Sunteți pe pagina 1din 19

ESCOLA TCNICA ESTADUAL PAROB

RELATRIO DE ESTGIO

CURSO TCNICO EM MECNICA

NOME: VANESSA MEREL DOS SANTOS

TURMA: 401 N3

PORTO ALEGRE, 28 DE SETEMBRO DE 2012

SUMRIO

1.DADOS DE IDENTIFICAO .................................................................................. 3 1.1 Identificaes do Aluno ......................................................................................... 3 1.2 Identificaes da Empresa .................................................................................... 3 1.3 Cronologias de Estgio ......................................................................................... 3 2. INTRODUO ........................................................................................................ 5 3. DESCRIO DAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS ........................................... 6 3.1 Pesquisas de Mercado/ Anlise de Concorrentes ................................................. 7 3.3.1 Desenvolvimento de projetos ............................................................................. 7 3.2 Melhorias do projeto do produto e equipamentos da produo ............................ 9 3.2.1 Melhorias no projeto do produto ......................................................................... 9 3.3 Desenvolvimentos de desenhos tcnicos ........................................................... 12 3.3.1 Desenhos tcnicos ........................................................................................... 13 3.4 Elaboraes de ensaios, testes e medies ....................................................... 14 3.4.1 Ensaios de trao e Metrologia ........................................................................ 15 3.5 Elaborao e arquivamento de documentos para registros ANVISA .................. 16 3.5.1 Documentao ................................................................................................. 17 4. CONSIDERAES FINAIS .................................................................................. 19

1.DADOS DE IDENTIFICAO

1.1 Identificaes do Aluno

Nome: Vanessa Merel dos Santos Idade: 23 anos Curso: Tcnico em Mecnica Ano de concluso: 1 Semestre de 2010 Endereo: Rua Octvio de Souza, n432, Porto Alegre Telefone: (51)8529.0502

1.2 Identificaes da Empresa

Nome: MEDICONE, Projetos e Solues para Indstria e Sade Ltda Ramo de atividade: Produtos Hospitalares Endereo: Avenida das Indstrias, n1585, Distrito Industrial, Cachoeirinha Telefone: 3470.0800

1.3 Cronologias de Estgio

Perodo de estgio: 09/05/2012 13/09/2012 Total de horas trabalhadas: 500h Data de entrega de relatrio: 28/09/2012

2. INTRODUO

Trabalho na empresa MEDICONE, PROJETOS E SOLUES PARA REA DA SADE LTDA e, como a prpria razo social diz, nos preocupamos com a sade.

Possui uma rea de aproximadamente 600m de fbrica empregando atualmente 100 funcionrios, subdivida em vrios setores rigorosamente isolados do ambiente externo, pois nossos produtos so livres de qualquer contaminante.

Os produtos aos quais nos referimos so sondas de alimentao enteral, drenos cirrgicos e produtos implantveis (Prtese Peniana, Prtese Testicular, Implante Oftalmolgico e Balo Intragstrico), e desenvolvimento de novos produtos.

A empresa administrada pelo grupo Halexistar, com sua sede localizada em Gois, responsvel pela fabricao de produtos farmacuticos.

3. DESCRIO DAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS

Trabalho na empresa Medicone, desde 22/11/2011, no setor do P&D. Iniciei na empresa como estagiria, neste setor realizado todo o projeto, pesquisa e desenvolvimento dos produtos, que tem como base de matria prima polmeros (Silicone implantvel, PVC e PU) essenciais da rea da sade. Vou relatar algumas das tarefas que realizo.

Pesquisa de Mercado/ Anlise de Concorrentes;

Melhorias do projeto do produto e processos de produo;

Desenvolvimento de desenhos tcnicos de Prototipagem de mquinas, produtos, peas, moldes e matrizes;

Elaborao de ensaios, testes e medies;

Elaborao e arquivamento de documentos para registros ANVISA;

3.1 Pesquisas de Mercado/ Anlise de Concorrentes

Realizo pesquisas de mercado e produtos, atravs de sites de busca, patentes ou catlogos adquiridos em feiras, para iniciarmos o desenvolvimento de novos produtos, por trabalharmos com o sistema de engenharia reversa, so buscados nos produtos das concorrentes os princpios para os nossos produtos e realizados testes nos produtos das concorrentes dentro da empresa.

