Sunteți pe pagina 1din 4

nicio > Passageiros > Informao ao Passageiro > Artigos Proibidos

Artigos proibidos no transporte areo de passageiros


Artigos proibidos no transporte areo de passageiros, ao abrigo do disposto no Regulamento (UE) n. 185/2010 da Comisso, de 4 de Maro de 2010 (ver anexos). Bagagem de CabinaDe acordo com o ponto 4.4.1 do supracitado Regulamento, os passageiros no sero autorizados a transportar para as zonas restritas de segurana ou para a cabina de uma aeronave os artigos que constam da lista do Apndice 4-C: "Apndice 4-C PASSAGEIROS E BAGAGEM DE CABINA LISTA DE ARTIGOS PROIBIDOS Sem prejuzo das normas de segurana aplicveis, os passageiros no podero transportar para as zonas restritas de segurana nem para a cabina de uma aeronave os seguintes artigos: a) Pistolas, armas de fogo e outros dispositivos que disparem projcteis - dispositivos que podem ou aparentam poder ser utilizados para causar ferimentos graves atravs do disparo de um projctil, incluindo: armas de fogo de qualquer tipo, tais como pistolas, revlveres, espingardas, caadeiras; armas de brinquedo, rplicas ou imitaes de armas de fogo que podem ser confundidas com armas verdadeiras; componentes de armas de fogo, excluindo miras telescpicas; armas de presso de ar e CO2, tais como pistolas, armas de tiro a chumbo, espingardas e armas de zagalotes; pistolas de sinais e pistolas de alarme; bestas, arcos e flechas; armas de caa submarina; fundas e fisgas. b) Dispositivos neutralizantes - dispositivos destinados especificamente a atordoar ou a imobilizar, incluindo: dispositivos de electrochoque, tais como pistolas elctricas paralisantes, armas de dardos (tasers) e bastes elctricos; dispositivos para atordoar e abater animais; qumicos, gases e aerossis neutralizantes ou incapacitantes, tais como mace, gs pimenta, gs lacrimogneo, gs cido e aerossis repelentes de animais; c) Objectos pontiagudos ou cortantes - objectos que, devido sua ponta afiada ou s suas arestas cortantes, podem ser utilizados para causar ferimentos graves, incluindo: objectos concebidos para cortar, tais como machados, machadinhas e cutelos; piolets e picadores de gelo; lminas de barbear; facas tipo x-acto; facas com lminas de comprimento superior a 6 cm; tesouras com lminas de comprimentos superior a 6 cm medido a partir do eixo; equipamento de artes marciais pontiagudo ou cortante; espadas e sabres;

d) Ferramentas de trabalho - ferramentas que podem ser utilizadas para causar ferimentos graves ou para ameaar a segurana da aeronave, incluindo : ps-de-cabra; berbequins e pontas de broca, incluindo berbequins elctricos portteis sem fios; ferramentas com uma lmina ou haste de comprimento superior a 6 cm que podem ser utilizadas como arma, tais como chaves de fendas e cinzis; serras, incluindo serras elctricas portteis sem fios; maaricos; pistolas de cavilhas e pistolas de pregos; e) Instrumentos contundentes - objectos que podem causar ferimentos graves se utilizados para agredir algum fisicamente, incluindo: tacos de basebol e softebol; tacos e bastes, tais como matracas, moscas, cassetetes; equipamento de artes marciais; f) explosivos e substncias e dispositivos incendirios - materiais e dispositivos explosivos e incendirios que podem ou aparentam poder ser utilizados para causar ferimentos graves ou para ameaar a segurana da aeronave, incluindo: munies; cartuxos explosivos; detonadores e espoletas; rplicas ou imitaes de engenhos explosivos; minas, granadas e outros explosivos militares; fogo-de-artifcio e outros artigos pirotcnicos; geradores de fumo; dinamite, plvora e explosivos plsticos."

De acordo com o ponto 4.4.3 do supracitado Regulamento, "A transportadora area assegurar a informao aos passageiros acerca dos artigos proibidos includos na lista do Apndice 4-C antes da admisso e registo (checkin)". Isenes: De acordo com o ponto 4.4.2 do supracitado Regulamento: "Pode ser concedida uma iseno ao disposto no ponto 4.4.1. na condio de: a) a autoridade competente ter autorizado o transporte do artigo em causa; e b) a transportadora area ter sido informada acerca do passageiro e do artigo que transporta antes do embarque dos passageiros na aeronave; e c) serem cumpridas as normas de segurana aplicveis. Nesse caso, os artigos devem ser colocados em condies seguras a bordo da aeronave". Lquidos, Aerossis e Gis (LAG): De acordo com o ponto 4.0.4 do supracitado Regulamento, "(...) os lquidos, aerossis e gis (LAG) incluem pastas, loes, misturas lquido/slido e os contedos de embalagens pressurizadas, tais como pasta de dentes, gel de cabelo, bebidas, sopas, xaropes, perfumes, espumas de barbear e outros artigos de consistncia semelhante. De acordo com o ponto 4.1.3.4. do supracitado Regulamento: "Os LAG transportados por passageiros podem ser isentos de rastreio se o LAG:

