Sunteți pe pagina 1din 2

Resumo: Marx O capitalismo: Para Marx, o capitalismo era um modo de produo historicamente transitrio cujas contradies internas o levariam

m queda e ao surgimento de uma sociedade mais justa. Marx queria transformar a realidade exploradora do capitalismo atravs do conhecimento filosfico que no apenas interpreta a realidade, mas ajuda a promovera Prxis. Prxis: A prxis um conceito central no pensamento de Marx. Consiste na unio da interpretao da realidade (teoria conhecimento cientifico) prtica (realizao efetiva, atividade). Em outras palavras, a ao consciente do sujeito na transformao de si mesmo e do mundo que o cerca. O ser humano o nico animal que projeta a ao e, assim, estabelece a relao entre homem-natureza e entre pensar e agir. A conscincia determinada pela forma como produz os bens materiais. O homem e o trabalho: Para Karl Marx somos naturalmente produtivos, ou seja, desenvolvemos nossas potencialidades transformando o mundo. O trabalho a atividade pela qual o homem domina as foras naturais, as humaniza; a atividade pela qual o homem cria a si mesmo. Ao moldar a natureza, o homem objetiva o que h de mais profundo nele, sua essncia produtiva. O trabalho o intermedirio da relao entre o homem e natureza e tambm entre o intermedirio da relao dos homens uns com os outros. A base de cada sociedade humana o processo de trabalho, seres humanos cooperando entre si para fazer uso das foras da natureza e, portanto, para satisfazer suas necessidades. Assim, a principal diferena entre o homem e os animais que ele trabalha para modificar o que est sua volta, enquanto os animais produzem somente para atender as exigncias prticas imediatas, exigncias materiais diretas dos mesmos ou de seus filhotes. Portanto, no podem ser livres ao trabalharem, pois a atividade dos mesmos determinada unicamente pelo instinto ou pela experincia limitada que podem ter. As relaes de troca no capitalismo: O mercado aprofunda e perpetua desigualdades que esto na base do capitalismo. Os trabalhadores produzem um valor maior no processo produtivo do que recebem como salrio pela utilizao de sua fora de trabalho. A aparente igualdade de troca transforma-se em desigualdade. Por sua vez, a liberdade transforma-se em opresso e escravido, porque o trabalhador forado a vender sua fora de trabalho permanentemente ao capitalista. Relaes sociais de produo: As relaes sociais de produo expressam a existncia de diferentes formas de propriedade e as relaes sociais predominantes. As desigualdades sociais derivam da relao entre aqueles que so os donos dos meios de produo, donos da propriedade privada, e aqueles que trabalham para os detentores da propriedade. Surgem assim as classes sociais, que, no capitalismo, so a burguesia e o proletariado.

Mais valia: Mais-valia o termo usado para designar a disparidade entre o salrio pago e o valor do trabalho produzido. Marx afirmou que o sistema capitalista representa a prpria explorao do trabalhador por parte do dono dos meios de produo. Na disputa desigual entre capital e proletrio, o primeiro sempre sai vencedor. Desse modo, o ordenado pago representa um pequeno percentual do resultado final do trabalho (mercadoria ou produto), ento a disparidade configura concretamente a chamada mais-valia, dando origem a uma lucratividade maior para o burgus. Luta de classes: As classes sociais no apresentam apenas uma diferente quantidade de riqueza, mas tambm posio, interesse e conscincia diversa. Os indivduos de uma mesma classe social partilham de uma situao de classe comum, que inclui valores, comportamentos, regras de convivncia e interesses. A luta de classes o confronto entre duas classes antagnicas, que lutam por seus interesses. No modo de produo capitalista, a relao antagnica se faz entre o burgus, que o detentor dos meios de produo, do capital, e o proletariado que nada possui e s vive porque vende sua fora de trabalho. Esta luta, na perspectiva materialista da histria, relaciona-se diretamente mudana social, superao dialtica das contradies existentes. Para Marx, ela o motor da Histria. Alienao: originada na vida econmica. Como o bem produzido no pertence ao trabalhador, no mais o operrio que projeta o trabalho. H separao entre planejamento e execuo, entre pensar e agir. Ou seja, o trabalho pertence aos outros e no mais ao trabalhador. O saber torna-se mecnico e fragmentado e o trabalhador passa a no mais reconhecer-se no produto final. O trabalho alienado faz com que se adquira uma falsa conscincia da realidade, pois a alienao e a dominao so entendidas como um fato natural e no como resultantes de um processo histrico. Ideologia: Conjunto de proposies existentes com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante como o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe. Tornando-se uma verdade absoluta e natural o que , na verdade, implantado por um grupo. A manuteno da ordem social, quando se tem uma ideologia, requer menor uso da violncia. A ideologia torna-se um dos instrumentos da reproduo do status quo e da prpria sociedade. O intuito ocultar a luta de classes, negar as desigualdades sociais que so imaginadas como se fossem consequncias de talentos diferentes, da preguia ou da disciplina.

S-ar putea să vă placă și