Sunteți pe pagina 1din 18

A identidade funkeira e a luta contra a incriminao e discriminao da juventude pobre a partir do funk 1

Vanderlei Cristo Mendona 2

RESUMO

Esse artigo resultante de constataes iniciais de nossa pesquisa sobre o processo de construo e estigmatizao da identidade funkeira. Buscamos aqui compreender o processo de construo das representaes do funk nas classes sociais mais abastadas, o processo de construo das identidades como processo de busca por reconhecimento o processo de estigmatizao contextualizada dessas identidades que contribui para aprofundar o processo de excluso social. Palavras-chave: funk, identidade, estigma, reconhecimento.

Esse trabalho resultante de reflexes iniciais de minha pesquisa de dissertao que busca pensar o processo de construo da identidade juvenil a partir de sua insero em processos que so perpassados por questes que envolvem sensaes de medo e insegurana na sociedade atual e a construo das representaes sociais em tal contexto, versus, os processos de luta por reconhecimento que do base construo identitria. 2 O autor socilogo e especialista em segurana pblica e social, atualmente mestrando no Programa de PsGraduao em Cincias Sociais da UFES. Contato: vcmendonca@gmail.com

INTRODUO

Buscaremos nesse trabalho discutir e apresentar algumas constataes esclarecedoras sobre o processo de constituio da identidade do funkeiro que, para adiantar, se constitui a partir de processos de reconhecimento no interior de redes embaladas pela subcultura funk. Mostraremos que tal identidade no se constitui como sendo fixa, mas que sua constituio cria certas bases sobre as quais se assentaro outras identidades sendo, portanto, a identidade funkeira, a base estruturante da personalidade manifestada o que no quer dizer que a mesma no sofra mudanas radicais durante o processo de amadurecimento dos jovens com a conseqente incorporao de novas representaes e com a percepo dos estigmas sofridos por cauda de seu pertencimento social. Discutiremos o processo de estigmatizao da identidade funkeira como sendo resultante de dois processos paralelos: o primeiro, como sendo constitudo em contexto scio-histrico perpassado pela sensao de medo e insegurana; o outro, como sendo constitudo por longo processo de representao social perpassado por preconceitos de cunho scio-histrico no qual h a desvalorizao dos pobres e sua produo.

Essa pesquisa se concentra no municpio de Vila Velha-ES e est em fase de andamento junto a grupos de funkeiros do bairro Jaburuna. Usamos o mtodo indicirio de Carlo Ginzburg (1989) para orientar o olhar e o proceder em campo o qual nos permite detectar aspectos da realidade que se camuflam seja pelo olhar desatento do pesquisador, seja por sua imerso em lgicas que escapam a esquemas puramente racionais, sendo, portanto, necessrio que o pesquisador esteja atento aos pequenos elementos que se aglomeram e do base constituio de conflitos e dilemas que emergem em forma de reaes motivadas, muitas das vezes, pela emoo. Como tcnica de coleta de dados, estamos usando as tcnicas de observao participante, grupo focal e entrevistas individuais semi-estruturadas.

Para a escolha do local da pesquisa, nos inspiramos nos trabalhos de William Foote Whyte (2005) sobre Cornerville (nome fictcio), um local particularmente pobre de Eastern City onde se localizavam, principalmente, imigrantes italianos que viviam em constante processo de discriminao e incriminao dada sua condio social. Por trabalharmos com a Teoria das Representaes Sociais, queremos investigar, dentre outros aspectos que esto na base da constituio das identidades, como os jovens funkeiros se vem, como eles pensam que so vistos pelas camadas mais abastadas e como grupos das classes mais abastadas os vem.

Assim, para alcanar o objetivo do trabalho escolhemos um local que consideramos privilegiado: o Plo de Confeces do bairro Glria e o morro de Jaburuna localizado no bairro Jaburuna, ambos localizados no municpio de Vila Velha, Estado do Esprito Santo. A escolha desse municpio, dentre os sete da Regio Metropolitana da Grande-Vitria 3, se deu por vrios motivos: o mais populoso 4, um dos municpios com maior ndice de crimes contra a vida no Estado e, principalmente, porque encontramos nmero considervel de funkeiros no municpio. O Morro do Jaburuna fica localizado no bairro Jaburuna em frente ao bairro Glria e marcado pelo auto ndice de violncia contra a vida, sendo considerado, em nvel de representao do lugar da violncia, um dos bairros mais perigosos do municpio. Quanto ao Plo de Confeces da Glria, tal escolha se deu, tambm, por vrios motivos, so eles: uma regio que concentra grande nmero de comerciantes, principalmente na rea de vesturio; o local onde se encontra a Fbrica de Chocolates Garoto; uma regio de grande trfego de pessoas. Por causa desse peso do comrcio no municpio, o que faz com que os comerciantes sejam um grupo forte e representativo em termos de capital poltico e social, e por questes metodolgicas, escolhemos os comerciantes como grupo que ao ser indagado metodologicamente, seja capaz de nos fornecer as representaes que as camadas mais favorecidas tm dos funkeiros.

