Sunteți pe pagina 1din 3

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

7 Concurso Responde e Ganhas


Teste n 6 Figueira da Foz 18 de Novembro de 2013

Para cada questo, escolha uma (e s uma) resposta. Perguntas com mais do que uma resposta sero consideradas nulas e recebero O pontos. Cotaes das perguntas: Resposta certa: 5 pontos; ausncia de resposta: 0 pontos; resposta errada: -2 pontos.

1 Um defesa, de dentro da sua rea de grande penalidade, cospe na cara de um suplente que se encontrava fora do campo, junto linha de baliza, a fazer exerccios de aquecimento. Como deve agir o rbitro?
a) Interrompe o jogo e expulsa o jogador infrator e recomea com um pontap livre indireto no incio da ao b) Interrompe o jogo, adverte o jogador infrator e assinalar grande penalidade. c) Interrompe o jogo, expulsa o jogador infrator e recomea o jogo com um pontap livre indireto no local onde a bola se encontrava no momento da interrupo.

2 O delegado ao jogo pretende inscrever um jogador na ficha de jogo que no apresenta o carto licena desportiva. O que deve fazer o rbitro para que o jogador possa participar no jogo?
a) Deve pedir um carto de identificao do jogador, o jogador assinar o relatrio de jogo na presena do rbitro. b) Deve pedir um carto de identificao do jogador, e mencionar os factos no relatrio de jogo. c) O rbitro no deixa jogar esse jogador se ele no tiver carto licena.

3 No final do jogo o comandante da fora policial dirigiu-se ao balnerio do rbitro e solicitou para fazer referncia no relatrio que um dos agentes foi agredido por espectadores. O rbitro no observou diretamente estes fatos. Que atitude deve tomar?
a) Deve mencionar o que lhe dito pelo comandante. b) No deve mencionar o que lhe dito pelo comandante. c) Deve mencionar o que lhe dito pelo comandante mas solicita a confirmao por escrito.

4 A equipa visitante informou o rbitro que iria chegar atrasada s instalaes desportivas onde se ir realizar o jogo porque teve uma avaria no autocarro. Como deve proceder o rbitro?
a) O rbitro deve aguardar 30 minutos e relatar os factos no relatrio de jogo. b) O rbitro deve aguardar o tempo necessrio, tendo em ateno que o jogo no pode ter incio depois das 21 horas. c) O rbitro deve aguardar dentro das possibilidades do momento o tempo que lhe parea razovel tendo em ateno que o interesse comum o da realizao do jogo.

5 At que momento o rbitro deve manter o brao levantado aps dar ordem para a execuo de um pontap livre indireto?
a) Deve manter o brao nessa posio at que a bola toque noutro jogador. b) Deve manter o brao nessa posio at que o livre seja executado e at que a bola toque noutro jogador ou saia do jogo. c) Deve manter o brao nessa posio at que o livre seja executado e at que a bola toque num adversrio ou saia do jogo.

6 Na ausncia do delegado ao jogo expressamente credenciado, indique pela ordem de prioridade quem poder representar esse clube?
a) Treinador, qualquer dirigente do clube ainda que sem credencial, secretrio tcnico, capito da equipa e finalmente pelo sub-capito da equipa. b) Qualquer dirigente do clube ainda que sem credencial, secretrio tcnico, capito da equipa e finalmente pelo subcapito da equipa ou treinador. c) Qualquer dirigente do clube ainda que sem credencial, treinador, secretrio tcnico, capito da equipa e finalmente pelo sub-capito da equipa.

