Sunteți pe pagina 1din 18

FORMAO DE FORMADORES

QUERIGMA
APOSTILA DE FORMAO PARA PREGADORES

CURSO: ARAUTOS DA SALVAO


QUERIGMA

ASSU%TOS E ATIVIDADES For*"r +re!" ores " +"rtir e ,*" e-+eri.n&i"0 A+resent"#$o o +esso"' e s"'/"#$o 1,eri!*"2 C"+"&it"r os *e*8ros os !r,+os e or"#$o2+"rte +or +"rte3 not" "*ente os +re!" ores2 " "n,n&i"re* o 0 Di4eren#" entre E/"n!e'9o ,ti'i6"n o o 1,eri!*"7 1,eri!*" e &"te1,ese3 O()ETIVOS 0 Teori" o *to o e Dot"r os e/"n!e'i6" ores e *to o 1,e os1,eri!*5ti&o &"+"&ite " "n,n&i"re* o E/"n!e'9o +or *eio ee/"n!e'i6"#$o3 teste*,n9o e4i&"62 este*i o e "r oroso7 0 Trein"*ento o *to o 1,eri!*5ti&o e e/"n!e'i6"#$o7

Fonte: Ministrio e Pre!"#$o %"&ion"'

ARAUTOS DA SALVAO Q,eri!*" : 0 QUERIGMA PARTE POR PARTE


No princpio da vida da Igreja, batizavam-se somente os convertidos. Hoje em dia a tarefa o inverso: converter os batizados. A Igreja precisa ser evangelizada em seu interior para ue ela se converta em !oa Nova para o mundo. "or isso, #oje, evangelizar os batizados imperativo urgente. A evangeliza$%o se d& em dois momentos sucessivos ue s%o complementares e interdependentes: ' O Q,eri!*": "rimeiro an(ncio de )esus ' A C"te1,ese: *nsino progressivo da f ; 0 O QUERIGMA < CATEQUESE H& uma rela$%o entre as duas etapas, mas #& tambm diferen$as ue temos de distinguir. +alvez o ,insucesso- da evangeliza$%o ue promovemos esteja e.atamente na falta de distinguir e diferenciar estes dois passos do mesmo processo. /uitas vezes ueremos cate uizar antes de anunciar o uerigma, antes de apresentar )esus como 0alvador dos #omens. "reocupamo-nos em ensinar a s% doutrina e n%o em promover uma e.peri1ncia do Amor de 2eus. A7 Q,eri!*" *timologia 34 34 ,=er>ssein: clamar, proclamar como arauto, gritar. - 0ignificado teol5gico-crist%o 34 primeiro an(ncio da !oa Nova feito por )esus e pe-los Ap5stolos. 6ate uese - *timologia 34 34 comunicar, narrar, instruir numa doutrina7 34 8atejein: ensinar, reter 96A+*:;*0*<. 0ignificado crist%o 34 ensino sistem&tico e progressivo da f. A base de todo cristianismo )esus 6risto, portanto, necess&rio um encontro pessoal de f e convers%o para t1-lo como fundamento de nossa f. 0em este ponto de partida tudo ue se edifi ue 9cate uese, moral,...< ser& construdo sobre a areia, mesmo nossos compromissos morais ou reformas sociais.

