Sunteți pe pagina 1din 12

2 palavras, 10 letras e 1 desejo. TOMAR POSSE!!! Eu acredito e quero te ajudar.

Confie em voc

SIMULADO PARA OS AMIGOS DO PROF. CARLINHOS

PROFESSOR ATIVIDADES
Preparei esse simulado para voc testar como anda seu conhecimento. Reafirmo que no sou professor de outras disciplinas, posso ajudar apenas com as disciplinas de Conhecimentos Pedaggicos e LC840. Porm, esse simulado tem questes de provas no mesmo formato que estar na sua prova. Sugiro que voc separe um tempo para realizar todas as questes de uma nica vez, sem descanso e sem interferncias externas. Teste sua concentrao e seus conhecimentos para a prova. Espero ter te ajudado.

Prof. Carlinhos Costa

PORTUGUS
Para responder s questes de 1 a 4, leia o texto abaixo.

A pipoca
Rubem Alves A culinria me fascina. De vez em quando eu at me at atrevo a cozinhar. Mas o fato que sou mais competente com as palavras do que com as panelas. Por isso tenho mais escrito sobre comidas que cozinhado. Dedico-me a algo que poderia ter o nome de "culinria literria". J escrevi sobre as mais variadas entidades do mundo da cozinha: cebolas, ora-pro-nobis, picadinho de carne com tomate feijo e arroz, bacalhoada, sufls, sopas, churrascos. Cheguei mesmo a dedicar metade de um livro potico-filosfico a uma meditao sobre o filme A Festa de Babette, que uma celebrao da comida como ritual de feitiaria. Sabedor das minhas limitaes e competncias, nunca escrevi como chef. Escrevi como filsofo, poeta, psicanalista e telogo porque a culinria estimula todas essas funes do pensamento. As comidas, para mim, so entidades onricas. Provocam a minha capacidade de sonhar. Nunca imaginei, entretanto, que chegaria um dia em que a pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que aconteceu. A pipoca, milho mirrado, gros redondos e duros, me pareceu uma simples molecagem, brincadeira deliciosa, sem dimenses metafsicas ou psicanalticas. Entretanto, dias atrs, conversando com uma paciente, ela mencionou a pipoca. E algo inesperado

na minha mente aconteceu. Minhas ideias comearam a estourar como pipoca. Percebi, ento, a relao metafrica entre a pipoca e o ato de pensar. Um bom pensamento nasce como uma pipoca que estoura, de forma inesperada e imprevisvel. A pipoca se revelou a mim, ento, como um extraordinrio objeto potico. Potico porque, ao pensar nelas, as pipocas, meu pensamento se ps a dar estouros e pulos como aqueles das pipocas dentro de uma panela. Lembrei-me do sentido religioso da pipoca. A pipoca tem sentido religioso? Pois tem. Para os cristos, religiosos so o po e o vinho, que simbolizam o corpo e o sangue de Cristo, a mistura de vida e alegria (porque vida, s vida, sem alegria, no vida...). Po e vinho devem ser bebidos juntos. Vida e alegria devem existir juntas. Lembrei-me, ento, de lio que aprendi com a Me Stella, sbia poderosa do Candombl baiano: que a pipoca a comida sagrada do Candombl... A pipoca um milho mirrado, subdesenvolvido. Fosse eu agricultor ignorante, e se no meio dos meus milhos grados aparecessem aquelas espigas nanicas, eu ficaria bravo e trataria de me livrar delas. Pois o fato que, sob o ponto de vista de tamanho, os milhos da pipoca no podem competir com os milhos normais. No sei como isso aconteceu, mas o fato que houve algum que teve a ideia de debulhar as espigas e coloc-las numa panela sobre o fogo, esperando que assim os gros amolecessem e pudessem ser comidos. Havendo fracassado a experincia com gua, tentou a gordura. O que aconteceu, ningum jamais poderia ter imaginado. Repentinamente os gros comearam a estourar, saltavam da panela com uma enorme barulheira. Mas o extraordinrio era o que acontecia com eles: os gros duros quebra-dentes se transformavam em flores brancas e macias que at as crianas podiam comer. O estouro das pipocas se transformou, ento, de uma simples operao culinria, em uma festa, brincadeira, molecagem, para os risos de todos, especialmente as crianas. muito divertido ver o estouro das pipocas! E o que que isso tem a ver com o Candombl? que a transformao do milho duro em pipoca macia smbolo da grande transformao porque devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho da pipoca no o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho da pipoca somos ns: duros, quebra-dentes, imprprios para comer, pelo poder do fogo podemos, repentinamente, nos transformar em outra coisa voltar a ser crianas! Mas a transformao s acontece pelo poder do fogo.

Voc vai conseguir! Estude e VAMOS RUMO A APROVAO! Questes retiradas de Provas de Concursos SIMULADO 14

AULO COM O PROFESSOR CARLINHOS DIA 24/11 - NO CURSO ADIO TAGUATINGA TEL: (61)3352.6355

2 palavras, 10 letras e 1 desejo. TOMAR POSSE!!! Eu acredito e quero te ajudar. Confie em voc

Milho de pipoca que no passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformaes acontecem quando passamos pelo fogo. Quem no passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. So pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. S que elas no percebem. Acham que o seu jeito de ser o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo quando a vida nos lana numa situao que nunca imaginamos. Dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder um emprego, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro. Pnico, medo, ansiedade, depresso sofrimentos cujas causas ignoramos. H sempre o recurso aos remdios. Apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformao. Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, l dentro ficando cada vez mais quente, pense que sua hora chegou: vai morrer. De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela no pode imaginar destino diferente. No pode imaginar a transformao que est sendo preparada. A pipoca no imagina aquilo de que ela capaz. A, sem aviso prvio, pelo poder do fogo, a grande transformao acontece: PUF!! e ela aparece como outra coisa, completamente diferente, que ela mesma nunca havia sonhado. a lagarta rastejante e feia que surge do casulo como borboleta voante. Na simbologia crist, o milagre do milho de pipoca est representado pela morte e ressurreio de Cristo: a ressurreio o estouro do milho de pipoca. preciso deixar de ser de um jeito para ser de outro. "Morre e transforma-te!" dizia Goethe. Em Minas, todo mundo sabe o que piru. Falando sobre os pirus com os paulistas, descobri que eles ignoram o que seja. Alguns, inclusive, acharam que era gozao minha, que piru palavra inexistente. Cheguei a ser forado a me valer do Aurlio para confirmar o meu conhecimento da lngua. Piru o milho de pipoca que se recusa a estourar. Meu amigo William, extraordinrio professor pesquisador da Unicamp, especializou-se em milhos e desvendou cientificamente o assombro do estouro da pipoca. Com certeza ele tem uma explicao cientfica para os pirus. Mas, no mundo da poesia, as explicaes cientficas no valem. Por exemplo: em Minas "piru" o nome que se d s mulheres que no conseguiram casar. Minha prima, passada dos quarenta, lamentava: "Fiquei piru!" Mas acho que o poder metafrico dos pirus maior.

