Sunteți pe pagina 1din 4

1- Factores no processo de tornar-se humano

Ser humano mais do que pertencer a uma espcie, qual corresponde uma determinada informao gentica, responsvel pelas caractersticas iol!gicas comuns" # igualmente pertencer a conte$tos sociais e culturas particulares, onde aprende formas de ser e de se comportar% a fragilidade iol!gica confere a vantagem de aprender no conte$to das interac&es sociais" 'daptando-se ao mundo e adaptando-o a si, o homem um produto e um produtor de (ultura" Noo de cultura ' cultura uma totalidade onde se con)ugam, organi*ados de forma din+mica , diversos elementos materiais e sim !licos% (renas, diferentes religi&es, ideologias polticas, representa&es so re o mundo, e nature*a humana, -eorias, cientficas e filos!ficas, (onstru&es e artefactos, e$" casas, pontes, computadores, satlites, roupas, .alores, atri utos ou qualidades concedidos a o )ectos, comportamentos ou atitudes, /eis e normas, regulam e orientam a vida em comum, 'rtes, actividade que manifesta ideias e emo&es, 0 itos e costumes, modos convencionais de interagir socialmente" Relatividade cultural Se a cultura um fenmeno universal, por outro lado no e$iste uma uniformidade de resposta na adaptao do homem s situa&es que se lhe deparam" 1este modo, a organi*ao do tra alho, a educao, as leis e normas de conviv2ncia, a estrutura e relao entre os grupos sociais, os valores religiosos, estticos"""do lugar a diferentes interpreta&es e reflectem formas particulares como as comunidades organi*am a vida social a partir de um enquadramento espacio-temporal" ' relatividade cultural permite identificar uma diversidade cultural que se manifesta na e$ist2ncia de vrios padr&es culturais" Padro cultural Padro de cultura designa o con)unto de comportamentos, prticas, crenas e valores comuns aos mem ros de uma cultura, ou de um grupo social, os quais t2m um carcter normativo regulando a vida social" 'o tradu*irem a identidade dos seus mem ros, so quadros de refer2ncia3interpreta&es, que permitem a construo de significados" 4m padro cultural no uma realidade esttica, cada padro cultural muda permanentemente no s! pela aco criadora, produtora de cultura, de cada um dos seus mem ros, mas tam m atravs do contacto com outras culturas" Aculturao

's culturas no so rgidas, nem fechadas, reinterpretando os seus pr!prios sistemas atravs do contacto e relao que esta elecem com outras culturas diferentes" ' aculturao designa os processos comple$os de contacto cultural atravs dos quais as sociedades, ou grupos com modelos originais, sofrem influ2ncias devido ao contacto com outros modelos" ' colonizao e a emigrao, deram lugar reformulao das prticas, costumes e crenas originais, mas tam m os meios de comunicao social, o turismo, as trocas comerciais prop&em, nos dias de ho)e, novos modelos comportamentais que so o )ecto de seleco, sendo reintegrados ou re)eitados a partir dos pro)ectos culturais de cada cultura original" Socializao A socializao o processo de integrao do indivduo numa determinada sociedade. atravs deste processo que o humano aprende e assimila comportamentos e condutas, modos de estar e pensar que lhe permitem inserir-se numa sociedade e relacionar-se com os outros A socializao um processo dinmico, interactivo e contnuo que decorre ao longo de toda a vida num percurso permanente de integrao social, sendo possvel fazer a distino entre dois tipos de socializao primria e secundria. Socializao Primria A socializao prim!ria ocorre na infncia e adolesc"ncia por influ"ncia privilegiada da famlia e escola, e tem como o#$ectivo a aquisio de um con$unto de h!#itos necess!rios para a adaptao a situa%es diversas da vida quotidiana. &eles se incluem h!#itos de higiene, alimentao, cumprimento de instru%es, uso da linguagem, cortesia, respeito 'sa#eres de #ase(. Socializao Secundria A socializao secund!ria o processo que se inicia a partir da idade adulta e se prolonga pela vida sempre que o indivduo tem que se adaptar a situa%es novas que impliquem altera%es significativas na sua condio social. A mudana de estado civil, o nascimento dos filhos, a entrada no mundo do tra#alho, o pagamento de impostos, ser preso, ficar desempregado, passar ) reforma, adquirir um cargo num partido, associao..., so alguns e*emplos de socializao secund!ria 'sa#eres especializados(. Agentes de Socializao A maior parte da socializao efectuada na e*peri"ncia da vida quotidiana, por assimilao espontnea, natural. A famlia, mas tam#m a escola, os pares e os meios de comunicao social so agentes de socializao. A famlia coloca-se como um agente priorit!rio de socializao que permite que a criana adapte os seus comportamentos #iologicamente determinados )s pr!ticas culturais do grupo social a que pertence.

