Sunteți pe pagina 1din 6

Aula 01 metodologia: esclarece o que so tcnicas, mtodos da cincia que se fundamentam em bases epistemolgicas.

Epistomologia: (teoria do conhecimento) o ramo da filisofia interessado na investigao da natureza, fontes e validade do conhecimento. 3 tipos de metodologia: Acadmica: preocupa-se com a construo do conhecimento e abrange todos os tipos de estudo Cintifica: preocupa-se com o conhecimento e a cincia: seus mitos e desafios. da Pesquisa: preocupa-se com os caminhos que devem ser seguidos pelos pesquisadores.

estudaremos a metologia cientfica dividindo-se em: -conhecimento e mtodos; -leitura e pesquisa; -uso das regras, segundo a ABNT; -As instituies de Ensino Sup. e o projeto pedaggico.

conhecimento: ato ou efeito de abstrair uma determinada ideia ou a noo de alguma coisa.

4 tipos de conhecimento: teolgico, filosfico, cientifico e emprico EMPRICO: o conhecimento do povo, acmulo de tradies e experincias vividas TEOLGICO: APOIA-SE EM DOUTRINAS QUE CONTM PROPOSIES SAGRADAS evidncias no verificveis. FILOSFICO:razo humana, procura discernir entre o certo e o errado CIENTFICO: conhecimento sistemtico, capacidade de analisar, explicar, desdobrar, justificar, induzir e predizer

Aula 02

MTODO: um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigao da verdade no estudo de uma cincia para alcanar determinado fim.

Mtodo dedutivo: a relao entre as premissas converge do Geral para o Particular. Mtodo Indutivo (mtodo por excelncia das cincias naturais): parte de questes particulares at chegar a concluses generalizadas. Mtodo hipottico-dedutivo: foi definido por Karl Popper a partir de criticas induo. um mtodo s chega a uma concluso verdadeira, se passar pelo mtodo da falseabilidade, isto , se no se puder provar que o resultado mentiroso

Aula 03: metodologia Aplicada pesquisa

Pesquisa :uma atividade voltada para a soluo de problemas po r meio dos processos do mtodo cientfico.

Pesquisa cientifica:Se trata do tipo de pesquisa que objetiva contribuir para o desenvolvimento do conhecimento humano em todas as reas, sendo sistematicamente planejada e executada segundo critrios rigorosos de processamento das informaes.

RAZES DE PESQUISAR: razes de ordem intelectual:desejo de conhecer razes de ordem prtica: desejo de conhecer com vistas a fazer algo.

elementos caracterizadores de uma pesquisa: - levantamento de algum problema; -a soluo qual se chega; -os meios escolhidos para chegar a soluo

CLASSIFICAO DA PESQUISA:

QUANTO NATUREZA-> pesquisa pura:Motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador pesquisa aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicao prtica dirigidos soluo de problemas especficos. envolve verdades e interesses locais.

QUANTO ABORDAGEM-> pesquisa quantitativa: coleta e anlise de dados para dar conta de questes que envolvem a pesquisa.utiliza mtodos estatsticos. pesquisa qualitativa: no h medio numrica, como as descries, mas o seu propsito est em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada. descritiva e utiliza o mtodo INDUTIVO. O processo o foco principal.

QUANTO AO SEU PROPSITO-> Pesquisa Descritiva:objetivo descrever as caractersticas de algum fenmeno observado. Tpica de Cincias Humanas e Sociais Pesquisa exploratria: considerado o passo inicial de qualquer pesquisa. Trata-se de uma observao. O objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema para torn-lo mais explcito ou viabilizar a construo de uma hiptese. Pesquisa bibliogrfica: uma etapa fundamental que influenciar todas as etapas de uma pesquisa,. Consistem no levantamento, seleo, fichamento e arquivamento de informaes relacionadas pesquisa.

aula 4: Diferentes Tcnicas de estudo

tipos de leitura: Entretenimento ou distrao Cultura geral ou informativa Aproveitamento

Fazer uma boa leitura implica: Reconhecer, Organizar, Elaborar, Valorar

Tcnicas de pesquisa: bibliogrfica fichamento Resumo Resenha

aula 05:Planejamento e Tipos de trabalho cientfico um problema deve ser:Claro e Preciso, emprico, delimitado, passvel de soluo.

Passos metodolgicos: Definio do problemas; Planejamento da pesquisa; Coleta de dados; Anlise e apresentao dos resultados; Discusso das Implicaes estratgicas; Identificao de novos problemas;

relatrio: Tem como finalidade descrever etapas das investigaes realizadas diretamente na realidade (in loco). Capaz de apresentar sistematicamente, informao suficiente.

comunicao cientfica ou Paper Pequeno artigo cientfico, texto elaborado sobre determinado tema ou resultados de um projeto de pesquisa, sujeito a julgamento.

Seminrio: uma tcnica de estudo que inclui pesquisa, discusso e debate

formao do projeto folha A4, escritas no averso da folha, cor preta. responsabilidade do autor da pesquisa.

Aula 6: Estrutura e formatao

Aula:09

Universidade tem como principal funo desenvolver a inquietude do ser social, visa que os formandos usem o conhecimento de forma critica, da avaliao e reflexo. para desenvolvermos nossas competncias e habilidades.

Promove a interdisciplinaridade e a capacidade de dialogo entre cientistas Cidadania: individuo critico.

espao de liberdade de pensar

Segundo Severino: A educao como prtica institucionalizada, contribua para a integrao dos homens no trplice universo das prticas que tecem sua existncia: no universo do trabalho, da sociabilidade e da cultura simblica.

Universidade: proporcionar o conhecimento, criando uma sociedade interativa e melhor.

Iniciao Cientfica: Proporciona ao aluno a aprendizagem de tcnicas e mtodos cientficos, estimula o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade.

rgos que fomentam a pesquisa: CNPq, Capes,

Aula 10: Uma instituio de ensino tem um compromisso social com a comunidade na formao de cidados critico

A universidade tem que ter um projeto geral, de desenvolvimento e interno.

Planejar e Construir um PPP, ter compromisso com uma educao de qualidade e participativa, a unio entre ensino e comunidade.

O PPP de uma universidade deve referir-se a um processo permanente de reflexo e discusso dos problemas, na busca de alternativas viveis efetivao de sua intencionalidade.

competncias: so as modalidades estruturais da inteligncia, Operaes mentais: Conhecimentos (saberes)

S-ar putea să vă placă și