Sunteți pe pagina 1din 9

DA PROPRIEDADE

TEORIAS: H 4 teorias sobre o direito de propriedade:

- TEORIA DA OCUPAO: Essa teoria afirma que o homem podem se considerar como dono de uma coisa que esteja sem dono e que ele se apropriou dela. -TEORIA DA LEI: Essa teoria afirma que o direito de propriedade surgiu com a criao das leis. -TEORIA DA ESPECIFICAO: Essa teoria afirma que a propriedade a recompensa do trabalho. -TEORIA DA NATUREZA HUMANA: Essa teoria afirma que a propriedade nasce junto com o homem, pois faz parte de sua natureza.

- O direito de propriedade aquele que uma s pessoa tem de usar, gozar e dispor de uma coisa, assim como tambm tem o direito de reav-la se uma outra pessoa a possuir injustamente ou det-la - art. 1228, CC. USAR consiste na faculdade de o dono servir-se da coisa e de utiliz-la da maneira que melhor entender, como por exemplo, morar na casa de sua propriedade. GOZAR OU USUFRUIR o poder de perceber os frutos naturais e civis da coisa e de aproveitar economicamente os seus produtos, como por exemplo, alugar a casa de sua propriedade. DISPOR o direito de dispor, de transferi-la, de alien-la a outrem a qualquer titulo, como por exemplo, vender a casa de sua propriedade ou mandar demolir. REAVER o direito de reivindic-la das mos de quem injustamente a possua ou detenha. Envolve a proteo da propriedade, que se perfaz pela ao reivindicatria, ou seja, o direito de ir buscar a coisa. - Poder ser titular de propriedade tanto a pessoa fsica como a pessoa jurdica. CARACTERSTICAS DA PROPRIEDADE:

ABSOLUTO: O direito sobre a propriedade absoluto, ou seja, o proprietrio tem direito de desfrutar dela como bem entender, mas isso no significa que seja sem limites, pois dever respeitar o ordenamento jurdico. - So limites da propriedade: o cumprimento de sua funo social, o respeito a sua exteno, EXCLUSIVO: Apenas uma pessoa poder ter o direito pleno sobre a coisa. PRPETUO: Existe at que um novo direito se estabelea sobre a propriedade, ou seja, o no uso desse direito no o extingue. ESPCIES:

PLENA: A propriedade ser plena quando reunir todos os elementos e faculdades constitutivas (usar, gozar, dispor e reaver) em uma nica pessoa. RESTRITA: Acontece quando o proprietrio se afasta de algum dos seus direitos, como por exemplo, quando ele aluga seu imvel. RESOLVEL: aquela que pode ser extinta, pois s se tornar plena depois de certo tempo ou certa condio, como por exemplo, no caso da retrovenda. - De acordo com o art. 1231, CC a propriedade ser plena e exclusivaat que se prove o contrrio. EXTENO DA PROPRIEDADE:

- O limite de uma propriedade mvel aquele delimitado por sua dimenso. - O limite de uma propriedade imvel na horizontal aquele delimitado pelo muro, cerca, ou elemento da natureza que serve como divisa, enquanto o limite vertical est ligado com a utilidade prtica, com o bom senso e com a razoabilidade, pois o dono de um terreno, por exemplo, no pode impedir que o metr passe por debaixo da sua terra, mas pode impedir que o vizinho construa uma garagem no seu subsolo - art. 1229, CC - O ar e o subsolo pertencem a Unio - art. 1230, CC DESCOBERTA:

- O descobridor no adquire a propriedade, pois a coisa encontrada no coisa de ningum nem muito menos coisa abandonada, logo no poder ficar com ela, mas deve ser recompensado pela descoberta - art. 1233, CC - Na coisa descoberta presume-se que o proprietrio est a sua procura. - Quando uma pessoa descobre uma coisa ela ter direito a uma recompensa de no mnimo 5% do valor da coisa e a restituio dos gastos que teve para conservar e transportar o bem, alm dos gastos desprendidos para encontrar o proprietrio, salvo se o dono preferir abandon-lo art. 1234, CC - Se o descobridor agir com dolodever responder pelos prejuzos causados ao proprietrio, sendo descontado de sua recompensa os valores correspondentes ao prejuzo - art. 1235, CC Por exemplo, encontrou um computador, sabendo do instituto do descobridor, tentou encontrar o verdadeiro dono, mas no conseguiu. Pensou em ficar com o objeto, e por isso o formatou, mas depois desconsiderou essa ideia e conseguiu encontrar o dono atravs das autoridades competentes. O dono verificou que seu computador foi formatado e ele perdeu um documento importante que s tinha aquela cpia. - O descobridor dever fazer de tudo para encontrar o verdadeiro dono do bem, mas caso no consiga acha-lo dever procurar as autoridades competentes e entregar a coisa - pargrafo nico do art. 1234, CC - As autoridades competentes, por sua vez, devero expedir editais e notcias na imprensa para tentar localizar o verdadeiro dono da coisa, mas s se o valor desta comportar isto, ou seja, se valer a pena economicamente falando - art. 1236, CC