Por fim, e em nvel de esclarecimento, para Vianna (1988) funkeiro quem ouve funk, quem curte o funk. Para esse trabalho, vamos considerar como funkeiro somente os jovens que tem o funk como seu estilo musical preferido e que se vestem e adotam a postura gestual que permite sua identificao dentro e fora da sua rede social como funkeiro. Esses jovens com suas vestimentas e performances permitem que se identifique uma forma especifica de ser no mundo, uma forma especfica de comportamento: uma identidade.

Os municpios que compe a Regio da Grande-Vitria so: Cariacica, Fundo, Guarapari, Viana, Serra, Vila Velha e Vitria (Capital). Estes municpios possuem, aproximadamente, a metade da populao do Estado. 4 No Censo Demogrfico de 2010 IBGE contou a populao de Vila Velha como sendo de 414.420 habitantes.

REPRESENTAES, IDENTIDADE E ESTIGMA

De forma geral a ideia de representaes sociais, ou coletivas, esteve presente nas cincias sociais desde sua origem com os trs autores clssicos: Marx, principalmente em A ideologia alem; Weber, em A tica protestante e o esprito do capitalismo; Durkheim, em As formas elementares da vida religiosa. No nos deteremos nos desdobramentos oriundos desse indicativo dos clssicos sobre a dialtica existente entre o mundo das idias e a realidade material propriamente dita a qual perpassada pelas interaes entre sujeitos em contextos sociais especficos e qual o caminho seguido por aqueles que tiveram um ou de alguns desses clssicos como inspirao; mas sim, sobre as representaes em si e seus impactos sobre o comportamento dos sujeitos.

As representaes so autnticos mecanismos cognoscitivos os quais nos permitem nos situamos no mundo e assim agir sobre o mesmo. Sendo, portanto, uma forma especfica e necessria de conhecimento sem o qual nos sentimos perdidos em termos de interao social, mas no s nesse mbito, como tambm no mbito das idias porque esse conhecimento que nos permite organizar o mundo mentalmente. Nesse sentido, Leite (2002) em sua tese de doutoramento sobre representaes lana mo de vrias referncias na busca de um esclarecimento sintetizado das definies e sentidos das representaes sociais: formas de conhecimento prtico que orientam as aes no cotidiano (SPINK, 1995b, p. 121 apud LEITE, 2002, p. 125); saber desenvolvido no cotidiano das relaes sociais (LANE, 1995: 59 apud idem, ibidem); modalidade de conhecimento particular que tem por funo a elaborao de comportamentos e a comunicao entre indivduos (MOSCOVICI, 1978, p. 26 apud idem, ibidem); conjunto de conceitos, explicaes e afirmaes que se originam na vida diria (MOSCOVICI apud idem, ibidem). Assim, a Teoria das Representaes Sociais seria a responsvel pelo estudo dos contedos e dos processos que constitui dado saber do senso comum sobre fenmenos sociais relevantes (SPINK, 1995, p. 91).

Segundo Jodelet (, 1989, p. 35 e 56 apud LEITE, 2002, p. 126) para que um objeto, por sua vez, se transforme de algo estranho em algo que nos familiar, necessrio que ele passe por um processo de acolhimento, o qual retira tal objeto do campo do desconhecido para o campo do familiar ou do quase familiar, mas que permite se ter noes sobre tal coisa a ponto de se poder emitir certa opinio a respeito.

De forma geral, se o que no conhecemos lido com as categorias que j conhecemos e as quais utilizamos para definir objetos, situaes etc. que possuem semelhana com o novo que se apresenta, cabe, ento perguntar como ocorre o processo de familiarizao do referido novo? Para essa questo so apresentadas duas respostas: A objetivao e a ancoragem. S (1995, p. 34) define a objetivao como o processo de tornar concreto, materializar, transformar em algo quase tangvel um conceito ou objeto abstrato. Quanto ao processo de ancoragem, cabe destacar que ele seria o responsvel pela familiarizao do no-familiar porque por esse processo que as pessoas realizam a assimilao.

Nesse sentido, ancoragem e objetivao so processos inversos, pois uma atribui uma caracterizao material a um esquema conceitual e a outra atribuio uma conceituao a um objeto o que o torna inteligvel.

Cabe destacar que esses dois processos so perpassados por caractersticas dos sujeitos, o que Jodelet (1989) chama de pertena social, isto , as novas representaes que esses indivduos produzirem estaro inevitavelmente marcadas pelo seu histrico de vida que define suas categorias. Tal histrico recebe as marcas da sua pertena a determinado grupo social, a determinada vivncia de eventos especficos ou socialmente compartilhados os quais influenciaro suas categorias que do base as suas representaes. Em vista disso, Leite (2002, p. 130) afirma que
[] uma representao social no representa apenas um objeto socialmente importante, no se refere de modo exclusivo a aspectos da realidade que tm relevncia para a vida dos sujeitos que produzem essa representao. Alm disso, ela representa tambm esses sujeitos, manifestando aquilo que eles so, exprimindo seu ser social.

