Sunteți pe pagina 1din 2

QUEM SABE FAZ A HORA, NO ESPERA ACONTECER

Pe. Jos BortoliniRoteiros Homilticos Anos A, B, C Festas e Solenidades Paulus, 2007


* LIO DA SRIE: LECIONRIO DOMINICAL * ANO: C TEMPO LITRGICO: 33 DOMINGO TEMPO COMUMCOR: VERDE

I. INTRODUO GERAL 1. O sol da justia j raiou no corao das comunidades crists que se renem para celebrar a f: Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa ressurreio. A Eucaristia tem sido para os cristos fonte de esperana e certeza de vitria. Deus fez justia, ressuscitando seu Filho Jesus. Celebrar esse acontecimento dar razo esperana que anima as lutas de todas as comunidades sofredoras, de todos os trabalhadores mal remunerados.
2. Na Eucaristia celebramos a resistncia de Jesus e dos cristos de todos os tempos. E medida que vamos celebrando nossas lutas, organizando-nos inteligentemente, desmontamos aquele tipo de sociedade que matou nosso Salvador e hoje oprime seus amigos e seguidores. 3. luz da palavra de Deus, aprendemos que nossos esforos no so inteis: permanecendo firmes que vocs iro ganhar a vida! medida que nos comprometemos com o projeto de Deus vamos tornando realidade a convico do poeta: Quem sabe faz a hora, no espera acontecer.

7. Os versculos em questo opem os arrogantes e malfeitores aos que temem o nome de Jav. Para estes nascer o sol da justia, trazendo salvao nas suas asas (v. 2a). a esperana de uma sociedade nova nascida do Deus da Aliana que caminha com os que lutam pela justia e liberdade. Ela j desponta no corao e nos gestos dos que resistem; toma corpo nas pequenas vitrias de cada comunidade; j arde e consome a palha que so os injustos, at consumi-los, sem deixar deles raiz ou ramo.

II. COMENTRIO DOS TEXTOS BBLICOS 1 leitura (Ml 4,1-2a): A impunidade vai acabar 4. Malaquias profeta do ps-exlio (sculo V a.C.). Voltando do cativeiro na Babilnia, o povo de Deus esperava viver tempos novos de justia e fraternidade, na linha daquilo que anunciaram os profetas exlicos. Mas a realidade encontrada repetia os esquemas opressores que levaram o povo de Deus perda da terra e da liberdade. As injustias se avolumaram outra vez. Havia opresso interna, por parte dos poderosos, e externa, por conta do imprio persa. Da a grande tentao dos que permaneciam fiis ao nome de Jav: Vamos fazer como os injustos, pois os que praticam a injustia prosperam, tentam a Deus e ficam impunes (3,15; cf. Sl 73,1-14).
5. Corrupo e impunidade deseducam o povo no que diz respeito justia, liberdade e fraternidade. E isso muito mais dramtico quando se tem a impresso de que Jav, o Deus libertador, no toma conhecimento dessas coisas. A surgem os defensores de um Deus tolerante, escondido sob os vus da misericrdia ou pacincia, porm a sensao dos sofredores de que Deus esteja sendo omisso ou conivente com a impunidade. 6. Malaquias cr que a tolerncia de Jav chegou ao fim. E por isso anuncia, na linha do profeta Ams, o Dia de Jav, dia em que a impunidade vai acabar e a justia triunfar. Ele compara o Dia de Jav como um fogo devorador (o dia que vem os abrasar), diante do qual os arrogantes e malfeitores sero como palha (v. 1a). O anncio do profeta tem o aval divino. Por isso que ele fala em nome de Jav dos exrcitos, que no deixar para os corruptos e opressores nem raiz nem ramagem (v. 1b). A impunidade vai acabar para sempre!