= primeiro passo 6>I0+IANI?A> para depois 6A+=@I?A>. = fundamento, o essencial, )esus ensina a Nicodemos: A preciso nascer de novo. A fundamental aceitar a !oa Nova para ter vida nova. = :;*>IB/A e.atamente isto: apresentar )esus 6risto, morto, ressuscitado e glorificado para termos uma e.peri1ncia de vida nova, gra$as a f e a convers%o. *.perimentar )esus vivo como 0alvador, 0en#or, /essias, ue d& o *sprito 0anto. = :;*>IB/A o cimento da constru$%o, por isso a cate uese n%o supre, nem antecede, o primeiro an(ncio ue , antes de tudo, vida. (7 C"te1,ese *nsino sistem&tico das verdades da f e aprofundamento da viv1ncia crist%. "ortanto, se o :uerigma o tocar dos sinos, a 6A+*:;*0* o ressoar, a continua$%o de :uerigma: aprofunda e sedimenta a uilo ue foi anunciado. 6A+*:;*0* n%o inclui e nem suplanta o :uerigma, ela o supCe. *dificase sobre ele, ue cumprindo seu objetivo, desperta nova vida. "ara ue esta vida cres$a, necess&rio ue se ten#a nascido nela, isto , ue ten#amos a e.peri1ncia do ue a vida nova trazida por )esus.
Re'"#?es entre 1,eri!*" e &"te1,ese @P5!in" :A o 'i/ro Co*o E/"n!e'i6"r os ("ti6" os2 BC e i#$o2 :7DDEF

C7 )es,s 9istGri&o :ue )esus apresentaD = #omem natural da Balilia, da cidade da Nazar. Nascido em !elm em, mais ou menos, EF a EG a.6., durante o governo de Herodes, sendo Imperador de >oma, =t&vio Augusto. Iniciou a vida p(blica apro.imadamente aos HE anos e seu ministrio foi de, no mnimo, um ano. /orto, entre ano IF e HH d.6., sob o governo de "Jncio "ilatos em )erusalm e o Imperador de >oma era +ibrio 6sar . Alguns te.tos n%o crist%os: Anais 9de +&cito< - >elata o inc1ndio de >oma, informando ue Nero acusara os seguidores de 6risto, crucificado no governo de +ibrio. +almud 9te.to )udaico< - Informa ue )esus foi crucificado por apostasia. 0%o poucos documentos7 s5 seus amigos se interessavam por *le. D7 )es,s 1,eri!*5ti&o +emos de apresentar:

)esus MORTO: - "or nossos pecados7 - "ara nos salvar7 - "ara nos dar nova vida - )o KE,KE7 - "or obedi1ncia. >*00;06I+A2=: - Lenceu a morte- K 6or KM,MMss7 - Lence o pecado e a morte. B@=>INI6A2=: - >ecebe todos os ttulos. 0A@LA2=>: - Livifica o ue estava morto. 0*NH=>: - 2ono e propriet&rio. /*00IA0: - = ;ngido de 2eus ue d& o *sprito 0anto, "en#or de 0alva$%o. QUERIGMA @"n,n&i"rF @eva a nascer de novo, ter vida. CATEQUESE @ensin"rF @eva a crer em 6risto, ter vida em abundOncia. Apresenta a doutrina da f, moral, dogma, bblia, etc.

Apresenta )esus morto, ressuscitado, glorificado, 0alvador, 0en#or, /essias. "roclama-se a )esus como a !oa *nsino ordenado e progressivo7 N Nova7 +estemun#o "essoal. de toda a Igreja. "recisa de um evangelizador e "recisa de um cate uista e mestre testemun#a c#eio do *sprito 0anto c#eio do *sprito 0anto As metas s%o: e.peri1ncia do Amor As metas s%o: *ncontro com o de 2eus e de nosso ser pecador7 6orpo de 6risto: a Igreja7 santidade encontro pessoal com )esus pela f do povo de 2eus.

e convers%o7 proclama$%o de )esus como 0alvador7 receber o dom do *sprito 0anto7 integrar-se P comunidade. >esposta "essoal 9meu 0alvador, meu 0en#or, meu /essias<. H=)*Q

>esposta comunit&ria e social 9nosso 0alvador, nosso 0en#or, nosso /essias<. A "A>+I> 2* H=)*Q

QUERIGMA CATEQUESE EVANGELIZAO HOJE &'''''''''''''''''''''''''''''''( C)U (Agora, DE AGORA EM DIANTE (*ara +! *r!% i !"ia#a !$#!%

F,n "*ento " e/"n!e'i6"#$o a< 1,eri!*5ti&"

JESUS
Mor#o, r!++,+-i#a"o ! g.ori/i-a"o (0ESSOA REAL, QUE VIVEU NESTE MUNDO%

b< &"te1,ti&" A tambm:

