Sunteți pe pagina 1din 10

PASSO 6 _______________________

9 Passos para Um Ministrio Infantil De Sucesso


_______________________
Um manual simples para o ministrio bblico com crianas

SAM DOHERTY

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

Passo 6:
Eu devo evangelizar crianas ?
Resumo do Captulo (Cinco verdades sobre o evangelismo de crianas )

H dois grupos de crianas. imprescindvel saber que cada criana faz parte de um de dois grupos salvas e no salvas. Voc tem, portanto, dois ministrios. Voc precisa evangelizar as crianas no salvas, e precisa ajudar as crianas salvas a crescerem. Voc precisa entender qual a mensagem do Evangelho. H cinco grupos de verdades na mensagem do Evangelho. Voc precisa saber que o Evangelho tem poder. O poder no evangelismo est na mensagem, no no mensageiro. Voc precisa depender do Esprito Santo. Deus, o Esprito Santo, que faz a obra que dura.

Deve ser bvio a partir de nossos estudos nas lies anteriores que h dois grupos de crianas, e que cada criana que vem nossa aula, pertence a um dos dois grupos.

PARE! Antes de voc continuar, IMPRIMA esta lio. Tenho certeza que voc ser muito mais beneficiado ao ESTUDAR seu contedo do que simplesmente visualizar em seu computador. Antes de comear a ler IMPRIMA a lio em folhas de papel. Depois pegue um lpis e ESTUDE-A Faa crculos ou grife tudo o que for importante para voc. Faa anotaes nas margens, assim voc assimilar mais facilmente os princpios aqui apresentados. Recomendo que voc realmente imprima-a antes de seguir adiante.

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

H dois grupos de crianas


A Bblia ensina que h dois grupos de crianas:

Em primeiro lugar, h as crianas que no confiaram em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Estas crianas esto espiritualmente mortas (Efsios 2:1), espiritualmente cegas (2 Corntios 4:4), e sob o domnio e poder do pecado (Romanos 6:17). Se j atingiram a idade da responsabilidade e do entendimento, e no confiaram em Jesus Cristo, tambm so culpadas diante de Deus (Romanos 3:19) e, se morrerem nessa condio, estaro perdidas para sempre (Joo 3:36). Estas crianas precisam de Jesus Cristo como Salvador, e precisam ser evangelizadas (Marcos 16:15). Em segundo lugar, h as que j confiaram em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Deus lhes concedeu: vida espiritual (Joo 6:47), viso espiritual (Atos 26:18), perdo de todos os pecados (Efsios 1:7), o Esprito Santo que habita nelas (Atos 2:38) e vida eterna (Joo 3:16). Ao mesmo tempo, Deus as transformou (2 Corntios 5:7), e quebrou o poder total do pecado em suas vidas (Romanos 6:18). Estas crianas no precisam de vida espiritual; elas j tm. No precisam ser evangelizadas. Precisam de alimento espiritual (1 Pedro 2:2; 2 Pedro 3:18).

Voc tem dois ministrios


Est claro, portanto, pelo que declaramos acima que voc tem dois ministrios diferentes com as crianas relacionados entre si Seu primeiro ministrio evangelizar as crianas no salvas. Deus o chamou para ser pescador. Disse-lhes: Vinde aps mim, e eu vos farei pescadores de homens. (Mateus 4:19). Seu primeiro e principal papel o de evangelista, e voc precisa ensinar continuamente e aplicar seu ensino s crianas no salvas, para encoraj-las e capacit-las a confiar em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Seu segundo ministrio alimentar as crianas salvas. Deus tambm o chamou para ser pastor.