Se partirmos do pressuposto de que a constituio das identidades est diretamente relacionada s formas como os sujeitos vivenciam as incorporaes das representaes produzidas no cerne dos grupos aos quais pertencem, ento as identidades so sempre relacionais, portanto, no fixas, o que conecta os conceitos de identidade e representao social, pois se as representaes so estruturadas e estruturantes, elas permitem ir do agente estrutura e da estrutura ao agente em processos dinmicos entre criao e reproduo perpassados pela subjetividade construda em processos interao social. Conectamo-nos assim, concepo da chamada ps-modernidade na qual a pluralidade se apresenta ao conceito de identidade transformando o eu em eus, identidade em identidades.

Desprendendo das supostas razes, o fixo que asfixia foi arremessado ao longe. Para Stuart Hall (2006, p. 12-13), a identidade torna-se uma celebrao mvel: formada e transformada continuamente em relao s formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam.

O que queremos compreender mais detalhadamente o processo de constituio das identidades, para isso buscamos a contribuio de Axel Honneth, um dos mais importantes autores que teorizam sobre reconhecimento nas sociedades contemporneas.

Apoiando em Mead e Hegel, Honneth acredita que [] os sujeitos s podem chegar a uma auto-relao prtica quando aprendem a se conceber, da perspectiva normativa de seus parceiros de interao, como seus destinatrios sociais. (HONNETH, 2003, p. 155).

Em Honneth (2003) a luta por reconhecimento seria mediada por lutas intersubjetivas por meio das quais os sujeitos constroem e buscam aceitao social da sua identidade. Ele subdivide a fase do reconhecimento em trs padres de reconhecimento (amor, ordem-legal e solidariedade) aos quais cominam no reconhecimento pleno: autoconfiante, que se autorespeita e que se sente estimado socialmente. Por outro lado, a negao de um ou de todos esses direitos, levaria luta por reconhecimento que por sua vez resultaria no desenvolvimento de uma respectiva etapa do desenvolvimento da conscincia moral de cada indivduo.

O primeiro padro de reconhecimento positivo se daria por meio do desenvolvimento da autoconfiana corporal. Essa fase seria marcada pelo afeto, mais especificamente o amor. Esse reconhecimento ocorre por meio da famlia e entre as redes de interao mais prximas.

O segundo padro de reconhecimento positivo se daria quando todos se consideram portadores de direitos iguais num processo marcado pela reciprocidade. Nesse caso a igualdade dos acessos seria garantida como forma de incluso legal frente excluso oriunda dos processos sociais. Os sujeitos estariam moral e material guardados para se sentirem dignos. O terceiro padro se daria pela aceitao dos sujeitos sociais como eles so, isto , suas prticas manifestas em hbitos, suas produes etc. o que implicaria no sentimento de autoestima social.

Cada padro de reconhecimento tem seu respectivo correspondente de negao, a primeira negao de reconhecimento se manifesta por meio dos desrespeitos quanto integridade fsica (tortura e/ou estupro) que impactam na autonomia corporal, no permitindo, portanto, a constituio psquica da autoconfiana corporal.

A segunda negao de reconhecimento seria manifesta pelo processo de excluso social e dos direitos o que impacta na dignidade.

Na a terceira negao de reconhecimento temos a desvalorizao social das formas como os sujeitos se auto-realizam o que no permite que tenham estima social.

Caberamos, ento, nos questionarmos como se d o processo de identificao dos sujeitos no merecedores de reconhecimento? Silva (2004), se apoiando em amplo levantamento das contribuies teorias que vo da escola de Chicago a Bourdieu, nos ajuda pensar na relao entre representaes, identidade, esteretipos e estigmas. Estigmas se apresentam como marcar que destacam pejorativamente as diferena em determinada sociedade, se as expectativas que se tem em uma sociedade qualquer em relao a determinado grupo social, expectativas criadas a partir das referncias estabelecidas por grupos que detm alguma forma poder sobre a referida sociedade, no atendida por um indivduo ou subgrupo de indivduos, os mesmos podem ser estigmatizados a partir desse no enquadramento. Como mostra o referido autor, o conceito de estigma traz ainda dois outros conceitos que seriam o de esteretipo e o de racismo. Esteretipos so construes mentais que renem instrumentos simblicos simplificados de determinados grupos e permitem identific-los dentre outros. O preconceito um julgamento de valor sem informaes mais precisas sobre certo grupo ou pessoas onde se rebaixa os mesmos perante os padres do grupo ao qual pertence quem avalia (SILVA, 2004, p. 24). Assim, o conceito de estigma com suas variaes para racismo e esteretipo se constituem em processos dialticos com as representaes sociais.

