Sunteți pe pagina 1din 10

1. Capim-tanznia (Panicum maximum cv.

Tanznia)
Caractersticas da planta: as plantas desse capim podem alcanar 2 m de altura. Crescem em touceiras nas quais podem ser encontrados, alm de colmos verticais, muitos colmos semi-decumbentes cujos ns raramente produzem razes. Uma das suas caractersticas marcantes a abundante produo de folhas. Principais atributos agronmicos: produz mais forragem que o tradicional capimcolonio, porm, menos que o capim-mombaa; cerca de 26 t/ha por ano de matria seca foliar. Apresenta mediana resistncia as cigarrinhas-das-pastagens, em especial s espcies pertencentes aos gneros Deois e Notozulia e nenhuma tolerncia a condies de excesso de gua no solo. Adapta-se em regies tropicais onde o total anual de precipitaes excede 1.000 mm, e onde os solos so de alta fertilidade, profundos e bem drenados. Exigente quanto a disponibilidade de fsforo e de potssio. Para assegurar boa produtividade e persistncia de pastagens formadas com essa cultivar, a saturao por bases no solo deve ser mantida entre 45% e 50%. Atributos especiais: O fato de produzir talos mais finos, de apresentar porte mais baixo e de crescer de modo menos agressivo, comparativamente ao capim-tobiat e ao capimmombaa, faz dele um capim mais fcil de manejar. Seus colmos pouco lignificados reduzem a possibilidade da ocorrncia de pastejo em mosaico. Uso potencial: Em rea corrigida e adubada, bem aceito por bovinos, bubalinos, eqinos, caprinos e ovinos. Dele pode ser obtida silagem. Apesar do capim-tanznia apresentar menor capacidade de suporte, quando em comparao ao capim-mombaa, os bovinos nele mantido apresentam ganhos de peso individual superior. A relao folha:talo muito favorvel ao pastejo, que bem caracteriza essa planta, explica em grande parte as altas produtividades de animais que dele se alimentam.

2. Capim-mombaa (Panicum maximum cv. Mombaa)


Caractersticas da planta: cresce em touceiras muito vigorosas e altas, podendo chegar at 2,5 m de altura. Muitas de suas folhas apresentam at 4 cm de largura e a relao folha:talo dessa cultivar to favorvel ao pastejo quanto apresentada pelo capim-tanznia. Principais atributos agronmicos: apresenta o maior potencial de produo de forragem, atingindo 33 t/ha de matria seca foliar por ano. Para tanto, faz-se necessrio atender seus requisitos de solo (profundo, bem drenado, frtil) e de clima (quente, precipitao superior a 1.000 mm por ano), que so idnticos aos do capim-tanznia.

A resistncia desse capim s cigarrinhas-das-pastagens (espcies dos gneros Deois e Notozulia) mediana e sua tolerncia a excesso de gua no solo (m drenagem) pequena. Atributos especiais: deve ser mantido continuamente sob tal presso de pastejo que no permita seu crescimento excessivo e a produo talos lignificados, os quais no sero consumidos pelos animais, limitaro seu acesso s folhas produzidas no interior das touceiras e contribuiro ocorrncia do problema do pastejo em mosaico. As produtividades de forragem por ela proporcionada so particularmente altas sob irrigao em regies onde a temperatura ambiente no restringe o crescimento e onde so feitas regularmente adubaes de reposio em cobertura. Uso potencial: Essa cultivar pode ser utilizada sob sistema de pastejo contnuo; entretanto, ela mostra-se especialmente adequada para uso sob sistema rotacionado. No recomendado para a produo de feno; entretanto tem sido utilizado com sucesso na produo de silagem.

