Sunteți pe pagina 1din 16

A forma sem contedo e o sujeito sem subjetividade1

Jos Leon Crochk2

Resumo: O objetivo deste ensaio refletir acerca da relao entre o primado da forma em nossa sociedade, que se expressa tambm nos mbitos polticos e educacionais, e a formao de indivduos pouco diferenados, no que se refere sua sensibilidade, percepo e pensamento; tem como hiptese que a nfase na forma, em diversos domnios sociais, em detrimento do contedo especfico ao qual deveria se vincular contribui com a formao de indivduos que tm dificuldades de se identificarem entre si e, por isso, de se desenvolver, sendo propensos frieza, a uma ausncia de percepo das contradies e conflitos sociais e a um pensamento basicamente adaptativo. Essa reflexo desenvolvida tendo como referncia obras de pensadores que constituram a denominada Escola de Frankfurt, tais como T. W. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse, e a Psicanlise Freudiana. Palavras-chave: Percepo da forma. Formao do indivduo. Escola de Frankfurt. Psicanlise.

Ao final do texto Educao aps Auschwitz , Adorno (1967/1995a) distingue os assassinos de gabinete e aqueles que seguem as suas ordens. O esclarecimento e a educao, segundo o frankfurtiano, podem fazer algo para que deixem de existir os que sujam as mos, o que parece ser mais difcil de ocorrer com os que planejam o assassinato. Adorno se refere ao perodo do nazismo, mas o texto citado escrito quase duas dcadas depois, indicando que o fenmeno no se extinguiu. O tipo manipula1 2 O autor recebe bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, a quem agradece por ter auxiliado na elaborao deste trabalho. Agradeo a Nicole Crochick e Camila Popadiuk pela traduo do resumo deste artigo para as lnguas inglesa e francesa.
PSICOLOGIA UsP, So Paulo, janeiro/maro, 2010, 21(1), 31-46.

31

dor descrito em Tipos e Sndromes , captulo assinado por Adorno na obra coletiva A Personalidade Autoritria (Adorno, Frenkel-Brunswik, Levinson, & Sanford, 1950), parece corresponder ao assassino de gabinete, um indivduo sem conscincia moral, alm da necessria para seguir a hierarquia do poder: uma conscincia extrojetada; no se identifica com os homens, mas com as mquinas, com a produo. Do ponto de vista do fortalecimento das foras produtivas, esse tipo muito importante para o desenvolvimento da tecnologia e de seus produtos, que do a base para uma sociedade em que a dominao do homem pelo homem e a do homem sobre a natureza no sejam mais necessrias. Do ponto de vista poltico, esse tipo importante para a preservao de uma sociedade totalitria; o manipulador desloca seus afetos dos indivduos para o fazer coisas; sente prazer em manipular objetos e homens para cumprir seus objetivos, sem se perguntar acerca das implicaes do que faz:
O carter manipulador... se distingue pela fria organizativa, pela incapacidade total de levar a cabo experincias humanas diretas, por um certo tipo de ausncia de emoes, por um realismo exagerado. A qualquer custo ele procura praticar uma pretensa, embora delirante, realpolitik . Nem por um segundo sequer ele imagina o mundo diferente do que ele , possesso pela vontade de doing things , de fazer coisas, indiferente ao contedo de tais aes. (Adorno, 1967/1995a, p. 129)

Para se desenvolver, o manipulador necessita da frieza, da negao dos afetos dirigidos aos homens. Os afetos, contudo, no deixam de existir, so deslocados. Na pesquisa sobre a personalidade autoritria, Adorno et al. (1950) indicam que esse tipo no foi dos mais frequentes na amostra estudada; considerando, contudo, as necessidades da sociedade administrada, sua frequncia deve ter aumentado na populao. O assassino de rua, o que pratica diretamente o ritual do sacrifcio da civilizao (ver Horkheimer & Adorno, 1947/1985), poderia ser caracterizado como aquele que tem identificaes negadas: agride o que suscita os seus desejos e os seus temores. O mais frgil lembra sua prpria fragilidade, quando incentivado o tempo todo pela doutrina da sobrevivncia do mais apto a ser forte. Ao atacar o mais fraco, agride a si mesmo. O alvo do ataque recorda tambm desejos que teve de renunciar, e a agresso fortalece a renncia. Segundo a anlise que Horkheimer & Adorno (1947/1985) fizeram do antissemitismo, o judeu lembra a seu inimigo a possibilidade de viver sem fronteiras, sem ptria: ser recebido em qualquer lugar como em sua casa; a possibilidade de ser indivduo; a possibilidade de viver sem trabalhar; a unio imediata com o outro; e como adaptado inadaptado lembra ao gentio a prpria renncia desse ltimo como preo adaptao total coletividade.