JESUS
Mor#o, r!++,+-i#a"o ! g.ori/i-a"o (A r!++,rr!i12o "! J!+,+ -o$/ir a o A$#igo T!+#a !$#o ! g!ra o No3o%

E7 Con&',s$o = fundamental do :;*>IB/A n5s encontramos resumidos nos seis discursos uerigm&ticos ue s%o a sntese da prega$%o primitiva. 9Atos I,KG- HR7 H,KI- IS7 G,R- KI7 M, IR-HI7 KE,HG-GH e KH,KS-G <.

H 0 TEORIA DO MITODO QUERIGMJTICO A7 Intro ,#$o = *vangel#o o mesmo ontem e #oje. A Igreja vive e proclama esta verdade: )esus, morto e ressuscitado, o 0alvador do #omem todo e de todos os #omens. *ste evangel#o ter& de ser apresentado a #omens concretos, de diferentes culturas e diversas condi$Ces de vida. "ortanto, necess&rio adapt&-lo pedagogicamente, n%o mud&-lo. A *vangeliza$%o inicia-se dentro da Igreja 9ad intra<, portanto, vamos evangelizar primeiramente, crist%os ue t1m um verniz de religi%o, ue j& ,ouviram- falar de )esus 6risto, mas n%o t1m ainda uma e.peri1ncia de 0alva$%o, est%o adormecidos e amortecidos na f. (7 Os !r"n es te*"s o Q,eri!*" +omando por base as prega$Ces de )esus e os Ap5stolos, c#egamos a um tem&rio b&sico. I - )esus, a salva$%o de 2eus para os #omens. II - N e convers%o. III - = dom do *sprito 0anto IL- A comunidade crist%- Igreja "ara apresentar esta verdade #& uma necessidade urgente de uma pedagogia pr5pria, a ue c#amaremos de ,"rega$%o :uerigm&tica-. C7 Pre!"#$o Q,eri!*5ti&" "ara apresentar pedagogicamente estes temas, acrescenta-se alguns outros ue juntamente com algumas ualidades formam esta maneira de evangelizar: "F Te*5rio EK- = amor de 2eus. EI- = pecado. EH- )esus, 0alvador EG-N e convers%o. 6on#ecer )esus nosso 0alvador "essoal. A uele ue nos d& ;ma nova vida e *.ige uma resposta de todos n5s para e.perimentar esta salva$%o.

)oH, KG-KM7 KE,KE. >m G,II-IM7 *f I,F-KE. AtH,KR-IE7 ApH,IE-IK. EM- = dom do *sprito 0anto = *sprito 0anto o pen#or da salva$%o. T por meio d*le ue em )esus temos acesso ao "ai. ES- A comunidade crist% 0ua presen$a em nosso cora$%o forma a comunidade ue o sinal do >eino entre n5s. Bal G,S-U7 *z HS,IM-IF. Bal M7 >m KI *f I,KR-II e K "d I,R-KE. = KV an(ncio composto por seis temas fundamentais. A ui mostraremos um modelo, pois e.istem v&rias formas de anunciar o uerigma. Apresentaremos as idias de maneira sinttica e sistem&tica: "F O "*or e De,s: De,s te "*": 2eus um "ai amoroso, ue te ama pessoal e incondicionalmente e uer o mel#or para ti. N%o te ama por ue sejas bom, mas sim por ue ele bom. Motivao: N%o te pede ue o ames, mas ue te dei.es amar por ele. 8FO +e&" o: n$o te +o es s"'/"r +or ti *es*o = pecado, ue consiste em n%o confiar em 2eus e n%o depender 2ele impede ue sintas o amor divino. As pecador necessitado de 0alva$%o, por ue n%o s capaz de vencer 0atan&s nem de libertar-te do poder do pecado. Motivao: >econ#ece o teu pecado diante 2ele. &F )es,s2 Kni&" so',#$o: )es,s L5 te s"'/o,7 *.iste uma boa notcia: )esus j& te salvou e perdoou, pagando a dvida com o pre$o de 0eu sangue. 6om 0ua morte por ti e 0ua ressurrei$%o, partil#ou contigo a vida: vida de fil#o de 2eus.

