Sunteți pe pagina 1din 19

DOI 10.5216/ia.v38i1.

25131

AVaLIaO DE DESEMPENHO DOCENTE: CONTRaDIES Da POLTICa PaRa POUCOS Na ERa DO PaRa TODOS*
Eneida Shiroma; Mara Cristina Schneider, da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.

RESUMO: Este trabalho discute a dimenso poltica da avaliao de desempenho docente, focando suas implicaes sobre os professores, sua formao, seu trabalho e o sindicalismo docente. Desenvolvemos uma pesquisa documental e bibliogrfica, mediante a qual buscamos apreender as tenses e contradies dessa poltica, particularmente nas experincias da Amrica Latina e Europa. A avaliao de desempenho um mecanismo de regulao baseado na meritocracia que afeta a formao e a carreira docente. Discutimos os pressupostos subjacentes ao modelo de avaliao de desempenho proposto e a oposio de sindicatos de professores sua implantao como poltica pblica. PaLaVRaS-CHaVE: Poltica educacional. Avaliao de desempenho. Professores. Sindicalismo docente.

INTRODUO
Avaliao de desempenho docente (ADD) tema polmico que ganhou espao nos debates sobre reformas educativas na ltima dcada. Organizaes Multilaterais (OM) vm recomendando via publicaes, eventos e reunies com representantes de governos e do empresariado a avaliao de docentes como forma de melhorar a qualidade do ensino e atingir, at 2015, as metas traadas em Dakar para o programa Educao para Todos (UNESCO, 2000).

* Artigo recebido em 31/05/2012 e aprovado em 15/09/2012.

SHIROMA, E.; SCHNEIDER, M.C.

Avaliao de desempenho docente: contradies da poltica...

Na dcada de 1990, as teses da socialdemocracia reproduziram, no Brasil, as propostas internacionais de incutir a cultura da avaliao nas instituies educacionais (MELLO, 1990; 1994b). A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n. 9394/96 (BRASIL, 1996), gestada sob a inuncia das recomendaes oriundas da Conferncia Mundial de Educao para Todos (UNESCO, 1998), faz meno avaliao de desempenho docente. Essa sintonia das polticas globais, nacionais e locais fomentada por projetos regionais, como os Projetos Hemisfricos (OEA, 2003) e o Projeto Regional de Educao para a Amrica Latina e o Caribe PRELAC (UNESCO/OREALC, 2002), que disseminam as recomendaes internacionais na regio de modo a inuenciar a formulao de polticas nacionais e locais (SHIROMA, 2012). A estratgia do Banco Mundial (BM) para a educao de 2010 a 2020 prioriza a adoo de uma cultura de monitoramento e avaliao de resultados, ressaltando que quando os recursos oramentrios e a seleo de pessoal so limitados, muito importante conhecer que intervenes produzem os resultados desejados de modo mais ecaz e efetivo (BM, 2010, p. 9). A avaliao de docentes tem sido recomendada como uma das aes mais ecazes para melhorar o desempenho dos alunos (DELLANOY, SEDLACEK, 2001), contudo os policymakers no explicam as mediaes nesse processo. O objetivo deste artigo o de desenvolver uma reexo crtica sobre a dimenso poltica da avaliao de desempenho, discutindo suas implicaes sobre os professores da educao bsica, sua formao, seu trabalho e o sindicalismo docente. Algumas questes norteiam nossa reexo: quem prope a avaliao de desempenho de professores? Por que prope? Como sero usados os resultados das avaliaes e quais suas repercusses? Qual a posio dos sindicatos de professores em relao avaliao de desempenho? Para discuti-las, desenvolvemos uma pesquisa documental e bibliogrca, tendo em vista conhecer as tenses e contradies acerca dessa poltica em experincias da Amrica Latina e Europa.1

1 O DILEMa CUSTO X QUALIDADE NaS PROPOSTaS DE aVaLIaO DOCENTE


Se na dcada de 1980, no Brasil, trabalhadores se manifestavam reivindicando direito educao de qualidade, nos anos de 1990, os clamores pela melhoria dos indicadores educacionais vieram tambm dos empresrios. Interessados na formao de competncias e habilidades dos trabalhadores, necessrias para se extrair o optimum viabilizado pela produo exvel, empunharam a bandeira da Qualidade Total na Educao, interessados na formao de cidados produtivos (MELLO, 1994a). No contexto da reestruturao produtiva e busca por competitividade, a mdia difundiu

Inter-Ao, Goinia, v. 38, n. 1, p. 89-107, jan./abr. 2013

Dossi

91

discursos sobre o imperativo de se melhorar os indicadores educacionais, visando apoiar a criao de parmetros e avaliaes para os vrios nveis e modalidades de ensino. O slogan da qualidade tornou-se piv de um consenso nacional e a justicativa apresentada para as reformas educacionais na Amrica Latina e Caribe. Alm do baixo desempenho dos estudantes brasileiros nos testes internacionais, outro problema diagnosticado nos estudos prospectivos das agncias multilaterais o dce de professores.2 Em 2008, a Unesco estimou que faltavam 18 milhes de professores no mundo para se alcanar o objetivo da universalizao do ensino primrio at 2015 (UNESCO, 2008, p. 18). Em 2011, havia carncia de 6,1 milhes de docentes: [...] dois milhes de professores deveriam ser formados e contratados. Os 4,1 milhes de postos restantes [seriam] necessrios para substituir prossionais aposentados, doentes ou que mudar[iam] de carreira (ONU, 2011, p. 1). Diante dessa dupla preocupao, os governos viram-se premidos por um dilema: como atrair e reter professores sem aumentar signicativamente os gastos com educao?3 (OCDE, 2006). Em 2000, um consultor da Unicef j recomendara a contratao de professores baratos (cheap teachers) (BUCKLAND, 2000). No relatrio da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), intitulado Impact of structural adjustment on the employment and training of teachers, alega-se que a educao foi sujeitada mesma lgica de corte de custos das foras de mercado que aplicada ao sistema geral de produo: se h pessoas qualicadas que querem ensinar recebendo abaixo dos valores legais, por que no contrat-las? (OIT, 1996). Contudo, a adoo dessa medida de manter baixos salrios somada falta de perspectiva de carreira, de reconhecimento social e de inadequadas condies de trabalho gera outro problema, o da reduo de interessados no magistrio. Como, ento, pretendem equacionar o problema? Alguns governos procuram ampliar ao mximo o contingente de docentes recrutveis, flexibilizando os percursos formativos, para terem margem de selecionar os que consideram mais eficazes. Esse intuito demanda estratgias adequadas para identific-los. A avaliao de desempenho docente vem sendo recomendada por consultores de organizaes multilaterais, como soluo a ser incorporada pelos governos ao reformularem suas polticas docentes. A anlise das justicativas apresentadas em documentos internacionais para a implantao da ADD permitiu apreender diversos interesses avessos melhoria da qualidade da educao, que discutiremos a seguir.