Pirus so aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que no pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. Ignoram o dito de Jesus: "Quem preservar a sua vida perd-la-". A sua presuno e o seu medo so a dura casca do milho que no estoura. O destino delas triste. Vo ficar duras a vida inteira. No vo se transformar na flor branca macia. No vo dar alegria para ningum. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo a panela ficam os pirus que no servem para nada. Seu destino o lixo. Quanto s pipocas que estouraram, so adultos que voltaram a ser crianas e que sabem que a vida uma grande brincadeira... "Nunca imaginei que chegaria um dia em que a pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que aconteceu". 1) Quanto ideia central do texto, assinale a alternativa correta: A) A intencionalidade discursiva do autor divagar sobre a culinria e a origem da pipoca. B) A pipoca usada como metfora para a transformao de pessoas fisicamente feias em bonitas. C) O autor emprega a palavra piru para pessoas duras que no se transformam em algo melhor. D) O autor considera que s as pessoas no religiosas tornam-se pirus. 2) Assinale a alternativa que indica outra forma correta de se reescrever o perodo abaixo: Lembrei-me, ento, de lio que aprendi com a Me Stella. A) Me lembrei, ento, de lio que aprendi com a Me Stella. B) Lembrei, ento, a lio que aprendi com a Me Stella. C) Lembrei-me, ento, lio que aprendi com a Me Stella. D) Lembrei , ento, de lio que aprendi com a Me Stella. 3) Considere o perodo abaixo: No sei como isso aconteceu, mas o fato que houve algum que teve a ideia de debulhar as espigas e coloc-las numa panela sobre o fogo, esperando que assim os gros amolecessem e pudessem ser comidos. O pronome isso refere-se: A) Ao fato de haver milhos mirrados. B) Ao modo como foi inventada a pipoca. C) Ao sentido religioso da pipoca. D) Aos gros que no estouram no fogo.

Voc vai conseguir! Estude e VAMOS RUMO A APROVAO! Questes retiradas de Provas de Concursos SIMULADO 14

AULO COM O PROFESSOR CARLINHOS DIA 24/11 - NO CURSO ADIO TAGUATINGA TEL: (61)3352.6355

2 palavras, 10 letras e 1 desejo. TOMAR POSSE!!! Eu acredito e quero te ajudar. Confie em voc

exercendo funo normativa, redistributiva e supletiva em relao s demais instncias educacionais. 4) Considere as oraes abaixo: II. Aos Estados compete elaborar e executar polticas e I. Nesta semana, eu j tinha chegado tarde ao escritrio. planos educacionais em consonncia com as diretrizes e II. Ele deixou claro a sua opinio. planos nacionais, definindo as aes dos Municpios sob De acordo com a norma culta, sua jurisdio. A) somente I est correta. III. Aos Municpios compete oferecer a educao infantil B) somente II est correta. em creches e pr-escolas, e, com prioridade, o ensino C) I e II esto corretas. fundamental, permitida a atuao em outros nveis de D) nenhuma est correta. ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua rea de competncia. 5) Considere o perodo e as afirmaes abaixo. A adoo Assinale a alternativa correta: de projetos bem elaborados fazem-se necessrios para o A) Todas so corretas bem da comunidade. B) Somente I correta I. H um erro de concordncia nominal. C) Somente II incorreta II. H um erro de concordncia verbal. D) I e III so incorretas Est correto o que se afirma em A) somente I. C) I e II. 8) Com base no enunciado abaixo assinale apenas a B) somente II. D) nenhuma. alternativa incorreta. O Art. 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional determina que os sistemas de ensino devem promover a valorizao dos profissionais da educao, assegurando-lhes: A) condies adequadas de trabalho. B) progresso funcional, baseada prioritariamente na 6) Relacione as prticas educativas e atuaes docentes. experincia e no tempo efetivo de servio. I - Tradicional C) piso salarial profissional. II - Progressista D) aperfeioamento profissional continuado, inclusive III - Scio construtivismo com licenciamento peridico remunerado para esse fim. A - A funo do professor (e do ensino) mediar a relao de conhecimento que o aluno trava com os 9) Sobre a tipologia dos contedos, tal como expressas objetos de conhecimento e consigo mesmo, para a no PCN, faa a correspondncia adequada: construo de sua aprendizagem. I - Conceituais B - O mtodo de ensino quase o mesmo para todas as II - Procedimentais matrias, independentemente da idade e das III - Atitudinais caractersticas individuais e sociais dos alunos. A - So contedos que expressam um saber fazer, que C - Os docentes variam bastante os mtodos de ensino e implica tomar decises e bem como realizar aes, de valorizam mais o dilogo no relacionamento com as forma organizada e no aleatria, para atingir uma meta. crianas, so mais amorosos. B - Apresenta-se em todo o conhecimento escolar, posto A) I-A; II-C; III-B que a escola um contexto socializador, que gera B) I-B; II-C; III-A atitudes relativas ao conhecimento, ao professor, aos C) I-A; II-B; III-C colegas, s disciplinas, s tarefas e sociedade. D) I-C; II-B; III-A C - Referem-se construo ativa das capacidades

CONHECIMENTOS PEDAGGICOS

7) A LDBEN 9394/96 prev que a organizao da educao nacional se d por meio do regime de colaborao entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. A este respeito, leia atentamente as afirmaes abaixo: I. Unio cabe a coordenao da poltica nacional de educao, articulando os diferentes nveis e sistemas e

intelectuais para operar com smbolos, ideias, imagens e representaes que permitem organizar a realidade. A) I-A; II-B; III-C B) I-B; II-C; III-A C) I-C; II-B; III-A D) I-C; II-A; III-B