Como apresentado nas aulas de Projetos e de Ensaios mecnicos, onde me foi apresentado os princpios para desenvolver um projeto, que envolve a parte da pesquisa at a finalizao e nas aulas de Ensaios mecnicos os tipos de ensaios destrutivos e no destrutivos.

3.3.1 Desenvolvimento de projetos

O desenvolvimento de um projeto compreende toda a trajetria que inicia com pesquisas em relao ao projeto em desenvolvimento. Porm, se caso os envolvidos no projeto no pensem cuidadosamente em cada fase do processo. Um criterioso planejamento estratgico primordial para o sucesso em qualquer atividade produtiva. O desafio antever dificuldades que podero surgir e eliminar distores entre teoria e prtica, medida que estas forem aparecendo.

A concepo inicial de qualquer projeto deve ter em vista os objetivos finais de sua realizao. Para atingi-los, necessrio fazer uma estimativa de prazos a serem atingidos e necessidades a serem supridas. A comear pela montagem de

um cronograma bem definido, sem deixar de lado a importncia de se adequar os planos iniciais realidade do mercado e s condies atuais do empreendedor. Passadas as fases de concepo e planejamento de um projeto, chega o momento mais delicado de todo o ciclo: a sua execuo. nesse instante que os problemas comeam a aparecer, sejam eles frutos de falha das fases anteriores, sejam obstculos naturais, que ganham corpo junto com o projeto.

A certificao de que os profissionais necessrios e competentes esto contratados, o alinhamento da equipe, a reviso do cronograma original e a cuidadosa monitorao de cada uma das atividades relacionadas ao projeto so alguns dos processos essenciais da fase de execuo. tambm nesse momento que os primeiros testes sero feitos e que a comunicao entre todos os envolvidos ganha maior importncia, para que o resultado final atinja todos os objetivos.

Mas antes de todos os processos descritos acima realizado pesquisas das concorrentes, nos sites de busca e da ANVISA, patentes para ver os princpios e caractersticas do produto em desenvolvimento ou procurar no arquivo de catlogos que foram adquiridos nas feiras de produtos hospitalares, por trabalharmos com o princpio da engenharia reversa, que consiste em desenvolver produtos a partir de produtos que j existem no mercado.

Depois de realizada a pesquisa e impressa criada uma pasta (que futuramente ser mais descritiva no tpico 3.5.1) do produto em desenvolvimento que ser colocado todos os documentos decorrentes do produto, desde a pesquisa, testes e desenhos, at sua finalizao. feito um estudo em cima da pesquisa e

entrado em contato com o setor de compras para entrarem em contato com os fornecedores das concorrentes, para se conseguir amostras dos produtos. Quando chegam as amostras feita uma anlise holstica do produto e na sequncia os testes (que futuramente ser mais descritivo no tpico 3.4.1), que determinado pelo produto em anlise, neste caso especfico foi realizado testes destrutivos como teste de trao, onde foi anotada a resistncia do produto atravs da curva de fora x deformao, e realizado o dimensionamento da espessura no retroprojetor dimensional, normalmente o teste dimensionamento no destrutivo, mas como o produto apresenta uma forma esfrica e aparncia de uma pelcula (casulo), de diversas espessuras, foi realizado cortes de amostras para medies. Depois de finalizada os testes so digitados numa planilha para ser analisado futuramente, para ter como caractersticas para o nosso produto em desenvolvimento e nos processos de produo.

3.2 Melhorias do projeto do produto e equipamentos da produo

Junto com os Supervisores, realizo melhorias nos projetos, pensando na melhor forma de serem realizados os processos de produo ou testes dos produtos.

3.2.1 Melhorias no projeto do produto

No desenvolvimento do Projeto iniciamos o trabalho com o objetivo de aumentar o giro de estoque, introduzir sistemtica de controle de perda e reduo do set-up e as obsolescncias.