32

A forma sem contedo e o sujeito sem subjetividade

JOS LEON CrOcHK

Se o manipulador pode ser caracterizado como aquele que parece prescindir de identificaes e o assassino de rua como o que tem identificaes negadas, podemos pensar que o primeiro mais regredido psiquicamente do que o ltimo. Tal como na distino entre a neurose e a psicose, a diferena entre ambos deve ser de grau: a partir de certo ponto das identificaes negadas, haveria a negao de qualquer identificao. Se isso procede, em ambos os casos, houve em algum momento o estabelecimento de identificaes que foram negadas em maior ou menor grau3. O sofrimento, assim, estaria presente nos dois tipos; a negao da identificao e a identificao negada so formas de defesa psquica frente s ameaas existentes; preo cobrado pela adaptao. Desde logo, cabe sublinhar que a constituio subjetiva provm das condies objetivas; segundo Adorno (1955/1991), a sociedade a cada poca produz os homens necessrios sua reproduo; nem por isso, contudo, o entendimento do objeto no caso, o indivduo deve ser reduzido determinao social. Deve-se tambm assinalar que se a diferena entre o criminoso e o no criminoso que o ltimo conseguiu reprimir o impulso (ver Horkheimer & Adorno, 1947/1985); o tema em discusso neste texto diz respeito constituio de todos os homens. Pode-se estranhar o fato deste texto discutir a formao de assassinos propcios ao fascismo, posto que atualmente predominante a defesa democracia formal; no entanto, como, segundo Adorno (1967/1995a), as condies objetivas propcias perseguio de minorias no deixaram de existir, h de se pressupor que a formao de indivduos motivados perseguio, agresso e extermnio continue a ocorrer, e, assim, em determinadas situaes eles devem continuar a agir. Como se trata da formao dos indivduos, sempre dependente das condies objetivas, necessrio firmar a sua relao com a adaptao e com o crime, assim como com a possibilidade de autonomia. Se a formao pode ser definida pela interiorizao da cultura (Adorno, 1959/2004), e se essa ltima tem como uma de suas fortes tendncias atuais se expressar como mercadoria, ambas a formao e a cultura perderam a sua relativa autonomia. A formao do indivduo por meio dessa perspectiva cultural reduo da cultura a mercadoria seria propcia no ao desenvolvimento de uma interioridade, mas contnua exteriorizao ou projeo, posto que a identificao forjada com as imagens da publicidade que no se distinguem mais das mercadorias , no capitalismo, voltada reproduo do capital: ou como reproduo da fora do trabalho ou como ampliao do lucro, e no objetiva que o indivduo se torne diferente do que j . Se a indstria cultural visa, de acordo com Horkheimer e Adorno (1947/1985), a conformao do indivduo com o existente e com isso a reproduo da so3 A distino entre identificaes negadas e negao de identificao surgiu a partir de conversas com Diana Oliva, aluna do curso de Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP.
PSICOLOGIA UsP, So Paulo, janeiro/maro, 2010, 21(1), 31-46.

33

ciedade atual, a formao desse indivduo deve ser limitada na percepo, na cognio e na sensibilidade. Numa sociedade na qual indivduo e sujeito no coincidem, na qual o indivduo no pode ser sujeito, por mais que a responsabilidade de seus atos recaia sobre si, a percepo, o pensamento e a sensibilidade so restringidos. As condies objetivas tornam o homem capaz de uma percepo, um pensamento e uma sensibilidade independentes de objetos. Diferentemente do que Kant (1781/1991) descrevia acerca das categorias da esttica e do pensamento humano que no poderiam ser sem a experincia com os objetos, no podendo, portanto, ser pensadas em si mesmas, hoje as formas so palpveis, ganharam caractersticas de objetos. O primado da forma em nossos dias, ou a tendncia predominante de formalizao, no independente da razo instrumental, definida por Horkheimer (1946/1976), e faz parte da ideologia da sociedade industrial, analisada por Marcuse (1964/1982). Esse primado se expressa por leis, regras, normas, princpios, que subsumem a si toda particularidade dos objetos, procurando amold-los; no considera a sociedade como sua determinante, em vez disso, idealisticamente, pe-se no lugar daquela como princpio necessrio convivncia social:
No entanto, a paixo pela formalizao, hoje por toda parte predominante, em geral omite que ela tem ao mesmo tempo a tendncia a em grande medida se distanciar do interesse especfico pela sociedade concreta vigente. Podese mesmo afirmar que toda a questo da formalizao depende de sua parte do crescente carter formal, isto , do carter funcional abstrato da sociedade, mediante o qual a formalizao aparece menos como uma meta ou um ideal, mas antes como problema da sociologia. Naturalmente a formalizao possui laos estreitos com a instrumentalizao, ou seja, com a crena de que a constituio de instrumentos de pesquisa altamente elaborados garante por si a objetividade, em geral paga com a perda do contedo e que retm apenas um resduo relativamente diludo dos fenmenos que realmente importam. (Adorno, 1968/2007, p. 168)

A percepo do mundo reduzida s formas existentes, tarefa cumprida com xito pela indstria cultural, que molda o mundo a ser apresentado segundo as convenincias de seus patrocinadores; o pensamento reduzido matemtica, a frmulas, a esteretipos, mas isso, obviamente, no percebido: a acusao queles que contrapem o socialismo ao capitalismo, ou aos que descrevem a atual sociedade como totalitria, de que veem o mundo em preto e branco prpria daqueles que defendem, sem perceber e sem entender, o horror. A fuso entre cultura e sociedade, pela regresso da primeira racionalidade da ltima, dificulta a crtica ao existente, uma vez que a crtica no pode prescindir da distncia ao que criticado; se essa distncia foi

