Sunteți pe pagina 1din 18

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II

Prointer _ II

2 Srie MANUAL DE ELABORAO DOS RELATRIOS: PARCIAL E FINAL

Coordenao Cursos Superiores de Tecnologia EaD

Campo Grande 2013/2

Pgina 1 de 18

I.

Apresentao

Caro Acadmico!

A presente disciplina tem por finalidade contextualizar todo o conhecimento que voc assimilou durante o 2 semestre_2013_2, nas disciplinas estudadas, observando a importncia deste conhecimento na sua vida profissional.

Bom estudo ! Boa prtica !

Pgina 2 de 18

II. Orientaes: Este trabalho ser desenvolvido em duas etapas: ETAPA 1. a) Relatrio Parcial.

O tema que voc (e sua equipe) desenvolver(ro) nesta primeira etapa :

TEMA (exemplo): Projeto Experimental de Viabilidade para a implantao de um Sistema de Gesto Ambiental (SGA) na __________________________ (preencher o nome da organizao)_____________________________.(preencher o setor de atividade)

Objetivo: elaborar um projeto experimental voltado ao planejamento (viabilidade) de um Sistema de Gesto Ambiental (SGA) em uma organizao escolhida (pesquisada), demonstrando e comprovando a sua aplicabilidade. O projeto deve estar fundamentado em pesquisa de campo; em anlise interna (pontos fortes e fracos); em anlise externa (micro e macro-ambiente); no desenvolvimento de objetivos e estratgias que sustentem os planos ttico-operacionais de forma a demonstrar a grande importncia de um Sistema de Gesto Ambiental ao Planejamento Estratgico de uma organizao. III. Das Atividades Previstas

A seguir, so apresentadas as atividades que voc e/ou sua equipe dever desenvolver nesta primeira etapa.

Da constituio do grupo Conforme as Diretrizes CEAD Prointer 2013/2 divulgada no incio do semestre.

Pgina 3 de 18

a) Voc e sua equipe devero escolher uma organizao (Privada) em sua cidade/municpio para realizar o Prointer_II. - A organizao pode ser de qualquer setor de atividade, bem como qualquer porte/tamanho. - Para facilitar o levantamento dos dados e realizao do projeto, aconselha-se que a organizao seja o local de trabalho de um dos integrantes da equipe. b) Desenvolver as etapas das atividades previstas. c) Ao final, apresentar um Relatrio dentro do modelo proposto, contendo: I. Capa contendo o logo da Instituio, Titulo do Trabalho, Cursos Superiores de Tecnologia. II. Equipe dos acadmicos: nome dos acadmicos e respectivos RA. III. Nome dos tutores (presencial e a distncia). IV. Nome da disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II (PROINTER II) V. Polo presencial. VI. Contedo do Relatrio Parcial. O Estudo da Viabilidade Para realizar adequadamente este projeto, voc e sua equipe devero primeiramente conhecer profundamente a organizao envolvida, logo, pesquisas e anlises devero balizar o trabalho inicial. Aps as pesquisas de campo, tabular os dados levantados, analisar os resultados e posteriormente planejar qual(is) (so) o(s) objetivo(s) e estratgia(s) que a organizao dever utilizar no sentido de implantar um Sistema de Gesto Ambiental (SGA) na organizao. Roteiro de Trabalho - Levantamento de Campo (Responda as Perguntas): 1. Nome do Negcio: - Razo para a escolha do nome? - Nome(s) e qualificao do(s) proprietrio(s)? - Lista detalhada dos pontos fortes e fracos da organizao? - Breve Histrico? - Fundamentos da Organizao: Misso, Viso, Objetivos, Valores e Princpios? - Fatores Crticos(ou Chaves) de Sucesso? 2. Produto / Servio nome: - Tecnologia de produo? - Fonte de tecnologia? - Matrias-primas necessrias produo/prestao do servio? - Infra-estrutura e instalaes? - Localizao?

Pgina 4 de 18

- Mquinas e equipamentos necessrios (tipo, custo, capacidade, situao do fornecimento e outros). - Mquinas administrativas (computador, servidor, mquina de calcular e outras). - Habilidades (mo de obra)? - Qual o Fluxo do Processo de Produo? Utilize o fluxograma a seguir para auxiliar na determinao das tarefas e atividades.

3. Poltica Ambiental Qual/Como o Processo Produtivo em relao a questo ambiental? Conscincia Ambiental? Padres Ambientais? Comprometimento Gerencial com a causa? Nvel de Capacidade do Pessoal? Resduos provenientes da produo? Capacidade de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)?

