Sunteți pe pagina 1din 21

Observao Importante: Este documento foi elaborado na edio 2012 da disciplina de PLEM, por uma aluna da T2-RJ.

Para este ano (2013) algumas mudanas foram feitas no edital de orientao da elaborao dos trabalhos e no plano de atividades. Dessa forma, utilize este documento apenas como um exemplo para ter uma ideia de como ficar o trabalho pronto e no deixe de conferir os manuais e orientaes disponveis na plataforma.

PLANO DE EMPREENDIMENTO
ESPAO MULTIMDIA APRENDIZAGEM MULTIDISCIPLINAR

Maria do Carmo Bellizzi Barreto

MBA GESTO EMPREENDEDORA TURMA T2 - 2012

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

SUMRIO EXECUTIVO
As escolas da rede municipal do Rio de Janeiro tm sido alvo de grandes projetos que visam melhoria da aprendizagem e a elevao das notas dos alunos nas avaliaes propostas tanto pelo nvel federal, como municipal. Seguindo este modelo de gesto, surgiu a ideia de um projeto multidisciplinar para a Escola Municipal Nossa Senhora de Pompia, com a oportunidade de transformar um ambiente ocioso da escola, em um espao de aprendizagem e interao, utilizando-se diferentes tecnologias de informao e comunicao e atendendo a diferentes reas do conhecimento. Toda a equipe escolar estar envolvida na implementao do projeto, que visa melhoria da aprendizagem dos alunos, assim como estimular os professores a promoverem aulas mais interessantes e participativas, atravs dos diversos recursos que faro parte do ambiente multimdia. Para a realizao deste empreendimento, o valor solicitado ao edital ser de R$30.873,60, destinados compra de alguns equipamentos e realizao de alguns reparos na sala que compor o ambiente multimdia; assim como para despesas correntes, material de consumo e servios treinamento e manuteno dos equipamentos. O baixo custo deste empreendimento, assim como a dedicao e criatividade da equipe escolar, j anunciam o sucesso do investimento, ao possibilitar transformaes positivas no s no ambiente fsico escolar, mas principalmente na qualidade do ensino, refletindo-se nos resultados das avaliaes da aprendizagem e no prazer de frequentar a escola. Este empreendimento vem ao encontro do Programa de Melhoria da Aprendizagem nas Escolas, da Fundao Novo Brasil Educao para o Futuro, do qual esperamos o apoio financeiro para a realizao deste projeto que apresentaremos mais minuciosamente nos prximos captulos.

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

1. CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentao
Nome completo da escola: Escola Municipal Nossa Senhora de Pompia Tipo de instituio: Escola Pblica Municipal da Cidade do Rio de Janeiro Ano de fundao: 1969 Bairro/Cidade: Cachambi - Rio de Janeiro Contato: (21) 3315-2185 / empompeia@rioeduca.net N de alunos: 474 Sries atendidas: Educao Infantil (modalidade Pr-escola), e Ensino Fundamental (do 1 ao 5 ano)

Misso: Ser um espao prazeroso, seguro e acolhedor que assegure um ensino de qualidade aos alunos na sua totalidade, respeitando sua individualidade e ampliando seu potencial interpessoal, para que se tornem cidados ticos, crticos, criativos, conscientes e participativos; capazes de construir seu prprio conhecimento, interagir e intervir na realidade atual.

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

Viso: Ser reconhecida pela excelncia em humanizao, ensino e cultura que integre toda a comunidade escolar, buscando o crescimento e o desenvolvimento integral dos alunos, enfatizando as competncias necessrias para uma vida de qualidade com cidadania, contribuindo para formao de lideranas capazes de cooperar na formao de uma sociedade justa e fraterna.

Breve histrico
A Escola Municipal Nossa Senhora de Pompia localiza-se Rua Cirne Maia, n 109, no bairro do Cachambi (zona urbana). Possui um prdio antigo, mas bem conservado, pertencente ao Asilo Infantil e cedido Prefeitura do Rio (acordo feito, em 1969, pelo regime de comodatos). Funciona em cooperao com este asilo situado ao lado da escola e de mesmo nome, onde algumas crianas tm a oportunidade de ficarem no contraturno, enquanto suas mes trabalham, at as 17h. Possui dez salas de aula e vinte turmas, distribudas em dois turnos:

N de turmas 5 3 3 3 1 2 2 1

Ano escolar Educao Infantil 1 ano 2 ano 3 ano 3 ano Projeto 4 ano 5 ano Projeto Acelerao 1

A escola conta com o apoio de trs serventes, trs merendeiras, dois porteiros e dois agentes educadores.

