Sunteți pe pagina 1din 52

ANO 47 N 585 JUNHO 2008

DIREO
Diretor de Honra Jos Gomlevsky ZL (1924-2000) Diretor Geral Ronaldo Gomlevsky

REDAO
Jornalista Responsvel Camila Welikson (DRT n 24578 RJ)

COLABORADORES
Camila Welikson, Hugo Bonder, Moyss Akerman, Ronaldo Wrobel, Lygia Gomlevsky, Jacob Dolinger, Yasmin H. de Gomlevsky, Alba Carvalho e Dr. Carlos Eduardo Essinger

16 00 Napoleo e os judeus
O Corso, como tambm cou conhecido Napoleo Bonaparte, no incio dos anos mil e oitocentos, levou aos judeus da Frana e da parte da Europa que havia conquistado, os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Por quase dez anos, os judeus puderam sentir os ares da cidadania, inclusive, deixando os guetos e escolhendo as prosses que desejassem, alm de poderem, livremente professar o judasmo. Leia e aproveite.

DESIGN GRFICO
Sergio Richiden Design sergiorichiden@gmail.com

CONTATOS, PUBLICIDADE E ASSINATURAS


Tel./Fax: (21) 3442-1244 E-mail: menorah@globo.com MENORAH uma publicao mensal de propriedade da Editora Menorah Ltda. Registro no DODP/DPF sob n 477 P 209/73 Av. Nossa Senhora de Copacabana, 769/201 Copacabana - 22050-002 - Rio de Janeiro - RJ

06 Grandes Rabinos e seus feitos


Rabinos sempre estiveram frente das comunidades judaicas. Menorah homenageia alguns dos mais importantes de todos os tempos, desde a ocupao de Jerusalm pelo Imprio Romano. Conhea-os.

22 O que a Alemanha no fez e no est fazendo sobre o Holocausto


Jacob Dolinger, com a sua tradicional e conhecida sabedoria, mostra com grande clareza, os verdadeiros caminhos a serem seguidos pela Alemanha, caso esse pas, realmente, queira se redimir de seu passado nazista e de certa forma, devolver s vtimas do Holocausto e s suas famlias, um pouco do que lhes foi roubado. Vale a pena ler.

26 Entrevista: Dora Lcia Brenner


A presidente da Congregao Israelita Paulista, CIP, conduz com brao rme os destinos da maior congregao liberal da Amrica Latina. Conhea suas idias e as respostas que ofereceu Menorah.

34 Israel Hoje Ronaldo Wrobel


Conta como vai a grave crise de identidade que assola a sociedade israelense e sua inuncia na imigrao e na absoro de novos imigrantes que esto chegando ao pas.

36 By Lygia
Homenageia nesta edio de Menorah as guras grandiosas que a comunidade do Rio perdeu nesses ltimos trinta dias. Casamentos, frias e moda tambm esto, como sempre presentes nas pginas que ningum perde.
Napoleo Bonaparte, a cavalo, em atitude de guerreiro vitorioso, j imperador da Frana. Napoleo atravessa os Alpes, pintura de Jacques-Louis David. O fim dos guetos judaicos na Europa, no incio do sculo XIX, ainda que por um pequeno perodo de nove anos, e o estabelecimento de direitos iguais de cidadania para os judeus, se deve ao entendimento daquele corso que, apesar de ditador, ofereceu religio judaica igualdade de condies s outras religies do Imprio.

40 Yasmin Gomlevsky
A juventude preocupada com a negao do Holocausto. Bom tema para os judeus jovens que agora, esto comeando a vida. Vai l!

42 Fatos & Fatos Moyss Akerman


Continua brindando os leitores com suas descobertas incrveis, tais como o grande craque de futebol internacional, filho de me judia. No deixe passar.

48 Sade Clnica So Vicente Dr. Carlos Eduardo Essinger


Vou ter que operar o joelho! E agora? Tome sua deciso, no sem antes ler o que diz o Dr. Carlos Eduardo Essinger, Ortopedista da So Vicente.

Foto de divulgao

www.menorahnet.com.br

Convivendo com a mediocridade

s judeus, no incio do sculo XIX, por certas circunstncias, tiveram em Napoleo Bonaparte um libertador. Sua chegada ao poder, na Frana ps-revolucionria, trouxe o fim dos guetos e a condio de cidadania que as comunidades judaicas, por intermdio de seus membros, h tanto tempo necessitavam. Menorah lembra a histria da Europa daquele tempo, para que voc, que nosso leitor assduo, se aproxime mais desse passado que por quase dez anos deu aos judeus a esperana de uma verdadeira e perene igualdade. Outro tema que abordamos com bastante satisfao, tambm histrico, a vida, em resumo, dos mais importantes e sbios rabinos desde o Imprio Romano at o sculo XX. Vale a pena conhecer as diferenas bsicas entre Hillel e Shamai. Voc tambm vai conhecer a histria do movimento Lubavitch e vrias outras marcas que deram aos judeus condio de suportarem sua vida sem ptria, sem cidadania, sem garantias, sem segurana, mas com uma sustentao espiritual de fazer inveja, como de fato fez a muitos outros povos. No perca. Outro ponto bastante profundo e de necessria divulgao est ligado atuao da Alemanha democrtica frente aos nazistas e ao Nazismo do passado e do presente. Jacob Dolinger elabora uma lista de atitudes que a Alemanha deveria tomar com relao ao Nazismo e aos nazistas que ainda existem no pas. Atitudes simples que no so tomadas. Por falar em Nazismo, fica a advertncia de que as tais Feiras do Livro usado, no Rio de janeiro, vendem escancaradamente, h 300 metros da Fierj, o famigerado Mein Kampf. Voc j leu? No? D um pulinho ali na Praa dos Parabas, em Copacabana, cujo verdadeiro nome Serzedelo Correa, e compre o seu exemplar. Edio da Editora Centauro, escrito por Adolf Hitler e traduzido para o portugus. Fique vontade.

EDITORIAL

Ronaldo Gomlevsky
DIRETOR GERAL

menorah

Artista plstica Maria Aparecida Monteiro

GRANDES RABINOS DA HISTRIA

menorah

Desde os tempos mais remotos, a educao e a dedicao aos estudos fazem parte da base da vida judaica. Esse fato explica como os judeus conseguiram manter as mesmas prticas e tradies ao longo de milhares de anos. Muitos sbios, que se tornaram rabinos, deixaram seus nomes marcados na Histria como homens que contriburam para a solidicao das leis judaicas e para a compreenso da Tor. A seguir, Menorah faz uma homenagem a alguns deles, contando um pouco de suas vidas e da importncia que tiveram para que o judasmo possa ter chegado at os dias atuais.
Por Camila Welikson

Histria
menorah

GRANDES RABINOS DA HISTRIA

Hillel e Shammai

(Sculo I antes da era comum)


Hillel, que se tornou uma das maiores influncias da vida judaica, nasceu na Babilnia, mas foi viver em Israel devido aos estudos. Trabalhava como lenhador e era to pobre que muitas vezes no podia pagar a taxa de admisso para estudar a Tor. Foi por causa dele que tal taxa foi abolida. Hillel e seus descendentes criaram academias de estudos e foram os lderes da comunidade judaica em Israel durante sculos. Sua dinastia acabou com a morte de Hillel II, em 365 da era comum. Shammai foi o grande adversrio de Hillel. Nascido em Israel, era bastante conhecido por sua severidade. Ambos viveram durante o reinado de Herodes, num perodo de opresso ao povo judeu devido ocupao romana da terra de Israel. Shammai temia que o contato com os romanos pudesse enfraquecer a comunidade, e esse pensamento era refletido na forma rigorosa como seguia as leis judaicas. Hillel discordava de Shammai e era mais liberal, por isso era mais popular e foi escolhido para ocupar a posio de presidente da Suprema Corte Judaica. Em outros pontos, Hillel e Shammai concordavam, mas, apesar disso, seus discpulos constantemente entravam em conflito, e h no Talmud (discusses rabnicas sobre as leis, tradies e costumes judaicos) mais de trezentas diferenas entre a Casa de Hillel e a Casa de Shammai.

e preceitos da Tor era proibida. Akiva decidiu classificar cada uma de suas leis de acordo com o teor. Desta forma, ele estabeleceu as fundaes para as compilaes da Mishn, o ncleo do Talmud, que mais tarde foi transcrito e editado pelo rabino Yehud HaNassi. Akiva participou da rebelio contra Roma, em 132 da era comum, organizada por Bar Kochba. O rabino acreditava que o lder da revolta era o Messias e foi ridicularizado por isso. Quando a rebelio fracassou, Akiva foi preso pelos romanos e torturado at a morte. O Talmud afirma que Akiva conseguiu alcanar o Pardes, o nvel mais profundo da cabala, conhecida como a face mstica do judasmo.

Rabino Shimon Bar Yochai


(135-170 da era comum)
Discpulo do rabino Akiva, Shimon recebeu fortes influncias de seu mestre e, tambm, de seu pai, Yochai, um pacifista respeitado por toda a comunidade judaica. Shimon tornou-se um grande estudioso da Tor e sua maior realizao foi a autoria do Zohar, conhecido como o Livro do Esplendor, ou a Tor escondida, que lhe foi transmitida oralmente pelo rabino Akiva. Apesar de sua insistncia em extrair o significado mais simples do texto da Tor, foi ele quem enxergou os segredos do livro sagrado e alcanou um nvel completamente diferente de compreenso de suas palavras. Devido a um desentendimento com as autoridades romanas, Shimon foi condenado morte. Para escapar da punio, fugiu com o filho, Elazar, para uma caverna, onde se manteve por treze anos. Durante este perodo, pai e filho tiveram a chance de estudar juntos a Tor, inclusive o seu lado secreto, no revelado. Ao retornar cidade, Shimon teve dificuldades de adaptao; refugiou-se mais uma vez na caverna, e, no seu segundo regresso, tornou-se um grande professor, repassando os ensinamentos da Tor para muitos >> alunos.