- Se decorrer o prazo de 60 dias e o dono no for encontrado o bem dever ser vendido em hasta pblica. Dever ser descontado do valor pago pelo bem a recompensa do descobridor + suas despesas, e o restante ser entregue ao governo do Municpio em que ele foi encontrado - art. 1237, CC - Se a coisa descoberta for de pequena monta, o municpio no qual foi encontrado o objeto pode abandon-lo em favor do descobridor - pargrafo nico do art. 1237, CC. DA AQUISIO DA PROPRIEDADE IMVEL

- A aquisio poder se d por ato inter vivos ou por ato causa mortis, dependendo do pressuposto que levar a essa aquisio. 1. USUCAPIO: - Essa forma de aquisio da propriedade visa transformar uma situao de fato em uma situao de direito. - Pode ser adquirida por usucapio a propriedade mvel e imvel - art. 1241, CC - modo de aquisio da propriedade pela posse prolongada sob determinadas condies. - A usucapio exige posse prolongada com a vontade de ser dono. - Bens pblicos no so passveis de usucapio. - A pessoa que tem a inteno de adquirir imvel alheio atravs do usucapio dever permanecer nele como dono por 15 anos, e depois dever requerer ao juiz sentena que usar para fazer o registro da coisa - art. 1238, CC - Se o possuidor fizer do imvel a sua moradia habitual ou realizar obras ou servios de carter produtivo, o prazo ser reduzido para 10 anos - pargrafo nico do art. 1238, CC - So 3 espcies de usucapio: EXTRAORDINRIO: aquele previsto no art. 1238, CC que prever a posse com 15 anos, reduzidos para 10 anos no caso previsto no pargrafo nico do mesmo artigo. ORDINRIO: aquela que est prevista no art. 1242, CC e que tem como requisitos a posse contnua, exercida de forma mansa e pacfica pelo prazo de 10 (dez) anos, com justo ttulo e a boa f, reduzindo esse prazo pela metade se o imvel tiver sido adquirido de forma onerosa e nesse imvel o possuidor tenha instalado a sua residncia habitual ou tenha realizado investimento de interesse social e econmico. RURAL: aquele que acontece com 5 anos de posse de uma terra na zona rural com tamanho no superior a 50 hectares, que torna-a produtiva e faz dela sua moradia habitual, como prever o art. 1239, CC URBANA: a posse por 5 anos ininterruptos de imvel urbano no superior a 250m, utilizando-o como moradia sua ou de sua famlia, sendo vedada a posse de qualquer outro imvel - art. 1240, CC - Para que o usucapio rural seja vlido necessrio que o possuidor no possua nenhum outro imvel em seu nome, seja ele rural ou urbano.

- Para contar esses prazos o possuidor pode utilizar o tempo dos seus antecedentes, desde que seja ininterrupto - art. 1243, CC - No pode haver usucapio entre cnjuges que possuem matrimnio, entre ascendente e descendentes durante o ptrio poder, entre tutelados e curatelados entre tutores e curadores durante a tutela e curatela. - No poder haver usucapio contra incapazes, contra os ausentes do pas em servio pblico da unio, dos Estados, ou dos Municpios, contra os que se acharem servindo na armada e no exrcito nacionais, em tempo de guerra, pendendo condio suspensiva, no estando vencido o prazo, pendendo ao de evico. 2. REGISTRO DE TTULO: - A aquisio da propriedade imvel pelo registro do ttulo a transferncia entre vivos da propriedade mediante o registro do ttulo translativo no Registro de Imveis competente. - art. 1245, CC - Enquanto no se registrar o ttulo, que deve ser pblico, o alienante continua a ser havido como dono do imvel. - Se o teor do registro no exprimir a verdade ele poder ser alterado ou anulado - art. 1247, CC 3. ACESSO: - Acesso o aumento do volume ou do valor da coisa principal, em virtude de um elemento externo. - So5 tipos de acesso: ILHAS: as ilhas pertencem aos proprietrios ribeirinhos do limite. Se ficar no meio de ambos os lados, mas se ficar mais perto de uma das margens apenas do ribeirinho de um dos lados - art. 1249, CC ALUVIO: Pertencer, sem indenizao, aquilo que for depositado pelo rio na propriedade ribeirinha de maneira lenta e imperceptvel. - art. 1250, CC AVULSO: Trata-se de um deslocamento natural e violento de um pedao de terra que carregado pelo rio ou por outra fora natural de uma propriedade para outra. Essa propriedade s ser adquirida se o dono que recebeu indenizar o que perdeu, salvo se no perodo de 1 ano ningum se manifestar. SE o que recebeu se negar a indenizar, dever retirar a parte acrescida - art. 1251, CC LVEO ABANDONADO: Quando um rio seca ou muda de curso, a terra que era coberta por ele passa a pertencer at a metade dos proprietrios ribeirinhos das duas margens, e no ser indenizado aqueles proprietrios por onde as guas abrirem novo caminho, salvo se esse processo no acontecer de maneira natural - art. 1252, CC LVEO = terra coberta por gua DAS CONSTRUES E PLANTAES: Essas so acesses decorrentes da conduta humana. As construes e plantaes so consideradas acessrios do solo, logo presume-se que pertencem ao proprietrio do solo.