Professores
A equipe gestora da escola composta por um Diretor, um Diretor Adjunto e um Coordenador Pedaggico. O grupo de professores unido e bastante comprometido com a qualidade da educao. Todos possuem formao em nvel superior e esto assim distribudos:

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

REA/DISCIPLINA Artes Educao Fsica Lngua Inglesa Sries Iniciais do Ensino Fundamental Sala de Leitura Readaptados Sala de Recursos Total

N 1 3 1 16 1 3 1 26

Alunos
A Unidade Escolar atende alunos do Pr Escolar (4 e 5 anos) at as Sries Iniciais do Ensino Fundamental, do 1 ao 5 ano ( 6 a 12 anos), tendo atualmente 474 alunos. Srie/ano Numero de Alunos 103 77 62 77 62 57 20 16 E.I. 1 ano 2 ano 3 ano 4 ano 5 ano Projeto 3 ano Acelerao

H 15 alunos portadores de necessidades educacionais especiais inseridos nas turmas regulares (2 com Sndrome de Down, 3 com TGD/Autismo, 1 com deficincia auditiva, 2 com deficincia visual, 7 com Deficincia Intelectual), que possuem atendimento especializado numa Sala de Recursos Multifuncional, no contraturno e alguns contam com o acompanhamento individual de estagirios no prprio turno.

Caractersticas mais marcantes do local onde a escola se insere


A escola est inserida num bairro tranquilo, prxima a um grande Shopping. A maior parte da rea residencial e possui uma boa variedade de comrcio essencial.

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

Mesmo com a proximidade de instituies de ensino pblicas e particulares, nossa unidade escolar atrai muitos alunos por ser bem conceituada na regio, assim como pelo bom trabalho desenvolvido, tendo alcanado as metas do IDEB desde 2005. H efetiva participao da comunidade local tanto nas atividades propostas, quanto no dia a dia da escola.

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

2. IDENTIFICAO DO PROBLEMA OU OPORTUNIDADE


As escolas da rede municipal do Rio de Janeiro tm sido alvo de grandes projetos que visam melhoria da aprendizagem e a elevao das notas dos alunos nas avaliaes propostas tanto pelo nvel federal, como municipal. Seguindo este modelo de gesto, surgiu a ideia de um projeto multidisciplinar para a Escola Municipal Nossa Senhora de Pompia, com a oportunidade de transformar um ambiente ocioso da escola, em um espao de aprendizagem e interao, utilizando-se diferentes tecnologias de informao e comunicao e atendendo a diferentes reas do conhecimento. No curso da histria da educao, tivemos a oportunidade de observar uma evoluo das tecnologias utilizadas no ambiente escolar, visando aperfeioar as tcnicas de ensino e promover um melhor aprendizado. Passamos do quadro negro, para o branco; do mimegrafo, para copiadoras; do retroprojetor, para data show; videocassete para DVD; fita cassete para CD; enfim, muitos dos instrumentos usados na sala de aula esto a caminho da aposentadoria, pois se tornaram obsoletos e insuficientes diante das novas tecnologias. O setor da educao est vivenciando a consolidao de um novo paradigma tecnolgico, com a introduo de diferentes mdias, transformando por completo o ambiente de aprendizagem. Vrios recursos vm sendo utilizados e conquistando espao e a aprovao tanto de professores, quanto de alunos. Uma das novidades tecnolgicas que o MEC planeja levar s escolas de todo o Brasil a lousa eletrnica composta de um receptor e uma caneta, que, acoplados ao projetor Proinfo (computador interativo utilizado em escolas pblicas), permitem ao professor trabalhar os contedos disponveis em uma parede ou quadro rgido, sem a necessidade de manuseio do teclado ou do computador. Com a tela projetada, o contedo se torna interativo e o professor pode escrever, desenhar, fazer notas, salvar todo o contedo e enviar para os alunos por meio digital. A presidente Dilma Rousseff afirmou durante o seminrio Gesto de Compras Governamentais a Experincia da Educao, realizado no ano passado, em Braslia (DF), que haver um "esforo enorme" para que os equipamentos sejam adquiridos. So produtos essenciais para os alunos e professores e com certeza contribuem para a educao, disse, durante uma exposio