Rabino Akiva ben Joseph


(50-135 durante a era comum)
De pastor pobre e semi-analfabeto passou a ser um dos maiores estudiosos do seu tempo. Esta a histria de Akiva. O rabino viveu na Terra Santa em uma poca complicada, logo aps a destruio do Templo Sagrado, em 69 da era comum. At os 40 anos trabalhava como pastor e era completamente indiferente aos estudos da Tor. Comeou a estudar depois de casar com Raquel, filha do homem para quem trabalhava. Deserdada, Raquel enfrentou a pobreza ao lado do marido, mas o reconhecimento pela dedicao e perseverana finalmente aconteceu e Akiva chegou a ter 24 mil alunos. Naquela poca, a transcrio dos ensinamentos

menorah

Artista plstica Maria Aparecida Monteiro

GRANDES RABINOS DA HISTRIA

Rabino Shlomo Yitzchaki, o Rashi


(1040-1105)
Nascido em Troyes, na Frana, Rashi sobreviveu aos massacres da Primeira Cruzada da Europa; tornou-se um grande estudioso e o maior comentarista bblico da Idade Mdia, preocupado com cada palavra da Tor. So dele os primeiros comentrios compreensivos sobre o Talmud, a Tor e o Tanach (Bblia Hebraica). A maior parte de suas explicaes no era escrita por ele, mas sim por seus discpulos, que lhe faziam perguntas sobre o texto e recebiam respostas sucintas e lcidas. Aos 25 anos, Rashi fundou sua prpria academia e o seu reconhecimento foi to grande que a impresso origi-

nal dos textos da Bblia, realizada por Daniel Bomberg, em 1517, j inclua os seus comentrios. Atualmente, h mais de duzentos comentrios sobre seu trabalho. Alm de fornecer comentrios para o Tanach, Rashi explicou com simplicidade os princpios e os conceitos discutidos por grandes sbios na Guemar, tornando o Talmud fcil de compreender, mesmo para no estudiosos. Hoje, impensvel estudar o Talmud sem os seus comentrios. Os textos mais sofisticados de Rashi so chamados de Tosafot (adicionais).

Rabino Moshe ben Nachman, o Ramban ou Nachmnides


(1194-1270)
O rabino Moshe ben Nachman, ou Nachmnides, nasceu em Girona, na Espanha. Dedicouse s leis judaicas e, assim como Maimnides, foi mdico e um grande estudioso da Tor. A diferena entre estes dois grandes homens era a habilidade mstica de Nachmnides, que se tornou um dos principais autores da literatura talmdica da Idade Mdia. Filsofo e escritor renomado, seus comentrios bblicos foram os primeiros a incorporar ensinamentos cabalsticos. Esse rabino ficou conhecido por seus comentrios msticos do Pentateuco. Alm de ter refutado agressivamente o cristianismo, o rabino foi considerado um dos primeiros sionistas da Histria por ter declarado que ocupar Israel e viver ali era uma mitzvah (boa ao). Durante as Cruzadas, Nachmnides foi expulso da Espanha, indo para a Terra Santa, onde viveu at sua morte.

Artista plstica Maria Aparecida Monteiro

10 menorah

Divulgao

Rabino Joseph ben Ephraim Caro


(1488-1575)
As leis judaicas tornaram-se acessveis s assas graas ao trabalho do rabino Joseph ben Ephraim Caro. Muitos estudiosos consideram seus trabalhos mais conhecidos (Beit Yosef e Shulhan Arukh) os mais completos sobre Halach (Lei Judaica). No se sabe ao certo se Caro nasceu em Portugal ou

na Espanha, mas a Inquisio forou sua famlia a migrar para a Turquia, onde conheceu o trabalho dos cabalistas Joseph Taitazak e Solomon Alkabez. Em 1536, Caro foi para Safed, na Palestina, onde se tornou o lder dos estudiosos da regio, foi o chefe do conselho da cidade e dirigiu uma Yeshiv com cerca de duzentos estudantes. Caro dedicou toda a sua vida ao estudo das leis judaicas, alm de ter sido, tambm, um grande cabalista.

Rabino Isaac Aboab de Fonseca


(1605-1693)
Em 1642, cerca de seiscentos judeus viviam em Recife, Pernambuco, Nordeste do Brasil. Com a tomada da regio pelos holandeses, eles foram encorajados a construir uma sinagoga e praticar sua religio abertamente. Receberam, ento, o rabino Isaac Aboab de Fonseca, que chegou da Holanda para ocupar o cargo de lder espiritual do grupo, tornando-se o primeiro rabino congregacional do Novo Mundo. Nascido em Portugal, viveu desde jovem na Holanda, onde se tornou um orador carismtico e um professor respeitado. Quando os portugueses tentaram reconquistar Pernambuco, Aboab encorajou judeus e holandeses a lutarem por sua liberdade. O rabino deixou diversos registros deste perodo, inclusive em forma de poesias escritas em hebraico, antes de regressar Holanda, onde foi apontado como sbio, tendo participado da comunidade como professor e rabino por mais cinqenta anos. hoje conhecido como o primeiro rabino das Amricas e o primeiro poeta da lngua hebraica.

Rabino Yisrael Baal Shem Tov


(1698-1760)
Como fundador do movimento religioso considerado por muitos o mais importante de toda a histria judaica,

o Chassidismo, a vida de Baal Shem Tov cercada de mistrio e lendas. At mesmo a data de seu nascimento gera controvrsia; alguns dizem que ele nasceu em 1700, em Okop, uma pequena cidade da Ucrnia. Ficou rfo muito cedo e foi acolhido pela comunidade local, recebendo a mesma educao que todas as outras crianas. Na adolescncia, a ajuda que recebia da comunidade acabou, mas recebeu uma oferta para trabalhar como assistente de professor. Uma de suas tarefas era levar os alunos de casa para a escola e da escola para casa, e no caminho incentivava as crianas a cantar e rezar para Dus. Em seguida, trabalhou na sinagoga da cidade, onde teve a chance de aprofundar seus estudos em vrios campos do judaismo, inclusive a cabala. Neste perodo, casou, mas sua esposa faleceu, e Yisrael mudou-se para uma cidade prxima de Brody, onde foi contratado como professor. L, conheceu o rabino Ephraim de Brody, que descobriu seus talentos e ficou to impressionado que lhe ofereceu a mo de sua filha, La Raquel. Os dois foram viver em uma pequena cidade perto das montanhas, e, com o apoio da esposa, Yisrael pde dedicar-se aos estudos. Foi aos 36 anos que ganhou reputao como um homem santo e passou a ser chamado de Baal hem Tov, Mestre do Bom Nome. Esta expresso era dada aos homens considerados santos e conhecidos por fazer milagres utilizando o nome de Dus. Sua fama espalhou-se rapidamente e ele ganhou vrios discpulos. Foi neste perodo que o movimento chassdico nasceu. Os ensinamentos de Baal Shem Tov eram baseados na cabala, mas a forma como ensinava tornava o estudo acessvel a todos. Priorizava o amor a Dus, aos outros judeus, e dava enorme importncia reza. Seus ensinamentos no traziam nada de novo, mas revolucionaram o judasmo em todo o mundo. Baal Shem Tov queria viver em Israel, mas nunca conseguiu concretizar seu sonho, ao contrrio de muitos de seus discpulos. Yisrael Baal Shem Tov no deixou nenhum trabalho publicado; foram seus discpulos o mais famoso deles o rabino Yakov Yosef, da Polnia que passaram seus ensinamentos para o papel. Baal Shem Tov mudou-se para Medzeboz, na Ucrnia Ocidental, onde >> viveu o resto de sua vida.

Divulgao

Divulgao

Divulgao

menorah 11

GRANDES RABINOS DA HISTRIA

Rabino Eliyahu ben Shlomo Zalman, o gnio de Vilna


(1720-1797)
O rabino Eliyahu de Vilna considerado por muitos o lder de maior influncia do judasmo modermo. Nascido na Litunia, aos 7 anos fez seu primeiro discurso pblico e aos 10 no precisava mais de professor para concluir seus estudos. Aps viajar por alguns anos por diversas comunidades judaicas, regressou a Vilna, onde rapidamente ficou conhecido por ser um homem justo e um grande estudioso da Tor. Profundo conhecedor de vrios assuntos, publicou livros que abordavam diferentes temticas, passando por isso a ser chamado de gnio de Vilna. Eliyahu preocupava-se constantemente com os mais necessitados e freqentemente interrompia seus estudos para ajudar algum, mas a dedicao religio permitiu que ele escrevesse notas sobre textos antigos, principalmente do Talmud, que so considerados uma grande contribuio para o povo judeu. O gnio de Vilna foi um grande oponente do movimento chassdico fundado por Baal Shem Tov por acreditar que tal movimento iria distorcer o verdadeiro judasmo. Suas crenas o levaram ao grupo de rabinos poloneses conhecidos como os Mitnagdim, que enfrentavam os chassdicos.

Aos 29 anos, o rabino viajou Europa como emissrio das comunidades da Terra de Israel. Por onde passava, gostava de visitar bibliotecas, e assim teve acesso a milhares de manuscritos. Isso ajudou o rabino a reunir informao suficiente para escrever centenas de livros sobre assuntos em diferentes campos de estudo. J com 48 anos, fez outra viagem semelhante e terminou em Leghorn, onde permaneceu o resto de sua vida. Sempre evitou insultar as pessoas, mas reclamava daqueles que estudavam apenas o Talmud e no se interessavam por Tanach, Mishn e musar. As honras que recebeu durante a vida, atribuiu-as ao fato de ter sido um representante da Terra Santa.

Divulgao

Rabino Shneur Zalman


(1745-1813)
Fundador do movimento conhecido mundialmente como Chabad, o rabino Shneur Zalman foi discpulo do rabino Dov Baer HaMaggid, lder do movimento chassdico. Quando o movimento contra o Chassidismo cresceu, em meados do sculo XVIII, Zalman procurou o sbio de Vilna para tentar alcanar algum tipo de entendimento entre os diferentes grupos. Mais tarde, Zalman escreveu e publicou Tanya, aceito como o livro que contm as leis do Chabad. Sua habilidade para explicar as questes mais complexas da Tor o tornou popular entre os estudiosos de todo o mundo.

Divulgao

(1724-1806)

Nascido em Jerusalm, Chida considerado uma das figuras mais fascinantes da histria judaica e um dos maiores estudiosos da Halach. Publicou vrios trabalhos que se tornaram clssicos, entre eles, Shaar Yosef, Birkei Yosef e Machzik Beracha.

12 menorah

Divulgao

Rabino Chaim Yosef David Azulai, o Chida

Divulgao

Rabino Dov Baer


(1773-1827)
Dov Baer foi o filho mais velho do rabino Shneur Zalman de Liady, fundador do movimento chassdico Chabad. Com a morte de Zalman, em 1813, Dov Baer assumiu a liderana da dinastia Chabad e mudou sua sede para a cidade de Lubavitch, na Rssia, quando, ento, o movimento passou a ser conhecido. >>

menorah 13

GRANDES RABINOS DA HISTRIA

Autor de vrios textos publicados, ajudou a divulgar o trabalho de seu pai, e atravs de seus livros colaborou para diferenciar o Chabad de outras formas de Chassidismo. Chegou a ser preso pelas autoridades russas aps acusaes de oponentes, mas foi liberado pouco tempo depois.