)& estamos em paz com 2eus e possvel a felicidade. )esus n%o nos salva. )& nos salvou. FF e &on/ers$o: "&eit" o Do* " S"'/"#$o )esus gan#ou, j&, uma Nova Lida para ti. >eceba-a, crendo e convertendo-te: - 6rer em Algum, mais do mel#or ue o teu. ue algo, confiando ue 0eu camin#o ual uer outro

- 6onfess&-lo como 0alvador pessoal e renunciar a meio de 0alva$%o.

- 6onverter-te mudar tua vida pela vida de )esus. *ntregar tua vida de pecado e come$ar a viver a vida de fil#o de 2eus. - "roclamar )esus como 0en#or de todas as &reas da vida. Motivao: Abre as portas do teu cora$%o a )esus ue te c#ama. eF O Do* o Es+Mrito: " +ro*ess" +"r" ti )esus se faz presente com sua 0alva$%o por meio de seu *sprito. *le est& sedento de presentear-te com a &gua viva do *sprito de filia$%o, ue clama: ,Abba-: papai. Motivao: "ede e recebe o 2om do *sprito. 4F A &o*,ni " e: )es,s est5 no ir*$o N%o basta nascer: preciso crescer na vida nova. "ara isso, necess&rio manter-se unido P vida 9)esus<, vivendo como parte do 6orpo de 6risto, em uni%o com todos os outros membros. = encontro com 6risto leva, necessariamente, ao encontro do irm%o, especialmente do mais necessitado. Motivao: "ersevera com )esus na comunidade. 8F Q,"'i " es E:0 At,"'- significa n%o falar de um 2eus do passado, mas de um 2eus vivo, atuante, agora. 0e voc1 cr1 e converte seu cora$%o, *le dar& agora a e.peri1ncia de seu Amor. E;0 Diret" - 2eus nos ama com um Amor pessoal. 2*;0 A/A L=6WQ N%o uma filosofia, voc1 n%o e.perimenta este amor por ue pecador e precisa de salva$%o.

EH0 Con&"ten" " - os temas devem ser apresentados, ligados uns aos outros para ue a evangeliza$%o d1 ao fiel uma vis%o clara, sem e uvocos, da mensagem de 0alva$%o de 2eus a todos n5s e suas e.ig1ncias. EN0 Con i#?es - e.istem tr1s condi$Ces necess&rias para o pregador: E-+eri.n&i" e S"'/"#$o: = *vangelizador n%o um professor, antes de tudo testemun#a. *le fala da uilo ue seu cora$%o est& repleto, de Amor ue ele e.perimenta. = evangelizador tem de ser um apai.onado por )esus e sua obra. = zelo um fato impag&vel no cora$%o.
Oe'o +e'o E/"n!e'9o:

Teste*,n9o e /i ": = testemun#o autentica a prega$%o. +emos de lutar para n%o pecar e invalidar com isso, o *vangel#o ue pregamos. D7 Con&',s$o A prega$%o era acompan#ada de poder- KV +s K,M. N%o #& evangeliza$%o eficaz se o *sprito 0anto n%o agir com seu poder, ue consiste na capacidade de converter cora$Ces, situa$Ces e ambientes de pecado. =s sinais devem acompan#ar a prega$%o /c KS,KSss. A palavra permanece atual, especialmente uando acompan#ada de sinais de poder X E7%7nP :;7 As palavras e sinais est%o intimamente unidas ao "lano de 2eus. 9Dei Ver8,* ;<. Hoje, mas do ue nunca, o mundo, a Igreja, precisam destes sinais de poder, ue acompan#am a evangeliza$%o. )esus n%o pregou de outra maneira: ,>ealizou sua miss%o atravs de sinais. N QTREI%AME%TO DO MITODO QUERIGMJTICO EK- 2eus ama voc1 #oje. "or ue n%o perceboD EI- "or ue somos pecadoresD :ual a 0olu$%oD