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

que apresentou os aparelhos, que sero adquiridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE). A rede pblica da cidade de Taboo da Serra, na regio metropolitana de So Paulo, foi toda informatizada e j possui a lousa. Ao total foram 24 lousas, uma para cada escola. De acordo com o secretrio de educao do municpio, ela uma ferramenta de trabalho inovadora e motivante, que se for usada da maneira correta estimula o ensino". Utilizando a ferramenta benchmarking, observamos que aqui no Rio de Janeiro, o Colgio Logosfico Gonzlez Pecoche, da rede particular, em Botafogo, j utiliza a lousa digital em seus projetos desde 2011, pois apostou na integrao dos contedos aplicados pelo currculo associados a este novo elemento. Inicialmente apenas duas salas foram utilizadas por um perodo experimental, assim como a biblioteca, que contou com um espao multimdia para todos os alunos, inclusive da Educao Infantil. A experincia foi to bem sucedida que em 2012 todas as salas do 1 ao 9 ano j contam com mais este esse instrumento, que, segundo os professores, vm estimulando os alunos e propiciando uma aprendizagem mais eficiente e prazerosa. Em entrevista com uma das professoras do colgio, foi relatado que inicialmente ficou insegura, pois desconhecia o uso desta tecnologia da informtica. Mas com o treinamento oferecido pela escola, assim como o estudo do passo a passo da sua utilizao, conseguiu atingir o objetivo maior, que era alcanar o bom desempenho da turma com esse novo recurso. Disse ainda que os resultados com os alunos foram semelhantes ao que encontrou durante anos de magistrio, s que pde comprovar que os estados mentais de cada criana tornavam-se aguados por ter um aliado que nascera no mesmo tempo delas. A escola adotou ainda um material didtico digital da Editora Leia, que fornece subsdios para a realizao das atividades. Alm desta editora, h outras no mercado que j utilizam materiais que enriquecem as aulas, como mostra a Revista Eletrnica Educatrix, da Editora Moderna.
Destaque do site www.brasil.gov.br, em 14/09/11 Portal Brasil Fonte: Blog do Planalto Notcia publicada no site www.portaleducacao.com.br/pedagogia/lousaeletronica - 01/11/10 http://www4.moderna.com.br/educatrix/home.html#.

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

Nossa escola, ento, vislumbrou a possibilidade de criar um ambiente multimdia de aprendizagem, para auxiliar no projeto multidisciplinar, juntamente com outros equipamentos que a escola j possui; propiciando diferentes formas de ajudar na construo do conhecimento dos alunos, assim como aulas mais participativas, dinmicas e interessantes; gerando tambm melhoria na infraestrutura da escola, j que se passar a utilizar um ambiente, antes ocioso, de forma mais produtiva.

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

3. CARACTERIZAO DO PRODUTO/SERVIO
Foco do projeto
O Projeto Multidisciplinar atender aos alunos da Educao Infantil ao 5 ano, num ambiente de aprendizagem com diferentes mdias como TV, DVD, aparelho de som, computadores, impressoras, telo, data show, lousa eletrnica e o acervo bibliotecrio. importante ressaltar que os alunos no aprendem simplesmente para fazer provas e aumentarem suas notas, mas aprendem para a vida. Este projeto tem como objetivo essa aprendizagem abrangente, real, aplicada na vida do aluno. Queremos que haja satisfao durante a aprendizagem, tanto por parte do aluno, como do professor.

Atividades a serem realizadas


Haver um professor (de Sala de leitura) atendendo as 20 turmas semanalmente, em horrios fixos, organizados pela equipe diretora (diretor, diretor adjunto e coordenador pedaggico). Os professores regentes, assim como os professores das disciplinas especializadas (Artes, Ingls, Educao Fsica e Sala de Recursos) podero agendar previamente o uso desta sala para ministrarem suas aulas utilizando os diversos recursos disponibilizados. Os alunos tambm podero agendar horrio para realizar atividades no contraturno, como pesquisas e estudos, assim como os estagirios e voluntrios que atendem ao reforo escolar e aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Nos dias de hoje, as crianas desde muito cedo, manifestam grande facilidade em lidar com as novas tecnologias da comunicao e informao, que j fazem parte de seu cotidiano. A simples transmisso de contedos, da forma tradicional, como j nos ensinava Paulo Freire, desmotiva os alunos, levando ao desinteresse e at mesmo indisciplina e consequentemente aos baixos resultados.