Esclarecendo: PROCESSO PRODUTIVO - Um processo para ser considerado ambientalmente amigvel deve estar prximo dos seguintes objetivos: poluio zero; nenhuma produo de resduos; nenhum risco para os trabalhadores; baixo consumo de energia; e eficiente uso dos recursos. Pgina 5 de 18

Para saber quanto a empresa est prxima ou longe desses objetivos ideais, necessrio que ela faa uma estimativa de seu balano ambiental, levando em considerao todas as entradas e sadas do processo produtivo. Tal estimativa deve tambm levar em conta os padres ambientais estabelecidos na busca de no apenas obedec-los, mas tambm sempre que possvel, de super-los. Esta meta deve ser continuamente buscada porque hoje ainda no se conhecem as consequncias que determinadas substncias podem acarretar no longo prazo e tambm porque os padres estabelecidos, muitas vezes por questes econmicas e polticas, podem estar muito aqum das reais necessidades sociais, provocando efeitos adversos ao meio ambiente que s sero avaliados no futuro. CONSCIENTIZAO AMBIENTAL A inexistncia de consumidores conscientizados em relao a causa ambiental pode dar falsa impresso de que a empresa no est ameaada pela crescente ampliao dos produtos amigveis ao ambiente no mercado de bens e servios. Estas empresas podem ser pegas de surpresa pelos concorrentes que eventualmente j incorporaram essa varivel em seu processo de tomada de deciso e na avaliao de seus cenrios e que podero tirar substanciais e permanentes vantagens desse seu pioneirismo. Acompanhar o crescimento das reivindicaes ambientais e a sua transformao em novas ideologias e valores sociais que se consubstanciam em mudanas na legislao e em regulamentaes mais severas tarefa muito importante para a sobrevivncia e lucratividade da empresa no longo prazo. PADRES AMBIENTAIS H uma correlao direta entre a conscientizao da sociedade e os padres ambientais estabelecidos. Assim, quanto maior a presso social mais restrita sua legislao ambiental. A princpio, isto pode parecer uma grande ameaa para as empresas, porm existem inmeros exemplos de que isso no uma verdade absoluta. Nos pases onde as restries ambientais so mais severas como Japo, Alemanha, Sucia etc., suas organizaes desenvolveram excelentes oportunidades de novos negcios, relacionados com a questo ambiental, que atualmente esto inclusive exportando know-how para outros pases. COMPROMETIMENTO GERENCIAL (linha e staff) No nvel interno da organizao, a mudana mais importante que pode ser conseguida em relao questo ambiental o comprometimento gerencial, tanto das posies de linha como de staff. Este comprometimento dissemina no seio da organizao a formao de um clima propcio ao surgimento de esquemas e crculos de qualidade ambientais, bancos de sugestes, auditorias etc., que se traduzem em uma contnua busca de melhorias.

Pgina 6 de 18

Como a questo ambiental est em evidncia, muitas empresas tm-se engajado nessa onda apenas no discurso e no atravs de aes efetivas, pois no conseguem nem mesmo sensibilizar seus prprios executivos de que a preocupao com a proteo ao meio ambiente realmente um objetivo empresarial importante a ser alcanado. Caso estes executivos no estejam realmente conscientizados e comprometidos com a causa ambiental, qualquer iniciativa nesse sentido ser apenas superficial e efmera. CAPACITAO DO PESSOAL Estar comprometida com a preservao do meio ambiente exige que a empresa enfrente eficientemente este desafio. Baixos nveis de poluio podem estar ligados a novos equipamentos, tecnologias mais novas que podem provocar mudanas nos processos e produtos. Alm dos investimentos em novas mquinas, instalaes e equipamentos, tal posio implica necessariamente a existncia de um pessoal competente e convenientemente treinado que seja capaz de transformar os planos idealizados em aes efetivas e eficazes. CAPACIDADE DA REA DE P&D As empresas ambientalmente orientadas tm demonstrado ser capazes de se antecipar e reagir rapidamente s mudanas do mercado e legislao ambiental. Isto se deve a seu desempenho e criatividade em desenvolver novos processos e novos produtos ou modificar os existentes. O aparecimento de detergentes biodegradveis, tratamento fsico-qumico de efluentes, servios de administrao de resduos, novas tecnologias de reciclagem etc. foram resultados de bem sucedidos projetos de P&D. Assim, as organizaes que possuem na rea de P&D, equipes flexveis e criativas, que se caracterizam por ciclos curtos de desenvolvimento de processos e produtos e que esto atualizadas com as informaes sobre novas tecnologias, podem no s viabilizar a causa ambiental internamente, mas tambm transformar este know-how em atividades de consultoria para outras empresas, desenvolvendo dessa forma grandes oportunidades de negcios. 4. Principais e Maiores Clientes do Produto/Servio? 5. Realize a Sondagem Ambiental, identificando Ameaas e Oportunidades (Ambiente Externo - Operacional = Mercado e Contexto = Macro Ambiente) relacionando-as com as Potencialidades e Fraquezas (Ambiente Interno) da empresa; 6. A partir dos resultados alcanados do levantamento de campo, a equipe dever analisar a real situao da empresa frente a questo ambiental e desenvolver o Sistema de Gesto Ambiental (SGA) mais apropriado, que resultar em novos direcionamentos e planos que permitiro tirar vantagens das possveis oportunidades, prevenir as ameaas potenciais, manter os pontos fortes e minimizar ou eliminar os pontos fracos.

