Sunteți pe pagina 1din 4

A revoluo de 1383-1385

Portugal na 2 metade do sc. XIV v veu! Perodo de fomes, epidemias e guerras Instabilidade do clima (anos de seca ou demasiado chuvosos) Provocou fracas colheitas por causa dos maus anos agrcolas Falta de alimentos e subida de preos fome. Os camponeses fugiram para as cidades procura de uma vida melhor, provocando falta de m o!de!obra para trabalhar nos campos.

"as c dades!
" o h# #gua canali$ada "em esgotos O li%o era atirado para as ruas & falta de alimentos e a falta de higiene provocava doenas, epidemias. & mais terrvel foi a Peste "egra # $ue matou cerca de 1%3 da &o&ulao da 'uro&a em 3 meses. (ransm t da ao )omem atravs da & cada da &ulga dos ratos e es&al)ou-se atravs dos c rcu tos comerc a s.

*escontentamento geral!
&tingia os grandes senhores da nobre$a e do clero, 'ue sendo donos de muitas terras, viram os seus rendimentos diminurem com a falta de m o!de!obra e o aumento de sal#rios. Por sua ve$ os burgueses, embora fossem ricos, n o tinham tanta influ(ncia )unto do rei, da nobre$a e do clero. & sua actividade comercial n o foi muito pre)udicada uma ve$ 'ue o porto de *isboa era um ponto de escala obrigat+rio entre o "orte e o ,ul da -uropa.

O problema do pas agravou!se com as guerras em 'ue se envolveu .. Fernando e ap+s a sua morte, o problema da sucess o. .. Fernando andou em guerra com /astela por'ue se achava com direito ao trono. &p+s v#rias guerras, ass nou em 1383+ um (ratado de Pa,+ em -alvaterra. "este (ratado constavam as cond .es de casamento de *. /eatr , 01n ca 2 l)a de *. 3ernando4 com *. 5oo I de 6astela. *. 3ernando &rocurou salvaguardar a nde&end7nc a de Portugal 2 cando escr to $ue a&enas o 2uturo 2 l)o de *. /eatr , ser a re de Portugal $uando at ng sse os 18 anos de dade. At l9 ser a a ra n)a *. :eonor (eles 0mul)er de *. 3ernando e me de *. /eatr ,4 a governar o re no de Portugal+ garant ndo ass m a nde&end7nc a do re no de Portugal. "o entanto, ap+s a morte de .. Fernando nem tudo se passou como estava no 0ratado e .. *eonor aclamou .. 1eatri$ como rainha de Portugal, o 'ue provocou um descontentamento da popula o, com medo de perder a independ(ncia. Por sua ve$ .. *eonor tinha um conselheiro galego 2 o conde &ndeiro 2 'ue n o agradava popula o. &ssim, 3lvaro Pais planeou uma conspira o para matar o conde &ndeiro com a a)uda do 4estre de &vis (irm o de .. Fernando). O conde &ndeiro foi morto e .. *eonor fugiu para ,antar5m e depois pediu a)uda a /astela. O 4estre de &vis, apoiado pelo povo e temendo 'ue Portugal fosse invadido pelos castelhanos tomou o cargo de 6egedor e .efensor do reino.

A &o&ulao d v d u-se!
A&o antes do ;estre de Av s # era o povo, a burguesia e parte do clero e da nobre$a, pois n o 'ueriam ser governados por um rei estrangeiro e tinham medo de perder a independ(ncia.

A&o antes de *. /eatr , # grande parte do clero e da nobre$a, por'ue receavam perder os seus privil5gios e n o aceitavam o 4estre de &vis por ser filho ilegtimo de .. Pedro I.

A res st7nc a < nvaso 6astel)ana!


O rei de /astela invadiu Portugal para fa$er valer os direitos da sua esposa .. 1eatri$. Ocupou ,antar5m, no entanto, foi vencido pelos portugueses por um pe'ueno e%5rcito dirigido por .. "uno 3lvares Pereira na batalha de &toleiros. O rei de /astela n o recuou e cercou *isboa com o seu e%5rcito, durante 7 meses. -ste cerco apenas foi levantado por'ue a peste atingiu .. 1eatri$. .. 8o o I regressou ao seu pas, mas preparou um novo ata'ue. -ntretanto o 4estre de &vis foi aclamado rei nas /ortes de /oimbra. "estas cortes o .r. 8o o das 6egras (legista) provou 'ue de todos os candidatos ao trono era .. 8o o, o 4estre de &vis 'uem tinha direito a tornar!se rei, uma ve$ 'ue )# tinha lutado muito pela independ(ncia do reino. .. 8o o I de /astela soube da aclama o do 4estre de &vis, como rei de Portugal e invadiu de novo o nosso pas, em &gosto de 9:;7 na 1atalha de &l)ubarrota.

A&esar do e=rc to 6astel)ano ser ma or do $ue o Portugu7s 0 cerca de 3> >>> e o &ortugu7s 1> >>>4 2o derrotado &or *. "uno ?lvares Pere ra e &elo re tendo s do ut l ,ada a @t9ct ca do $uadradoA. Para comemorar esta v tBr a+ *. 5oo I 0;estre de Av s4 mandou constru r o ;oste ro de -anta ;ar a da V tBr a ou ;oste ro da /atal)a. 'st lo CBt co 2 Paredes altas e finas, um portal com arco em ogiva e muitas e grandes )anelas com vitrais. &pesar de .. 8o o I ter sido eleito nas /ortes e ter vencido na 1atalha de &l)ubarrota era necess#rio consolidar a independ(ncia.

-nt o .. 8o o I, 4estre de &vis 2e, um (ratado de Am ,ade com a Inglaterra para esta o a)udar caso houvesse uma nova invas o castelhana. Para re2orar este tratado *. 5oo I casou com *. 3 l &a de :encastre+ da 2amDl a real Inglesa.

Altera.es da soc edade &ortuguesa! 6om *. 5oo I surg u uma @nova gerao de gentesA
&'ueles 'ue apoiaram .. 8o o I foram recompensados. Foi importante o apoio financeiro da burguesia para suportar as despesas da guerra. Alguns noEres de &ouca m&ortFnc a e alguns Eurgueses receEeram terras+ cargos e tDtulos. Passaram a ter ma or m&ortFnc a. A alta noEre,a 'ue apoiara .. 1eatri$ fugiu para a, &erderam os seus Eens e &r v lg os. "ota! *. 5oo I deu nDc o a uma nova d nast a # * nast a de Av s # <ma dinastia 5 a sucess o de reis pertencentes mesma famlia.

S-ar putea să vă placă și