A escola transmite conhecimentos cientficos e tecnol+gicos, que o permitem integrar no mundo do tra#alho,produo, #em como promove a integrao na sociedade em que o indivduo se coloca como cidado possuidor de direitos e deveres. O grupo de pares, ou se$a no grupo de indivduos com idade apro*imada ir! desenvolver-se rela%es de solidariedade, cooperao, sentimentos de reciprocidade, de autonomia, interdepend"ncia e identidade social, num processo de aquisio de compet"ncias de comunicao eficazes.

Os meios de comunicao social '-., r!dio, cinema, revistas, $ornais, /nternet( constituem-se na sociedade contempornea como importantes agentes de socializao, veiculando modelos de comportamento que iro ser o#$ecto de imitao e reproduo.

0 processo de socializao no termina na infncia com a socializao prim!ria, ele ir! prolongar-se ao longo da vida sempre que o indivduo precise de se adaptar a novas situa%es que e*i$am o desempenho de novos papis.

1-2ist+ria pessoal factores internos e e*ternos


Apesar da sua influ"ncia m3tua e fundamental, aquilo que nos tornamos a cada momento das nossas vidas no s+ determinado pelo que somos em termos fsicos e #iol+gicos, nem pelo que nos rodeia em termos socioculturais. necess!rio ter em conta a autonomia e a autodeterminao dos seres humanos e re$eitar a possi#ilidade de um determinismo, se$a este #iol+gico e sociocultural, quando se procura compreender a forma como cada um de n+s sente, pensa e age. enquanto corpo #iol+gico e social que encontramos significados para os nossos pensamentos, emo%es e ac%es e participamos portanto na sua determinao de n+s pr+prios e dos conte*tos em que vivemos. 4ode se dizer que a e*periencia do mundo, dos outros e de n+s mesmos um elemento fundamental da vida psicol+gica. A ligao que cada um esta#elece com estas e*peri"ncias faz-se atravs do significado. no significado atri#udo que se realiza a sntese entre a singularidade de cada um e sua situao ou conte*to fsico, #iol+gico, sociocultural e hist+rico. A realidade em que cada um vive no s+ uma realidade fsica, feita de o#$ectos, de lugares, mas tam#m uma realidade interpessoal construda a partir das compreens%es partilhadas e comunicadas entre pessoas. A hist+ria de cada um escreve-se no di!logo entre o que cada um a cada momento, a forma como compreende o que acontece e o significado que cada e*periencia adquire. A hist+ria pessoal desenrola-se no di!logo entre o que perce#emos 'o#$ectivamente( de n+s, dos outros, do mundo, do que os outros perce#em, e o que su#$ectivamente construmos, acerca de n+s, dos outros e do mundo. 0s seres humanos so seres auto-organizados, isto , so seres que organizam eles pr+prios o seu flu*o de e*peri"ncias e o tornam compreensvel. dessa forma que se constroem, agindo no mundo, organizando-se a si mesmos no sei envolvimento com o mundo. &as suas actividades, hist+rias, e na teia das suas rela%es e interac%es, as pessoas so agentes no s+ de transformao de si e dos outros, mas tam#m agentes de transformao das suas comunidades, sociedades e culturas. A adaptao dos seres humanos no pode ser encarada de uma forma passiva, como se fosse a resposta a uma ordem e a um am#iente pree*istentes. 0 seu papel activo no que diz respeito ) sua participao nos am#ientes e )s suas capacidades de autoorganizao e autonomia.

5-A riqueza da diversidade humana


0 ser humano partilha um con$unto de caractersticas pr+prias da espcie locomoo #pede, polegar oponvel, cre#ro muito desenvolvido 'hereditariedade especfica(. A hereditariedade individual assegura que somos 3nicos, dotados de um patrim+nio gentico 3nico 'diversidade #iol+gica(. 6esde o nascimento que se faz sentir os efeitos do meio atravs das diferentes e*press%es culturais.

no conte*to das rela%es com o meio, com uma determinada sociedade e cultura que cada ser humano se desenvolve com caractersticas pr+prias 'diversidade cultural(. na conflu"ncia da #iologia e da cultua que cada ser humano se auto-organiza. Ao acumular e ordenar as e*periencias vividas, ao atri#uir e organizar os significados ao que vai acontecendo, cada ser humano constr+i a sua hist+ria pessoal 'diversidade individual(. na diversidade, na diferena de cada um realizar e organizar as v!rias dimens%es que reside a riqueza do ser humano.

S-ar putea să vă placă și