Sunteți pe pagina 1din 7

O signo como operador intensivo. Um olhar sobre a instalao artstica AirCity Research.

Adeline Gabriela Silva Gil (UNICAMP)


RESUMO

Hermes Renato Hildebrand (UNICAMP)

A instalao artstica AirCity Research, ocorrida no evento Internacional de Arte arte#ocupaSM em 2012, explorou possibilidades de interao e elaborao de narrativas nos espaos de interveno fsico e digital, envolvendo mdias locativas que atualizavam imagens, videos e sons relacionados ao patrimnio histrico da Vila Belga, em Santa Maria, RS, Brasil. O evento arte#ocupaSM consiste na ocupao desse patrimnio histrico e na apropriao do patrimnio cultural por mais de 40 artistas de diversos pases por 5 dias. Partindo de uma introduo teoria dos signos no pensamento de Gilles Deleuze, a instalao AirCity Research vista no contexto da ocupao enquanto potncia biopoltica, como vetor de processos de desterritorializao e de produo de realidade.
Palavras-chave

AirCity Research, teoria desterritorializao, virtual.

dos

signos,

interao,

Permission to make digital or hard copies of all or part of this work for personal or classroom use is granted without fee provided that copies are not made or distributed for profit or commercial advantage and that copies bear this notice and the full citation on the first page. To copy otherwise, or republish, to post on servers or to redistribute to lists, requires prior specific permission and/or a fee. CHI 2009, April 49, 2009, Boston, Massachusetts, USA. Copyright 2009 ACM 978-1-60558-246-7/09/04...$5.00.

INTRODUO

A instalao artstica AirCity Research (HILDEBRAND; OLIVEIRA; FOGLIA, 2012), que ser analisada mais adiante no presente trabalho1, explorou possibilidades de interao que revelaram potenciais do signo de disparar processos de desterritorializao e uma quebra do sistema de referncias dos usurios. Do mesmo modo, revelou seu potencial biopoltico, convocando a participao do usurio na produo do real. Vejamos como o signo concebido no pensamento de Gilles Deleuze para um posterior olhar sobre essa instalao e sobre as interaes possibilitadas. A teoria dos signos no pensamento do filsofo Gilles Deleuze no aparece de forma sistematizada, como uma teoria a ser aplicada. Para apreender como o signo concebido em sua teoria prtica, em parceria com diversos autores, como o filsofo Felix Guattari, preciso percorrer toda sua obra realizando uma espcie de mapeamento sensvel. No se pretende, no presente trabalho, esgotar as possibilidades dessa teoria, muito pelo contrrio: o intuito avanar no entendimento dessa teoria, desse pensamento, que coloca o signo como uma articulao de foras que, por sua vez, pode manter o mesmo ou estimular a criao. Sua teoria prtica, pois implica uma transformao em nossa forma habitual de apreender a realidade. Para Deleuze, inspirado pelas teorias de Bergson, Espinosa, Nietzsche, entre outros, apreender o real para alm dos contornos de nossa percepo habitual condio para que o homem se aproprie de sua liberdade criadora (NASCIMENTO, 2012, p. 88). Para Nascimento (2012), em sua investigao acerca dessa teoria dos signos, pensar o signo implica se perguntar pelas estratgias de abertura do pensamento potncia dos afectos (modos de sentir diferentemente) e perceptos (modos de perceber diferentemente). No encontro entre nossas subjetividades e as realidades que as afetam, h um fenmeno que intensifica nossa sensibilidade. Essa intensificao que o signo provoca o elemento capaz de perturbar a direo de nosso pensar: fora o pensamento a pensar o seu fora radicalmente, diferenciar-se de si mesmo. Nos encontros entre usurios e as diversas produes em arte interativa, a intensidade que caracteriza o signo tem uma relao fundamental com a ideia de fora. Em um certo campo marcado pelo predomnio de certas foras e pela subjugao de outras, somos abertos pelo signo potncia das foras ativas criadoras (ibid., p. 128). O signo o que, no dado, no est imediatamente dado, mas insiste no dado, na superfcie das coisas e estados de coisas,

disparando um devir das relaes no qual experimentamos a variao de nossa potncia de existir; a multiplicidade dessas variaes por que passamos efetuam, de modo imanente, um outro tipo de multiplicidade, virtual, que tem efeitos polticos (e ticos e estticos), uma vez que torna contempornea a emergncia de movimentos criativos ligados experincia de desterritorializao das formas dadas (ibid., p. 204-5, grifo nosso).