Rabino Menachem Mendel Schneerson


(1902-1994)
Nascido em Nikolayev, na Ucrnia, o rabino Schneerson ficou conhecido como Rebe de Lubavitch e foi o lder deste movimento durante quarenta e quatro anos. Sua famlia mudou-se para Yakaterinoslav, hoje Dnepropetrovsk, onde seu pai assumiu o posto de rabino-chefe. Ainda criana, Menachem mostrou-se prodigioso e abandonou a escola para receber instrues de um tutor particular. Em 1923, conheceu Yosef Yitzchock Schneerson, ento lder do movimento Lubavitch, e cinco anos depois se casou com sua filha, Chaya Mushka. Os dois se mudaram para Berlim, mas foram forados a viver em Paris, devido ao crescimento do Nazismo. Menachem estudou matemtica e cincias, mas dedicou-se, principalmente, aos estudos religiosos, tendo servido como secretrio do sogro, quando teve a oportunidade de viajar pela Europa visitando diferentes lderes judeus. Em 1941, fugindo do Holocausto, Menachem e a esposa se mudaram para Nova York. Com a morte do rabino Yosef Yitzchock, em 1950, Menachem Mendel assumiu a posio de Rebe, apesar de incialmente ter relutado em aceitar a liderana. Apesar de no se afastar do bairro onde viveu, influenciou pessoas em todo o planeta e transformou um pequeno movimento devastado pelo Holocausto numa comunidade mundial com mais de 200 mil membros. n

(1799-1866)

O rabino Yitzchak foi uma criana prodgio, discpulo dos rabinos Simcha Bunem de Pshischa e Mendel de Kotzk. Apesar de seus dois mestres terem sido elitistas, Yitzchak mostrou que seus princpios poderiam ser adotados por todos os judeus. Mais tarde, fundou e foi o primeiro rabino da dinastia Ger, o maior grupo chassdico existente at hoje, ultrapassando a marca de 100 mil membros. Passou a ser procurado pelos maiores lderes chassdicos de toda a Polnia. O rabino Yitzchak foi um verdadeiro lder, que se envolveu com quaisquer eventos polticos que afetavam sua congregao e sempre foi motivado pelo desejo de unir todos os judeus.

Rabino Yisroel Meir HaKohen, o Chofetz Chaim


(1838-1933)
Uma das grandes figuras do judasmo moderno, o rabino Yisroel Meir HaKohen ficou conhecido por ensinar aos judeus as leis da Lashon Hara (discurso proibido). Aos 35 anos, publicou um livro sobre o assunto chamado Chofetz Chaim, e, desde ento, ficou conhecido em todo o mundo por este nome.

Divulgao

Divulgao

Rabino Jacob Meir


(1856-1939)
Jacob Meir nasceu em Jerusalm e envolveu-se na luta pelo renascimento da lngua hebraica. Foi eleito rabino-chefe de Jerusalm em 1911, e, dez anos mais tarde, quando foi criado um escritrio para o rabino-chefe da Palestina, foi chamado para ocupar esta posio com o ttulo de Rishon Le-Zion (Primeiro para Sion). O rabino Meir foi o primeiro sefaradi a ocupar o posto de rabino-chefe de Israel.

Divulgao

Rabino Yitzchak Meir Rothenberg Alter, o Chiddushei HaRim

Os quadros que ilustram esta matria so de autoria da artista plstica Maria Aparecida Monteiro, tel.: (35) 3331-5827 14 menorah

Artista plstica Maria Aparecida Monteiro

Foto de divulgao

NAPOLEO E OS JUDEUS

Poucos sabem que Napoleo Bonaparte foi, no incio do sculo XIX, o responsvel pelo m dos guetos em toda a Europa conquistada pelo imperador francs. Com isso, os judeus ganharam sua emancipao, que durou no mais do que dez anos, e puderam se alistar para servir ao Exrcito francs, compatibilizando as leis judaicas com as novas exigncias nacionais. Leia e saiba sobre as relaes dos judeus com a nova ordem social europia trazida pela Revoluo Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
16 menorah

Hugo Bonder

m julho de 2004, o ento primeiroministro de Israel, Ariel Sharon, fez uma declarao polmica que chegou a elevar o nmero de judeus que optaram pela imigrao para Israel no perodo, alm de criar um mal-estar entre autoridades francesas e israelenses. Proponho a todos os judeus vir para Israel, especialmente os da Frana, que devem decidir o mais rpido possvel, declarou o >> menorah 17

premier, frente a crescente onda de anti-semitismo que, ento, assolava o pas. O rabino Sitruk, lder da comunidade judaica francesa na poca, com medo, chegou a fazer um apelo para que judeus religiosos substitussem os tradicionais solidus por bons em lugares pblicos. A onda de agresses e violncia anti-semita que assolava a Frana no foi novidade. Muito antes, e ainda hoje, o antijudasmo est presente e enraizado em muitos ncleos da comunidade europia catlica. As razes do anti-semitismo surgiram aps a adoo do cristianismo como religio oficial pelo Imprio Romano. A religio catlica passou a ser usada politicamente pelos romanos como uma ferramenta de domnio, para manter o controle do povo, sob suas leis. O judasmo sempre foi visto como uma ameaa. A partir do estabelecimento da Igreja Catlica, em Roma, acusaes absurdas foram inventadas e a histria manipulada, criando no inconsciente social idias antijudaicas. No preciso uma anlise muito profunda da histria para se observar perseguies e atos discriminatrios contra os judeus em diversos pases submetidos religio da cruz. Na Frana, Alemanha e Inglaterra, judeus ficaram literalmente entre a cruz e a espada, e milhares deles optaram pela morte converso forada durante as Cruzadas, entre os anos de 1096 e 1250. Nos sculos XV e XVI, a Inquisio queimou judeus e cristos-novos em fogueiras, acusados de heresia. Espanha e Portugal os expulsaram de seus territrios. Guetos j existiam em diversos pases europeus. Na Rssia, milhares foram mortos em pogroms (ataques

macios a comunidades judaicas) entre 1880 e 1920. O caso Dreyfuss, na Frana, no fim do sculo XIX, exemplifica como a mquina do Estado, que deve ser justa e igualitria, pode ser utilizada como ferramenta para pr em prtica o sentimento baixo, mas coletivo, da discriminao. O antijudasmo usou da cincia para justificar inicialmente a insana ideologia nazista. Hitler pregou a idia de que o judasmo estava alm da religio e da cultura; estava nos genes dos judeus e, portanto, estes seriam uma sub-raa que deveria ser exterminada para no contaminar os arianos superiores. Seis milhes de judeus foram mortos como resultado dessa idia colocada em prtica. Em meio a sculos de trevas, houve poucos e grandiosos momentos de luz. Um desses momentos, talvez, tenha significado o suspiro que garantiu a sobrevivncia dos judeus na Europa. Com a Revoluo Francesa em 1789, os ideais de Libert, Egalit, Fraternit mudariam as estruturas da organizao social por toda a Europa. As liberdades e os direitos individuais passaram a ser respeitados. Uma das determinaes da recm-criada Assemblia Nacional Constituinte era o fim da autonomia de grupos religiosos e polticos, o que incluiu a comunidade judaica francesa. Durante a revoluo no pas, esta comunidade, estimada em 40 mil membros, perde sua autonomia de governo e seus privilgios. Em contrapartida, acreditava que teria ento a emancipao poltica como todos os cidados franceses, o que no aconteceu. Os direitos de igualdade no atingiram os judeus. Os no catlicos e os protestantes franceses foram includos em uma

resoluo da Assemblia, que garantia direitos polticos. Os judeus foram excludos dessa resoluo. Depois de muitas discusses marcadas pelo sentimento antijudaico, a Assemblia Nacional Constituinte concedeu plenos direitos de cidadania aos judeus do sul da Frana, comunidade em menor nmero, em torno de 5 mil membros. Mas os cerca de 30 mil judeus do norte da Frana no so reconhecidos. Somente em 1791 foi concedida a eles cidadania plena e finalmente puderam gozar de amplos direitos civis e polticos. A partir da, e com entusiasmo, os judeus intensificaram suas relaes sociais e econmicas com a vida francesa e muitos inclusive se alistam no exrcito a fim de defender sua ptria. Essa emancipao conquistada na Frana no existia nos demais pases do continente, e, na prpria sociedade francesa, a discriminao contra os judeus era recorrente.

NAPOLEO E OS JUDEUS

A Era Napolenica
Em 1797, Napoleo Bonaparte, ento comandante-geral do Exrcito francs, em campanha na Itlia, toma sua primeira atitude reveladora de sua simpatia pelos judeus e seu lado humanista pouco conhecido. Ao ver o mau tratamento dado comunidade judaica em cidades italianas recm-conquistadas, Napoleo ordena que todos os guetos fossem derrubados e que todas as leis discriminatrias fossem abolidas no novo domnio francs. Aps assumir o poder com um golpe de estado em 1799, e tornar-se imperador cinco anos depois, Napoleo buscou, inicialmente, abrandar e equilibrar as questes internas de >>