- Aquele que planta/constri em seu solo com material alheio se torna dono da plantao/construo, mas cria a obrigao de indenizar o outro, alm de poder responder por perdas e danos, se agir de m-f - art. 1254, CC - Aquele que plantar ou construir com seu material em terreno alheio, perde a produo/construo, mas recebe o direito a indenizao se fez com boa-f, salvo se essa plantao/construo exceder o valor do solo, pois nesse caso ele adquira a posse do terreno e dever indenizar o verdadeiro dono. - art. 1255, CC - Se ambos esto de m f o art. 1256 determina que o proprietrio adquira os acrscimos e pague o valor das acesses. - art. 1256, CC - Se a construo invadir parcialmente terreno alheio em proporo no superior a vigsima parte deste. O construtor de boa f passar a ter a propriedade da rea invadida, mediante indenizao pelo valor correspondente ao solo invadido. Se a rea ultrapassar 1/20 do terreno pagar tambm indenizao pela desvalorizao da rea remanescente. Se o construtor estava de m f, poder adquirir o domnio da parcela do solo invadido, se pagar em dcuplo as perdas e danos, proporcional a 1/20 daquele, desde que o valor da construo exceda ao dessa parte e no se possa demolir a poro invasora sem grave dano para a obra construda. art. 1258, CC - O construtor de boa f que invada propriedade alheia em poro superior a sua vigsima parte, adquire o domnio da parcela invadida, respondendo por perdas e danos nos quais esto computados o valor econmico do que foi construdo, a desvalorizao da rea remanescente e o valor de mercado da rea perdida. Se agiu de m f. O construtor obrigado a demolir a construo , pagando em dobro a indenizao das perdas e danos apurados. - art. 1259, CC 4. DIREITO HEREDITRIO: Acontece por meio de herana/legado. 5. ATO JUDICIAL: Acontece por meio de ao judicial, como por exemplo, no caso dos leiles. DA AQUISIO DA PROPRIEDADE MVEL: 1. USUCAPIO: Quando a pessoa possuir coisa mvel como sua, contnua e incontestadamente, durante trs anos, com justo ttulo e boa-f, passa a ter a propriedade da coisa, conforme determina o artigo 1260 do Cdigo Civil. Se a posse se prolongar por 5 anos, haver o usucapio independente da boa-f ou ttulo. 2. OCUPAO: Acontece quando uma pessoa toma para si coisa sem dono (coisa de ningum ou coisa abandonada) - art. 1263, CC 3. DO ACHADO DO TESOURO: Aquele que achar o tesouro casualmente ter direito a metade dele, ficando a outra metade para o verdadeiro dono, salvo se este for encontrado por ordens do verdadeiro dono, ai nesse caso no ser dividido com ningum.

4. TRADIO: Trata-se da entrega da coisa.

5. ESPECIFICAO: Acontece quando uma pessoa descobre coisa nova, mas esta s ser sua se a matria prima for de sua posse ou no houver como voltar a forma anterior. Se toda a matria prima for alheia e no houver como voltar a forma anterior, a posse ser do especificador se ele tiver agido de boa-f. Quando a coisa exceder consideravelmente o valor da matria prima, ainda que de m-f, a propriedade pertencer ao especificador, que dever indenizar o valor da matria prima e pagar eventuais perdas e danos.

