Sunteți pe pagina 1din 5

Entrevista Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens, com Roxane Rojo

Ter, 15 de Outubro de 2013 16:53

Entrevista com Roxane Rojo

Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens.

GRIM: O que o multiletramento?

Rojo: H uma preocupao de que a juventude que est na escola pblica est muito ligada nas mdias em geral, seja ela de massa ou sejam as digitais e a escola se mantm ignorando essas mdias desde os impressos do sc. 19. Ento esse movimento que comeou com um manifesto l em 1996, nos Estados Unidos, de pesquisadores e professores americanos por uma Pedagogia dos Multiletramentos justamente pensar que para essa juventude, inclusive para o trabalho, para a cidadania em geral, no mais o impresso padro que vai funcionar unicamente. Essas mdias, portanto, tm que ser incorporadas efetivamente, todas elas, tvs, rdios, essas mdias de massas, mas sobretudo as digitais incorporadas na prtica escolar diria. Ento, eles vo propor uma pedagogia para a formao, isso l em 1996, portanto, j h muitos anos atrs. A ideia que a sociedade hoje funciona a partir de uma diversidade de linguagens e de mdias e de uma diversidade de culturas e que essas coisas tm que ser tematizadas na escola, da multiletramentos, multilinguagens, multiculturas.

GRIM: A gente pode dizer que as crianas aprendem com a mdia, e o que elas aprendem?

1/5

Entrevista Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens, com Roxane Rojo


Ter, 15 de Outubro de 2013 16:53

Rojo: Tudo. Essa semana saiu no Facebook, um menininho pequenininho, 1 ano e 8 meses, que treinado pelo pai, claro, consegue fazer vrias coisas no Ipad. impressionante o que se faz com essas telas de toque que so mdias intuitivas. Eu vejo pelos meus netos, um deles est com sete anos agora e podemos dizer que ele se alfabetizou no Iphone, no celular, ele faz tudo no Ipad e nem por isso ele deixa de ser leitor de Monteiro Lobato, de Caadas de Pedrinho. Ento eu acho que uma gerao, essa gerao que eu chamo de Z, que vem depois da Y e tudo mais, est aprendendo interativamente com o tablet, com o celular e no necessariamente na escola, o que cria um problema maior ainda pra escola.

GRIM: Uma escola que favorece os multiletramentos em sala de aula est formando que tipo de aluno?

Rojo: Quando esses os pesquisadores falam de uma pedagogia dos multiletramentos, eles pensam que, em primeiro lugar, a escola deveria partir do que a gente chama de repertrio, e eles chamam de mundo de vida do aluno, ou seja , da cultura local que esse aluno traz pra sala de aula que deve ser, no s valorizada, mas incorporada no tratamento do objetos de ensino. Quer dizer, isso tambm uma coisa a refletir, coisas que ele v na mdia de massa, o que ele faz na internet e tal para ser trazido para colocar em dilogo. No que a escola deva abandonar seu patrimnio tambm, com aquilo que a escola tem de bom a trazer para enriquecer isso, mas visando o que eles chamam de um projeto de futuro, de design de futuro. Ou seja, pensando na questo da formao para o trabalho, para a cidadania, para a vida pessoal, enfim. Ento, portanto, funcionar, primeiro colaborativamente, segundo protagonistamente implicaria em uma pedagogia de projeto e no em uma pedagogia de contedos. necessrio mesmo fazer uma reviso curricular, um pouco na linha em que o MEC, muito timidamente e desorganizadamente, est tentando incentivar agora com essa proposta de reviso do currculo do ensino mdio.

GRIM: A pedagogia dos multiletramentos rompe com essa apartao que existe entre o mundo vivido pelas crianas e jovens e o mundo da escola? Como a gente pode juntar esses dois mundos?