34

A forma sem contedo e o sujeito sem subjetividade

JOS LEON CrOcHK

reduzida pela afirmao do que h, a perspectiva de se entender historicamente um objeto tem dificuldades de se desenvolver. A crtica se reduz possibilidade do aperfeioamento do existente, de aperfeioar os mecanismos de dominao existentes: o indivduo considerado capacitado o que consegue aumentar o controle sobre a natureza, sobre os outros homens e sobre si mesmo. A fragilidade da constituio do eu, indicada por Horkheimer e Adorno (1947/1985) e por Adorno (1955/1991, 1967/1995a), fruto de necessidades sociais, implica uma compreenso imediata da vida em sociedade, qual tem de se adaptar, compreenso essa sempre exterior ao prprio indivduo. No casual, assim, a anlise feita por Horkheimer e Adorno (1947/1985) acerca do antissemita que expressa o sujeito sem subjetividade:
O comportamento antissemita desencadeado em situaes em que os indivduos obcecados e privados de sua subjetividade se vem soltos enquanto sujeitos. Para as pessoas envolvidas, seus gestos so reaes letais e, no entanto, sem sentido, como as que os behavioristas constatam sem interpretar. (p. 160)

Inspirada por Freud (1921/1993), essa citao indica que a regresso ainda maior do que a descrita por ele: no se trata somente da perda momentnea dos comportamentos civilizados do indivduo quando atua em massa, mas da desindividualizao:
O empobrecimento psicolgico do sujeito que se entregou ao objeto , o qual substituiu seu componente mais importante , isto , o supereu, antecipa quase com clarividncia os desindividualizados tomos sociais ps-psicolgicos que formam as coletividades fascistas. Nesses tomos sociais, as dinmicas psicolgicas da formao de grupo foram para alm de si mesmas e no so mais uma realidade. (Adorno, 1941/2006, p. 188)

Os indivduos, sem atributos individuais se confundem com as massas, ao que cabe acrescentar que do perodo fascista at os nossos dias foram criados novos instrumentos de comunicao de massas e aperfeioados os j existentes, para que essas massas no precisem somente da multido de homens solitrios e frios para se constituir: o rdio, a televiso, a internet, o celular evidenciam que o amor ao prximo foi substitudo pelo amor a distncia . O fortalecimento da realidade virtual , no imediata, indica que a identificao no mais com o prximo, mas com a aparncia que surge fora do alcance da percepo da realidade. A cultura para ser transmitida pode dispensar seus representantes de carne e osso , pode dispensar a identificao com o que de fato existente, substituindo-o pela aparncia, pelo que pode ser simulado: a simulao do homem substitui o homem real, o que dificulta a identificao com a autoridade, que alm da
PSICOLOGIA UsP, So Paulo, janeiro/maro, 2010, 21(1), 31-46.

35

possibilidade de tornar o indivduo autoritrio, tambm propcia para o fortalecimento da individuao, como veremos mais frente. A subjetividade no se desenvolve mais a partir da interiorizao da cultura como outrora porque a experincia, no limite, foi suprimida. A existncia de um eu presente em cada reflexo que permite a continuidade e, portanto, a histria individual, substituda pela mudana contnua do indivduo que deve se adaptar a cada nova situao abandonando o que sabia anteriormente. mais adaptvel o que no tem princpios e convices, o que percebe as regras existentes em cada situao e as utiliza a seu favor para atingir seus objetivos, nem sempre racionais. Esse indivduo sem forma que se amolda s formas exteriores se expressa ao menos de duas maneiras: na ingenuidade e no oportunismo. O ingnuo se adapta sem pensar, julgando que sua atitude no tem consequncias importantes para os outros e para si mesmo; o oportunista justifica essa mesma atitude definindo que os homens so assim mesmo , todos tm de se virar , e, assim, deve-se, com esperteza, ludibriar os outros para se obter o que se deseja; nesse ltimo caso, o fingimento da conscincia moral, expresso por um pretenso arrependimento, propicia maior durabilidade s suas aes, e tambm a adaptao ao que se supe ser necessrio; j o oportunista que no apresenta nenhum resqucio de moralidade, finge sabendo que seu fingimento percebido e que, em muitas oportunidades, compartilhado pelos demais. Esses dois tipos de oportunista no deixam de ilustrar o tipo manipulador descrito anteriormente, e so, portanto, propcios a serem assassinos de gabinete . Os oportunistas no somente aproveitam as oportunidades que surgem os momentos de fragilidade dos outros , como auxiliam a cri-las. O personagem Iago , da obra Otelo, de Shakespeare, os ilustra bem. Diferente dele, no entanto, a tragdia no recai sobre os atuais fabricantes de intrigas: a traio no mais condenada como antes, aceita como algo prprio das regras do jogo da sobrevivncia. A formao do indivduo ocorre na relao sujeito-objeto, e a distino entre esses dois polos e a predominncia de um deles sobre o outro apresentam problemas na sua constituio. Na diferenciao entre duas formas de falsa projeo, descritas por Horkheimer e Adorno (1947/1985), e na distino entre duas possibilidades de pseudocultura discutidas por Adorno (1959/2004), esses problemas so delimitados. Quando descrevem a falsa projeo, os autores indicam a predominncia do sujeito sobre o objeto o idealismo, a paranoia e o predomnio do objeto sobre o sujeito o positivismo. No primeiro caso, o indivduo projeta sem controle sobre o objeto, esse s ocasio de seu delrio; no segundo, o controle da projeo s permite a reproduo do que percebido. O verdadeiro conhecimento deveria ocorrer pelo movimento conjunto da projeo e seu controle:

36

A forma sem contedo e o sujeito sem subjetividade

JOS LEON CrOcHK

A profundidade interna do sujeito no consiste em nada mais seno a delicadeza e a riqueza do mundo da percepo externa. Quando o entrelaamento rompido, o ego se petrifica. Quando ele se esgota, no registro positivista de dados, sem nada dar ele prprio, se reduz a um simples ponto; e se ele, idealisticamente, projeta o mundo a partir da origem insondvel de si mesmo, se esgota numa obstinada repetio. Nos dois casos, ele sacrifica o esprito. S a mediao, pela qual o dado sensorial vazio leva o pensamento a toda a produtividade de que capaz e pela qual, por outro lado, o pensamento se abandona sem reservas impresso que o sobrepuja, supera a mrbida solido em que est presa a natureza inteira. (Horkheimer & Adorno, 1947/1985, p. 176)

Assim, no conhecimento defendido pelo Positivismo, no h a alegada neutralidade cientfica, mas a negao da projeo, projeo essa representada pelo mtodo. Horkheimer e Adorno (1947/1985) afirmam que a neutralidade cientfica mais metafsica que a metafsica que derrotou, tendo em vista que com a metafsica pelo menos era possvel a distino entre o conceito e o objeto, e o primeiro tinha possibilidade de ser contrastado pelo ltimo e ser afirmado como obra do sujeito:
A apologia metafsica deixava entrever a injustia da ordem existente pelo menos atravs da incongruncia do conceito e da realidade. Na imparcialidade da linguagem cientfica, o impotente perdeu inteiramente a fora para se exprimir, e s o existente encontra a seu signo neutro. Tal neutralidade mais metafsica do que a metafsica. (p. 35)

O Positivismo outra maneira de se pensar a forma sem contedo e o sujeito sem subjetividade, desta vez o sujeito esquecido de si mesmo, que no compreende, tal como Kant (1781/1991) pde expressar, que as categorias do conhecimento so do sujeito e no se referem imediatamente ao objeto. nesse sentido que Adorno (1969/1995) ir reaver a materialidade da epistemologia pela compreenso que o sujeito tambm objeto. Na descrio dos dois tipos de pseudocultura, a ciso entre sujeito e objeto e o predomnio de um sobre o outro tambm ocorrem. Um dos tipos de pseudocultura a valorizao da cultura como um fim em si mesmo, deslocada da necessidade de pensar e lutar por uma sociedade humana, alheia s modificaes sociais necessrias para que o homem seja livre. No outro tipo de pseudocultura, a cultura se restringe sociedade, reproduzindo-a imediatamente, mas a vida desencantada no traz felicidade para os homens, e como esses no conseguem se voltar contra o que lhes tira o encantamento, dirigem-se a explicaes mgicas e aos mitos; uma vida desencantada tambm outro modo de expresso do sujeito sem subjetividade. Certamente, o desencantamento objetivo importante do esclarecimento, mas esse deve se voltar crtica das iluses contidas na presena de poderes no mundo inanimado e no a retirar da vida o
PSICOLOGIA UsP, So Paulo, janeiro/maro, 2010, 21(1), 31-46.

37

que deve ser mistrio sem fim. Quando o indivduo estudado e analisado como objeto morto, quer seu corpo quer sua psique se petrificam; no h mais nada de novo, tudo previsvel, mas como esse conhecimento proveniente do sujeito que tambm se petrificou no mtodo, o que resta desse sujeito procura outras formas de se manifestar, no necessariamente como irracionalidade, mas como reflexo da prpria objetificao, que substitui a objetivao, que s pode se expressar pelos homens em sua contnua subjetivao, posto que quanto mais o sujeito consegue se desenvolver, mais objetivo ser. Essa forma de objetivao, contudo, coibida, conforme assinalado, com a reduo da cultura sociedade e a complementao da valorizao da cultura como um fim em si mesmo. O narcisismo coletivo que essa ltima forma de pseudocultura representa j indica o sofrimento e o desespero existentes. O mundo plenamente colonizado tornou-se ambiente inspito, deserto: s se procura saber o que de todo modo j se sabe; as pessoas no tm mais o que conversar, pois todos so bem informados e no conseguem ir muito alm das informaes, o que auxilia a tornar a conversa sobre a poltica to superficial quanto a que inicia comentando o clima e termina maldizendo a inevitvel corrupo humana. Na sociedade formalmente livre, democrtica, justa, as formas predominam, pondo-se no lugar dos sujeitos, que se tornam seus meios de expresso. As discusses democrticas que seguem as regras que tornam todas as manifestaes equivalentes pela forma reduzem a possibilidade de julgamento, e o que avaliado tende a s-lo pela apreciao da aparncia dada pela forma. Forma e contedo, no entanto, no deveriam ser dissociadas e, sim, relacionadas e confrontadas: a forma representa o sujeito que conforma o objeto do qual provm o contedo; nessa distino e relao e/ou confrontao entre os dois, ambos se elucidam; quando a forma o prprio contedo no h mais delimitao: o sujeito se torna objeto e buscam-se as formas mais adequadas no para o objeto ser mais bem expressado, o que permitiria a sua distino do sujeito, mas para o sujeito expressar como forma o que o objeto para si: o pragmatismo uma ilustrao disso. O idealismo (a paranoia) e o Positivismo tornam-se visveis em sua identidade pela apologia forma, ainda que paream contrapostos. O idealismo, porque, para esse, a verdade se encontra no sujeito, como se diz atualmente, em suas formas de enunciao, no importando o que enunciado: a anlise por meio de estruturas, discursos, considerados desprovidos da histria, calcados nas formas das estruturas e dos discursos falam pelo sujeito assujeitado. O Positivismo repete para todos os objetos o mesmo mtodo criado pelo sujeito, que no se percebe como sujeito e se esquece no mtodo. As discusses ditas democrticas resultam das ditaduras da forma; assim, no so democrticas. Como essas formas tentam prescindir da

