Sunteți pe pagina 1din 2

Amaznia Azul: um oceano to rico quanto a Amaznia verde

Ministrio da Cincia e Tecnologia - 15/06/2009

Um tesouro escondido no fundo do mar, repleto de riquezas minerais e biolgicas espalhadas por mais de quatro milhes de quilmetros quadrados. Este patrimnio nacional, ainda desconhecido por boa parte dos brasileiros, a Amaznia Azul.
O territrio apresenta enormepotencial de desenvolvimento para o Pas e, assim como a Amaznia verde, est ameaado pelos interesses internacionais e pela biopirataria. Algumas iniciativas j foram tomadas no sentido de reunir esforos para definir estratgias de melhor aproveitamento e explorao da regio. Dificuldades das pesquisas martimas Em dezembro de 2008, o governo federal lanou o 7 Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM). Em maro ltimo, terminou o 4 Ano Polar Internacional, cujoobjetivo foi o de desenvolver pesquisas cientficas para conhecer os ambientes nos plos rtico e Antrtico, suas mudanas climticas e a interao com o meio ambiente da Terra. No ms passado, a Universidade Federal de Rio Grande (Furg), no Rio Grande do Sul, sediou o 1 Frum Brasileiro da Amaznia Azul e Antrtica, que trouxe reflexes acerca das necessidades e dificuldades das pesquisas martimas e na Antrtica. Recursos do mar O Frum reuniu por trs dias mais de 500 participantes, entre estudantes de graduao, ps-graduao, pesquisa e tcnicos dos ministrios do Meio Ambiente (MMA), Cincia e Tecnologia (MCT), Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap) e Marinha. Alm de discusses sobre a importncia dos oceanos, do mar e Antrtica, o encontro discutiu avanos na cooperao oceanogrfica e o uso das pesquisas como estratgia econmica para explorar o potencial pesqueiro. No fi m dos debates, os participantes apresentaram uma sntese das propostas, que far parte de um documento a ser encaminhado ao Congresso Nacional. O relatrio final apresentado no frum alerta para a necessidade de que os temas do oceano, dos mares e da Antrtica tenham a devida relevncia por parte das polticas pblicas. Profissionais para estudar o mar Outro desafio apontado pelos pesquisadores refere-se quantidade e continuidade de recursos destinados s pesquisas no mar. " importante dar a esta rea o correspondente prestgio, tendo em vista seu potencial econmico e social", diz a vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq/MCT), Wrana Panizzi, que representou o ministro Sergio Rezende na mesa de encerramento do Frum. O documento salienta ainda a importncia da formao e preparao de profissionais, alm de chamar a ateno para questes de carter mais operacional, como a valorizao da experincia embarcada como instrumento de formao de recursos humanos. E, mesmo com os avanos da cooperao da

comunidade na rea oceanogrfica, preciso que haja colaborao internacional e entre as instituies. Acordo para pesca No final do 1 Frum Brasileiro da Amaznia Azul, a Seap e a Furg assinaram um Acordo de Cooperao Tcnica que possibilita aes conjuntas para o desenvolvimento da cadeia produtiva da anchota, um pescado comum na costa brasileira, mas que ainda pouco aproveitado economicamente. O acordo tambm pretende promover aes para consolidar a pesca da anchota no Pas, fortalecer a indstria pesqueira de Rio Grande e elaborar produtos de anchota para consumo direto humano, priorizando a alimentao escolar. O Frum se encerrou com o lanamento do livro Mar e Ambientes Costeiros , organizado pelo Centro de Gesto e Estudos Estratgicos (CGEE/MCT). A publicao, que rene trabalho de vrios pesquisadores da rea de oceonografia, sugere aes a serem empreendidas para subsidiar polticas pblicas no apenas para o desenvolvimento da cincia, mas tambm para o aproveitamento dos recursos naturais do mar.

S-ar putea să vă placă și