Sunteți pe pagina 1din 9

PROJETO DE INTERVENO DA LNGUA INGLESA

Campo Formoso 2010 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CINCIAS

JORGE NILSON SILVA DOS SANTOS

Superando as suas limitaes da Lngua Inglesa

Trabalho apresentado Disciplina Estgio Supervisionado II do Curso De Letras Vernculas para obteno De pontuao para colao de grau, Orientadora a Prof Daniela Longuinho.

Campo Formoso 2010 UP de Campo Formoso ? BA. Aluno: Jorge Nilson Silva dos Santos Projeto de Interveno da Lngua Inglesa

Dentre vrias dificuldades existentes na educao brasileira em todos os aspectos, somam-se a estes o aprendizado de uma lngua estrangeira e as dificuldades do professor desta disciplina para a realizao a contento do seu trabalho em sala de aula. "Evidentemente, como a escola est inserida no movimento da prtica social, dever buscar estratgias pedaggicas para no cometer, no plano da realidade, prticas antidemocrticas, que dificultam o acesso da aprendizagem e afastam o aluno da escola. O papel da escola garantir a permanncia do educando at que ele atinja um nvel de conhecimento capaz de relacionar-se socialmente". Alex Silva Queiros, Aluno do 8 perodo de Letras da Faculdade de Filosofia, Cincia e Letras de Caruaru.

JUSTIFICATIVA Na pesquisa realizada numa escola da rede estadual de ensino na cidade de Filadlfia, detectamos vrios problemas que dificultam o aprendizado da lngua inglesa. No s o acesso escola como tambm a vrios recursos didticos e a um relacionamento mais humano e voltado para o individuo, seja ele aluno ou professor. A falta de professores devidamente preparados para esta disciplina, mtodos de ensino ultrapassado e a falta de material didtico, acrescentando ainda a falta de interesse dos alunos, torna-se um imbrglio no aprendizado deste idioma. Outra questo prejudicial falta de homogeneidade. Ou seja, h alunos que possui o conhecimento maior que outro, e isto dificulta o trabalho do professor. Esses professores em formao j apresentam a crena de que "no possvel ensinar ingls em escolas pblicas" e j se sentem pessimistas e acomodados em relao ao trabalho que iro exercer enquanto professores de ingls. J as crianas, se manifestam abertas e desejosas para aprender ingls, pois parece, nesta situao, que esto livres das crenas de que no lhes seria til e nem possvel aprender a lngua. neste contexto educacional to contraditrio que encontro vrias razes para justificar a importncia desta pesquisa.

PBLICO ALVO Criar meios para o envolvimento dos professores, dos alunos, da direo escolar e da comunidade, para a soluo deste e de outros problemas que afetam a comunidade educacional. Chamar a ateno das autoridades governamentais atravs de ofcios, campanhas na comunidade alertando-a sobre estas dificuldades.

OBJETIVO GERAL - Criar um clima amistoso entre aluno e professor, Aps criar um clima de autoconfiana e analisar as necessidades comuns dos alunos, proporcionar:

- Abertura social ao estudante pelo contato com uma lngua universalmente usada de forma escrita e falada; - Ampliao de sua cultura lingstica atravs do estudo das estruturas da lngua inglesa. - Facilitar aos alunos o acesso aos livros didticos e recursos sobre a disciplina de lngua - Descobrir o que realmente contribui para a aprendizagem da lngua inglesa dentro da realidade escolar - Indicar quais estratgias capazes de repensar o ensino da lngua inglesa - Como contribuir para uma aprendizagem diferenciada