38

A forma sem contedo e o sujeito sem subjetividade

JOS LEON CrOcHK

histria do sujeito que as criou a sociedade , no consideram que esta sociedade , em sua base, injusta, opressiva e tem como criao contnua a insatisfao. Como esses atributos da sociedade injustia e opresso no so percebidos e refletidos, so reproduzidos no desenvolvimento social e, assim, quanto mais justia, mais injustia; quanto mais liberdade, mais opresso; quanto mais felicidade, mais sofrimento. Claro, a luta pela justia, pela liberdade, pela felicidade, mostra a possibilidade da existncia de uma sociedade que as promova, mas a percepo de que isso depende da iniciativa dos sujeitos, esquecendo-se das condies objetivas, leva ao abismo. No menos visvel que nesta sociedade h tambm alguma justia e liberdade, mas so excees que confirmam a regra da injustia e da opresso. Se esta sociedade fosse livre e justa, bastaria aperfeio-la; se for assim, no nos distanciamos do discurso do Liberalismo. Mas no, a percepo da injustia social flagrante. No possvel deixar de perceber o fosso existente entre o poder dos mais ricos e o poder dos mais pobres. Um pas como o Brasil, no qual a distncia entre o menor salrio e os maiores rendimentos imensa, leva a pensar se um homem pode valer tanto mais do que outro. Hoje como outrora sabemos que ter dinheiro que ou obtido por herana ou pela sobrevivncia do mais apto pode ser a diferena entre a liberdade e a priso: h os que podem pagar escritrios de advocacia para defend-los e h os que no podem, e devem se conformar com o que o estado pode proporcionar; pode tambm ser a distino entre a vida e a morte: h aqueles que podem pagar por bons mdicos e hospitais e os que no podem. Alm disso, como alegava Marx (1844/1978), o capital torna o feio bonito, o incapaz capaz, o sem inteligncia inteligente e vice-versa. Se difcil no perceber essas contradies, o prprio sujeito deve refrear sua percepo e colocar a contrria em seu lugar: a de que o mundo justo e que s depende dos homens o seu destino. Para isso, no basta se conformar com o mundo que apresentado pela indstria cultural, devese defend-lo. Uma tal conscincia contraditria e seu resultado obrigam o indivduo a afastar da conscincia as contradies e pr o discurso da competncia individual em seu lugar, mas como a contradio forte, a convico no discurso frgil e para se solidificar precisa cada vez mais negar as contradies. Esse movimento vai se acirrando at chegar ao fanatismo pelo mundo existente. Os crentes no podem ter sua f posta em questo, e assim a sua irritao reao natural aos que se contrapem e fazem crticas a esta sociedade; e se irritam, pois tm em sua prpria conscincia, por mais que a neguem, a percepo da injustia da qual so alvo e que reproduzem sobre os outros. O pseudoformado identificado por tentar a todo o momento se livrar da culpa e da conscincia de ser medocre, ou pela projeo da prpria mediocridade sobre os demais, ou pelas justificativas constantes de no poder ser de outro jeito.

PSICOLOGIA UsP, So Paulo, janeiro/maro, 2010, 21(1), 31-46.

39

Mas como fazer para que os indivduos incorporem a censura em relao percepo das contradies? Adorno (1955/1991) argumenta que quem no segue o estabelecido, nos dias em que escreveu, o que supomos valer para os nossos dias, no mais morto, nem posto nas masmorras, mas deixado de lado, margem; a ameaa continua a existir. O apego aos bens da civilizao ocorre por formao reativa: aprende-se a amar o que antes era, na melhor das hipteses, desprezado. E isso ocorre mediado pela angstia o medo criado independentemente do perigo, que nos alerta contra ele. O comportamento dirigido ao lucro mediado pela angstia, que, por sua vez, tambm mediada. Essa provm do medo de sermos expulsos da coletividade que nos protege dos perigos, que est associado ao medo da destruio:
Ms esencial resulta, como motivo subjetivo de la racionalidad objetiva, la angustia. Una angustia mediada. Hoy en da, quien no se comporta segn las reglas econmicas raramente se arruina al momento. Pero en el horizonte apunta el desclasamiento. Se vuelve visible el camino que lleva a lo asocial, a lo criminal: rehusarse a participar en el juego hace sospechoso, y expone a la venganza social incluso a quien no necesita pasar hambre ni dormir bajo los puentes. Pero la angustia a ser expulsado, la sancin social del comportamiento econmico, se ha interiorizado hace mucho junto con otros tabes, y ha cuajado en el individuo. (Adorno, 1955/1991, pp. 142-143)

Essa explicao complementa a que dada por Freud (1930/1985) acerca da formao do superego que protege a sociedade de nossa violncia. Freud (1930/1985) alerta que parte considervel dos homens no desenvolve o superego e, nesse mesmo sentido, podemos pensar que, se os indivduos constituem um eu frgil, dificilmente tero uma conscincia moral bem estabelecida; assim os homens executam ou no o que proibido, dependendo da presena ou ausncia da autoridade. Mas a autoridade, segundo Marcuse (1955/1981), torna-se cada vez mais impessoal, assim ela est sempre presente, ainda que no de forma plenamente visvel. Em relao autoridade, deve-se assinalar, em primeiro lugar, que importante para a formao do indivduo, pois por meio da incorporao dos valores, princpios, modos de agir da autoridade, mediada pela forma como o indivduo a percebe, e pelo contraste percebido entre o que a autoridade incorporada como um ideal e o que se contrape a esse ideal, que se constitui o indivduo. A autoridade tradicional (pai, professor), contudo, foi enfraquecida na passagem da sociedade liberal para a sociedade administrada, mas como a necessidade da autoridade no declinou tal como a prpria autoridade, os lderes que aparecem so seus substitutos. Como devem representar a capacidade de cumprir os desejos e necessidades dos adeptos, devem ser tal como esses ltimos e ao mesmo tempo cmplices de um poder mais elevado, e, da mesma forma que o pequeno