18 menorah

seu pas. Adotou o catolicismo como religio do Estado e reconheceu oficialmente os protestantes como um grupo religioso. Como condio, exigiu o controle das Igrejas Catlica e Protestante, e assim fez da religio um instrumento poltico. O imperador at ento no havia dado ateno comunidade judaica, salvo um impasse entre cobradores judeus e camponeses que se negavam a pagar juros sobre servios prestados. Para acalmar e ser bem visto pelos camponeses, Napoleo decidiu suspender por um ano todas as dvidas que esses tinham com os judeus, que, por sua vez, ficaram muito insatisfeitos. Mas, ainda assim, o imperador, um negociador e estrategista muito habilidoso, conseguia lidar bem com a minoria judaica. Enquanto isso, monarquistas contra-revolucionrios passaram a usar do sentimento antijudaico, que nunca havia desaparecido, para fomentar idias, associando os judeus aos problemas com o autoritarismo revolucionrio praticado por Napoleo. A acusao fundamental era a impossibilidade dos judeus, por seus costumes e tradies, de participarem das obrigaes civis como os demais cidados franceses. Com muita sabedoria, Napoleo decide ento criar a Assemblia dos Judeus Notveis, rgo representativo da comunidade judaica, para negociar e acatar as suas exigncias. A Assemblia era constituda por rabinos, proprietrio de terra e outros judeus distinguidos por sua integridade e sabedoria. Os objetivos e a finalidade da Assemblia foram muito bem esclarecidos pelas palavras do prprio Napoleo: meu desejo tornar os judeus cidados iguais na Frana,

obtendo a conciliao entre sua religio e suas responsabilidades ao se tornarem franceses, alm de habilitlos a responder a todas as acusaes que lhes so feitas. minha vontade que todos aqueles que vivem na Frana sejam cidados iguais e se beneficiem igualmente de nossas leis. Em 1806, o representante de Napoleo, conde Mol, famoso por seu dio aos judeus, recepcionou os membros do Conselho sob honrarias e elegncia, no Hotel de Ville, sede da prefeitura de Paris. Em seu discurso de abertura, deixou claramente mostra seus sentimentos antijudaicos, mas seguiu risca as ordens de seu superior. Foram feitas ento 12 perguntas, com o intuito de constatar se havia algum conflito entre a legislao e as obrigatoriedades civis francesas com as leis e tradies judaicas. David Sinzheim, renomado rabino de Estrasburgo, presidiu uma comisso de sbios que ficou encarregada de preparar as respostas conciliando as obrigaes civis e as Leis Judaicas. Para alvio de todos, as respostas foram aceitas por Napoleo e este quis que as mesmas fossem acatadas por todos os judeus, como lei, e criou um instrumento para isso. O imperador decreta ento a criao de um corpo legislativo judaico, ao qual chamou de Sanedrin (Grande Assemblia). O tribunal dos tempos bblicos, composto por 71 sbios, foi recriado sob os mesmos moldes e com o mesmo nome. Apesar de controvrsias, judeus da Frana e de toda a Europa reconheceram a recriao do Sanedrin como um grande gesto em reconhecimento e apoio aos judeus. Foram eleitos 46 sbios rabinos e 25 notveis, sob a liderana do rabino David Sinzheim.

O Sanedrin endossou as respostas dadas pela Assemblia dos notveis. Dessa forma, os judeus se consideravam franceses e patriotas. Milhares morreram sob a liderana de Napoleo em suas guerras e qualquer possvel questionamento sobre sua falta de conduta cvica se tornou injustificvel. As leis e costumes religiosos foram aplicados de maneira a serem conciliados com os deveres civis do Estado, e foram esclarecidas novas formas de conduta judaica nunca antes questionadas, como, por exemplo, a permisso para o uso de armas em dias santos e no shabat (sbado) em lutas pela ptria, que, na ocasio, era necessria para que os judeus pudessem servir ao Exrcito francs. Alm da lei chamada de Dina Malkuta, que em portugus significa que a lei do pas a lei, ou seja, os judeus deviam seguir as leis do pas em que residissem, sem que, para isso, deixassem de observar os preceitos da religio. No entanto, em 1808, Napoleo promulga dois decretos, sendo o segundo um duro golpe na comunidade judaica. Chamado de Decrt Infame, impunha uma srie de condies que limitava a liberdade judaica e dificultava o desenvolvimento econmico de atividades comerciais praticadas por judeus. A convocao do Sanedrin foi uma deciso que demonstra a perspi ccia e habilidade poltica de Napoleo, mas, apesar da poltica contraditria, todo o processo foi fundamental para a emancipao e o desenvolvimento das comunidades judaicas na Europa. As determinaes do Sanedrin moldaram a vida judaica nas sociedades modernas e foi um marco histrico para a criao da identidade judaica que existe at hoje. n

NAPOLEO E OS JUDEUS

20 menorah

menorah 21

A ALEMANHA E O HOLOC AUSTO

HOLOCAUSTO
Jacob Dolinger
Corpos de judeus assasinados, prontos para o forno crematrio.

O QUE A ALEMANHA NO FEZ E NO EST FAZENDO SOBRE O

srie que Menorah vem publicando sobre as mais diversas comunidades judaicas mundo afora uma esplndida contribuio para a construo de pontes com o restante da Golah (Dispora). Judeus, onde

quer que se encontrem, sempre se interessaram pelo restante da Dispora. Esta permanente ligao foi um dos fatores de manuteno de nossa identidade e de nossa determinao em continuar firmes em nosso percurso atravs dos tempos.

Assim sendo, o trabalho jornalstico que Menorah vem realizando de suma importncia e de se esperar que alcance o alunado em nossas escolas. Passo a comentar esse recente trabalho sobre as atuais comunidades judaicas na Alemanha.

22 menorah

A extino da democracia alem na dcada de 1930 e seu restabelecimento no ps-guerra, bem como o cuidado que o seu povo estaria tendo atualmente em mant-la impoluta, no traz benefcio algum aos judeus. Fazem-no para seu prprio bem. O Nazismo, o antijudasmo e a projetada e executada Soluo Final foram fenmenos parte, e mesmo que tenham sido facilitados pela falta de democracia, muitos governos democratas j fizeram e continuam fazendo mal aos judeus. A Alemanha do ps-guerra e at hoje pouco fez em relao ao genocdio praticado contra o povo judeu. Em primeiro lugar, deveria ter julgado grande nmero de nazistas ativos, membros da SS, da Gestapo e de outras organizaes criminosas que participaram do Holocausto. Os pases aliados julgaram e condenaram os grandes peixes; os prprios alemes realizaram alguns julgamentos depois do Tribunal de Nuremberg, mas muitos, dezenas de milhares de carrascos, assassinos de nossas comunidades, executores do nefando plano da Soluo Final, at hoje no foram importunados. A Alemanha deveria ter pedido a extradio de Mengele e de outros grandes criminosos que se asilaram na Amrica Latina, no Egito e em outros pases, mas no o fez. Deveria, tambm, ter institudo no seu Parlamento federal e nos Parlamentos das provncias um debate aprofundado sobre as ocorrncias da Segunda Guerra Mundial, isto , as atrocidades cometidas contra os judeus, o incndio das sinagogas, as matanas nas florestas, os assassinatos nas viaturas carregadas de gases venenosos, os guetos organizados

em Varsvia, Lodz e dezenas de outras comunidades judaicas, as condies de vida e morte nos campo de concentrao, as cmaras de gs, os crematrios, as torturas, as barbaridades cometidas ao longo dos anos, atravs da Europa. Concludos os debates, deveriam, afinal, aprovar uma Declarao para o mundo sobre a verdade do Holocausto, contabilizando os nmeros de judeus assassinados, onde e quando, os detalhes, e divulgar este documento aos quatro cantos do planeta, para enfim calar a boca dos que negam o Holocausto ou reduzem as suas propores. Depois disso, deveriam ter publicado um Livro Oficial narrando tudo sobre o Holocausto, com todos os documentos que se encontram em seus arquivos. De autoria e responsabilidade do Legislativo federal, com o apoio dos Legislativos das provncias e o imprimatur do Poder Executivo, este livro seria distribudo em todo o mundo para servir de base de ensino e pesquisa. Em vez disso, pagaram durante dcadas penso a ex-funcionrios do governo, membros das criminosas organizaes nazistas, que executaram seis milhes de nossos irmos. Muitos membros da SS, da Gestapo, do Ministrio Pblico e do Judicirio que mandaram judeus para a morte foram (e continuam sendo) sustentados pela Previdncia Social Alem, para a qual contribui todo o povo alemo. Isso foi denunciado por Elie Wiesel em um de seus livros. Tudo que os alemes fizeram e continuam fazendo, criando condies favorveis s suas comunidades judaicas, construindo monumentos em recordao de suas vtimas, visa a aliviar suas conscincias, mas nada de real fizeram para ns, judeus. As

indenizaes que pagaram constituram o preo para retornarem ao seio das naes, novamente em seu prprio interesse. A Alemanha de hoje abriga um ninho de terroristas. Basta lembrar que alguns dos assassinos dos cerca de trs mil habitantes de Nova York, no 11 de setembro, viveram e estudaram na Alemanha, e que vrios membros das organizaes terroristas que atuam no Afeganisto passaram anos no pas e tm passaporte alemo. Cabia Alemanha assumir posio de liderana na Unio Europia, em favor de Israel e contra a nefanda propaganda rabe e o terrorismo islmico. Nada disso feito. O pas est acovardado como o resto da Europa Ocidental, submetendo-se ao terror e intimidao da populao muulmana, permitindo o crescimento de uma hidra em seu seio. Empresas alems mantm contratos bilionrios com o Ir, ou seja, a Alemanha ajuda a financiar o esforo de guerra dos herdeiros do Nazismo no terror contra nosso povo judeu. J se fala h anos de um potencial Holocausto no sculo XXI. A Alemanha perpetrou o maior crime da histria da humanidade no sculo XX e se mantm silente e inerte diante da avassaladora campanha anti-semita que pode levar a um novo e terrvel genocdio no sculo XXI. Portanto, a questo no visitar ou no a Alemanha, mas calarmos diante do que acontece, ou desafiar o pas a assumir o papel que a Histria exige dele neste momento. Em termos histricos, pela viso retro e prospectiva, a Alemanha, assassina de ontem, a Alemanha conivente e cmplice de amanh. n

menorah 23

24 menorah

menorah 25

DORA LCIA BRENNER

BRENNER
A dama de ferro da CIP
Por Alba Carvalho

DORA LCIA

A presidente da Congregao Israelita Paulista, CIP, conduz com brao rme os destinos da maior congregao liberal da Amrica Latina.
o s nos traos fisionmicos que Dora Lcia Brenner lembra Margareth Thatcher, a ex-primeira-ministra inglesa, apelidada de a dama de ferro. A firmeza tambm uma das caractersticas dessa paulistana, divorciada, me de trs filhas e av de quatro netos, que mal tinha comeado a sua gesto frente da maior congregao israelita da Amrica Latina quando se deparou no ano passado com o episdio ocorrido com o ento presidente do rabinato, Henry Sobel. E foi nesse episdio que considera dolorido e sofrido que ela revelou-se uma grande lder, sabendo conduzir sem pressa e com bom senso todo o processo. Mas, ao contrrio da ex-primeira-ministra inglesa, Dora porta sempre um sorriso doce e gestos afveis, fazendo valer a mxima de um antigo revolucionrio engolido pela indstria cultural: Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jams. O que chamado de dureza, na realidade firmeza. E tem mais: essa pedagoga de formao (pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC/ SP), empresria do ramo caladista e de franchising de lavanderias, que j morou durante dez anos em Israel de 1974 a 1984 , demonstra que ainda traz dentro de si a alma de educadora. A sua maior preocupao, e o que considera o principal motivo de estar na presidncia da CIP, com a educao judaica e a conseqente continuao do judasmo. Por isso, a menina dos olhos dela frente da congregao que rene cerca de 1.600 famlias em torno de 4 a 5 mil associados a infncia e a juventude. Dos dez projetos desen- >>

CIP

26 menorah

menorah 27

Ester Gottschalk; o violoncelista Yo-Yo Ma; a presidente da CIP, Dora Lucia Brenner; o rabino Michel Schlesinger; e a pianista Kathryn Stott em concerto realizado pela CIP na Sala So Paulo, em prol das obras assistenciais da sinagoga.

volvidos atualmente por esta sinagoga liberal, um, em especial, recebe a delicada ateno no s do rabinato e educadores mas da prpria presidncia da CIP: a Escola Lafer, como chamado o departamento de ensino para jovens que atende anualmente 150 alunos matriculados, ensinando-os os fundamentos da cultura judaica: a Tor, as mitzvot e histria do nosso povo. H ainda o Shaat Sipur, para crianas uma porta de entrada nas atividades da CIP , e os dois movimentos juvenis: Chazit Hanoar e o Avanhadava. No total, so quase quatrocentos jovens envolvidos nos projetos da Juventude da CIP .

