Sunteți pe pagina 1din 4

Estudo aos Jovens em Parnaba Suportando o Jugo na mocidade

Num sentido figurado: domnio, opresso (Gn 27.40; Jr 28.2; Gl 5.1); sofrimento (Lm 3.27);obedincia (Mt 11.29-30); aliana (2Co 6.14); trabalho (Fp 4.3). Muitos no entendem as dificuldades que os jovens enfrentam. H quem diga que a vida dos jovens fcil demais, que moleza, que no h preocupaes ou

Texto base Lamentaes 3:27 Bom para o homem suportar o jugo na sua mocidade.

perturbaes, esquecem que j foram jovens um dia.

Quero nesses minutos que passaremos juntos, pela graa e ajuda do Esprito Introduo O texto lido, foi escrito por Jeremias como um cntico de lamento por causa da situao que se encontrava o povo de DEUS, escravizado pela sua infidelidade. O livro de lamentaes tem um tocante significado, revela o amor e a tristeza de Deus para opovo que ele prprio castiga. No vou entrar em detalhes, pois no vou tratar do livro em si, mas de uma verdade revelada no capitulo e versculo do texto base desse estudo; Jugo na mocidade. Enfrentamos diversos problemas e questes no decorrer de nossa vida. Cadafase cheio de esperanas e desesperanas, cheio de alegria e de pesares, certezas e incertezas. Definio de Jugo: substantivo masculino Derivao: sentido figurado. sujeio imposta pela fora ou autoridade; opresso 2 Derivao: sentido figurado. vnculo de submisso e obedincia Ex.: livrar-se do j. paterno 1 Uma criana sofre muito quando esta crescendo, o corpo em desenvolvimento causa dor, por isso as crianas dormem muito, ou chora muito (ou as duas coisas ao mesmo tempo).Logo vem a fase de transio onde ela comea a entender o mundo que cerca, mas em sua mente tudo gira ao redor dela, os pais vivem para ela, a ateno somente para ela. Mas em determinado momento as coisas mudam, ela comea a enxergar tudo diferente. Nada de graa, existe o certo e errado, o mundo cheio de problemas, seus pais no so to perfeitos como se Definio Biblica imaginava, enfim nada era como se imaginava. As dificuldades dos Jovens cristos Ser jovem no fcil, e ser jovem cristo mais difcil ainda! Santo, falar a respeito dos problemas na juventude e como enfrent-las. No sou pretensioso ao ponto de querer saber e resolver todos os dilemas que assolam os jovens. Mas quero dar um caminho bblico de como ser vencedor ante aos problemas que surgem e sugiram na sua jornada crist.

Comea as cobranas, os dilemas, os porqus, o jugo, o corpo comea transformar-se, hormnios a flor da pele deixando a vezes muito sensvel ou com um sentimento explosivo que no se consegue controlar, essa a fase que voc esta passando agora. A vida de hoje muito complicada, se comparada a alguns anos atrs, a cincia revolucionou o nosso modo de viver e agir. Existe influencia muito invasiva por parte do meios de comunicaes. A cultura no nosso pas e uma cultura sensualista e permissiva. Quero falar com voc, a sua vida no nada fcil, mas esses problemas que voc enfrenta, muitos j enfrentaram e deixaram o exemplo de como prosseguir. Como enfrentar problemas de relacionamentos, paternais ou entre amigos, ou como escolher um namoro que agrade a Deus? E o trabalho, a profisso o futuro? E os pecados, como viver uma vida santa que agrade a Deus?

os outros irmos que Jac pretendia dar-lhe a primogenitura. Teria riquezas que haveria de herdar, posio e beno; contudo, no foi este o plano de Deus para a sua vida. Leia como Deus permitiu que todas estas cousas russem por terra, e grande humilhao se abatesse sobre ele durante trinta anos, enquanto preparava-o para coisas maiores. Como era a vida na poca de Jos? Jac e seus filhos eram pastores ou vaqueiros. Cuidavam de seus rebanhos, criavam suas famlias, e geralmente procuravam servir a Deus. Com a idade de dezessete anos, Jos foi introduzido ao Egito, que era culturalmente muito mais desenvolvido que Cana. Sabe-se que toda a arte e cincia da Grcia foram copiadas do Egito. Todavia, a liberdade e os direitos humanos estavam no mais baixo nvel. A vida humana tinha pouco valor. A escravido florescia com todo o vigor.