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

Esquema representativo - Projeto Multidisciplinar

Exemplo de caso de sucesso


Pesquisa feita no Colgio Logosfico mostrou que com a lousa eletrnica associada a um projeto de uma editora, adotado pela escola, prenderam muito mais a ateno do aluno, facilitando sua aprendizagem. Os professores relataram que no conseguem mais pensar nas suas aulas sem os recursos deste ambiente, que possibilitam seu uso da lousa eletrnica at mesmo como recurso bsico de simplesmente escrever, ou utilizar diferentes cores, ressaltando algum trecho do material que est sendo trabalhado. Relataram que os alunos ficam encantados com este moderno e dinmico tipo de aula. Vale destacar algumas vantagens percebidas nas atividades escolares: Ferramentas teis para o ensino da matemtica, como calculadora, transferidor, frmulas para fraes; Recursos como fotografar e exibir fotografias dos alunos realizando as atividades; Scanear materiais; Salvar suas aulas para depois voltar a elas;

10

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

Exibir filmes do Youtube que posteriormente podem ser utilizados para diferentes atividades tanto da Lngua Portuguesa, como de Histria; Exibir mapas ou localidades para o ensino da Geografia; Usar os livros digitais para acompanhar o material do aluno; Interagir com os contedos exibidos na lousa.

Viabilidade e continuidade do projeto


A rede municipal do Rio de Janeiro j possui um material didtico prprio, do qual tanto o professor quanto o aluno tm acesso atravs de e-mail e senha prprios o Educopdia que conta com atividades, planejamento, jogos interativos, entre outros, que podero ser realizados em cooperao na lousa, j que a simples projeo das atividades no telo ou no quadro branco no permite o recurso da interao. Este ambiente multimdia possibilitar tambm um maior movimento do aluno dentro do horrio escolar, ao invs de ficar restrito sua sala de aula. H planos da Prefeitura para transformar nossa escola em horrio integral, e este projeto servir como piloto para que futuramente se possa oferec-lo como parte das oficinas. Atualmente ajudar a compor o horrio de Centro de Estudos do professor regente, j que em determinados dias suas turmas ficam em diferentes atividades com os professores das disciplinas especializadas (Artes, Ingls, Educao Fsica e Sala de Leitura).

11

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

4. ESTRATGIA DE IMPLEMENTAO
Anlise SWOT

Oportunidades O fato das crianas j viverem hoje inseridas num mundo que utiliza a tecnologia para diferentes aes; a imagem da escola ficar mais atrativa, ao oferecer mais ferramentas que auxiliam na aprendizagem dos alunos. Existncia de projetos governamentais que estimulam iniciativas semelhantes. Casos de sucesso em outras escolas. Possibilidade de apoio de outras instituies.

Ameaas A mudana de governo (prefeitura) interferir nos projetos da escola. Futuras restries de recursos que no permitam atualizar ou realizar a manuteno adequada dos recursos multimdia (possibilidade de ficarem obsoletos).

Foras Grupo de professores e direo competentes e empenhados em oferecer um ensino mais envolvente e significativo para os alunos. Apoio e confiana dos pais.

Fraquezas Resistncia ou receio dos professores em utilizar novas tecnologias.

12

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

Objetivos estratgicos
Definio das estratgias

Objetivos Melhorar a infraestrutura oferecida aos alunos, transformando um ambiente ocioso em um mais produtivo para a escola. Contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos

Metas Tornar o processo de aquisio de conhecimentos mais atrativo, aumentando o interesse dos alunos e consequentemente seu desempenho escolar em 10% por ano. Aumentar o IDEB da escola de 6.1 para 7.0 at o fim do projeto (36 meses)

Estratgias

Desenvolver atividades que estimulem o interesse dos alunos pelas diferentes reas do conhecimento, com o auxlio de diferentes mdias.

Capacitar professores, estagirios e voluntrios para o uso de novas tecnologias de ensino, estimulando a criatividade e o prazer em ministrar suas aulas.

Recursos necessrios

O que vou precisar Alguns reparos na sala que ser utilizada no projeto, compra de equipamentos bsicos.

Descrio

Como obter

Pintura na sala que compor o ambiente multimdia e aquisio de uma lousa eletrnica, um ar condicionado e um home theater.

Recursos obtidos via Edital Projeto Inovadores em Educao, verba prevista para despesas de capital.