Menorah Por que essa preocupao com o jovem? Dora Lcia Brenner As novas geraes representam o futuro do judasmo, e, sem o engajamento delas na nossa cultura e tradio, no teremos a continuidade do judasmo. S que meu interesse pela educao judaica bem anterior ao exerccio da presidncia da CIP; vem da minha juventude. Logo depois de formada, lecionei no jardim-de-infncia do colgio Beit Chinuch Iavne, e fui tambm professora de hebraico na escola Lafer da CIP . Portanto, foi pensando principalmente na formao judaica dos jovens que assumi a presidncia da Congregao Israelita

Paulista. Foi pensando nos meus filhos e netos. M A sua atividade frente da CIP um trabalho voluntrio. O que se passa na alma de uma pessoa para tantas vezes abdicar at de suas horas de lazer a fim de dedicar-se ao voluntariado? DLB difcil expressar isso, principalmente para quem o tzedak (senso de justia social) est incorporado prpria vida, como o meu caso. Venho de uma famlia que tradicionalmente pratica o tzedak. Comecei meu voluntariado pela Unibes Unio Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social h 19 anos, como diretora do Bazar Beneficente Permanente Bernardo Goldfarb. Depois ocupei vrios cargos at chegar a presidente da entidade, por duas gestes, e atualmente sou conselheira vitalcia. Fazer alguma coisa que v ajudar a vida do outro talvez seja a maior motivao. M A senhora chega a sacrificar sua vida pessoal e profissional a fim de concili-las com a presidncia da CIP , uma congregao com mltiplas atividades e, conseqentemente, mltiplos problemas? DLB No, no chego. O que tento estabelecer um equilbrio entre todas as atividades em que estou envolvida. Para exercer a presidncia da CIP no preciso estar aqui todos os dias, sem falar que conto com a ajuda de outros membros da diretoria e dos meus assistentes. No podemos esquecer tambm que com as modernas tecnologias, principalmente telefone celular e internet, posso ser encontrada e contatada na hora que precisarem de mim. Ou seja, mesmo no estando aqui na CIP , estou em >> permanente planto.

DORA LCIA BRENNER


28 menorah
CIP

menorah 29

M H diferenas entre o trabalho que a senhora desenvolveu na Unibes e o que realiza na CIP? DLB H, muitas. A Unibes uma entidade beneficente, com um foco totalmente social. Atende a pessoas de baixa renda que passam por algum problema familiar, de sade, financeiro ou mesmo profissional. J a CIP uma congregao religiosa. Mesmo com uma quantidade grande de projetos voltados aos idosos e at a pessoas carentes, a promoo social no o objetivo final. A meta de uma sinagoga dar continuidade ao judasmo, no que diz respeito manuteno da nossa religio, cultura e tradies judaicas. M Sua vida comunitria comeou em 1989. Qual foi o momento mais difcil que a senhora enfrentou at agora? DLB Sem dvida, o episdio que envolveu o rabino Henry Sobel. No fazia nem um ano que eu havia assumido a presidncia da CIP , estava ainda me inteirando de tudo, absorvendo as minhas funes e atribuies, quando tudo aconteceu. M Numa hora dessas se age com a razo ou com a emoo? DLB Com os dois. Foram momentos muito doloridos e sofridos, em que tnhamos que nos pautar pelo bom senso. Estvamos lidando com um ser humano que estava doente e precisava da nossa ajuda e compreenso. O que mais importava naquela ocasio era isso. A situao humana se sobrepunha at mesmo ao prprio fato. M E de que forma esse episdio se refletiu internamente na comunidade da CIP? DLB Houve um intenso sentimento de solidariedade sade do

DORA LCIA BRENNER

CIP

A presidente da CIP, Dora Lcia Brenner ( direita), recebe o presidente da Repblica, Lus Incio Lula da Silva, em Cabalat Shabat em recordao das vtimas do Holocausto, na Congregao Israelita Paulista.

rabino. Depois tivemos que lidar com a divergncia de opinies quanto ao desfecho que deveria ser dado. Mas, aos poucos, a situao foi se estabilizando. Demos tempo ao tempo; no tivemos pressa. Tanto que todo o processo, desde a ocorrncia do fato at o afastamento definitivo do rabino Sobel da presidncia do rabinato, levou seis meses. M Durante esse processo, houve afastamento de algum scio da sinagoga ou mesmo a interrupo de alguma atividade da CIP? DLB De forma alguma. No tivemos nenhuma defeco de scio por conta desse episdio, e as atividades da nossa sinagoga seguiram seu curso normal. Nada foi interrompido.Todos os projetos tiveram e ainda tm continuidade. No primeiro momento, o nosso outro

rabino, Michel Schlesinger, assumiu a liderana religiosa e, mais recentemente, h trs meses, veio juntar-se a ele o rabino Ruben Sternschein, o novo rabino da CIP . Eles exercem hoje atividades compartilhadas. O cargo de presidente do rabinato foi extinto. M E externamente, o episdio deixou seqelas? Arranhou a imagem da comunidade? DLB- bom se destacar a solidariedade que recebemos de outras comunidades da coletividade judaica e at mesmo de fora, da sociedade como um todo. Mas inevitavelmente alguma ranhura h de ficar. Isso no podemos negar. M Na sua opinio, a soluo encontrada foi a melhor o afastamento do rabino Sobel da presi>> dncia do rabinato da CIP?

30 menorah

menorah 31

Miriam Vasseramn; maestro Marcelo Ghelfi; a presidente da CIP, Dora Lucia Brenner; Carlos Baruch o ator Dan Stulbach e Gabriel Harari no show em homenagem Debby Sznajder, realizado na CIP.

DLB Cremos que sim. No livro que lanou recentemente, Um homem, um rabino, o prprio Henry Sobel admite sua doena e a necessidade de tratamento. M A senhora morou por dez

anos em Israel. Qual a sua posio sobre a questo palestina e o processo de paz? Recentemente o Hamas props um cessar-fogo para abrir negociaes. D para confiar no Hamas?

DLB Creio que para garantir a paz na regio necessrio a existncia no s do Estado de Israel mas tambm de um Estado Palestino. Mas, sinceramente, no conheo o Hamas, portanto no posso fazer uma avaliao mais precisa. Quando morei em Israel, o que existia era a OLP (Organizao para Libertao da Palestina), chefiada por Yasser Arafat, que quela poca j se revelava um organizao terrorista. M E Jerusalm, mesmo a capital indivisvel do povo judeu? DLB Jerusalm deveria ser uma cidade de todo o mundo, uma espcie de capital internacional para onde afluem vrias religies. um legado espiritual para a humanidade. Mas a sua administrao e geografia no podem ser divididas. M A senhora presidente de uma entidade de perfil religioso. O que Dus para a senhora? DLB Dus o criador de todas as coisas, mas por demais difcil defini-lo. O que posso falar da presena dEle, que sinto em tudo, inclusive no meu cotidiano, na minha vida. n

DORA LCIA BRENNER

32 menorah

CIP

Israel Hoje|
Crise de Identidade
No ltimo dia 5 de maio, mais de quatrocentos judeus chegaram a Israel em ali (busca da cidadania israelense). Vindos de vrios pases, foram recebidos no aeroporto Ben Gurion pelo ministro da Imigrao e saudados com uma festa que incluiu o toque do shofar (chifre de carneiro) e a bno do po. A cerimnia ressaltava uma proeza histrica: em sessenta anos, mais de 3 milhes de judeus migraram para Israel. Os nmeros divulgados pela Agncia Judaica mostram um dado impressionante. Na dcada de 1990, os imigrantes da extinta Unio Sovitica somaram mais de um milho de pessoas, aumentando a populao israelense em 20%, e representando 1/3 de todos aqueles que fizeram ali. So ndices promissores, seguramente. Mas o que em princpio simboliza o fortalecimento nacional e que, em ltima anlise, proporciona isso mesmo embute um lado polmico. Continuamente recebidos h dezoito anos, muitos ex-soviticos tm tido sua condio de judeus questionada por autoridades de Israel. O tema toca num ponto

