Sunteți pe pagina 1din 15

LEI 8.666/93 LEI DE LICITAES Profa Joslia Gomes o Carmo Pro!e ime"#o a li!

!i#a$%o& -Estudaremos a regra geral do procedimento, que serve para a concorrncia, tomada de preos e convite. -Haver diferenas de uma para a outra que sero citadas no meio. (As diferenas geralmente esto nos prazos -!epois de aprender a ordem l"gica do procedimento fica mais fcil estudar a lei #$$$%&', pois a lei ( )agunada, se tivermos o procedimento idealizado a leitura fica mais simples. *)s+ ,eilo no tem procedimento, pois segue a pra-e administrativa. - * concurso no tem procedimento, pois depende do regulamento. - .sico+ /ara 0aver licitao ( preciso ter uma necessidade e ter din0eiro para comprar, isso ( a fase interna da licitao. -1ase 2nterna+ * momento em que vai se formalizar o processo. Autuar, identificar a necessidade etc. Antigamente se dizia que a licitao se iniciava com o edital (primeira fase , mas isso no ( aceito pela doutrina. 'ase i"#er"a a li!i#a$%o& 3oda a preparao que vai at( a pu)licao do edital. - /u)licou comea a fase e-terna. -* primeiro passo da fase interna da licitao ( a formalizao do processo. 'ormali(a$%o o )ro!esso& /ara formalizar o processo ele precisa ser autuado, logo a formalizao do processo comea com a autuao. -Autuao, nada mais ( que, dar n4mero, colocar capa, numerar as pginas, identificar os dados na capa. 2sso ( autuao, da mesma forma que ocorre no processo 5udicial. Autuado o processo voc a)re a capa, a primeira fol0a que se encontra ( a necessidade. -/recisamos 2dentificar a necessidade. -2dentificar necessidades significa identificar o que a administrao est precisando, qual a necessidade, a quantidade etc. - 6uitas vezes precisa-se de cinco mil canetas, mas a administrao s" poder comprar duzentas. Essa necessidade ( adaptada de acordo com recursos. E-+ a secretaria de transito e transporte diz que o transito est um caos e precisa pavimentar uma nova via. -Algu(m vai demonstrar a necessidade, mas no significa que a primeira fol0a do processo vai para o edital, feita a atuao e identificada 7 necessidade a administrao vai identificar os recursos oramentrios para a contratao. 6uitas vezes vimos que a o)ra no foi encerrada porque o din0eiro aca)ou, isso ( serio, antes de comear a o)ra reserva-se recurso oramentrio para a o)ra, o din0eiro sai de uma parcela do oramento. 3em alguma coisa errada. - 8e estiver tudo certo o din0eiro vai entrar, o contrato ser cele)rado e a o)ra conclu9da. - 6uitas vezes 0 desvio oramentrio, a arrecadao no ( feita de forma ideal e muitas vezes o administrador mente no oramento, para ter din0eiro para contratar ele diz que vai entrar : mil0;es, mas na verdade entrar apenas ' mil0;es, ele 5 sa)ia que a o)ra no ser conclu9da. - * administrador cresce o oramento, contrata mais, aca)a seu mandato e ele dei-a para o pr"-imo a )om)a. - A doutrina e a 5urisprudncia dizem que ( falsidade ideol"gica mentir no oramento.

E-+ a cartil0a da corrupo foi resultado de um tra)al0o feito pelo 3<=, !ecidiu por amostragem investigar estados e munic9pios. 8aiu sorteando e investigando, a cartil0a conta as situa;es mais a)surdas que se pode e-aminar. -=m caso de administrador que usa o din0eiro como se fosse dele (carto corporativo , pega um talo de c0eques do fundo de participao dos munic9pios e o prefeito vai para casa de prostituio e paga a conta com o talo de c0eques, a dona do prost9)ulo e entra em p>nico,sem sa)er se compensava ou no o c0eque ela decide ir ao 6/ para perguntar se podia descontar o c0eque. -<arto corporativo ( para o tra)al0o, mas o su5eito depois que dei-a o mandato continua comprando passagem a(rea com o carto. E-+ um munic9pio tin0a muito 2/3= para co)rar, mas o 2/3= de proprietrios descon0ecidos, no tin0a identificao por irregularidades no registro. * 6unic9pio precisava de cr(dito oramentrio, Eles a5uizaram a e-ecuo fiscal desse 2/3=, proprietrio descon0ecido, entra como poss9vel cr(dito oramentrio e faz-se contrato administrativo com esse oramento. 6as e-ecuo fiscal contra quem? Entraram contra o @ignoradoA de trs pra frente+ *darongi da 8ilva, mais de mil e-ecu;es fiscais foram e-ecutadas contra o *darongi, cr(dito oramentrio e contrato administrativo. Ap"s a autuao e a identificao de necessidades, verifica-se o recurso oramentrio (art. BC, lei #$$$%&' . Art. Bo As licita;es para a e-ecuo de o)ras e para a prestao de servios o)edecero ao disposto neste artigo e, em particular, 7 seguinte seqDncia+ 2 - pro5eto )sicoE 22 - pro5eto e-ecutivoE 222 - e-ecuo das o)ras e servios. F Go A e-ecuo de cada etapa ser o)rigatoriamente precedida da concluso e aprovao, pela autoridade competente, dos tra)al0os relativos 7s etapas anteriores, 7 e-ceo do pro5eto e-ecutivo, o qual poder ser desenvolvido concomitantemente com a e-ecuo das o)ras e servios, desde que tam)(m autorizado pela Administrao. F Ho As o)ras e os servios somente podero ser licitados quando+ 2 - 0ouver pro5eto )sico aprovado pela autoridade competente e dispon9vel para e-ame dos interessados em participar do processo licitat"rioE 22 - e-istir oramento detal0ado em planil0as que e-pressem a composio de todos os seus custos unitriosE 222 - 0ouver previso de recursos oramentrios que assegurem o pagamento das o)riga;es decorrentes de o)ras ou servios a serem e-ecutadas no e-erc9cio financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronogramaE 2I - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas esta)elecidas no /lano /lurianual de que trata o art. G$: da <onstituio 1ederal, quando for o caso.