Pgina 7 de 18

Relatrio Parcial
Ao final desta etapa, voc dever elaborar Relatrio Parcial, que dever conter a descrio da situao pesquisada, contemplando os seguintes aspectos:

a) Apresentao: faa um apresentao do seu trabalho, onde foi realizado (Municpio/Estado) e do objetivo da sua pesquisa. b) Descreva a situao pesquisada e consolide os dados obtidos. c) Elabore um texto contemplando os aspectos da viabilidade para a implantao do Sistema de Gesto Ambiental. d) Concluso: diante do diagnstico e a situao relatada, apresente sua concluso (parcial) acerca deste estudo. e) Este relatrio dever conter a citao das referncias bibliogrficas.

Ateno:
O Relatrio Parcial dever ser elaborado conforme modelo disponibilizado no AVA (moodle). OBS: A postagem do trabalho, no AVA (moodle), dever ser individual na sua rea restrita de estudo. Do Prazo de Entrega O trabalho dever ser confeccionado dentro do modelo disponvel no AVA (moodle) e postado individualmente no ambiente virtual dentro do prazo previsto.

28/10/2013 a 04/11/2013 Relatrio PARCIAL referente a proposta de projeto.

Pgina 8 de 18

Da Avaliao Etapa 1 Relatrio Parcial

De 0,0 (zero) a 3,0 (trs) pontos atribudos pelo tutor a distncia.

Do Acompanhamento Durante todo o tempo da realizao voc e/ou seu grupo dever estar interagindo com seu Tutor a Distncia e com os Professores Tutores EaD das disciplinas envolvidas no Prointer II, que estaro dirimindo todas as suas dvidas, na realizao das atividades desta disciplina.

Pgina 9 de 18

ETAPA 2 b) RELATRIO FINAL

Caro(a) Acadmico(a) Voc e sua equipe finalizou a primeira etapa de sua atividade, e j postou o Relatrio Parcial. Agora o momento de contextualizar seu conhecimento sobre o assunto pesquisado. Na primeira etapa voc e sua equipe realizaram o levantamento da organizao a fim de planejar e viabilizar o Sistema de Gesto Ambiental. Nesta segunda etapa voc e sua equipe dever dar continuidade ao projeto a partir dos estudos da primeira etapa. Defina as polticas da organizao para cada rea funcional, considerando a poltica ambiental que vocs idealizaram/planejaram, ou seja, o que deve ser realizado em cada departamento a partir da definio da poltica ambiental.

Pgina 10 de 18

Do Relatrio Final1
Voc terminou as atividades previstas em seu trabalho; hora de confeccionar o RELATRIO FINAL correspondente ao seu projeto. Este Relatrio Final dever conter a descrio da situao pesquisada (projeto), contemplando os seguintes aspectos: 1) APRESENTAO DO ALVO DO PROJETO: descrio do cliente/servio/produto (alvo do Projeto). 2) CONTEXTUALIZAO: levantamento do contexto interno e externo que serviro de anlise para prever ameaas e oportunidades. 3) DIAGNSTICO EMPRESARIAL: diante do contexto levantado, planejar a poltica ambiental da organizao, determinando as aes nas demais reas funcionais. 4) DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAO: definir estratgias (caminho) para sistema de gesto ambiental embasadas no contedo das disciplinas envolvidas no Prointer II. 5) RESULTADOS (esperados): apresentao dos resultados a serem alcanados. Nota : Ilustre seu trabalho com grficos e tabelas. Se o projeto (PROINTER II) contiver fotos, as mesmas devero ser salvas na extenso .jpeg.