7 Qual o nmero mnimo e mximo de jogadores suplentes que uma equipa pode indicar ao rbitro num jogo oficial de seniores?
a) Pode apresentar um, ou apresentar os que entender at ao mximo de 7. b) Pode no apresentar nenhum, ou apresentar os que entender at ao mximo de 7. c) Pode no apresentar nenhum, ou apresentar os que entender at ao mximo de 6.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz 7 Concurso Responde & Ganhas Futebol

8 Antes do incio de um jogo de futebol apenas compareceu o rbitro, no tendo conseguido encontrar ningum na assistncia da sua confiana. Como deve proceder?
a) O rbitro responsabiliza o delegado da equipa visitada para indicar os dois rbitros assistentes em falta. b) O rbitro delega nos dois delegados, um de cada equipa, para que cada um indique um rbitro assistente. c) O rbitro solicita que os delegados dos clubes cheguem a acordo para saber qual deles indica os rbitros assistentes em falta.

9 O que se entende por impedir a progresso de um adversrio?


a) Bloquear o adversrio, obrigando-o a abrandar a sua corrida ou movimentao no terreno de jogo, estando a bola a uma distncia jogvel. b) Obrig-lo a mudar de direo na sua corrida, colocando-se na trajetria do adversrio, de forma a evitar que este se movimente com facilidade. c) Colocar-se na trajetria do adversrio para o obstruir, bloquear, abrandar a sua corrida ou obrig-lo a mudar de direo, sem que a bola se encontre a uma distncia jogvel para ambos os jogadores.

10 Que procedimento deve ser adotado pelo rbitro quando, na marcao de um pontap de canto, diversos jogadores, dentro da rea de grande penalidade, se agarram uns aos outros com deslocaes em diversas direes?
a) O rbitro deve intervir assertivamente, informando os jogadores que se reincidirem naquele comportamento sero advertidos. b) O rbitro deve intervir assertivamente advertindo os jogadores. c) O rbitro deve intervir assertivamente advertindo os jogadores que iniciaram a infrao.

11 O rbitro nomeado para o jogo chega atrasado s instalaes desportivas estando o jogo j com 10 minutos da 1 parte. Nestas circunstncias que deciso deve tomar o rbitro?
a) O rbitro no pode dirigir o jogo para o qual estava nomeado e deve relatar os factos no relatrio de jogo. b) O rbitro deve apresentar-se ao delegado da equipa visitada e informar que a partir daquele momento vai dirigir o resto do jogo e relatar os factos no relatrio de jogo. c) O rbitro deve informar o delegado da equipa visitada que a partir do incio da 2 parte ser ele a dirigir o resto do jogo, e relata os factos no relatrio de jogo.

12 O rbitro interrompeu o jogo para advertir um jogador que infringiu a Lei 4 equipam ento dos jogadores. Como e em que local deve recomear o jogo?
a) O jogo deve recomear com pontap livre indireto contra a equipa desse jogador, no local onde se encontrava a bola no momento da interrupo de acordo com a lei 13 local dos pontaps livres. b) O jogo deve recomear com um pontap livre indireto contra a equipa desse jogador, no local onde o jogador cometeu a infrao de acordo com a lei 13 local dos pontaps livres. c) O jogo deve recomear com um pontap livre contra a equipa desse jogador, no local onde se encontrava a bola no momento da interrupo de acordo com a lei 13 local dos pontaps livres.

13 Um jogador executa um pontap livre indireto e introduz a bola diretamente na sua baliza. O que deve fazer o rbitro?
a) Deve recomear o jogo com um pontap de baliza a favor da equipa do executante. b) Deve recomear o jogo com um pontap de canto a favor da equipa adversria do executante. c) Deve repetir o pontap livre indireto.

14 Num lanamento de bola ao solo, ambas as equipas decidiram no estarem nesse recomeo, o qual foi feito pelo rbitro nos termos da Lei. No entanto o rbitro verifica que uma ou as duas equipas se recusam a jogar aps o lanamento, que deciso deve tomar o rbitro?
a) O rbitro deve advertir os dois capites de equipa. b) Caso persistam em no participar no jogo, mostra-lhe novamente o carto amarelo e, consequentemente, o carto vermelho por terem sido advertidos duas vezes no mesmo jogo. c) Deve interromper definitivamente o jogo.