10

Focalizando a reduo de desperdcio ao mesmo tempo em que aumenta a flexibilidade da produo e garante a qualidade dos produtos e servios.

Estudando o fluxo dos processos, a sequncia das atividades, tempo de esperas e durao do ciclo, pessoas envolvidas, relaes e dependncias e depois documentar nos registros.

Com um plano de ao baseado nos dados coletados e define-se um cronograma de implantao. Se necessrio treinamentos corresponde da parte terica e pratica dos processos e subsequentemente a realizao da implantao das aes.

Entre os principais benefcios alcanados encontram-se, a liberao de mode-obra direta, que foi deslocada para outro processo produtivo considerado gargalo, a eliminao dos desperdcios da clula, a criao de um fluxo produtivo contnuo e a reduo significativa das paradas de linha na montagem final.

Proporcionaro a eliminao de vrios desperdcios que existem como: superproduo, tempo de espera, estoque, movimentao e transporte, com a implantao do o 5`S para proporcionar a organizao e a gesto visual e o aumento na eficincia da produo.

11

Por a empresa apresentar vrios produtos e vrios setores, h documentos e registros de todos os processos da produo, como produzido e em quais setores passa.

Com isso pensado sempre na melhor forma de serem realizadas as operaes pelos funcionrios ou em caso de problemas na produo, avaliada a melhor forma de resolvermos as pendncias, quando ocorre um destes fatores realizadas reunies para serem ouvidas as idias e escutados os problemas nos transmitidos pelo operador.

Nestes casos participo da reunio entrando com idias de possveis solues para os problemas e anotando as idias dos participantes em uma ata que depois ser assinada por eles.

Em um determinado caso, estvamos com problemas em um dos nossos produtos que importado, onde os enfermeiros, que estavam realizando testes de adaptao com o produto e avaliar as no conformidades do produto, me foram passadas uma lista de problemas que haviam aparecido no produto. Com isso me foi solicitado que se realizasse testes de uso em longo prazo e manuseio em um lote do produto e avaliar de hora em hora como se comportavam.

Iniciando os testes, enchi o produto de gua destilada, at seu nvel mximo indicado, os produtos foram pendurados em um local apropriado de fcil observao, onde iniciei as observaes vendo como se comportavam, e acabei verificando que as no conformidades do produto apresentadas pelos enfermeiros

12

eram verdadeiras, sendo assim no apresentando boa qualidade para uso. Transmiti para meu Supervisor que solicitou amostras de outras fabricantes ao setor de exportao, para ser avaliado um novo fornecedor do produto, j que no era fabricado na empresa.

Quando chegaram os produtos das empresas escolhidas. Realizei os mesmos testes que havia realizado com o produto no conforme com duas peas de cada empresa e anotando a avaliao dos novos produtos e observando conformidades e no conformidades. Mas havia observado que um componente em questo de alguns dos produtos que apresentaram no conformidades em outras pendncias, sempre se destacava pela sua forma e de fcil manipulao, sendo assim no apresentaria futuras pendncias que estavam sendo observadas tambm em cima do componente em questo, mas pelo produto que tivera boa avaliao apresentava o mesmo componente do nosso produto com problemas que futuramente tambm poderia apresentar problemas, sendo assim comuniquei meu Supervisor solicitando que o produto escolhido tivesse o componente em questo trocado para o outro que se destacar pela empresa fornecedora.

3.3 Desenvolvimentos de desenhos tcnicos

Realizo os desenhos tcnicos de produtos, equipamentos e matrizes da empresa com os softwares de desenhos Autocad e Solidworks, como apresentados nas aulas de desenhos I e II, onde foi desenvolvidos os conhecimentos bsicos de detalhamentos dos desenhos tcnicos, e comandos do software Autocad, que me ajudaram futuramente no aprendizado do software Solidworks.