2/5

Entrevista Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens, com Roxane Rojo


Ter, 15 de Outubro de 2013 16:53

Rojo: , essa a ideia da Pedagogia dos Multiletramentos. Quer dizer, formar os professores para que eles consigam trabalhar de outra maneira, saindo da lgica do sculo XIX, da educao transmissiva, do patrimnio que eles tm a transmitir e etc e pensem um pouco no funcionamento da vida social contempornea. Ento eu acho que basicamente uma questo de prover materiais adequados aos professores, que ns no temos ainda. Ns temos equipamentos, mas no como em algumas escolas, ns no temos conexes nem materiais. Do ponto de vista da educao, eu acho que isso um investimento srio, importante e urgente. E prover formao, porque como ele (professor) de outra gerao, ele fica muito receoso de entrar nessa seara e de ver a escola como um lugar que possa alterar sim. Voc tem algumas tentativas de algumas escolas, uma escola da Rocinha no Rio de Janeiro, em So Paulo tem uma no Butant, tem o modelo da escola da Ponte, a Escola Sem Paredes. Ento ainda que no tenha muita digitalizao funciona de uma maneira um pouco mais colaborativa, que j meio caminho andado.

GRIM: Quando a Sra fala em formao do professor, ento isso tem que comear ainda dentro da Universidade? A Universidade tambm precisa incorporar isso?

Rojo: Claro que sim, isso uma verdade. Mas eu sou muito descrente, eu acho muito mais fcil isso acontecer em formaes continuadas, posteriores, em servio, do que acontecer na Universidade. Eu acho que a Universidade acaba sendo um lugar mais conservador, mais tradicional, mais do que o professor tradicional na escola bsica. Embora eu trabalhe na Universidade, eu no espero muito, sou meio descrente. Eu acho mais fcil de funcionar em atuaes como essa do grupo aqui, do grupo de vocs, em formaes continuadas de professor. Os prprios professores universitrios no so usurios, na sua grande maioria.

GRIM: Como as experincias que envolvem prticas de multiletramentos esto sendo possveis nas escolas Brasil afora?

3/5

Entrevista Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens, com Roxane Rojo


Ter, 15 de Outubro de 2013 16:53

Rojo: A gente tem pouco levantamento, esse livro Multiletramento na escola, de certa maneira, um microlevantamento de coisas que foram testadas, ele vendeu muito, os professores gostaram muito, usaram bastante. Acho que tem carncia disso, de propostas que eles possam usar. Evidente que no da para o professor pensar e montar coisas desse tipo, ele tem num sei quantas hora-aula na sala de aula, ele tem que ter um suporte para isso. No temos levantamento de experincias de incorporao, sobretudo do digital. O que eu sinto muito em palestras e formaes que h uma adeso muito grande do professor, embora ele diga: eu tenho dificuldade, eu no sou usurio, ele adere a essa ideia de que ele precisa incorporar isso prtica. Ento se a gente tivesse boas formaes, eu acho que seria um movimento natural e uma discusso mais sria das revises curriculares que est se pensando em fazer, seria um momento tambm.

GRIM: Qual a contribuio do seu mais recente trabalho Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs para ampliar a compreenso das novas formas de aprender?

Rojo: Ele, de certa maneira, um aprofundamento, uma continuidade do Multiletramento na escola, ele foca mais especificamente os multiletramentos digitais, os novos letramentos, ou seja, ele desloca para a mdia digital. Essa parece ser a grande curiosidade do professor e, tambm direcionado ao professor, principalmente, e no aos pesquisadores, no um livro acadmico, mas ele d um volta no parafuso, digamos assim,. do ponto de vista terico. O Multiltetramento na escola tinha muita proposta de atividade prtica e esse outro traz mais anlises dos gneros que esto circulando, das ferramentas, que so prprias do digital.

* Currculo Lattes: Roxane possui graduao em Letras Neolatinas Portugus-Francs/Lngua

4/5

Entrevista Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens, com Roxane Rojo


Ter, 15 de Outubro de 2013 16:53

e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1974), mestrado em Lingustica Aplicada ao Ensino de Lnguas pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (1981) e doutorado em Lingustica Aplicada ao Ensino de Lnguas pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (1989). Fez estgio de Ps-Doutorado em Didtica de Lngua Materna na Facult de Psychologie et Sciences de lEducation (FAPSE), da Universit de Genve (UNIGE), Sua, sob a direo do Prof. Dr. Jean-Paul Bronckart. Atualmente, professora livre docente (MS5-1) do Departamento de Lingustica Aplicada da Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico. Tem experincia na rea de Lingustica, com nfase em Lingustica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: (multi)letramentos, gneros do discurso, ensino-aprendizagem de Lngua Portuguesa e avaliao e elaborao de materiais didticos.

5/5

S-ar putea să vă placă și