Obs.: lembre-se de que a postagem do arquivo/projeto no AVA (Moodle) dever ser individual. Do Acompanhamento Durante todo o tempo da realizao, voc dever estar interagindo com os Tutores Presencial e a Distncia, que esclarecero quaisquer dvidas sobre o PROINTER_II_2013_2.

Do Prazo de Entrega O trabalho dever ser confeccionado dentro do modelo disponvel no AVA (moodle) e postado individualmente no ambiente virtual dentro do prazo previsto, conforme cronograma abaixo:

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html> .Acesso em 03 Set. 2013.

Pgina 11 de 18

18/11/2013 a 26/11/2013 Relatrio FINAL referente proposta de projeto.

Da Avaliao Etapa 2 Relatrio FINAL De 0,0 (zero) a 7,0 (sete) pontos atribudos pelo tutor a distncia.

Orientaes Gerais
Estrutura do Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II (PROINTER II) Segue abaixo um modelo explicativo do Prointer II. Esta estrutura deve ser seguida a risca para que no haja perda de pontos no momento de sua correo. A estrutura bsica do projeto a seguinte: 1. Capa e contracapa. 2. Resumo. 3. Sumrio. 4. Introduo (Apresentao do Alvo do Projeto) 5. Contextualizao da Pesquisa. 6. Fundamentao Terica. 7. Anlise e Interpretao dos Dados (Diagnstico Estratgico) 8. Desenvolvimento e Implementao do SGA Sistema de Gesto Ambiental 9. Resultados.

Pgina 12 de 18

Capa e contracapa: devem ser inseridos no incio do trabalho. Resumo: a apresentao consistente e seletiva de um texto. Deve ressaltar, de forma clara e sinttica, a natureza do trabalho, seus resultados e concluses mais importantes. Deve concluir-se num texto redigido de forma cursiva, concisa e objetiva, respeitando a estrutura do original e reproduzindo, apenas, suas informaes mais significativas. No deve ser uma simples enumerao de tpicos, sendo que a 1 frase deve ser significativa e explicar o tema principal do trabalho. No corpo do resumo no se deve usar pargrafos, frases negativas, smbolos, tabelas, quadros, figuras e ilustraes, assim como frmulas e equaes. Recomenda-se que os resumos tenham uma mdia de 300 a 500 palavras. Sumrio: elemento obrigatrio cujas partes so acompanhadas dos respectivos nmeros das pginas. Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumrio completo do trabalho, conforme a NBR 6027. Introduo Ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razes de sua elaborao, bem como as relaes com outros trabalhos existentes, no devendo repetir ou parafrasear o resumo nem antecipar as concluses e recomendaes contidas ou decorrentes do estudo. Apesar de figurar no incio do trabalho, a ltima parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma sntese de carter didtico das ideias e da matria tratada. A introduo deve situar o leitor no contexto do tema pesquisado, colocando-o a par dos antecedentes, tendncias, pontos crticos, preocupaes, justificativas e razes do trabalho, para, em seguida, colocar as questes de pesquisa ou perguntas a serem respondidas, assim como as possveis contribuies esperadas do estudo e suas implicaes. Contextualizao da Pesquisa Quando se fala em contexto, a primeira coisa que se deve pensar sobre a problemtica que ser questionada, deve-se indagar quais so as perguntas ou dvidas que se quer responder com essa pesquisa e, para isso, necessrio fazer um recorte da realidade, contextualizando e delimitando o tema, indicando de que ponto de vista ele ser tratado (econmico, poltico, social, cultural). Se no h problema, se no h dvida, no h motivo para pesquisar (1 pargrafo). Tambm se devem especificar os objetivos, quais as metas que se pretende alcanar ao final da pesquisa. Qualquer pesquisa persegue determinados objetivos e o pesquisador pode comprovar algumas hipteses sugeridas nos problemas ou pode explorar alguns argumentos que contribuem para explic-lo (1 pargrafo). Pgina 13 de 18

