Sunteți pe pagina 1din 18

Ncleo C N 6 Representao idologrfica antropomrfica, em lmina de xisto recortada, polida e incisa Descrio morfolgica Representao idologrfica antropomrfica recortada

em lmina de xisto, polida e ornamentada por inciso, com cerca de 7 mm de espessura, 160 mm de altura e 75 mm de altura. representao antropomrfica reali!a"se atra#$s da so%reposio secante de um tringulo issceles in#ertido, representando a ca%ea, so%re um &uadriltero rectangular, representando o tronco. ' lado superior do &uadriltero $ c(anfrado, com o o%)ecti#o de representar os om%ros. *unto da %ase do tringulo, no limite superior da placa, apresenta duas perfura+es para suspenso e representao dos ol(os. ,a rea correspondente - ca%ea no apresenta &ual&uer outra ornamentao, mas, no encontro do tringulo com o lado superior do &uadriltero, apresenta duas %andas em arco, com os plos orientados para o eixo da representao, preenc(idas com recticulado, insinuando tor&ue ou colar. metade inferior do &uadriltero $ integralmente preenc(ido por tr.s %andas (ori!ontais de tringulos recticulados, com os #$rtices orientados para a ca%ea, alternando com estreitas %andas lineares, tam%$m com recticulado. ,a metade superior, apresenta"se %anda larga (ori!ontal preenc(ida por %andas estreitas diagonais, irradiantes do eixo para am%os os %ordos, com recticulado. 's om%ros preenc(idos com recticulado. Referncias /stas placas, com uma ou duas perfura+es para suspenso, conforme a antropomorfia se)a mais expl0cita ou mais es&uemtica, foram tam%$m o%)ecto de depsito ritual funerrio em monumentos megal0ticos em todo o 1udoeste peninsular, nota#elmente no lente)o, onde so ac(ado corrente, &uer em tra%al(os ar&ueolgicos, &uer em circunstncias casuais. sua funo e contexto de uso tam%$m no so con(ecidos, sendo certo &ue este o%)ecto patenteia, como ) se disse, ine&u0#ocos #est0gios de uso anterior - sua deposio funerria. /sta placa apresenta ainda marcantes similitudes com a registada com o n2 3 neste n4cleo desta coleco, com as excep+es essenciais de no apresentar recorte representati#o da separao dos %raos e do tronco. similitude de refer.ncia $ com o n2 5, em%ora apresente ainda duas perfura+es oculares. 1e pretend.ssemos utili!ar os exemplares desta coleco para tentar esta%elecer uma se&u.ncia de progresso da representao antropomrfica neste tipo de o%)ectos, propor0amos &ue este exemplar se situaria imediatamente a seguir ao apresentado

com o n2 3 e em paralelismo com o n2 5, numa progresso das representa+es mais expl0citas para as mais es&uemticas, de#endo considerar o percurso para o es&uematismo coincidente com a progresso cronolgica. /sta placa apresenta ainda o pormenor raro da representao de um tor&ue, ou colar, o &ue a torna muito semel(ante a uma outra procedente da nta da 6omenda da 7gre)a, 8ontemor"o" ,o#o. ro!enincia 6oleco 9essoa. "i#liografia :eiga ;erreira, '. da e <eito, 8anuel, 1=77, Portugal Pr-Histrico, seu enquadramento no Mediterrneo, 9u%lica+e /uropa" m$rica, <is%oa. 6ardoso, *oo <u0s, >00>, Pr-Histria de Portugal, :er%o, <is%oa. <eisner, ?., <eisner, :era, 1=5=, Die Megalitgraber der Iberischen Halbinsel, Der Westen, I1, 8adrider ;orsc(ungen, @erlin. <eisner, :era, 1=65, Die Megalitgraber der Iberischen Halbinsel, Der Westen, I- , 8adrider ;orsc(ungen, @erlin. lmeida, ;., :eiga ;erreira, ', 1=56, Placas de !isto antropomr"icas do Museu #apidar $geditano, in Re#ista de ?uimares, n2 66, ?uimares.