13

3.3.1 Desenhos tcnicos

O desenho tcnico uma linguagem grfica que representa as formas, dimenso e posicionamentos dos objetos slidos e suas relaes com o meio. caracterizado pela sua normalizao e pela apropriao que faz atravs da geometria descritiva (vistas ortogonais, cortes e seces), perspectivas isomtricas.

uma ferramenta necessria para a interpretao e representao do projeto, por ser o meio de comunicao entre a equipe de criao e a de fabricao. Na norma NBR 10068 define o tipo de folha, lay- out e dimenses e ir padronizar as margens e legendas, no caso da empresa, em A4 que tem por medidas 210 mm x 297 mm e A3 297 mm x 420 mm.

A norma geral do desenho tcnico NBR 10647. Seu objetivo definir a nomenclatura. Ela define os tipos de desenho (projetivos e no projetivos), o grau de elaborao (esboo, croqui, desenho preliminar e desenho definitivo), de pormenorizao (desenho de componente, de conjunto, detalhe).

No setor do P&D eu inicio o desenvolvimento do desenho no software de desenho do seguinte modo: depois de passado pelo Supervisor do P&D ao Supervisor da matrizaria os conceitos e caractersticas do produto (neste caso o equipamento de fadiga), foi projetado um equipamento que ir realizar o teste de fadiga de um dos nossos novos produtos, para conseguirmos visualizar o tempo de permanncia no corpo humano sem que ocorra o rompimento antes do previsto.

14

Depois de projetado pelo Supervisor da matrizaria o equipamento, foi me passado pelo mesmo um esboo com as cotas das peas do equipamento de fadiga.

Com o esboo, inicio o Solidworks, iniciando um novo esboo no software onde ser realizado o desenho em 3d, pea por pea, com os comandos necessrios. Depois de finalizado todas as peas so realizadas a montagem, vista explodida do equipamento, movimentos e detalhamentos em folhas formato A4 padro para serem anexadas s pastas do produto e dos setores que sero responsveis pela aprovao do equipamento (P&D), montagem (neste caso a matrizaria), e futuras manutenes (setor da manuteno) e por fim, enviada a terceirizada para confeco das peas em Ao Inox 420, por apresentar baixa corroso e boa resistncia, diferente dos outros materiais metlicos utilizados pela empresa.

3.4 Elaboraes de ensaios, testes e medies

Inicio os ensaios de trao no setor de Controle da Qualidade como citados nas aulas de ensaios mecnicos, e sendo analisados os resultados conforme as aulas de resistncia dos materiais. As medies de peas so realizadas no retroprojetor para dimenses pequenas e quando no for necessria baixa tolerncia das medidas so executadas com a rgua graduada ou paqumetro, conforme as aulas de Metrologia.

15

3.4.1 Ensaios de trao e Metrologia

Em um ensaio de trao, um corpo de prova submetido a um esforo que tende a along-lo at a ruptura. Geralmente, o ensaio realizado num corpo de prova de formas e dimenses padronizada, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessrio, reproduzidos.

considerado um ensaio destrutivo no qual o corpo de prova fique inutilizado aps a realizao do mesmo, ou seja, ocorram alteraes permanentes nas propriedades fsicas, qumicas, mecnicas ou dimensionais. No ensaio de trao um dos mtodos mais comuns, utilizado para determinar o mdulo de Young de um material.

Este fixado numa mquina de ensaios que aplica esforos crescentes na sua direo axial, sendo medidas as deformaes correspondentes, onde so representadas geralmente a deformao elstica e plstica.

A metrologia a cincia das medies, abrangendo todos os aspectos tericos e prticos que asseguram a preciso exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e servios atravs da calibrao de instrumentos de medio, sejam eles analgicos ou eletrnicos. A calibrao a comparao entre os valores indicados por um instrumento de medio e os indicados por um padro (equipamentos de classe superior).