6. CONFUSO: Acontece quando h a mistura de lquidos pertencentes a donos diferentes que no podem mais ser separados, logo, ser considerado o lquido mais valioso. 7. COMISTO: Trata-se da mistura de slidos que no podem mais ser separados, prevalecendo o mais valioso. 8. ADJUNO: a superposio, sem que haja a mistura. - Nos casos da confuso, comisto e da adjuno cada proprietrio ter direito a uma parte equivalente ao que tinha antes. - Quando uma das coisas puder ser considerada principal em relao a outra, a propriedade da espcie nova ser atribuda ao dono da coisa principal, tendo este a obrigao de indenizar os outros. - Estas disposies vigem na presuno da boa-f das partes. Se a confuso, a comisto ou a adjuno se derem devido a m-f de uma das partes, pode a outra escolher entre guardar o todo, pagando a poro que no for sua, ou ento renunciar a parte que lhe pertence, mediante indenizao completa. PERDA DA PROPRIEDADE:

- A perda da propriedade pode acontecer de maneira voluntria ou involuntria. No Cdigo Civil de 2002, perde-se a propriedade voluntariamente por alienao, abandono e renncia (artigo 1275, I, II e III do CC) e, perde-se a propriedade involuntariamente, pelo perecimento e pela desapropriao (artigo 1275, IV e V, do CC). ALIENAO: Trata-se de uma extino subjetiva do domnio, pois o proprietrio, por vontade prpria, transmite a outrem o seu direito sobre a coisa, ou seja, a transmisso do direito de patrimnio a outro. Essa transmisso pode ser a ttulo gratuito (doao) ou oneroso (compra e venda). Aqui de um lado h a perda do patrimnio, enquanto do outro h a aquisio deste. RENNCIA: Acontece quando o dono abandona a coisa sem transmiti-la para outra pessoa. um ato unilateral que deve ser expresso, sendo que quando for para bens imveis essa renncia dever ser registrada no cartrio de bens imveis. ABANDONO: quando o dono se desfaz da coisa por qu no quer mais ser seu dono. Para ser considerado o abandono no necessrio um ato expresso, mas sim atitudes que comprovem o abandono.

- O art.1276, CC afirma que o imvel abandonado que assim permanecer por trs anos, se localizado na zona urbana passar a pertencer ao Municpio ou Distrito Federal, e se localizado na zona rural pertencer Unio. DOS DIREITOS DE VIZINHANA:Trata-se de um conjunto de normas que tm por fim harmonizar os conflitos de concorrncia entre proprietrios e vizinhos, respeitando o convvio social.

- USO ANORMAL DA PROPRIEDADE: Trata-se do dano causado a um vizinho pelo uso de um direito, ou seja, quando o proprietrio incomoda seu vizinho por estar fazer uso de um direito de maneira exagerada, como por exemplo, d uma festa muito barulhenta durante a madrugada. Se tal interferncia for causada em nome do interesse pblico, o proprietrio dever pagar uma indenizao a seu vizinho, como prever o art. 1278, CC. OBS: Para que o vizinho possa reclamar do incomodo ele ter que ter observado se aquilo j estava l antes dele chegar, por exemplo, uma academia em cima de um escritrio de advocacia: quem chegou primeiro? O dono do escritrio s poder reclamar se academia no estava l quando ele instalou seu estabelecimento. - RVORES LIMTROFES: rvores limtrofes so aqueles que esto justamente na linha de diviso das propriedades, logo, o CC, em seu art. 1282, afirma que ela pertencer a ambos os donos. Tambm um conflito das rvores limtrofes a questo das razes e ramos que ultrapassam o limite da propriedade e invade a casa do vizinho, podendo nesse caso serem cortados pelo proprietrio do terreno invadido at o plano vertical divisrio (art. 1283, CC). Outro ponto esta relacionado com os frutos caem na propriedade vizinha, pois estes pertenceram ao dono do solo se o terreno for particular, mas se for pblico ai pertence ao dono da rvore - art. 1284, CC. - PASSAGEM FORADA: A passagem forada acontece quando a propriedade encravada naturalmente, ou seja, quando a propriedade no tem acesso a rua e precisa exigir do vizinho que d passagem, e para isso pagar para ele uma indenizao. O vizinho que ser constrangido a prestar a passagem aquele em que o acesso ser mais fcil, e uma vez a passagem sendo criada no poder deixar de existir, mesmo a propriedade vizinha mudando de dono. A nica hiptese da passagem no existir mais se as circunstncias que caracterizam o encravamento deixarem de existir. -PASSAGEM DE CABOS E TUBULAES: O proprietrio obrigado a tolerar a passagem, atravs de seu imvel, de cabos, tubulaes e outros condutos subterrneos de utilidade pblica, em proveito de proprietrios vizinhos, quando de outro modo for impossvel ou excessivamente onerosa. O proprietrio prejudicado dever ser indenizado, e quem dever pagar pelas obras de segurana a construtora, no o proprietrio. - GUAS: So 5 situaes: o dono do prdio inferior tem a obrigao de receber as guas que corre naturalmente do prdio superior, que so as da chuva e as que brotam do solo, enquanto as imprprias devem ser evitadas, pois o vizinho de cima dever indenizar o de baixo por eventuais prejuzos; se a gua levada artificialmente para o prdio superior escorrer para o inferior o dono deste poder reclamar uma indenizao ou que haja o desvio dessa gua; se o terreno superior for dono de nascente ou gua fluvial, se satisfeito as suas necessidades, no poder impedir o uso destas pelos vizinhos dos terrenos de baixo; o proprietrio poder canalizar em proveito agrcola ou industrial, as guas a que tem direito, mediante prvia indenizao.

