Sunteți pe pagina 1din 7

Universidade Estadual de Londrina

Histria da Msica II A ARTE DO RUDO E O MOVIMENTO FUTURISTA


Eric Gomes do Carmo

Londrina 11/2013

A ARTE DO RUDO E O MOVIMENTO FUTURISTA

RUDO O rudo est presente no mundo desde sempre. Seja da natureza ou do prprio homem, o rudo faz parte da humanidade que geme.

A busca pela tranquilidade sempre esteve presente na vida do homem e dos animais. Nenhum ser humano ou animal suporta com sade permanecer num ambiente onde seus sentidos so extremamente estimulados. O organismo entra em colapso em menor ou maior tempo se permanecer em tal ambiente de grande stress.

A partir de 1776, com a inveno da mquina a vapor e sua posterior aplicao produo, um novo rudo veio modificar a estrutura social e comercial da poca, provocando profundas e rpidas mudanas de ordem econmica, poltica e social. Tratase da Revoluo Industrial, que se iniciou na Inglaterra e rapidamente se alastrou por todo o mundo civilizado.

O desenvolvimento de atividades industriais com o carvo, o ferro, o ao e a eletricidade, assim como a mecanizao da indstria e agricultura e no final do sculo XVIII, com o aparecimento da mquina de fiar, aceleramento dos transportes e das comunicaes fez com que o cotidiano urbano se tornasse um lugar de muitos rudos, distintos daqueles ouvidos at ento.

Se considerarmos que um compositor do sculo XVIII ao ouvir o trote do cavalo de uma carroa comps o Baixo de Albert e outro do sculo XX ouvindo o ronco de uma Ferrari construiu os INTONARUMORI ( o nome do instrumento denominado por Russolo com o intuito de transpor os rudos do quotidiano para a msica), poderemos deduzir que as fontes sonoras da poca de cada um os influenciaram em suas composies. Embora o estudo do rudo remonte o sculo XVIII, o tema retorna com toda forca no inicio do sculo XX, no texto A Arte dos Rudos: manifesto futurista de 1913.

Nele Luigi Russolo (1885-1947), um pintor e compositor Italiano, prope uma esttica dos rudos de maquinas, usualmente indesejveis em uma poca de desenvolvimento acelerado e barulhento de mquinas industriais.

FUTURISMO

O Futurismo um movimento artstico e literrio, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicao do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Felippo Marinetti, no jornal francs Le Fgaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e no desenvolvimento tecnolgico do final do sculo XIX. Os primeiros futuristas europeus tambm exaltavam a guerra e a violncia. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas. MANIFESTO FUTURISTA (Publicado em 20 de Fevereiro de 1909, no Le Fgaro).

1. Ns queremos cantar o amor ao perigo, o hbito da energia e da temeridade. 2. A coragem, a audcia, a rebelio sero elementos essenciais de nossa poesia. 3. A literatura exaltou at hoje a imobilidade pensativa, o xtase, o sono. Ns queremos exaltar o movimento agressivo, a insnia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofeto e o soco. 4. Ns afirmamos que a magnificncia do mundo se enriqueceu de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automvel de corrida com o seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hlito explosivo um automvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, mais bonito que a Vitria de Samotrcia. 5. Ns queremos glorificar o homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lanada tambm numa corrida sobre o circuito da sua rbita. 6. preciso que o poeta prodigalize com ardor, esforo e liberdade, para aumentar o entusistico fervor dos elementos primordiais. 7. No h mais beleza, a no ser na luta. Nenhuma obra que no tenha um carter agressivo pode ser uma obra-prima. A poesia deve ser concebida como um violento assalto contra as foras desconhecidas, para obrig-las a prostrar-se diante do homem.

8. Ns estamos no promontrio extremo dos sculos! Por que haveramos de olhar para trs, se queremos arrombar as misteriosas portas do Impossvel? O Tempo e o Espao morreram ontem. J estamos vivendo no absoluto, pois j criamos a eterna velocidade omnipotente. 9. Queremos glorificar a guerra nica higiene do mundo , o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos libertrios, as belas ideias pelas quais se morre e o desprezo pela mulher. 10. Queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academias de toda a natureza, e combater o moralismo, o feminismo e toda a vileza oportunista e utilitria. 11. Cantaremos as grandes multides agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela sublevao; cantaremos as mars multicores e polifnicas das revolues nas capitais modernas; cantaremos o vibrante fervor noturno dos arsenais e dos estaleiros incendiados por violentas lutas eltricas; as estaes esganadas, devoradoras de serpentes que fumam; as fbricas penduradas nas nuvens pelos fios contorcidos de suas fumaas; as pontes, semelhantes a ginastas gigantes que cavalgam os rios, faiscantes ao sol com um luzir de facas; os pirscafos aventurosos que farejam o horizonte, as locomotivas de largo peito, que pateiam sobre os trilhos, como enormes cavalos de ao enleados de carros; e o voo rasante dos avies, cuja hlice freme ao vento, como uma bandeira, e parece aplaudir como uma multido entusiasta.