OBJETIVOS ESPECIFICOS - Desenvolver a capacidade de ouvir, compreender e reproduzir comunicaes orais; - Adquirir a capacidade de ler, compreender e redigir textos em ingls, instrumento importante para atender s exigncias do vestibular e do mercado de trabalho. - Identificar os possveis alunos e professores que esto sujeitos a estes problemas; - Utilizar a internet para navegar em paginas da lngua; - Utilizar vdeos legendados na lngua inglesa; - A leitura e interpretao de textos atuais (retirados de revistas e jornais escritos na lngua inglesa); - Formar grupos de alunos para praticar a lngua; - Proceder a correo no momento em que est sendo executada atividade sem expor o aluno (de preferncia falar de modo geral); - Enaltecer o desenvolvimento do aluno sempre que o mesmo desenvolver uma atividade; - Procurar tambm trabalhar o aspecto ldico da disciplina; - Procurar fugir um pouco do livro didtico, introduzindo contedos novos atravs de textos e transparncias; - Procurar textos na lngua inglesa relacionada s outras disciplinas. Devido a globalizao e as mudanas constantes em nossa sociedade, vrias vezes o sistema educacional brasileiro tem sido transformado ensejando uma melhoria na

educao e atualizando constantemente os seus currculos e mtodos atravs dos PCNs e LDB. Os PCNs (1999, p. 29) afirmam que: "O currculo, enquanto instrumentao da cidadania democrtica, deve contemplar contedos e estratgias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realizao de atividades nos trs domnios da ao humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experincia subjetiva, visando integrao de homens e mulheres no trplice universo das relaes polticas, do trabalho e da simbolizao subjetiva". Com o objetivo de direcionar e regulamentar, o MEC ? Ministrio da Educao e Cultura, redigiu dois textos, Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LBD ? Lei 9394/96), e os PCNs.

REFERENCIAL TEORICO "A tarefa mais importante e mais difcil para o professor no ensinar, mas ouvir (...) Os professores raramente so treinados para ouvir aos silncios e as crenas implcitas de seus alunos" (Kramsch, 1993, p. 245, citada por Barcelos, 2003, p. 63). Segundo a professora Hilda Simone Henrique Coelho o ensino na rede pblica est imbricado em diversos acontecimentos polticos e fortes ideologias que envolvem toda a estrutura educacional do pas. (Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em estudos Lingsticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais) Site: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

Esta ligao culmina no prejuzo do sistema educacional como um todo. Como sugere Bohn (2003) a educao brasileira se divide em trs momentos fortes: O primeiro momento o perodo ps-segunda guerra mundial (anos 40 a 60), O segundo momento o da ditadura (anos 64 a 88) e O terceiro momento refere-se poca das ltimas reformas educacionais, a LDB (1996) e os PCNs (1998). Esses trs momentos trouxeram avano e retrocesso para os dias atuais. Avano devido a procura de uma lngua estrangeira pela elite abrindo as portas para essa disciplina, retrocesso por implicar em disputa poltica partidria e dominao ideolgica na educao. A lngua estrangeira no tratada com o mesmo empenho que a lngua nacional. Os cursos livres tem sido a salvao de muitos estudantes neste quesito. Alguns estudos tambm questionam o posicionamento da legislao brasileira sobre o ensino de LE (Paiva, 2003; Walker, 2003; Leffa, 2001, Bohn, 2003; Rajagopalan, 2003, Celani, 2000). De um modo geral, esses autores percebem a distncia que h entre a legislao e o sistema atual de ensino de LE. Alm disso, alguns criticam a redao da legislao que parece abrir caminhos para que no seja executado de fato um ensino eficiente de LE (Paiva, 2003). O momento atual mostra a necessidade de empenhar-se na formao dos professores atuais e os novos, criando novos projetos para as mudanas necessrias para a eficincia do ensino de LI nas escolas pblicas.

CONCEITOS Acreditar que possvel uma mudana no sistema educacional. Agir dentro das limitaes para que aja essas mudanas. Inovar dentro dos contedos sem tirar a essncia do que preciso construir. Derrubar as barreiras existentes. Exercitar na escola tais prticas e atitudes, sempre se resguardando da mesmice, buscando dentro das Diretrizes e Bases da Educao e do PCNs todas as aes necessrias para uma melhora no ensino da lngua inglesa.

AUTORES Selma Alas Martins Cestaro (Univ. Fed. Rio Grande do Norte / USP) Hilda Simone Henrique Coelho (Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais) DANIEL ADELINO COSTA OLIVEIRA DA CRUZ (Dissertao apresentada Banca Examinadora da Universidade de So Paulo, como exigncia parcial para obteno do ttulo de Mestre em Lngua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana).