3. Capim-piat (Brachiaria brizantha cv. Piat)


Caractersticas da planta: a planta dessa cultivar de gramnea perene cresce em touceiras compostas por grande nmero de perfilhos finos e podem alcaar 1,1 m de altura. Cada perfilho composto por folhas que tem, em mdia, 1,8 cm de largura e at 45 cm de comprimento e bainha pouco pilosa. Diferencia-se das demais cultivares de B. brizantha principalmente pela inflorescncia que pode ser composta por at 12 rcemos (um tipo de ramificao) horizontais, ou seja, um nmero de rcemos superior mdia encontrada nas plantas de outras cultivares (trs a cinco); pelo rebrote mais rpido e maior relao folha:talo. Floresce continuamente, de janeiro a maio, quando cultivada em regies situadas ao redor da latitude 20oS. Principais atributos agronmicos: No Brasil, sua adaptao climtica ocorre nitidamente em regies tropicais midas ou de cerrado, onde a precipitao anual supera 1.000 mm, mas onde a estao seca pode se estender por quatro ou cinco meses. Esse capim requer solos de mdia a alta fertilidade e nveis de saturao por bases superando 40%. Essa cultivar mostra resistncia s cigarrinhas-das-pastagens pertencentes s espcies Notozulia entreriana e Deois flavopicta. So boas as possibilidades de sucesso do seu cultivo consorciado com amendoim forrageiro (Arachis pintoi), estilosantes Mineiro (Stylosanthes guianensis var. vulgaris cv. Mineiro), estilosantes Campo Grande (Stylosantes capitata + S. macrocephala), puerria (Pueraria phaseoloides) e calopognio (Calopogonium mucunoides), o que pode aumentar consideravelmente o potencial produtivo e a qualidade nutritiva da pastagem.

Atributos especiais: o nvel de tolerncia a condies de excesso de gua no solo (encharcamento) superior ao da B. brizantha cv. Marandu. Uso potencial: em ensaios de pastejo conduzidos, em rea no irrigada, a cv. Piat resultou, em mdia, 45 kg/ha de peso vivo a mais, em comparao ao braquiaro. Presta-se bem produo de silagem e de feno.

4. Capim-xaras (Brachiaria brizantha cv. Xaras)


Caractersticas da planta: cresce em touceiras de at 1,5 m de altura, nas quais so encontrados muitos perfilhos decumbentes, cujos ns produzem razes quando em contato com o solo. Suas folhas apresentam intensa colorao verde-escura. Principais atributos agronmicos: a resistncia desse capim s cigarrinhas-das-pastagens pertencentes s espcies Deois flavopicta e Notozulia entreriana moderada, mas apresentando-se susceptvel espcie Mahanarva fimbriolata. No tolera condies de alagamento, porm mostra-se mais tolerante a solos encharcados, que a cv. Marandu. Desde que atendidos seus requisitos de fertilidade do solo e de clima tropical mido (com precipitaes anuais superiores a 800 mm), essa cultivar tem potencial para produzir sem irrigao mais de 18 t/ano de matria seca foliar. Requer solos de mdia a alta fertilidade; melhores resultados so obtidos sob condies de saturao por bases do solo de, no mnimo, 40%. Seu cultivo consorciado com amendoim forrageiro (Arachis pintoi), estilosantes Campo Grande (Stylosantes capitata + S. macrocephala), puerria (Pueraria phaseoloides), estilosantes Mineiro (Stylosanthes guianensis var. vulgaris cv. Mineiro) e calopognio (Calopogonium mucunoides) pode aumentar consideravelmente o potencial produtivo e a qualidade da pastagem. Atributos especiais: possui maior produo de forragem, melhor distribuio estacional dessa produo (cerca de 30% na seca e 70% no perodo das chuvas), florescimento mais tardio (ms de abril) e rebrote mais rpido, quando comparado ao capim-braquiaro. Alm disso, seus talos so mais vigorosos (muitos deles so semidecumbentes) e suas folhas so mais largas. O alto potencial produtivo e alta taxa de crescimento que caracterizam esse capim, exigem manejo cuidadoso em especial no que tange a taxa de lotao (sendo mais alta do que o capim-braquiaro), para que seja evitado o crescimento excessivo das plantas, conseqente acamamento dos colmos e rejeio das folhas mais velhas pelos animais. Uso potencial: O florescimento tardio possibilita a manuteno de boa qualidade nutricional da forragem at o final de outono/incio do inverno. Presta-se bem produo de silagem.