SHIROMA, E.; SCHNEIDER, M.C.

Avaliao de desempenho docente: contradies da poltica...

2 REMODELaR a FORMaO POR MEIO Da aVaLIaO


Segundo Schulmeyer (2004, p. 27), a ADD possibilitaria um uso mais racional e eciente dos recursos humanos disponveis na escola e, ao mesmo tempo, orientaria a poltica educativa no sentido de estabelecer claramente a tipologia de necessidades relativas a esses recursos. A ADD ainda contribuiria para um processo de prossionalizao crescente e sustentada dos docentes (p. 40). Para Peirano, Falck e Domnguez (2006, p. 5), avaliar o desempenho docente poderia acarretar trs importantes benefcios: a) [...] identicar falencias especcas de los docentes [...], entregando, assim, [...] informacin especca para el diseo de planes de perfeccionamento y para mejorar los programas de formacin inicial; b) [...] identicar directamente variables asociadas a cada docente [...], isolando, [...] el efecto del desempeo del resto de los docentes que han enseado a los alumnos antes o durante el proceso de evaluacin; e c) [...] es altamente probable que sea ms eciente en trminos econmicos evaluar a los docentes cada cierto nmero de aos que evaluar los resultados de las cohortes de alumnos. Os reformadores propem, sobretudo, incentivos monetrios ou simblicos como chamariz. Afirmam que o sistema fundamentado no pagamento por mrito atrair jovens talentosos para o magistrio e extirpar o suposto comodismo oportunizado pela estabilidade do docente no emprego. Alegam que aumentar o salrio para toda a categoria no melhora os resultados dos alunos e que a diferenciao salarial criaria uma bem-vinda competio entre os professores (DELLANOY, SEDLACEK, 2001). Deduzem, os autores, que a presso da ADD produziria professores mais assduos e os baixos salrios aumentariam a atratividade do bnus por produtividade. Tratase de substituir os aumentos salariais coletivos pelo adicional por premiao pelo desempenho individual. Vista por esse ngulo, a ADD pode ser entendida como um mecanismo promotor de racionalizao de custos e recursos docentes e como uma poltica cujos resultados afetariam o desenho dos currculos e programas de formao inicial e contnua de professores, no sentido de adequ-los aos padres de competncia esperados dos docentes. Essa ao viria afrontar a autonomia das instituies de ensino superior de construir e avaliar seus projetos de formao docente. O relatrio do Banco Mundial (BM) Achieving world class education in Brazil: the next agenda (BRUNS, EVANS, LUQUE, 2012) expe a proposta de se atingir e remodelar a formao via avaliao desde o incio da carreira.

Inter-Ao, Goinia, v. 38, n. 1, p. 89-107, jan./abr. 2013

Dossi

93

Arma que o Exame Nacional para ingresso na Carreira Docente4 cumpriria um importante papel de alterar a formao inicial, especialmente a ministrada em universidades, posto que elas possuem autonomia institucional e o governo federal no tem autoridade para modicar o currculo denido nos departamentos e faculdades de educao.
Esses departamentos sero forados a responder aos requisitos do exame especialmente a nfase em domnio dos contedos de matemtica, cincias e linguagem, mais que losoa e ideologia predominantes em currculos atualmente usados em muitas universidades (BM, 2010, p. 59).

O ataque formao de professores realizada em universidades acusada de excessivamente terica (BID, 2005) e distante da prtica foi observado em vrios pases (FURLONG, 2000) e a tentativa de excluir a universidade como lcus da formao docente foi inteno do Decreto n 3.276, de 6 de dezembro de 1999, por meio do qual o governo de Fernando Henrique Cardoso dava a prerrogativa da formao de professores para a educao bsica aos Institutos Superiores de Educao (ISE) ou Cursos Normais Superiores, ento criados (BRASIL, 1999).5 A anlise de documentos que recomendam a ADD evidencia o interesse de policymakers em incutir na formao e gesto de professores a cultura da avaliao pautada na meritocracia, na competio, na responsabilizao pelos resultados e na exibilizao salarial, tpica do setor privado, mas cada vez mais presente na educao pblica. Subjacente a esse interesse existe um projeto de formao de um determinado tipo de docente, o professor de resultados. A nfase na avaliao de desempenho docente vem suprir uma lacuna apontada por Delannoy e Sedlacek (2001) em um relatrio ao Banco Mundial sobre os professores do Brasil. Sinalizaram que, poca, inexistia, na educao brasileira: orientao para os resultados; incentivos nanceiros aos professores; associao entre desempenho e demisses/recompensas; responsabilizao pela aprendizagem do aluno. Os consultores propuseram, entre outros aspectos, a criao de um sistema de avaliao docente no Brasil por meio do qual seriam projetados objetivos individuais anuais de desempenho, para orientar melhorias na prtica de ensino, e avaliao peridica, com propsito de progresso na carreira. Para os professores mal avaliados, os autores recomendavam punies, indicando, por sua vez, que o reconhecimento e a recompensa aos professores ecazes motivariam aqueles e os demais a reproduzir o modelo docente premiado.