F 'o J vedado incluir no o)5eto da licitao a o)teno de recursos financeiros para sua e-ecuo, qualquer que se5a a sua origem, e-ceto nos casos de empreendimentos e-ecutados e e-plorados so) o regime de concesso, nos termos da legislao espec9fica. F Ko J vedada, ainda, a incluso, no o)5eto da licitao, de fornecimento de materiais e servios sem previso de quantidades ou cu5os quantitativos no correspondam 7s previs;es reais do pro5eto )sico ou e-ecutivo. F :o J vedada a realizao de licitao cu5o o)5eto inclua )ens e servios sem similaridade ou de marcas, caracter9sticas e especifica;es e-clusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente 5ustificvel, ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e servios for feito so) o regime de administrao contratada, previsto e discriminado no ato convocat"rio. F $o A infringncia do disposto neste artigo implica a nulidade dos atos ou contratos realizados e a responsa)ilidade de quem l0es ten0a dado causa. F Bo Lo ser ainda computado como valor da o)ra ou servio, para fins de 5ulgamento das propostas de preos, a atualizao monetria das o)riga;es de pagamento, desde a data final de cada per9odo de aferio at( a do respectivo pagamento, que ser calculada pelos mesmos crit(rios esta)elecidos o)rigatoriamente no ato convocat"rio. F #o Mualquer cidado poder requerer 7 Administrao /4)lica os quantitativos das o)ras e preos unitrios de determinada o)ra e-ecutada. F &o * disposto neste artigo aplica-se tam)(m, no que cou)er, aos casos de dispensa e de ine-igi)ilidade de licitao. 8e 0 recurso nomeia-se a comisso de licitao (art. :G, lei #$$$%&' . Art. :G. A 0a)ilitao preliminar, a inscrio em registro cadastral, a sua alterao ou cancelamento, e as propostas sero processadas e 5ulgadas por comisso permanente ou especial de, no m9nimo, ' (trs mem)ros, sendo pelo menos H (dois deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos "rgos da Administrao responsveis pela licitao. F Go Lo caso de convite, a <omisso de licitao, e-cepcionalmente, nas pequenas unidades administrativas e em face da e-igDidade de pessoal dispon9vel, poder ser su)stitu9da por servidor formalmente designado pela autoridade competente. F Ho A <omisso para 5ulgamento dos pedidos de inscrio em registro cadastral, sua alterao ou cancelamento, ser integrada por profissionais legalmente 0a)ilitados no caso de o)ras, servios ou aquisio de equipamentos. F 'o *s mem)ros das <omiss;es de licitao respondero solidariamente por todos os atos praticados pela <omisso, salvo se posio individual divergente estiver devidamente fundamentada e registrada em ata lavrada na reunio em que tiver sido tomada a deciso.

F Ko A investidura dos mem)ros das <omiss;es permanentes no e-ceder a G (um ano, vedada a reconduo da totalidade de seus mem)ros para a mesma comisso no per9odo su)seqDente. F :o Lo caso de concurso, o 5ulgamento ser feito por uma comisso especial integrada por pessoas de reputao ili)ada e recon0ecido con0ecimento da mat(ria em e-ame, servidores p4)licos ou no. -A comisso pode ser nomeada de duas formas+ a- pode ser uma comisso permanente que serve para todas as licita;es em um determinado per9odo (um ano ou )- pode-se nomear a comisso temporria (para aquele procedimento , * "rgo p4)lico no faz licitao todo dia, J um "rgo s" que compra para todo mundo, mas especificamente um o)5eto determinado "rgo deve licitar. Lomeia-se uma comisso s" para aquele procedimento espec9fico. -* per9odo ( de um ano na comisso permanente, no ano seguinte ele no pode ser reconduzido para o mesmo cargo. - 8e um servidor estava na presidncia da comisso ele pode ser reconduzido para secretrio no ano seguinte. Lomeada a comisso ser ela)orado o edital. /ara se ela)orar o edital e definir suas regras devese seguir as e-igncias do art. KN+ Art. KN. * edital conter no pre>m)ulo o n4mero de ordem em s(rie anual, o nome da repartio interessada e de seu setor, a modalidade, o regime de e-ecuo e o tipo da licitao, a meno de que ser regida por esta ,ei, o local, dia e 0ora para rece)imento da documentao e proposta, )em como para in9cio da a)ertura dos envelopes, e indicar, o)rigatoriamente, o seguinte+ 2 - o)5eto da licitao, em descrio sucinta e claraE 22 - prazo e condi;es para assinatura do contrato ou retirada dos instrumentos, como previsto no art. $K desta ,ei, para e-ecuo do contrato e para entrega do o)5eto da licitaoE 222 - san;es para o caso de inadimplementoE 2I - local onde poder ser e-aminado e adquirido o pro5eto )sicoE I - se 0 pro5eto e-ecutivo dispon9vel na data da pu)licao do edital de licitao e o local onde possa ser e-aminado e adquiridoE I2 - condi;es para participao na licitao, em conformidade com os arts. HB a 'G desta ,ei, e forma de apresentao das propostasE I22 - crit(rio para 5ulgamento, com disposi;es claras e par>metros o)5etivosE I222 - locais, 0orrios e c"digos de acesso dos meios de comunicao 7 dist>ncia em que sero fornecidos elementos, informa;es e esclarecimentos relativos 7 licitao e 7s condi;es para atendimento das o)riga;es necessrias ao cumprimento de seu o)5etoE