Um espao marcado por signos pode desencadear uma linha de fuga, definida por descodificao e desterritorializao, ou, em um s termo, virtualiza-se; ao mesmo tempo, traduz ou atualiza potncias do virtual: diferencia-se. Nesse sentido, o virtual no se coloca como o oposto do real, pois trata-se de uma outra forma de realidade. Com o conceito de virtual busca-se ultrapassar a mera constatao das coordenadas espao-temporais dos seres e acontecimentos em geral, a mera relao de causa e efeito entre eles e sua totalidade objetiva (ibid., p. 86-7). Esse pensamento nos permitiria ir alm das determinaces atuais das coisas e estados de coisas, de modo a intervir criativamente na produo da realidade.
SIGNOS ESCALARES E SIGNOS VETORIAIS

Como j mencionado na introduo, a teoria dos signos no pensamento de Deleuze aparece em diversas obras, mas em: Espinosa, filosofia prtica (DELEUZE, 2002), que Deleuze aborda com maior complexidade pelo menos dois tipos de signos. Vejamos: Signos escalares so como o efeito da afeco de um corpo sobre outro. O que define um corpo a relao entre foras dominantes e foras dominadas. Toda relao de foras constitui um corpo: qumico, biolgico, social, poltico, etc. Esse tipo de signo diz mais respeito ao estado do nosso corpo no momento da afeco do que s relaes reais de foras em jogo. Um exemplo citado pelo autor (com base em Espinosa) de como podemos ter uma percepo equivocada do sol quando somos afetados por ele. Com base nas composies de cada novo estado de nosso corpo, temos a percepo de que o sol est a tantos metros de altura, que possui determinadas dimenses e determinada temperatura, mas essa percepo nos d informaes imprecisas sobre o corpo afetante. J os signos vetoriais so a prpria variao, um tipo de signo que envolve a variao de estados pelos quais passamos (aumento ou diminuio de potncia). O conceito de potncia entendido como a contemporaneidade de um jogo de foras atuantes que nos afetam e nos foram a pensar (NASCIMENTO, 2012, p. 84). Nesse sentido, como elemento de um encontro intensivo, estando relacionado a um aumento ou diminuio de potncia, o signo pode ser entendido como uma potncia biopoltica, uma vez que impulsiona nossas faculdades a irem alm de seus limites habituais, ou seja, alm do mero reconhecimento de formas dadas.

Nos itens: Um olhar sobre a instalao artstica AirCity Research e Imagem-tempo e imagem-movimento.

SIGNO COMO POTNCIA BIOPOLTICA

Para Nascimento (2012),


a representao, que define nossa conscincia do real, sempre uma projeo reativa, no sentido de que ela diz respeito relao entre foras de conservao e os valores dominantes j em curso num grupo (ibid., p. 128).

Em Francis Bacon: lgica da sensao (DELEUZE, 2007), alguns aspectos do signo na teoria de Deleuze so revelados. Para o filsofo, nas pinturas de Bacon, a forma pintada sintoma de foras. corpo, no como representao de um objeto, mas enquanto vivido como experimentando determinada sensao (ibid., p. 43). Nas anlises que o autor faz de diversas obras de Bacon, a noo de Figura deslocada de sua funo de remeter a um objeto ou a uma histria. Em outros termos: enquanto a figurao (ou o figurativo) a representao de um objeto, a Figura (ou o figural) remete sensao, afirma sua inteno de romper com o figurativo (ibid., p. 45). Essa ruptura entre o figurativo e o figural poder se dar na forma de diversos recursos nas obras de Bacon: em direo a uma forma pura, por abstrao; ou em direo a um puro figural, por extrao ou isolamento (DELEUZE, 2007, p. 12). No caso dos trpticos, que j sugerem uma narrativa, uma histria a ser contada, como liberar a Figura, ou seja, como fazer a Figura romper com o figurativo? Deleuze identifica diversos procedimentos que vo nessa direo, como: o isolamento da figura (j citado), o acoplamento de figuras (conforme o caso), o procedimento de limpeza local, o trao assignificante, as grandes superfcies planas (que tm uma funo estruturante, espacializante), entre muitos outros. O ritmo presente em uma imagem tambm uma potncia capaz de pr em relao diferentes nveis ou limiares de sensao. Entre uma cor, um gosto, um toque, um odor, um barulho, um peso, haveria uma comunicao existencial que constituiria o momento ptico (no representativo) da sensao (ibid., p. 49, grifo do autor). Cada artista poder traar esse outro tipo de relao entre Figuras das mais variadas formas, o que Bacon reconhece modestamente que ainda a tarefa da pintura por vir (ibid., p. 13). No prximo tpico, a instalao artstica AirCity Research, no contexto da Vila Belga, vista como uma articulao de signos que, por meio de seus diferentes modos de interagir, ultrapassa a noo de representao, em direo de produo direta do real.
UM OLHAR SOBRE A INSTALAO ARTSTICA: AIRCITY RESEARCH