Ncleo C N $

Representao idologrfica antropomrfica, em lmina de xisto recortada, polida e incisa Descrio morfolgica 1A0 mm de altura e A> mm de largura Referncias ro!enincia 6oleco 9essoa. "i#liografia :eiga ;erreira, '. da e <eito, 8anuel, 1=77, Portugal Pr-Histrico, seu enquadramento no Mediterrneo, 9u%lica+e /uropa" m$rica, <is%oa. 6ardoso, *oo <u0s, >00>, Pr-Histria de Portugal, :er%o, <is%oa.

Ncleo C N %

Representao idologrfica antropomrfica, em lmina de xisto recortada, polida e incisa Descrio morfolgica 170 mm de altura e 70 mm de largura Referncias ro!enincia 6oleco 9essoa. "i#liografia :eiga ;erreira, '. da e <eito, 8anuel, 1=77, Portugal Pr-Histrico, seu enquadramento no Mediterrneo, 9u%lica+e /uropa" m$rica, <is%oa. 6ardoso, *oo <u0s, >00>, Pr-Histria de Portugal, :er%o, <is%oa.

Ncleo C N &

Representao idologrfica antropomrfica, em lmina de xisto recortada, polida e incisa Descrio morfolgica 150 mm de altura e 60 mm de largura Referncias ro!enincia 6oleco 9essoa. "i#liografia :eiga ;erreira, '. da e <eito, 8anuel, 1=77, Portugal Pr-Histrico, seu enquadramento no Mediterrneo, 9u%lica+e /uropa" m$rica, <is%oa. 6ardoso, *oo <u0s, >00>, Pr-Histria de Portugal, :er%o, <is%oa.

Ncleo C N '(

Representao idologrfica antropomrfica, em lmina de xisto recortada, polida e incisa Descrio morfolgica 150 mm de altura e A0 mm de largura Referncias ro!enincia 6oleco 9essoa. "i#liografia :eiga ;erreira, '. da e <eito, 8anuel, 1=77, Portugal Pr-Histrico, seu enquadramento no Mediterrneo, 9u%lica+e /uropa" m$rica, <is%oa. 6ardoso, *oo <u0s, >00>, Pr-Histria de Portugal, :er%o, <is%oa. :eiga ;erreira, ', 1=73, cerca das placas"0dolos com mos encontradas em 9ortugal e o culto da fecundidade, in /st4dios dedicados al 9rofessor Br. <uis 9ericot, @arcelona. <eisner, ?. e <eisner, :., 1=5=, Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel, I% , der Westen, 8adrider ;orsc(ungen. <eisner, :, 1=65, Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel, I%&, der Westen , 8adrider ;orsc(ungen.

Ncleo C

N ''

Representao idologrfica antropomrfica, em lmina de xisto recortada, polida e incisa Descrio morfolgica 1A0 mm de altura e 100 mm de largura Referncias ro!enincia 6oleco 9essoa. "i#liografia :eiga ;erreira, '. da e <eito, 8anuel, 1=77, Portugal Pr-Histrico, seu enquadramento no Mediterrneo, 9u%lica+e /uropa" m$rica, <is%oa. 6ardoso, *oo <u0s, >00>, Pr-Histria de Portugal, :er%o, <is%oa.

Ncleo C N ')

Representao idologrfica antropomrfica, em lmina de xisto recortada, polida e incisa Descrio morfolgica 1=0 mm de altura e 100 mm de largura Referncias ro!enincia 6oleco 9essoa. "i#liografia :eiga ;erreira, '. da e <eito, 8anuel, 1=77, Portugal Pr-Histrico, seu enquadramento no Mediterrneo, 9u%lica+e /uropa" m$rica, <is%oa. 6ardoso, *oo <u0s, >00>, Pr-Histria de Portugal, :er%o, <is%oa.