- DOS LIMITES ENTRE PRDIOS E DO DIREITO DE TAPAGEM: O proprietrio tem o direito a construir o muro que limite sua propriedade, e de exigir do seu vizinho que colabore com essa obra - art. 1297, CC. - DO DIREITO DE CONSTRUIR:o proprietrio em seu terreno poder construir o que bem entender, mas dever respeitar o direito dos vizinhos e aquilo que as normas locais regulamentarem, pois ele no poder despejar gua diretamente no prdio vizinho, no poder construir janela, varanda, terrao a menos de 1,5m do terreno vizinho,tendo o vizinho o prazo de ano e dia para pedir que a obra seja desfeita. OBS: a distncia mnima na zona rural de 3 metros. DO CONDOMNIO EM GERAL:

- O condomnio ocorre quando o mesmo bem pertence a mais de uma pessoa, cabendo a cada uma delas igual direito, idealmente, sobre o todo e cada uma de suas partes. - O condomnio geral aquele que surge por qu cada condmino participou em partes iguais ($$) para adquirir o bem. 1. CONDOMNIO VOLUNTRIO: O condomnio voluntrio aquele resultante da vontade das partes, o qual nasce de um negcio jurdico onde duas ou mais pessoas adquirem ou colocam um bem em comum para deles usarem e gozarem. - A parte de cada condmino definida por eles mesmos, mas no silncio ser considerado como dividido em partes iguais. - O condmino s poder alhear com autorizao dos demais. - Um condmino no pode alterar, de modo algum, a destinao da coisa, sem a anuncia dos demais condminos, logo, ele dever utilizar a coisa conforme sua destinao. - O condmino pode reivindicar a coisa de terceiro, mas nunca de outro condmino. - Quando um condmino resolve alienar a sua parte no condomnio ele deve oferecer primeiro aos outros condminos (instituto da preferncia ou da perempo).Se vender para terceiro e no oferecer para os demais condminos, qualquer destes pode depositar, nos primeiros 180 dias, o valor pactuado, e o negcio desfeito. - O condmino pode gravar com nus real a sua quota-parte, ou seja, pode da sua parte em penhora, por exemplo. - Cada condmino contribui para a conservao da coisa proporcionalmente a parte que tem dela. - Se o condmino no quiser pagar as despesas do condomnio ele estar renunciando a sua parte, cabendo aos outros administr-la, mas se ningum pagar o condomnio extinto. - Os condminos respondem pelos danos e tambm pelos frutos que percebe da coisa.

- As dvidas contradas por todos os condminos juntos faz com que cada um se obrigue com sua parte do condomnio. Enquanto, as dividas feitas por um em benefcio de todos, obrigam o que as gerou, mas depois pode ser cobrada dos demais. - O condomnio, se foi constitudo por causa mortis, no pode subsistir por mais de cinco anos. - Se a coisa for indivisa e ningum quiser abrir mo em nome de um condmino, sendo indenizado, ela deve ser vendida e repartida, dando prioridade aos prprios condminos, dando preferncia entre eles quele que tiver feito a benfeitoria mais valiosa, no a tendo ao que tiver o maior quinho. - ADMINISTRAO DO CONDOMINIO: O administrador poder ser um estranho ao condomnio ou aquele condmino escolhido por maioria dos votos proporcionais as quotas; O condmino que administrar sem oposio dos outros presume-se representante comum.

2. CONDOMNIO NECESSRIO: O condomnio necessrio surge pelo estado de indiviso da coisa. Deriva de uma ordem judicial

S-ar putea să vă placă și