EH- )esus o 0alvador. = ue devo fazerD EG-6rer e converter seu cora$%o. "ara ueD EM-"ara receber o *sprito 0anto, j& * agora D ES- Len#a para a comunidade. N7: 0 O()ETIVOS DO QUERIGMA A7 Consi er"#?es A boa nova consiste em anunciar )esus, 0alvador e /essias, ue morreu e ressuscitou, foi glorificado para livrar-nos do pecado e suas conse Y1ncias. :uando proclamamos este *vangel#o, n%o se anuncia simplesmente em fato #ist5rico, mas tem-se um objetivo claro e definido: ,+ornar presente esta 0alva$%o-Q "ara tanto necess&rio um encontro pessoal com )esus, 0en#or e /essias, ue acontece pela f e convers%o, abrindo nossos cora$Ces para receber assim a vida nova ue nos dada pelo 0eu *0"Z>I+= 0AN+=, tornando-nos Igreja. "odemos distinguir uatro metas imediatas, ligadas umas Ps outras, ue procuramos atingir com a prega$%o :uerigm&tica: A s"'/"#$o A 4 e " &on/ers$o Re&e8er o Es+Mrito s"nto For*"r I!reL"

(7 S"'/"#$o A antes de tudo o cumprimento da promessa de 2eus aos #omens em Ad%o. 6onsiste na liberta$%o de tudo ue oprime o #omem, mas sobretudo, a liberta$%o do pecado e do maligno, dentro da alegria de con#ecer a 2eus a ser con#ecido por *le, de v1-lo e entregar a *le. 9*.N.R<. *sta salva$%o tem dois aspectos complementares: 0alva$%o do pecado e suas conse Y1ncias:

0ignifica: >econcilia$%o com 2eus, do ual nos separamos pelo pecado *f. I,KG-KF X >m M,KE X KK *.pia$%o de nossos pecados X KV 6or KM, H, ue foram pagos pelo sangue de 6risto. @iberta$%o do pecado ue nos capacita vencer o pecado em n5s, para ue o mal n%o se apropria de nossa vida. Bal M,K. )ustifica$%o pela miseric5rdia de 2eus, recebemos sua justi$a ue consiste no Amor com ue nos amou primeiro. >m H,IH -IS. +er vida nova )o. KE,KE A nova vida vem do alto. A um nascer de novo, como )esus afirma a Nicodemos. Implica em viver uma vida diferente dos gentios X *f. G,KU ss. A con#ecer a 2eus e A uele ue enviou X )o KU,H. C7 F e &on/ers$o a< A f e a convers%o s%o as formas com ue respondemos ,sim- ao apelo de 2eus. b< A f indispens&vel para sermos salvos, ela ue nos liga aos mritos de )esus, conseguidos na sua morte e ressurrei$%o. 9Bal I,KS7 *f I,F-R<. 6onsiste em: Con4i"r2 o8e e&er e e+en er de 2eus, como nosso 0en#or e 0alvador. c< A salva$%o, dom de 2eus, se faz presente unicamente, uando cremos n*le e em seu Nil#o ue nos foi dado e deste modo mudamos-convertemos X ,nosso modo de vida anterior-, agindo de acordo com A uele ue acreditamos. d< A convers%o n%o simplesmente uma mudan$a moral, uma transforma$%o de vida, sobretudo, uma mudan$a de mentalidade X /etan5ia X causada pela f ue nos leva a aceitar )esus como 0en#or de nossas vidas, para receber d[*le o *sprito 0anto ue tudo renova e vivifica. D7 Re&e8er o o* o Es+Mrito s"nto A obra da salva$%o n%o termina com nossa resposta de f e convers%o, mas uando o pr5prio 2eus sela sua obra, derramando seu *sprito 0anto. 9At. I,HF X Hb S,G-M< A 0alva$%o )esus ue, como 0en#or e /essias, derrama seu *sprito 0anto sobre a ueles ue cr1em n*le X )o U,HU-HR. "or isso imprescindvel pedir o derramamento do "ar&clito para ue a obra de 2eus fi ue completa. = objetivo de :uerigma ,nascer de novo, da \gua e do *sprito-, ue nos faz con#ecer verdadeiramente a )esus estando em n5s converte-nos e nos d& for$a para testemun#ar. 9)o KG,KU-IS7 KM,IS X K 6or H,KS7 S,KR<.