15 Um jogador, com o jogo a decorrer, informa o rbitro que vai abandonar o terreno de jogo por necessitar mudar de botas. O rbitro acede. Entretanto h um remate e a bola bate naquele jogador que ia a sair entrando na baliza. O golo deve ou no ser validado?
a) O rbitro deve validar o golo. b) O rbitro no deve validar o golo e advertir o jogador infrator por comportamento antidesportivo. c) O rbitro deve validar o golo porque o jogador no jogou a bola de forma voluntria, no cometendo qualquer comportamento antidesportivo.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz 7 Concurso Responde & Ganhas Futebol

16 Qual deve ser a deciso do rbitro se dois jogadores da mesma equipa incorrerem em conduta violenta em relao um ao outro, encontrando-se a bola em jogo?
a) O rbitro deve interromper o jogo, expulsa os dois jogadores faltosos e recomea o jogo com um pontap-livre indireto, contra a sua equipa, no local da infrao. b) O rbitro deve interromper o jogo, expulsa os dois jogadores faltosos e recomea o jogo com um lanamento de bola ao solo no local onde a bola se encontrava no momento da interrupo. c) O rbitro deve interromper o jogo, expulsa os dois jogadores faltosos e recomea o jogo com um pontap-livre indireto, contra a sua equipa, no local onde a bola se encontrava no momento da infrao.

17 A bola, aps ter tocado acidentalmente no rbitro, entrou na baliza. O rbitro no concedeu golo e mandou recomear o jogo com pontap de baliza. Como foi possvel tomar esta deciso com respeito pelas Leis do Jogo?
a) Se a bola vem de um lanamento lateral e entra na baliza do jogador que o executa. b) Se a bola vem de um lanamento lateral e entra na baliza do adversrio do jogador que o executa. c) Se a bola vem de um lanamento lateral e entra na baliza do jogador que o executa diretamente aps tocar no rbitro.

18 No decorrer do jogo o rbitro assistente verificou que o guarda-redes de uma das equipas continuava a utilizar um brinco, depois de lhe ter sido solicitado que o tirasse. Que deve fazer o rbitro?
a) O rbitro deve advertir o jogador, ordenar a retirada da joia e recomear o jogo com um lanamento de bola ao solo no local onde esta se encontrava no momento da interrupo. b) O rbitro deve advertir o jogador infrator, ordenar a retirada da joia e recomear o jogo com um pontap livre indireto no local onde a boa se encontrava no momento da interrupo de acordo com a lei 13 local dos pontaps livres. c) O rbitro deve informar o jogador para retirar o objeto em questo e ordenar a sua sada do terreno de jogo se ele no pode retir-lo.

19 Um jogador defensor lesionou-se e ficou cado dentro do terreno. Um atacante colocado entre o referido jogador e o guarda-redes est ou no em fora de jogo?
a) Se, nestas condies, o jogador atacante se encontrar frente da linha da bola, est em posio de fora-de-jogo. b) Um jogador que esteja cado no solo por estar lesionado no conta para a avaliao do fora-de-jogo. Assim, o atacante est em posio ilegal. c) No est fora-de-jogo porque se encontra mais perto da linha de baliza adversria do que o penltimo defensor.

20 O rbitro, a pedido do jogador que se encontrava cado no solo, chamou o mdico e o massagista para examinarem a leso que sofrera. Verificam que no tinha qualquer gravidade, pelo que o rbitro os mandou retirar imediatamente. Acha o procedimento do rbitro correto, ou ter cometido alguma falha?
a) O procedimento do rbitro no foi correto. O jogador lesionado deveria, tambm, sair do terreno de jogo juntamente com o mdico e o massagista. b) O procedimento do rbitro no foi correto. O jogador lesionado no necessitava de assistncia pelo que no era necessrio cham-la. c) O procedimento do rbitro no foi correto. O jogador lesionado no tem obrigatoriamente de sair do terreno de jogo neste caso em concreto.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz 7 Concurso Responde & Ganhas Futebol

S-ar putea să vă placă și