Sunteți pe pagina 1din 9

PARTE TERICA E LEGISLATIVA DO PROJETO JUS CURUMIM:

sabido que o jovem, hodiernamente, encontra-se inserido em um complexo de relaes e aprendizado que no devem ser restritos ao ambiente institucionalizado das escolas, j que a modernidade demanda uma vasta gama de conhecimentos, pois at os mais simples conceitos, na atualidade, servem de embasamento terico e prtico para este ser que encontra-se no incio de seu desenvolvimento psicolgico, acadmico, poltico e, com toda a certeza, social. Proporcionando o desenvolvimento de cidados conscientes e crticos que possam transmitir e contribuir com os conhecimentos adquiridos para a transformao e construo de uma sociedade justa em que todos tenham conscincia da importncia do seu papel, como agente de transformao social. Dito isto, dever da sociedade como um todo, garantir que tal expanso possa ter um alicerce fortificado, partindo inicialmente da famlia, primeiro bero de aprendizagem e desenvolvimento humano para a posteriori se chegar escola e as relaes interpessoais cotidianas. Como sempre defendido com maestria por Paulo Freire, para que o processo educacional seja pleno faz-se necessrio que o conhecimento de mundo seja valorizado, pois a partir dele que o alunado comea a desenvolver os seus primeiros conceitos e valoraes, e o papel da sociedade aprimor-lo:

O fato de ele necessitar da ajuda do educador, como ocorre em qualquer relao pedaggica, no significa dever a ajuda do educador anular a criatividade e a sua responsabilidade na construo de sua linguagem escrita e na leitura desta linguagem. (A importncia do ato de ler, 1981).

Este jovem, que devido a mudanas psicolgicas e biolgicas, pergunta-se o porqu de determinados fatos sociais virem a acontecer, procuram respostas em meios diversos, correndo o risco de se depararem com informaes deturpadas, incoerentes e que traro mais dvidas do que certezas.

O projeto em questo tem como escopo esclarecer, contribuir e transformar o olhar dos jovens perante o cotidiano, sendo, por conseguinte uma proposta que busca levar a Criana e o Adolescente ao conhecimento de um direito amplo e que adapte-se a sua realidade e condio. Partindo-se para percepo de que como cidados de um Estado Democrtico de Direito devem, desde cedo, tentar compreender as regras que a eles so impostas, pois em um exerccio dicotmico entre direito-deveres que a nutrio de uma conscincia politizada pode iniciar-se. E com base nesse alicerce edificam-se cidados ticos, conscientes e crticos. Como sabido, o Direito tem suas relaes intimamente concatenadas sociedade. nela que encontra o bero de seus dilemas e solues, pois o direito nasce das relaes sociais, sendo um fato social, e como tal, possui funo social. Pinheiro Castro ao tratar do tema em sua obra Sociologia Aplicada ao Direito, nos explana que o direito um fenmeno social pela sua origem, pelo desenvolvimento e pela aplicao. Nasce da sociedade, desenvolve-se com ela e a ela se aplica(pag. 85). No mesmo diapaso, Sergio Cavalieri Filho em seu livro Programa de Sociologia Jurdica (Voc Conhece?), ao tratar sobre o tema:

Como se v, o direito invade e domina a vida social desde as mais humildes s mais solenes manifestaes, quer se trate de relaes entre indivduos, quer entre o indivduo e o grupo social, como a famlia e o Estado, quer se trate ainda das relaes entre os prprios grupos (pag. 12).

Se o Direito liga-se sociedade de uma forma to ntima que se torna difcil uma separao categrica, no se pode negar a necessidade deste ser levado s escolas. O ensino a respeito da Constituio Federal, de forma ldica que adeque-se a faixa etria dos menores matriculados nos Ensinos Fundamental 2 e Mdio, segundo as diretrizes trazidas pela LDB, de uma importncia sumria e mpar. Levar o conhecimento por meio de palestras, peas teatrais e folhetos, por exemplo, dar o pontap inicial para que as futuras geraes encarem os Trs Poderes como eles devem de fato ser encarados, como funcionrios e defensores do povo, o verdadeiro detentor do poder nesta Nao Soberana.