40

A forma sem contedo e o sujeito sem subjetividade

JOS LEON CrOcHK

grande homem (ver Horkheimer & Adorno, 1947/1985), guardam numa nica referncia os dois vnculos grupais descritos por Freud (1921/1993): o vertical, o lder que os indivduos pem no lugar do ideal do eu, e o horizontal, que permite a identificao entre os que se vinculam ao mesmo lder. Mas hoje, como um processo que prossegue a despersonalizao dos lderes, que j era prprio do fascismo alemo, no qual os representantes do poder eram muitos e podiam ser facilmente substitudos, a autoridade no depende das caractersticas individuais dos lderes, esses representam o poder enquanto tal, no se diferenciando entre si. As diversas formas de autoridade representam sempre o mesmo: a aparncia de que o indivduo importa e a racionalidade que indica a adaptao ativa. Assim, se a autoridade pessoal se enfraqueceu, a sua fora se diluiu para as diversas pequenas autoridades que representam sempre o mesmo. Como na colmeia das abelhas, na qual so forjadas as operrias para se tornarem rainhas quando for necessrio, os indivduos so formados para se adaptar a uma estrutura social hierrquica, na qual todas as posies so substituveis. Se os indivduos devem ser substituveis na hierarquia social, seu ego no deve mesmo se desenvolver para alm do cativeiro que implica essa hierarquia. Mas voltando questo anterior, a autoridade no deixou de existir, ela tornou-se ao mesmo tempo mais distante e mais prxima: mais distante, porque impessoal e at invisvel; mais prxima, porque pode ser assumida por todos, e tal como na horda primeva descrita por Freud (1921/1993), os diversos filhos esto prontos para ocupar o lugar do pai: preparam-se em segredo, manifestando obedincia e servilidade aparentes ao lder da ocasio, para derrub-lo e tomar o seu lugar. A questo, como Marcuse (1955/1981) mostra, no o fim da autoridade, mas que ela reposta, impedindo que a liberdade possa surgir. Assim, a cada nova rebelio bem-sucedida, o poder anterior retorna, sob nova forma, mas fortalecido (ver Marcuse, 1955/1981). De um lado, como argumentam Horkheimer e Adorno (1947/1985), a nova forma de autoridade da civilizao, representada tambm pela justia moderna, ope-se violncia imediata; de outro, reproduz a prpria violncia ao no considerar que os homens formalmente iguais no so socialmente iguais. Se a conscincia moral extrojetada sobre as diversas autoridades que representam a racionalidade do sempre igual, posto que utilizado o mesmo mtodo de pensar independentemente do objeto, os indivduos s podem desafogar sua fria em momentos consentidos e estimulados socialmente, que so ilustrados pelos comportamentos da massa de indivduos em espetculos de futebol ou de msica popular industrializada. Em outras palavras, se a forma se torna o contedo e externa, estranha ao indivduo, posto que s os contedos propcios adaptao podem ser expressados, o que deveria ser o contedo no se forma, no encontra signos que permitam diferen-lo. Os contedos no nomeados (que por isso mesmo no chegam a ser contedos) geram incmodo, malPSICOLOGIA UsP, So Paulo, janeiro/maro, 2010, 21(1), 31-46.

41

estar que canalizado pela sociedade administrada para as descargas aprovadas socialmente. Essa questo, relacionada ao fascismo, expressa da seguinte maneira por Horkheimer e Adorno (1947/1985): O fascismo tambm totalitrio na medida em que se esfora por colocar diretamente a servio da dominao a prpria rebelio da natureza reprimida contra essa dominao (p. 172). A autonomia do indivduo, contudo, pode prescindir da autoridade aps a sua incorporao e superao, no antes, e a incorporao da autoridade ocorre pela identificao. Mas o problema com o qual iniciamos este texto o da dificuldade de identificao em nosso tempo, expressada pela identificao negada e pela ausncia de identificao. Se os homens no podem mais se identificar por meio de suas diferenas, mas somente por meio de uma racionalidade que de meio se converteu em fim, a identificao resultante a negao da prpria identificao. Na identificao, segundo Freud (1923/1975), nosso eu se transforma, convertendo-se no objeto, para ret-lo para si; converte-se no que no ; se todos os modelos de identificao expressam o sempre igual, isentos de experincias e, portanto, de princpios e valores, no h identificao possvel, pois no h um eu com o qual se identificar. Os modelos para identificao so frgeis para permiti-la. Se em cada fenmeno particular a sociedade como totalidade se revela, nas propostas de educao a distncia visvel o processo de despersonalizao dos professores e dos alunos; no tocante autoridade do professor, a possibilidade de se confrontar o ideal, representado por ele, e o real dificultada; se esse contraste responsvel pela autonomia do indivduo, sem ele, no h autonomia: o indivduo no individuado, ou o sujeito sem subjetividade, incorpora unicamente o ideal no qual pretende se tornar, sem a possibilidade de confront-lo. Tal como se pode depreender da anlise de Freud (1921/1993), o lder (no caso, o professor virtual) ocupa o lugar do ideal do eu, e isso ocorre com os indivduos que no tm muita diferenciao entre o ideal de eu e o eu, que so os que tm um eu fragilmente constitudo. Na atual educao formal, ntido o incentivo para o desenvolvimento das competncias, das habilidades, do aprender a aprender o que julgado importante. Essa tendncia que aparentemente democrtica, por defender alunos autnomos, que possam buscar sozinhos o conhecimento nos diversos recursos existentes, entre eles a internet, por preparar indivduos que possam atuar de forma competente em suas vidas profissionais, auxilia na produo de sujeitos sem subjetividade. As competncias e as habilidades no so neutras, dependem do que a sociedade necessita e, assim, dever-se-ia pensar a quem beneficiam em seu desenvolvimento. Certamente, como foi dito, so importantes para o indivduo, mas para sua conformao vida isenta de vida. A substituio do professor pelas m-