Voc vai conseguir! Estude e VAMOS RUMO A APROVAO! Questes retiradas de Provas de Concursos SIMULADO 14

AULO COM O PROFESSOR CARLINHOS DIA 24/11 - NO CURSO ADIO TAGUATINGA TEL: (61)3352.6355

2 palavras, 10 letras e 1 desejo. TOMAR POSSE!!! Eu acredito e quero te ajudar. Confie em voc

10) Vrias reflexes contribuem para pensarmos os trabalhos desenvolvidos a partir dos temas transversais. Das afirmaes abaixo, qual incorreta com relao a essa perspectiva de trabalho, dado que os temas transversais: A) Contribuem com a integrao entre os contedos disciplinares para estudo e compreenso dos fenmenos em sua complexidade. B) Exigem que as disciplinas sejam extintas, pois que este modelo de fragmentao est ultrapassado. C) Favorecem o aprofundamento e discusso contextualizada de temticas socialmente relevantes. D) Possibilitam a compreenso e explicitao dos fenmenos a partir dos vrios aspectos que os compem.

B) Autodireo: ao estimular iniciativas para efetivao das tarefas propostas. C) Tomada de decises: que implica o exerccio de escolha acerca do que relevante e o que ser includo no processo de trabalho. D) Integrao: que contribui para a articulao e sntese de ideias, experincias e informaes coletadas, considerando sua diversidade. 14) As afirmaes abaixo so relativas ao processo de avaliao, utilizando os conceitos adotados pelo Currculo em Movimento e o PPP Prof. Carlos Mota, referem-se a: I. ajuda o aluno a aprender e o mestre a ensinar. II. deve se inscrever num contrato que demanda confiana e cooperao. III. favorece estratgias de diferenciao. IV. o mais importante a observao fina e individualizada. A) Avaliao investigativa. B) Avaliao formativa. C) Avaliao cooperativa. D) Avaliao diagnstica.

11) Concepo epistemolgica em que no h primado do sujeito nem do objeto, e que destaca o conhecimento como processo de interaes constantes entre o sujeito e o ambiente no qual est imerso. Estamos falando sobre a concepo: A) Inatista B) Interacionista C) Apriorista D) Empirista 15) As discusses sobre avaliao em educao foram enriquecidas nas ltimas dcadas com vrias 12) Marque (V) verdadeiro e (F) falso nas afirmaes contribuies que permitiram ampliar concepes sobre abaixo e assinale a alternativa que indica a sequncia o que avaliar, os objetivos da avaliao e os correta. O paradigma ps-moderno de formao de procedimentos. Uma das contribuies mais presentes professores conceituado como: diz respeito Avaliao Formativa que assume como I. mediador, facilitador e construtor de seus princpios: conhecimentos pelas quais estabelece sentido para suas I- Estabelecer critrios claros e quantificveis para experincias. apreciar e classificar os alunos. II. transmitir a seus alunos produo cientfica e II- Assumir procedimentos que possibilitem conhecer escolarizada disponvel. melhor o estudante, suas competncias, seus interesses III. base na instalao e desenvolvimento de uma atitude e modos de aprender. introspectiva, questionando o conhecimento e buscando III-Adequar os processos de ensino s caractersticas dos sua constante atualizao. estudantes levando em considerao o potencial e os A) V, F e F. limites do grupo. B) V, V e V. IV-Compreender e julgar de forma mais ampla o C) V, F e V. processo de ensino e aprendizagem. D) F, V e F. V- Constatar o que est sendo aprendido pelos estudantes e criar estratgias de trabalho diferenciadas. 13) Hernandez (1998) explicita vrias contribuies dos VI-Elaborar provas e testes de forma mais cuidadosa e projetos para o desenvolvimento da aprendizagem das com rigor, para destacar claramente os avanos de cada crianas e, dentre elas apresenta a aquisio de algumas aluno. capacidades. Qual dentre as alternativas abaixo no pode A) Todas as afirmaes so corretas. ser relacionada? B) Apenas I e IV no esto de acordo com os princpios da A) Memorizao: vinculada ao trabalho de pesquisa e avaliao formativa. transcrio. C) As afirmaes II, III, IV e V so adequadas s concepes da avaliao formativa.

Voc vai conseguir! Estude e VAMOS RUMO A APROVAO! Questes retiradas de Provas de Concursos SIMULADO 14

AULO COM O PROFESSOR CARLINHOS DIA 24/11 - NO CURSO ADIO TAGUATINGA TEL: (61)3352.6355

2 palavras, 10 letras e 1 desejo. TOMAR POSSE!!! Eu acredito e quero te ajudar. Confie em voc

D) Apenas III e V so corretas.

DIREITO ADMINISTRATIVO
16) Segundo definio do Decreto-Lei n 200, de 25 de fevereiro de 1967, considera-se empresa pblica federal: A) O servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada. B) A entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorizao legislativa, para o desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa, patrimnio prprio gerido pelos respectivos rgos de direo, e funcionamento custeado por recursos da Unio e de outras fontes. C) A entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, criado por lei para a explorao de atividade econmica que o Governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou de convenincia administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito. D) A entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, criada por lei para a explorao de atividade econmica, sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam em sua maioria Unio ou a entidade da Administrao Indireta. 17) Com relao aos Poderes Administrativos, assinale a alternativa INCORRETA. A) Poder disciplinar, que discricionrio, compreende a apurao e a punio dos administrados que no obedecem limitaes ou restries impostas no interesse pblico. B) Poder de polcia consiste na atividade do Estado em condicionar e restringir o exerccio de direitos individuais, tais como a propriedade e a liberdade, em benefcio do interesse pblico. C) Poder hierrquico e poder disciplinar no se confundem, mas so bastante relacionados, pois sob a hierarquia que se mantm a disciplina e se impe o cumprimento dos deveres funcionais, sob pena de aplicao das sanes disciplinares cabveis. D) Poder normativo o poder em funo do qual a Administrao Pblica edita atos com efeitos gerais e abstratos. O poder normativo engloba o poder regulamentar, mas no se esgota nele, pois, alm do

decreto regulamentar, h outras formas de expresso de sua competncia normativa, tais como resolues, portarias, deliberaes, instrues etc. 18) Ao servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, no exerccio de mandato eletivo, aplicam-se se as seguintes disposies, EXCETO: A) investido no mandato de Deputado Federal, ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo. B) investido no mandato de Prefeito, ser afastado do cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao C) tratando-se de mandato eletivo estadual, ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. D) em qualquer caso que exija o afastamento para o exerccio de mandato eletivo, seu tempo de servio ser contado para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento. 19) Acerca dos poderes da Administrao Pblica, leia a assertiva abaixo. Considera-se ____________________ atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou a absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranquilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. Para que esta afirmao seja correta, a lacuna deve ser preenchida pela seguinte expresso: A) Poder de Polcia. B) Poder Disciplinar. C) Poder Hierrquico. D) Poder Adjudicatrio. 20) Nos termos da Lei Complementar n 840/2011, a redistribuio A) pode ser de cargo vago ou ocupado. B) pode ocorrer no interesse da Administrao ou do servidor. C) no precisa manter, mesmo que na essncia, as atribuies do cargo, se for decorrente de extino de rgo. D) deve observar o mesmo nvel de escolaridade, porm no a mesma especialidade.