METODOLOGIA A Metodologia empregada nesta interveno, ter que ser ldica, reflexiva e estimuladora. Utilizaremos os seguintes mtodos: - vdeos comparativos em televiso, jornais e revistas; - gravaes realizadas em TV, rdio e internet; -dividir em equipes e cada equipe trazer vrios assuntos; -cada equipe trazer dois textos sobre a lngua inglesa; -fazer perceber as diferentes palavras escritas ou faladas pelos textos; -realizar um debate com as diferenas entre duas modalidades da lngua- oralidade e escrita; -criar um vocabulrio de novas palavras at ento desconhecidas pelos alunos; -para atividades extras_ classes, sero ministradas atravs de gincanas concursos de melhores textos; -leitura de textos para conquista da pronncia; -anlise de textos para reforar conhecimentos.

IDENTIFICAO Este plano de ao ser realizado na Escola Estadual, para o turno matutino do ensino mdio, na cidade de Filadlfia ? BA. Para cerca de 80 alunos do ensino mdio, na disciplina de Lngua Inglesa pelo estagirio Jorge Nilson Silva dos Santos, aluno da FTC ? EaD, na Unidade Pedaggica de Campo Formoso ? BA.

IDENTIFICAO DA AO Durante as observaes realizadas na escola estadual Percebemos tambm, as dificuldades de alguns alunos em relao a leitura oral e a dificuldade de se expressarem em sala de aula. Atravs deste plano de ao, pretende-se trabalhar em cinco frentes: 1. Melhoria no material didtico da lngua inglesa; 2. Motivao nas aulas de lngua inglesa; 3. Liberao dos recursos tecnolgicos nas "horas" vagas; 4. Comunicao e cobrana s autoridades governamentais para soluo dos problemas existentes e de sua competncia. 5. Mtodos de leitura oral para o aperfeioamento dos alunos.

ABRANGNCIA: O projeto de ao ser realizado no colgio Cecentino Pereira, na cidade de Filadlfia. O plano de ao ser realizado com os alunos do Ensino Mdio e prope um trabalho pautado na explorao dos diversos tipos de estratgias. Este plano ir atender a uma carncia da escola em relao aos alunos.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES: 1 Semestre de 2010 CRONOGRAMA DO PLANO DE AULAS

Data Etapas Alcance dos Objetivos Atividades a serem desenvolvidas

16/03

Inicio das aulas Dinmica na apresentao Cartazes de boas vindas aos alunos e professores 23/03 1 aula Observao Aproximao com os alunos

15/04 2 aula Observao Conhecimento da classe e dos materiais utilizados em sala de aula 22 a 25/04 3 Aula Coparticipao Auxiliar o professor regente 28 a 30/04

4 Aula Regncia Utilizao de textos em Lngua Inglesa 02 a 05/05

5 Aula Regncia Gincanas, concursos, visitas a bibliotecas. Avaliaes. 08/05

6 Aula Regncia Avaliao 10/05 Participao da reunio de coordenadores Participao da reunio de coordenadores Aprimoramento e informaes educacionais

15/05 Elaborao de relatrio final Detalhamento das atividades Continuao das atividades

29/05 Continuao do relatrio final

Detalhamento das atividades Concluso das atividades. AVALIAO Segundo Perrenoud (1999), a avaliao da aprendizagem, no novo paradigma, um processo mediador na construo do currculo e se encontra intimamente relacionada gesto da aprendizagem dos alunos. Avaliar esperar resultado. Existe a maneira tradicional e as novas metodologias de avaliao. De uma forma ou de outra, sempre ocorre. Isto processa um aperfeioamento no aluno e aumento do seu contedo. Em tudo na vida somos avaliados e na educao no seria diferente. No se resume a estatsticas somente. E no processo ensino/aprendizagem no poderia ficar de fora. Nas novas estratgias de avaliao utilizaremos a qualidade e quantidade nas avaliaes. QUALITATIVA: neste processo de avaliao qualitativa acompanharemos cotidianamente cada aluno, cada equipe, cada classe, como se comportam diante das atividades propostas, acerca do ensino/aprendizagem destacando o processo de conhecimento, o procedimento a as atitudes nas aes. QUANTITATIVA: Para esta avaliao utilizaremos 5 instrumentos: a avaliao qualitativa (2), o trabalho individual (2), o trabalho em equipe (2), a prova (2), leitura do texto criado pelo aluno (2).