5. Ruziziensis comum)

(Brachiaria

ruziziensis

Caractersticas da planta: esse capim cresce em touceiras semi-eretas de at 1 m de altura e produz rizomas curtos alm de estoles. As bainhas das folhas so cobertas por densa pilosidade macia; quando cultivada ao redor da latitude 20oS, floresce intensamente, uma nica vez, no incio do outono. Principais atributos agronmicos: essa planta requer clima quente e mido, onde as precipitaes anuais superam 1.000 mm. No se desenvolve em solos encharcados e menos tolerante seca e ao frio que a B. decumbens cv. Basilisk. Requer solos de mdia fertilidade, mesmo que apresentem alguma acidez. No tolera queima e susceptvel a vrias espcies de cigarrinha-das-pastagens. Potencialmente, pode ser cultivada em pastagens utilizadas de forma contnua, em plantios consorciados com estilosantes Mineiro (Stylosanthes guianensis var. vulgaris), calopognio (Calopogonium mucunoides) e estilosantes Campo Grande (Stylosanthes capitata + S. macrocephala) e amendoim-forrageiro (Arachis pintoi). Atributos especiais: na dcada de 1970 a B. ruziziensis foi utilizada com pastagem para bovinos no Brasil Central. Entretanto, o interesse por esse capim diminuiu rapidamente em funo da sua baixa resistncia s cigarrinhas, produtividade inferior B. decumbens cv. Basilisk, pouca tolerncia ao frio e seca, de cessar a produo de folhas aps florescer intensamente e reduzir drasticamente sua qualidade nutricional no outono. No entanto, dentre as espcies do gnero Brachiaria utilizadas como pastagem, considerada a que produz forragem de maior palatabilidade e melhor qualidade para bovinos. Uso potencial: bem consumido por bovinos e bubalinos, mas no por eqinos e pode ser utilizada sob sistema de pastejo contnuo. especialmente adequada para a produo de fenos, graas a seus talos tenros, florescimento tardio e qualidade nutricional. Presta-se muito bem produo de palhada (aps dessecao qumica), para o sistema de plantio direto e para a cobertura das entre-linhas em pomares.

6. Brachiaria Brizanta (Brachiaria Brizantha (Hochst) Stapf. cv Marandu)


Braquiaro, brizanto. Origem: frica (Zimbbue) Exigncia de solo: Mdia a alta fertilidade Exigncia de chuva: 1.000mm. Baixa relao folha/talo Responde bem a adubao fosfatada

Boa capacidade de rebrota Boa tolerncia seca Hbito de crescimento: Touceira Resistncia da planta: * Geada = Mdia * Solo mido = Baixa * Cigarrinhas = J foi mais resistente, hoje comea a apresentar sensibilidade. * Sombreamento = Mdia Consorciaes: Calopognio, soja perene, leucena e estilosante. Produo de matria seca: De 12 a 20 t/ha/ano Protena bruta: 10% Palatabilidade: Boa Plantio: * Condio ideal = 240pts VC/ha. * Condio mdia = 320 pts VC/ha. * Condio adversa = 480 pts. VC/ha. Profundidade de plantio: At 2 cm Tempo de formao: 80 a 100 dias Altura de corte: 30-40 cm (retirar os animais) Vantagens: 1. Boa capacidade de rebrota 2. Ideal para terminao de animais. 3. Apresenta boa resposta a adubao Desvantagem: 1. Medianamente exigente em fertilidade.

GNERO BRACHIARIA (Brachiaria brizantha cv Marandu Capim) 1 - INTRODUO A Brachiaria brizantha Hochst Stapf, originria da frica Tropical e frica do Sul. A cultivar Marandu foi estudada, inicialmente, pelo Centro Nacional de Pesquisa do Gado de Corte (CNPGC-EMBRAPA), (MS) e, posteriormente, pelo Centro Nacional de Pesquisa Agropecuria dos Cerrados (CNPAC-EMBRAPA), (DF). Seu porte muito varivel, bem como sua pubescncia e rendimento. Desenvolve-se na maioria dos solos, inclusive cidos (WENZL et al., 2002), mas requer um ndice pluviomtrico acima de 500 mm de chuva por ano. No tolera o fogo.