J a resistncia ao lugar-comum no apenas na exterioridade do mundo que nos assedia das maneiras mais reducionistas, mas em ns mesmos, em nossa prpria tendncia habitualidade dos valores em curso (ibid., p. 150), implica ir alm de uma definio do signo por uma significao que ele carregaria, abrindo possibilidades de uma participao ativa no jogo de foras em questo (o que difere de uma interpretao). Vejamos o exemplo das obras de Van Gogh: os campos de trigo, os girassis, a noite estrelada. Van Gogh no estava representando tais corpos em seus estados, mas captando foras e expressando-as em sua transformao. Uma tal anlise, que vai alm da identidade formal das aes, requer uma estratgia ou seleo prpria s relaes que se instauram nos corpos e entre os corpos (ibid., p. 82). Nesse momento, importante ressaltar dois aspectos do signo: o signo o que se passa em um sistema dotado de dissimetria,
o que fulgura no intervalo, qual uma comunicao que se estabelece entre os disparates. O signo um efeito, mas o efeito tem dois aspectos: um pelo qual, enquanto signo, ele exprime a dissimetria produtora; o outro, pelo qual ele tende a anul-la (DELEUZE, 1988, p. 50, grifo nosso.).

A disparao como ao intensiva afirmadora da diferena chamada por Deleuze de dspar. O dspar pode ser entendido como intensidade ou dissimetria produtora, o que se ope identidade da representao. A ideia de dspar pode ser apreendida como uma diferena que pe em relao sries heterogneas ou disparatadas (ibid., p. 200), que coexistem no Virtual, e que vo se diferenciando medida em que passam ao ato (ao atual). Dependendo da maneira com que o signo trabalhado, ele se torna muito mais que um enunciado ou palavra de ordem (DELEUZE; GUATTARI, 1995). Um signo que faz ato capaz de fazer vibrar na superfcie das transformaes corporais os devires incorpreos. (NASCIMENTO, 2012, p. 175). Nesse contexto, o conceito de imagem se desvia de sua funo representacional, como a reposio simblica de algo ausente, para se tornar ela mesma efeito ou produo direta do real.
O FIGURATIVO E O FIGURAL

A instalao AirCity Research foi desenvolvida por pesquisadores espanhis e brasileiros e utiliza a rede de internet tradicional, no entanto, opera atravs de sistemas computacionais e de rede open source (HILDEBRAND; OLIVEIRA; FOGLIA, 2012).