Voc vai conseguir! Estude e VAMOS RUMO A APROVAO! Questes retiradas de Provas de Concursos SIMULADO 14

AULO COM O PROFESSOR CARLINHOS DIA 24/11 - NO CURSO ADIO TAGUATINGA TEL: (61)3352.6355

2 palavras, 10 letras e 1 desejo. TOMAR POSSE!!! Eu acredito e quero te ajudar. Confie em voc

LODF
21) No exerccio de sua autonomia poltica, o Distrito Federal criou uma lei que promove os direitos humanos assegurados na Constituio Federal. Acerca desse ato legislativo, assinale a alternativa correta, luz da Lei Orgnica do Distrito Federal (LODF). A) Ao se promulgar a lei, foi atendido um dos objetivos prioritrios do Distrito Federal. B) O Distrito Federal s pode promover os direitos humanos por meio de lei. C) Segundo a LODF, a dignidade da pessoa humana um objetivo prioritrio. D) A referida lei manifestao da autonomia administrativa da Cmara Legislativa.

24) De acordo com a Lei Orgnica do Distrito Federal, compete privativamente ao Distrito Federal. A) dispor sobre servios funerrios e administrao de cemitrios. B) legislar sobre Previdncia Social, proteo e defesa da sade. C) zelar pela guarda da Constituio Federal, da referida Lei Orgnica, das leis e das instituies democrticas. D) legislar sobre desapropriao. 25) Acerca do que dispe a Lei Orgnica do Distrito Federal a respeito da ordem social e do meio ambiente, assinale a alternativa incorreta. A) dever do poder pblico garantir ao portador de deficincia os servios de reabilitao nos hospitais, centros de sade e centros de atendimento. B) O uso de celas-fortes como instrumento de internao psiquitrica compulsria poder ser realizado pela equipe de sade mental das emergncias psiquitricas como ltimo recurso e dever ser comunicado aos familiares e Defensoria Pblica. C) As emergncias psiquitricas devero obrigatoriamente compor as emergncias dos hospitais gerais. D) No permitida, no DF, a prtica do carvoejamento visando produo de carvo vegetal para fins industriais.

22) A respeito dos fundamentos da organizao do Distrito Federal (DF), assinale a alternativa correta. A) A autonomia federativa assenta-se na posse de competncias exclusivas e independe da existncia de rgos governamentais prprios, isto , possvel a dependncia dos rgos federais quanto seleo e investidura. B) O valor fundamental da plena cidadania tem o significado de incluso apenas do cidado, com capacidade de votar e ser votado. C) A dignidade da pessoa humana um valor supremo que atrai o contedo de todos os direitos fundamentais Questes gentilmente cedidas pelo Prof Klaus Kaysenberg do homem, desde o direito vida. D) O pluralismo poltico permite a adoo de partido local, com concepo ideolgica do social-nacionalismo 26) O Brasil e a Copa do mundo de 2014 Em 30 de outubro de 2007, o Comit Executivo da FIFA nomeou o alemo. Brasil como anfitrio da competio. Com isso, o Pas 23) Assinale a alternativa que apresenta objetivo ser o quinto a sediar duas edies da Copa do Mundo, aps o Mxico, Itlia, Frana e Alemanha. Entretanto, o prioritrio do Distrito Federal. A) Garantir e promover os direitos humanos assegurados perfil do evento se alterou significativamente desde a na Constituio Federal e na Declarao Universal dos ltima Copa que o pas realizou. Em 2014, teremos uma competio de grande porte, cuja realizao vai requerer Direitos Humanos. B) Promover o bem de todos, em especial o dos eleitores. extensos processos de preparao e complexas C) Valorizar e desenvolver a cultura local, operaes. Por um lado, o Campeonato Mundial gerar independentemente de contribuir para a cultura reflexos e benefcios em diversos setores da economia e da sociedade, sejam temporrios ou duradouros, diretos brasileira. D) Assegurar ao cidado o exerccio dos direitos de ou indiretos. Por outro, tambm apresenta vrios riscos, iniciativa que lhe couberem, relativos ao controle da necessitando de processos de gesto eficientes no setor legalidade e da legitimidade dos atos do poder pblico, pblico e privado para que possa proporcionar cabendo exclusivamente ao Ministrio Pblico o controle plenamente esses benefcios sociedade. A respeito do texto acima e de temas correlatos que ele suscita, da eficcia dos servios essenciais populao. marque a alternativa CORRETA. A) No incio do sculo XXI, tivemos a realizao do mundial da FIFA de selees em dois pases anfitries,

ATUALIDADES

Voc vai conseguir! Estude e VAMOS RUMO A APROVAO! Questes retiradas de Provas de Concursos SIMULADO 14