SHIROMA, E.; SCHNEIDER, M.C.

Avaliao de desempenho docente: contradies da poltica...

Como se pode ver, o tema controverso e para reetir sobre sua dimenso poltica importante analisarmos os pressupostos subjacentes defesa da avaliao de desempenho docente.

3 CONTRaDIES NaS PREMISSaS Da ADD


Os discursos sobre a necessidade de se implantar a avaliao de desempenho docente baseiam-se na tese de que a avaliao de desempenho docente melhorar a qualidade do ensino e da educao. Essa uma tese problemtica por vrias razes e sua discusso precisa considerar pelo menos trs de suas premissas. A primeira delas a de que a avaliao de desempenho faria os professores se esforarem e, por conseguinte, melhorarem o desempenho dos alunos. Alega-se que o bom professor faz o bom aluno, mas no se entra no mrito das condies necessrias para formar um bom professor. Os resultados de alunos em testes nacionais e internacionais tm sido usados como indicadores educacionais para composio de ndices pelos quais se avaliam as escolas e, indiretamente, o trabalho dos professores. Como avaliar individualmente o professor pelo desempenho de alunos para o qual sabidamente concorrem tantas variveis alm da qualidade dos docentes? Tal proposta mostra uma inverso da premissa anunciada: no o bom professor que faz o bom aluno, mas so as notas dos alunos que sugeririam quais so os bons professores. Essa inverso reete um paradoxo, qual seja: o pndulo do protagonismo docente nos discursos sobre reformas educacionais. Ora o professor mero acompanhante do aluno, de acordo com Delors (DELORS, 1998), ora o protagonista e o elemento-chave para o sucesso escolar dos alunos (UNESCO/OREALC, 2002; DELLANOY, SEDLACEK, 2001). A importncia do professor oscila com as ondas das reformas propostas por organizaes multilaterais. A justicativa para a implantao da ADD baseia-se numa segunda premissa: a de que o professor no se esfora mais, porque no reconhecido. Supe-se que, se quisessem, os professores poderiam ser melhores; que no se empenham porque no ganham nada para isso, mas se houvesse incentivo, iriam se esforar. Delineia-se a imagem de um professor indolente, acomodado, negligente, no comprometido com a aprendizagem dos alunos. Essa imagem negativa do docente, que precisa ser identicado para poder ser corrigido ou combatido, est estampada em recente publicao do Banco Mundial (Figura 1).

Inter-Ao, Goinia, v. 38, n. 1, p. 89-107, jan./abr. 2013

Dossi

95

Figura 1 Capa de publicao do Banco Mundial


Fonte: Bruns; Filmer; Patrinos (2011).

A intencional justaposio de imagens, de imediato, oferece ao leitor uma comparao. A cena apresenta um problema. H professores que no so conveis e precisam ser avaliados para andar na linha; precisam viver sob escrutnio para trabalharem. Da decorre a terceira das premissas em exame: a de que a presso da avaliao saudvel, necessria para extrair o mximo dos professores. As estatsticas de adoecimento docente mostram o equvoco dessa premissa. A febre da performatividade agrava os sintomas de stress, fadiga e problemas decorrentes da intensicao do trabalho docente (CRUZ et al., 2010; ASSUNO e OLIVEIRA, 2009). No limite, quando o professor no suporta mais tanta presso, cobrana, vigilncia, ele sucumbe. Na Inglaterra, o ndice dos professores que abandonam a prosso nos cinco primeiros anos chega a 30%, alarmando as autoridades que alertam para a necessidade de se incrementar iniciativas de desenvolvimento prossional para estancar essa hemorragia (BUBB, 2004, p. 9). O governo de coalizo, formado por conservadores e liberais democratas e liderado por Cameron, insiste na poltica de avaliar para diferenciar, como revela o documento Great teachers: attracting, training and retaining the best (U K, 2012). A preocupao em identicar os melhores, premiar e reter os ecazes, investir mais em avaliao e inspeo do que em formao de professores no melhorou a qualidade da educao naquele pas (LINN, 2000; BRACONIER, 2012). Ademais, gerou outros problemas. A avaliao negativa de professores e escolas, realizada pelo Ofsted,6 pode levar at ao fechamento da instituio, deixando registros indelveis nas trajetrias dos prossionais auditados. Tais

SHIROMA, E.; SCHNEIDER, M.C.

Avaliao de desempenho docente: contradies da poltica...

ocorrncias funcionam como efeito demonstrao. Os governantes tentam passar a imagem de estarem ao lado da populao, defendendo um interesse pblico, impedindo que professores mal avaliados atuem, mas no entram na discusso sobre a formao e condies de trabalho necessrias para que os docentes realizem bem o seu trabalho. Limitam-se a anunciar que vo reconhecer e valorizar os melhores. Como a cota destinada a um percentual pr-determinado da categoria, sabe-se que nem todos os bons professores, do ponto de vista da avaliao ocial, recebero bonicaes.7 Nesse contexto de desconana e ataques ao professor, governos, OM, empresrios e intelectuais comprometidos com o iderio burgus alegam que a estabilidade no emprego e aumentos salariais coletivos so ferramentas inecazes para a melhoria da qualidade da educao (IOSCHPE, 2011). Nessa tica, a premiao por mrito funcionaria, ento, como um estmulo a ser oferecido aos melhores. Consultores do BM sugerem incentivos monetrios como aumento salarial, progresso na carreira, bnus, bolsas de estudo, e no monetrios como reconhecimento prossional, recompensas simblicas, ou oportunidades de desenvolvimento prossional (DELLANOY, SEDLACEK, 2001). Esses poderiam constituir, na viso dos planejadores, uma medida de racionalizao de custos com formao para todos, visando evitar o desperdcio com professores que no aproveitam bem os cursos, o que remete novamente ao professor relapso, negligente. Ora, oportunidade de desenvolvimento prossional, aprimoramento dos estudos, que deveriam ser inerentes ao trabalho de todos os docentes, tornar-se-iam privilgio para alguns. Evidencia-se, aqui, outra grande contradio da proposta de ADD. Ao mesmo tempo que se exige do professor que melhore seu desempenho, retira-se dele um recurso primordial para aperfeioar-se, o direito formao. Essa medida, certamente, no melhorar o ensino e nem conduzir educao de qualidade para todos. Os documentos de organizaes multilaterais no explicam a questo central da tese que propugna a ADD: como a avaliao de desempenho docente poder melhorar a qualidade da educao? H os que oferecem sugestes sobre como os governos poderiam usar os resultados das avaliaes docentes. Entre as proposies mais polmicas esto: a quebra da estabilidade caso o professor apresente desempenho insuciente; o m das chamadas progresses automticas que se baseiam nos critrios tempo de servio e formao contnua; e a aprovao em provas ou exames como critrio para o ingresso e progresso na carreira (DELLANOY, SEDLACEK, 2001).