C N '*

Representao idologrfica antropomrfica, em lmina de xisto recortada, polida e incisa Descrio morfolgica <mina em xisto clor0dico de cor amarela es#erdeada, clara, recortada de forma aproximadamente rectangular, polida e ornamentada por inciso, com cerca de 1>0 mm de altura e A0 mm de largura. *unto ao %ordo, moldura de espin(ado inciso, com cerca de 10 mm de largura. ,a metade superior da rea emoldurada, representao idologrfica antropomrfica, reali!ada atra#$s da so%reposio secante de um tringulo in#ertido so%re outro de %ase mais larga. ' tringulo superior representa a ca%ea, com duas pe&uenas circunfer.ncias sugerindo os ol(os, o inferior o tronco. ' tringulo inferior a presenta a %ase cCnca#a e angular, para sugerir os om%ros, como $ canCnico nestas reprenta+es. ,a metade inferior, 11 lin(as (ori!ontais &ue%radas, a espaos decrescentes de %aixo para cima, separadas da moldura da %ase por pe&uena %anda de denticulado, com cerca de 5 mm de largura. ' o%)ecto apresenta uma 4nica perfurao, no eixo do %ordo superior. Referncias ,a <apa do @ugio, em 1esim%ra, foi exumado um con)unto de lminas de xisto recortadas, polidas e incisas muito peculiar no (ori!onte do calcol0tico portugu.s. Drata"se de peas recortadas num xisto clor0tico claro, de cor #erde ou amarela es#erdeada, entre elas uma com uma ornamentao muito peculiar, correntemente identificada com as representa+es antropomrficas tipo 'dolo de (lmeria, com a singularidade ainda de apresentar o plano da representao claramente es&uadriado, rectangular, sem &ue a antropomorfia se)a sugerida pelo recorte da lmina.

' presente exemplar pode considerar"se, at$ ao presente, o 4nico termo de comparao para a placa da <apa do @ugio. cresce ainda a particularidade de a representao antropomrfica exi%ida em moldura por esta placa se reprodu!ir no recorte da lmina registada neste n4cleo com o n2 15.

ro!enincia 6oleco 9essoa. c(ado ocasional na <apa do ;umo, 1esim%ra, )untamente com a lmina registada com o n2 15 neste n4cleo e com um pente e um par de rastos de sandlias #oti#os, recortados tam%$m em xisto, registados no ,4cleo desta coleco. :er 9615. 7ntegrada nas colec+es da ;9/9E em 8aro de >003. "i#liografia :eiga ;erreira, '. da e <eito, 8anuel, 1=77, Portugal Pr-Histrico, seu enquadramento no Mediterrneo, 9u%lica+e /uropa" m$rica, <is%oa. 6ardoso, *oo <u0s, >00>, Pr-Histria de Portugal, :er%o, <is%oa. 8onteiro, R., F%Gs!eHsIi, ?., :eiga ;erreira, ', 1=67, )ma not*+el placa de !isto encontrada na #apa do ,ugio, (-oia., in Re#ista de ?uimares, n2 77, ?uimares. lmeida, ;., :eiga ;erreira, ', 1=56, Placas de !isto antropomr"icas do Museu #apidar $geditano, in Re#ista de ?uimares, n2 66, ?uimares. <eisner, ?., <eisner, :era, 1=5=, Die Megalitgraber der Iberischen Halbinsel, Der Westen, I1, 8adrider ;orsc(ungen, @erlin. <eisner, :era, 1=65, Die Megalitgraber der Iberischen Halbinsel, Der Westen, I- , 8adrider ;orsc(ungen, @erlin.

Ncleo C N '+ Representao idologrfica antropomrfica, lmina de xisto recortada, polida e incisa em

Descrio morfolgica Representao idologrfica antropomrfica em lmina de xisto clor0dico de cor amarela es#erdeada, reali!ada pela so%reposio secante de um pe&ueno tringulo issceles in#ertido, representando a ca%ea, com duas perfura+es, representando os ol(os, so%re um trap$!io issceles in#ertido de %ase mais larga, representando o tronco. ' o%)ecto tem cerca de 100 mm de altura e 55 mm de largura mxima, na %ase do trap$!io, correspondente aos om%ros. o longo do tronco uma %anda #ertical incisa com tringulos preenc(idos com recticulado, com o #$rtice orientado para a ca%ea. Referncias ,a <apa do @ugio, em 1esim%ra, foi exumado um con)unto de lminas de xisto recortadas, polidas e incisas muito peculiar no (ori!onte do calcol0tico portugu.s. Drata"se de peas recortadas num xisto clor0tico claro, de cor #erde ou amarela es#erdeada, com uma ornamentao muito peculiar. /sta o%)ecto apresenta a particularidade de representar, no recorte, a figura antropomrfica emoldurada na placa registada com o n2 13 neste n4cleo. ro!enincia 6oleco 9essoa. c(ado ocasional na <apa do ;umo, 1esim%ra, )untamente com a lmina registada com o n2 13 neste n4cleo e com um pente e um par de rastos de sandlias, tam%$m recortados em xisto, registados no ,4cleo . :er 9615. 7ntegrada nas colec+es da ;9/9E em 8aro de >003. "i#liografia :eiga ;erreira, '. da e <eito, 8anuel, 1=77, Portugal Pr-Histrico, seu enquadramento no Mediterrneo, 9u%lica+e /uropa" m$rica, <is%oa. 6ardoso, *oo <u0s, >00>, Pr-Histria de Portugal, :er%o, <is%oa. 8onteiro, R., F%Gs!eHsIi, ?., :eiga ;erreira, ', 1=67, )ma not*+el placa de !isto encontrada na #apa do ,ugio, (-oia., in Re#ista de ?uimares, n2 77, ?uimares. lmeida, ;., :eiga ;erreira, ', 1=56, Placas de !isto antropomr"icas do Museu #apidar $geditano, in Re#ista de ?uimares, n2 66, ?uimares.