Evangelho (Lc 21,5-19): Quem sabe faz a hora, no espera acontecer 8. Lucas tem, ao escrever o evangelho e os Atos, um fio condutor que permeia as duas obras: trata-se da nova histria que Jesus inaugurou com os pobres e oprimidos (evangelho) e que continua na prxis dos primeiros cristos (Atos dos Apstolos). A nova histria no passa pelos poderosos deste mundo, que perseguem Jesus e seus discpulos. Em Lc 20 o Mestre enfrenta os que defendem o sistema injusto e esto procura de um pretexto para conden-lo. 9. No cap. 21 (vv. 5-36) o evangelista apresenta o fim desse sistema e a caminhada resistente dos que aderiram a Jesus para construir com ele histria e sociedade novas. Esses versculos foram chamados de discurso escatolgico. O autor escreve em estilo apocalptico, forma privilegiada, naquele tempo, para suscitar nimo e resistncia nos momentos em que os conflitos se tornam mais agudos. a. O fim do sistema injusto (vv. 5-6)
10. Quando Lucas escreveu o evangelho, Jerusalm e o Templo j haviam sido destrudos pelos romanos. Aquele sistema opressor instalado no Templo e sustentado pelo Sindrio que levou Jesus morte e perseguiu os primeiros cristos havia acabado. prprio da linguagem apocalptica tomar fatos passados e mostr-los como ainda no acontecidos, com a finalidade de animar a resistncia dos que so perseguidos diante de novos conflitos. Disso nasce uma constatao: a comunidade crist que, a exemplo do Mestre, ps o centro de ateno nos pobres e oprimidos, sobrevive quela catstrofe que se abateu sobre o suporte da sociedade injusta, ou seja, sobrevive destruio do Templo e de Jerusalm. Assim, a perspectiva futura fica aberta: cedo ou tarde todos os sistemas inquos viro abaixo. Resta saber at quando continuar a sucesso desses sistemas. b. O discernimento em tempos de tribulao (vv. 7-11) 11. Os ouvintes do Mestre querem saber quando os sistemas de morte vo deixar de existir, e qual vai ser o sinal de que essas coisas esto para acontecer (v. 7). Mas Jesus no veio satisfazer a curiosidade das pessoas. Ao quando ele responde com um convite ao discernimento: Cuidado para no enganarem a vocs, porque muitos viro em meu nome, dizendo: Sou eu!, e ainda: O tempo chegou! No sigam essa gente! (v. 8). O discernimento supe posicionamento diante das catstrofes descritas nos vv. 10-

11: em primeiro lugar, elas no so o fim do mundo; em segundo lugar, expressam o desejo latente nos povos por liberdade e vida: Um povo lutar contra outro povo, um pas atacar outro pas (v. 10). Alm disso, essa afirmao de Jesus quer mostrar que os sistemas baseados na fora e na intimidao acabaro se destruindo mutuamente. Em terceiro lugar, fazem nascer a esperana numa sociedade fraterna e justa. De fato, na linguagem apocalptica os abalos csmicos (terremotos etc.) no so anncio de catstrofes naturais. Pelo contrrio, so indicaes de que algo totalmente novo est sendo gestado na histria, e esse novo no tardar em se manifestar. c. A resistncia inteligente desmonta os sistemas de morte (vv. 12-19) 12. Antes que essas coisas aconteam, vocs sero presos e perseguidos; sero entregues aos tribunais dos judeus e postos na priso; sero levados diante de reis e governadores por causa do meu nome (v. 12). A resistncia inteligente dos discpulos de Jesus tem poder de desmontar os sistemas que geram opresso e morte. Escrevendo o evangelho, Lucas tem presente o que j aconteceu com as primeiras comunidades: os discpulos diante do Sindrio, a morte de Estvo e Tiago, a resistncia de Paulo etc. Esses acontecimentos, apesar de terem custado a vida de alguns, apontam para a nova sociedade que vai tomando corpo: e isto vos acontecer para que deis testemunho. (v. 13).
13.