E7 For*"r I!reL" )esus n%o veio salvar indivduos isolados, sem nen#uma liga$%o entre si, mas formar um povo 0anto, um >eino em ue a principal caracterstica a unidade e o amor, 9KV "d I,R7 /t G,KU7 KV 6or KI7 )o KH,HM7 )o KU,IK<. A reden$%o levada ao seu termo uando o *sprito 0anto congrega os fiis, formando neles 6risto, com diversidade de dons e ministrios, com uma s5 f, um s5 !atismo, um s5 2eus e "ai, cuja pedra angular 6risto, cujas colunas s%o os ap5stolos e profetas, en uanto ue todos n5s entramos na constru$%o como pedras vivas, 9IV 6or H,KF7 KV 6or KI7 *f G,M-S.KK7 "d I,MS<. A aut1ntica comunidade crist% est& constituda de tal forma ue as rela$Ces pessoais podem ser reais, e o amar pode se manifestar de uma forma concreta. "or isso, necess&rio n%o somente sentir-se membro da Igreja ;niversal, mas ao mesmo tempo, de uma pe uena comunidade onde se possa ter um compromisso concreto entre os irm%os. *sta comunidade deve estar inserida e em comun#%o com a Igreja paro uial e diocesana. A convers%o a 2eus est& intimamente ligada P convers%o ao irm%o. :uem encontrou 2eus 0abe recon#ec1-lo no rosto dos irm%os, especialmente dos mais necessitados. :uem ama )esus ama tudo o ue *le ama, ama com o Amor ue amado. CO%CLUSO = uerigma n%o est& isolado, mas encontra-se dentro do plano salvfico. A o n(cleo ue coroa toda a #ist5ria da salva$%o, temos ue con#ecer sua inter-rela$%o, para apresenta$%o dentro do processo e n%o como aer5lito sem rela$%o com o passado nem com o futuro. 2essa forma ser& mais f&cil localiz&-lo, para viv1-lo e transmiti-lo.

CO%SIDERARES SO(RE A PREGAO O8ser/"#?es:


necessrio distinguir dois aspectos importantes no que tange a diferena entre querigma e catequese e que foram muito utilizados por Jesus: A Pregao e o Ensinamento. Na pregao Jesus despertava nos cora es o dese!o de con"ecer o reino e mostrou as condi es #sicas para entrar nele. No ensino$ Jesus procurou fortalecer as convic es interiores$ dando crit%rios de vida e ensinando valores para a vida das pessoas. &endo assim se faz necessrio esclarecer as diferenas entre: Pregar e Ensinar. Pregar est relacionado com o primeiro an'ncio$ com o conte'do querigmtico( Jesus encarnado$ morto$ ressuscitado e glorificado. Ensinar est relacionado com a catequese$ modo sistemtico de transmitir a f%. ) Ensino %$ pois$ um conte'do voltado para o desenvolvimento e o con"ecimento doutrinrio e teol*gico e tam#%m os valores que regero as rela es entre irmos. A Pregao % o primeiro an'ncio$ o Ensino % a continuidade. A Pregao +an'ncio, % o despertar da f%( o Ensino % o viver da f%. ) An'ncio % ser ine#riado do Amor de -eus( o Ensino % viver o Amor de -eus. A Pregao % a tomada de consci.ncia do pecado( o Ensino nos leva a com#ater o pecado. A Pregao nos leva a -eus( o ensino nos faz ir aos irmos. Portanto$ Pregar % anunciar o /uerigma e Ensinar % 0atequizar.