Inter-Ao, Goinia, v. 38, n. 1, p. 89-107, jan./abr. 2013

Dossi

97

Preocupados com as previsveis consequncias da ADD, docentes e sindicatos vm se posicionando contrariamente a ela, como destacamos a seguir.

4 A OPOSIO DOCENTE E SINDICaL


Os proponentes de polticas educativas consideram que os principais desaos s reformas, em particular implantao da ADD, no so de ordem tcnica, mas, sobretudo, poltica, expressos nas aes docentes e sindicais. Em 2008, os sindicatos de professores em Portugal levaram, por dois momentos, aproximadamente 100 mil professores s ruas para exigir a suspenso do modelo de avaliao docente ento existente e a sua substituio por um modelo de avaliao efetivamente orientado para o desenvolvimento prossional dos professores (FENPROF, 2008). Os sindicatos e docentes so mencionados em documentos de organizaes multilaterais como o principal obstculo poltico s reformas educacionais. Puryear, codiretor do Programa de Promoo da Reforma Educativa na Amrica Latina e Caribe (PREAL), reconhece que os docentes, atravs de seus grmios, tm considervel autoridade para impedir que os governos instituam reformas com as quais no esto de acordo (PURYEAR, 2006, p. 127). Contudo, argumenta que uma boa educao no surge automaticamente a partir da boa vontade dos burocratas e dos docentes. o resultado de desenhos institucionais estritos e frequentemente impopulares (PURYEAR, 2006, p. 132). Por isso, h anos tem ressaltado a necessidade de se trabajar con los sindicatos de maestros para establecer estndares altos de calidad y disear mecanismos para la evaluacin del rendimiento del docente (PURYEAR, 1997, p. 16). Schulmeyer (2004, p. 40) tambm verica, por parte dos sindicatos de professores, a manuteno de una actitud de rechazo a la implementacin de la evaluacin docente, lo que revela que queda mucho por hacer para lograr que este tipo de poltica educativa tenga la viabilidad poltica que requiere. A autora arma que na Amrica Latina os sindicatos de docentes da Argentina e Colmbia manifestaram forte oposio avaliao de desempenho docente. No Peru, o Sindicato Unitario de Trabajadores en la Educacin del Per (SUTEP) exerce forte atuao poltica no pas e resiste apesar das tentativas do governo e seus intelectuais de capturarem o seu apoio s polticas de avaliao responsabilizao e remunerao docente por desempenho. Segundo Daz,

SHIROMA, E.; SCHNEIDER, M.C.

Avaliao de desempenho docente: contradies da poltica...

Ainda hoje, os sindicatos resistem claramente a se adequarem a esquemas de modernizao da carreira docente que fortaleam a autoridade dos diretores de centros educacionais e que atendam s crescentes demandas de avaliao e prestao de contas, assim como de tratamento diferenciado das remuneraes em funo do desempenho trabalhista. Como de supor, estas aes no convm aos interesses dos sindicatos [...].(DAZ, 2004, p. 68)

Mizala e Romanguera (2004), pesquisando o Sistema Nacional de Evaluacin del Desempeo Docente (SNED) do Chile, destacam as crticas ao atrelamento da avaliao de professores ao pagamento por mrito. Segundo as autoras: a) difcil medir o desempenho individual do professor dada a complexidade do produto educacional; b) os resultados educacionais no esto ligados a somente um professor, mas ao trabalho de uma equipe; c) o sistema de incentivos pode estimular comportamentos individualistas; d) o pagamento de incentivos pode ser utilizado como represlia e no como estmulo; e e) a recompensa de uma nma parte dos professores no eleva o nvel geral de ensino (MIZALA, ROMANGUERA, 2004, p. 392). As autoras observam, ademais, que, no caso dos EUA, de hecho, no existe evidencia de que la implementacin de los programas de pago por mrito [...] hayan mejorado el rendimiento de los alumnos ni el desempeo de los profesores (COHN, 1996; MURNAME y COHEN, 1986 apud MIZALA, ROMANGUERA, 2004, p. 392). Ao que tudo indica, o que se promove com esse modelo de avaliao, em vez de cooperao e solidariedade entre pares, a concorrncia por resultados para conquistar um adicional no baixo salrio. A reao e a resistncia dos docentes chilenos ADD podem ser vericadas nas aes do Colegio de Profesores de Chile (CPC). Desde 2008, ele tem sido o principal veculo de mobilizao dos docentes contrrios referida poltica. O coletivo de professores explicitou sua posio diante dos resultados das avaliaes ao governo Sebastin Piera:
Los culpables de estos resultados son quienes hacen los planes y programas aprobados por el Ministerio de Educacin y de las Universidad que imparten las pedagogas. Si nos hacen participar, si somos considerados en las opiniones, podramos tener responsabilidad, pero en el actual marco nunca se nos ha consultado nada ni tampoco han escuchado nuestras opiniones. (CPC, 2010, p. 1)