Por fim, a metodologia a parte em que se mostra como se pretende atingir os objetivos especficos, como ser executada a pesquisa e qual a metodologia que se pretende adotar. Seguem os mtodos e tcnicas de pesquisa, instrumentos de coleta de dados, frmula para amostra probabilstica e demais procedimentos que devero compor a instrumentalizao de cada trabalho (1 pargrafo). Fundamentao Terica Visa reunir, analisar e discutir as informaes publicadas sobre o tema at o momento de elaborao do trabalho, a fim de abordar teoricamente o objeto da anlise e propostas de solues com bases slidas. Compreende uma minuciosa busca na literatura, selecionandose e sintetizando-se ideias, estudos e pesquisas que se relacionem com o problema investigado, objetivando melhor compreenso das inmeras facetas deste, devendo-se destacar as citaes literais de trabalhos cientficos. As ideias contidas nos estudos devem ser inter-relacionadas e confrontadas, principalmente se forem contraditrias. Anlise e Interpretao dos Dados (Diagnstico Estratgico) Resultado a parte designada a apresentar os resultados alcanados aps a aplicao do mtodo, questionrios e entrevistas de forma direta, objetiva, sucinta e clara, apontando sua significncia e sua relevncia. Podem ser utilizadas tabelas e figuras nessa parte do trabalho. O texto que explica as tabelas e figuras deve ser breve, claro, utilizando o verbo no tempo passado e na forma impessoal. Interpretao tem a finalidade de mostrar as relaes existentes entre os dados coletados na pesquisa. Aqui se interpreta, critica, justifica e enfatiza os dados encontrados. Discute os resultados encontrados na pesquisa realizada e os compara com os resultados de pesquisas anteriores, levantados na reviso de literatura. a parte da argumentao.

Pgina 14 de 18

Desenvolvimento e Implementao (Formulao)

Definir objetivos e estratgias (caminho) para o SGA disciplinas envolvidas no Prointer_II. Resultados

embasadas no contedo das

Nesta parte deve-se Para que tudo seja avaliado quanto viabilidade operacional e econmica, necessita-se projetar os resultados que o projeto proporcionar. Isso envolve projetar uma demonstrao de resultados financeiros para pelo menos trs anos (item C aspectos financeiros - Etapa 2). Para finalizar, deve-se demonstrar os impactos de todo o projeto (novo negcio) no patrimnio lquido da empresa, tambm mediante a elaborao de demonstraes financeiras. 1. Referncias um Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificao individual. A elaborao das referncias deve obedecer a Normas Tcnicas da ABNT, com relao a edio e formatao de trabalhos (NBR). 2. Anexos O anexo um documento, que pode ou no ser do autor do estudo, que serve de fundamentao, comprovao ou ilustrao do estudo ou de suas partes. Ex.: questionrios, mapas, fotos (com extenso jpeg), tabelas, entre outros.

Pgina 15 de 18

Referncias
Bsica

CARBONARI, Maria E. E.; SILVA, Gibson Z. (orgs.); PEREIRA, Adriana C. (orgs.) et al. Sustentabilidade na Prtica : Fundamentos, Experincias e Habilidades. 1 ed. Valinhos: Anhanguera Publicaes, 2011. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao : Teoria, Processos e Prtica. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2007. FRANCO, Dcio Henrique; RODRIGUES, Edna de A (orgs.); CAZELA, Moiss M. (orgs.) et al. Tecnologias e Ferramentas de Gesto. 1 ed. Campinas: Alnea, 2008.

Complementar
ANAN JNIOR, Pedro; MARION, Jos Carlos (orgs.). Direito Empresarial e Tributrio. 1 ed. So Paulo: Alnea, 2009.

BETHLEM, A. de S. Estratgia empresarial: conceitos, processo e administrao estratgica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2004.
DONAIRE, Denis. Gesto Ambiental na Empresa.. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2010.

HOOLEY, Graham J. Estratgia de marketing e posicionamento competitivo. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005 (PLT). KOTLER, Philip. Marketing essencial: conceitos, estratgias e casos. So Paulo: Editora Pearson. 2008. PLT - 84. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princpios de Marketing. 12 Edio So Paulo: Pearson, 2008. PLT 599. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administrao de projetos: como transformar idias em resultados. So Paulo: Atlas, 2006. MOREIRA, Jlio Cesar T. Administrao de Vendas 2 Edio _ So Paulo: Saraiva, 2007. PLT 272.
SAMARA, Beatriz S.; MORSH, Marco. Comportamento do Consumidor. 1 ed. So Paulo: Pearson, 2009. (PLT)