A cultivar apresenta porte quase ereto, enraza muito pouco nos ns, adapta-se a regies mais ou menos midas, desde o nvel do mar at mais de 3.000 m de altitude. moderadamente tolerante seca, desenvolve-se bem em solos no midos, tolerante ao frio, resistente ao ataque de cigarrinhas, tem bom valor forrageiro e alta produo de massa verde e baixa produo de sementes. Causas de morte de pastagem com Brachiaria brizantha cv Marandu nas regies de Araguana, em Tocantins e Redeno, no sul do Par, motivaram pesquisadores da Embrapa Gado de Corte a realizarem viagens de diagnstico, em maro de 1999. Constatou-se que a morte das pastagens ocorria em reas localizadas (reboleiras) das pastagens. Apesar de terem sido verificadas altas infestaes de cigarrinhas das pastagens, bem como de cupins subterrneos, em alguns locais, o excesso de gua em reas de depresso do terreno (condio favorvel ao ataque de fungos nas razes principalmente do gnero Rhizoctonia), associado a um estado geral de degradao de pastagens por excesso de uso (manejo inadequado), foram consideradas as principais causas da morte de Brachiaria nas regies visitadas. A queima foliar pela Rhizoctonia causada por um fungo endoftico que mostra alta correlao com outros hospedeiros de plantas, resultando em resposta fisiolgica de larga aplicao em relao ao vigor da planta, estado de nutrio da planta e proteo contra outros patgenos e insetos. Fungos endoftico no patognicos, em associao intercelular com as gramneas completam seu ciclo, em vrias partes da parte area da planta. Os fungos endofticos encontrados nas plantas possuem certo nmero de propriedades, como tolerncia a vrias doenas, persistncia e vigor da planta. Estudos interessantes de associaes de fungos endofticos com as gramneas tropicais, so conduzidos no CIAT, CGIAR (Colmbia) em parcerias com a EMBRAPA, Governo da China, Governo da ndia e Governo da Austrlia. Foram selecionados cerca de onze fungos nas espcies de Brachiaria. Atravs de mtodos de inoculao com fungos endofticos foi possvel introduzir artificialmente certos fungos endoftiticos em vrios gentipos de Brachiaria e verificaram que fungos endofticos podem atuar como protetores de algumas espcies de Brachiaria, de certas doenas fngicas e ataque de insetos. Conseguiram desenvolver, em situao especial, condio para eliminar totalmente os fungos endofticos, de certas espcies de Brachiaria, e, ainda, criaram clones, geneticamente idnticos, de espcies de Brachiaria, com e sem fungos endfitos. Foram, tambm, obtidos em casa de vegetao, espcies de Brachiaria, totalmente tolerantes ao fungo da queima da folha (Rhizoctonia foliar) atravs de fungos endfitos (Kelemu et al., 2003). O fungo endophitico - Acremonium implicatum foi identificado pelo Grupo CIAT/JAP como Protetor Invisvel das gramneas tropicais, em especial da Brachiaria (KELEMU et al. 2002). Em princpio, todas as pastagens contem fungos endofticos, fungos invisveis a olho nu, e que oferecem um enorme potencial para uso industrial, medicinal e agrcola. Os fungos endofticos vivem em espaos intercelulares das plantas e criam uma relao de benefcio mtuo. A planta oferece albergue e nutrientes ao fungo, enquanto este lhe d vigor e resistncia contra pragas, enfermidades e a seca. O gramado que cobre um campo de Golfe ou de Futebol beneficiado pela presena destes aliados invisveis, pois confere a ele resistncia aos inimigos naturais. Contudo, esta associao parece no

resultar, to favoravelmente, para os animais em pastejo. Os animais em pastejo que consomem plantas com fungos endofticos podem perder peso, diminuir a produo de leite ou sofrerem algum tipo de debilidade, menor fertilidade ou mesmo morrer.Antes de esclarecer tudo sobre os endfitos, as forrageiras, injustamente, adquirem a fama de venenosas. Nas regies temperadas, estudaram-se amplamente, estes efeitos, mas no se sabia o que ocorria na regio tropical, at final de 1996. Naquele ano, uma equipe de Pesquisadores do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), com apoio financeiro do governo japons, iniciou o estudo dos fungos endofticos nos pastos tropicais. Graas a esse trabalho, conseguiu-se identificar, pela primeira vez, o fungo endoftico em Brachiaria, o Acremonium implicatum, que produz uma substncia que protege a planta contra pragas e doenas e aumenta a resistncia seca. A semente de uma planta que contm este fungo vai gerar outra planta tambm com o fungo e assim sucessivamente. Os pesquisadores verificaram que os fungos endofticos produzem algumas toxinas que atacam os fungos patognicos e no conhecem ainda seu efeito sobre os animais em pastejo. Os principais atributos desta espcie forrageira so produtividade, tolerncia cigarrinha e a doenas, supresso de ervas daninhas, e sua adaptao condio de baixa luminosidade. O nome Marandu dado a esta cultivar significa Novidade, em Tupi Guarani. Apresenta a seguinte sinonmia segundo a regio: palisade grass (Samoa), signal grass (Leste da frica), St. Lcia grass (Queensland), Ceylon sheep grass (Sri Lanka), Pasto alambe (Amrica espanhola) Upright brachiaria (Zimbabwe), Bread grass (Sul da frica), Estrela da frica, Braquiaro, Brizanto (Brasil). As cultivares de Brachiaria brizantha esto assim distribudas na Amrica Latina: Marandu (1984-Brazil), Gigante (1989-Venezuela), Insurgente (1989-Mxico), Diamantes1 (1991-Costa Rica), La Libertad (1987- Colmbia), Toledo (2000-Costa Rica), Toledo grass (2002-Colmbia, CIAT 26110), MG5-Vitria (2001-Brasil), Xaras (2003-Brasil). 2 - CARACTERZAES BSICAS