2O - condi;es equivalentes de pagamento entre empresas )rasileiras e estrangeiras, no caso de licita;es internacionaisE O - o crit(rio de aceita)ilidade dos preos unitrio e glo)al, conforme o caso, permitida a fi-ao de preos m-imos e vedados a fi-ao de preos m9nimos, crit(rios estat9sticos ou fai-as de variao em relao a preos de referncia, ressalvado o dispossto nos pargrafos GC e HC do art. K#E (Pedao dada pela ,ei nC &.$K#, de G&&# O2 - crit(rio de rea5uste, que dever retratar a variao efetiva do custo de produo, admitida a adoo de 9ndices espec9ficos ou setoriais, desde a data prevista para apresentao da proposta, ou do oramento a que essa proposta se referir, at( a data do adimplemento de cada parcelaE (Pedao dada pela ,ei nC #.##', de G&&K O222 - limites para pagamento de instalao e mo)ilizao para e-ecuo de o)ras ou servios que sero o)rigatoriamente previstos em separado das demais parcelas, etapas ou tarefasE O2I - condi;es de pagamento, prevendo+ a prazo de pagamento no superior a trinta dias, contado a partir da data final do per9odo de adimplemento de cada parcelaE (Pedao dada pela ,ei nC #.##', de G&&K ) cronograma de desem)olso m-imo por per9odo, em conformidade com a disponi)ilidade de recursos financeirosE c crit(rio de atualizao financeira dos valores a serem pagos, desde a data final do per9odo de adimplemento de cada parcela at( a data do efetivo pagamentoE (Pedao dada pela ,ei nC #.##', de G&&K d compensa;es financeiras e penaliza;es, por eventuais atrasos, e descontos, por eventuais antecipa;es de pagamentosE e e-igncia de seguros, quando for o casoE OI - instru;es e normas para os recursos previstos nesta ,eiE OI2 - condi;es de rece)imento do o)5eto da licitaoE OI22 - outras indica;es espec9ficas ou peculiares da licitao. F Go * original do edital dever ser datado, ru)ricado em todas as fol0as e assinado pela autoridade que o e-pedir, permanecendo no processo de licitao, e dele e-traindo-se c"pias integrais ou resumidas, para sua divulgao e fornecimento aos interessados. F Ho <onstituem ane-os do edital, dele fazendo parte integrante+ 2 - o pro5eto )sico e%ou e-ecutivo, com todas as suas partes, desen0os, especifica;es e outros complementosE 22 - oramento estimado em planil0as de quantitativos e preos unitriosE (Pedao dada pela ,ei nC #.##', de G&&K

222 - a minuta do contrato a ser firmado entre a Administrao e o licitante vencedorE 2I - as especifica;es complementares e as normas de e-ecuo pertinentes 7 licitao. F 'o /ara efeito do disposto nesta ,ei, considera-se como adimplemento da o)rigao contratual a prestao do servio, a realizao da o)ra, a entrega do )em ou de parcela destes, )em como qualquer outro evento contratual a cu5a ocorrncia este5a vinculada a emisso de documento de co)rana. F Ko Las compras para entrega imediata, assim entendidas aquelas com prazo de entrega at( trinta dias da data prevista para apresentao da proposta, podero ser dispensadas+ (2nclu9do pela ,ei nC #.##', de G&&K 2 - o disposto no inciso O2 deste artigoE (2nclu9do pela ,ei nC #.##', de G&&K 22 - a atualizao financeira a que se refere a al9nea QcQ do inciso O2I deste artigo, correspondente ao per9odo compreendido entre as datas do adimplemento e a prevista para o pagamento, desde que no superior a quinze dias. (2nclu9do pela ,ei nC #.##', de G&&K -8e voc vai contratar uma construtora para construir um viaduto, mas no entende nada de engen0aria, ter que contratar algu(m que sai)a fazer para definir o viaduto no edital. -<ontratar algu(m para definir o o)5eto do edital precisa de licitao? - Lessa fase ( necessrio em alguns casos o pro5eto )sico, que vai definir o o)5eto da licitao. - * que vai para o edital. !ependendo da comple-idade do meu o)5eto eu precisarei fazer outro contrato. - <ontratarei uma empresa que vai cuidar do pro5eto )sico, ( poss9vel que ele dependa de licitao a depender do valor. Essa licitao serve s" para definir o o)5eto da licitao. -Lem toda licitao depende de pro5eto )sico. Muem faz o pro5eto )sico no pode participar da licitao. -Runto ao edital vem sempre a minuta do contrato como parte ane-a. -Muando cele)rado o contrato o edital vir ane-o ao contrato, Edital e contrato esto sempre 5untos. -* art. KN, traz os requisitos do edital. -Ela)orado o edital ele ser su)metido a um parecer 5ur9dico, a comisso de licitao no precisa ser formada em direito, mas algu(m tem que verificar se o edital cumpre os requisitos da lei, por isso ele ( su)metido a um parecer 5ur9dico, normalmente quem faz esse parecer ( a procuradoria, que geralmente tem departamento pr"prio de licita;es e contratos. - Em alguns "rgos o procurador funciona dentro do "rgo, se ele est dentro ele que d o parecer 5ur9dico. * procurador confere se o edital est certo, se estiver o processo volta para a autoridade que nomeou a comisso licitante que autorizar a deflagrao do certame. -H um ato formal de autorizao para deflagrao do certame, com a autorizao formal encerrase a fase interna e d-se in9cio 7 fase e-terna da licitao. 'ase e*#er"a& P+,li!a$%o o e i#al& A fase e-terna comea com a pu)licao do edital. A pu)licao tem seus requisitos no art. HG, lei #$$$%&'+