16

Os ensaios de trao so realizados no setor de controle de qualidade no dispositivo de trao do seguinte modo: realizado o dimensionamento inicial da pea teste com uma rgua graduada calibrada (conforme especificado pela ISO), aps a pea presa pelas extremidades no equipamento, que depois ser ligado, assim iniciando o teste de trao at seu rompimento, por se tratar de um ensaio destrutivo, depois do seu rompimento aparece no painel a ltima medio da fora que o produto conseguiu resistir no momento do rompimento. Sendo anotado e analisado, para ver se esto dentro dos parmetros j predefinidos. Estando conformes feita novamente o dimensionamento final com a rgua graduada para ser analisada a deformao no produto.

Quando for necessrio analisar medidas menores ou mais precisas principalmente os dimetros dos tubos, utilizado o retroprojetor calibrado (conforme especificado pela ISO).

Sendo este o caso zerado no eixo x e eixo y o retroprojetor conforme a dimenso da pea e depois dimensionando at a outra extremidade do eixo que a pea se encontra, neste caso por ser um tubo, sendo assim apresentando um dimetro realizado uma mdia aritmtica das medidas encontradas no eixo x e y e assim encontrando a dimenso real. Anotam-se as dimenses da pea, para serem futuramente analisadas, e ver se esto dentro dos parmetros predefinidos.

3.5 Elaborao e arquivamento de documentos para registros ANVISA

17

Realizo a elaborao dos documentos que sero enviados para a aprovao dos produtos desenvolvidos pela ANVISA, e que sero arquivados nas pastas dos produtos, que apresentam todas as caractersticas do produto desde a Ordem de projeto at a avaliao dos lotes pilotos.

3.5.1 Documentao

A organizao e informatizao de arquivos um servio que tem como finalidade principal criar instrumentos de controle e monitoramento do armazenamento e trfego de documentos nas empresas, por intermdio da implantao de sistemas de organizao e gerenciamento de arquivos. Vantagens:

Organizao fsica adequada; Sistema de identificao visual; Padronizao dos mtodos de arquivamento; Comodidade e agilidade nas consultas aos documentos; Atendimento s normas ISO de armazenamento e rastreabilidade de informaes e documentos.

Conforme desenvolvido os produtos vo sendo descritos documentos, onde relatado todo o desenvolvimento, na empresa a registros para cada avaliao desde a Ordem de projeto, onde realizada a descrio do produto desde para que seja utilizado e quanto o tempo de permanncia no corpo humano, no caso de produtos implantveis, at a Anlise do Lote Piloto que descreve as avaliaes feitas

18

no produto em desenvolvimento, se apresentou conformidades e no conformidades.

Quando inicio uma nova pasta de desenvolvimento de um novo produto, comeo juntando a documentao de pesquisa realizada sobre o produto, os desenhos que j haviam sido feitos, conforme foi relato acima. Entro em contato com o setor da qualidade para me enviarem os registros atualizados, para que no haja no conformidades nas avaliaes da ANVISA, que avalia a empresa todos os anos para liberar o registro de produo para a empresa.

A pasta j apresenta um sumrio padro, ento somente vou colocando a documentao na pasta, finalizado isto reviso novamente para ver se todos os documentos esto atualizados e dentro do solicitado.

Com o passar do tempo, quando forem feitas novas revises nos documentos o setor da qualidade me repassa os documentos para serem trocados nas pastas, quando isso ocorre assino um registro que me informa os documentos que foram trocados, este registro apresenta a reviso que ser retirada e a reviso atualizada que ser posta na pasta. Depois de trocadas as revises, as revises inativas so descartadas.

19

4. CONSIDERAES FINAIS

Durante o perodo de estgio ocorreram vrias situaes, todas trazidas da Escola Tcnica Parob.

No tive dificuldades na prtica do estgio curricular, pois j havia realizado outros estgios enquanto cursava o tcnico, tendo assim a possibilidade de unir a teoria com a prtica.

Todas as tarefas realizadas foram de um grande aprendizado, pois com o conhecimento terico da escola, desempenhei todas as tarefas com eficcia.

Deixo uma sugesto de melhoria no ensaio da Escola, que deve ter investimentos dos rgos pblicos e preocupaes com a qualidade do ensino, (novas tecnologias), pois a mesma est h muitos anos sem investimentos e no somente na parte estrutural da Escola.

S-ar putea să vă placă și