42

A forma sem contedo e o sujeito sem subjetividade

JOS LEON CrOcHK

quinas, pelos mtodos, incorre na mesma crtica feita anteriormente ao Positivismo, posto que dirigem os homens mera adaptao. A essncia do homem, conforme Adorno (1955/1991), a diferena. Somente com ela a cultura, como representante da coletividade humana, pode diferir da coletividade de abelhas ou de formigas. Somente indivduos formados pela cultura que possam critic-la para que se modifique permitem a essa ltima continuamente se diferenar. A educao deve ser voltada para a diferenciao; as diferenas naturais, desenvolvidas na sociedade e interpretadas pela cultura, devem poder se expressar pelos instrumentos que essa ltima desenvolveu, assim, quanto mais rica a linguagem, mais experincias podem ser expressas e o indivduo pode ser mais diferenado. Cada palavra implica a possibilidade da narrao de experincias, que s se realizam na expresso e comunicao para os outros. Por meio dessa diferenciao entre os homens, cada qual pode reconhecer em si mesmo a potencialidade que o outro desenvolveu, que pode ser apreciada no pela reduo s necessidades sociais, mas pela realizao do que prprio ao homem, quer como singular, quer como universal. A sensibilidade deve se voltar para diferenar; se ela busca o sempre igual, converte-se em frieza. Ela no pode se desenvolver sem a percepo e sem a reflexo, mas quando essas so reduzidas ou conformadas ao existente, a aparncia das relaes ocupa o lugar das mesmas: mscara transparente que percebe ao que renuncia. O impulso mimtico substitudo pela falsa mimese, a identificao pela imitao. Ao longo do tempo, segundo Horkheimer e Adorno (1947/1985), somos incentivados a abandonar a tendncia a representar os outros. Tal tendncia de representar os outros implica a identificao. Essa s pode ocorrer pela aproximao com o objeto da identificao, mas o indivduo obrigado a abandon-la torna-se vazio. Nos tempos de Freud, a identificao podia ser percebida na formao; na atualidade, ela se converte na aparncia da diferena que revela o sempre igual. Antes, ainda que de forma problemtica, pela possibilidade da mimese, o igualar-se permitia a diferena; hoje, com a falsa mimese, a igualdade na luta pelo poder fortalecida. Nos comcios fascistas, conforme Horkheimer e Adorno (1947/1985), a mimese s era possvel quando a lealdade ordem estava garantida: o judeu era imitado pelo lder para ser ridicularizado, o que permitia o prazer vicariante da massa representado pela gargalhada; o custo desse prazer era o ataque ao objeto imitado. Na atual cultura de massas, o frgil tambm imitado, sancionando a lealdade ordem: o imigrante, o que tem deficincia, o idoso, o homossexual, o pobre, devem sempre ser lembrados do lugar que devem ocupar; mas o alvo so todos os homens, e, assim, a ridicularizao de todos deve fortalecer a impotncia de cada um e a sua dependncia do poder estabelecido, sem o qual, segundo a ideologia do mais forte, no conseguiria sobreviver.

PSICOLOGIA UsP, So Paulo, janeiro/maro, 2010, 21(1), 31-46.

43

A liberdade ainda presente de resistir reificao deve ser exaltada onde se anunciar. Uma de suas formas de expresso a crtica que no se limita a aperfeioar o existente, mas que indica suas lacunas justamente onde pretende ser pleno: no falso sujeito, que como mera forma, nega o verdadeiro.

The form without content and the subject without subjectivity Abstract: The objective of this assay is to reflect about the relation between the primate of the form in our society, that is expressed also in the educational and politicians scopes, and the formation of individuals a little bit differenced, concerning its sensitivity, perception and thought; the hypothesis is that the emphasis in the form, in many social spheres, in detriment of the specific content which would have to be associated, contributes with the formation of individuals that have difficulties in identifying between themselves and, therefore, in developing, being inclined to the coldness, an absence of perception of the social contradictions and conflicts and to a basically conformist thought. This reflection is developed having as reference workmanships of thinkers who had constituted the called School of Frankfurt, such as T.W. Adorno, M. Horkheimer, H. Marcuse and the Freudian Psychoanalysis. Keywords: Form perception. Citizens. School of Frankfurt. Psychoanalysis.

