Sunteți pe pagina 1din 3

Charles Baudelaire.

(1821-1867)

PARA O SALO DE SALO DE 1859.

A PAISAGEM
Se uma composio de rvores, montanhas, cursos dgua e casas, a que chamamos paisagem, bela, no o por si mesma, mas por mim, por minha prpria graa, pela idia ou sentimento a que a ela associo, isso quer dizer, penso, que todo paisagista que no sabe traduzir um sentimento mediante uma composio de matria vegetal ou mineral no um artista. Bem sei que a imaginao humana, por um esforo extraordinrio, pode conceber por um instante a natureza sem o homem, e toda a massa sugestiva se dispersando no espao, sem um observador que dela extraia a analogia, a metfora e a alegoria. indubitvel que toda essa ordem e harmonia ainda assim conservam a qualidade inspiradora providencialmente depositada nela; mas, nesse caso, falta de uma inteligncia que possa inspirar, essa qualidade seria como inexistente. Os artistas que querem exprimir a natureza, mas no os sentimentos que ela inspira, submete-se a uma estranha operao que consiste em matar dentro deles o homem pensante e sensvel, e, infelizmente, acredite que, para muitos, essa operao nada tem de estranho nem de doloroso. Essa foi a escola que prevaleceu, hoje e no passado. Admitirei, seguindo a opinio geral, que a escola moderna dos paisagistas singularmente forte e hbil; mas no triunfo e na predominncia de um gnero inferior, no culto todo da natureza, no purificada nem interpretada pela imaginao, vejo um sinal evidente de uma degradao geral. Detectaremos, sem dvida, algumas diferenas de habilidade prtica entre os vrios paisagistas, mas essas diferenas so nfimas. Alunos de mestres diversos, todos pintam excelentemente, e quase todos se esquecem de que uma paisagem no tem outro valor seno o sentimento atual que o artista nela incute. A maioria cai no erro que eu apontava no comeo desse estudo: tomam o dicionrio da arte pela prpria arte; copiam uma palavra do dicionrio, acreditando transcrever um poema. Ora, um poema jamais pode ser copiado; ele deve ser composto. Assim, abrem a janela, e todo o espao compreendido no vo da janela rvores, cu e

casa adquire para eles o valor de um poema composto. Alguns vo mais longe ainda. A

seus olhos, um estudo j um quadro. [...] Sim, a imaginao faz a paisagem. Compreendo que um esprito aplicado em tomar notas no possa abandonar-se s prodigiosas fantasias impregnadas nos espetculos da natureza que tem sob os olhos; mas por que a imaginao foge do ateli do paisagista? Talvez os artistas que cultivam esse gnero desconfiem excessivamente da prpria memria e adotem um mtodo de cpia imediata, que se adapta perfeitamente preguia de seu esprito. [...] No so apenas as pinturas de marinha que esto ausentes, um gnero to potico (no considero como marinhas certos dramas militares que ocorrem sobre a gua), mas tambm um gnero que chamaria de bom grado de paisagem das grandes cidades, quer dizer, a coleo das grandezas e das belezas que resultam de uma poderosa aglomerao de homens e monumentos, o fascnio profundo e complexo de uma capital antiga e envelhecida nas glrias e atribulaes da vida. [...] Tenho saudade ainda, talvez pelo fato de obedecer inconscientemente aos hbitos de minha juventude, da paisagem romntica e inclusive da paisagem romanesca que existiu no sculo XVIII. Nossos paisagistas so animais excessivamente herbvoros. No se aprazem em nutrir-se de runas e, salvo homens como Fromentin, o cu e o deserto os aterrorizam. Tenho saudade dos grandes lagos que representam a imobilidade no desespero, das imensas montanhas, escadarias do planeta em direo ao cu, de onde tudo o que antes parecia grande se torna pequeno, das cidadelas (sim, meu cinismo chega a esse ponto), das abadias rendilhadas de ameias que se miram nos lgubres lagos, das pontes gigantescas, das construes ninivitas1, habitadas pela vertigem, enfim, de tudo o que seria necessrio inventar se j no existisse. [...] O senhor v, caro amigo, que jamais posso considerar a escolha do assunto como indiferente, e que, apesar do amor necessrio que deve fecundar o mais humilde fragmento, creio que o tema constitui para o artista parte do gnio e, para mim, um brbaro apesar de tudo, parte do prazer. Em suma, encontrei entre os paisagistas apenas talentos comportados ou medocres, com enorme preguia de imaginao. Em nenhum deles, pelo menos, vi o encanto natural, que to simplesmente se exprime, das savanas e

Baudelaire refere-se aos esplendores arquitetnicos (palcios, muralhas, ruas e canais) dos tempos de Senaquerib (705-681 a.C). (N.da T.)

dos prados de Catlin2 (aposto que no sabem nem mesmo o que Catlin), nem a beleza sobrenatural das paisagens de Delacroix, nem a magnfica imaginao que se derrama nos desenhos de Victor Hugo, como o mistrio no cu. Falo dos desenhos a tinta nanquim, pois bem evidente que em poesia nosso poeta o rei dos paisagistas. Gostaria de ser levado de novo para os dioramas cuja magia brutal e imensa sabe me impor uma til iluso. Prefiro contemplar alguns cenrios teatrais onde encontro, expressos com a arte e concentrados de forma trgica, meus sonhos mais caros. Essas coisas, porque falsas, esto infinitamente mais prximas da verdade, enquanto a maioria de nossos paisagistas so mentirosos, justamente porque negligenciaram mentir.

A Pintura (textos essenciais) Vol.10 Os gneros pictricos. So Paulo, Ed.34, 2006. pag.124 a 127

George Carlin (1796-1872). Pintor e escritor norte-americano que fez muito sucesso em Paris, em 1845, para onde levou um grupo de ndios que lhe haviam servido de modelo (ver, de Baudelaire, Salo de 1846).

S-ar putea să vă placă și