AULO COM O PROFESSOR CARLINHOS DIA 24/11 - NO CURSO ADIO TAGUATINGA TEL: (61)3352.6355

2 palavras, 10 letras e 1 desejo. TOMAR POSSE!!! Eu acredito e quero te ajudar. Confie em voc

ambos localizados no continente asitico; foram eles a Coreia do Sul e aChina, algo novo na histria esportiva desses pases, pois at ento, nenhum deles j havia realizado um evento dessa dimenso, seja de Copa do Mundo ou Olimpadas. B) Como na maioria das edies do Mundial da FIFA, no fim do sculo XX a Copa do Mundo foi realizada na Europa tendo como anfitri a Frana, porm, nesse mundial, a Itlia sagrou-se tetra campe tendo derrotado a poderosa seleo da Alemanha, que veio a realizar o mundial seguinte. C) Quando o Brasil realizou sua primeira Copa do Mundo de selees organizada pela FIFA, ainda no ano de 1950, tnhamos na presidncia da Repblica Federativa do Brasil Getlio Vargas, que tem como principal legado a indstria automobilstica ea abertura de inmeras estradas ligando a capital da Repblica aos grandes centros econmicos do pas na poca, no caso Rio de Janeiro, So Paulo e Belo Horizonte, que esto localizadas na regio sudeste, so metrpoles nacionais e so consideradas cidades/sede para a copa do mundo de 2014. D) Braslia, capital da Republica Federativa do Brasil, uma das cidades/sede para a Copa do Mundo de 2014, est localizada na regio centro oeste, foi tombada como Patrimnio Cultural pela UNESCO na dcada de 1980, e entre as doze cidades selecionadas para a realizao do mundial. Aps o mundial da FIFA no Brasil os prximos sero em 2018 e 2022 respectivamente na Rssia e no Qatar este ltimo localizado no Oriente Prximo. 27) Sobre a atual panorama da poltica econmica brasileira e suas inmeras relaes nacionais e internacionais contempornea CORRETO afirmar que. A) A atual poltica econmica brasileira tem investido boa parte de seus recursos em investimentos de infraestrutura buscando beneficiar principalmente o setor, primrio, por outro lado, colocando-o em segundo plano os setores secundrio e tercirio da economia. B) O governo Dilma Roussef demonstrou sua atual fora poltica no que tange a poltica de juros altos junto ao Banco Central, em especial aos integrantes do COPOM Comit de Poltica Monetria. C) A baixa dos juros exercida pelo Banco Central brasileiro nos ltimos doze meses demonstra a superioridade econmica brasileira com relao aos outros pases do chamado G-20 (bloco dos principais pases emergentes) D) Atualmente o Brasil tem uma das economias mais estveis da Amrica Latina, fato esse observado pela entrada de capitais estrangeiros no pas.

28) No ltimo 17 de junho de 2013 quase 300 mil pessoas, protestaram em 30 cidades e, nesse contexto, o Brasil foi palco de um momento histrico no apenas pelo fato de pela primeira vez na histria ter a presena da mulher na presidncia danao e, mas tambm por ter demonstrado nos ltimos anos uma maturidade quanto a democrtica brasileira que no aceita mais a discriminao de grupos minoritrios. Embora nos ltimos meses no apenas a capital federal mas o pas como um todo vem sendo palco de debates sobre leis que amparam a incluso dessas mesmas minorias em direitos sociais individuais e coletivos, que at ento eram relegados a segundo plano. Tendo o texto acima como referncia inicial, e considerando o atual cenrio poltico brasileiro e internacional, marque a opo CORRETA. A) Embora o governo Dilma Rouseff tenha se empenhado em resolver o problema dos trabalhadores rurais, colocando-o em primeiro plano na agenda poltica, no pode ser observado pela populao uma ao direta e eficaz na resoluo dos conflitos no campo, onde milhares de trabalhadores encontram-se ainda sem acesso a terra ou programas de incentivo agricultura familiar levando a grupos organizados tradicionais como o MST Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra a promoverem constantes passeatas e invases de edifcios pblicos na Capital Federal. B) Em recente resoluo do STJ Superior Tribunal de Justia passa a ser reconhecido a unio civil de pessoas do mesmo sexo, fato esse, foco de constantes conflitos entre associaes pr LGBT Lsbicas, Gays, Bissexuais e Transgneros - e entidades religiosas. C) Neste ano, durante os meses de junho e julho podemos assistir em vrias cidades do pas uma das maiores concentraes de pblico inseridos em manifestaes populares contra a corrupo, e outros temas, movida pelas redes sociais, demonstrando uma nova faceta da movimentao popular utilizando esse novo veculo de informao. D) Embora com um passado recente de governos ditatoriais observamos que as naes sul-americanas tem demonstrado por meio do sufrgio universal uma mudana social, onde, grupos at ento alijados do poder comeam a determinar uma nova geopoltica latino-americana que com a ascenso e permanncia de Hugo Chaves, Evo Morales e Sebstian Piera tem conseguido a melhoria social, econmica e poltica em seus pases.

Voc vai conseguir! Estude e VAMOS RUMO A APROVAO! Questes retiradas de Provas de Concursos SIMULADO 14

AULO COM O PROFESSOR CARLINHOS DIA 24/11 - NO CURSO ADIO TAGUATINGA TEL: (61)3352.6355

2 palavras, 10 letras e 1 desejo. TOMAR POSSE!!! Eu acredito e quero te ajudar. Confie em voc

29) A inflao o aumento generalizado dos preos da economia. A inflao zero quando uma parte dos preos sobe e outra cai, de tal forma que o efeito final zero. Isso significa que a inflao no pode ser entendida como preos fixos ou congelados. Quando a maioria dos preos diminui, d-se o nome de deflao. Entre os fatores responsveis pela origem da inflao, esto os desequilbrios entre e demanda e o fator monetrio. Oferta e demanda o desequilbrio da oferta implica o crescimento dos custos em alguma parte da cadeia produtiva, o que provoca a elevao dos preos dos produtos finais. O fator demanda se caracteriza por algum aumento dos gastos do pas (consumo das famlias, gastos do governo, investimentos das empresas etc.), o que leva uma maior demanda, mas sem ampliao proporcional da oferta de bens e servios. Como a mais pessoas querendo comprar do que a quantidade disponvel, os preos dos produtos sobem. Dinheiro em circulao o fator monetrio, por sua vez, consiste no aumento da quantidade de moeda em circulao na economia, o que tambm levar um maior consumo. Sendo assim, o fator monetrio tambm um fator de demanda. importante lembrar, no entanto, que, mesmo a causa da inflao tendo origem em uma presso de custos, a quantidade de moeda circulando que poder ou no implicar aumento dos preos finais ao consumidor. Ou seja, se os custos sobem, mas a quantidade de dinheiro circulante relativamente baixa, no haver margem para o vendedor repassar o aumento dos custos para o preo final, j que os consumidores no conseguiu arcar com os preos mais elevados. Tendo o texto acima como referncia inicial e temas correlatos, marque a opo INCORRETA. A) O denominado COPOM Comit de Poltica Monetria Banco Central do Brasil , que foi criado no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ainda em seu primeiro mandato, formado por 08 (oito) integrantes, sendo a presidncia do Banco Central ocupado por Alexandre Tombini e por mais 07 (sete) diretores, e tem como objetivo estabelecer as diretrizes de poltica monetria, definir a taxa de juros bsica da economia, e dar maior transparncia s decises do Banco Central. B) Na primeira dcada do sculo vinte e um, o mundo sofreu um abalo na ordem econmica mundial, afetando em especial o sistema hipotecrio e de crdito dos EUA, fazendo com que alguns pases emergentes, entre eles o Brasil, passasse a receber boa parte dos atuais investimentos internacionais. C) No governo da presidenta Dilma Rouseff, o Banco Central optou por uma poltica monetria conservadora,