No Brasil, dezoito estados e o Distrito Federal puseram em prtica algum tipo de avaliao ou ofereceram bonificao docente at 2011. Contudo, 50% dos sindicatos de docentes dessas unidades federadas manifestaram oposio explcita a essa poltica, enquanto a outra metade

Inter-Ao, Goinia, v. 38, n. 1, p. 89-107, jan./abr. 2013

Dossi

99

manifestava crticas e sugeria alteraes proposta do governo no sentido de aperfeio-la, ou no expressava discordncias.8 Apesar dos esforos de convencimento e conquista de adeses medida, proponentes da ADD reconhecem e antecipam problemas que sua implantao pode gerar. Por exemplo, Dellanoy e Sedlacek (2001), consultores do Banco Mundial, observam que recompensas salariais diferenciadas gerariam comportamentos oportunistas e um clima escolar competitivo. Para superar a resistncia dos professores ADD, os autores sugerem, no lugar de recompensas individuais, recompensas s equipes escolares, o que poderia estimular o trabalho colaborativo. Os autores reconhecem a necessidade de complementar a avaliao de desempenho com outras informaes e indicadores, como os resultados dos exames de (re)certicao docente (SCHNEIDER, 2009), e advertem que conar na avaliao do professor pelo diretor ou por um nico inspetor implicaria em riscos de subjetividade e injustia (DELLANOY, SEDLACEK, 2001). Pearlman (2004) e Schulmeyer (2004) indicam que a harmonizao de posies, a construo de consensos entre governo e sindicatos de professores quanto implementao da avaliao de desempenho pressupem o dilogo, a participao e o acordo poltico:
Adems de los espacios de dilogo y concertacin entre las representaciones polticas gubernamentales y gremiales del magisterio ha sido posible armonizar posiciones, sin quedar del todo resueltas y satisfechas las demandas de estos sectores. Para ellos las reformas han implicado transferencias de poder en el que se ven afectadas fuerzas e intereses, adems como en todo cambio, surgen incertidumbres sobre el contenido, alcances y repercusiones de las medidas de reordenamiento administrativo que los Ministerios, especialmente cuando se trata de evaluar al personal docente, lo cual es causa de desorientacin y temores. Muchos cambios en poco tiempo para comprenderlos y asimilarlos han ocasionado oposicin reactiva y resistencia sin que surjan contrapropuestas argumentadas (SCHULMEYER, 2004, p. 31-32).

Em razo de posies contrrias, o sindicato considerado pelos defensores da ADD um entrave, um freio implantao dessa poltica. Armam que a oposio do sindicato s polticas e programas de reforma educativa prejudicial aos interesses coletivos da populao acerca da educao. Inserida nesse campo de disputa, a poltica de ADD oculta sob a falcia da busca da qualidade educacional para todos a inteno de enfraquecer a funo do sindicato como legtimo representante da categoria docente nas negociaes salariais coletivas, realizadas no mbito de cada pas, estado ou municpio.

SHIROMA, E.; SCHNEIDER, M.C.

Avaliao de desempenho docente: contradies da poltica...

CONSIDERaES FINaIS
Desenvolvemos uma reexo sobre os motivos da proposio da avaliao de desempenho docente nas reformas educacionais contemporneas. As justicativas anunciadas so: melhorar a qualidade da educao; atingir as metas do programa Educao para Todos; atrair e reter jovens talentosos na docncia. Porm, como vimos, a proposta de ADD permeada por tenses e contradies. Ao grande pblico chegam os discursos da mdia sobre a ADD, destacando seu potencial para elevar a qualidade do ensino e motivar os docentes. Mais reservados, os documentos das agncias multilaterais sobre avaliao de desempenho revelam outros interesses: atrair e reter docentes, bem como reduzir o custo-professor. Pesquisas indicam que o dce de milhes de docentes no mundo no foi sanado com a contratao de professores baratos. Ao contrrio, o barateamento do professor e a desvalorizao da carreira afugentam os jovens do magistrio. Diante disso, alguns pases adotaram medidas para permitir que outros prossionais, sem formao especca, atuem na docncia, sob a alegao de atrair jovens talentosos para a educao. Essa desregulamentao no recrutamento e exibilizao da formao inicial, aparentemente, seria compensada com a implantao de rigorosos mecanismos de avaliao no ingresso e ao longo da carreira, o que, por sua vez, tende a afetar a poltica de formao de professores. Como vimos, a avaliao de desempenho no uma poltica isolada. Precisa ser compreendida em sua articulao com outras polticas para educao, de forma especial com a de formao docente, de responsabilizao e de descentralizao da gesto que, em alguns pases, como na Inglaterra, chega ao extremo de transferir a deciso sobre contratao, pagamento e demisso de professores para o diretor escolar. Essa transferncia provoca mudanas nas relaes de poder e na governana da educao. Gradativamente, o alvo das reivindicaes desloca-se dos rgos centrais, como Ministrio e Secretarias de Educao, para as escolas, entendidas como unidades de gesto (OLIVEIRA, 2005). Descentraliza-se a responsabilidade e horizontalizam-se os conitos. As cobranas e disputas so internalizadas e institui-se a competio entre e intraescolas. Dellanoy e Sedlacek (2001) alegam que os professores resistem ADD, porque ela penalizaria aqueles que tm alunos de rendimento inferior. Nessa tica, a medida de avaliar o professor com base no rendimento de seus alunos poderia, no limite, desencadear uma caa pelos melhores alunos.