pessoas viviam na ociosidade. Em primeiro lugar, a explicao tradicional: diante da possibilidade da vinda iminente do Senhor, alguns membros da comunidade optaram por abandonar suas atividades, vivendo cata de especulaes, incomodando a vida dos outros e comendo o po s custas dos irmos. A segunda probabilidade parte da constatao de que na sociedade grega o trabalho, sobretudo o manual, era tido como tarefa de escravos.
15. Diante disso, Paulo se apresenta como exemplo a ser imitado. Nessa cidade, trabalhou de dia para o prprio sustento, dedicando-se noite ao anncio do Evangelho: No temos vivido entre vocs na ociosidade. De ningum recebemos de graa o po que comemos. Pelo contrrio trabalhamos de noite e de dia, para no sermos pesados a ningum de vocs (vv. 7b-8). J anteriormente, por ocasio da fundao da comunidade, ele deixara essa norma: Quem no quer trabalhar, tambm no deve comer (v. 10b). E isso sabendo que ele poderia, a mando do Senhor (cf. Mt 10,10), viver s custas da comunidade (cf. tambm 1Co 9). 16. Para Paulo, que ordena aos ociosos uma ocupao para no viver dependendo dos outros, o trabalho se reveste de grande importncia para a paz social. Como em Tessalnica, hoje h quem viva de rendas, dividendos e benesses s custas da explorao da mo-de-obra barata, do trabalho escravo, dos salrios de fome etc. O assalariado brasileiro trabalha, mas no consegue ganhar o po. O excesso de trabalho lhe rouba o lazer e a possibilidade de convvio social estvel. Para que produza mais d-selhe um lanche, que depois descontado de outras formas E assim a pirmide cresce sempre mais na base, sustentando no topo os especuladores, investidores e atravessadores. Paulo afirmava que quem no trabalha tambm no deve comer, mas o povo retruca: Ns trabalhamos, mas no comemos, ou eu no tenho o que comer porque no tenho emprego, ou no quero comida, quero trabalho, e isso porque a ganncia dos poderosos, dentro e fora do pas, no tem medida.

A resistncia dos cristos tem de ser inteligente e cheia de esperana, pois Jesus est com eles, dando-lhes uma linguagem qual nenhum inimigo poder resistir ou rebater (v. 14). Isso faz lembrar a criatividade de nossos movimentos populares, que geram uma sociedade alternativa com seu modo de ser e de agir. Tem de ser, tambm, uma resistncia solidria na comunidade dos que tm f, a nova famlia de Jesus (cf. 8,21), pois os cristos correm o risco de ser entregues pelos familiares (v. 15). , ainda, uma resistncia realista, consciente de que todos vo odi-los e matar alguns de vocs (vv. 16-17). Tem de ser, finalmente, uma resistncia esperanosa, pois 17. Onde encontrar uma sada contra o roubo institucio permanecendo firmes que iremos ganhar a vida (v. 19). nalizado da mo-de-obra assalariada? hora de insistir na necessidade de trabalhar, ou na justa distribuio de 2 leitura (2Ts 3,7-12): O trabalho e a justia social renda? Para Paulo, o trabalho no era simples questo 14. 2Ts 3,7-12 um dos textos do Novo Testamento mais para ocupar as pessoas, e sim o modo de atingir aquele adequados reflexo em torno do tema trabalho e justia tipo de sociedade onde todos tm acesso aos bens da vida: social. O v. 11 nos informa que em Tessalnica h al- Quem roubava, no roube mais; ao contrrio, ocupe-se guns que vivem toa, muito ocupados em no fazer trabalhando com as prprias mos em algo til, e tenha nada. possvel encontrar os motivos pelos quais essas assim o que repartir com os pobres (Ef 4,28). III. PISTAS PARA REFLEXO 18. A impunidade vai acabar. A 1 leitura (Ml 4,1-2a) quer despertar nas comunidades o sentido da justia. Quais so os sinais que mostram que o sol da justia j despontou?
19.

Quem sabe faz a hora, no espera acontecer. O evangelho (Lc 21,5-19) convida a descobrir e valorizar a resistncia inteligente das comunidades enquanto forma de construir sociedade e histria novas.

20. O trabalho e a justia social. Paulo (2Ts 3,7-12) aponta pistas para o grave clamor da classe trabalhadora: Ns trabalhamos, mas no comemos, ou eu no tenho o que comer porque no tenho emprego, ou no quero comida, quero trabalho.

S-ar putea să vă placă și