FUNK: IDENTIDADE E ESTIGMA

Fazemos aqui a apresentao de nossas concluses parciais sobre o estudo que fazemos sobre o processo de constituio da identidade dos funkeiros e sua estigmatizao em processos de representao social. Vamos buscar mostrar que a constituio da identidade desses jovens se d em processos de interao em ambiente de redes sociais especficas baseadas na subcultura funk onde ocorre o primeiro processo de reconhecimento positivo que permitem a constituio da autoconfiana corporal a qual leva os jovens a aderirem a tais redes de forma a incorporarem progressivamente as representaes construdas no interior das mesmas at que seu comportamento manifeste a identidade funkeira. Nesse sentido, no substrato da construo dessa identidade funkeira est a presena de laos de amizade construdos e aprofundados a partir do processo contnuo de manifestao desse reconhecimento que permite a constituio inicial do eu. Tal reconhecimento perpassado por processos recprocos de solidariedade social que tem origem na identificao de contextos situacionais e interesses comuns o que os permite aprofundar as relaes de amizade, em termos de intimidade, o que leva esses jovens troca de favores menos convencionais como pintar os cabelos uns dos outros e o uso de toucas durante o processo de tingimento, algo que at pouco tempo era identificado como uma atitude feminina, e para o qual somente se avanou com a necessria reciprocidade dos pares a qual permitiu se de dar o passo para a composio de um trao especfico da esttica que acompanha a identidade dos funkeiros: a pintura dos cabelos.
[] para os jovens os adornos e pinturas nos cabelos, fazer as unhas, usar acessrios constitutivo de sua identidade, isso percebido pela equipe e outros trabalhadores da entidade como algo negativo - prprio do estigma (PICCOLO, 2006, p. 312)

Cecchetto (2003, p. 96) percebe que at mesmo as brigas fazem parte desse complexo processo de construo e afirmao das identidades:
Com efeito, a adeso dos jovens s prticas das galeras do bairro ou do "pedao" pode ser compreendida como uma afirmao da identidade grupal, que aparece associada noo de "ns", em contraposio ao "eles", os jovens de outras galeras e de outras comunidades. preciso ressaltar, entretanto, que essa rivalizao entre ns e eles no recorta as relaes entre as classes sociais; o que se estabelece so disputas intra-classe, entre os jovens de diferentes bairros populares, favelas e conjuntos habitacionais.

Vianna (1988) destacava que o funkeiro de sua poca no ouvia somente funk e que estilos como samba e pagode em alguns casos, at rock tambm entravam na dana, mas a marca quem deixa o funk, como ele j destacava, os funkeiros iam ao baile funk no para ver um dolo X ou Y, mas para se divertir ao som do ritmo eletrizante do funk 5. Como o prprio Vianna coloca o ritual faz as vezes da renovao social sempre trazendo tona certos sentimentos de pertena os quais, no caso dos bailes funks, dada a presena das galeras e de grupos menores, tambm abrem espao para a comprovao da fidelidade mtua entre representantes do grupo. Assim, ajudar a um amigo que entrou numa briga a chance de aumento de prestgio, isto , de reconhecimento intra-grupo e, dependendo da performance, de reconhecimento extra-grupo.

Com a escola e o trabalho, principalmente, mas no exclusivamente, h a ampliao dos crculos de amizade permitindo a incorporao de novas informaes pelos processos de ancoragem e objetivao os quais so capazes de modificar as representaes existentes ou criar novas representaes impactando assim na identidade desses sujeitos. Tal processo se mostra to mais bem sucedido quanto mais estiverem presentes atitudes que levem ao terceiro padro de reconhecimento, isto , quanto mais so aceitos e valorizados as prticas, hbitos, valores; ou, como acontece no mercado de trabalho, com a valorizao dos resultados de seus trabalhos etc. o que leva auto-estima social.

Esse processo de ampliao das redes de interao social dos funkeiros, algo que, normalmente, avana na adolescncia, lhes permitem reconhecer a estigmatizao de sua identidade como parte da representao social da violncia a qual perpassa as vrias camadas da sociedade o que lhes leva compreenso mais adequadamente das dificuldades que sua identidade lhes traz e manipular, se necessrio, a seu favor, essa representao, dai as frases corriqueiras que ouvi e que expresso essa sensao: eles parecem querer nos enfrentar, nos amedrontar. Ora, se a representao uma preparao para a ao, e se algum tem de mim, a partir da identificao de um estigma manifesto pela minha aparncia, vestimentas, forma de andar e gestualidades, o qual aciona determinada representao que o permite enquadrar meu pertencimento a determinado grupo, grupo do qual ele tem medo, isso significa dizer que ele, em certo sentido, pode supor prever minha ao, se eu sei disso (eles sabem) eu posso agir da

Referencia ao som do tambor que marca o estilo musical.

10

forma como a pessoa que me avalia supe que eu iria agir e com isso posso at brincar com os medos alheios.

