Sunteți pe pagina 1din 4

Universidade Candido Mendes Centro Aluna: Mariana Almeida Matrcula: 09130099 Influncia dos Direitos da Personalidade nas ucess!

es

Da Personalidade O direito da personalidade tem como caracterstica ser Inalienveis, Imprescritveis e Indisponveis, uma vez que vincula o princpio da dignidade humana. Trata-se de uma autonomia da vontade, na qual todo ser humano pode gozar do seu corpo e imagem at certo limite constitucional, pois entende-se que o ser humano uma entidade nica e diferenciada de seus pares, que s ganha forma com a e!ist"ncia do outro. Do "ascituro O direito ao nascituro s#o de mera e!pectativa, como se verifica no artigo $% &&. O incio da personalidade civil se d com o nascimento com vida, eles s#o assegurados a partir de sua concep'#o. O nascituro um indivduo, fruto da concep'#o humana, que vive no ventre materno, sendo ligado pelo cord#o um(ilical ) sua genitora. * o indivduo + conce(ido, porm n#o nascido, ele possui uma e!pectativa de vida, seus direitos ficam so( condi'#o suspensiva, pois n#o se sa(e se nascer vivo ou morto, pois o nascimento com vida um dos pressupostos de admissi(ilidade de personalidade civil. O indivduo ao ser conce(ido, + adquire direitos que o prote+am. ,o nascer com vida, torna-se pessoa. Tornando-se pessoa, este indivduo adquire a sua personalidade. A teoria conce#cionista$ o(serva o nascituro como pessoa, prev" o inicio da personalidade a partir da concep'#o. -izer que o nascituro tem direitos, o mesmo que afirmar que ele su+eito de direito, e portanto, pessoa. A teoria natalista entende que o nascituro n#o uma vida a parte de sua genitora, mas sim parte do ventre materno. .or isso deve-se ter o nascimento com vida para o inicio da personalidade. * fato de que alguns direitos s poder#o ser e!ercidos por aqueles que + e!istam. &onclui-se que nesta teoria o nascimento com

vida fato +urdico essencial para o surgimento da pessoa no -ireito &ivil. /sta a teoria adotada pelo 0rasil 1e a crian'a nascer morta n#o adquire a personalidade +urdica, sendo este um natimorto. .orm se ao nascer e por um momento respirar, n#o importa ter este falecido em seguida, o indivduo adquiriu a personalidade. .ara a comprova'#o do nascimento com vida faz-se um e!ame, a medicina tem e!ames modernos para a comprova'#o de nascimento com vida ou n#o. 1e respirou, mesmo que tenha o individuo perecido em seguida, adquiriu personalidade. O direito ) vida um dos principais direitos garantidos pela &onstitui'#o. /sta garantia n#o ca(e apenas aqueles que nasceram vivos, mas tam(m aos nascituros O nascituro, ou se+a, um ser humano em fase de gesta'#o, tam(m tem direito a dignidade da pessoa humana. &omo o nascituro mera e!pectativa de vida, o direito de rece(er doa'#o, tam(m pode ser considerado de mera e!pectativa. .ois para ser concretizada a doa'#o de (em im vel a 2ei de 3egistros .(licos em seu artigo 456, 7 4%, inciso 8, e!ige nome, domicilio, nacionalidade do indivduo a rece(er a doa'#o. .ortanto ao nascituro estas qualidades n#o s#o auferidas, pois n#o possui personalidade civil. O nascituro + um ser conce(ido, portanto entende o direito que + e!iste, n#o se sa(e se esta vida que est sendo gerada, ir se perfazer. O nascituro tem capacidade sucess ria, pois + ele uma vida em desenvolvimento, o seu nascimento requisito para a aquisi'#o de todos os outros direitos pertinentes aos nascidos. .orm este direito de sucess#o resguardado ao nascituro. O(serva-se que o direito sucess rio do nascituro condicional, ou se+a, s se efetiva se nascer com vida. &omprova-se que n#o haver a aquisi'#o do direito se o nascituro nascer morto. Inca#acidade sucess%ria , incapacidade sucess ria ocorre com a 9alta de personalidade, ou n#o encontrar-se na ordem de voca'#o hereditria ou disposi'#o testamentria. :os casos de indignidade e deserda'#o, o sucessor, em(ora possua esta qualidade, ser privado do efetivo rece(imento pessoal da heran'a. &ontudo, algum pode faz"-lo em seu lugar.

; o incapaz de suceder sequer possui a qualidade de sucessor.1egundo o art. 4<46 &&, os descendentes do e!cludo =deserdado ou indigno> s#o chamados a suceder, como se este morto fosse, ) poca da a(ertura da sucess#o. -eserda'#o e indignidade s#o institutos distintos, mas produzem os mesmos efeitos. ,m(as s#o san'?es civis impostas ao sucessor que se comportou de forma ign (il ao autor da heran'a. .ossuem, portanto, finalidade punitiva. , indignidade tem como (ase a aplica'#o da san'#o dirigida a qualquer herdeiro ou legatrio, somente aplicvel ap s a a(ertura da sucess#o. .ressup?e a propositura de a'#o de indignidade. , deserda'#o, de seu turno, s atinge os herdeiros necessrios. * praticada antes da a(ertura da sucess#o, em disposi'#o de ltima vontade. ,s causas s#o as mesmas da indignidade =art. 4<48> mais as dos arts. 4@6$ e 4@6A. B de se o(servar que o novo & digo apenas se refere )s causas de deserda'#o entre ascendentes e descendentes. :#o menciona as causas de deserda'#o do cCn+uge ou companheiro. .or se tratar de san'#o, a interpreta'#o deve ser restritiva. .ortanto, o cCn+uge ou o companheiro n#o pode ser deserdado. Os efeitos do reconhecimento da indignidade s#o os mesmos da deserda'#o. .rivam o herdeiro de rece(er a heran'a, e seus descendentes herdam como se este fosse morto. , posterior doa'#o ao indigno ou deserdado perfeitamente possvel. , deserda'#o irretratvel. B, contudo, hip teses de perd#o, chamadas de rea(ilita'#o =art. 4<4<>, aplicvel tam(m ) indignidade., causa da deserda'#o deve ser confirmada em +uzo, no inventrio, pelos demais interessados.

&eferncias 'i(lio)r*ficas D EOF/1, Orlando. Introdu'#o ao direito civil. 4< ed. 3io de ;aneiroG 9orense, $HH$. D EO:I,2J/1, &arlos 3o(erto. -ireito civil (rasileiroK parte geral. 8 ed. 1#o .auloG 1araiva, $HH5. 4v. D 1/FILO, 1rgio ,(dalla. Os direitos do nascituroG aspectos cveis, criminais e do (iodireito. $ ed. 0elo BorizonteG -el 3eM, $HHH. D J/:O1,, 1ilvio de 1alvo. -ireito civilK parte geral. N ed. 1#o .auloG ,tlas, $HHN. . -ireito &ivil. < ed. 1#o .auloG ,tlas, $HH<.

S-ar putea să vă placă și