Sunteți pe pagina 1din 3

Produto de nmeros racionais O Joo e a Maria resolveram dobrar folhas de papel A4.

O Joo pegou numa folha de papel A4, dobrou a meio, em dois rectngulos, e depois em trs partes obtendo um rectngulo. Qual a parte da folha A4 quer corresponde o rectngulo final obtido pelo Joo?

O Joo deve ter seguido os passos ilustrados na figura acima. Na primeira dobragem obteve metade da folha, Na segunda dobragem obteve a tera parte de metade da folha, . .

A Maria resolveu usar uma rgua e um lpis, dividiu a folha em primeiro lugar em quatro rectngulos geometricamente iguais, na horizontal, e em seis rectngulos geometricamente iguais, na vertical. Dobrou a folha A4 em dois pela horizontal e depois dobrou o rectngulo obtido em trs pela vertical obtendo tambm um rectngulo que disse representar .

Os amigos colocaram a dobragem e viram que os rectngulos coincidiam!

Pela descrio a Maria deve ter realizado algo semelhante a figura anterior. Na primeira dobragem obteve metade da folha, Na segunda dobragem obteve a tera parte de metade da folha, Ora da igualdade das duas dobragens os amigos concluram que: . .

Esta experincia permitiu aos dois amigos chegarem a uma regra para multiplicar racionais na forma de fraco.

Tarefa 1 A Rafaela decidiu fazer os convites da sua festa de aniversrio para isso dividiu uma cartolina em 45 rectngulos geometricamente iguais como se ilustra na figura ao lado. A superfcie de um convite corresponde a

da superfcie da .

cartolina ou a representao do produto


Observa o exemplo e preenche a tabela seguinte:

Nmero de convites Parte da cartolina Fraco Produto

Tarefa 2 Problemas 1. Dois amigos comeram pizza ao almoo, um comeu a tera parte de metade e outro metade de trs quartos de pizza. a. Quem comeu maior quantidade de piza? b. Ser que uma pizza foi suficiente para o almoo dos amigos? 2. Dois irmos beberam leite ao lanche, um deles bebeu um tero de litro, o outro bebeu um quinto da quantidade de leite que o irmo bebeu. a. Qual a quantidade de leite que ao todo beberam os dois irmos? b. Ser que um pacote de ! l de leite chegou para ambos?

Multiplicao de nmeros racionais na forma de fraco Exemplo:

O produto de dois nmeros racionais, na forma de fraco, pode ser representado por uma fraco. O numerador do produto corresponde ao produto dos numeradores e o denominador ao produto dos denominadores, das fraces que integram cada um dos factores. Tarefa 1 A afirmao trs teros uma unidade pode ser representada por:
Esquema grfico Adio Produto Fraco Numero inteiro

1 De modo anlogo preenche a seguinte tabela:


Esquema grfico Adio Produto Fraco Numero inteiro

Tarefa - Quantas laranjas so:


a. de uma dezena de laranjas? b. de duas dzias de laranjas? c. de vinte laranjas?

S-ar putea să vă placă și