Ronaldo Wrobel
no podem mais voltar, tendo vendido seus pertences e at rompido com suas comunidades nativas. Migraes parte, a identidade judaica de Israel tambm enfrenta desafios internos. Sem discutir as diferenas entre os judeus, que so muitas, existem os rabes israelenses. Apesar de formalmente integrados ao pas, eles se declaram segregados pelos compatriotas majoritrios. Dentre os pleitos dos rabes israelenses, que perfazem 20% da populao, um literalmente pitoresco e prima pelo valor simblico. Foi sugerido que a bandeira de Israel, em vez de exibir uma Estrela de Davi, incorpore outros signos que reflitam o pluralismo de sua sociedade. Justo, sem dvida. Mas, c para ns, estranho. Algum leitor consegue imaginar outra bandeira tremulando no Knesset (parlamento) que no aquela inspirada no xale judaico (talit)? Um dos maiores desafios de Israel conciliar o judasmo com a democracia preconizada por seus fundadores. Aos sessenta anos, o pas parece rico e dinmico demais para caber em doutrinas. A alternativa seria um estado com judeus, mas no um Estado judeu, em suma, uma nao ecumnica como o Brasil ou os Estados Unidos. Para evitar que isso acontea, a Agncia Judaica espera que outros 3 milhes de patrcios arrumem as malas nas prximas dcadas. E, sobretudo, que no levem a dispora na bagagem. n

delicado: a identidade religiosa e cultural dos israelenses. Uma recente pesquisa de opinio revelou que 88% dos judeus seculares entendem no ser o judasmo o que vem atraindo os olim (novos emigrantes, aqueles que fazem ali). Ou seja, mesmo que os imigrantes atestem a condio judaica, no se sabe o que isso significa em suas vidas e, especialmente, o que pode significar para Israel. notrio que etopes e algumas comunidades de ex-soviticos, s para citar dois exemplos, ainda esto em processo de assimilao nacional (conceito abstrato num pas to diversificado). Iranianos, indianos e outras minorias completam o quadro. Muitos no falam hebraico e se fecham em guetos voluntrios, criando ou recriando culturas que, s vezes, se distanciam do judasmo. O problema preocupa as autoridades israelenses e j deflagrou a crise dos falashmuras na frica. Em junho o Ministrio da Imigrao encerrou a operao responsvel pelo recebimento de falashmuras etopes que, apesar de no-judeus, tm ascendncia judaica ou parentes j assentados em Israel. A alegao do ministrio que o ingresso deles estava se transformando num ciclo eterno e que Israel no tem obrigao de acolh-los, o que s vinha acontecendo por presso de organizaes judaicas americanas. Enquanto isso, cerca de 10 mil etopes perdem as esperanas de viajar para Tel Aviv e afirmam que

By Lygia|
\\ A comunidade judaica brasileira acaba de perder uma de suas figuras intelectuais mais importantes. Faleceu no ltimo dia 17 de maio, aos 96 anos, Frieda Wolff. Historiadora e scia-emrita do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, nasceu na Alemanha, e, em 1931, quando estudava na Universidade de Berlim, conheceu Egon, com quem veio a se casar em 1934. Os dois pressentiram o clima poltico no pas e resolveram tentar a vida na Frana, onde Frieda j havia estado fazendo um convnio estudantil. L, ela e Wolff escreveram um livro contando sobre o Nazismo que estava surgindo. O livro no foi publicado, e, sem perspectivas profissionais, retornaram Alemanha. Na chegada, Egon foi denunciado pela autoria do livro e a Gestapo retirou-lhe todos os documentos. Na Alemanha, j sem esperanas, comearam a aprender o portugus, com o sonho de virem morar no Brasil, e assim foi. Aportaram em Santos, em 1936, e decidiram pesquisar a histria dos judeus no Brasil, at ento com poucas referncias. Leram mais de 25 mil jornais no Arquivo Nacional, do perodo de 1822 a 1904.

Lygia Gomlevsky

Frieda Wolff.
Pesquisaram registros de chegada de estrangeiros, testamentos e inventrios, cemitrios do Rio, So Paulo, Belm e dezenas de outras cidades, reunindo um fantstico acervo que posteriormente foi doado ao Arquivo Histrico Judaico Brasileiro, em So Paulo, constituindo um farto material de pesquisas sobre a histria dos judeus no Brasil. Como cofundadora e presidente emrita, Frieda passou os ltimos 17 anos de sua vida fazendo conferncias, participando de instituies de histria e genealogia, e, especialmente, divulgando o Memorial Judaico de Vassouras. Perdemos uma figura mpar. Que sua alma descanse em paz. \\ A comunidade judaica tambm perdeu Chaim Swertzarf, outro grande ativista e lder de diversas instituies no Rio de janeiro. Falecido aos 94 anos, foi presidente do Cemitrio Comunal do Caju, do Conselho de Arbitragem da Federao Israelita do Estado do Rio de Janeiro, alm de grande incentivador e fundador do Museu Judaico da cidade. Decididamente, no se fazem mais judeus como antigamente. \\ By Lygia no pode deixar de mostrar a dor que sente pela perda de Ully Rosenzwaic, levado do convvio dos amigos pela violncia louca que vigora no Brasil. Homem bom que nunca deixou a ver navios quem o procurava. Deixounos aos 84 anos, na plenitude de sua forma fsica, apesar da idade avanada. Foi assassinado por um dos muitos ladres armados espalhados pelo centro da cidade. Descanse em paz. \\ Judith Dain somou idade no dia 24 de maio, e com filhas, genro, netos e bisnetos passou a data em Ter. \\ Regressaram dos States, onde estiveram em visita ao filho Pedro, Ana Maria e Paulo Kessler. \\ A deputada Graa Pereira convidou para a sesso solene da entrega da Medalha Tiradentes ao mdico Csar Benj, na noite de 19 de maio, no salo social do Clube Israelita Brasileiro. \\ Instante ao Olhar, a mais nova exposio de fotografias e pinturas que a artista e socialite Cludia Ache Ganon apresentou no Biotropical-Chcara Tropical, de 17 de maio a 17 de junho. \\ O advogado e delegado aposentado Jacob Briskier, com Slvia, regressou de frias entre Paris e Las Vegas. \\ A artista plstica Solange Palatnik regressou de N.Y. onde visitou os netos, a filha Ilana e o genro Bob Lipstein. \\ Foi realmente emocionante a homenagem que a vereadora Tereza Bergher prestou na Cmara Municipal do RJ por ocasio do 60 aniversrio do Estado de Israel. Tereza vem se destacando pelo magnfico trabalho que realiza durante seu primeiro mandato.

Casamento civil de Frieda e Egon Wolff, na foto esquerda Guido Wolff e Kurt Kauf.

\\ Tarde dessas almoavam no Gula Gula de Ipanema Paulina Gelbert com sua filha Ione e sua neta Mariana. E por falar em Mariana, a jovem executiva esteve em Londres para um curso de resseguros da Willis, firma da qual destacada funcionria. \\ O Ministro do Supremo Tribunal de Justia, Luiz Fux, foi eleito para Academia Brasileira de Letras Jurdicas. \\ A conceituada Dermage agora tambm no Rio Design Center. \\ Rosa e Armando Klabin so vovs mais uma vez. Nasceu Lucas. \\ A ex-vereadora e atriz Neuza Amaral lanou, na noite de 19 de maio, sua biografia na Laura Alvim: Deixa comigo. \\ A embaixadora de Israel, Tzipora Rimon, por ocasio da comemorao do aniversrio de Israel na Cmara, usou da palavra, como sempre com inteligncia, simplicidade e objetividade. \\ No Comunidade na TV, a FIERJ prestou uma homenagem indita ao fundador e 1 presidente do Estado de Israel, Ben Gurion, por ocasio dos 60 anos da Independncia, contando sua histria, sua luta e toda a trajetria para conseguir alcanar seu maior desejo, um Estado Judeu.

Posse de Diamantine Sobotka (Dyna), Consul Honorrio da Repblica Tcheca no Rio de Janeiro.
\\ De So Paulo, estiveram no Rio para um final de semana, Diva e Adolpho Dzitzer. \\ Por ocasio da abertura do Consulado Honorrio da Repblica Tcheca no Rio de Janeiro, foi apresentada a cnsul honorria, Diamantine Sobotka, e a encarregada de negcios, Jana Chaloup Kov. O consulado aproveitou para oferecer elegante cocktail no Shopping do Cassino Atlntico na noite de 3 de junho. \\ O 5 Congresso Sefarad (CONFARAD) aconteceu no dia 31 de maio no Templo Sidon. Foram homenageados Joseph Pernidji ZL, Jos e Samuel Sequerra ZL e o queridssimo professor Rubem Azulay. \\ A professora Helena Lewin lanou na noite de 27 de maio, no Clube Israelita Brasileiro, o livro Judasmo, memria e identidade. \\ Nasceu, nos Estados Unidos, David, filho de Elena e Bene Ajdelsztajn, neto de Taninha e Bernardo Golebiovsky e de Miriam e Mayer Ajdelsztajn.

Freddy Sobotka ladeado por suas 3 lindas filhas, comemorando seus 80 anos, na ocasio da abertura da Repblica Tcheca.

\\ A bonita e charmosssima Sheila Levy, from SP , participando o nascimento de Benny, filho de Renata e Vitor Levy Casiuch. A bisa Sarita Levy esteve em So Paulo para o brith mil.

By Lygia
\\ No feriado, Liliane Modiano afivelou as malas e foi a So Paulo para assistir trs espetculos artsticos. Parabns pela vitalidade!!! \\ Acompanhada de suas filhas Dany , Bianca e Fabiana , Belinha Elkind trocou idade num movimentado almoo, no Antiquarius. \\ Casaram-se, na noite de 30 de maio, no Golden Room do Copa, Adriana e Marcio. A noiva, filha de Aymar e Ary Nelson Svartsnajder (Mr. Cat), e o noivo, de Rosngela e Tho Cohen. Cerca de 800 pessoas prestigiaram o acontecimento. Destaque para Lorys Calirman, toute en bleu marine. Por cima, carregava belssima cascata de brilhantes como detalhe que a todos ofuscava. \\ Aconteceu no Inter, na noite de 7 de junho, o casamento dos jovens Liana e Michel. Ela, filha de Lia e Eliezer Benchimol, e o noivo, de Sandra e Mario Ghelman. O ainda jovem Michel Ghelman, apesar da juventude, um dos mais talentosos cirurgies-dentistas do Rio, com especialidade em implantodontia. Vai longe.

Por ocasio do Bat de Bredna Elkind Zonis, ladeada por suas irms Bruna e Brbara.
\\ Foi chamado pela primeira vez leitura da Tor, no dia 26 de junho, na sinagoga Edmond Safra Beith Lubavitch, o jovem e inteligente botafoguense e barmitzv, Benny Chor. Com seus pais Rogrio e Cludia e os irmos Guili e Tomer recepcionou na noite de 28 de junho, no Copacabana Palace.