Para um maior aprofundamento, o formador deve ter em mos o Lv. Como Evangelizar os batizados, Jos . Prado !lores" para um estudo mais apurado.

A%E<O *ste ane.o visa complementar o ensino sobre a prega$%o do uerigma no Brupos de =ra$%o. A um te.to j& con#ecido e ue pode ser muito (til para os pregadores e ue deve ser considerado na prepara$%o dos encontros AMOR DE DEUS )r H:2 H X Amo-te com amor eterno. Is ND2 :S Q "or acaso uma mul#er es uecer& de sua criancin#a de peitoD N%o compadecer& ela do fil#o do seu ventreD Ainda ue as mul#eres se es uecessem, eu n%o me es uecerei de ti. Is NH2 N Q "or ue s precioso a meus ol#os, por ue eu te aprecio e te amo. PECADO R* H2 ;H Q 6om efeito, todos pecaram e todos est%o privados da gl5ria de 2eus. : )o :2 A0D Q 0e dizemos ue n%o temos pecado, enganamo-nos a n5s mesmos, e a verdade n%o est& em n5s . 0e recon#ecemos os nosso pecados e para nos purificar de toda ini Yidade. SALVAO DE )ESUS )o H2 :B0:T Q 6om efeito, de tal modo 2eus amou o mundo, ue l#e deu seu Nil#o (nico, para ue todo o ue nele crer n%o perece, mas ten#a a vida eterna. "ois 2eus n%o enviou o Nil#o ao mundo para conden&-lo, mas para ue o mundo seja salvo por *le. )o :E2 :E Q *u vim para ue todos ten#am a vida , para ue a ten#am em abundOncia. C' ;2 :H8 Q :N Q A *le ue nos perdoou todos os pecados, cancelando o documento escrito contra n5s, cujas prescri$Ces nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encrav&-los na cruz.

FI E CO%VERSO At H2 :D Q Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para serem apagados os vossos pecados. )o H2 H Q *m verdade, em verdade te digo, poder& ver o >eino de 2eus . uem nascer de novo, n%o

A+ H2 ;E Q *is ue estou P porta, e bato: 0e algum ouvir min#a voz e me abrir P porta, entrarei em sua casa e cearemos, *u com ele e ele comigo. U8 ::2 : Q A f o fundamento da esperan$a, uma certeza a respeito do ue n%o se v1. ESPVRITO SA%TO At :2 A Q /as descer& sobre v5s o *sprito 0anto e vos dar& for$a, e sereis min#as testemun#as. At ;2 HD Q "ois a promessa para os vossos Nil#os e para todos os ue ouvirem de longe o apelo do 0en#or, nosso 2eus. E6 HB2 ;B Q 2ar-vos-ei um cora$%o novo e em v5s porei um esprito novo7 tirar-vos-ei do peito o cora$%o de pedra e dar-vos-ei um cora$%o de carne. )o N2 :N Q /as o ue beber da &gua ue eu l#e der, jamais ter& sede. /as a &gua ue eu l#e der vir& a ser nele fonte de &gua, ue jorrar& at P vida eterna. COMU%IDADE R* :;2 S Q Assim n5s, embora sejamos muitos, formamos um s5 corpo em 6risto, e cada um de n5s somos membros uns dos outros. : T* H2 :S Q +odavia, se eu tardar, uero ue saibais como deves portar-te na casa de 2eus, ue a Igreja de 2eus vivo, coluna e sustent&culo da verdade.

QUADRO
AMOR DE DEUS P"+e' o e/"n!e'i6" or 6anal do amor de 2eus. PECADO 2ei.ar ue o *sprito 0anto conven$a do pecado. SALVAO FI E ESPVRITO CO%VERSO SA%TO "roclamar a 0alva$%o e Ajudar a testificar ue decidir e verdade. animar a responder. 0uscitar a sede da \gua Liva no evangeliza do. "edir e receber de )esus /essias uma nova efus%o do *sprito 0anto. COMU%IDA DE "ropor e mostrar o ambiente para viver a Nova Lida.