13

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

5. MARKETING E COMUNICAO
A comunicao do Projeto Multidisciplinar, que ser implementado em 2013, iniciar com um marketing integrado, onde os gestores faro a difuso sobre o novo ambiente de aprendizagem para todos os professores e funcionrios, numa reunio geral que ocorrer durante um Centro de Estudos ou Conselho de Classe, ainda em 2012, com o objetivo de que toda a organizao se volte para o sucesso e divulgao do projeto. Para isso pretendemos estimular o empenho e o comprometimento de todos. Posteriormente sero feitas reunies com os pais e alunos, com o objetivo de lhes informar sobre a nova ferramenta de trabalho que ser oferecida em 2013. O projeto foi elaborado em prol da comunidade escolar e tudo indica que ter boa aceitao pelos clientes (internos e externos), podendo propagar-se por si s, pois atende s suas necessidades e anseios, alm de beneficiar tanto a organizao quantos aos clientes.

Modelo de negcios
A seguir h a representao do modelo de negcios do projeto. O intuito mostrar como a escola se organiza para gerar valor.

14

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

6. ORGANIZAO E GERNCIA DO EMPREENDIMENTO


Equipe gestora
A organizao e gerncia do empreendimento ser feita pela equipe gestora, que encontra-se capacitada para executar os projetos idealizados para a escola, contando com a ajuda da sua equipe escolar, como mostra a tabela a seguir:

Nome

Funo

Formao/ Experincia MBA Gesto Empreendedora em Educao. Desempenha a funo h mais de 10 anos e sempre foi professora regente da escola antes de assumir o cargo. Cursando em 2012 MBA Gesto Empreendedora. Regente de turmas nessa escola desde 1998, desempenhando concomitantemente o cargo de diretora adjunta h 4 anos. Devido grande experincia profissional na esfera pblica e particular (mais de 30 anos de magistrio), presta auxlio tanto nas questes administrativas, quanto nas pedaggicas. Desempenha regncia de turma em outra escola, assumindo concomitantemente o cargo de coordenadora em setembro de 2012. Tem demonstrado empenho na funo e timas idias.

Principais atividades (no Projeto) Gestora responsvel pela tomada de preos, oramentos e prestao de contas das verbas destinadas escola.

Ktia

Diretora

Maria do Carmo

Diretora Adjunta

Planejar, executar e controlar o projeto. Elaborar os horrios de utilizao da sala para realizao do projeto multidisciplinar, marcar reunio de divulgao do projeto com a equipe escolar e os pais. Fazer o controle da utilizao da sala visando aprendizagem dos alunos. Preparar a capacitao dos professores e realiz-la durante os Centros de Estudos, sugerindo atividades de aproveitamento dos equipamentos disponveis para a aprendizagem dos alunos. Responsvel pela capacitao dos professores para a execuo do projeto.

Rosane

Coordenadora Pedaggica

15

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

Principais processos
A tabela a seguir, mostra o perfil da equipe e os principais processos de trabalho necessrios para a realizao do empreendimento:

PROCESSOS DO SEU EMPREENDIMENTO

COLABORADOR

PERFIL NECESSRIO Conhecimento: Professora concursada, regente h muitos anos na escola, possui experincia de 10 anos nas funes de coordenadora pedaggica e diretora adjunta na nossa U.E.

Responsabilizar-se pelo ambiente multimdia; realizar atividades com as turmas e receber os alunos para pesquisas no contraturno.

Wnia (Professora da Sala de Leitura)

Habilidade: Boa comunicao verbal. Assumiu a Sala de Leitura este ano e vem desenvolvendo timo trabalho com os alunos. Atitude: Domnio de classe, criatividade, responsabilidade e tica profissional. Conhecimento: Professores concursados, experientes e dedicados aos projetos desenvolvidos na escola.

Utilizar ambiente multimdia para realizao de diferentes atividades nas diversas reas do conhecimento.

Equipe de professores da U.E.

Habilidade: Gostam de inovao e de ensinar de diferentes formas. Atitude: Domnio de classe, criatividade, responsabilidade com a aprendizagem e cumprimento de metas. Conhecimento: Classificada em 2 lugar no concurso para Secretria escolar; capacitaes na CRE para exercer a funo.

Confeccionar materiais para as reunies de divulgao do projeto, digitar os horrios e afixar nos murais.

Mrcia (Secretria)

Habilidade: domina os necessrios a sua funo.

processos

Atitude: Autonomia, agilidade, organizao e responsabilidade.