Art. HG. *s avisos contendo os resumos dos editais das concorrncias, das tomadas de preos, dos concursos e dos leil;es, em)ora realizados no local da repartio interessada, devero ser pu)licados com antecedncia, no m9nimo, por uma vez+ (Pedao dada pela ,ei nC #.##', de G&&K 2 - no !irio *ficial da =nio, quando se tratar de licitao feita por "rgo ou entidade da Administrao /4)lica 1ederal e, ainda, quando se tratar de o)ras financiadas parcial ou totalmente com recursos federais ou garantidas por institui;es federaisE (Pedao dada pela ,ei nC #.##', de G&&K 22 - no !irio *ficial do Estado, ou do !istrito 1ederal quando se tratar, respectivamente, de licitao feita por "rgo ou entidade da Administrao /4)lica Estadual ou 6unicipal, ou do !istrito 1ederalE (Pedao dada pela ,ei nC #.##', de G&&K 222 - em 5ornal dirio de grande circulao no Estado e tam)(m, se 0ouver, em 5ornal de circulao no 6unic9pio ou na regio onde ser realizada a o)ra, prestado o servio, fornecido, alienado ou alugado o )em, podendo ainda a Administrao, conforme o vulto da licitao, utilizar-se de outros meios de divulgao para ampliar a rea de competio. (Pedao dada pela ,ei nC #.##', de G&&K F Go * aviso pu)licado conter a indicao do local em que os interessados podero ler e o)ter o te-to integral do edital e todas as informa;es so)re a licitao. F Ho * prazo m9nimo at( o rece)imento das propostas ou da realizao do evento ser+ 2 - quarenta e cinco dias para+ (Pedao dada pela ,ei nC #.##', de G&&K a concursoE (2nclu9da pela ,ei nC #.##', de G&&K ) concorrncia, quando o contrato a ser cele)rado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitao for do tipo Qmel0or t(cnicaQ ou Qt(cnica e preoQE (2nclu9da pela ,ei nC #.##', de G&&K 22 - trinta dias para+ (Pedao dada pela ,ei nC #.##', de G&&K a concorrncia, nos casos no especificados na al9nea Q)Q do inciso anteriorE (2nclu9da pela ,ei nC #.##', de G&&K ) tomada de preos, quando a licitao for do tipo Qmel0or t(cnicaQ ou Qt(cnica e preoQE (2nclu9da pela ,ei nC #.##', de G&&K 222 - quinze dias para a tomada de preos, nos casos no especificados na al9nea Q)Q do inciso anterior, ou leiloE (Pedao dada pela ,ei nC #.##', de G&&K 2I - cinco dias 4teis para convite. (Pedao dada pela ,ei nC #.##', de G&&K F 'o *s prazos esta)elecidos no pargrafo anterior sero contados a partir da 4ltima pu)licao do edital resumido ou da e-pedio do convite, ou