Inter-Ao, Goinia, v. 38, n. 1, p. 89-107, jan./abr. 2013

Dossi

101

Podem-se inferir os desastrosos efeitos sociais dessa disputa que, certamente, no conduz melhor qualidade do ensino nem realizao de uma educao para todos. Esse modelo de avaliao de desempenho presta-se comparao, ao ranqueamento. proposto como forma de reduzir gastos pblicos com pagamento de professores e assegurar baixos salrios para elevar a atratividade dos adicionais nas remuneraes de docentes. A reserva de uma cota de bnus para um percentual pr-determinado de docentes revela o carter seletivo da proposta para a qual no basta ser bom professor, tem que estar entre os melhores. A avaliao de desempenho docente , assim, uma proposta para poucos, excludente, incompatvel com um projeto de educao que se proclama para todos. Essa uma contradio interna poltica educacional. Todavia, a poltica educacional tambm no pode ser analisada isoladamente. Precisa ser compreendida em sua relao com outras polticas pblicas face s demandas do capitalismo contemporneo. Nessa perspectiva, se entendermos que, no contexto das disputas por hegemonia, o projeto que empresrios e OM anunciam para todos no o de propiciar educao de igual qualidade para todos e, sim, de reservar o melhor ensino para alguns, posto que esto interessados em criar pools diversicados de competncias e habilidades (OCDE, 2012), veremos que a poltica de ADD absolutamente coerente e funcional s relaes capitalistas de produo. congruente ao capitalismo e ao projeto poltico que lhe d sustentao, medida que atende as suas demandas de reproduo e manuteno da ordem social burguesa. A poltica de ADD, tal qual o capitalismo, anuncia possibilidades para todos que se realizam para poucos.
Assessing teacher performance: contradictions of the policy for the feW in the era of for all ABSTRaCT: This paper discusses the political dimension of assessing teacher performance and focuses on its implications for teachers, their formation, work and unions. A documental and bibliographic research was undertaken with a view to understanding the tensions and contradictions of this policy, mainly in the experiences of Latin America and Europe. Performance assessment is a regulatory mechanism based on meritocracy which aects teachers formation and careers. The assumptions underlying the proposed performance assessment model and the opposition of the teachers unions to its implementation as a public policy are analyzed. Keywords: Educational Policy. Performance assessment. Teachers. Teacher unionism.

SHIROMA, E.; SCHNEIDER, M.C.

Avaliao de desempenho docente: contradies da poltica...

Evaluacin de Desempeo Docente: contradicciones de la poltica para pocos en la era del para todos RESUMEN: Este trabajo discute la dimensin de la evaluacin de desempeo docente, enfocando sus implicaciones sobre los profesores, su formacin, su trabajo y el sindicalismo docente. Desarrollamos una investigacin documental y bibliogrca mediante la cual buscamos captar las tensiones y contradicciones de esa poltica, en el caso particular de las experiencias de Amrica Latina y Europa. La evaluacin de desempeo es un mecanismo de reglamentacin basado en la meritocracia que afecta la formacin y la carrera docente. Discutimos las presuposiciones subyacentes en el modelo de evaluacin de desempeo propuesto y la oposicin de los sindicatos de profesores a su implantacin como poltica pblica. Palabras claves: Poltica educacional. Evaluacin de desempeo. Profesores. Sindicalismo docente.

NOTAS
1. Agradecemos os comentrios e sugestes de Olinda Evangelista verso preliminar deste artigo. 2. Conforme o Plano Nacional de Formao de Professores, o dcit de professores da educao bsica no Brasil, em 2009, era de 330 mil docentes (MEC, 2009). 3. O interesse em no se aumentarem os gastos em Educao se expressa nas disputas em torno dos 10% do PIB para o setor. No texto do novo PDE aprovado, em 2012, pela Cmara dos Deputados, o governo dever investir pelo menos 7% do PIB na rea nos primeiros cinco anos de vigncia do plano e 10% ao nal de dez anos. Segmentos se mobilizam para impedir que a proposta seja aprovada no Senado. 4. A Portaria Normativa n. 14, de 21 de maio de 2010 (BRASIL, 2010), que institua o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, foi substituda pela Portaria Normativa n. 3, de 2 de maro de 2011, que institui a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente, cuja primeira edio seria realizada em 2012 (SHIROMA, SCHNEIDER, 2011). A prova visa, entre outros objetivos, fornecer subsdios qualitativos que possam ser incorporados formulao e avaliao de polticas pblicas de formao inicial e continuada de docentes (BRASIL, 2011, p. 1). 5. Esse decreto no logrou sucesso, pois o movimento de educadores contraps-se a esse propsito e, atualmente, tanto os ISE quanto os Cursos Normais Superiores no alcanaram o estatuto do Curso de Pedagogia vocacionado para tal m. 6. Oce for Standards in Education (Ofsted) o departamento no ministerial do governo do Reino Unido, estabelecido em 1993, que dene os padres de qualidade e realiza a inspeo dos padres das instituies (escolas privadas e pblicas) responsveis por servios pr-escolares, como creches e berrios, alm dos prossionais autnomos que cuidam de crianas dentro da Inglaterra.

Inter-Ao, Goinia, v. 38, n. 1, p. 89-107, jan./abr. 2013

Dossi

103

7. No estado de So Paulo, o governo estabelece, com a poltica de bonicao por resultados, prmios a no mximo 20% da categoria (SO PAULO, 2010). Na Colmbia, apenas 0,8% dos professores foram premiados quando a ADD foi implantada, em meados de 1990 (HERRN, SALAZAR, 2004). 8. Levantamento realizado em pesquisa nos sites dos sindicatos de professores dos estados e Distrito Federal em maio de 2011. Procurou-se identicar os estados que haviam implantado a ADD e as posies dos sindicatos em relao a ela.