Pondo fim a falsa e difundida concepo de uma justia distante, estranha a sociedade em que est inserida acercando e transportando suas concepes para cotidiano social fugindo assim do juridiqus e do formalismo desnecessrio. Os pequenos cidados tem um papel transformador, uma vez que ao receber os conhecimentos, eles os transferem para o mbito familiar, promovendo uma mudana como um todo, difundindo politizao e conhecimento, para que as mazelas que assolam o Brasil, como a corrupo e violncia, dentre outros, comecem a ser tratadas, pois como um parasita que suga sua presa e por fim o mata, a corrupo arruna os pilares de nosso pas, cabendo s geraes futuras procurarem uma soluo, onde o caminho mais coerente aplica-se em educar os mais jovens e demonstrar a origem de certas condutas para que o resultado indesejado no ocorra. Estamos diante de uma janela aberta, onde no h projetos que efetivamente venham a implantar o ensino constitucional nas escolas. O nosso objetivo lev-lo atravs de atividades extras e participativas, principalmente no momento educacional brasileiro que estamos vivenciando, ao alunado que permanece em tempo integral na escola. O projeto Mais Educao do governo federal, atravs de seus macrocampos, propicia ao alunado mais uma oportunidade de aprendizado, principalmente nos seus campos obrigatrios matemtica e portugus. Nada impede que neste momento seja abrangido ensinamentos vastos, pois se objetiva a formao de um cidado completo, e no um mero devorador de livros e frmulas. O projeto no tem a empfia de querer formar juristas, pois tal caminho longo e requer conhecimento especfico, o que se pretende levar os conhecimentos bsicos, principalmente no que tange aos princpios fundamentais, garantias individuais, e respeito dignidade da pessoa humana. Se se conseguir implantar uma pequena semente sobre este trip, o desenrolar do conhecimento apenas consequncia, pois o nosso Ordenamento vigente j nos garante tal possibilidade. JUS CURUMIM, ao unir uma palavra de origem latina e outra de origem tupi, tipicamente brasileira, vem demonstrar que o direito que queremos garantir que este cidado mirim, ou melhor cidado curumim, possa ter sua dignidade respeitada, e que o seu processo de formao poltica tenha o apoio e evidncia necessria. O Direito desta

parte hipossuficiente j abarcado pela constituio e pelo ECA, o que se busca que a Criana e o Adolescente sejam vistos como de fato so, sujeitos de direitos. A nossa legislao vigente nos garante um benevolente alicerce, demonstrando que a proteo desta parte hipossuficiente da relao- Crianas e Adolescentes- no taxativa, e nos garante um estudo que desenvolva o seu potencial para que cada dia mais deles possam ser inseridos nas relaes interpessoais da forma mais harmnica possvel. Podemos observar claramente no artigo 6 da constituio a preocupao do constituinte da garantia de tais direitos j aludidos acima como objetivo do projeto, vejamos : Art. 6 So direitos sociais a educao, a sade, a alimentao, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio. sabido que hodiernamente com os meios de comunicao difundidos em massa, globalizao e um processo educacional que sofreu positivas transformaes desde a dcada de 70 com a implantao das primeiras creches, at chegarmos a uma quebra entre uma educao fechada do passado e a educao aberta que temos no presente, com ventos abundantes de prosperidade e conhecimento esperados no futuro, temos um alunado formado por pequenos cidados informados e que merecem uma orientao, j que por estarem em uma fase de descobertas e desenvolvimento psicolgico, poltico e pessoal como exaustivamente j citado, necessitam de orientao. A nossa Carta Magna j em seu prembulo, que nos serve com um vetor, um farol que guia um novo ver do Direito, onde toda a legislao vigente deve ser interpretada seguindo sua ptica para que se venha a respeitar os princpios e garantias fundamentais, temos o seguinte:

Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bemestar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias(grifo nosso), promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Note-se que j de incio nos demonstrado as orientaes seguidas pelo Estado Democrtico de Direito para que se garanta o bem estar do seu povo, verdadeiro detentor de um poder constitucional, em nenhum momento se exclui o cidado, e como o nosso objetivo justamente fazer com que a Criana e o Adolescente possam ter uma iniciao vida poltica na sua forma mais pura e digna, alm de ter o seu senso crtico apurado, nada melhor do que a sua iniciao ao conhecimento daquele que deveria ser o livro de cabeceira de uma Nao livre e Soberana, que tem o poder emanado do prprio povo: a Constituio Federal, de forma ldica, coerente sua faixa etria. No seu artigo 1 incisos II e III, quando trata-se dos fundamentos do Estado Democrtico de Direito deparamo-nos, respectivamente, com a cidadania e a

dignidade da pessoa humana. Se estes fundamentos esto elencados no art. 1 de nossa Magna Carta, porque de fato possuem uma importncia extrema e imensurvel. Nada melhor para a formao de um cidado do que uma educao em todos os sentidos, aqui no sendo restrita educao institucionalizada, mas uma educao ampla, incentivando-o a ser cidado, ou seja, orient-lo para que ele prprio expanda, junto com o seu conhecimento de mundo, causando uma importncia de grande sabedoria mpar. Como tanto nos ensinou Paulo Freire em suas brilhantes obras ao tratar sobre a educao como j explicitado, possa desenvolver suas certezas e opinies prprias. Permitir que o indivduo, singular ou plural, possa entender e tomar decises ticas, polticas e interpessoais garantir-lhe o respeito dignidade da pessoa humana. Se falamos em igualdade no art. 5 CF/88, estamos abrangendo, tambm, aqueles absoluta ou relativamente incapazes, e para estes que aqui se explanam - Crianas e Adolescentes - a jornada de politizao e educao se tornaro um alicerce concretado e firme. Quando nos referimos educao inconteste que a grande parcela da populao a enxerga como aquela institucionalizada, relao professor-conhecimento-aluno, esquecendo-se que na formao destes indivduos a sociedade desenvolve uma parcela muito mais significativa, principalmente pela anlise, sob a ptica da globalizao e a facilidade aos meios de comunicao em massa. O artigo 205 caput da CF nos diz:

A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

Se nos dado a incumbncia de sermos partes integrantes no processo educacional para que se alcance um desenvolvimento pleno da pessoa, e se partimos de uma educao poltica-constitucional desde o Fundamental 2 e do Ensino Mdio, em tese, quando a sociedade exigir e garantir capacidade para os atos da vida civil, a contribuio passada e alicerada poder vir a surtir efeitos positivos, os quais so desejados. Se o ensino tem que ser plural ( artigo 206 CF/88), que seja dado aos jovens a oportunidade de participarem de palestras e explanaes com profissionais da rea, em que se trate Constituio no como letra morta, mas como guia atuante do cidado mirim brasileiro, e daqueles que os circundam.

Art. 227 caput CF/88: dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

Se estamos diante de uma negligncia e descuido, no podemos fechar os olhos para uma realidade plausvel e inconteste. O futuro do pas ser formado por nossas crianas e jovens, valeremo-nos das palavras do Ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa que com maestria proferiu: A maior injustia a omisso. Bittar ao tratar sobre tica em sua obra tica Geral e Profissional: a ao que fazes auxilia a construir um modelo para a humanidade ou a denegri-la (pg. 96). A Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990 (ECA) veio para acalentar nos braos legislativos a criana e adolescente, com um estatuto especial, referncia no mundo. Aqui o menor visto como um sujeito de direito, no mais como uma simples marionete, em termos amplos, do poder familiar ou do Estado. Garante-se principalmente o seu bem estar e sua dignidade. No art. 3 ipsis litteris:

A criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta Lei, assegurandose-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de

lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade.

