Sunteți pe pagina 1din 4

Como treinar um homem para que se torne um combatente?

Como fazer com que ele resista a fome, ao frio, intempries, frustraes, medo e tudo aquilo que corri o psicolgico e o fsico de um um ser humano no campo de batalha, onde sua vida est em risco? simples, leve-o ao limite. nisso que se baseia um curso de Operaes Especiais.

Enfrentar a morte e vencer.


Grande parte dos cursos desse tipo tm em seus brevs o smbolo da caveira com uma faca, ou outro objeto, cravada no crnio. Esse simbologia representa a vitria sobre a morte. Este um dos conceitos que so pregados durante todo o curso. Fazer o combatente, ou aspirante a caveira, crer que capaz de enfrentar a morte e sair vitorioso parte da filosofia que deve ser absorvida por sua personalidade para que seja capaz de cumprir as mais difceis misses.

Atestado de quase-imortalidade. | Crditos: Roberto Ajala. Na verdade, a grande diferena existente nos demais cursos para o de Operaes Especiais que neste ltimo no so apenas as tcnicas e a preparao fsica o foco de treinamento, mas tambm o fortalecimento da psique por meio de simbologias (como a caveira) e outros artifcios como um vocabulrio prprio, valores especficos e a sensao de fazer parte de uma famlia de membros selecionados nos mais rigorosos testes. Ou seja, um soldado treinado em Operaes Especiais diferente dos demais, mesmo que apenas no psicolgico e isso faz toda a diferena.

Geralmente os aspirantes ao curso j so atletas, pois passam por uma seleo rigorosa, na qual sua capacidade fsica levada ao extremo. Durante o curso, porm, toda essa capacidade apenas um dos atributos requeridos. Imaginem privao de sono, fome, treinamentos interminveis,terror psicolgico e a necessidade de estar sempre alerta para o perigo; isso o cotidiano de um curso dessa natureza. De que vale a tcnica se na hora do combate (em meio a tiros e ameaas reais) no agirmos, se imergirmos em estado catatnico pondo em risco a vida de companheiros que contam com nosso apoio? por isso que o curso deve preparar o homem para a pior das situaes.

Como funciona o treinamento especial

" pra correr?", ", o cara disse pra seguir correndo.", "Tem cobra?", "Tem, mas uma j t dentro da panela..." Durante o curso no h graduaes ou patentes. Todos os candidatos so colocados no mesmo patamar, como candidatos, independente das funes que desempenham em sua corporao ou tempo de servio. Exerccios interminveis pela noite, marchas que duram dias, frio, fome e sono Misturam-se a instrues de sniper, emboscada, defesa pessoal, conduta de patrulha, montanhismo, sobrevivncia no mar, primeiros socorros, armamento, situaes com refns e diversas outras situaes de risco e disciplinas pertinentes. Durante o curso os candidatos dormem em qualquer lugar, comem quando tem a oportunidade e sua nica preocupao a sobrevivncia. Existe um jargo que reflete bem esse pensamento: Se mandarem sentar, deite. Se mandarem deitar, durma. Ou seja, aproveite todo e qualquer momento de descanso, voc no sabe quando ter outro. Um operaes especiais deve ter um psicolgico inabalvel e um condicionamento fsico de atleta. lgico que o fator sorte tambm conta muito, afinal ningum est a

salvo de ficar doente durante um curso to rduo e longo. A durao de um curso de operaes especiais varia bastante, mas geralmente entre 6 e 8 meses.

Os cursos existentes no Brasil

Se Cristo salvasse... Eles existem em diversas organizaes policiais e militares. No Brasil podemos citar alguns, como oComandos, um curso de Operaes Especiais do Exrcito Brasileiro, sem dvida um dos mais difceis do mundo. Ele seguido pelo curso de Foras Especiais, no qual os caveiras precisam demonstrar ainda mais sua capacidade fsica, intelectual e psicolgica. Temos tambm o COMANF, da Marinha Brasileira, com nfase na parte de sobrevivncia no mar, e o COESP, da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com nfase no combate urbano. Outras polcias militares do Brasil tambm possuem cursos de operaes especiais, como a da Bahia e de So Paulo, entre outras. O curso mantm um padro internacional de exigncia. Podemos encontrar este tipo de curso em outros pases, como a Colmbia, com quem as polcias militares e o exrcito brasileiro mantm convnio. No sou formado em operaes especiais. Mas durante o curso de Formao de Oficiais fomos convidados a realizar um estgio com o Batalho de Operaes Especiais o BOPE. Isso no se compara com o verdadeiro Curso de Operao Especiais (COESP), mas j d um aperitivo do que pode se esperar em um COESP. Confesso que no nada fcil. Lembro da adrenalina em alta o tempo todo, da caminhada interminvel, do frio e das instrues. O cansao j fazia parte do nosso corpo e a sensao de alerta se refletia nos olhares assustados de todos. Sem dvida este uma experincia para poucos

Campo de concentrao: o mito


Alguns caveiras mais antigos contam que, em sua poca, ao trmino do curso de operaes especiais, os candidatos eram levados a um lugar deserto, similar a um acampamento militar, onde tinham de se livrar dos instrutores, que os levavam ao limite da resistncia humana com todo tipo de torturas. Segundo relatos, que podem ser reais ou no, eles passavam por torturas comochoques eltricos e afogamentos. Seria como uma espcie de iniciao para os caveiras. Na realidade, entretanto, no h nada comprovado sobre isso. Podemos, sim, crer que as provaes nesse tipo de treinamento so extremas.

Mulheres como Operaes Especiais


De fato, a maioria dos cursos de Operaes Especiais no chegam a mencionar a exclusividade para o sexo masculino. Todavia a exigncia fsica seria a mesma para ambos os sexos, afinal trata-se da busca de moldar o combatente para ser capaz de cumprir as mais difceis misses existentes, independente de ser homem ou mulher.

S-ar putea să vă placă și