Ncleo C N ',

Representao idologrfica antropomrfica, em lmina de xisto recortada, polida e incisa, representando dolo tipo almeria Descrio morfolgica 9rimeiro o%)ecto representado na fotografia, desde a es&uerda, na lin(a superior. Referncias ,a <apa do @ugio, em 1esim%ra, foi exumado um con)unto de lminas de xisto recortadas, polidas e incisas muito peculiar no (ori!onte do calcol0tico portugu.s. Drata"se de peas recortadas num xisto clor0tico claro, de cor #erde ou amarela es#erdeada, com uma ornamentao muito peculiar. /sta o%)ecto apresenta a particularidade de representar, no recorte, a figura antropomrfica emoldurada na placa registada com o n2 13 neste n4cleo. ro!enincia 6oleco 9essoa. "i#liografia :eiga ;erreira, '. da e <eito, 8anuel, 1=77, Portugal Pr-Histrico, seu enquadramento no Mediterrneo, 9u%lica+e /uropa" m$rica, <is%oa. 6ardoso, *oo <u0s, >00>, Pr-Histria de Portugal, :er%o, <is%oa. lmeida, ;., :eiga ;erreira, ', 1=56, Placas de !isto antropomr"icas do Museu #apidar $geditano, in Re#ista de ?uimares, n2 66, ?uimares.

Ncleo C N '6

Representao idologrfica antropomrfica, em lmina de xisto recortada, polida e incisa, representando dolo tipo Almeria Descrio morfolgica Derceiro o%)ecto representado na fotografia, desde a es&uerda, na lin(a superior. Referncias ro!enincia 6oleco 9essoa. c(ado ocasional na <apa do ;umo, 1esim%ra, )untamente com a lmina registada com o n2 13 neste n4cleo e com um pente e um par de rastos de sandlias, tam%$m recortados em xisto, registados no ,4cleo . :er 9615. 7ntegrada nas colec+es da ;9/9E em 8aro de >003. "i#liografia :eiga ;erreira, '. da e <eito, 8anuel, 1=77, Portugal Pr-Histrico, seu enquadramento no Mediterrneo, 9u%lica+e /uropa" m$rica, <is%oa. 6ardoso, *oo <u0s, >00>, Pr-Histria de Portugal, :er%o, <is%oa. lmeida, ;., :eiga ;erreira, ', 1=56, Placas de !isto antropomr"icas do Museu #apidar $geditano, in Re#ista de ?uimares, n2 66, ?uimares.

Ncleo C N '% Reprod-o !oti!a em lmina de xisto recortada de adorno o- ins.gnia em forma de bculo/ Descrio morfolgica 1egundo o%)ecto representado na fotografia, desde a es&uerda.