Nome cientfico: Brachiaria brizantha (A. Rich.) Stapf vr. Marandu. Origem: frica Tropical e do Sul. Ciclo: perene. Precipitao pluviomtrica requerida: acima de 500 mm/ano. Forma de crescimento: touceiras, semi-ereta. Altura da planta: crescimento livre at 1,0 a 1,20 m. Digestibilidade: satisfatria. Palatabilidade: satisfatria. Tolerncia seca: mdia. Forma de uso: pastejo e eventualmente, produo de feno. Tolerncia a insetos: resistente cigarrinha das pastagens. Produo de forragem: 10 a 17 t MS/ha/ano.

3 - RECOMENDAES AGRONMICAS

Nvel de fertilidade do solo: acima de mdia fertilidade Acidez no solo: tolerante. Forma de plantio: sementes. Modo de plantio: a lano. Sementes necessrias: 7 a 14 kg/ha. Profundidade de plantio: 2 cm. Tolerncia a solos mal drenados: baixa. Tolerncia a insetos: resistente cigarrinha da pastagem Tempo para a utilizao: 90 a 120 dias aps o plantio Consorciao: todas as leguminosas Adubao: de acordo com as recomendaes tcnicas determinadas pela anlise de solo Altitude: nvel do mar at 3.000 m Latitude: 30 N e S Temperatura tima: 30 a 35C Valor no controle da eroso: usada com muito sucesso Dormncia da semente: desprezvel Pureza: mnima 40% Germinao: mnima 60%

7. Capim-massai (Panicum maximum cv. Massai)


Caractersticas da planta: gramnea perene que cresce em touceiras com altura mdia de 1 m, compostas por grande nmero de perfilhos finos e predominantemente eretos. Suas folhas apresentam lminas estreitas (largura mdia de 1 cm), longas e curvadas e bainha recoberta por plos curtos e duros. Principais atributos agronmicos: adapta-se bem em regies onde a precipitao anual excede 1.000 mm. Apesar de tolerar a presena de alumnio txico (Al3+) no solo, sua boa implantao na pastagem depende da disponibilidade de nveis mdio a alto de fertilidade do solo; idealmente, a saturao por bases do solo deve situar-se entre 40% e 50%. O plantio consorciado do capim-massai com amendoim forrageiro (Arachis pintoi) e puerria (Pueraria phaseoloides) no estado do Acre (precipitao mdia anual de 1.890 mm), foi muito bem sucedido em termos de produo de forragem. Sua tolerncia a condies de encharcamento do solo mediana. As chances de sucessos da consorciao desse capim com estilosantes Campo Grande e estilosantes Mineiro so tambm muito boas, desde que cultivado em reas bem drenadas. Apresenta resistncia cigarrinha-das-pastagens pertencente espcie Notozulia entreriana.