ainda da efetiva disponi)ilidade do edital ou do convite e respectivos ane-os, prevalecendo a data que ocorrer mais tarde. (Pedao dada pela ,ei nC #.##', de G&&K F Ko Mualquer modificao no edital e-ige divulgao pela mesma forma que se deu o te-to original, rea)rindo-se o prazo inicialmente esta)elecido, e-ceto quando, inqDestionavelmente, a alterao no afetar a formulao das propostas. -A pu)licao acontece em+ dirio oficial S 5ornal de grande circulao. - Lo se pu)lica a 9ntegra do edital no dirio oficial, pu)lica-se um aviso de edital (um resumo , em que 0 os elementos mais importantes+ qual a licitao, o o)5eto, e o mais importante, onde se consegue a 9ntegra do edital. -/ode a administrao vender o edital? /ode co)rar PT 'NN,NN pela c"pia do edital? -* que a lei diz ( que ( poss9vel co)rar o custo da reproduo, ento se a administrao gastar PT HN,NN com a c"pia, ela pode co)rar, mas a administrao no pode comercializar editais. -8e o edital tiver plantas muito grandes, pode co)rar o valor que for, desde que se5a o custo da sua reproduo, na prtica ( comum a administrao usar o mecanismo de venda de editais para gan0ar din0eiro, mas a regra ( e-pressa que no ( poss9vel. -* edital diz+ quem no adquirir o edital no pode participar da licitao. J poss9vel condicionar a participao da licitao com a compra do edital? * licitante precisa con0ecer o conte4do do edital, ele tem como o)rigao con0ecer as regras, mas se ele con0ece lendo o edital do concorrente, isso no importa, a 0ist"ria de condicionar a participao 7 compra ( ilegal, essa regra no pode conter no edital. -Muando a administrao usa o edital como forma de arrecadar ela tam)(m amarra e diz que s" pode participar quem comprou o edital e, conseqDentemente, arrecadar um )om din0eiro. /razo de intervalo m9nimo+ da pu)licao do edital at( a entrega de envelopes deve-se lem)rar do prazo de intervalo m9nimo. A pu)licao deve respeitar o prazo de intervalo m9nimo de cada modalidade. -Em concorrncia 0 o prazo m9nimo de 'N ou K: dias. -,eilo G: dias - <onvite : dias -/rego # dias. Muem pode discutir o edital pu)licado e qual o instrumento para isso? - !urante o prazo de intervalo m9nimo, se algu(m no se conforma com o edital, 0 o instrumento de impugnao do mesmo, a impugnao do edital tem seus elementos no art. KG. -Muem pode contestar o edital? Mualquer cidado ( parte leg9tima para impugnar o edital (art. KG . Mual o prazo? - *s prazos aqui so contados de traz para frente, o prazo para o cidado impugnar ( at( o quinto dia 4til anterior 7 data designada para entregar os envelopes. -Muando a comisso rece)e essa impugnao ela tem trs dias 4teis para 5ulgar essa impugnao. Antes do rece)imento dos envelopes a situao 5 estar resolvida. -Al(m do cidado a lei diz que pode impugnar o edital o licitante. A lei tem uma fal0a aqui, pois o su5eito no ( licitante ainda, La verdade no ( um licitante, ele ( um potencial licitante. -Aquele que tem interesse em participar dessa licitao, o prazo dele ( maior, ele tem at( o segundo dia anterior 7 entrega dos envelopes para impugnar o edital. -8e ele no falar nesse momento ele no pode mais discutir o assunto, decair seu direito de impugnar, mas essa decadncia ( para a via administrativa, nada impede que depois discuta na via 5udicial.

-La prtica ( comum o profissional ler o edital por partes e s" reclama so)re o que interessa at( aquele momento, mas ele no poder impugnar, inclusive, a minuta do contrato ane-a ao edital, deve-se discutir todas as fal0as do edital nesse momento, inclusive a minuta do contrato. -A comisso no tem prazo para 5ulgar o edital impugnado pelo licitante, a lei no prev prazo, mas isso no significa que a administrao tem qualquer prazo, o ideal ( que se corri5a o quanto antes esse defeito. A impugnao suspende o procedimento licitat"rio? 8e sim, ela tem natureza de recurso? 8e tiver natureza de recurso pode ter efeito suspensivo? - A impugnao no tem natureza de recurso, o que significa dizer que ela no tem efeito suspensivo. * procedimento no paralisa, mesmo com impugnao pendente. -A comisso ao 5ulgar a impugnao perce)e que o licitante ou o cidado tem razo e resolve que o edital precisa ser corrigido. 2dentificada a fal0a a comisso pode alterar o edital? -At( esse momento pode, essa ( a 0ora de corrigir o edital (art. HG, F KC , alterao do edital ( constitu9da via aditamento, esse aditamento precisa ser pu)licado da mesma forma que foi pu)licado o edital. -Lo se pu)lica a totalidade do edital, s" o que foi alterado, se pu)licar a 9ntegra, estar comeando do zero uma nova licitao. -8e a modificao no cria o)rigao nova, no dispensa o)rigao e-istente, )asta fazer aditamento e pu)licar. -Agora, se constituir uma mudana nas o)riga;es (criando ou dispensando uma o)rigao ( preciso rea)rir o prazo de intervalo m9nimo. * prazo de intervalo m9nimo ( rea)erto porque novas empresas podero entrar na licitao, elas devem ter o prazo para preparar seus documentos. Agora, uma simples mudana de endereo, por e-emplo, que no modifica as o)riga;es, no precisa de intervalo m9nimo (art. HG, F KC . -e!e,ime"#o os e".elo)es& Muantos envelopes o licitante deve apresentar? - *s licitantes podem apresentar dois ou trs envelopes, de acordo com o tipo da licitao, se a licitao ( do tipo preo ou do tipo t(cnica, eles viro em dois envelopes+ um para a proposta (de preo ou da t(cnica e outro para a documentao. -8e for t(cnica mais preo precisa de trs envelopes+ um vem com os documentos da empresa, o outro vem com a proposta de t(cnica e o outro com a proposta de preo. -3odos os envelopes so entregues nesse momento, /roposta de preo ( l na frente, mas todos os envelopes so entregues de uma vez s" e sempre lacrados. * envelope que a comisso analisa em primeiro lugar ( a documentao. - Analisar documentao significa 0a)ilitao, e esse ( o pr"-imo passo+ 2nicia-se com a administrao a)rindo os envelopes e analisando os documentos da empresa. * licitante pode mandar os envelopes pelo correio? - Lo interessa a forma pela qual os envelopes c0egam, o que importa ( que na 0ora certa eles este5am na administrao. 8e os envelopes c0egarem atrasados, no interessa o tempo de atraso, o que interessa ( se a comisso est rece)endo envelopes, se ainda no comeou a a)rir e analisar os envelopes, voc pode entregar os seus. E-emplo+ * licitante que ficou preso no tr>nsito e c0egou atrasado, ele ainda pode entregar os seus se a comisso tam)(m estiver atrasada e ainda estiver rece)endo os envelopes. /a,ili#a$%o 0o+ 1+alifi!a$%o2& 8o requisitos da 0a)ilitao e-clusivamente os seguintes (art. HB + Art. HB. /ara a 0a)ilitao nas licita;es e-igir-se- dos interessados, e-clusivamente, documentao relativa a+ 2 - 0a)ilitao 5ur9dicaE