Referncias /stes o%)ectos aparecem integrados nos depsitos rituais funerrios nos monumentos megal0ticos, so%retudo na regio de J#ora. 8uito se tem especulado so%re o seu significado, sem se c(egar a uma concluso definiti#a. Dam%$m no $ consensual &ue se trate de o%)ectos ou adornos de uso, ou de reprodu+es #oti#as de o%)ectos ou adornos de uso em pedra, co%re ou ouro. 8as, se se trata de reprodu+es #oti#as de o%)ectos de uso, certo $ &ue ainda no se con(ece &ual&uer exemplar do o%)ecto representado. opinio mais consensual $ a de &ue se trata de uma ins0gnia, de mando ou de condio social. Be#e"se registar &ue um dos mais %elos menires da regio e%orense, na Eerdade dos lmendres, exi%e insculturado um b*culo. ,*culos aparecem representados na ornamentao de outros o%)ectos, como $ o caso da enx"%igorna #oti#a em calcrio &ue integra o ,4cleo desta coleco com o n2 5. ,este caso, parece &ue o moti#o ser#iria para impresso por martelagem de adornos em lmina de ouro ou de outros metais. ro!enincia 6oleco 9essoa. "i#liografia :eiga ;erreira, '. da e <eito, 8anuel, 1=77, Portugal Pr-Histrico, seu enquadramento no Mediterrneo, 9u%lica+e /uropa" m$rica, <is%oa. 6ardoso, *oo <u0s, >00>, Pr-Histria de Portugal, :er%o, <is%oa. <eisner, ?., <eisner, :era, 1=5=, Die Megalitgraber der Iberischen Halbinsel, Der Westen, I1, 8adrider ;orsc(ungen, @erlin. <eisner, :era, 1=65, Die Megalitgraber der Iberischen Halbinsel, Der Westen, I- , 8adrider ;orsc(ungen, @erlin. lmeida, ;., :eiga ;erreira, ', 1=56, Placas de !isto antropomr"icas do Museu #apidar $geditano, in Re#ista de ?uimares, n2 66, ?uimares.

Ncleo C N )+ Representao idologrfica antropomrfica em lmina de xisto recortada, polida e incisa Descrio morfolgica

Referncias ro!enincia 6oleco 9essoa.

"i#liografia :eiga ;erreira, '. da e <eito, 8anuel, 1=77, Portugal Pr-Histrico, seu enquadramento no Mediterrneo, 9u%lica+e /uropa" m$rica, <is%oa. 6ardoso, *oo <u0s, >00>, Pr-Histria de Portugal, :er%o, <is%oa. lmeida, ;., :eiga ;erreira, ', 1=56, Placas de !isto antropomr"icas do Museu #apidar $geditano, in Re#ista de ?uimares, n2 66, ?uimares.

Ncleo C N ), Representao idologrfica antropomrfica em lmina de xisto recortada, polida e incisa Descrio morfolgica

Referncias ro!enincia 6oleco 9essoa. "i#liografia

:eiga ;erreira, '. da e <eito, 8anuel, 1=77, Portugal Pr-Histrico, seu enquadramento no Mediterrneo, 9u%lica+e /uropa" m$rica, <is%oa. 6ardoso, *oo <u0s, >00>, Pr-Histria de Portugal, :er%o, <is%oa. lmeida, ;., :eiga ;erreira, ', 1=56, Placas de !isto antropomr"icas do Museu #apidar $geditano, in Re#ista de ?uimares, n2 66, ?uimares.

Ncleo C N )$ Representao idologrfica antropomrfica recortada em lmina cermica, ornamentada por inciso Descrio morfolgica Referncias ro!enincia 6oleco 9essoa. "i#liografia :eiga ;erreira, '. da e <eito, 8anuel, 1=77, Portugal Pr-Histrico, seu enquadramento no Mediterrneo, 9u%lica+e /uropa" m$rica, <is%oa. 6ardoso, *oo <u0s, >00>, Pr-Histria de Portugal, :er%o, <is%oa.

lmeida, ;., :eiga ;erreira, ', 1=56, Placas de !isto antropomr"icas do Museu #apidar $geditano, in Re#ista de ?uimares, n2 66, ?uimares.

Ncleo C N )%

Representao idologrfica antropomrfica recortada em lmina cermica aproveitada de fragmento do bojo de grande vaso e ornamentada por inciso
Descrio morfolgica Referncias ro!enincia 6oleco 9essoa. "i#liografia :eiga ;erreira, '. da e <eito, 8anuel, 1=77, Portugal Pr-Histrico, seu enquadramento no Mediterrneo, 9u%lica+e /uropa" m$rica, <is%oa. 6ardoso, *oo <u0s, >00>, Pr-Histria de Portugal, :er%o, <is%oa.

lmeida, ;., :eiga ;erreira, ', 1=56, Placas de !isto antropomr"icas do Museu #apidar $geditano, in Re#ista de ?uimares, n2 66, ?uimares.

S-ar putea să vă placă și