentos assistenciais de sade (EAS), inclusive seus sistemas de climatizao, a RDC n 50/2002, de 21 de fevereiro de 2002. Segundo o item 7.5.1 da RDC n 50/2002 Ar Condicionado: "Os setores com condicionamento para fins de conforto, como salas administrativas, quartos de internao, etc., devem ser atendidos pelos parmetros definidos na norma da ABNT NBR 6401 (Instalaes Centrais de Ar Condicionado para Conforto Parmetros Bsicos de Projeto). Os setores destinados assepsia e conforto, tais como salas de cirurgia, UTI, berrio, nutrio parenteral, etc., devem atender s exigncias da norma ABNT NBR 7256 (Tratamento de Ar em Unidades Mdico-Assistenciais)." Conforme preconizam na Portaria MS n 3523/98 e na Resoluo RE n 9, "os equipamentos de ar condicionado de janela e minisplits no podem ser instalados em centros cirrgicos, pois estes equipamentos no possibilitam a renovao de ar e a manuteno dos nveis de presso necessrios para uma boa qualidade do ar interior. Nestes locais o sistema de climatizao deve fornecer condies de controle da temperatura entre 18C a 22C e umidade relativa entre 45% e 55%, alm de possibilitar insuflamento de ar exterior (5 renovaes/hora) e 25 trocas totais de ar (25 renovaes/hora), alm disso, devem possuir fluxo unidirecional de ar".

PMOC em apenas um clique!


Com o Leankeep, fazer um PMOC muito rpido e prtico. Os planos de atividades so cadastrados no software, seguido do cadastramento das reas, equipamentos e responsvel tcnico do ambiente climatizado. A partir da, o PMOC gerado automaticamente com apenas um clique, emitindo os relatrios como:

Identificao do ambiente climatizado Responsvel tcnico reas climatizadas Caractersticas dos equipamentos Plano de atividades Agenda de atividades realizadas Ocorrncias.

A equipe de trabalho treinada para saber como proceder e registrar a execuo das atividades programadas. A funo de agenda permite programar tambm as anlises microbiolgicas e os relatrios servem para identificar melhorias que os sistemas possam necessitar. Alm de gerar o PMOC de maneira simples, o Leankeep auxilia no desenvolvimento de laudos tcnicos e no gerenciamento da manuteno. A praticidade na emisso de ordens de servio, a possibilidade de registro de chamados e gerao de relatrios via web ou celular e a agenda de atividades do software so funcionalidades muito eficazes para o melhor gerenciamento da manuteno, controlando custos, mo de obra e evidenciando indicadores de produtividade. Saiba mais sobre PMOC A Portaria N 3.523, de 28/08/1998, do Ministrio da Sade, tornou obrigatrio implementar e manter disponvel no imvel um Plano de Manuteno, Operao e Controle (PMOC) para os

sistemas de climatizao com capacidade acima de 5TR ou 60.000 BTU/H. Os requisitos para cumprir as exigncias so:

1. Elaborar e manter o PMOC: dados sobre os sistemas a serem mantidos com o detalhamento
das atividades a serem realizadas pela equipe de manuteno e os respectivos registros comprovando sua execuo.

2. Responsabilidade Tcnica: o plano deve ser supervisionado por profissional habilitado


(engenheiro mecnico ou tcnico em refrigerao e ar condicionado). Esse profissional deve emitir Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) dos servios realizados.

3. Anlises microbiolgicas semestrais: devem ser realizadas por laboratrios especializados. Na


ocorrncia de anlises fora de parmetros, devem ser adotadas aes corretivas.

179 - Sobre a Portaria 3523, do Ministrio da Sade, sobre sistema de ar condicionado. Qual a modificao tcnica mnima para o PMOC. As empresas que s tem mecnico de refrigerao podem dar ao mesmo tal responsabilidade? R - A Portaria 3523 do Ministrio da Sade, no Art. 6, determina: "implantar e manter disponvel no imvel um Plano de Manuteno, Operao e Controle PMOC, adotado para o sistema de climatizado, a descrio das atividades a serem desenvolvidas, a periodicidade das mesmas, as recomendaes a serem adotadas em situaes de falha do equipamento e de emergncia para garantia de segurana do sistema de climatizao e outras de interesse, conforme especificaes contidas no Anexo I deste Regulamento Tcnico. A Resoluo 218, de 28/06/73 do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), determina que a ART (Anotao de Responsabilidade Tcnica) de manuteno de ar condicionado s pode ser assinada por engenheiro mecnico pleno. Assim no existe qualquer possibilidade de uma empresa que s tenha mecnicos de refrigerao atribuir a este, tal responsabilidade, ficando sujeita a ser atuada por "infrao sanitria, sujeitando o proprietrio ou locatrio do imvel, s penalidades previstas na Lei 6437, de 20 de agosto de 1977, sem prejuzo de outras penalidade previstas em legislao especfica".

S-ar putea să vă placă și