a) estiver contido em recipientes individuais de capacidade no superior a 100 mililitros ou equivalente, acondicionados em sacos de plstico transparente que possam ser abertos ou fechados de novo, de capacidade no superior a 1 litro, e que o contedo caiba perfeitamente no saco de plstico e este esteja completamente fechado; ou b) se destinar a ser utilizado durante a viagem e for necessrio por razes mdicas ou por uma exigncia diettica especial, incluindo alimento para bebs. O passageiro dever fazer prova da autenticidade do lquido autorizado, se tal lhe for pedido; ou c) tiver sido adquirido numa zona para alm do posto de controlo dos cartes de embarque em estabelecimentos comerciais que estejam sujeitos a procedimentos de segurana aprovados e integrados no programa de segurana do aeroporto, na condio de o lquido se encontrar numa embalagem inviolvel e apresentar um comprovativo adequado de que foi comprado naquele aeroporto, naquele dia; ou d) tiver sido adquirido na zona restrita de segurana em estabelecimentos comerciais que estejam sujeitos a procedimentos de segurana aprovados e integrados no programa de segurana do aeroporto; ou e) tiver sido adquirido noutro aeroporto comunitrio, na condio de o lquido se encontrar numa embalagem inviolvel e apresentar um comprovativo adequado de que foi comprado nesse aeroporto, nesse dia; ou f) tiver sido adquirido a bordo de uma aeronave de uma transportadora area comunitria, na condio de o lquido se encontrar numa embalagem inviolvel e apresentar um comprovativo adequado de que foi comprado a bordo dessa aeronave, nesse dia." NOTA: No que diz respeito ao transporte de medicamentos lquidos, o INAC, I.P. dispe de informao mais detalhada com respostas a perguntas frequentes. Bagagem de PoroDe acordo com o ponto 5.4.1 do supracitado regulamento, "Os passageiros no sero autorizados a transportar na sua bagagem de poro os artigos includos na lista do Apndice 5-B." "Apndice 5-B BAGAGEM DE PORO LISTA DE ARTIGOS PROIBIDOS Os passageiros no podem transportar os seguintes artigos na sua bagagem de poro: Explosivos e substncias e dispositivos incendirios - materiais e dispositivos explosivos e incendirios que podem ser utilizados para causar ferimentos graves ou para ameaar a segurana da aeronave, incluindo: munies; cartuchos explosivos; detonadores e espoletas; minas, granadas e outros explosivos militares; fogo-de-artifcio e outros artigos pirotcnicos; geradores de fumo; dinamite, plvora e explosivos plsticos."

De acordo com o ponto 5.4.3 do supracitado Regulamento, "Os passageiros devem ser informados acerca dos artigos proibidos includos na lista do Apndice 5-B antes da admisso e registo (check-in)." Contactos: E-mail: falsec@inac.pt Fax: (+351) 21 842 35 87 Morada: Rua B, Edifcio 4 - Aeroporto da Portela 4 1749-034 Lisboa - PORTUGAL

Anexos Pedido de autorizao de transporte de objectos proibidos na bagagem de cabina | .zip (44 Kb) Authorization request for the transport of forbidden objects in cabin baggage | .zip (44 Kb) Regulamento (UE) n. 573/2010, de 30 de Junho | .pdf (725 Kb) Regulation (EU) n. 573/2010, of 30 June | .pdf (722 Kb) Regulamento (UE) n. 358/2010, de 23 de Abril | .pdf (710 Kb) Regulation (EU) n. 358/2010, of 23 April | .pdf (708 Kb) Regulamento (UE) n. 357/2010, de 23 de Abril | .pdf (703 Kb) Regulation (EU) n. 357/2010, of 23 April | .pdf (702 Kb) Regulamento (UE) n. 185/2010, de 4 de Maro | .pdf (1 Mb) Regulation (EU) n. 185/2010, of 4 March | .pdf (1 Mb) Regulamento (CE) n. 300/2008, de 11 de Maro | .pdf (109 Kb) Regulation (EC) n. 300/2008, of 11 March | .pdf (99 Kb)

S-ar putea să vă placă și