As dificuldades trazidas por essa identidade pode fazer com que os membros dos grupos se aproximem mais entre si de forma a se tornarem mais prximos e a se protegerem mutuamente, pode ocorrer o afastamento do grupo por meio da modificao das representaes que os indivduos tm do prprio grupo e da imagem que tem dos colegas, em especial quando determinado individuo, ou indivduos, passa (m) a fazer uso de drogas. Tambm, como j citado, a entrada no mercado de trabalho, a partir do prprio processo de valorizao do produto do trabalho desses jovens somadas, mas no necessariamente, valorizao de qualidades intrnsecas pode ampliar seu sentimento de reconhecimento o que os leva a certa abertura que possibilita a incorporao de novos elementos as suas representaes j constitudas. Desse processo, pode resultar na modificao de sua identidade ou na construo de uma nova identidade.

A preocupao com a identidade estigmatizada comea a ser apontada em casa e/ou nas sadas da comunidade onde os sujeitos que carregam a identidade funkeira percebem o com mais preocupao o indicativo de que a identidade assumida no bem vista, pelo contrrio, ela no apenas ignorada como um sujeito que se veste mal, ela vista de forma negativa a qual gera a atitudes de negao e busca de distanciamentos. Com o tempo, e dependendo do reconhecimento encontrado, a manifestao da identidade funkeira, passa a ser controlada por tentativas de adequao ao contexto. Ou seja, na presena daqueles com os quais praticam trocas de reconhecimento eles a exercitaro ao mximo sempre que possvel, na ausncia desses pares, eles a manifestaro somente na presena de alguma oportunidade a qual percebam haver vantagens. O que no quer dizer que eles consigam esconder os traos marcantes dessa identidade na presena do outro: a forma de andar, de falar, as gestualidades com mos e ombros, a tendncia a virar a cabea para o lado e de forma inclinada para baixo. Vale citar o exemplo de um rapaz que encontrei no baile funk de Cobilndia 6o qual havia, h pouco tempo antes, ido a uma entrevista de emprego de uma rede de supermercados a qual seria realizada na Agncia do SINE, onde eu trabalhava 7, momento
6 7

Um dos poucos bailes funks de Vila Velha-ES. Refiro-me Agncia do Sistema Nacional de Emprego (SINE, tambm conhecida como Agncia do trabalhador) de Vila Velha onde trabalhei por quase dois anos como responsvel pelo setor que recebia as demandas dos empregadores e negociava a flexibilizao das exigncias para a contratao, preparava entrevistas e dava orientaes aos trabalhadores sobre os comportamentos nas entrevistas.

11

em que tive a oportunidade de conhec-lo e dar algumas informaes sobre o empregador e o que ele iria avaliar na hora de fazer a escolha dos novos funcionrios. No dia da entrevista ele estava de cala jeans, camisa de manda discreta, tnis e cabelo arrumado com gel. No baile ele estava com camisa de uma marca conhecida, mas a qual no lembro, bermuda, bon e tnis sem meia. O que marcou o encontro foi a fala dele quando me encontrou: esse sou eu.

Esse breve exemplo nos ajuda a confirmar a idia de que as identidades que os sujeitos assumem variam conforme a situao, identidades que no so unificadas ao redor de um eu coerente (HALL, 2006, p. 13).

Indo ao caso concreto: quer dizer que esses jovens no vo guardar essa identidade como se ela fosse solidificada num eu profundo, mas, ao contrrio. Podemos dizer, como visto no exemplo, que essa identidade tem seu primeiro baque no processo de entrada no mercado de trabalho com a exigncia da adoo de certo comportamento favorvel empregabilidade e a aquisio de confiana dos superiores hierrquicos.

A maior flexibilidade quanto exigncia de certo comportamento mais condizente ocorre nos casos de jovens que trabalham na construo civil porque nesse setor as exigncias no so to radicais para os pees; contudo, uma promoo depende da mudana. O que, por um lado, j denuncia os efeitos objetivos, sem contar os subjetivos, dos estigmas. Ainda que no pretendamos aprofundar essa anlise por meio dos processos de insero no mercado de trabalho, em especial nos processos de seleo de novos funcionrios, cabe destacar que nesse processo que se v mais claramente a representao de comportamentos-idealizados os quais abrem, ou fecham, as portas de determinadas empresas para determinado pblico.

12

FUNK: VIOLNCIA E MEDO SOCIAL O processo de representao dos bailes funks perpassado por informaes diversas as quais sofrem impactos diretos dos meios de comunicao de massa, com especial contribuio de um veculo especfico, o jornalismo. As representaes que as camadas mais favorecidas tm sobre os bailes funks e sobre os funkeiros so construdas a partir de duplo processo de objetivao onde se materializam os esquemas cognoscitivos que associam a pobreza violncia e o comportamento dos funkeiro a uma representao de um Habitus precrio 8, isto , a comportamentos, gostos e valores tpicos de pobres os quais seriam responsveis por um processo dialtico que reproduz a prpria pobreza, j que no seriam os adequados para quem quer vencer na vida.