mantendo a taxa de juros bsicos em nvel elevado. E, por levar em conta as novas polticas econmicas dos EUA e Unio Europeia, o COPOM tem decido nos ltimos meses em suas reunies intercalando em hora reduzir e hora manter a taxa de juros, buscando equilibrar as contas e reduzir o dficit pblico. D) O Mercado financeiro nacional est dividido em cinco grandes submercados: Mercado monetrio, negocia a moeda nacional, Mercado de Crdito, que negocia emprstimos, por sua vez, ocorre entre bancos principalmente internacionais; Bolsa de Valores, atuando em mercado de commodities e na entrada de recursos para investimentos em negcios empresariais, Nasdaq, que negocia aes de empresas de Alta Tecnologia e produtos e por ltimo, Mercado Cambial, que negocia em moeda estrangeira, no caso, sempre em dlares ou e euros. 30) Em recente entrevista ao caderno Razo Social, do jornal O Globo, a gegrafa Bertha Becker afirma que a Amaznia carece de uma revoluo do empreendedorismo, porque falta imaginao para gerir a floresta. A Amaznia precisa de empreendedores, pessoas que descubram formas de utilizar os recursos sem destruir a mata. O desafio a inovao. E o Brasil tem condies de fazer isso. Considerando esse ponto de vista e aspectos marcantes da economia brasileira contempornea, assinale a alternativa CORRETA. A) O que a gegrafa sugere para a Amaznia algo de desafiador, j que o Brasil desconhece inovaes consistentes no cultivo da terra, as quais tenham levado ao aumento da capacidade de produo do pas. B) A gegrafa defende a tese da impossibilidade concreta de se preservar a floresta. Assim, no h outra sada para a regio que no seja o desmatamento, ainda que realizado sob controle governamental. C) Para a mencionada entrevistada, inovar, na Amaznia, significa incentivar a ao de empreendedores comprometidos em entender a crescente demanda internacional por madeira de boa qualidade. D) Quando se fala em atitudes inovadoras na economia, um setor em que o Brasil se destaca, constituindo-se em referncia mundial, o da prospeco de petrleo em guas profundas.

ESPECFICAS ATIVIDADES

Voc vai conseguir! Estude e VAMOS RUMO A APROVAO! Questes retiradas de Provas de Concursos SIMULADO 14

AULO COM O PROFESSOR CARLINHOS DIA 24/11 - NO CURSO ADIO TAGUATINGA TEL: (61)3352.6355

2 palavras, 10 letras e 1 desejo. TOMAR POSSE!!! Eu acredito e quero te ajudar. Confie em voc

31) Considerando o Projeto Poltico Pedaggico (PPP), NO um dos princpios norteadores para sua construo a A) igualdade de condies para acesso permanncia na escola. B) qualidade que no pode ser privilgio de minorias econmicas e sociais. C) gesto democrtica como um princpio consagrado pela Constituio vigente. D) socializao do poder, propiciando a prtica individualista que atenua a coletividade.

trabalho, na mdia, no lazer e nas demais formas de convvio social, por se constituir uma ao intencional, sistemtica, planejada e continuada para crianas e jovens, durante um perodo contnuo e extenso de tempo. ( ) A escola deve ser um espao de formao e informao, em que a aprendizagem de contedos precisa necessariamente, favorecer a insero do aluno no dia a dia das questes sociais marcantes e em um universo cultural maior. ( ) A escola, na perspectiva de construo de cidadania, precisa assumir a valorizao da cultura de sua prpria 32) So utilidades do plano curricular desenvolvido pelos comunidade, propiciando s crianas total integrao, professores, EXCETO: no sendo necessrio o acesso no que diz respeito aos A) Facilitar o enriquecimento profissional. conhecimentos sociais da cultura brasileira diferentes da B) Determinar as linhas gerais das atividades que sero realidade em que vivem. desenvolvidas. A sequncia est correta em C) Possibilitar mais segurana ao professor no A) V, V, F, V B) V, V, V, F desenvolvimento de suas atividades. C) F, F, V, V D) F, F, V, F D) Inibir a criatividade do professor. 35) De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educao 33) Segundo Perrenoud, nossas prticas de avaliao so Nacional para o Ensino Fundamental, INCORRETO atravessadas por duas lgicas: a formativa e a somativa. afirmar que Analise as afirmativas. A) obrigatria a matrcula no Ensino Fundamental de A avaliao ______________ est relacionada mais ao crianas que completam 6 anos at o dia 31 de maro do produto demonstrado pelo aluno em situaes ano em que ocorrer a matrcula. previamente estipuladas e definidas pelo professor, e se B) as crianas que completam 6 anos aps o dia 31 de materializa na nota. maro devem ser matriculadas na educao infantil e A avaliao ______________ preocupa-se com o apenas no anos posterior em turmas do ensino processo de apropriao dos saberes pelo aluno, os fundamental. diferentes caminhos que percorre, mediados pela C) a frequncia em outra etapa pr-requisito para a interveno ativa do professor. matrcula no ensino fundamental. A avaliao ______________ apoia-se em uma lgica D) as vagas nas escolas de Ensino Fundamental devem ou em uma concepo classificatria de avaliao ou ser oferecidas prximas s residncias das crianas. funo, ao final de uma unidade de estudos, semestre ou ano letivo. 36) Sobre o currculo escolar, assinale a alternativa Assinale a alternativa que completa correta e INCORRETA. sequencialmente as afirmativas anteriores. A) um projeto, no algo pronto e acabado, construdo A) formativa / somativa / somativa permanentemente no dia a dia da escola, com a B) somativa / formativa / somativa participao ativa de todos os interessados na atividade C) formativa / formativa / somativa educacional. D) fomativa / somativa / formativa B) Situa-se entre as intenes, princpios e orientaes gerais e dever ser modificado apenas anualmente, 34) Segundo as concepes de educao na quando esgotadas todas as possibilidades de ensino e contemporaneidade e do currculo escolar, marque V aprendizagem conforme organizado. para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. C) Constitui-se num eficaz instrumento que favorece a ( ) Os contedos escolares ensinados devem estar em realizao das intenes, princpios e orientaes numa consonncia com as questes sociais que marcam cada ao prtica efetiva com vistas ao desenvolvimento dos momento histrico. educandos. ( ) A prtica escolar distingue-se de outras prticas D) abrangente, no compreende apenas as matrias ou educativas, como as que acontecem na famlia, no os contedos do conhecimento, mas tambm sua