Alguns exemplos 1-Jos (GN 37-50) Quem era Jos? O livro de Gnesis devota quase trinta por cento dos seus captulos vida de Jos, filho de Jac. A sua vida foi incomum, pois ele foi vendido para a escravido no Egito quando tinha dezessete anos, e naquele pas ele passou os treze anos seguintes como escravo e na priso. Tinha apenas trinta anos de idade quando tornou-se governador da maior civilizao daquela poca. Jos era o filho favorito de Raquel, esposa favorita de Jac. Este lhe deu uma capa de muitas cores, que indicava para

Os problemas que Jos enfrentou! abcdeNo foi compreendido pela sua famlia Foi invejado e odiado pelos seus irmos Sua juventude no foi fcil devido a isso Foi vendido e trado Foi tentado pela mulher de Potifar

Como Jos enfrentou os problemas? Tendo uma resoluta f em Deus

GN 39.6-9 (LER)

b-

A palavra de Deus era rara (Sam 3.1).

Como podemos aprender com Jos; como devemos retribuir o mal? Como enfrentar a tentao ? (fugindo as vezes melhor que lutar) Qual o valor da dificuldade? (1CO 4.17; AS DIFICULADADES FORJAM O NOSSO CARATERRM 8.28) Ser se Jos continuasse na casa de seu pai, mimado como era ele teria o carter que teve?

c-

Todos pareciam seguir os passos de homens degenerados, e o deveria dar o exemplo, no o fazia.

d-

Mas Samuel no deixou de buscar a Deus, enquanto Hofni e Fineias estavam vivendo a imoralidade e a cobia, Samuel buscava a Deus.

A Semelhana com os dias de hoje incrvel, existem lideres e at igrejas corrompidas, o mundo tenta a todo custo nos influenciar. (RM12.1-2). O maior exemplo de Samuel ser fiel em tempos maus!!!!!

2-SAMUEL (1SM 1-31) 3-DAVI Samuel foi separado desde de criana para ser auxiliar de um sacerdote idoso na casa de DEUS. Apesar de viver em uma poca de corruptos e corrompidos fora e dentro do Tarbenculo, aquele Jovem no de DEUS, a sua vida foi exemplo de f e ministrio. A vida da poca de Samuel, foi um perodo onde cada fazia o que achava certo. 12345Juizes 21.25 Naqueles dias, no havia rei em Israel, porm cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos. aO sacerdcio estava corrompido, e todos j haviam se conformado. (Sam 2.12-17,18;22-26) je Ester era rf judia que viveu na Prsia durante o exlio babilnico. Foi usada por Deus para livrar o seu povo da aniquilao, era uma arma de Deus contra Ham que conspirava matar todos os judeus. 4-Ester Esquecido Perseguido Vence as adversidades Soube ter pacincia Davi enfrentou a depresso. (SL 142.3; 142.4; 142.6; Conhecemos bem a historia de Davi, homem segundo o corao de Deus. Jovem trabalhador e temente a Deus.

Aquela jovem deixou-se ser usada por Deus e livrou Israel da aniquilao total. 5-DANIEL ANANIAS MISAEL E AZARIAS (DN 1-4)

"Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos. De todo mau caminho desvio os ps, para observar a tua palavra."

A sua importncia para Deus e para a igreja Daniel e seus amigos foram levados presos para servirem em outra nao, a babilnia, tinha cerca de dezoito anos . Voc muito importante para Deus aEnfrentou a tentao de aderir a uma cultura e costumes que no faziam parte de seu estilo de vida. (DN 1) bcdeFoi um homem integro que no se contaminou. Daniel era firme no que acreditava (DN 1.8) Seus amigos foram tentados a idolatrar outro deus. Permaneceram fieis e Deus os exaltou (DN 3.15-18) A igreja de Jesus precisa muito de voc, alias voc futuro da igreja. Voc ser os ps de Deus que caminham sobre a terra emos de Deus que operam na terra.

ENFRENTANDO AS DIFICULDADES Poderamos falar de vrios exemplos, mas o que que voc compreenda que assim como voc , outros servos de Deus tambm passaram por problemas. Suporte esse jugo um pouco mais, Deus tem o melhor para voc.

1 Joo 2.14 Eu vos escrevi, pais, porque j conhecestes aquele que desde o princpio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus est em vs, e j vencestes o maligno.

Salmo 119:99-101.

S-ar putea să vă placă și