16

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

Conhecimento: Concursadas exercer a funo de servente.

para

Garantir a limpeza da sala e manuteno dos equipamentos

Ezali e Neide

Habilidade: ser cuidadosa ao manusear os equipamentos que compem o ambiente multimdia. Sero capacitadas para limp-los corretamente. Atitude: Gosto em manter organizado o ambiente para o bem- estar dos alunos.

Legenda: Processo Pedaggico Processo Administrativo Processo de Apoio

17

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

7. PLANO FINANCEIRO
Investimento (despesa de capital)

Item
Obras e infraestrutura Obras Instalaes Material permanente Lousa digital Ar condicionado split Home theater Total

Ano1
4.385,80 4.385,80 11.051,00 6.880,00 3.882,00 289,00 15.436,80

Ano2
0,00

Ano3
0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

Detalhamento: Lousa digital - Smart board SB480 modelo: srie 400 77(com instalao includa) Ar condicionado Split - Spinger Carrier 30.000BTUs c/ instalao Home theater - Britania 51 240w RMS Parte da obra na sala que compor o ambiente multimdia - Ser feita a colocao de azulejos at mais ou menos 1m e meio da parede e pintura do restante da parede e teto. A obra ser realizada no ms de janeiro (frias dos alunos).

Despesas correntes

18

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

Detalhamento: Papel Ofcio 20 resmas por ms (equivalente a uma resma por turma) CDs 20 CDs por ms (para arquivamento das atividades do Projeto realizadas com cada turma no Ambiente Multimdia) Pen drive 1 por professor (incluindo Ingls, Artes Visuais, Educao Fsica e Sala de Leitura), para planejamento de atividades a serem realizadas com alunos. Obs: Alguns materiais didticos que sero utilizados com os alunos sero fornecidos pelo prprio municpio (tanto os impressos, como os cadernos e livros pedaggicos, quanto os virtuais, como os da EDUCUPDIA), e os demais sero baixados pela internet sem custo (jogos, vdeos, reportagens, notcias, mapas, revistas eletrnicas, msicas, entre outros).

Despesas administrativas e de pessoal


*VALOR UTILIZADO COMO CONTRAPARTIDA

Projeo das Despesas Administrativas e de Pessoal


Total ANO 1 Total ANO 2 Total ANO 3 3600 3672 3745,44 600 612 624,24 Total 4200 4284 4369,68 Pessoal Total ANO 1 Total ANO 2 Total ANO 3 Diretora Adjunta 884,16 478,92 478,92 Diretora 294,72 221,04 221,04 Coordenadora Pedaggica 1031,52 1031,52 1031,52 9578,4 9578,4 9578,4 Profissional de Sala de Leitura Total 11788,8 11309,88 11309,88 Total das Despesas Adm+Pessoal 15988,8 15593,88 15679,56 Administrativas Energia eltrica Marketing

19

PLEM Plano de Empreendimento


SESI levando mais qualidade para a formao dos gestores educacionais

Necessidade de recursos

Clculo da Necessidade de Recursos


Item I. Total das Despesas Correntes Material de Consumo Passagens e Despesas com Locomoo Servios de Terceiros II. Total de Despesas Administrativas III. Total de Despesas com Pessoal IV. Total de Despesas de Capital (investimentos) Necessidade de Recursos (I+II+III+IV) Recursos Edital Recursos da Organizao (contrapartida) ANO 1 5.317,60 3.357,60 0,00 1.960,00 4.200,00 11.788,80 15.436,80 36.743,20 20.754,40 15.988,80 ANO 2 4.984,00 3.024,00 0,00 1.960,00 4.284,00 11.309,88 0,00 20.577,88 4.984,00 15.593,88 ANO 3 5.135,20 3.175,20 0,00 1.960,00 4.369,68 11.309,88 0,00 20.814,76 5.135,20 15.679,56 TOTAL 15.436,80 9.556,80 0,00 5.880,00 12.853,68 34.408,56 15.436,80 78.135,84 30.873,60 47.262,24

Validaes
Itens Financiveis Despesas Correntes Despesas de Capital (mximo de 50% do projeto) Total de Recursos Solicitados Valores Consolidados 15.436,80 15.436,80 30.873,60 % Validao 50% 50% ok: = 50% 100% ok: < 90 mil

Contrapartida

Valor total da contrapartida Valor solicitado ao edital pelo projeto Percentual: contrapartida / recursos solicitados

47.262,24 30.873,60 153%

20

S-ar putea să vă placă și