Voc vai conseguir! Estude e VAMOS RUMO A APROVAO! Questes retiradas de Provas de Concursos SIMULADO 14

AULO COM O PROFESSOR CARLINHOS DIA 24/11 - NO CURSO ADIO TAGUATINGA TEL: (61)3352.6355

2 palavras, 10 letras e 1 desejo. TOMAR POSSE!!! Eu acredito e quero te ajudar. Confie em voc

organizao e sequncia adequadas, bem como os mtodos que permitem um melhor desenvolvimento e o prprio processo de avaliao, incluindo questes como o que, como e quando avaliar.

B) Passar de uma concepo unitria para uma concepo fragmentria do conhecimento. C) Superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuio das diversas cincias. 37) O artigo 211 da Constituio da Repblica Federativa D) Ensino-aprendizagem centrado numa viso de que se do Brasil dispe que a Unio, os Estados, o Distrito aprende ao longo de toda a vida. Federal e os Municpios organizaro em regime de colaborao seus sistemas de ensino. 40) Freud, Piaget, Vygotsky e outros mostram-nos que a I- A Unio organizar o sistema federal de ensino e dos criana, desde suas primeiras relaes com o mundo, territrios, financiar as instituies de ensino pblicas tem desejos prprios e que suas primeiras experincias federais e exercer, em matria educacional funo afetivas so fundamentais para a constituio de sua redistributiva e supletiva, de forma a garantir personalidade. Todas as afirmativas abaixo esto equalizao de oportunidades educacionais e padro corretas, EXCETO: mnimo de qualidade do ensino mediante assistncia A) A criana como um ser que pensa, ativa na tcnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos construo dos conhecimentos sobre o seu entorno. Municpios. B) A construo da criana mediada pela interao com II Os Municpios atuaro prioritariamente no ensino os outros sujeitos da cultura. fundamental e na Educao Infantil. C) A criana apresenta uma extrema dependncia fsica e III Os Estados e o Distrito Federal atuaro constri progressivamente sua autonomia, em relao prioritariamente no Ensino Mdio e Fundamental. aos movimentos e capacidade de se auto cuidar. IV - Os Municpios atuaro prioritariamente, no ensino D) A criana capaz de construir a capacidade de ao fundamental e mdio simblica sobre sua realidade social e natural, V Os Estados e os municpios atuaro prioritariamente desenvolvendo as mltiplas linguagens que mediam sua na educao infantil relao com o mundo. A) I,II, III, IV, apenas B) II, III, IV, apenas 41) A incompetncia profissional desqualifica a C) III IV e V apenas autoridade do professor. (Freire 1997) Essa afirmativa D) I, II e III, apenas. reconhece, que se o professor no levar a srio sua formao, no ter autoridade para coordenar as 38) De acordo com as teorias da aprendizagem, relacione atividades de sua sala de aula. Quanto aos saberes que o corretamente as colunas. professor deve dominar, analise: I. Do ponto de vista conceitual, o professor deve 1. Comportamentalista. compreender o desenvolvimento da aprendizagem, da 2. Cognitivista. sociedade e de sua cultura, assim como as finalidades da educao e suas metodologias de ensino. ( ) A aprendizagem acontece quando se estabelece uma II. Do ponto de vista procedimental, correto que o relao significativa entre os elementos que constituem professor, em situaes de conflito e dificuldades, saiba uma situao. enfrent-las, buscando, para isso, o conhecimento e o ( ) A aprendizagem consiste em gravar respostas corretas estudo de relacionamento interpessoal. e eliminar as incorretas. III. Do ponto de vista atitudinal, ao profissional da ( ) A transferncia da aprendizagem ocorre medida em educao exige-se que goste de crianas, de gente, de que existem elementos idnticos em duas situaes. aprender e de ensinar, seja curioso, pesquisador, crtico, A sequncia est correta em criativo, afetuoso e acolhedor, enfim, que se entregue ao A) 2, 1, 1 B) 1, 2, 1 exerccio da profisso com paixo. C) 2, 1, 2 D) 1, 1, 2 Est(o) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): A) I, II B) II, III 39) A metodologia do trabalho interdisciplinar implica C) III D) I, II, III em, EXCETO: A) Integrar contedos. 42) Vygotsky, em sua teoria de aprendizagem e desenvolvimento, demonstrou maneiras de se efetivar a

Voc vai conseguir! Estude e VAMOS RUMO A APROVAO! Questes retiradas de Provas de Concursos SIMULADO 14

AULO COM O PROFESSOR CARLINHOS DIA 24/11 - NO CURSO ADIO TAGUATINGA TEL: (61)3352.6355

2 palavras, 10 letras e 1 desejo. TOMAR POSSE!!! Eu acredito e quero te ajudar. Confie em voc