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

Apascenta os meus cordeirinhos. (Joo 21:15). Voc no deve descuidar das ovelhas do rebanho. Se voc no as alimentar, ser difcil que elas cresam. Conseqentemente, voc quer ensinar e aplicar seu ensinamento s crianas salvas para ajud-las a crescer espiritualmente. KIT FERRAMENTAS PARA O MINISTRIO INFANTIL Quero adiantar aqui para voc o Kit Ferramentas para o Ministrio Infantil. Na verdade ele composto por 8 kits incluindo histrias bblicas, missionrias, roteiros para o preparo das lies, visuais impressos e para flanelgrafo, e muito...muito mais. So mais de 130 lies que podem ser usadas por um perodo de 3 anos. Equipe sua igreja com um material de timo acabamento e riqussimo em contedo para a formao da prxima gerao sob a Palavra de Deus. Acesse o link a seguir e veja como fcil adquirir o seu Kit Ferramentas para o Ministrio Infantil agora mesmo. Acesse: http://www.seguindoparaoalvo.com.br/salespage/kitferramentas

Entenda o Evangelho
Sua primeira tarefa e responsabilidade, portanto, evangelizar as crianas no salvas, e veremos esta responsabilidade nos prximos captulos. O Senhor Jesus Cristo nos ordenou, como Seus discpulos, a pregar o Evangelho a toda criatura (Marcos 16.15) e isso inclui as crianas. Mas antes de obedecer essa ordem de evangelizar as crianas, precisamos entender o que o Evangelho . No podemos pregar nem ensinar aquilo que no sabemos e no entendemos. Evangelizar envolve o ensino de cinco reas da verdade bblica:

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

Ensine a respeito de Deus a Fonte da Salvao Precisamos ensinar a respeito do Seu carter (quem Ele , e como Ele ), Suas obras (O que Ele fez). O entendimento do pecado e a necessidade de Salvao comeam com o claro entendimento de Deus. Precisamos enfatizar que: Deus o criador (Atos 17:23-29). Portanto, as crianas tm uma responsabilidade para com Ele. Deus falou aos homens atravs da Bblia (1 Corntios 15:3, 4) Portanto, as crianas devem ouvir a Palavra de Deus. Deus santo e justo (Atos 17:31). Portanto, Ele deve julgar o pecado. Deus bom, gracioso, amoroso e misericordioso (Joo 3:16). Portanto, Ele providenciou a resposta s necessidades das crianas. A santidade de Deus faz a salvao necessria; o amor de Deus faz a salvao possvel. Devemos sempre ensinar estas verdades no equilbrio bblico.

Ensine a respeito do pecado a necessidade de salvao Precisamos ensinar a respeito da pecaminosidade do corao humano. Precisamos explicar o que o pecado, e que todos so pecadores diante de um Deus Santo. Precisamos ensinar as conseqncias do pecado. Precisamos enfatizar que: O pecado contra Deus (Salmo 51:4). a transgresso da sua lei (1 Joo 3:4). Todos so pecadores por natureza (Efsios 2:3) e por procedimento (Romanos 3:23). O pecado merece castigo e separao eterna de Deus (Romanos 1:18). obra do Esprito Santo convencer do pecado. Devemos orar para que Ele faa essa obra no corao e na vida das crianas a quem ensinamos.

Ensine sobre Jesus Cristo o Caminho da Salvao Precisamos ensinar a respeito do Senhor Jesus Cristo. Ele quem salva. Precisamos ensinar a respeito da Sua pessoa (Quem Ele ), e Sua obra (o que Ele fez). Precisamos enfatizar: Ele Deus, o Filho, o nico Salvador (Atos 9:20). Sua morte: seu significado e importncia, e sua suficincia

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

em expiar o pecado (Atos 2:23; 33;38). Sua ressurreio: Ele um Salvador vivo (Atos 2:24-32). Sua exaltao: Ele Senhor de tudo (Atos 2:33-36).

Deus aquele em quem precisamos crer, ou confiar pessoalmente, para a salvao. O ensino a respeito da Sua Pessoa e Sua obra Salvadora deve estar intimamente ligado apresentao do Evangelho.