22 - qualificao t(cnicaE 222 - qualificao econUmico-financeiraE 2I - regularidade fiscal. I V cumprimento do disposto no inciso OOO222 do art. Bo da <onstituio 1ederal. (2nclu9do pela ,ei nC &.#:K, de G&&& Esse rol ( ta-ativo. <omo se comprova a regularidade fiscal, a qualificao t(cnica, a 0a)ilitao 5ur9dica? - A lei traz cinco requisitos no art. HB, mas nos dispositivos seguintes (arts. H# a 'H enumeram quais documentos comprovam cada requisito. -Em licitao tudo deve ser ru)ricado, a id(ia da assinatura ( evitar a su)stituio posterior dos documentos. -3oda a comisso e os licitantes presentes devem ru)ricar todos os documentos (art. K', F HC . -1eito isso a comisso passa a analisar os documentos, 8e os licitantes preenc0erem os requisitos eles esto 0a)ilitados (ou qualificados , Muando o licitante no preenc0e os requisitos ele est ina)ilitado (ou desqualificado . 8e todos forem desqualificados a comisso deve tentar salvar a licitao. Art. K#, F 'C prev uma diligncia para tentar salv-la. F 'C Muando todos os licitantes forem ina)ilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, a administrao poder fi-ar aos licitantes o prazo de oito dias 4teis para a apresentao de nova documentao ou de outras propostas escoimadas das causas referidas neste artigo, facultada, no caso de convite, a reduo deste prazo para trs dias 4teis. (2nclu9do pela ,ei nC &.$K#, de G&&# -A)re-se um prazo de oito dias 4teis para que os licitantes complementem seus documentos. 8e a modalidade for convite esse prazo poder ser reduzido para trs dias 4teis. <omplementados os documentos sai o 5ulgamento. -A licitao rece)e o complemento e vai decidir so)re a 0a)ilitao, decidido so)re a 0a)ilitao a)re-se a oportunidade de recurso,Mual o prazo de recurso para a 0a)ilitao? * recurso tem efeito suspensivo? - Essas duas perguntas so muito importantes. * prazo e as regras so)re recurso esto no art. GN&. Art. GN&. !os atos da Administrao decorrentes da aplicao desta ,ei ca)em+ 2 - recurso, no prazo de : (cinco dias 4teis a contar da intimao do ato ou da lavratura da ata, nos casos de+ a 0a)ilitao ou ina)ilitao do licitanteE ) 5ulgamento das propostasE c anulao ou revogao da licitaoE d indeferimento do pedido de inscrio em registro cadastral, sua alterao ou cancelamentoE e resciso do contrato, a que se refere o inciso 2 do art. B& desta ,eiE (Pedao dada pela ,ei nC #.##', de G&&K