P"+e' o e/"n!e'i6" o

] 6onfessar )esus como >econ#ece 0alvador *.perimenta r o pecado, *ncontrar incapacida pessoalment pessoal, (nico r o amor e suficiente, ] misericordios de de e com )esus "roclamar salvar-se e morto e o de 2eus. necessidad ressuscitado. )esus 0en#or de toda a e de ser vida. salvo. 2eus l#e ama, #oje, como voc1 . 2eus um o "ai amoroso, ue o ama pessoal e incondicional mente e uer o mel#or para voc1. N%o o ama por ue voc1 bom , mas por ue *le bom. Loc1 n%o pode se salvar. = pecado impede de e.periment ar o amor divino. Loc1 pecador necessitad o de salva$%o, por ue voc1 n%o capaz de vencer 0atan&s nem de libertar-se do poder do pecado. )esus a (nica solu$%o para voc1. !oa notcia: )esus j& o salvou e perdoou, pagando sua conta, ue estava pendente, com o pre$o de seu sangue. 6om sua morte vic&ria 9por voc1< e sua ressurrei$%o partil#ou com voc1 a Lida Nova: vida de fil#o de 2eus. Aceite e responda ao 2om da 0alva$%o. >ecebe a Nova Lida, crendo e convertendose: - 6reia em Algum 9)esus<, confiando ue o camin#o dele mel#or do ue o seu. X 6onverta-se , trocando a sua vida pela vida de )esus. *ntregue sua vida de pecado e comece a viver a vida de fil#o de 2eus.

Incorporar-se a uma comunidade para viver e perseverar na Nova Lida.

I i" Centr"'

)esus est& nos irm%os A promessa da comunidade. para voc1 #oje. )esus se faz presente, com sua 0alva$%o por meio de seu *sprito . *le est& sedento para l#e presentear com a \gua Liva do esprito de filia$%o, para ue voc1 ten#a Lida Nova. N%o basta nascer, preciso viver a Lida Nova, vivendo como parte do 6orpo de 6risto. = encontro com 6risto leva, necess&ria/ente, a encontrar o irm%o, especialment e o mais necessitado, para construir o >eino de

ConteK o

2eus. Moti/"#$o 2eus n%o pede a voc1 ue o ame, mas ue voc1 se dei.e amar por eleQ Nil#o pr5digo: @c KM,K-IG. Cit"#$o (M8'i&" @+"r" *e*ori6"rF

>econ#e$a seu pecado diante de 2eusQ

)esus n%o o salva. )& o salvouQ Aceite-oQ

Abra as portas de seu cora$%o para )esus ue c#amaQ

"e$a e receba o 2om do *sprito 0antoQ

"ersevere com )esus na comunidade

E-e*+'o

= fariseu e o +om: )o publicano: IE,IG-IF. @c KF,R-KG. )o H,KS-KU. )o KE,KE. >m G,IG-IM

=s dois ladrCes na cruz: @c IH,HR-GH. >m KE,R-KE. *f I,F. )o H,H. At H,KR. Ap H,IE

0amaritana /adalena: : )o G,K-GI @c F,K-I7 )o IE,KK-KF. *z HS,IS. At K,M. At I,HR. Ap II,KU >m KI,M . 6l I,KR. K"d I,R-KE.

)r HK,H. K)o >m H,IH. G,F. Is MG,KE )o F,HG. >m S,IH

(I(LIOGRAFIA
## Joo Paulo 1 $o%ao e Misso dos Leigos na #gre&a e no Mundo, C'ristifideles Lai%i. 2333$ Evangelizao Curso de !ormao de Evangelizadores. () ed. !L*+E,, Prado - Como Evangelizar os batizados. ./01 AP4&5)6)$ Escola Paulo 1 2postila #gre&a. Adaptao e Aplicao 1 5arc7sio Augusto.

S-ar putea să vă placă și