Na cidade de Santa Maria, RS, Brasil, a Vila Belga foi construda de 1901 a 1903 para ser moradia dos funcionrios da Companhia Frrea, e est em desuso desde 1997. O evento Internacional de Arte arte#ocupaSM consiste na ocupao da Vila Belga por artistas de diversos pases durante 5 dias e realizado anualmente, estabelecendo relaes entre as produes artsticas, bem como encontros e experincias transformadoras que provocam ressonncias no campo social, poltico e tecnolgico. Por meio das prticas artsticas colaborativas, o foco na preservao do patrimnio cultural local. A instalao possibilitou a interao do usurio com os registros realizados pela equipe de artistas, registros na forma de entrevistas com moradores, captao de sons, imagens e outras informaes relacionadas ao patrimnio histrico da Vila Belga. As possibilidades narrativas eram montadas na tela do dispositivo mvel do visitante por meio do deslocamento do usurio no espao fsico da estao de trem da Vila Belga. J a rea identificada na figura a seguir como LESTE, disparava sons registrados na Espanha, em tempo real, onde foi desenvolvida a plataforma computacional MobilityLab2 que possibilitou a realizao da instalao. No fazia parte da potica da obra que o usurio visualizasse o mapeamento dos pontos ou reas que continham os registros (representados na imagem a seguir pelas esferas e cubos menores): o usurio deveria ativ-los por meio do percurso, de modo que cada percurso desencadeava uma narrativa diferente e imprevisvel. Porm, a equipe de artistas percebeu que os usurios sentiam falta de uma representao espacial do mapeamento, talvez por ser uma proposta de interao no habitual para a maioria dos visitantes. Em um dado momento, a equipe de artistas experimentou projetar o mapeamento em uma das paredes do prdio da administrao da ferrovia. Se, por um lado, a visualizao do mapa facilitou a busca das localizaes por parte dos usurios, por outro lado o potencial de descobertas por meio da interao era reduzido. A observao das aes dos usurios serviu de feedback para o avano da pesquisa mais ampla que envolve o AirCity Research e a plataforma MobilityLab.

Figura 1. Projeo do mapeamento da sala (wireframe) em uma das paredes do prdio da administrao da ferrovia.

A ativao de registros (imagens, sons e textos na linguagem digital) por meio da ao do usurio no espao fsico, cria fluxos de imagens que se tornam cortes mveis, pois elas so determinadas em funo de um todo movente que, por sua vez, efetua-se nelas (NASCIMENTO, 2012, p. 196). Com uma concepo da montagem como a formao de uma territorialidade vibrante, que opera uma desterritorializao e uma reterritorializao de linguagens, como veremos a seguir, fica mais clara uma certa noo de unidade nessa teoria dos signos (que no deve ser confundida com uma totalidade). Em seus estudos sobre cinema, Deleuze desenvolve os conceitos de imagem-movimento e imagem-tempo, que sero abordados a seguir para uma melhor compreenso da instalao, com suas possibilidades interativas e narrativas como vetores de processos de desterritorializao e de produo de realidade.

Ver: http://www.mobilitylab.net/. Acesso em 25 jul. 2013.

IMAGEM-TEMPO E IMAGEM-MOVIMENTO

Em Imagem-movimento (1985) e Imagem-tempo (1990), Deleuze expe dois regimes sgnicos que mantm diferentes relaes com o devir intensivo das foras, ou acontecimento. Nessa teoria, corpo, signo, afectos e seus devires se ligam, fazendo com que a imagem seja experimentada como signo ou complexidade intensiva, experincia desterritorializante e reterritorializadora (NASCIMENTO, 2012, p. 153).
A imagem como potncia e movimento, torna-se uma imagem que deixa de (!) estar numa relao de exterioridade com um sujeito-espectador, para se tornar ela mesma realidade imanente, em conexo com outras imagens e em devir com elas (ibid., p. 191).

Em Imagem-movimento, a imagem expressa certa relao entre as imagens, bem como relaes destas com o todo do filme. A dinmica de tais relaes remete indiretamente ao tempo: so representaes do tempo, como por exemplo as aes e reaes dos personagens, a narrativa audiovisual se desenrolando no decorrer do tempo. Em Imagem-tempo, a imagem opera um circuito que nos conduz do atual ao virtual e vice-versa. J no se trata de um tempo linear. Ela provoca uma quebra da reao (resposta ou ao), uma desarticulao do esquema sensrio motor, nos convocando a participar no devir de foras, favorecendo ou desfavorecendo o processo de inveno. Nos dois casos, o tempo implica um devir de foras, e nesse sentido que esses dois regimes sgnicos se ligam. Porm, em Imagem-tempo, o tempo a prpria relao entre as imagens, produo de realidade. Nesse regime, as imagens se prolongam circularmente, conforme o desdobramento multidirecional de novas imagens e o todo devm o prprio fora ou o impensado do pensamento (ibid., p. 200). No caso das possibilidades narrativas da instalao AirCity Research, na qual a montagem acontecia na tela do dispositivo mvel do usurio por meio de uma explorao do espao fsico da vila, assim como no caso das possibilidades interativas dessa instalao no contexto da ocupao, podemos entend-la como um processo ou experincia desterritorializante e reterritorializadora, que convoca o usurio a participar na produo do real. Mais uma vez, fica evidente a potncia biopoltica de uma instalao como essa que ora abordamos, uma vez que nossa participao na produo da realidade condio para a conservao das foras dominantes, ou para a emergncia do novo.