Seguindo na somatria de elementos negativos que compem as representaes do funk, vale pensar as representaes sobre a violncia exacerbada vivenciada na sociedade brasileira a qual daria a base para a sensao de medo e insegurana que vem provocando profundas mudanas no processo de interao social cuja manifestao mais concreta pode ser vista nas novas edificaes voltadas para a segurana dos moradores 9.

Para Baierl, relao entre medo e violncia se d da seguinte forma:


[.] ameaas reais vindas de sujeitos reais, so contrapostas a ameaas potenciais tpicas do imaginrio singular coletivo, produzida pelos ndices perversos do crescimento da violncia nas cidades. Isso se agrava pela forma como esses ndices so veiculados e tratados pela mdia, pela fala corriqueira do crime e, principalmente, pela ineficcia e impunidade no papel da polcia e do Estado frente da questo social. Os sentimentos generalizados so de insegurana, ameaas, raiva, dio, medo e desesperana (BAIERL, 2004, p.20).

Segundo Bauman (2008), percebe-se uma postura das classes mdia e alta que passa a idia de que enfrentar a violncia est cada vez mais prximo do plano da ao pessoal de corrida aos meios oferecidos pelo mercado do que uma mobilizao efetiva a favor de polticas pblicas de segurana que assegurem a diminuio desses ndices a um nvel aceitvel. A postura dessas classes tem modificado a arquitetura das cidades e a distribuio da populao criando dois tipos de excluso: os que se alto excluem mdio/alto poder aquisitivo e os
8

SOUZA, Jess. A construo social da subcidadania: para uma sociologia poltica da modernidade perifrica. Belo Horizonte, Ed. da UFMG, 2003. Sobre as relaes entre violncia e medo social, ver: Baierl, 2004; Bauman, 2008; Ferraz, 2005; Glassner, 2003, Souza, 2008.

13

que so excludos baixo poder aquisitivo. Nessa postura est contida uma reao concreta ao sentimento de medo manifesta de forma individualizada na busca de segurana para si sem se preocupar com as questes macro-estrutural que esto na base desse processo de violncia. Na verdade, na representao da violncia existe a compreenso de nexos causais entre excluso social e violncia. Em seus trabalhos desenvolvidos em Santo Andr-SP, Anchieta e Galinkin 10 perceberam que para o policial
[] a pobreza, mesmo no tendo sido apontada diretamente como causa de violncia, aparece como associada a ela quando afirmam que as situaes de privao criam as condies para o crime, e que os criminosos saem das periferias e vo para as regies mais ricas para trabalhar (ANCHIETA; GALINKIN, 2005, p 33).

Percebe-se nas falas transcritas uma representao do lugar da violncia a favela que no se pode afirmar ser uma representao exclusiva de policiais, pelo contrario, ela amplamente aceita pelos mais variados grupos sociais porque essa representao adentra todos os lares por meio da mdia.

Desta forma, as representaes da violncia, as quais so perpassadas por juzos de valor no reconhecidos verbalmente, constituem o substrato do sentimento de medo que tem influenciado os processos de interao social, principalmente entre classes porque quem tem medo, tem medo de alguma coisa, nesse caso, a violncia, cuja existncia depende da ao de outro sujeito: um pobre; mas, qualquer pobre?

Pelo apresentado, plausvel a constatao de que os funkeiros so o grupo social que mais sentimento de medo provoca nos no-funkeiros, isso se d, portanto, graas representao socialmente construda a partir da qual se nega sua identidade e, portanto, sua forma de falar, se vestir, de andar, de gesticular, seus valores, sonhos e ideais.

Sendo as representaes construdas a partir de paradigmas prvios, os quais so mobilizados para explicar os novos fatos sociais, e se tais paradigmas, por um lado, permitem uma associao mecnica entre os locais onde moram os pobres, os locais onde ocorre a violncia

Anchieta, V.C.C.; Galinkin, A.L. Policiais Civis: Representando A Violncia. Psicologia & Sociedade; 17 (1): 17-28; Jan/abr.2005...Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v17n1/a05v17n1.pdf. Acesso em 20 de janeiro de 2011.

10

14

e os sujeitos dessa violncia, isto , os jovens entre 15 e 24 anos 11; por outro, tais paradigmas no so acariciados somente pela mesma racionalidade que permite criar relaes de causa e conseqncia do tipo exluso-reao, mas tambm ideolgicos e afetivos que no permitem o reconhecimento de valor no outro, seja no sujeito em si e o que ele valora, seja naquilo que fruto de suas manifestaes artsticas.

