Sunteți pe pagina 1din 4

Plano de interveno para combater o Bullying

O Agrupamento de Escolas de Vagos identificou como uma das suas prioridades de interveno ao nvel do Projecto Educativo e do Projecto Curricular uma aco concertada e coerente que permita amenizar de forma sustentada os fenmenos da indisciplina, da violncia em geral, e, particularmente do bullying. indispensvel contrariar a confuso de conceitos entre indisciplina, violncia em geral e o caso particular do bullying. Tal confuso afecta as anlises e as aces no sentido de lidar adequadamente com as caractersticas especficas de cada um dos fenmenos. Para alm disso, propicia processos de contgio nefastos quando se aplicam ao fenmeno do bullying medidas adequadas a outro tipo de manifestaes. Para identificar claramente os diferentes tipos de comportamentos disruptivos do clima relacional e do normal funcionamento da unidade de gesto e para empreender aces coerentes e sinrgicas que permitam diminuir as suas manifestaes, prope-se que seja criada uma poltica para o comportamento na unidade de gesto. Esta poltica pode constituir-se de forma autnoma ou pode integrar um dos documentos orientadores da vida da unidade de gesto. Nesse sentido, prope-se desenvolver de forma estratgica uma poltica de combate ao fenmeno do bullying entre os anos lectivos de 2008/2009 e 2009/2010. Para levar a cabo essa poltica, o Agrupamento mobilizar todos os seus recursos internos, com diferentes nveis de envolvimento, apelar participao dos pais e encarregados de educao, e contar com a assessoria de um docente e investigador do Departamento de Cincias da Educao da Universidade de Aveiro. No que diz respeito aos recursos internos do Agrupamento, esta poltica que decorre da iniciativa da respectiva Direco Executiva, conta, em primeira instncia, com o envolvimento de duas docentes e da Psicloga do Agrupamento, doravante designadas como equipa dinamizadora. Em segunda instncia, fundamental a aco desenvolvida pelos Directores de Turma. Em terceira instncia, todos os outros docentes se comprometero com o projecto e daro o seu contributo. Finalmente, os auxiliares de aco educativa sero tambm indispensveis para o sucesso da implementao desta poltica. De forma a articular a aco desenvolvida a este nvel com as outras polticas da unidade de gesto, a poltica de combate ao bullying ser apresentada e debatida no seio da Direco Executiva, do Conselho Pedaggico e na Coordenao dos Directores de Turma. Ainda no mesmo sentido, haver referncias claras a esta poltica nos documentos orientadores da vida da unidade de gesto: Projecto Educativo, Projecto Curricular, Regulamento Interno e Plano Anual de Actividades. Durante o ltimo trimestre do ano lectivo de 2007/2008, naquilo que poderamos designar por Fase 0 deste Plano de Interveno, foram desenvolvidas aces exploratrias consubstanciadas em aces de sensibilizao, diagnstico e formao de directores de turma e de alunos. Para alm disso, procedeu-se elaborao de uma proposta concreta de desenvolvimento de uma poltica de combate ao bullying.
Documento elaborado por Alexandre Ventura (8 Junho 2008)

Todo o esprito da presente proposta imbudo de pressupostos fundamentais que pretendemos desde j explicitar. Antes de mais, por aquilo que pudemos constatar at ao momento, pensamos que o fenmeno de bullying existe nesta unidade de gesto. Cremos que necessrio e possvel combater esse fenmeno com vantagens claras para todos os alunos (estejam ou no directamente envolvidos), docentes, rgos de gesto, no docentes e pais. Para ter sucesso, necessrio envolver o maior nmero possvel de pessoas interessadas em dar o seu contributo, com diferentes graus de envolvimento. O apoio e a participao empenhada da Direco Executiva so indispensveis para a prossecuo do actual plano. Por ltimo, toda a aco dever ser desenvolvida de forma sustentada e atravs de pequenos (grandes) passos em que cada um dos avanos seja reconhecido e celebrado.