aprendizagem significativa. Acerca desta teoria, correto afirmar que, EXCETO: A) Partindo da premissa de que h uma idade certa para cada aprendizado, em que o desenvolvimento deve atingir uma etapa, para que a escola possa ensinar determinados conhecimentos. B) Para que haja desenvolvimento, imprescindvel ocorrer aprendizagem, pois esta precede o desenvolvimento. C) Com suas pesquisas, a proposta pedaggica sciohistrica requer compromisso com a construo de um sujeito pensante, que amplie suas capacidades intelectivas, a ponto de poder analisar o que o mundo, o que sente a seu respeito e o que pode realizar para sua transformao. D) O conceito postulado por Vygotsky, ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal), a distncia entre o nvel de desenvolvimento real, que se costuma determinar atravs da soluo independente de problemas e o nvel de desenvolvimento potencial determinado atravs da soluo de problemas sob a orientao de um adulto ou em colaborao com companheiros mais capazes. 43) Piaget e Vygotsky concebem a criana como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipteses sobre o seu ambiente. H, no entanto, grandes diferenas na maneira de conceber o processo de desenvolvimento da criana. Considerando o enunciado, no quadro a seguir, identifique a alternativa que se contrape: PIAGET VYGOTSKY A) Quanto aos fatores Quanto aos fatores internos e externos no internos e externos no desenvolvimento, desenvolvimento, privilegia o ambiente privilegia a maturao social. biolgica. B) Acredita que os A criana j nasce num conhecimentos so mundo social e, desde o elaborados nascimento, vai espontaneamente pela formando uma viso criana, de acordo com deste mundo atravs da o estgio de interao com os adultos desenvolvimento que se ou crianas mais encontra. experientes. C) A aprendizagem e o A aprendizagem desenvolvimento so subordina-se ao processos que se desenvolvimento e tem influenciam de maneira pouco impacto sobre ele. recproca.

E)

interdependentes desde o incio da vida e a sua aquisio pela criana, modifica suas funes mentais superiores. Reconhece que, ao se variar de ambiente, o desenvolvimento da criana tambm variar.

apenas uma das suas formas de expresso.

A cultura molda o psicolgico, determinando a maneira de pensar.

44) Sobre a gesto participativa na escola INCORRETO afirmar: A) Ser assegurada ampla participao dos profissionais da escola, da famlia dos alunos e da comunidade local na definio das orientaes imprimidas aos processos educativos e nas formas de implement-las. B) Na implementao de seu projeto poltico pedaggico, as escolas se articularo com as instituies formadoras com vistas a assegurar a formao continuada de seus profissionais. C) No projeto poltico pedaggico do ensino fundamental e no regimento escolar, o aluno, centro do planejamento curricular, ser considerado como sujeito que atribui sentido natureza e sociedade nas prticas sociais que vivencia, porm no tomar parte ativa na discusso e implementao de normas que regem as formas de relacionamento na escola. D) O trabalho educativo no ensino fundamental deve empenhar-se na promoo de uma cultura escolar acolhedora e respeitosa, que reconhea e valorize as experincias dos alunos atendendo as suas diferenas e necessidades especficas.

45) De acordo com as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental, o currculo do ensino fundamental pode ser entendido como: A) Um projeto capaz de assegurar a cada um e a todos o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura imprescindveis para o seu desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade. B) Constitudo pelas experincias escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relaes sociais, buscando articular vivncias e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes. C) O cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade, do enriquecimento das formas de D) Pensamento e O pensamento aparece expresso e do exerccio da criatividade, da valorizao linguagem so processos antes da linguagem, que das diferentes manifestaes culturais, especialmente a
Voc vai conseguir! Estude e VAMOS RUMO A APROVAO! Questes retiradas de Provas de Concursos SIMULADO 14

AULO COM O PROFESSOR CARLINHOS DIA 24/11 - NO CURSO ADIO TAGUATINGA TEL: (61)3352.6355

2 palavras, 10 letras e 1 desejo. TOMAR POSSE!!! Eu acredito e quero te ajudar. Confie em voc

da cultura brasileira, e da construo de identidades plurais e solidrias. D) Conjunto de prticas que buscam articular as experincias e os saberes das crianas com os conhecimentos que fazem parte do patrimnio cultural, artstico, ambiental, cientfico e tecnolgico, de modo a promover o desenvolvimento integral do aluno. 46) De acordo com o autor Philippe Perrenoud: O ofcio de professor est se transformando: trabalho em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralizao sobre os dispositivos e as situaes de aprendizagem Com base na afirmao acima, assinale a alternativa que NO corresponde ao trabalho em equipe na escola: A) Enfrentar e analisar em conjunto situaes complexas, prticas e problemas profissionais. B) Administrar crises ou conflitos interpessoais. C) Os professores realizarem seu planejamento de forma individual com base nos livros didticos, sendo opcional a consulta ao PPP da escola. D) O gestor escolar compartilhar decises de forma coletiva e modificar as relaes de poder, transformando-as em um organismo vivo e dinmico. 47) Hoje, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever, tem se mostrado como condio insuficiente s demandas contemporneas. O sujeito precisa ir alm do codificar e decodificar o sistema de escrita. preciso que ele faa o uso da leitura e da escrita no cotidiano e aproprie-se da funo social que reveste essas duas prticas. Dizemos, ento, que preciso: A) Letrar-se. B) Alfabetizar-se. C) Libertar-se. D) Atualizar-se. 48) O livro Psicognese da Lngua Escrita, escrito por Emilia Ferreiro com Ana Teberosky em 1979, um marco na rea, mostrando que as crianas no chegam a escola vazias, sem saber nada sobre a lngua. De acordo com a teoria, toda criana passa por quatro fases at que esteja alfabetizada, so elas: A) Silbica; pr-silbica; sinttica; silbico-fnico. B) Operatrio formal; pr-silbica; alfabtica; silbicoalfabtico. C) Pr-operatrio; garatuja; pr-silbica; alfabtica. D) Pr-silbica; silbica; silbico-alfabtica; alfabtica. Analise a escrita para responder s questes de nmeros 49 e 50. 49) Analisando a escrita, correto afirmar que a criana A) segmenta adequadamente as palavras. B) escreve ortograficamente. C) domina a escrita alfabtica. D) distingue diferentes escritas de um mesmo fonema. 50) O texto reproduzido pela criana pertence ao gnero A) cordel, cuja esfera social de circulao a escolar. B) quadrinha, cuja esfera social de circulao a literria. C) parlenda, cuja esfera social de circulao a cotidiana. D) trava-lngua, cuja esfera social de circulao a escolar.

GABARITO DAS QUESTES


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 C B B A C B C B D B 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 B A A B C C A C A A 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 A C A A B D D C D D 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 D D A B C B D A D B 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 D A B C B C A D C C

Espero que voc tenha acertado muitas questes!!! Que Deus te abenoe e te ajude nessa caminhada.

Voc vai conseguir! Estude e VAMOS RUMO A APROVAO! Questes retiradas de Provas de Concursos SIMULADO 14

AULO COM O PROFESSOR CARLINHOS DIA 24/11 - NO CURSO ADIO TAGUATINGA TEL: (61)3352.6355

S-ar putea să vă placă și