Ensine a respeito do arrependimento e da f a posse da Salvao. O convite de vir a Cristo uma parte essencial do Evangelho (Joo 6:37; Apocalipse 22:17). Precisamos orar por uma confiana presente e imediata em Cristo. Precisamos enfatizar: O convite de Cristo de vir a Ele (Mateus 11.28). A necessidade de dar as costas ao pecado (Atos 2:38; Atos 20:21). A necessidade de confiar no Senhor Jesus Cristo, e se submeter a Ele em obedincia (Atos 16:31; Romanos 10:9, 13). Tanto arrependimento quanto f envolvem uma resposta de trs partes ao convite de Cristo uma resposta da mente, do corao e da vontade (Romanos 6:17). Ensine a respeito dos resultados da Salvao Precisamos fazer com que as crianas saibam o que acontecer se, e quando confiarem em Jesus Cristo como Salvador: Todos os seus pecados sero perdoados. Elas sero justificadas (Atos 13:38,39). Sero regeneradas e recebero uma nova natureza (Joo 3:3-8), e Deus vai esperar uma grande mudana em suas vidas (Atos 26:20). Elas recebero vida eterna (Joo 3:16). Elas recebero o dom do Esprito (Atos 2:38). Trs fatos precisam ser lembrados pelo evangelista que est ensinando: No necessrio que a criana entenda todas as verdades do Evangelho, para ser salva. Deus soberano. s vezes, Ele regenera com base em muita verdade e muito entendimento. s vezes, Ele regenera com base numa pequena verdade e pouco entendimento. No possvel e nem necessrio tentar ensinar, ou at incluir todas as verdades em uma Lio Bblica. Os apstolos certamente no fizeram isso. melhor ensinar menos, e de maneira eficaz. Entretanto, devemos nos esforar a ensinar todas as verdades

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

durante um perodo de tempo. A passagem que est sendo ensinada determinar, principalmente, qual verdade do Evangelho deve ser ensinada. Mas voc deve saber o que procurar. por isso que o esboo acima to importante. No momento atenha-se a este breve resumo da mensagem do Evangelho: Voc precisa ser salvo Porque Deus santo e no permite pecado no Cu. Porque voc pecador. Voc pode ser salvo Porque Jesus Cristo tomou o castigo pelo seu pecado Porque Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos. Voc ser salvo Se voc deixar seu pecado. Se voc confiar em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador Voc salvo Todos os seus pecados so perdoados passados, presentes e futuros. Voc ser uma nova criatura, e comear uma nova vida.

Compreenda o Poder do Evangelho


Deus nos proporcionou a mensagem, a qual, quando ensinada e explicada s crianas tem o poder verdadeiro de mudar vidas atravs do Esprito Santo. O poder no est em ns. No depende principalmente de nossa experincia, de nosso treinamento, ou da nossa habilidade. O poder est na mensagem que proclamamos. O Esprito Santo usa a mensagem para falar ao corao das crianas, para convenc-las do pecado, para lhes dar o desejo de deixar o pecado e, com base nessa mensagem, Ele as regenera, ao confiarem em Jesus Cristo. Quando o Senhor Jesus disse aos Seus discpulos em Marcos 16:15 ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura eles devem ter se sentido muito inadequados. No tinham cursado o Instituto Bblico e no tinham treinamento missionrio. Vrios eram pescadores por profisso e um era coletor de impostos. Tinham todo tipo de dvidas e de problemas pessoais. Mas fizeram como lhes fora ordenado. Eles no tinham nenhum esquema e nem tcnicas especiais. Simplesmente obedeceram ao seu mestre e PREGARAM O EVANGELHO em todo o lugar onde tiveram oportunidade. O que aconteceu? Um homem disse que eles viraram o mundo de cabea para baixo

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

(Atos 17:6), e que encheram Jerusalm com a sua doutrina (Atos 5:28). Milhares de pessoas se converteram; igrejas surgiram por todo o mundo conhecido; vidas, cidades e at naes foram transformadas; e o Cristianismo cresceu e se espalhou at que eventualmente se tornou o que hoje. E isto tudo porque um punhado de homens analfabetos, inexperientes, com dvidas, e hesitantes, pregaram o Evangelho da maneira mais simples e clara. E com isso lembramos que o poder estava e est na mensagem, e no nos mensageiros. No encorajador perceber que Deus usou pessoas como eles de uma maneira to maravilhosa? Isso quer dizer que Ele pode usar a voc e a mim tambm, quando levamos a mesma mensagem s crianas no importa quo nervosos estivermos ou quo inexperientes formos. Deus usa pessoas como ns para executar Seus propsitos para que Ele receba a glria, e no ns. Ora, vede, irmos, a vossa vocao, que no so muitos os sbios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que so chamados. Pelo contrrio, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sbios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignbeis do mundo, e as desprezadas, e as que no so, para reduzir a nada as que so; para que nenhum mortal se glorie na presena de Deus. (1 Corntios 1:26-29). Paulo descreve o Evangelho de Cristo como o poder de Deus para salvao de todo aquele que cr; (Romanos 1:16). E ele escreve novamente em 1 Corntios1:18: Porque a palavra da cruz deveras loucura para os que perecem; mas para ns, que somos salvos, o poder de Deus. portanto, muito importante que voc pregue o Evangelho para as crianas no salvas. Ensine como ele . Nunca subtraia nada, nem adicione nada, ou substitua quaisquer alternativas.