La forme sans contenu et le sujet sans subjectivit Rsum: Cet essai a pour but la rflxion sur le rapport du primat du formalisme dans notre socit, qui sexprime aussi dans les champs de la politique et de lducation, et de la formation des individus peu differencis par rapport sa sensibilit, perception et pense; lhypothse cest que laccent mis sur le formalisme dans divers domaines sociaux, au dtriment du contenu spcifique auquel il devrait sattacher, contribue la formation dindividus en difficults didentification entre eux mmes et ainsi de dvloppement, tant penchs vers la froideur, vers labsence de perception des contradictions et des conflits sociaux et vers une pense purement adaptative. Cette rflxion sappuie sur les oeuvres des penseurs qui ont constitus lEcole de Frankfurt, y compris T.W. Adorno, M.Horkheimer et H.Marcuse et aussi sur la Psychanalyse Freudienne. Mots cls: Formalisme. Sujets. Ecole de Frankfurt. Psychanalyse.

44

A forma sem contedo e o sujeito sem subjetividade

JOS LEON CrOcHK

La forma sin contenido y el sujeto sin subjetividad Resumen: El objetivo de este ensayo es reflexionar acerca de la primaca de la forma en nuestra sociedad, la cual se expresa en el mbito poltico y educacional. La formacin de individuos poco diferenciados, en lo referido a la sensibilidad, percepcin y pensamiento, tiene como hiptesis que: el nfasis en la forma, en diversos dominios sociales, en detrimento del contenido especfico del cual se debera vincular, contribuye a la formacin de las personas que tienen dificultades para identificarse entre s y, por tanto, a desarrollarse; estando propensos a la frialdad, una falta de percepcin de las contradicciones y de los conflictos sociales, y un pensamiento bsicamente adaptativo. Esta reflexin es desarrollada teniendo como obras de referencia pensadores que constituan la llamada Escuela de Frankfurt, tales como. T.W. Adorno, M. Horkheimer , H. Marcuse, y el Psicoanlisis Freudiano. Palabras clave: Percepcin de forma. Sujetos Escuela de Frankfurt. Psicoanlisis.

Referncias
Adorno, T. W. (1991). De la relacin entre sociologa y psicologa. In T. W. Adorno, Actualidad de la filosofia (J. L. A. Tamayo, trad., pp. 135-204). Barcelona: Paids. (Trabalho original publicado em 1955) Adorno, T. W. (1995a). Educao aps Auschwitz . In T. W. Adorno, Educao e emancipao (W. L. Maar, trad., p. 119-138). Rio de Janeiro: Paz e Terra. (Trabalho original publicado em 1967) Adorno, T. W. (1995b). Sobre sujeito e objeto. In T. W. Adorno, Palavras e sinais (M. H. Ruschel, trad., pp. 181-201). Petrpolis, RJ: Vozes. (Trabalho original publicado em 1969) Adorno, T. W. (2004). Teora de la pseudocultura. In T. W. Adorno, Escritos sociolgicos I (A. G. Ruiz, trad., pp. 37-78). Madri: Akal. (Trabalho original publicado em 1955) Adorno, T. W. (2006). A teoria freudiana e o padro de propaganda fascista (G. Pedroso, trad.). Margem Esquerda: ensaios marxistas, 7,164-189. (Trabalho original publicado em 1951) Adorno, T. W. (2007) Introduo sociologia (W. L. Maar, trad.). So Paulo: Ed. da UNESP. (Trabalho original publicado em 1968) Adorno, T. W., Frenkel-Brunswik, E, Levinson, D. J., & Sanford, R. N. (1950). The authoritarian personality. New York: Harper and Row.
PSICOLOGIA UsP, So Paulo, janeiro/maro, 2010, 21(1), 31-46.

45

Freud, S. (1975). O ego e o id (J. O. de A. Abreu, trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1923) Freud, S. (1986). El malestar en la cultura. In N. A. Braustein (Org.), A medio siglo de El malestar en la cultura de Sigmund Freud (J. L.Etcheverry, trad., pp. 22-116). Mxico: Siglo Veintiuno. (Trabalho original publicado em 1930) Freud, S. (1993). Psicologia de las masas y anlisis del yo. In S. Freud, Obras completas (J. L. Etcheverry, trad., Vol. 18, pp. 63-136). Argentina: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1921) Horkheimer, M. (1976). A eclipse da razo (S. U. Leite, trad.). Rio de Janeiro: Editorial Labor. (Trabalho original publicado em 1946) Horkheimer, M., & Adorno, T. W. (1985). Dialtica do esclarecimento (G. A. de Almeida, trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1947) Kant, I. (1991). Crtica da razo pura (4a ed., V. Rohden & U. B. Moosburger, trads.). So Paulo: Nova Cultural. (Trabalho original publicado em 1781) Marcuse, H. (1981). Eros e civilizao (A. Cabral, trad.). Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1955) Marcuse, H. (1982). Ideologia da sociedade industrial (G. Rebu, trad.). Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1964) Marx, K. (1978). Manuscritos econmico-filosficos -Terceiro manuscrito (J. C. Bruni, trad., pp. 7-48). In K. Marx, Manuscritos econmico-filosficos e outros textos escolhidos. So Paulo: Abril Cultural. (Trabalho original publicado em 1844)

Jos Leon Crochk, Professor Titular do Departamento da Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo. Rua Harmonia, 698, apto. 43. CEP: 05435-000, So Paulo, SP. Endereo eletrnico: jlchna@usp.br

Recebido em: 20/02/2009 Aceito em: 13/07/2009

46

A forma sem contedo e o sujeito sem subjetividade

JOS LEON CrOcHK

S-ar putea să vă placă și