O RUDO E O FUTURISMO EM MSICA

Luigi Russolo (1885-1947) foi um pintor e compositor Italiano, futurista e o autor da L'Arte dei Rumori (A arte do rudo) (1913) e Msica Futurista. Ele acreditava que a vida contempornea era demasiadamente ruidosa e que os rudos deveriam ser utilizados para msica. A primeira constatao futurista de Russolo esta:

A vida antiga foi toda silncio. No sculo dezenove, com a inveno das mquinas, nasce o Rudo. Hoje, o Rudo triunfa e domina soberano sobre a sensibilidade dos homens. Por muitos sculos a vida se desenvolveu em silncio, ou, no melhor dos casos, em surdina. Os rudos mais fortes que interrompiam este silncio no eram nem intensos, nem prolongados, nem variados. Pois que, se negligenciarmos os excepcionais movimentos telricos, os furaces, as tempestades, as avalanches e as cascatas, a natureza silenciosa (Russolo, 1996, pp. 51-52).

Russolo estabelece que o barulho s nasceu no sculo XIX, aps a inveno das mquinas. Anteriormente, o mundo era um lugar calmo, silencioso. Tomamos como exceo as tempestades, as quedas d gua e os sismos. O barulho que vinha interromper este silncio no era nem intenso, nem prolongado, nem variado.

A arte musical buscou e obteve primeiramente a pureza, a limpidez e a doura do som, em seguida combinou sons diversos, preocupando-se, no entanto com acariciar os ouvidos com suaves harmonias. A seguir faz um diagnstico preciso, de conhecedor da arte musical do seu tempo: Hoje a arte musical, complicando-se cada vez mais, busca as combinaes de som mais dissonantes, mais estranhos e mais speros para os ouvidos. Aproximamo-nos assim sempre mais do som-rudo (Russolo, 1996, p. 52).

Inspirado na revoluo industrial, no perodo pr-guerra, na era das mquinas e da velocidade, Russolo sente a necessidade de mudar e criar novos instrumentos musicais que dessem resposta aos anseios dos compositores, visto que, segundo ele, a revoluo industrial deu ao homem a capacidade de apreciar sons mais complexos.

Segundo Lanzoni & Oliveira (2011),


A inteno do manifesto de Russolo era transformar o rudo em elemento primeiro de manipulao dentro de uma obra musical, apresentando-o como o prprio discurso musical. Para os futuristas, o rudo era o genuno elemento de construo e o desenvolver de uma nova linguagem para expressar, em msica, as transformaes advindas com o novo sculo, expondo uma arte apropriada sociedade industrial. Para o movimento futurista, o rudo tornou-se informao. No entanto, para a tradio da msica ocidental, que acabara de se lanar s concepes impressionistas e atonais, o rudo de Russolo continuaria sendo rudo.

Raymond Murray Schafer (nascido em 18 de julho de 1933) um canadense compositor, escritor, educador musical e ambientalista, talvez mais conhecido por seu projeto Soundscape Mundial, a preocupao com a ecologia acstica, e seu livro A afinao do Mundo (1977). Dele temos a seguinte citao: As mquinas agora fazem parte da vida, apropriado que os homens sintam algo por elas; a arte se enfraqueceria se no pudesse lidar com este novo contedo. (SCHAFER, 2001, p. 160)

CONSIDERAES FINAIS

A Frana e a Itlia foram os centros por excelncia do Futurismo que influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas. No Brasil, nomes como Oswald de Andrade e Anita Malfatti so citados como artistas impactados por esse pensamento, que por sua vez foram uma das influncias da Semana de Arte Moderna de 1922. Seus conceitos de desprezo ao passado para criar um futuro desconectado da reprodues do passado, caiu como uma luva no desejo dos jovens artistas de parar de copiar os modelos europeus e criar uma arte brasileira.

Referncias LANZONI, Pablo Alberto. Oliveira, Lizete Dias de. A msica do sculo XX e Teoria Matemtica da Informao: o rudo e outras incorporaes da modernidade. Conexo Comunicao e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 10, n. 20, jul./dez. 2011. Acesso em 05/11/2013 e disponvel em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/viewFile/942/969 MANISFESTO FUTURISTA - Acesso em 05 de novembro de 2013. Disponvel em: http://futurismo1909.wordpress.com/manifesto/ MENEZES, Flo (org.) : Msica Eletroacstica Histria e Estticas . 1ed. So Paulo : Edusp , 1996. SCHAFER, R. Murray. A afinao do mundo: uma explorao pioneira pela histria passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. So Paulo: Editora UNESP, 2001.

S-ar putea să vă placă și