Referncias
ASSUNO, A. A.; OLIVEIRA, D. A. Intensicao do trabalho e sade dos professores. Educao & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, p. 349-372, maio/ago. 2009. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n107/03.pdf. Acesso em: 20 ago. 2012. BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO - BID. Hacia la expansin del capital de conocimiento de America Latina y el Caribe: una estrategia del BID para la educacin y la capacitacin (Borrador). 2005. Disponvel em: http://www.oei.es/etp/ expansion_capital_conocimiento_AL_bid.pdf. Acesso em: 18 ago. 2012. BANCO MUNDIAL. Nota de conceitos sobre a estratgia para o setor da educao 2020. [2010]. Disponvel em: http://siteresources.worldbank.org/EDUCATION/Resources/ ESSU/ConceptNote_BR.pdf. Acesso em: 18 ago. 2012. BRACONIER, H. Reforming education in England. OCDE. Economics department working, paper n. 939. 27 jan. 2012. BRASIL. MINISTRIO DA EDUCAO. Decreto n. 3.276, de 6/12/1999. Dispe sobre a formao em nvel superior e professores para atuar na educao bsica, e d outras providncias. Dirio Ocial da Unio. Braslia: Grca do Senado, 7 dez. 1999. BRASIL. MINISTRIO DA EDUCAO. Lei n. 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Disponvel em: http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 ago. 2012. BRASIL. MINISTRIO DA EDUCAO - GABINETE DO MINISTRO. Portaria Normativa n. 3, de 2/03/ 2011. Institui a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente. Dirio Ocial da Unio, Braslia, n. 44, p. 9, 03 mar. 2011. Seo 1. Disponvel em: http://www.audisa.net/arquivos/1299259781.pdf. Acesso em: 20 mar. 2011. BRASIL. MINISTRIO DA EDUCAO. Portaria Normativa n. 14, de 21/05/2010. Institui o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. Dirio Ocial da Unio, Braslia, n. 24, p. 11, 24 maio 2010. Seo 1. Disponvel em: http://noticias.cefet-rj.br/wp-content/ uploads/2010/05/20100524-portaria_normativa_mec.pdf. Acesso em: 6 fev. 2011. BRUNS, B.; EVANS, D.; LUQUE, J. Achieving world-class education in Brazil: the next agenda. World Bank, 2012. Disponvel em: https://openknowledge.worldbank.org/ handle/10986/2383. Acesso em: 18 ago. 2012.

SHIROMA, E.; SCHNEIDER, M.C.

Avaliao de desempenho docente: contradies da poltica...

BRUNS, B.; FILMER, D.; PATRINOS, H. A. Making schools work. New evidences of accountability reforms. Banco Mundial, 2011. Disponvel em: http://siteresources. worldbank.org/EDUCATION/Resources/278200-298568319076/makingschoolswork. pdf. Acesso em: 15 ago. 2012. BUBB, S. The insiders guide to early professional development. London: Routledge Falmer, 2004. BUCKLAND, P. Making quality basic education aordable : what have we learned? UNICEF- PD-ED, 2000. Disponvel em: http://www.unicef.org/spanish/education/les/ costs.pdf. Acesso em: 20 ago. 2012. COLEGIO DE PROFESORES DE CHILE - CPC. Profesorado entrega propuestas para potenciar a estudiantes de pedagogia. 12 maio 2010. Disponvel em: http://200.27.90.46/ index.php?option=com_content&view=article&catid=1:latest&id=188:profesora do-entrega-propuestas-para-potencia-a-estudiantes-de-pedagogia-. Acesso em: 18 ago. 2012. CRUZ, R. M. et al. Sade docente, condies e carga de trabalho. Revista Electrnica de Investigacin y Docencia, v. 1, p. 147 160, 2010. Disponvel em: http://www.ujaen.es/ revista/reid/revista/n4/REID4art8.pdf. Acesso em: 20 ago. 2012. DELANNOY, F.; SEDLACEK, G. Brazil: teachers development and incentives - a strategic framework. 2001. Disponvel em: http://siteresources.worldbank.org/BRAZILINPOREXTN/Resources/3817166-1185895645304/4044168-1186326902607/41pub_br62. pdf. Acesso em: 18 ago. 2012. DELORS, J. Educao: um tesouro a descobrir. So Paulo: Cortez; Braslia: MEC/UNESCO, 1998. DAZ, H. D. Comentrios de Hugo Daz Daz (Peru). In: GENTILI, P.; SUREZ, D. (Org.). Reforma educacional e luta democrtica: um debate sobre a ao sindical docente na Amrica Latina. So Paulo: Cortez, 2004. p. 63-69. FEDERAO NACIONAL DOS PROFESSORES. Jornal da FENPROF, n. 229, nov. 2008. Disponvel em: www.fenprof.pt. Acesso em: 12 jun. 2012. FURLONG, J. et al. Teacher education in transition: re-forming professionalism? Buckingham: Open University Press, 2000. HERRN, C. A.; SALAZAR, C. U. Incentivos a escuelas y maestros: la experiencia colombiana. In: PEARLMAN, M. et al. Maestros en Amrica Latina: nuevas perspectivas sobre su formacin y desempeo. Santiago: PREAL-BID, 2004. p. 377-387. Disponvel em: http://www.preal.org/BusquedaNN.asp. Acesso em: 18 ago. 2012. IOSCHPE, G. Hora de peitar os sindicatos. 09 abr. 2011. Disponvel em: http://veja.abril. com.br/noticia/educacao/hora-de-peitar-os-sindicatos. Acesso em: 13 ago. 2011. LINN, R. L. Assessment and accountability. In: Educational Researcher, v. 29 (2), p. 4-16, 2000.