Assim, as representaes dos bailes funks apontam esses eventos como sendo: lugar de violncia; uso de drogas; prticas sexuais, inclusive com menores; aliciamento de jovens para o trfico e exaltao do trfico e do traficante. Esta laia o traficante : inimigo social por excelncia, como pode ser valorizado seno por seus pares? Essas representaes so o ponto de partida e o ponto de chegada para a estruturao de outras aes como reportagens sobre bailes especficos onde as representaes so confirmadas e alimentam o imaginrio sobre todos os bailes espalhado pelo pas. Foote Whyte alerta quanto aos eventos extra-ordinrios (espetacular).
Para compreender o evento espetacular, necessrio v-lo em sua relao com o padro da vida cotidiana [] as pessoas da classe mdia enxergam a rea como uma formidvel massa de confuso, um caos social. Os de dentro vem em Comerville um sistema social altamente organizado e integrado. (WHYTE, 2005.p. 20)

Como j mencionado, e vale a pena relembrar, a formao das representaes depende da mobilizao de paradigmas prvios, elas levam caractersticas dos sujeitos que representam, mas tambm possuem algo do objeto da representao. Assim, fato que eventos lamentveis tem acompanhado os bailes funks e h muito no so negados pelos funkeiros mais ativos como disc jockeys (DJS) e os mestres de cerimnias (MCS) que os vem com preocupao 12. Ainda que se reconhea que alguns desses fatos preocupantes fazem parte da realidade de alguns bailes, principalmente no que se refere violncia, isso no deve ser analisado sozinho, mas sim, levando em conta que os bailes so constituidores de um momento nico para essa juventude que v no seu dia-dia as manifestaes diretas de todas as formas de reconhecimento, de valorizao de si, no que se refere ao que so e ao que fazem e , nesse momento, que pelo menos uma dessas excluses superada, a excluso afetiva 13. Ressalvadas as relaes de poder manifestas nos processos de interao entre grupos que vo aos bailes, nos bailes funks que muitos desses jovens encontram com seus pares e interagem

11 12

MINISTRIO DA JUSTIA. Mapa da Violncia. 2006.

Vide VIANNA, 1988, 2003; ESSINGER, 2005. 13 Vide RODRIGES, 2004.

15

em processos dialticos de negao e superao a partir da afirmao do reconhecimento pelos pares. Basta lembrar-se dos carnavais fora de poca, tambm conhecidos como micaretas 14, que so realizados em vrias partes do Brasil cujo ritmo marcado pela msica baiana, o Ax Music. Esse tipo de evento que acontece sob forte controle dos organizadores, envolve muitos recursos financeiros, atrai turistas etc. tambm vive a mesma realidade que atribuda aos bailes no que se refere s brigas, violncia contra as mulheres, uso de drogas e sexo 15. Alm disso, as micaretas mais famosas mobilizam hoje, aproximadamente, um milho de folies, mesmo nmero que era mobilizado pelos bailes funks no final da dcada de 1980 (VIANNA, 1988).

Assim como os moradores de Cornerville, que foram estudados por William Foote Whyte de 1936 a 1940, os moradores das reas menos nobres 16 da sociedade brasileira, no podem ser julgados longe de seu local de origem e por no pares. As realidades e produes simblicas devem ser compreendidas em sua dimenso relacional e sem hierarquizao (WHYTE, 2005). Cornerville como se fosse a nossa favela, isto , cercada por reas nobres que a olham com preocupao, no uma preocupao com as pessoas que moram l, mas com o perigo que as representaes nelas projetam.

14

Micareta, do francs Mi-carme.

Vide uma reportagem interessante sobre o assunto em: http://www.bahianoticias.com.br/noticias/noticia/2009/05/05/39350,coite-drogas-e-comicio-deram-tom-damicareta.html#. 16 O IBGE usa o termo aglomerados subnormais como um conjunto de unidades habitacionais (barracos, casas...), ocupando ou tendo ocupado at perodo recente, terrenos de propriedade alheia (pblica ou particular) dispostos, em geral de forma desordenada e densa e carente, em sua maioria, de servios pblicos essenciais.

15

16

CONCLUSO

Para Hermano VIANNA (1988, p. 135) funkeiro uma palavra que pode se referir a qualquer pessoa que goste um pouco de funk. Mas muita coisa aconteceu desde aquelas primeiras descobertas na bem sucedida incurso antropolgica desse autor, sendo que, nos dias atuais, podemos dizer que h grupos que se mostram claramente dispostos a assumirem uma identidade funkeira. Tal esttica e forma de conduta no se diferenciam das j percebidas naquelas pocas, mas agora, esses elementos simblicos so utilizados corriqueiramente e no apenas nas idas aos bailes.

Segundo Piccolo (2004, p. 276) [] o estigma conferido a estes jovens justamente aquilo que lhes confere identidade: suas roupas, seus cabelos, suas grias, seus fascnios pelos smbolos ligados ao trfico carros, motos, armas,novinhas. Se concordssemos com essa ordem em que a antroploga coloca, estaramos invertendo as coisas. No existe o estigma e posteriormente a identidade. o contrrio. A identidade construda no processo de interao marcado pelo reconhecimento recproco que permite a autoconfiana corporal entre pares.