Fases de implementao da poltica


1 fase 2008/2009 Formao da equipa dinamizadora Avaliao diagnstica (com o fito de diagnosticar a dimenso e os contornos do fenmeno na unidade de gesto, distinguindo-o de outras manifestaes de violncia e da indisciplina) Aplicao de inquritos por questionrio a alunos; Entrevistas a alunos; Entrevistas a docentes; Entrevistas a auxiliares de aco educativa. Calibragem da aco em face da situao diagnosticada. Nomeadamente atravs da definio de uma estratgia, objectivos, identificao de pessoas a envolver, medidas concretas a desenvolver e de um cronograma adequado. Consensualizao de uma definio de bullying no seio da comunidade educativa. Como ponto de partida para o debate que poder desenrolar-se no seio do Conselho Pedaggico, no Conselho de Directores de Turma, nos Conselhos de Turma e junto dos alunos, por iniciativa dos respectivos Directores de Turma, prope-se a seguinte definio e tipologia de bullying:
O que o bullying?
Existem muitas maneiras de se cometer bullying. Um bully (agressor) quer magoar a outra pessoa (no um acidente). O bully (agressor) faz ou diz as mesmas coisas repetidamente ao longo de um determinado perodo (semanas ou meses). O bullying injusto. Por vezes, um grupo de alunos comete bullying contra outro ou outros alunos. Existem quatro tipos principais de bullying. L a seguir alguns exemplos: Bullying fsico quando um(a) aluno(a) bate, empurra, pontapeia, cospe ou d uma tareia noutro aluno(a) quando um(a) aluno(a) danifica ou rouba os bens de outro(a) aluno(a) Documento elaborado por Alexandre Ventura (8 Junho 2008)

Bullying verbal

insultar, fazer troa, arreliar de uma maneira ofensiva humilhar ou ameaar algum obrigar as pessoas a fazer coisas que elas no querem fazer excluir pessoas de um grupo espalhar mexeriquices ou rumores sobre os outros ridiculizar os outros assegurar-se de que os outros alunos ignoram um(a) determinado(a) colega usar o computador (e-mail, chat, blog), o telefone ou sms para: ameaar ou magoar os sentimentos de algum chamar a ateno sobre, embaraar ou ridicularizar algum espalhar rumores ou revelar segredos sobre algum

Bullying social

Bullying electrnico

Formao dos docentes e dos no docentes Identificao de quinze casos-problema mais graves (acantonando-os de acordo com trs categorias distintas: agressores, vtimas e agressores-vtimas) Acompanhamento de cada uma das situaes articuladamente com as respectivas famlias. Os casos-problema sinalizados sero distribudos pelos trs elementos da equipa dinamizadora. Cada um desses elementos ser responsvel pelas operacionalizao das aces decididas ao nvel do dilogo com os alunos, com os directores de turma, outros docentes e com as famlias. Avaliao dos resultados da aco no final de cada trimestre e no final do ano lectivo. Os resultados dessa avaliao sero fruto de um cruzamento de olhares que permita apresentar evidncias robustas das alteraes benignas decorrentes das aces empreendidas. A avaliao ser consubstanciada documentalmente atravs de dois relatrios parcelares e de um relatrio de final de ano lectivo. Esses trs relatrios sero objecto de anlise e de debate na Direco Executiva, Conselho Pedaggico, Conselho Geral, Conselho de Directores de Turma e Conselhos de Turma. Todas as aces tendentes avaliao e redaco dos referidos relatrios sero empreendidas pela equipa dinamizadora com o apoio do assessor

2 fase 2009/2010 Em funo da avaliao realizada e das decises tomadas nos competentes rgos de administrao e gesto do Agrupamento de Escolas de Vagos, poder-se- perspectivar o alargamento da aco a todas as outras situaes de bullying que eventualmente ainda existam na unidade de gesto. Para alm disso, prosseguir-se-o as aces de sensibilizao e formao de alunos, docentes e no docentes.

Nota final O assessor do projecto, para alm de participar na urdidura da poltica, na fase diagnstica e na formao dos alunos, docentes e no docentes, colaborar em todos
Documento elaborado por Alexandre Ventura (8 Junho 2008)

os aspectos para os quais seja requerido o seu contributo, nomeadamente ao nvel da construo de dispositivos de diagnstico, avaliao e relatrios intercalares e final. Para alm disso, em estreita colaborao com a Direco Executiva e com a equipa dinamizadora, cooperar noutras aces conexas consideradas relevantes. Por exemplo, na elaborao e apresentao de candidaturas a financiamentos que permitam a sustentabilidade e a excelncia da aco neste domnio.

Documento elaborado por Alexandre Ventura (8 Junho 2008)

S-ar putea să vă placă și