Sunteți pe pagina 1din 2

Parte 1 1. 2. 3. #. $. %. '. ). ,. Parte 2 1. 2. 3. #. $. %. '. ). ,. -omo ocorre a deformao plstica dos metais?

Quais as etapas da deformao plstica dos metais at a fratura final? -omo o tipo de reticulado cristalino dos metais interfere nos processos de deformao plstica? -omo ocorre a deformao das li+as metlicas em comparao com os metais puros? -omo o taman(o de +ro dos metais influ!ncia a deformao plstica? -omo ocorre a recuperao. recristali/ao e crescimento de +ro durante os processos de conformao plstica a quente? O que en*el(ecimento por deformao dinmica? O que a te"tura nos metais? -omo ela influ!ncia a resist!ncia mecnica de peas conformadas? O que a anisotropia? -omo ela pode ser apro*eitada em &eneficio da resist!ncia dos materiais? Qual a importncia dos processos de conformao plstica na indstria mecnica? Quais os principais mtodos de conformao plstica? O que so os mtodos de conformao plstica por compresso direta? ! e"emplos. O que so os mtodos de conformao plstica por compresso indireta? O que so os mtodos de conformao plstica por trao? ! e"emplos. O que so os mtodos de conformao plstica por do&ramento? ! e"emplos. O que so os mtodos de conformao plstica por cisal(amento? ! e"emplos. Quais as *anta+ens do tra&al(o a quente so&re o tra&al(o a frio? Quais as des*anta+ens do tra&al(o a quente so&re o tra&al(o a frio? ! e"emplos.

10. -omo a *elocidade de conformao interfere nos processos de conformao plstica? 11. O que a martensita indu/ida por deformao? 12. O que o endurecimento por precipitao? 13. -omo atrito interfere nos processos de conformao plstica? 1#. Quais as caracter1sticas que podem ser o&tidas pela utili/ao de lu&rificantes nos processos de conformao plstica? 1$. Quais os principais lu&rificantes. aplica2es e caracter1sticas? Parte 3 1. 2. 3. #. $. %. '. ). ,. O que so os mtodos de for3amento em matri/ plana ou a&erta? Quais as suas caracter1sticas? O que so os mtodos de for3amento em matri/ fec(ada? Quais as suas caracter1sticas? O que so os mtodos de estiramento? ! e"emplos de peas fa&ricadas por esse mtodo. O que so os mtodos de encalcamento? ! e"emplos de peas fa&ricadas por esse mtodo. O que so os mtodos de for3amento por rolamento? ! e"emplos de peas fa&ricadas por esse mtodo. ! e"emplos de peas fa&ricadas por esse mtodo.

O que so os mtodos de for3amento por alar+amento? O que so os mtodos de for3amento por furao? O que so os mtodos de for3amento por e"truso? O que so os mtodos de laminao de for3a?

! e"emplos de peas fa&ricadas por esse mtodo. ! e"emplos de peas fa&ricadas por esse mtodo.

! e"emplos de peas fa&ricadas por esse mtodo. ! e"emplos de peas fa&ricadas por esse mtodo.

10. O que so os mtodos de for3amento por caldeamento?

11. O que so os mtodos de cun(a+em? ! e"emplos de peas fa&ricadas por esse mtodo. 12. O que so os principais equipamentos utili/ados no for3amento? 13. O que so os defeitos das peas for3adas? Parte # 1. 2. O que e como reali/ada a laminao dos metais? O que a cadeia de laminao?

3. #. $. %. '. ). ,.

Quais so os principais tipos de laminadores. suas principais caracter1sticas e aplica2es? -omo reali/ada a laminao a quente? Quais as suas caracter1sticas. *anta+ens e des*anta+ens? Para os aos de &ai"o e mdio car&ono qual a microestrutura e propriedades mecnicas esperadas ap4s a laminao reali/ada a quente? -omo reali/ada a laminao a frio? Quais as suas caracter1sticas. *anta+ens e des*anta+ens? Para os aos de &ai"o e mdio car&ono qual a microestrutura e propriedades mecnicas esperadas ap4s a laminao reali/ada a frio? -omo reali/ada a laminao de &arras e perfis? Quais as recomenda2es para a especificao de um cilindro de laminao?

10. Quais os materiais mais utili/ados na fa&ricao dos cilindros de laminao? Parte $ 1. 2. 3. #. $. %. '. ). ,. -omo reali/ada a e"truso a frio? Quais as suas caracter1sticas. *anta+ens e des*anta+ens? -omo reali/ada a e"truso a quente? Quais as suas caracter1sticas. *anta+ens e des*anta+ens? -omo reali/ada a e"truso direta? Quais as suas caracter1sticas. *anta+ens e des*anta+ens? -omo reali/ada a e"truso indireta? Quais as suas caracter1sticas. *anta+ens e des*anta+ens? -omo reali/ada a e"truso (idrosttica? Quais as suas caracter1sticas. *anta+ens e des*anta+ens? Quais so os fatores que influenciam o processo de e"truso? Quais os principais defeitos das peas fa&ricadas por processo de e"truso? Quais as suas caracter1sticas. *anta+ens e des*anta+ens das prensas (ori/ontais nos processos de e"truso? Quais as suas caracter1sticas. *anta+ens e des*anta+ens das prensas *erticais nos processos de e"truso?

10. Quais os critrios para a escol(a dos perfis das ferramentas para e"truso? Parte % 1. 2. 3. #. $. %. '. ). ,. O que o como reali/ado a trefilao? Quais as caracter1sticas. *anta+ens e des*anta+ens da trefilao? Quais as etapas normalmente reali/adas at o trefilao? -omo reali/ada a trefilao de arames? -omo reali/ada a trefilao de tu&os? Quais os principais defeitos na trefilao? O que so as &ancadas de trefilao? Para que so utili/adas? O que so as trefiladoras de tam&or? Para que so utili/adas? O que so as fieiras? Quais as caracter1sticas necessrias?

10. Quais os materiais utili/ados para a fa&ricao das fieiras? Quais as aplica2es de cada um deles? 11. ese3a5se trefilar um arame com dimetro inicial de ' mm at o dimetro final de % mm utili/ando dois passes com mesma deformao *erdadeira de rea6

ados6 5 imetro da &o&inadeira de #00 mm7 5 8otao da &o&inadeira fi"a em 300rpm7 5 9aterial do arame6 -: 10 ; <=> ? @fA'#0B0.21% e @foA 2%0 9Pa7 5 -oeficiente de atrito ;C> na interface fieiraDmaterial i+ual a 0.0%7 5 Eemi5n+ulo ;F> da fieira na re+io de tra&al(o i+ual a ,G. a> -alcule a fora de trefilao e a pot!ncia em passe utili/ando a formulao de Eie&el6

2 Fi = Ai k fmi i 1 + + 3 i
&>

-alcule o +rau de esforo em cada passe e di+a se poss1*el reali/ar as redu2es6

Fmxi = 0,75 k fi Ai
12. Quais so as etapas do processo de metalur+ia do p4 con*encional e molda+em por in3eo de p4s metlicos e quais so as suas caracter1sticas. *anta+ens e des*anta+ens?

S-ar putea să vă placă și