\\ Andra e Isaac Nachbar de nenm novo em casa. Nasceu Fernando, neto de Jane Rose e Incio Klarnet e Sula e Herman Nachbar. Alm de todo esse pedigree, bisneto dos joalheiros Natan e Any Kimelblat. \\ Em nossa coluna da edio anterior noticiamos o noivado da neta da querida Clarinha Novicov, Karen, com o jovem Brian Morrisson. Vale ainda o registro de que Morisson, o noivo, nada mais nada menos do que neto do importantssimo ex-presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt. n

Yasmin Gomlevsky
tenham perdido os seus filhos, que milhes de irmos tenham perdido seus irmos. Para onde, ento, tero ido esses 6 milhes de mortos? Tero eles sido abduzidos por extraterrestres malignos? Havendo uma explicao mais lgica para que todos esses judeus N 1 - PUBLICADO PELO tenham, de repente, desaparecido do CENTRO DE REVISO HISTRICA - 15p mapa, nela em que se espera que se acredite. nela em que se deve Histria do Holocausto: e em que, por respeito, precisa-se Um Trote do Mal acreditar. No site de relacionamentos Voc acredita que 6 milhes do Orkut, h um link chamado de judeus foram sistematicacomunidades, que, se clicamente exterminados pelos nazisdo, exibe todos os grupos que tas em cmaras de gs durante se quiser achar. Digitando-se o a Segunda Guerra Mundial? Voc nome Holocausto, aparecem considera chocante que algum milhares de comunidades, de possa questionar a veracidade do diferentes razes. H desde HoHolocausto? locausto nunca mais at Santo Se voc respondeu sim a Holocausto, que, por incrvel estas perguntas, ento voc no que parea, o nome de uma achar uma experincia muito banda crist que nada mais faz confortvel ler as Novidades do alm de transmitir claramente a Holocausto. ignorncia com que o povo lida Mas, se voc tem coragem com o tema. A menina Anne para perseguir a verdade, voc Frank, smbolo internacional continuar lendo. da Segunda Guerra Mundial, Um dos primeiros fatos a perduramente ofendida em comuturb-lo que h um crescente Deportao de judeus do Gueto de Varsvia para o campo de nidades como Eu odeio Anne nmero de pessoas ao redor do concentrao. Extermino em Auschwitz maio de 1943. Frank, Anne Frank Insignifimundo que renegam o massacre cante (que, inclusive, vem com dos judeus, como um absurdo sempre entre aspas. Este um dos uma foto dela com o cabelo pintado criado apenas para propaganda da sinais mais claros de que o fato o de amarelo), entre outras mais. mdia. assassinato em massa de 6 milhes Ser falta de estudo, preconceito, Perseguio de judeus ainda tido como mentira neonazismo? O que ser que passa por algumas pessoas que insistem em pela cabea da pessoa que est Estas pessoas, na foto ao lado, fechar os olhos para passagens que olhando para a prova em suas mos, no so neonazistas fanticos ou ancomprovam a histria. est vendo com todas as letras, mas tijudeus. So acadmicos idneos vinNegao: uma forma muito fmesmo assim no acredita? culados s universidades de Histria, cil talvez a mais prtica delas de Nosso papel, como judeus na Filosofia, Engenharia e Direito, assim ignorar o que h de mais certo. Negar sociedade atual, tentar apagar como so conceituados escritores, at o fim. Negar, mesmo que milhes qualquer chama de ignorncia que advogados, diplomatas e defensores de pessoas afirmem. Mesmo que nos aparea pela frente. Informao dos direitos civis. So judeus, sociamilhes de filhos tenham perdido os aos desinformados e a verdade em listas radicais, testemunhas de Jeov seus pais. Mesmo que milhes de pais pratos limpos. e muitos outros, inclusive antigos pri-

NOVIDADES DO HOLOCAUSTO

sioneiros de campos de concentrao. Nenhuma dessas pessoas tm razes para ser pr-nazistas. Todas elas esto sendo submetidas, em vrios aspectos, a incessantes perseguies de queimas de livros, pois suas pesquisas taparam buracos irreparveis na histria do Holocausto. Este trecho que voc acaba de ler foi retirado de um jornal neonazista, baseado no livro Anne Frank pelo mundo. Se notar bem, poder perceber que a palavra Holocausto vem

Fatos & Fatos|


u Casa Grande, a perseverana
Ressurgiu o Teatro Casa Grande, agora OI Casa Grande, no corao do Leblon, em plena Afrnio. Dois heris so os responsveis pelo feito: Max Haus e Moyss Ajchenblat. Desde os anos sessenta sofreram toda sorte de sinistros. Venceram todos. A fibra e a garra alimentaram o sonho de no deixar rasgar mais um pano de boca, no se apagar mais uma gambiarra, no acabar com mais uma casa do teatro carioca. L no incio contaram com Moiss Fucs e Srgio Cabral, pai, e hoje contam com David Zylberstajn , mais outros parceiros, todos lutadores da causa. Aplaudo de p todos que se envolveram nesta luta. A perseverana a ferramenta do sucesso. recordaes e surgem frutos para o futuro. Participar destas datas dever de todo judeu, de qualquer parte do mundo. Alm das escolas, que j remetem suas caravanas, devem os movimentos juvenis, os clubes, as entidades, jovens e adultos, todos, enfim, ingressar

M o y s s A k e r m a n
no projeto. Em outubro comeam as inscries. A associao fica em Sampa, e na internet, pelo site www.marchadavida.org.br. A delegao do Brasil este ano teve 440 participantes. Seja mais um, ano que vem. O slogan do projeto Abrace o passado e agarre o futuro.

A foto do ms

Ully
Determinadamente simples. Feliz ao saber felizes os do seu mundo. No era de honrarias. Nem de aparncias. Valor s ao que crescia por dentro. Sentimento judaico, amor famlia, idishcaite na veia. Alma de steitale, inteligncia de Primeiro Mundo. Seu nome no se via em notas sociais, em condecoraes, em placas. Badalos no habitavam seus sonhos. A tsedak era a sua razo de viver. Doava a quem pedisse, no importava a necessidade. Ver o brilho do olhar de quem recebia o donativo era a recompensa. A todos atendeu nestes ltimos cinqenta anos. Com Rudi, Bibi e Isidor aos quais agora se juntou produziu muitos empreendimentos imobilirios. Todos o perderam. Mais do que todos, sua famlia o perdeu. A violncia carioca ganhou. Ela superou a barbrie nazista da qual ele escapou. Ficaram as lgrimas e o exemplo de um Homem muito especial. E um nome que vira exemplo: ULLY. Para ser lembrado quando se falar em seriedade, em garra de vencer. Descanse em paz, a nossa guerra continua.

u Marcha da Vida 1
Nos ltimos vinte anos se fez a Marcha da Vida. Impossvel no viver esta experincia. No turismo. projeto de resgatar nossas razes. convivncia com judeus do mundo inteiro. Em marcha de Aushwitz a Birkenau. Cadenciadamente, a cada passo, um s sentimento. Lgrimas caindo por dentro, dando consistncia a chama do sentimento judaico. So judeus de todos os cantos do mundo; o menor tinha 12 anos e o mais velho, 90. Judeus japoneses, indianos, cubanos, etopes, jamaicanos, europeus, americanos, argentinos, colombianos, venezuelanos, mexicanos, uruguaios e brasileiros, todos se dando as mos e se abraando. Dizendo no mais veemente silncio: NUNCA MAIS.

u Marcha da Vida 2
O projeto englobado por Yom Hasho em Birkenau, Yom Hazikaron e Yom Hatzmaut em Jerusalm. Muita emoo na dor e na alegria. Brotam

42 menorah

Isaac Markman

Ully e sua mulher Myrian Rosenzweig.

u Os dedos-duros de Chvez
Decreto de Hugo Chvez prev pena de dois a quatro anos de priso para quem no colaborar com o servio secreto venezuelano. Este vem com dois escritrios: um, de inteligncia, e outro, de contra-inteligncia. Se for funcionrio pblico, a pena vai para seis anos. O decreto permite obter provas por espionagem, como grampos, sem necessidade de mandado judicial. Ou seja, a privacidade e a garantia da inviolabilidade das pessoas foram deletadas. Mais do que isso, com uma penada Hugo Chvez cria uma sociedade de dedos-duros. Sintoma acentuado dos regimes de exceo. A privao da liberdade pessoal sempre foi a responsvel pelos maiores sinistros da Histria. A Hebraica de Caracas, a Comunidade Judaica e o rabinato sofrem a ansiedade de se verem atingidas pelo clima nebuloso em curso.
Alex Ribeiro

u Clulas-tronco
O STF validou a Lei de Biossegurana, possibilitando as clulastronco embrionrias. Estas podem se transformar em clulas de qualquer tecido do organismo, ajudando no tratamento de doenas graves e fatais. Cncer, osteoporose, cardiopatias, as auto-imunes, enfim, aquelas que s sabemos os nomes. A matria polmica, pelos aspectos ticos e religiosos. Quanto ao religioso, cada um sabe de sua f. O Brasil um pas laico, com ampla liberdade de credo. Cabe lembrar: a vida uma ddiva de Ds. Buscar sua melhor qualidade um passo para o futuro, sem perder a f, sem ferir a religiosidade. A amiga Norma Schipper recomendou ouvir autoridades judaicas nos segmentos

u Ani le dodi ve dodi li


Eu para o meu amado e o meu amado para mim, em hebraico. Texto das tatuagens nos corpos de David e Victoria Beckham, ele, um dos mais famosos jogadores de futebol profissional do mundo, hoje no L.A. Galaxy, ela, famosa spice-girl. Filho de me judia, David nunca foi praticante da religio, mas buscou para seu filho uma das melhores escolas judaicas dos Estados Unidos. Do conta que Victoria est se envolvendo com a tradio, com as datas religiosas, com tudo que diz respeito ao judasmo, para poder acompanhar seu filhote.

religiosos, intelectuais, educacionais, para se ter a mdia das opinies judaicas da matria. Vamos pautar.

u A repetio da histria
Alemanha 2008, em plena funo o NPD, Partido Nacional Democrata, de idias nazistas, com 7 mil filiados e cadeiras em dois parlamentos. Elogiam o discurso de Ahmadinejad pela proposio de tirar Israel do mapa. O lder Udo Voigt faz colocaes ultranacionalistas, anti-semitas e racistas. Peter Marx, secretrio, repete Hitler: A Alemanha para os alemes, para que os imigrantes no esmaguem o futuro de nossos filhos. Os sociaisdemocratas e os cristos democratas, no poder, arti- >>

menorah 43

Fatos & Fatos


culam a interdio do NPD, buscando provas mais consistentes do que em 2003, quando se arquivou o mesmo pedido, por insuficincia de provas. O crescimento da ultradireita entre os jovens e a passividade dos polticos alemes preocupam os dirigentes judeus de Berlim. Prenncio da repetio da histria. que com elas se fizessem mais fortes suas vozes quando Topol pediu que todos cantassem juntos o Hatikva. De p, com a fronte erguida.