10

f aplicao das penas de advertncia, suspenso temporria ou de multaE 22 - representao, no prazo de : (cinco dias 4teis da intimao da deciso relacionada com o o)5eto da licitao ou do contrato, de que no cai)a recurso 0ierrquicoE 222 - pedido de reconsiderao, de deciso de 6inistro de Estado, ou 8ecretrio Estadual ou 6unicipal, conforme o caso, na 0ip"tese do F Ko do art. #B desta ,ei, no prazo de GN (dez dias 4teis da intimao do ato. F Go A intimao dos atos referidos no inciso 2, al9neas QaQ, Q)Q, QcQ e QeQ, deste artigo, e-clu9dos os relativos a advertncia e multa de mora, e no inciso 222, ser feita mediante pu)licao na imprensa oficial, salvo para os casos previstos nas al9neas QaQ e Q)Q, se presentes os prepostos dos licitantes no ato em que foi adotada a deciso, quando poder ser feita por comunicao direta aos interessados e lavrada em ata. F Ho * recurso previsto nas al9neas QaQ e Q)Q do inciso 2 deste artigo ter efeito suspensivo, podendo a autoridade competente, motivadamente e presentes raz;es de interesse p4)lico, atri)uir ao recurso interposto eficcia suspensiva aos demais recursos. F 'o 2nterposto, o recurso ser comunicado aos demais licitantes, que podero impugn-lo no prazo de : (cinco dias 4teis. F Ko * recurso ser dirigido 7 autoridade superior, por interm(dio da que praticou o ato recorrido, a qual poder reconsiderar sua deciso, no prazo de : (cinco dias 4teis, ou, nesse mesmo prazo, faz-lo su)ir, devidamente informado, devendo, neste caso, a deciso ser proferida dentro do prazo de : (cinco dias 4teis, contado do rece)imento do recurso, so) pena de responsa)ilidade. F :o Len0um prazo de recurso, representao ou pedido de reconsiderao se inicia ou corre sem que os autos do processo este5am com vista franqueada ao interessado. F $o Em se tratando de licita;es efetuadas na modalidade de Qcarta conviteQ os prazos esta)elecidos nos incisos 2 e 22 e no pargrafo 'o deste artigo sero de dois dias 4teis. (2nclu9do pela ,ei nC #.##', de G&&K -* prazo para recurso ser de cinco dias 4teis, e-ceto na modalidade convite em que o prazo ( de dois dias 4teis. Lormalmente o recurso em licitao no tem efeito suspensivo, essa ( a regra, mas a lei diz que em alguns casos ele ter esse efeito, essa ( uma e-ceo. - * recurso contra a deciso na 0a)ilitao ter efeito suspensivo. Classifi!a$%o e 3+l4ame"#o& !entro dessa fase teremos trs su)-etapas. 1 fase de classificao: /rimeiro verifica-se se o licitante cumpriu as formalidades da proposta, * preo tem que ser unitrio, em moeda corrente, por e-emplo. -Lesse momento a comisso deve verificar se o preo est compat9vel com o praticado no mercado.

11

8e o licitante no cumprir as formalidades (no tem preo compat9vel com o praticado no mercado, por e-emplo ele ser desclassificado. 2 fase de julgamento: !ecidida a classificao, sem a)rir prazo para recurso, na seqDncia a comisso 5ulgar a mel0or proposta. Lesse momento a comisso escol0er a mel0or proposta. 2magine que dois licitantes tm proposta idntica, 0avendo empate. Mual a conseqDncia 5ur9dica nesse caso? !eve-se o)servar os crit(rios de desempate previstos no art. 'C, F HC+ F Ho Em igualdade de condi;es, como crit(rio de desempate, ser assegurada preferncia, sucessivamente, aos )ens e servios+ 2 - produzidos ou prestados por empresas )rasileiras de capital nacionalE 22 - produzidos no /a9sE 222 - produzidos ou prestados por empresas )rasileiras. 2I - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no /a9s. 6as imagine que usando todos os crit(rios acima as empresas esto ainda empatadas. Lesse caso a lei diz que a sa9da ( o sorteio. * sorteio ( de qualquer forma. Art. K:, F HC+ F Ho Lo caso de empate entre duas ou mais propostas, e ap"s o)edecido o disposto no F Ho do art. 'o desta ,ei, a classificao se far, o)rigatoriamente, por sorteio, em ato p4)lico, para o qual todos os licitantes sero convocados, vedado qualquer outro processo. 8elecionada a mel0or empresa o que acontece com as demais empresas participantes? Elas so colocadas em ordem classificat"ria, mas agora classificar significa colocar em ordem (segunda colocada, terceira, quarta e assim por diante . 8e todos os licitantes forem desclassificados o que ocorre? -6ais uma vez 0aver a diligncia do art. K#, F 'C, que consiste em tentar salvar a licitao. 8e todos continuarem desclassificados ap"s a diligncia 0 possi)ilidade de contratao direta com dispensa de licitao (0ip"tese de licitao fracassada . 3 fase de oportunidade de recurso: Rulgada a classificao e 5ulgamento a)re-se a oportunidade de recurso. -* prazo de recurso ( de cinco dias 4teis, se for convite o prazo ( de dois dias 4teis. H efeito suspensivo? -<omo regra os recursos no tm efeito suspensivo, mas a lei traz a segunda e-ceo+ *s dois recursos que tm efeito suspensivo na lei so o da classificao e 5ulgamento e da 0a)ilitao, tem que decidir a etapa para passar adiante. /or isso que 0 efeito suspensivo. /omolo4a$%o& Homologao significa verificao de regularidade. <onfere-se o procedimento para verificar se ele cumpriu todas as e-igncias da lei, se vai conferir o procedimento, quem deve fazer a 0omologao?