Pgina 16 de 18

Livros Virtuais

MCKENNA, Regis. Marketing de Relacionamento. 25 reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. Disponvel em:< http://books.google.com.br/books?id=X7bObvS-P4gC&printsec=frontcover&hl=ptBR&authuser=0&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>. Aceso em 10 out. 2011. ORLICKAS, Elizenda. Modelos de Gesto: das teorias de administrao gesto estratgica. Curitiba: Ed. IBPEX, 2010. Disponvel em: < http://books.google.com.br/books?id=wcbw_OaJihkC&lpg=PP1&dq=Modelos%20de%20Gest%C3 %A3o&hl=pt-BR&pg=PA4#v=onepage&q=Modelos%20de%20Gest%C3%A3o&f=false >. Acesso em 04 set. 2013.

PINHO, Jos B. Comunicao em Marketing. Disponvel em:< http://books.google.com.br/books?id=3l_wbJ_XkR4C&lpg=PA49&ots=6jtkzEOWx9&dq=Prom o %C3%A7%C3%A3o%20de%20Vendas&hl=ptBR&pg=PP1#v=onepage&q=Promo%C3%A7%C3%A3o%20de%20Vendas&f=false>. Acesso em 30 jan. 2013. PRAHALAD, C. K., KRISHNAN M. S. A nova era da informao: impulsionando a cocriao de valor ao longo das redes globais. / C.K. Prahalad e M.S. Krishman Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. Disponvel em:< http://books.google.com.br/books?id=m6vx3wX8bTkC&printsec=frontcover&hl=ptBR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>. Acesso em 30 jan. 2013. RICCA, Domingos. Administrao e Marketing para Pequenas e Mdias Empresas de Varejo 1 Ed. So Paulo: CLA Editora, 2005. Disponvel em: < http://books.google.com.br/books?id=yWrjS9d4ntoC&lpg=PP1&ots=wbwB7UOty&dq=Varejo&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q=Varejo&f=false > Acesso em: 30 jan. 2013. SERTEK, Paulo. Empreendedorismo 4 ed. ver. atual. Curitiba: Ibpex, 2007. Disponvel em: < http://books.google.com.br/books?id=WFmnUlX9jAC&printsec=frontcover&dq=Empreendedorismo&hl=ptBR&sa=X&ei=UVoJUcWIHqnh0wGinoDgBA&redir_esc=y >. Acesso em 30 jan. 2013. VITERBO JNIOR, nio. Sistema Integrado de Gesto Ambiental: como implementar um sistema de gesto que atenda norma ISSO 14.001. So Paulo: Aquariana, 1998. Disponvel em: < http://books.google.com.br/books?id=8nDS2Tcgn_4C&lpg=PP1&dq=Gest%C3%A3o%20Ambi ental&hl=pt-BR&pg=PA4#v=onepage&q=Gest%C3%A3o%20Ambiental&f=false >. Acesso em 04 set. 2013.

Pgina 17 de 18

VILELA JNIOR, Alcir; DEMAJOROVIK, Jacques (Orgs.). Gesto Ambiental: desafios e perspectivas para as organizaes. Disponvel em: < http://books.google.com.br/books?id=uAOfHj9dzQC&lpg=PP1&dq=Gest%C3%A3o%20Ambiental&hl=ptBR&pg=PP1#v=onepage&q=Gest%C3%A3o%20Ambiental&f=false >. Acesso em 04 set. 2013.

Artigos/Peridicos

MORAES, Maria Cristina Pavan de; JUDICE, Josy. Empreendedorismo, tica e responsabilidade social para micro e pequenas empresas: crescer com foco social Revista de Cincias Gerencias da Anhanguera, volume 12, n 16, 2008. Disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/issue/view/26/showToc>. Acesso em: 30 jan. 2013. SANTOS, Fernando Csar Almada; CARPINETTI, Lus Cesar Ribeiro; Gonalves, Marilson Alves. Contribuies de recursos humanos para a competitividade em qualidade: estudo de casosRevista da Administrao Contempornea, verso online, ISSN 1982-7849. Volume 1, n 3, 1997. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141565551997000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 30 jan. 2013. SIMAS Junior, Paulo Ferreira. A importncia da gesto de pessoas no sucesso das organizaes. Revista de Cincias Gerenciais da Anhanguera, volume 13, n 18, 2009. Disponvel em: < http://sare.anhanguera.com/index.php/rcger/article/view/1283 >. Acesso em: 30 jan. 2013.

Pgina 18 de 18

S-ar putea să vă placă și