Sunteți pe pagina 1din 4

Protestos no pas: A revolta da nova gerao - Resumo das disciplinas ...

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/protest...

ATUALIDADES

Protestos no pas: A revolta da nova gerao


Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicaco 21/06/2013 08h40
Valter Campanato/ABr

Polcia militar confronta manifestantes em Braslia, a exemplo do que ocorreu em diversas cidades e capitais do pas

Uma srie de protestos motivados pelo preo da passagem de nibus espalhou-se pelas principais metrpoles brasileiras e adquiriu repercusso internacional. O movimento j o maior das ltimas duas dcadas e forou autoridades estaduais e municipais a dialogarem com os revoltosos. Direto ao ponto: Ficha-resumo Aps duas semanas de passeatas e tumultos, os governos de So Paulo e de outras capitais recuaram e anunciaram a reduo do valor das tarifas. Mas lderes dos manifestantes disseram que continuaro nas ruas, reivindicando mais qualidade no transporte pblico. O movimento se caracteriza por ser jovem e apartidrio. Ele pede melhorias na prestao de servios pblicos, um direito do cidado. Milhares de pessoas participam de passeatas que, apesar de atos de vandalismo, conquistaram o apoio da populao e de lideranas polticas. As primeiras mobilizaes aconteceram em So Paulo, organizadas pelo Movimento Passe Livre. O grupo usa as redes sociais e aparelhos celulares para coordenar os eventos. Os protestos foram motivados pelo aumento da passagem de nibus na capital paulista, que passou de R$ 3 para R$ 3,20.

1 de 4

31/10/2013 00:03

Protestos no pas: A revolta da nova gerao - Resumo das disciplinas ...

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/protest...

Nos primeiros atos, no comeo de junho, a depredao de nibus, bancos, estaes de metr e patrimnios despertou a antipatia da opinio pblica. Esse cenrio mudou no dia 13, quando a Polcia Militar reprimiu duramente a manifestao na Avenida Paulista, centro financeiro da cidade, ferindo populares e jornalistas. A violncia repercutiu no exterior, gerando o repdio de instituies como a Anistia Internacional. Se neste quarto dia de protestos havia cerca de 5 mil pessoas, o quinto protesto, em 17 de junho, contava com 65 mil, segundo estimativas da Polcia Militar e do Instituto Datafolha. Do mesmo modo que no Ir (2009), na Primavera rabe (2010) e, mais recentemente, nos levantes de Istambul, na Turquia, a represso serviu como combustvel para os manifestantes. Nos dias seguintes, eles ganharam a adeso de movimentos internacionais e a onda de protestos disseminou-se pelas principais capitais brasileiras. Outras dezenas de atos em 27 pases foram organizados pela internet, em apoio aos manifestantes brasileiros. As imagens dos protestos no Brasil tambm repercutiram na imprensa internacional. No dia 18, uma das manifestaes mais violentas terminou com uma tentativa de invaso da Prefeitura de So Paulo, saques a lojas e suspeitos presos. Estdios que recebem jogos da seleo brasileira pela Copa das Confederaes tambm foram palco de distrbios, o que obrigou ao Governo Federal a reforar o esquema de segurana. Transporte gratuito O Movimento Passe Livre foi criado em 2005 no Frum Social Mundial, em Porto Alegre (RS), com o objetivo de lutar por um transporte pblico gratuito e de qualidade. Eles se inspiram em movimentos surgidos em pases democrticos aps a crise financeira de 2008, nos Estados Unidos (Occupy Wall Street) e na Espanha (Indignados). Os governos de So Paulo e Rio de Janeiro adiaram por seis meses o aumento das passagens, a pedido da presidente Dilma Rousseff. E, quando anunciado (2 de junho), o reajuste das passagens de nibus, metr e trens na capital paulista ficou abaixo da taxa de inflao 6,7%, contra 15% da inflao. Ainda assim, o preo no justificaria um sistema de transporte pblico de m

2 de 4

31/10/2013 00:03

Protestos no pas: A revolta da nova gerao - Resumo das disciplinas ...

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/protest...

qualidade e sujeito a aumentos sucessivos no valor das tarifas. De acordo com um levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo, nos ltimos oito anos o nmero de passageiros aumentou em 80%, e o valor arrecadado em as passagens, 30%. Apesar disso, a frota diminuiu, passando de 14,1 mil carros, em 2004, para os atuais 13,9 mil, assim como o nmero de viagens, devido aos congestionamentos. Como resultado da mobilizao popular, o prefeito Fernando Haddad (PT) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciaram em 19 de maio a reduo da tarifa de nibus e trens do metr em So Paulo. A mesma medida foi adotada n Rio de Janeiro e outras seis capitais. Mesmo assim, as marchas continuam pelo pas. No dia 20 de junho, mais de um milho de pessoas foram s ruas, segundo a reportagem do UOL Notcias. Os manifestantes tambm protestam contra os gastos para a preparao da Copa do Mundo de 2014, a PEC 37 (proposta de emenda Constituio que limita os poderes de investigao do Ministrio Pblico), a corrupo e as ms condies de Sade e Educao no pas.

FIQUE LIGADO
Por enquanto, no momento em que os fatos acontecem, difcil fazer uma avaliao correta de suas causas e consequncias ou mesmo inseri-lo em um contexto histrico, salvo, talvez, na histria recente. Nesse sentido, achamos importante recomendar a restrospectiva aqui apresentada no final de 2011, ano em que vrios movimentos populares eclodiram em todo o mundo. Tambm vale pena comparar o que aconteceu no Brasil com outras manifestaes especficas. A seguir, sugerimos trs delas, em artigos publicados nesta seo entre o ano passado e o anterior. 2011: protestos que abalaram o mundo (http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades /retrospectiva-2011-os-protestos-que-abalaram-o-mundo.htm) Indignados (http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/indignados-crise-economicamotiva-protestos-pelo-mundo.htm) Tumultos em Londres (http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/tumultos-em-londres-entrea-violencia-juvenil-e-revolta-social.htm) Ativismo e nudez (http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/nudez-e-protestos-seiosnus-viram-arma-politica.htm)

DIRETO AO PONTO
Protestos motivados pelo preo da passagem de nibus espalharam-se pelas principais metrpoles brasileiras, causando tumultos e a maior mobilizao popular dos ltimos vinte anos. A presso das ruas forou os governos a revogarem o aumento do valor das tarifas de nibus e trens. Mesmo assim, as manifestaes continuam pelo pas, contra a corrupo, os gastos da Copa do Mundo e reivindicando melhorias nos servios pblicos. O movimento se caracteriza por ser jovem e apartidrio. As primeiras passeatas aconteceram em So Paulo, organizadas pelo Movimento Passe Livre. O grupo usa as redes sociais e aparelhos celulares para coordenar os eventos. Nos primeiros atos, no comeo de junho, o vandalismo gerou antipatia da populao. Mas nas manifestaes do dia 13 de junho, em So Paulo, a represso da Polcia Militar chamou a ateno da imprensa internacional e de rgo de defesa dos direitos humanos, mudando a imagem dos manifestantes. Outras dezenas de atos foram organizados pela internet no exterior, em apoio aos manifestantes brasileiros. Estdios que recebem jogos da seleo brasileira pela Copa das Confederaes tiveram a segurana reforada em razo dos protestos.

Jos Renato Salatiel* jornalista e professor

1996-2013 UOL - O melhor contedo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host

3 de 4

31/10/2013 00:03

Protestos no pas: A revolta da nova gerao - Resumo das disciplinas ...

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/protest...

4 de 4

31/10/2013 00:03

S-ar putea să vă placă și