Tal identidade, por um lado, se manifesta para os no-funkeiros a partir de uma esttica e de um comportamento negado em termos valorativos porque no fazem parte do cardpio do bom gosto assim definido pelas camadas mais bem sucedidas e porque possuem aquele comportamento tido como oriundo de um habitus precrio o qual no permite que se vena na vida, portanto, um comportamento que permite claramente identificar um sujeito que no vai ser ningum na vida. Por outro lado, num contexto social perpassado por representaes de um violncia sem controle e que gera a sensao de medo e insegurana, principalmente em no-funkeiros, associadas s representaes da violncia como sendo, majoritariamente, proveniente de indivduos pertencentes s camadas mais carentes que se tem na imagem do funkeiro a materializao da violncia. Dentro da teoria das representaes sociais, isso seria o processo de objetivao do qual se falou anteriormente e que faz parte do processo de formao das representaes, ou seja, o processo de se atribuir algo material a algo que ainda est no plano das idias, que ainda um conceito. Essa materializao da violncia na sobre a manifestao da identidade do funkeiro seria a constituio do estigma que o funkeiro carrega consigo.

17

REFERNCIAS ANCHIETA, Vnia Cristine Cavalcante. GALINKIN, Ana Lcia. Policiais civis: representando a violncia. Psicologia & Sociedade. V. 17. n 1. Porto Alegre, Jan/Abr. 2005. ISSN 0102-7182. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S01ci_arttext. Acesso em set. 2006. BAIERL, Luzia Ftima. Medo Social: Da Violncia Invisvel Ao Invisvel da Violncia. Cortez, So Paulo, 2004. BAUMAN, Zygmunt. Medo Lquido. Edit. Zahar, Rio de Janeiro, 2008 CHARTIER, R. O mundo como representao. Estudos Avanados. So Paulo, V. 5/11, p. 173-191, 1991. CECCHETTO, F. As galeras funk cariocas: entre o ldico e o violento. In: Vianna, H. (Org.). Galeras cariocas: territrios de conflitos e encontros culturais. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. p. 92-116. DURKHEIM, mile. As Regras do Mtodo Sociolgico. So Paulo: Ed. Martin Clareto , 2007. FERRAZ, Sonia Maria TaddeI. ARQUITETURA DA VIOLNCIA: MORAR COM MEDO NAS CIDADES Quem tem medo de que e de quem nas cidades brasileiras contemporneas? Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v17n1/a05v17n1.pdf. Acesso em 20 de maio. 2009. GLASSNER, Barry. Cultura do medo: por que tememos cada vez mais o que deveramos temer cada vez menos. So Paulo: Francis, 2003. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramtica moral dos conflitos sociais. So Paulo: Ed. 34, 2003. IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Sntese de Indicadores Sociais 2000. Rio de Janeiro: IBGE. LEITE, Izildo Corra. Desconhecimento, piedade e distncia: representaes da misria e dos miserveis em segmentos sociais no atingidos pela pobreza. 2002. Tese (Doutorado em Sociologia) Faculdade de Cincias e Letras (Campus de Araraquara). UNESP (Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho). MINISTRIO DA JUSTIA. Mapa da Violncia. 2006. RODRIGUES, M.B.F. As identidades na sociedade contempornea: reflexes indicirias sobre o racismo brasileiro. In: SINAIS - Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio Especial de Lanamento, n.01, v.1, Abril. 2007. p.30-44.

18

________________. Excluso e Imaginrio Poltico: Reflexes Acerca das Emoes no Processo de Incluso Social. In: Sebastio Pimentel Franco, Gilvan Ventura da Silva e Anselmo Laghi Laranja. (Org.). Excluso Social, Violncia e Identidade. Vitria: Flor&Cultura, 2004, v. , p. 31-40. SILVA, Gilvan Ventura da. Representao social, identidade e estigmatizao: algumas consideraes de carter terico. In: FRANCO, Sebastio Pimentel; SILVA, Gilvan Ventura da; LARANJA, Anselmo Laghi. (Org.). Excluso social, violncia e identidade. 1 ed. Vitria: Flor&Cultura, 2004, v. 1, p. 13-29. SOUZA Jess. A Construo Social da Subcidadania: Para uma Sociologia Poltica da Modernidade Perifrica. Editora UFMG. Belo Horizonte. 2003. VIANNA, Hermano. O funk como smbolo da violncia carioca. In: VELHO, Gilberto e ALVITO, Marcos (orgs.) Cidadania e violncia. 2 ed. Rio de Janeiro: EDUFRJ e FGV, 2000. p. 179-188. ________________. (Org.). Galeras cariocas: territrios de conflitos e encontros culturais. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. ________________. O mundo funk carioca. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. WHYTE, William Foote. 1973 [1943]. Street Corner Society: the social structure of an italian slum. Chicago, The Univercity of Chicago Press. (traduo brasileira: 2005. Sociedade de esquina: a estrutura social de uma rea urbana pobre e degradada. Rio de Janeiro, Jorge Zahar).

S-ar putea să vă placă și