Vejamos como o plano cinematogrfico torna-se tambm um plano de imanncia, ou seja, plano no mais de simples incidncia de conceitos j dados, mas de emergncia de novos (ibid., p. 192). Para isso, vamos definir brevemente alguns conceitos relacionados tcnica no cinema, como: enquadramento, decupagem e montagem. O enquadramento acontece na fase de captao das imagens, geralmente feito com base em um storyboard que, por sua vez, feito a partir de um roteiro inicial. Ou seja, o enquadramento projetado pela equipe de profissionais, sendo assim, j produo de linguagem. A decupagem do roteiro envolve marcaes dos atores, colocao da cmera, planejamento dos ngulos, de forma a constituir planos. J a tcnica de montagem realizada na fase de ps produo, na qual ocorre a edio do filme. Para Deleuze, a decupagem ou constituio de planos tem uma dupla face que, ao mesmo tempo em que provoca mudanas relativas na composio (formando um territrio), faz com que quadros e planos se relacionem com mudanas absolutas (operando uma desterritorializao) de um todo qualitativo, o todo do filme:
Enquadramento e decupagem constituem fluxos de imagens que, ligadas a mudanas qualitativas, so signos. Tais signos esto numa relao decisiva com uma outra ao, que opera uma reterritorializao dos elementos formadores da imagem, a saber, a montagem (NASCIMENTO, 2012, p. 195. grifo nosso.).

Sendo assim, a partir da desterritorializao dos planos, o procedimento de montagem capaz de operar uma reterritorializao de elementos. No caso de AirCity Research, uma espcie de montagem se dava de modo diferente para cada usurio, de acordo com seu deslocamento no espao. Examinemos brevemente cada um dos dois regimes sgnicos (imagem-movimento e imagem-tempo) para compreender como eles se ligam.

SIGNO COMO OPERADOR PRTICO ENTRE DIFERENTES REGIMES DE MULTIPLICIDADES QUE DEFINEM O REAL

CONSIDERAES FINAIS: A PASSAGEM

Para Nascimento (2012), Deleuze pensa o signo a partir de diferentes naturezas de linhas temporais, dinamizadoras de dois tipos de multiplicidade: as multiplicidades de funo (extensas, que definem o atual); e as multiplicidades de fuso (qualitativas ou de durao, que definem o virtual). Esses dois tipos de multiplicidade coexistem, insistem na superfcie vibrtil das coisas e estados de coisas:
O movimento intrnseco das multiplicidades virtuais no cessa de constituir-se como uma sutil indeterminao entre presena-ausncia que insiste na superfcie das imagens dos seres, de certos pensamentos, de certas palavras numa frase, num trecho musical, que agita, enfim, partes das multiplicidades atuais, tornando-as quantidades intensivas (NASCIMENTO, 2012, p. 100, grifo nosso).

As experimentaes no campo das artes interativas, como exemplificamos aqui, permitem atingir uma subjetividade no-psicolgica, da ordem da sensao, dos afectos; diferente da psicolgica, que relativa inteligncia e percepo, associadas vontade ou ao sentimento de um eu. Uma produo afetiva quebra os sentimentos de um eu que se reconhece e reconhece o mundo sob uma forma, e o faz criar novas formas.
Que passagem esta, pois, que constitui a intuio como um salto no Ser? Que viragem esta que vem antes da inteligncia, comandando-a, e nos lana para alm das determinaes atuais do estado de coisas? Deleuze encontra em Bergson a seguinte resposta: a emoo. a emoo que fora a inteligncia a desenvolver-se como intuio, ou seja, como mtodo de criao de verdadeiros problemas e de reencontro das diferenas de natureza e da dimenso temporal deles. (NASCIMENTO, 2012, p. 115-6)