u Gol contra judeu


Idem, idem com cibales. Quando algum fizer gol contra, tambm direi com detalhes. A srie comea com o israelense Elior Chen, preso no bairro do Bom Retiro, So Paulo, pela Interpol, em atendimento Justia de Israel. Chen era membro de uma seita fundamentalista e foi acusado de torturar quase at a morte crianas entre 3 e 4 anos, com o propsito de educ-las. Usava mtodos indescritveis, sinto-me incapaz de descrevlos. Este monstro se escondia em sinagogas e se dizia rabino. A Justia de Israel dar a ele o destino que merece. Enquanto no se sabe qual a sentena, vale ficar com o registro deste triste GOL CONTRA.

u Sobreviventes 2
Penso que se deva intensificar as atividades destas duas associaes, incluindo nelas a juventude. Muitos so os nomes no Rio e em So Paulo, ainda com sobreviventes. O livro de Sofia Dbora Levy Sobre viver apresentou relatos de Chaim Najman, Edward Heuberger, Kurt Homburger, Lejbus Brener, Leon Herzog, Maria Yefremov, Rosa Rudnic e Simone Goldring Soares. Ler, reler estes depoimentos e divulgar o Holocausto qualquer que seja o material , para envolver a gerao que veio aps a Segunda Guerra na histria. Reviver para que jamais se repita. Aprender com os sobreviventes tudo que se viveu, para que se evite o germinar da semente do dio ao judeu.

u Previsivelmente
Viver prever. Judeus, vivemos prevendo, auscultando cada compasso da vida. Nas livrarias, Previsivelmente irracional, Dan Ariely, Ed. Elsevier, R$50,00. O autor professor israel e judeu, dizendo como somos irracionais no nosso cotidiano. Bem previsvel o renascimento da Hebraica, bombando com eventos empolgantemente judaicos, com a garotada batendo uma bola redonda no Torneio da Macabi-Rio, e com o Liessin promovendo a festa de um Bar e Bat-Mitzvah, com a meninada decorando cada espao da casa. Hebraica da era Maierovitch. Mais do que previsvel ser o sucesso de se promover palestras com o escritor Michael Bruckner, no Hillel ou na Bialik ou no Museu Judaico, para que ele passe de viva voz as emoes de cada um dos seus livros. Aquele que no prev no poder saber o que viver. ou no ?

u Mish-Mash
Abro e Fira Nadanovsky, Alberto Winkler, Cheila Reznik, Elias e Eliane Nigri, Thelma Muller, Sidney Almeida, Sallo Cerginer, Ana Colacino, Jos Roberto Zimmerman, Jonny Katz, Luiz Gutlerner, Rosalie Griner, Golda Groisman, Eva Zylberglejd, Clara Bermanzon, Hinda Apelbaum, Regina Lupu e Gabriela Anholetto formaram a turma snior/Rio da Marcha da Vida. Muito bons em todos os momentos. Noites de vero com cheiro de jasmim, Editora FGV, lanado na Argumento pela jornalista Jolle Rouchou. A obra conta a saga dos judeus egpcios expulsos pelo ditador Nasser, e se aprofunda na intolerncia, na xenofobia e no racismo. Os Schipper esto bombando. Nina volta de Londres e assume editoria da Paz e Terra, Grupo Argumento, e seu irmo Otvio, em Basel, Sua, apenas com seu catlogo, vende duas obras, e merece referncias elogiosas da crtica. Arnaldo Calirman voltando de Sampa contou de seu encantamento com a Macabada Nacional para Escolas. Do Rio, as quatro se fizeram representar: Liessin, Eliezer, ORT e Barilan. Em 2009, vem a a Mundial em Israel. Sallo Cerginer e Sami Sztokfisz , presidentes do Macabi-Rio e Macabi-Brasil, j esto em campanha para levar a melhor e maior delegao verde-amarela para Eretz. Como disse Calirman: um dever ajud-los. Estarei nessa, al, al Sallo. Shalom e at. n

u Golao judeu
Golao o que faz bem a alma. Em boas atitudes de um judeu, ou de um filo semita, que se entenda como GOLAO, descreverei sua feitura com detalhes. A srie comea com Stanislaw Szmajner, sobrevivente de Sobibor, autor do livro Inferno em Sobibor, a tragdia de um jovem judeu , Bloch Editores, 1968. Obra que inspirou o longa Escapar de Sobibor, com durao de trs horas, encontrado nas locadoras. Ele foi um dos jovens que faziam o pombocorreio dentro do campo. Unia as mensagens entre Leon Feldhendler, interpretado por Alan Arkin, e o russo Sasha, interpretado por Rutger Hauer. Longa j assistido por mais de 30 milhes de espectadores. Stanislaw era um dos que orquestraram a escapada. Este campo formava com Treblinka e Belzec a grande mquina de extermnio de judeus. Stanislaw Szmajner, hoje com quase 90 anos se vivo for morou no Rio, e contou de viva voz o que viu e como sobreviveu. Junto com outros judeus de fibra e o russo Sasha comandaram a escapada histrica em 14 de outubro de 1943. Ningum a noticiou. Por qu? Golao de Stanislaw.

u Sobreviventes 1
Alexandre L aks , Rio, e Ben Abraham , So Paulo, presidentes da Sherit-Hapleit, Associao dos Sobreviventes do Holocausto, em suas comunidades, divulgam suas tristes lembranas. No Yom Hasho, em Aushwitz-Birkenau, vi a multido quase 7.200 pessoas, 90% jovens sentada ao cho, ouvindo Chaim Topol, com sua voz de tenor, lendo nomes de crianas assassinadas naquele campo. Ao fundo, o Hashachar coro de jovens japoneses cantando Eli, Eli e Zhamale. Discursos de Gabi Ashkenazi, chefe das Foras Armadas de Israel, do rabino Meir Lau, grorabino de Tel-Aviv-Yaffo, e o Chazan Chaim Adler, entoando o Eli Malei Rachamin (cntico em reverncia aos falecidos). No se podia aplaudir, apenas deixar as lgrimas carem, para

44 menorah

menorah 45

Sade|

D r. Car lo s Ed u ard o E ssinger

Vou ter que operar o joelho. E agora?

medicina tem se desenvolvido muito rapidamente nos ltimos anos, no s no que se refere aos diagnsticos por imagem como a Ressonncia Magntica (RM), mas tambm na rea cirrgica, onde hoje dispomos de procedimentos minimamente invasivos. Em relao ao joelho, quando no dispnhamos da RM, as pequenas, porm perigosas, leses no eram diagnosticadas com facilidade. O processo inflamatrio muitas vezes mascarava a leso e esta evolua, causando um dano maior articulao. Com o recurso da RM conseguimos diagnostic-las precocemente, iniciando o tratamento e impedindo danos maiores. muito importante ao diagnosticar, por exemplo, uma leso meniscal, avaliarmos se a mesma ir progredir ou no para indicarmos o tratamento correto, mesmo que cirrgico. O joelho sede freqente de leses meniscais, cartilaginosas e ligamentares, todas com risco de um processo de desgaste chamado artrose, responsvel pela limitao e sofrimento de muitas pessoas. Hoje, porm, possvel impedir ou retardar essa evoluo fazendo o diagnstico precoce e tratando as leses. No passado, os procedimentos cirrgicos eram muito agressivos, dolorosos e de lenta recuperao. Isso fez com que geraes tomassem pavor de cirurgia do joelho. Com o advento da ARTROSCOPIA, uma tcnica em que a inciso cirrgica feita apenas com um orifcio de 1cm, temos condies de executar as tcnicas mais sofisticadas com resultados espetaculares e com o mnimo de sofrimento por parte dos pacientes. A visualizao interna da articulao feita atravs de uma lente na qual acoplada uma micro-cmera que

transfere a imagem a um monitor com ampliao de cerca de sete vezes. Com o avano tecnolgico, alm do tratamento das leses meniscais, tratamos leses cartilaginosas, fraturas, artrose, certos tipos de tumores e as mais temidas leses dos ligamentos. Os meniscos, quando lesados, podem ser tratados de maneira geral atravs de duas tcnicas: ou retira-se a leso ou sutura-se a leso, dependendo da localizao e da idade do paciente. A recuperao rpida e, no primeiro caso, o paciente fica internado apenas poucas horas, sai do hospital caminhando e pode retornar s atividades rapidamente. Com relao s leses do ligamento cruzado anterior, dispomos de algumas tcnicas cirrgicas, sendo as de enxertia ligamentar as mais utilizadas. Neste caso, o enxerto retirado do ligamento patelar (abaixo da patela) ou dos tendes flexores (parte interna do joelho). O paciente fica internado um dia, comea imediatamente a fisioterapia e sai do hospital podendo caminhar com apoio quase total do joelho operado. Na maioria das vezes, em trs semanas j possvel dirigir e pedalar. Para a prtica de atividade esportiva de alta energia, no entanto, s aps quatro meses e dependendo do desempenho da fora muscular. O procedimento tambm feito por via artroscpica, com uma inciso de cerca de 4cm para a retirada do enxerto. As diferenas para as tcnicas antigas vo desde a agresso do procedimento (incluindo as enormes incises) at o processo de reabilitao. Antigamente o paciente saa do hospital com uma imobilizao gessada extremante pesada e s

comeava os exerccios cerca de seis a oito semanas aps o procedimento, levando a grandes atrofias musculares. Toda recuperao ps-operatria ortopdica depende de uma boa reabilitao muscular. As artroplastias totais do joelho, ou seja, a troca das superfcies articulares naturais por artificiais, tm sido cada vez mais freqentes e com excelentes resultados funcionais. A tcnica utilizada para pacientes com processos destrutivos quando outros tratamentos no surtiram efeito. Estes apresentam dores intensas que com o passar do tempo s pioram devido progresso do desgaste articular. A limitao das atividades e a liberdade de caminhar acabam levando tristeza e podem evoluir para depresso. A cirurgia rpida, realizada com anestesia peridural e o paciente, no segundo dia, j caminha pelo quarto podendo apoiar a perna operada sem restries, ficando internado aproximadamente cinco dias. Como conselho para preservar a boa sade dos joelhos importante que desde a infncia sejam observados os desvios de eixo, genu-valgo e genu-varo. Os resultados do tratamento durante a fase de crescimento so excelentes. importante tambm manter o peso ideal para que no haja sobre-carga articular e manter a musculatura potente e alongada. n
Dr. Carlos Eduardo Essinger Ortopedista da Clnica So Vicente.

48 menorah

S-ar putea să vă placă și