RECURSOS

Humanos:

Alunos

Professor

Direo

Comunidade.

Materiais: ? Lousa, giz e apagador ? Papel sul fite, cartolina, fita adesiva, pincel atmico e tesoura. ? Livros, revistas jornais e internet.

udios- visuais: ? Vdeo, TV e aparelho de som ? Retroprojetor ? DVD CRONOGRAMA: Ms Atividades para desenvolver Janeiro 1 ? Apresentar o Programa a diretoria e coordenao da escola a ser atendida. 2 ? Fechar parceria com a escola. Fevereiro 3 ? Conseguir doaes de livros para o projeto. 4 ? Definir as sries e turmas. 5 ? Mobilizar os professores Maro 6 ? Capacitar os professores, os voluntrios e a equipe tcnica. Abril 7 ? Aplicar as oficinas literrias durante o horrio de aula para que os professores possam aprender novas tcnicas de leitura. Maio 8 ? Iniciar a avaliao mensal dos alunos. 9 ? Registrar diariamente todas as oficinas literrias realizadas Julho 10 ? Produzir relatrio de Atividades para Avaliao. Agosto 11 ? Entregar um livro para que cada professor crie individualmente uma oficina literria. 12 ? Observar os professores durante suas aulas. 13 ? Fazer com que os professores apliquem as oficinas literrias. 14 ? Observar a aplicao das oficinas. Setembro 15 ? Estimular a criao de

novas tcnicas da prtica da literatura fornecendo material para os professores Outubro 16 ? Estimular os professores a desenvolver atividades ldicas em horrios alm daqueles destinados ao programa de leitura. Novembro Produo de relatrio final Dezembro Produo de relatrio final ATIVIDADES EXTRACLASSES: - Filmes com legendas em portugus com temas de relevncia para a atualidade dos alunos, escolhidos com os demais professores e direo da unidade estudantil. No perodo das aulas ou um dia mais apropriado. - Oficinas: escolha do tema na escola, junto com a equipe de professores. Realizao no sbado letivo. - Visita ao infocentro: contato com as novas tecnologias como instrumento de construo de conhecimento.

RESULTADOS ESPERADOS Aprimoramento da leitura oral e interpretao textual. Maior compreenso, por parte dos alunos, dos contedos abrangidos na disciplina de Ingls. Melhor utilizao e ocupao dos recursos existentes na escola pelos alunos.

REFERNCIAS: Alex Silva Queiros, Aluno do 8 perodo de Letras da Faculdade de Filosofia, Cincia e Letras de Caruaru. Fonte: http://www.webartigosos.com/articles/11860/1/Avaliacao-da Aprendizagem-Escolar/pagina1.html#ixzz0tB4BgZe4 COELHO, Hilda. possvel aprender ingls na escola? "crenas de professores e alunos sobre o ensino de ingls em escolas pblicas". Belo Horizonte - Faculdade de Letras da UFMG, 2005. Acesso em: 30 de julho de 2010. PERRENOUD, P. Avaliao: da excelncia regulao das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999. Acesso em: 06 de julho de 2010 PONOMA, Svetlana Plano de Ensino de Ingls: Colgio da Fundao Santo Andr ? Ensino mdio -Ano Letivo de 2009. Acesso em 09 de julho de 2010. http://www.fsa.br/santoandre/upload/arquivo/Ingles_1_ano_formato_xp%5B1%5D.pdf. Acesso em 09 de julho de 2010. http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/monografias/REALIDADE.PDF Acesso em 09 de julho de 2010. Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/projeto-de-intervencao-da lingua-inglesa/43781/#ixzz2Q1OA0GGm

S-ar putea să vă placă și