O signo a presena, nos mistos que nos so dados, das foras do fora que, mesmo no estando imediatamente dadas, afetam nossa sensibilidade, nos forando a desterritorializar um determinado conjunto de certezas e a criar novos territrios, ainda que esses novos territrios criados no sejam definitivos (pois guardam em si um potencial de abertura para novas desterritorializaes). Uma importante caracterstica do signo a de fazer sensvel, no pensamento, no a coisa em si, mas a exterioridade que a constitui enquanto fenmeno (ibid., p. 127). A questo da exterioridade evidencia a incompletude, a no totalidade do signo, ou ainda, do dado. O signo opera uma passagem entre atual e virtual, como um curto-circuito, a partir da nossa experincia. Para isso acontecer, ou seja, para que um encontro provoque essa abertura de nossa percepo sua prpria virtualidade, existe uma violncia, que nos arranca de uma certa zona de conforto: o pensamento arrombado por signos (ibid., p. 93), que colocam em xeque a coerncia do pensamento que vigorava at ento, em direo a uma outra coerncia. Para Deleuze: violncia do representado (o sensacional, o clich) ope-se a violncia da sensao, que se identifica com sua ao direta sobre o sistema nervoso, os nveis pelos quais ela passa e os domnios que atravessa () (DELEUZE, 2007, p. 46). preciso salientar que no a conscincia que dirige essa travessia, mas as multiplicidades dos mistos elas mesmas os signos , que passam em ns (NASCIMENTO, 2012, p. 102). Em outras palavras: o que se ativa no a boavontade da conscincia, mas a potncia impessoal e prindividual do pensar (ibid., p. 120). Para Deleuze (2006), inspirado nos esticos e tambm nos estudos de Gilbert Simondon, indivduo e meio constituem-se mutuamente. Nos encontros intensivos, so disparadas transformaes atravs das quais as formas - no mais identificadas em categorias de sujeito ou objeto - so modificadas a partir de seu nvel pr-individual.

Deve-se esclarecer que essa emoo em Deleuze uma sensao temporal ou intensiva no-personalizada: () esta emoo, assim vivida, de maneira no- psicolgica, mas como essncia, uma experincia intensiva (ibid., p. 116, grifo do autor). O espao da tela (seja ela qual for: da pintura, do cinema, das instalaes interativas), concebido como modo (ou modos) de organizao, ou como o resultado de um movimento que ainda guarda intensidades e vibraes, nos convida a experiment-lo de modo a possibilitar que diferentes duraes entrem em relao. A cincia clssica nos convida a ver o mundo sob o estatuto das coisas separadas da tendncia e apreendidas em suas causas elementares. As idias de finalidade, causalidade e possibilidade se referem a uma coisa pronta, mas se considerarmos que tudo no est dado, eis a afirmao de uma virtualidade que, para se atualizar, se inventa.

REFERNCIAS

1. DELEUZE, G. Gilbert Simondon, o indivduo e sua gnese fsico-biolgica. In: A ilha deserta e outros textos. Edio preparada por David Lapoujade: organizao da edio brasileira e edio tcnica Luiz B. L. Orlandi. So Paulo: Iluminuras, 2006. 2. DELEUZE, G. Bergsonismo. So Paulo: 34, 1999. 3. DELEUZE, G. Cinema 1. A imagem- movimento. So Paulo: Brasiliense, 1985. 4. DELEUZE, G. Cinema 2. A imagem-tempo. So Paulo: Brasiliense, 1990. 5. DELEUZE, Gilles. Diferena e repetio. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

6. DELEUZE, G. Espinosa. Filosofia prtica. So Paulo: Escuta, 2002. 7. DELEUZE, G. Francis Bacon. Lgica da sensao. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. 8. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Plats. Capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995, v. 2. 9. HILDEBRAND, H.; OLIVEIRA, A.; FOGLIA, E. AIRCITY - arte#ocupaSM - Terrtrios da Memria

Urbana. In: ARTECH 2012 - Proceeding of 6th International Conference on Digital Arts, Faro/Portugal, 2012, v. 1, p. 25-34. 10. NASCIMENTO, R. Teoria dos signos no pensamento de Gilles Deleuze. Tese de doutorado, UNICAMP, Campinas - SP, 2012.

The columns on the last page should be of approximately equal length.

S-ar putea să vă placă și