Se se assegura os meios para facilitar o seu desenvolvimento, o ensino Constitucional nada mais do que um mecanismo a mais para que o jovem compreenda o porqu de certas obrigaes, deveres e, principalmente, o seu papel de cidado. Como dito anteriormente, o menor detentor de direitos, entre eles a liberdade, o respeito e dignidade ( art. 15 ECA). Se o prprio ECA em seu art. 16, IV, garante ao menor participao na vida poltica, e o art. 14, c, da CF faculta o voto, estamos diante de uma parcela da populao politicamente ativa, mesmo sendo de carter facultativo, que deve e merece apoio e instruo para que o futuro poltico do pais possa ser visto de forma respeitosa, digna e, principalmente, honesta. Pra que se prepare o jovem para o exerccio da cidadania, bem elencado no art. 53 caput do ECA. O respeito integridade do jovem (art. 17 ECA) deve ser visto de forma ampla, garantindo-lhes uma educao ampla, garantir que os caminhos que possivelmente se abriro, possam ser analisados critico e politicamente. Entretanto, tal incentivo s palestras propostas em nosso projeto no conseguiro lograr xito sem a contribuio da escola, quela institucionalizada, atravs de um suporte no campo de atuao principal e de realizao das almejadas metas. A LDB, responsvel por propiciar as diretrizes da educao brasileira, nos abre um leque de possibilidades para que o incentivo ao menor, ou melhor, ao alunado, seja amplo e que no se restrinja as matrias bsicas e obrigatrias no currculo, conforme os parmetros da educao brasileira. Em seu art. 1 caput nos explanado:

A educao abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais.

Note-se que mais uma vez a educao vista de forma expansiva, e que as influncias sociais podem e devem colaborar para o desenvolvimento.

Art. 2. A educao, dever da famlia e do Estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno

desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

Se se pretende formar cidados, no se pode imaginar que quele que no conhece seus deveres poder executar seus direitos, que sem incentivo se chegue a plenitude. No se trata da formao de juristas, j que este um caminho rduo e longo, pretende-se, apenas, que o cidado mirim passe a entender um pouco sobre as torpezas que assombram a Nao na qual vive, acarretando no estouro do estopim crtico, j que estamos diante de um pluralismo de ideias e de concepes pedaggicas, um dos princpios elencados no art. 3 da LDB.

Art. 22. A educao bsica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurarlhe a formao comum indispensvel para o exerccio da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Um caminho, como uma operao matemtica, s se chega a um resultado comum se os elementos estiverem em harmonia e bem colocados. Mesmo que o resultado no seja absoluto, os estudos e incentivos para que os resqucios dos encabrestamentos, principalmente em regies do interior, possam ser no quebrados, pois isso j seria pretenso, mas ao menos questionados. Isso quando nos referimos a um alunado do Ensino Mdio, que j possuem uma percepo de mundo mais crtica e politizada, graas s mdias, principalmente microblogs da rede mundial de computadores como o Facebook. O art. 35, II da LDB :o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico, demonstra a preocupao com os adolescentes no que concerne tica, na formao tica do indivduo. Na obra de Bittar ele nos demonstra o direito que o indivduo tem de ter uma opo tica, ou seja, a todo instante ele vive em conflito para decidir o que entendido como certo ou errado, justo ou injusto. Por ser um indivduo inserido em relaes diversas, interagem mutuamente , seja de forma ntima, seja como os outros, onde suas decises so tomadas de acordo com esses estmulos internos e externos que cada um sofre. Como diz Bittar a tratar sobre o tema:

Mas para que haja a reflexo tica necessrio que se garanta que os indivduos estaro interagindo numa relao de paridade entre a interao interna ( subjetivismo) e as condies externas da existncia ( determinismo)(pg. 94).

Como se pode observar, so as relaes humanas que se tem como reflexo para a tica, e hodiernamente as desigualdades esto transformando as decises, muitas vezes no condizentes com o que entendemos como tica, pois nos deparamos com pensamentos equivocados em querer separar o saber tico dessas vivncias, as aflies do humano so a estampa caracterstica da dimenso tico-reflexiva (pg. 94). Mas como querer que um indivduo tenha plenitude em suas decises se estamos diante de uma realidade que no permite que as pessoas possam estar em p de igualdade? Logo, estaramos tolhendo um direito do cidado, encurralando-as no vcuo da misria (pg. 95). Esse o ponto, em meio a tantas desigualdades, que se faz necessrio uma orientao prtica para que este adolescente possa discernir entre o certo e o errado com apoio, devendo-se dar a criana e ao adolescente facilidades para que possa alcanar um pleno desenvolvimento, guiar o caminho para que seja seguido de forma coerente, digna e conforme os ideais de justia, nunca buscando-se imposio, mas que atravs do conhecimento, ele possa decidir qual o seu melhor, pois enquanto hipossuficientes, atribui nossa obrigao de garantir-lhes uma caminhada segura, transformando-os em adultos principalmente ticos.

S-ar putea să vă placă și