Dependa do Esprito Santo


Quando Paulo olhou para o seu ministrio em Tessalnica, ele escreveu: porque o nosso Evangelho no foi a vs somente em palavras, mas tambm em poder, e no Esprito Santo e em plena convico (1 Tessalonicenses 1:5a). Seu Evangelho veio em palavras, e foi falado. Mas veio tambm no poder e no Esprito Santo. Conseqentemente, precisamos orar para que o Esprito Santo faa Sua obra medida que ensinamos Sua Palavra; e precisamos depender Dele para faz-lo.

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

DICA IMPERDVEL Estudar, conhecer e se relacionar com o Esprito Santo far seu ministrio infantil vencer qualquer obstculo e obter grande sucesso na colheita de crianas para o Reino de Deus. Por isso quero deixar essa dica com voc: descubra e estude o que a Bblia tem para ensinar sobre a pessoa do Esprito Santo. Para lhe ajudar recomendo o livro A DOUTRINA DO ESPRITO SANTO. Conhea Sua personalidade, como Ele opera na salvao de uma criana e como Ele capacita voc para exercer esse ministrio incomparvel. A DOUTRINA DO ESPRITO SANTO mais que um complemento para o seu trabalho, o tem essencial para voc ser bem sucedido em seu ministrio. Acesse e adquira: http://loja.apec.com.br/detalhes.asp?pid=1865

A obra dEle tem sete partes:


Ele que nos d o dom do ensino, no preparo do nosso ministrio. Ensinando de acordo com Efsios 5:11: Romanos 12:7 e 1 Corntios 12:13 um dos dons do esprito. Ele que nos ajuda a entender a Palavra de Deus da qual Ele foi o autor. Quando vier, porm, aquele, o Esprito da verdade, ele vos guiar a toda a verdade; porque no falar por si mesmo, mas dir o que tiver ouvido, e vos anunciar as coisas vindouras. (Joo 16:13). Ele que, nos d a sabedoria para sabermos o que ensinar s crianas luz de suas necessidades. Escolhei, pois, irmos, dentre vs, sete homens de boa reputao, cheios do Esprito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste servio. (Atos 6:3). Ele que nos ensina, nos d liberdade de expresso, nos ajuda a saber o que dizer e o que no dizer. Ele nos d poder e autoridade para diz-lo. Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalm, como em toda a Judia e Samaria, e at

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

os confins da terra. (Atos 1:8). Ele que d entendimento s crianas que ouvem e as convence do pecado. Todavia, digo-vos a verdade, convm-vos que eu v; pois se eu no for, o Ajudador no vir a vs; mas, se eu for, vo-lo enviarei. E quando ele vier, convencer o mundo do pecado, da justia e do juzo: do pecado, porque no crem em mim; da justia, porque vou para meu Pai, e no me vereis mais, e do juzo, porque o prncipe deste mundo j est julgado. (Joo 16:7-11). Ele que regenera as crianas mortas, levando-as ao arrependimento e f. Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se algum no nascer da gua e do Esprito, no pode entrar no reino de Deus. (Joo 3:5). Ele que habita nas crianas salvas, lhes d entendimento, segurana e fora e as ajuda a crescer. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dar outro Ajudador, para que fique convosco para sempre a saber, o Esprito da verdade, o qual o mundo no pode receber; porque no o v nem o conhece; mas vs o conheceis, porque ele habita convosco, e estar em vs. (Joo 14:16-17). O Esprito mesmo testifica com o nosso esprito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:16).

At nossa prxima aula!

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

S-ar putea să vă placă și