Atributos especiais: essa cultivar tem a propriedade de manter a produtividade a despeito de decrscimos dos nveis de fsforo no solo, conseqentes de sua explorao continuada. Uso potencial: o porte baixo do capim-massai, associado alta velocidade de rebrote e alta relao folha:talo, facilitam o manejo da pastagem. Seu uso sob pastejo, em reas no irrigadas, proporciona produtividades de carne bovina por hectare/ano idnticas s proporcionadas pelo capim-braquiaro, porm, os ganhos individuais dos animais (bovinos) so inferiores aos obtidos com os capins tanznia e mombaa. Uma estratgia de utilizao especialmente adequada para esse capim o pastejo rotacionado. Apesar de ser mais utilizado como pastagem, sua utilizao como feno est se popularizando. muito bem consumido tambm por eqinos. Caractersticas De origem africana, o CAPIM MASSAI um hbrido espontneo entre o Panicum Maximum e o Panicum Infestum, estudado e desenvolvido pelo ncleo Gado de Corte da EMBRAPA, em Campo Grande, MS, a partir de 1984. uma cultivar que forma touceiras, com altura mdia de 60 cm e folhas quebradias, sem cerosidade e largura de 1 cm. As lminas apresentam densidade mdia de pelos curtos e duros e a bainha densidade alta desses pelos. Os colmos so verdes e possui excelente produo de forragem, com grande velocidade de estabelecimento e de rebrota, mdia tolerncia ao frio e boa resistncia ao fogo. uma gramnea de mltiplo uso, isto , tem muito boa aceitao entre bovinos, equinos e ovinos. Em testes de comparao com outros Panicuns, o MASSAI mostrou-se vantajoso por apresentar melhor cobertura de solo, melhor persistncia em terrenos com baixos nveis de fsforo, maior tolerncia em reas com grande concentrao de alumnio e por apresentar mais resistncia cigarrinha-das-pastagens. Seu sistema radicular privilegiado, com razes profundas que captam gua e nutrientes com facilidade, e mais se adaptam s condies adversas do solo, como compactao, alta acidez, baixa fertilidade, etc. Sua avaliao evidenciou que, sob pastejo rotacionado, o CAPIM MASSAI suportou 3,2 a 1,1 UA/ha durante o perodo das guas e o das secas, respectivamente, com os animais ganhando 400 g/dia durante o perodo das guas, mantendo esse nvel de ganho durante o perodo seco, gerando uma produtividade mdia de 620 kg de peso vivo por hectare ao ano. Adaptao a clima e solo Nos sete Estados escolhidos para se avaliar o potencial de adaptao a distintos climas e solos, o MASSAI destacou-se em todos eles, produzindo bem em diferentes latitudes, altitudes e precipitaes pluviomtricas. Nos estados do Acre e Minas Gerais, e no Distrito Federal, apresentou a mais alta produo de matria seca de folhas e a mais alta porcentagem de folhas, mesmo quando comparado com forrageiras de porte alto como a Cv. Mombaa. No Par ficou entre as cinco mais produtivas.

Plantio O preparo do solo para seu plantio o convencional, ou seja, o mesmo utilizado para a formao de outras pastagens, e a semeadura logo aps o incio das chuvas. Em sua fase de implantao requer nveis de mdio a alto de fertilidade de solo, sendo, porm, menos exigente em adubao de manuteno, j que persiste maior tempo em circunstncias de baixa fertilidade, com boa produo sob pastejo. Por ser um capim precoce, floresce e produz sementes vrias vezes ao ano, com nfase para o ms de maio, quando atinge seu pico de produo. Produo Agronmica Apesar de seu porte de apenas 60 cm de altura, a cultivar MASSAI apresentou produo de matria seca equivalente a 15,6 t/ha semelhante cultivar Colonio, cujo porte de 150 cm de altura. Essa sua alta produo ocorre em virtude de possuir capacidade 30% maior de produzir folhas em relao aos colmos, e 83% maior de rebrota aps os cortes. A concentrao de protena bruta apresentada foi semelhante da cultivar Tanznia-1, ou seja, 12,5% nas folhas e 8,5% nos colmos. Considereaes Mltiplo uso, sustentabilidade e adaptabilidade so as palavras chaves para se definir o CAPIM MASSAI. Sua oferta a todos os tipos de animais, seu desempenho altamente satisfatrio associado a outras importantes caractersticas de adaptao, sua melhor cobertura do solo e persistncia nos nveis mais baixos de fsforo, sua maior tolerncia ao alumnio e resistncia cigarrinha-das-pastagens, seu sistema radicular com maior adaptabilidade s condies adversas de solo de baixa fertilidade e com dficit hdrico, fazem dessa cultivar uma forrageira ideal para a diversificao de reas de pastagens e a viabilizao da sustentabilidade de sistemas de produo de bovinos, equinos e ovinos. Sua utilizao, em vista dos testes e avaliaes efetuados durante os vrios anos de pesquisa pela EMBRAPA, ensejar a eliminao definitiva do grave problema que vem alarmando os produtores rurais de vrios Estados brasileiros, que a morte sbita das pastagens.

S-ar putea să vă placă și