12

- Muem licitou foi a comisso, mas quem vai conferir o procedimento no ( a pr"pria comisso, e sim a autoridade superior, Aquela que no comeo autorizou a deflagrao, agora 0omologa o certame. 1eita a 0omologao passamos 7 fase de ad5udicao. A 3+ i!a$%o& Lada mais ( do que o resultado oficial. -8e est tudo certo no procedimento o resultado oficial dar ao licitante vencedor o status de vencedor. Muando se d ao vencedor o status de vencedor ele no tem o direito su)5etivo 7 assinatura do contrato, ele s" tem o direito de no ser preterido (no ser passado para trs , ele ter mera e-pectativa. -8e a administrao vai cele)rar o contrato, ser com ele, mas se ela no quiser assinar o contrato, ela no ( o)rigada. 2magine que a administrao decide assinar o contrato e c0ama o vencedor para faz-lo. E se o vencedor no quiser assinar o contrato? Ele est o)rigado a faz-lo? -* licitante vencedor c0amado a assinar o contrato est o)rigado a faz-lo pelo prazo de $N dias a partir do dia em que ele fez sua proposta, ele se amarrou ao preo no momento da entrega dos envelopes, por isso a comisso tem que correr. A lei permite que o edital pode fi-ar prazo maior se isso for conveniente, isso ocorre porque 0 licita;es mais complicadas em que a comisso perce)e que sessenta dias no ser suficiente. Art. $K. Art. $K. A Administrao convocar regularmente o interessado para assinar o termo de contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo e condi;es esta)elecidos, so) pena de decair o direito 7 contratao, sem pre5u9zo das san;es previstas no art. #G desta ,ei. F Go * prazo de convocao poder ser prorrogado uma vez, por igual per9odo, quando solicitado pela parte durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo 5ustificado aceito pela Administrao. F Ho J facultado 7 Administrao, quando o convocado no assinar o termo de contrato ou no aceitar ou retirar o instrumento equivalente no prazo e condi;es esta)elecidos, convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificao, para faz-lo em igual prazo e nas mesmas condi;es propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preos atualizados de conformidade com o ato convocat"rio, ou revogar a licitao independentemente da cominao prevista no art. #G desta ,ei. F 'o !ecorridos $N (sessenta dias da data da entrega das propostas, sem convocao para a contratao, ficam os licitantes li)erados dos compromissos assumidos. Ele est o)rigado, mas se a empresa no quer, qual a sa9da? /enalidades do art. #B+ Art. #B. /ela ine-ecuo total ou parcial do contrato a Administrao poder, garantida a pr(via defesa, aplicar ao contratado as seguintes san;es+ 2 - advertnciaE 22 - multa, na forma prevista no instrumento convocat"rio ou no contratoE

13

222 - suspenso temporria de participao em licitao e impedimento de contratar com a Administrao, por prazo no superior a H (dois anosE 2I - declarao de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administrao /4)lica enquanto perdurarem os motivos determinantes da punio ou at( que se5a promovida a rea)ilitao perante a pr"pria autoridade que aplicou a penalidade, que ser concedida sempre que o contratado ressarcir a Administrao pelos pre5u9zos resultantes e ap"s decorrido o prazo da sano aplicada com )ase no inciso anterior. F Go 8e a multa aplicada for superior ao valor da garantia prestada, al(m da perda desta, responder o contratado pela sua diferena, que ser descontada dos pagamentos eventualmente devidos pela Administrao ou co)rada 5udicialmente. F Ho As san;es previstas nos incisos 2, 222 e 2I deste artigo podero ser aplicadas 5untamente com a do inciso 22, facultada a defesa pr(via do interessado, no respectivo processo, no prazo de : (cinco dias 4teis. F 'o A sano esta)elecida no inciso 2I deste artigo ( de competncia e-clusiva do 6inistro de Estado, do 8ecretrio Estadual ou 6unicipal, conforme o caso, facultada a defesa do interessado no respectivo processo, no prazo de GN (dez dias da a)ertura de vista, podendo a rea)ilitao ser requerida ap"s H (dois anos de sua aplicao. -A sa9da agora ( c0amar o segundo colocado, Ele ser c0amado a assinar o contrato na sua proposta ou na proposta do primeiro? La proposta do primeiro,3odos os c0amados na ordem de classificao sero c0amados a assinar o contrato com a proposta do primeiro colocado. 5r em o )ro!e ime"#o "o )re4%o& A modalidade prego segue a )ase da lei #$$$%&' e o que 0 de diferente encontra-se na lei GN:HN%NH. A fase interna (parte de formalizao do processo segue tudo o que vimos na regra geral, sem nen0uma diferena. -!epois da formalizao, autoriza-se a deflagrao e vamos para a pu)licao do edital, aqui tam)(m no 0 peculiaridades. -Lo normal a ordem ap"s tudo isso a comisso rece)e os envelopes, o que tam)(m ( igual no prego. Aqui comea a inverso, na fase normal a)re-se os envelopes de documentao, primeiro ol0a-se o envelope de proposta e vamos 7 fase de classificao e 5ulgamento, sem direito de recurso, seguindo a ordem, segue-se 7 fase de 0a)ilitao. 8ignifica que no verificar documentos de todas as empresas, s" verifica daquela escol0ida na fase anterior. -8" verificar os documentos da empresa escol0ida na etapa anterior. /or isso ( mais rpido. !epois da 0a)ilitao ( que se a)re a oportunidade para recurso. - * recurso no prego tem que ser apresentado na 0ora, o licitante levanta a mo e diz que quer recorrer, ele apresenta o recurso na 0ora, mas tem o prazo de trs dias para entregar as raz;es por escrito. -* pr"-imo passo normal seria 0omologar e depois ad5udicar, 8" que aqui ( invertido, primeiro se ad5udica para depois 0omologar, no tem sentido ad5udicar e depois 0omologar, primeiro d o resultado oficial e depois v se est tudo certo. La prtica faz-se tudo de uma vez, na mesma oportunidade ad5udica e 0omologa. 6uito criticado pela doutrina a inverso.

14

15

S-ar putea să vă placă și