Inter-Ao, Goinia, v. 38, n. 1, p. 89-107, jan./abr. 2013

Dossi

105

MEC. Plano prev formao de 330 mil professores no graduados. 28 maio 2009. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=ar ticle&id=13583&Itemid=970. Acesso em: 15 ago. 2012. MELLO, G. N. de. Social democracia e educao: teses para discusso. 2. ed. So Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1990. MELLO, G. N. de. Escolas ecazes: um tema revisitado. (Srie Atualidades pedaggicas; n. 6). BBE, v. 39, n. 1, Braslia: MEC/SEC, 1994a. MELLO, G. N. de. Cidadania e competitividade. 3. ed. So Paulo: Cortez, 1994b. MIZALA, A.; ROMANGUERA, P. El sistema nacional de evaluacin del desempeo docente (SNED) en Chile. In: PEARLMAN, M. et al. Maestros en Amrica Latina: nuevas perspectivas sobre su formacin y desempeo. Santiago: PREAL-BID, 2004. p. 389-407. Disponvel em: http://www.preal.org/BusquedaNN.asp. Acesso em: 18 ago. 2012. ORGANIZAO PARA A COOPERAO E DESENVOLVIMENTO ECONMICO - OCDE. Better skills, better jobs, better lives: a strategic approach to skills policies. 2012. ORGANIZAO PARA A COOPERAO E DESENVOLVIMENTO ECONMICO - OCDE. Professores so importantes: atraindo, desenvolvendo e retendo professores ecazes. So Paulo: Moderna, 2006. ORGANIZAO DOS ESTADOS AMERICANOS - OEA. Los proyectos hemisfricos en educacin: matriz de aportaciones de organismos internacionales. Tercera Reunin de Ministros De Educacin. Mxico D.F. 2003. Disponvel em: www.oas.org/udse/info rmeIIIministerial/.../8ProyectosHemisfericos.doc. Acesso em: 15 ago. 2012. ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Impact of structural adjustment on the employment and training of teachers. Geneva, Switzerland, 1996. OLIVEIRA, D. A. Educao e planejamento: a escola como ncleo da gesto. In: OLIVEIRA, D. A. (Org.) Gesto democrtica da educao: desaos contemporneos. 6. ed. Petrpolis: Vozes, 2005. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS - ONU. Faltam seis milhes de professores para alcanar ensino bsico universal em todo o mundo, arma UNESCO. 05/10/2011. Disponvel em: http://www.onu.org.br/faltam-seis-milhoes-de-professores-paraalcancar-ensino-basico-universal/. Acesso em: 15 ago. 2012. PEARLMAN, M. et al. Maestros en Amrica Latina: nuevas perspectivas sobre su formacin y desempeo. Santiago: PREAL-BID, 2004, p. 287-332. Disponvel em: http:// www.preal.org/BusquedaNN.asp. Acesso em: 18 ago. 2012. PEIRANO, C.; FALCK, D.; DOMNGUEZ, M. P. Evaluacin docente em Amrica Latina. Resumen ejecutivo. 2006. Disponvel em: http://images.buenadocencia. multiply.multiplycontent.com/attachment/0/TAG9hAooCqAAAFUHLGI1/PeiranoEvaluacion%20docente%20en%20America%20Latina.pdf?nmid=339857900. Acesso em: 15 ago. 2012.

SHIROMA, E.; SCHNEIDER, M.C.

Avaliao de desempenho docente: contradies da poltica...

PURYEAR, J. M. La educacin en Amrica Latina: Problemas y desafos. PREAL, n. 7, [1997]. Disponvel em: http://www.oei.es/reformaseducativas/educacion_AL_problemas_ desaos_puryear.pdf. Acesso em: 15 ago. 2012. PURYEAR, J. M. La accountability en la educacin: ?Qu hemos aprendido? In: CORVALN, J.; MCMEEKIN, R. W. Accountability educacional: posibilidades y desafos para Amrica Latina a partir de la experiencia internacional. Santiago, Chile: PREAL CIDE, 2006, p. 125-133. SO PAULO. Mais de 44 mil prossionais do magistrio estadual tero aumento salarial de 25%. 31/03/2010. Disponvel em: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ lenoticia.php?id=208928. Acesso em: 15 ago. 2012. SCHNEIDER, M. C. Certicao de professores: contradies de uma poltica. 2009. Dissertao (Mestrado em Educao), Programa de Ps-graduao em Educao, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis, SC, 2009. SCHULMEYER, A. Estado actual de la evaluacin docente en trece pases de Amrica Latina. In: PEARLMAN, M. et al. Maestros en Amrica Latina: nuevas perspectivas sobre su formacin y desempeo. Santiago: PREAL-BID, 2004, 25-64. SHIROMA, E. O. Aes em rede na educao: contribuio dos estudos do trabalho para a anlise de redes sociais. In: ARAUJO, R. M. de L.; RODRIGUES, D. S. (Org.). A pesquisa em trabalho, educao e polticas educacionais. Campinas ,SP: Alnea e tomo, 2012. p. 89-113. SHIROMA, E. O.; SCHNEIDER, M. C. Professores em exame: reexes sobre polticas de avaliao docente. Prxis Educativa, Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 31-44, jan.-jun. 2011. Disponvel em: http://www.periodicos.uepg.br. Acesso em: 12 jul. 2012. DOI: 10.5212/ PraxEduc.v.6i1.0003. UNITED KINGDOM - UK. Great teachers: attracting, training and retaining the best. London: Deparment of Educacion, Report. London: House of Commons/ Education Committee, 2012. UNESCO. Declarao mundial sobre educao para todos: satisfao das necessidades bsicas de aprendizagem. Jomtien, 1990. 1998. Disponvel em: http://unesdoc.unesco. org/images/0008/000862/086291por.pdf. Acesso em: 20 ago. 2012. UNESCO. Relatrio de monitoramento de educao para todos. Brasil 2008: Educao para todos em 2015. Alcanaremos a meta? Braslia: UNESCO, 2008. Disponvel em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001592/159294por.pdf. Acesso em: 15 ago. 2012. UNESCO. The Dakar framework for action. Education for all: Meeting our Collective Commitments. Paris: UNESCO, 2000. UNESCO/OREALC. Proyecto Regional de Educacion para America Latina y el Caribe (PRELAC). Declaracin de la Habana. Santiago, Chile, 2002. Disponvel em: http:// unesdoc.unesco.org/images/0013/001316/131687so.pdf. Acesso em: 18 ago. 2012.

Inter-Ao, Goinia, v. 38, n. 1, p. 89-107, jan./abr. 2013

Dossi

107

ENeIDA OTo SHIRomA doutora em Educao pela UNICAMP; professora do Programa de Ps-graduao em Educao da UFSC; pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Poltica Educacional e Trabalho (GEPETO); e bolsista do CNPq Brasil. E-mail: eneida@ced.ufsc.br

MARA CRIsTINA ScHNeIDeR mestre em Educao; doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Educao da UFSC; e bolsista do CNPq Brasil. E-mail: maraefra@yahoo.com.br

S-ar putea să vă placă și